Elite 4 e Campeões + Elite dos 4 Brasileira + Vencedores do Pokémon World Championships na Vida Real


Após os Ginásios Pokémon serem derrotados nos jogos, você tem acesso à Elite 4 na Liga Pokémon, que nada mais são do que treinadores de Elite. Você precisa derrotá-los para então chegar ao Campeão Regional e clamar o título para si em uma batalha.

Eles se especializam em tipos, assim como os líderes de ginásio, mas usualmente utilizam Pokémon de outros tipos durante seus desafios, o que poderia indicar que eles se especializam em sua grande maioria, em 2 tipos cada. Na Região de Sinnoh, porém, a Elite 4 tende a usar vários Pokémon de tipos diferentes, tal como Flint que é especialista no tipo Fogo, mas utiliza Lopunny (Normal) e Drifblim (Fantasma/Voador), fugindo totalmente dos padrões. Os Campeões, por sua vez, até podem se especializar em tipos, mas a sua maioria utiliza tipos variados (Mixed Team).

  • Nas Regiões de Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh e Paldea, a Elite 4 só pode ser desafiada na ordem que se dá.
  • Em Unova, Kalos e Alola, a Elite 4 pode ser desafiada na ordem que o jogador/treinador quiser.
  • Toda Região possui sua própria Elite 4, exceto pela Região de Galar cuja Liga Pokémon funciona em um método diferente, semelhante ao que temos no anime, chamado Champion Cup.
  • Já em Paldea, a Elite 4 só pode ser desafiada 1 vez, no modo história (Victory Road). Em Todas as outras regiões em que se faz presente, a Elite 4 pode ser desafiada tantas vezes quanto o jogador/treinador quiser.

*Regiões de Kanto e Johto (Liga Índigo)*

Em Pokémon Red, Green, Blue, Yellow, FireRed, LeafGreen, Let's Go, Pikachu! e Eevee!


Liga Índigo
Gerações 1, 3 e 7
MembrosTipo

Elite 4
mas também usa
 

Elite 4
mas também usa

Elite 4
mas também usa

Elite 4
mas também usa

Campeão
(Em Pokémon Red, Green, Blue, Yellow, FireRed, LeafGreen)

Campeão
(Em Pokémon Let's Go, Pikachu e Eevee!)


Em Gold, Silver, Crystal, HeartGold & SoulSilver


Liga Índigo
Gerações 2 e 4
Membros
Tipo

Elite 4

Elite 4
mas também usa

Elite 4
mas também usa

Elite 4
mas também usa

Campeão
mas também usa

 
OUTRO


Red
Red também é tido como Campeão da Liga Indigo em Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver.










 
Em Pocket Monsters SPECIAL / Pokémon Adventures:




Professor Carvalho (Professor Oak)
Em sua juventude, o Professor Carvalho foi um grande Treinador Pokémon; ele era forte o suficiente para derrotar sua antiga rival e amiga, Agatha, e vencer a Liga Pokémon, alcançando o status de Primeiro Campeão Trienal da Liga Índigo.

Nesta realidade, a maioria dos Pokémon do Professor Carvalho pertencem ao Tipo Normal, o que pode torná-lo um Campeão especialista neste tipo.

Pokémon:

 
*Região de Hoenn*



Liga Hoenn
Gerações 3 e 6
MembrosTipo

Elite 4

Elite 4

Elite 4

Elite 4

Campeão
(Em Pokémon Ruby, Sapphire, OmegaRuby e AlphaSapphire)

Campeão
(Em Pokémon Emerald, apenas)
mas também usa





Mr. Moore

Mr. Moore é o avô de Flannery. Detém o título de Ex-Líder de Ginásio da Cidade Lavaridge e também já foi um membro da Elite 4 de Hoenn. Ele deixou a cidade para escrever poesia, mas retornou por causa de suas preocupações de que sua neta teria dificuldade em assumir as responsabilidades como Líder de Ginásio. Ele voltou disfarçado três vezes ao Ginásio. Em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald , um homem em Fallarbor Town menciona que o avô de Flannery costumava ser um membro da Elite Four . Este fato também é mencionado pela própria Flannery durante o Pokémon World Tournament em Pokémon Black 2 e White 2 e em Pokémon Masters EX. No entanto, não é mencionado de que lado da família o avô está. Além disso, em Pokémon Adventures, Flannery disse a Sapphire que seu avô já foi membro da Elite Four durante sua geração, mas faleceu há algum tempo. Mr. Moore, entretanto, só fez uma aparição de fato no anime.

Pokémon:
 

1ª ApariçãoAG055 - Confusão Poética!
Especialista em: 

*Região de Sinnoh*



Liga Sinnoh
Gerações 4 e 8
MembrosTipo

Ex-Líder de Ginásio / Atual* Elite 4
mas também usa
Drapion

OBS: O programa de rádio "Verity" de Pokemon Black 2 e White 2 menciona um ex- Bug Catcher e Líder de Ginásio de Sinnoh que se tornou um membro da Elite Four, provavelmente referindo-se a Aaron.

Elite 4
mas também usa
Sudowoodo

Elite 4

mas também usa
Loppuny
Drifblim
 Steelix

Elite 4

Campeã


*Região de Unova*



Liga Unova
Geração 5
MembrosTipo

Elite 4

Elite 4

Elite 4

Elite 4

Campeão
(Em Pokémon Black e White)

Campeã
(Em Pokémon Black 2 e White 2)
mas também usa
 Lapras,
 Aggron e
 Archeops.
 
*Região de Kalos*



Liga Kalos
Geração 6
Membros
Tipo

Elite 4

Elite 4

Elite 4

Elite 4

Campeã


Liga Furfrou

Em Pokémon Legends Z-A, a Elite Quatro de Kalos não está presente. No entanto, Lumiose City abriga uma "Liga Furfrou" não-oficial com sua própria Elite Quatro. Eles podem ser desafiados como parte da Missão Secundária nº 103: Enfrentando a Liga Furfrou. Como parte do desafio, o jogador só pode ter Furfrou em sua equipe, podendo usar até 6 Furfrou. Apesar de não ser uma liga oficial, todos esses treinadores usam a mesma trainer class da Elite Quatro que os membros das ligas oficiais.

Membro
TosagemFurfrou
Legends Z-A
ミエ Mie
Kabuki
ブリヤン Brillant
Star
コンゴウ Kongō
Diamond
マイレ Maile
Matron

Cada membro da Elite Quatro está localizado em um dos quatro restaurantes de Lumiose City e pode ser desafiado em qualquer ordem: Mie no Sushi High Roller, Brill no Restaurante Le Nah, Diamant no Restaurante Le Yeah e Marta no Restaurante Le Wow. Após derrotar os quatro membros da Elite Quatro, o jogador será instruído a procurar a Campeã, Soignée, no Café Woof. Soignée usa Furfrou com cortes de pelo diferentes dos membros da Elite Quatro, além de um Furfrou Brilhante em sua Forma Natural como seu Pokémon principal. Ao derrotar o Campeão, o jogador será coroado o novo Campeão da Liga Furfrou e receberá $30.000 e uma Tampa de Garrafa Dourada.

Campeã


 
*Região de Alola*


Liga Alola
Geração 7
MembrosTipo

Elite 4
(Em Sun e Moon, apenas)

Elite 4
(Em Ultra Sun e Ultra Moon, apenas)

Elite 4

Elite 4

Elite 4



Como em Sun e Moon, esta é a primeira vez que uma Liga Pokémon está sendo sediada, ao derrotar a Elite 4 e seu criador Kukui, você (jogador) se tornará o Primeiro Campeão de Alola. Em USUM, porém, ao chegar na Liga, alguém já conseguiu este título antes de você: Hau.

CAMPEÃO

Jogador
(como Elio)
Em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon.

Jogador
(como Selene)
Em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon.
Hibi (Hau)

Em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon.

 
*Região de Galar*

CHAMPION CUP

Galar não possui uma Elite 4, mas no lugar, um torneio semelhante à Conferência da Liga Pokémon vista no anime. Na 1ª vez que você entra neste torneio, os seus oponentes são:

Liga Galar
Geração 8
Oponente
Tipo
Semifinais


Interrupção

Finais



AllisterShield

Disputa pelo Título de Campeão

Campeão


-------------------------------
Ex-Campeões de Galar:


*Região de Paldea*

Liga Paldea
Geração 9
Membro
Tipo

Elite 4


Elite 4


Elite 4


Elite 4


Top Campeã









*Liga BB (Blueberry Academy)*


BB League
Geração 9
Membro
Tipo

Elite 4


Elite 4


Elite 4


Elite 4


Campeão


*Em OVA's*

Alguns Campeões da Liga Índigo e seus times foram exibidos no Hall da Fama da Liga Pokémon no especial "Pokémon Origins", conforme a imagem a seguir (clique para ampliar).


*Puzzle League*

Pokémon Puzzle League apresenta sua própria Elite Four: Ritchie, Lorelei, Bruno e Gary.

Elite 4

Elite 4

Elite 4

Elite 4

Gary serve como o líder da Elite Four e o Campeão da Puzzle League. Ao derrotar cada um deles, o jogador é recompensado com uma Medalha de Elite. Jogando no Nível Difícil, Gary é o último desafio e no Super Difícil, Mewtwo é o último desafio após o jogador se tornar o Campeão.

Além disso, Lorelei é referida por seu nome correto neste jogo, apesar de ser chamada de "Prima" no anime.

*No Anime*

Em "Pokémon, a Série", mais especificamente na saga Diamante e Pérola, é dito que um treinador precisa primeiro passar por um evento conhecido como Conferência da Liga Pokémon, onde deve batalhar contra todos os outros treinadores que coletaram (pelo menos) 8 insígnias regionais para só então entrarem na chamada "Liga dos Campeões", onde ganham o direito de enfrentar a Elite 4.


Uma Conferência da Liga Pokémon (japonês: ポケモンリーグの大会 Torneio da Liga Pokémon) é um torneio de campeonato exclusivo da série animada que acontece aparentemente anualmente em várias regiões do mundo Pokémon.
 
A estrutura geral da maioria das Conferências de Ligas é semelhante: os Treinadores Pokémon devem se registrar na Liga Pokémon da região, algo que podem fazer em qualquer Centro Pokémon ou com um Professor Pokémon, e então devem ganhar pelo menos oito Insígnias de Ginásio da região para poderem se registrar na competição. Além desse método, a Conferência do Planalto Índigo é conhecida por aceitar participantes que passaram no Exame de Admissão da Liga Pokémon ou se formaram na Pokémon Tech.


A competição do torneio em si tem uma cerimônia de abertura e encerramento. Em algumas regiões, há uma tocha com a chama de Moltres ou Ho-Oh que queima durante todo o torneio, uma referência aos Jogos Olímpicos do mundo real.

No dia seguinte ao acendimento da tocha cerimonial, em algumas Ligas regionais, as rodadas classificatórias começam para eliminar os Treinadores que conquistaram as oito Insígnias necessárias, mas ainda não são habilidosos o suficiente para continuar, e aqueles que sobrevivem avançam para as rodadas preliminares. Em outras Ligas regionais, as rodadas preliminares começam imediatamente e continuam por vários dias até que os dezesseis melhores Treinadores sejam definidos. Nesse momento, há uma breve pausa na competição para que os Treinadores e seus Pokémon possam descansar, seguida pelo início das rodadas finais.

Nas rodadas finais, a maioria das batalhas, senão todas, geralmente são Batalhas Completas, de 6x6. Todas as batalhas são realizadas no estádio principal, e os Treinadores sobem na árvore do torneio em sistema de eliminação simples. Os confrontos dos competidores vencedores são embaralhados entre as rodadas, em vez do tradicional sistema de classificação por escada. O Treinador vencedor, ao derrotar seu oponente, recebe um troféu e ganha o direito de entrar na Liga dos Campeões para desafiar oficialmente a Elite dos Quatro e o Campeão daquela região.

Em Alola, devido à falta de Ginásios na região e ao fato de sua Liga Pokémon ter sido estabelecida recentemente, nenhuma condição específica precisa ser atendida para entrar na Conferência da Liga, e seu vencedor foi declarado diretamente como o primeiro Campeão de Alola. O recém-coroado Campeão, Ash Ketchum, enfrentou o fundador da Liga, Professor Kukui (originalmente concebido para aparecer como o Mascarado Real), em uma partida de exibição.

A maioria das Ligas utiliza vários tipos de campos durante as batalhas Pokémon. Enquanto as Conferências de Vertress e Manalo utilizam apenas um campo de batalha padrão de terra, todas as outras Conferências realizaram batalhas em diversos campos de batalha, como gelo, rochas, florestas, gramados e água, para citar alguns. Uma regra padrão para as Conferências com uma infinidade de campos de batalha é que, durante a fase de Batalha Completa do torneio, quando um lado perde três Pokémon, há um breve intervalo, durante o qual ocorre uma mudança de campo.

Conferências da Liga Pokémon:

Conferência do Platô/Planalto Índigo
Local:
Platô/Planalto Índigo
Região: Kanto

Conferência de Prata
Local: Silver Town
Região: Johto
Conferência de Sempre Grande
Local: Cidade Sempre Grande
Região: Hoenn
Conferência de Lírio do Vale
Local: Ilha de Lírio do Vale
Região: Sinnoh
Conferência Vertress
Local: Cidade Vertress
Região: Unova
Conferência de Lumiose
Local: Cidade Lumiose
Região: Kalos
Conferência Manalo
Local: Estádio Manalo
Região: Alola


 
Em Galar, nenhuma Conferência da Liga Pokémon é apresentada devido ao foco de Pokémon Jornadas: A Série no Campeonato da Coroação Mundial Pokémon. O lugar da Conferência é ocupado pelo Torneio dos Masters Eight, e os detalhes exatos da estrutura da Liga de Galar são vagos, embora a introdução de Leon indique que sejam semelhantes aos jogos.


Curiosidade: Em Paldea, a estrutura da Liga Pokémon é indicada como sendo semelhante à dos jogos, já que a introdução de Nemona revela que ela passou na Avaliação de Campeã para se tornar uma Campeã.

Campões de Conferências da Liga Pokémon:

Desconhecido
Conferência do Platô/Planalto Índigo
Conferência de Prata
Jon Dickson
Conferência de Sempre Grande
Tyson
Conferência de Lírio do Vale
Tobias
Conferência Vertress
Virgil
Conferência de Lumiose
Alan/Alain
Conferência Manalo
Ash Ketchum
  
*Liga Laranja*


Liga Laranja é uma competição regional do Arquipélago Laranja. É composta por quatro Líderes de Ginásio regulares e um Líder de Ginásio Supremo, todos os quais formam a chamada Equipe Laranja. Esta competição foi estabelecido há mais de 300 anos. Além disso, a Liga Laranja foi exclusivamente apresentada no anime e no mangá The Electric Tale of Pikachu, já que o Arquipélago Laranja não é acessível em nenhum dos jogos.


A Liga Laranja é talvez a menos convencional de todas as Ligas Pokémon regionais existentes, pois se concentra menos na batalha de Pokémon e mais em como os Treinadores interagem com seus Pokémon individuais em muitas circunstâncias diferentes. Diz-se que os desafios da Liga Laranja são mais difíceis do que os da Liga Indigo. Competir na Liga Laranja é diferente de competir em outras Ligas Pokémon: os Treinadores devem ganhar apenas quatro Insígnias de Ginásio em vez das oito habituais. Além disso, não há Conferência da Liga Pokémon.


De acordo com Tracey, os jovens Treinadores do Arquipélago Laranja normalmente começam sua jornada na Ilha Tangelo e percorrem as ilhas, ganhando insígnias ao longo do caminho. O destino final dos Treinadores é a Ilha Pumelo, onde o chamado Líder de Ginásio Supremo da Equipe Laranja (Drake), pode ser combatido. Aqueles que derrotarem o Líder de Ginásio Supremo em uma Full Battle levam o título de Campeão, bem como o cobiçado Troféu do Vencedor.


Uma foto com o Treinador vencedor com o troféu em mãos e todos os seis Pokémon que participaram da Full Battle será mantida no Palácio da Vitória, junto com as pegadas do Treinador e do Pokémon.

Líder de Ginásio Supremo

O Supremo Líder de Ginásio é o título usado para se referir ao líder de ginásio mais bem classificado da Equipe Laranja. Apenas Treinadores de Pokémon qualificados o suficiente para ganhar as quatro Insígnias de Ginásio da Liga Laranja podem desafiar o Líder de Ginásio Supremo no Estádio Pumelo.

Em inglês, o título é usado apenas no mangá The Electric Tale of Pikachu. A dublagem em inglês do anime trata apenas da posição de Líder de Ginásio Final na Equipe Laranja.

Papel

Ele serve como o obstáculo final na Liga Laranja. Aqueles que derrotarem o Líder de Ginásio Supremo em uma Batalha Completa ganham o Troféu do Vencedor, tornam-se Campeões da Liga Laranja e são homenageados no Palácio da Vitória.

Na época da jornada de Ash no Arquipélago Laranja, o Líder Supremo do Ginásio era Drake. Ash derrotou Drake no Episódio 112 - Que Venha o Dragonite. Nenhum outro Líder de Ginásio Supremo foi visto e não se sabe como alguém chega a essa posição.

 

Na batalha, o Líder de Ginásio Supremo deve obedecer a regras específicas que dão vantagem ao desafiante. Por exemplo, o Líder de Ginásio Supremo não pode trocar de Pokémon no meio da batalha enquanto o desafiante tem liberdade para fazê-lo a qualquer momento.


Embora o Líder de Ginásio Supremo ocupe uma posição semelhante aos Campeões das várias Ligas Pokémon, eles não são destituídos de seu cargo após a derrota. Isso significa que (SPOILER) mesmo após Ash se tornar o Campeão da Liga Laranja, Drake continuou com o seu título.




Vários treinadores já foram consagrados com o título de Campeões da Liga Laranja, como é visto na sala de troféus no Estádio Pummelo.


Todavia, o primeiro a vencer a Liga foi o "Capitão", que viveu 300 anos antes dos acontecimentos do anime.


Equipe Laranja

Liga Laranja
Competição Exclusiva do animeRegião: Arquipélago Laranja
Líder de Ginásio
Localização
DesafioRecompensa
Ilha Mikan
Tiro ao alvo com Water Gun;
Corrida de Surf.
Insígnia Olho do Coral
Danny
Ilha Navel
Subir uma montanha (para se qualificar);
Congelar um gêiser;
Construir um Tobogã;
Corrida de Tobogã montanha abaixo.
Insígnia Rubi do Mar
Rudy
Ilha Trovita
Batalha de Pokémon do mesmo tipo
Insígnia Concha de Espinhos
Luana
Ilha Kumquat
Batalha Dupla
Insígnia da Estrela de Jade
Líder de Ginásio Supremo
Drake
Pumelo Island
Batalha Completa
Troféu do Vencedor
Honra no
Palácio da Vitória

    Curiosidades

    • O título japonês da Equipe Laranja, "Cruzeiro do Sul", é uma referência à verdadeira constelação do Cruzeiro do Sul que marca o céu do sul. Consiste em quatro estrelas principais em forma de pipa e uma menor perto do meio. É frequentemente usada como símbolo de países reais do hemisfério su , como Austrália e Brasil, e também o Arquipélago Laranja, localizado ao sul da região de Kanto. As localizações dos quatro Ginásios da Orange League correspondem às principais estrelas do Cruzeiro do Sul, com a Ilha Pumelo perto do centro.
    • As quatro Insígnias de Ginásio da Liga Laranja são feitas de conchas reais com uma gema no centro. Isso implica que os moluscos existam no mundo Pokémon. Para saber mais sobre a existência de animais no Mundo Pokémon, clique aqui.
    • (SPOILER) Esta é a primeira Liga Pokémon que Ash venceu, e foi a única até Ash vencer a Conferência de Manalo.

    *Pokémon Masters EX*

    Campeões da PML:

    Em Pokémon Masters (EX), tal como em qualquer jogo da série principal, os protagonistas (representados por Scottie e Bettie) acabam se tornando os Campeões da Liga, neste caso, a Pokémon Masters League (ou PML, para encurtar).


    Neo Campeões:


    Em uma série de eventos por tempo limitado, Pokémon Masters EX apresentou os Neo Campeões. Um Neo Campeão, como descrito por Cynthia, é um título dado a um Treinador que atua como um exemplo do que todos devem alcançar. Qualquer Treinador pode ganhar o título de Neo Campeão participando de um torneio no Neo Champion Stadium, cujas regras são estabelecidas pelo Campeão regional escolhido como o juiz principal para aquele torneio. Vencer o torneio não garante que alguém receba o título de Neo Campeão, nem perder o torneio impede que alguém receba o título de Neo Campeão (como Serena se tornando uma Neo Campeã apesar de perder para Calem no primeiro torneio Neo Campeão), já que o título é concedido a qualquer Treinador que atenda aos critérios de julgamento estabelecidos pelo juiz principal.


    O primeiro evento de Neo Campeões foi "Leaders of a New Era" (Líderes de uma Nova Era).

    Calem e Serena foram o primeiro conjunto de Treinadores a receber o título de Neo Campeão. Diantha foi a jurada principal e concedeu o título com base em seu "brilho" como Sync Pairs.


    Lupo/Hop, Marine/Marnie e Beda/Bede foram o segundo conjunto de Treinadores a receber o título de Neo Campeão. Leon foi o jurado principal e concedeu o título com base em sua paixão pela vitória e determinação em se fortalecerem juntos.


    Red, Blue e Leaf foram o terceiro conjunto de Treinadores a receber o título de Neo Campeão. Lance foi o jurado principal e concedeu o título com base em suas habilidades exemplares de liderança, conforme sugerido pelo Professor Carvalho.


    Nate e Rose/Rosa foram o quarto conjunto de Treinadores a receber o título de Neo Campeão. Iris foi a jurada principal e concedeu o título com base em sua capacidade de tocar o coração dos outros, com Colress auxiliando-a nas escolhas.


    Silver foi o único vencedor do quinto Estádio Neo Campeão. Geeta era a jurada principal e concedeu o título de Neo Campeão com base no "talento apurado" de um Treinador, pedindo-lhes que derrotassem um Campeão de sua escolha em uma batalha mano a mano.


    Cheren e Bianca foram o sexto grupo de Treinadores a receber o título de Neo Campeão. Iris era a jurada principal, com Alder trabalhando como seu assistente, e eles concederam o título com base em sua capacidade de provar o que "força" significa para eles.


    Brendan e May foram o sétimo grupo de Treinadores a receber o título de Neo Campeão. Steven Stone foi o jurado principal e concedeu o título com base em sua demonstração de coexistência entre pessoas, Pokémon e natureza.


    Elio e Selene foram o oitavo grupo de Treinadores a receber o título de Neo Campeão. Lance foi o jurado principal e concedeu o título com base em sua demonstração dos Sync Moves definitivos, conforme sugerido por Kukui.


    Além disso, alguns eventos especiais do Champion Stadium em Pokémon Masters EX também apresentaram diferentes composições da Elite 4, utilizando-se de personagens de diferentes regiões para formar a Liga.












    *Série Pokémon Trading Card Game*

    Em Pokémon Trading Card Game, videogame para Game Boy Color (e, posteriormente, Nintendo 3DS no Virtual Console, e Nintendo Switch, pelo Nintendo Classics), após derrotar os Grandes Mestres do Domo Pokémon, o último desafio que eles devem enfrentar é seu rival, Ronald, que derrotou os Grandes Mestres antes de você e obteve as quatro Cartas Lendárias. O jogador deve derrotá-lo para se tornar Campeão e assumir o controle das Cartas Lendárias. No duelo pelo campeonato, Ronald usa o seu Deck Lendário, que se concentra em Energia de Fogo, Pokémon Incolores e as cartas Lendárias Moltres e Dragonite.

    Em Pokémon Trading Card Game 2: A Invasão da Equipe GR!, uma sequência direta do jogo anterior, o jogador, como Campeão em exercício, persegue a Equipe Great Rocket após suas Cartas serem roubadas pela equipe vilã.


    *Pokkén Tournament e Pokkén Tournament DX*

    Pokkén Tournament apresenta um conceito semelhante à Elite 4. A Liga Ferrum é formada por 3 League Masters (Mestres de Liga), 1 League Champion (Campeão de Liga) e 1 Grand Master (Grande Mestre).

    Liga Ferrum
    Pokkén TournamentRegião: Ferrum
    TreinadorLigaPokémon
    League Master
    Travis
    Rank D
    Green League
    Garchomp
    League Master
    Keith
    Rank C
    Blue League
    Suicune
    League Master
    Elinn
    Rank B
    Red League
    Braixen
    Glenn
    Rank A
    Chroma League
    Machamp
    Grand Master
    Alyssa
    Rank S
    Iron League
    Pikachu

    *Pokémon Duel*

    Mestre Rosé é o campeão do Campeonato Mundial de Jogos de Figuras Pokémon e dono da Jewel Tower, o maior hotel da Ilha Carmonte. No entanto, como Pokémon Duel foi descontinuado antes de sua história ser concluída, Rosé nunca pode ser duelado pelo jogador, e nada se sabe sobre seu deck de figuras Pokémon.


    *A Elite dos 4 Brasileira*


    A revista Pokémon Club foi comercializada entre agosto de 1999 e julho de 2003, sendo lançada inicialmente como Pokémon Club e depois renomeada para Pokémon Club Evolution a partir da edição 34. Publicada pela Conrad Editora no Brasil, a revista foi a publicação oficial da franquia Pokémon no país e encerrou suas atividades após 87 edições.

    Foi no comando de Eric Araki como editor que a revista deu um passo à frente e organizou o primeiro campeonato brasileiro de Pokémon, o Desafio a elite dos 4. Sediado no evento Animecon de 2001 o campeonato se tratava de um torneio onde os melhores poderiam enfrentar a elite composta por Eric Araki, Kazumi, Juliana Fernandes, Cláudia Chikorita e o campeão Robinson. Nos anos seguintes o torneio se expandiu para uma liga com torneios mensais que distribuía prêmios pelo Brasil todo e culminava no torneio final que era o Desafio a elite dos 4. Era fácil ver na revista matérias com os membros da liga que se destacavam. 

    Os membros da elite no Desafio a elite dos 4 na Animecon 2001

    (Fonte: Pokémothim)

    Conhecendo a Liga Oficial Pokémon: Começos

    A onda Pokémon bateu tão forte que logo no começo dos anos 2000 as editoras de revistas de videogame resolveram aproveitar a simpatia dos bichinhos, e assim nasceu a famosa revista Pokémon Club Evolution, que junto com a Nintendo World, era uma das poucas a ter bastante conteúdo sobre o assunto. As duas tiveram um papel fundamental de fomentar a criação de uma comunidade de pessoas apaixonadas pelo jogo. “Comecei a comprar a Pokémon Club Evolution e me interessei pelo modelo competitivo. Vi que a campanha principal do jogo era interessante, mas a batalha cara-a-cara era muito mais. Juntei dinheiro e pedi um Game Boy Advance dos EUA, e comprei no Brasil mesmo o Pokémon Silver”, conta Castelló.

    Ele não foi o único a entrar no competitivo por conta dessas revistas. Tiago Calmon, outra figura recorrente do começo da Liga Pokémon no país (e atual campeão da Copa do Mundo 2014 Smogon), começou a jogar em 1999, mas só foi atrás de competir depois de descobrir a comunidade em volta dessas publicações. “Lá pros anos 2000, eu travava pequenos torneios entre colegas inspirados pelas publicações na revista Pokémon Club Evolution”, disse Calmon.

    Foi nessa mesma revista que a Juliana Tamaki leu sobre um torneio local que estava sendo organizado na sua cidade, Santos, no litoral paulista. “Eu comecei a jogar desde muito nova (acho que em 1998), participei de um campeonato na minha cidade, Santos, no litoral de São Paulo, e acabei fazendo alguns amigos nessa ocasião. Em 2001, eu e a minha irmã ficamos sabendo pela revista Pokémon Club Evolution que havia um campeonato ‘nacional’ chamado Desafio à Elite dos Quatro na capital, e resolvemos juntar esses amigos para treinar pro campeonato do ano seguinte”, disse a Juliana.

    O crescimento da internet no país também foi importante para fundamentar o cenário competitivo de Pokémon por aqui. Em pouco tempo, começaram a pipocar vários fóruns e sites só sobre o assunto. “Eu criei um site chamado Planet Johto, que fez muito sucesso porque trazíamos os episódios do desenho e colocávamos legenda e tudo”, lembra Pedro Bauer. “Nessa época, por volta de 2003, as pessoas começaram a utilizar o site para conseguir conteúdo e o fórum de outra página, a Pokémon Land, para interação com outros usuários. Esse fórum tornou-se extremamente conhecido, principalmente depois da divulgação na revista Nintendo World.”

    Com os primeiros campeonatos rolando, e alguns anos até inventarem multiplayer online para portáteis, os jogadores precisavam treinar de um jeito mais rápido e eficaz do que armar disputas com amigos e colegas locais. A solução veio na forma de um bot do clássico mIRC (um programa bem flexível de troca de mensagens, muito popular nos anos 2000), que era usado extensivamente por competidores da Pokémon Land, como os antigos campeões Eric Araki e Daniel Hunter – este último, inclusive, era moderador da Land e se destacava como um dos líderes da comunidade.

    “Conheci o Hunter pessoalmente e ele me apresentou a excelente Pokémon Land, com muitas pessoas ativas e competitivas. Lá comecei a praticar no bot do mIRC e a melhorar como jogador”, me contou Castelló, um caminho bem semelhante ao de Calmon. “Só em 2003 que eu conheci o ambiente competitivo de verdade, principalmente pelas simulações feitas pelo bot.” O programa simulava partidas de Pokémon em texto, o que foi vital para aproximar a comunidade competitiva e, principalmente, melhorar a técnica dos jogadores até chegar em um nível profissional.

    A Elite dos Quatro

    O primeiro evento que tentava reunir grande parte dos competidores brasileiros foi o Desafio à Elite dos Quatro, ou apenas DE4, organizado em 2001 pela equipe da revista Pokémon Club Evolution, em São Paulo. “Era como se fosse o campeonato brasileiro de Pokémon. Um torneio gigante com membros do país inteiro, e o vencedor ganhava o direito de enfrentar a Elite dos Quatro. Era igualzinha à Liga Pokémon do desenho”, Bauer lembrou rindo. Com um público de aproximadamente 100 pessoas, aquele foi apenas o começo.

    “Minha irmã, dois amigos e eu fomos até São Paulo para participar do segundo DE4, em 2002, no qual eu ganhei em um dos dias da competição”, disse a Juliana. “Naquela edição, duas pessoas da E4, o Eric (que também era fundador do torneiro e membro da revista Pokémon Club Evolution) e a Juliana Fernandes, iam sair da Elite e estavam procurando substitutos. O Leopoldo Aguiar e eu fomos os ganhadores daquele ano e também escolhidos para entrar na E4”, lembra com orgulho a jogadora.

    O próximo passo era consolidar a comunidade competitiva em uma só Liga. Continuando a transformação do desenho e do jogo em realidade, como me disse o Castelló, “eram muitos jogadores espalhados pelo Brasil e numa iniciativa do Eric Araki, inauguramos os Ginásios do Brasil”. Naquela época houve a primeira troca de geração com o lançamento das versões Gold, Silver e Crystal pro Game Boy. A Juliana também lembra desse processo: “O objetivo do Eric e da Juliana Fernandes saírem foi justamente para começar o projeto de criação da Liga Oficial Pokémon Evolution, a LOPE, em janeiro de 2003.”

    “O DE4 foi em julho de 2002, e nesse meio tempo tivemos alguns campeonatos não-oficiais e alguns laços foram estreitados. O projeto da LOPE, inicialmente, era constituído dos oito ginásios originais de Kanto, do primeiro jogo, com oito líderes e um discípulo escolhidos pelo Eric. A maioria eram jogadores já conhecidos, em geral de São Paulo, Rio e Brasília”, conta a jogadora. “O primeiro campeonato oficial da LOPE foi dentro do Anime Festival em São Paulo, e depois, aos poucos, foi se espalhando pros outros estados. Eu mesma viajei para ajudar a organizar as LOPEs de Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.”

    Castelló também integrava o rol de líderes de ginásio da época, como ele me contou: “Nessa criação dos ginásios, acabei sendo chamado para ser o Gym Leader dragão, e ocupei o cargo por um ano, quando resolvi sair pois não tinha tempo para manter o mesmo nível competitivo dos outros jogadores”. A Liga foi ganhando forma aos poucos, e até perdeu o ‘Evolution’ do nome com o fechamento da revista Pokémon Club Evolution, se tornando apenas LOP. No meio dos anos 2000, a Liga estava em plena velocidade de expansão, como lembra Pedro Bauer: “Entre os anos de 2004 e 2006, ganhei 20 Insígnias Pokémon entre as LOPs de RJ e as eventuais viagens que fiz a São Paulo”.

    Depois que a Liga se consolidou, as maiores capitais brasileiras eram representadas por um Gym Leader fixo, o que significa que se quisesse conquistar a insígnia de um determinado ginásio, você tinha que ir até respectiva cidade para disputar a principal competição local. As semelhanças com a história do jogo e do anime eram realmente profundas.

    Com o tempo, jogadores antigos foram se aposentando do competitivo enquanto outros continuavam espalhando a palavra Pokémon pelo Brasil. “Em 2006 me mudei para Brasília onde tive o prazer de trabalhar como organizador e de ajudar a tornar a LOP-BSB uma LOP competitiva e de ajudar a impulsionar o cenário do Pokémon no centro oeste, trazendo muito mais jogadores”, me contou Bauer. “Retornei ao Rio e continuei participando do cenário, mesmo que de forma menos competitiva. Até hoje mantenho muitas das amizades que fiz durante esses anos e acredito ter feito meu papel, na medida do possível, para contribuir com Pokémon e com a competição entre os treinadores.”

    (Fonte: RedBull)











    *Pokémon World Championships*

    O Pokémon World Championships é um evento de eSports exclusivo para convidados, organizado pela Play! Pokémon. Ele acontece anualmente em Agosto e apresenta jogos da série Pokémon, como os games da Série Principal (VGC), Pokémon Estampas Ilustradas (TCG), Pokémon GO, Pokémon UNITE e Pokkén Tournament (até a edição de 2022). Os jogadores ganham convites para o Campeonato Mundial com base em seu desempenho nas classificatórias e outros torneios realizados ao longo da temporada e competem por bolsas de estudo, prêmios e o título de Campeão Mundial. Com exceção da Ásia, os convites para o Campeonato Mundial são administrados pelo programa Play! Pokémon.


    *Pokémon Video Game Showdown*

    O Pokémon Video Game Showdown foi um grande torneio de videogame Pokémon realizado paralelamente ao World Championships de 2008. Ele colocou 128 jogadores entre si em duas faixas etárias: a Divisão Sênior e a Divisão Júnior. Este torneio foi, a partir de 2009, substituído pelo Campeonato de Videogame Pokémon (VGC).

     

    *Locais*

    Apesar de Pokémon ser um produto japonês, apenas um Campeonato Mundial até o momento (2023) foi realizado no Japão. 17 dos 19 eventos restantes foram realizados nos Estados Unidos. Desde 2004, o Pokémon World Championships é realizado anualmente, exceto em 2020 e 2021 devido à pandemia de COVID-19.

    AnoDatasLocalCidadeRegiãoPaísGames
    200022 de Setembro de 2000Universidade de SydneySydneyNew South Wales AustráliaVGC
    20023 a 4 de Agosto de 2002Seattle Convention CenterSeattleWashingtonEstados UnidosTCG
    200420 a 22 de Agosto de 2004Wyndham Palace Resort & SpaOrlandoFloridaEstados UnidosTCG
    200519 a 21 de Agosto de 2005Town and Country Resort and Convention CenterSan DiegoCalifórniaEstados UnidosTCG
    200618 a 20 de Agosto de 2006Hilton AnaheimAnaheimCalifórniaEstados UnidosTCG
    200710 a 12 de Agosto de 2007Hilton Waikoloa VillageVila de  WaikoloaHavaíEstados UnidosTCG
    200815 a 17 de Agosto de 2008Hilton Orlando Lake Buena VistaOrlandoFloridaEstados UnidosVGC, TCG
    200913 a 15 de Agosto de 2009Hilton San Diego BayfrontSan DiegoCalifórniaEstados UnidosTCG, VGC
    201013 a 15 de Agosto de 2010Hilton Waikoloa VillageVila de WaikoloaHawaiiEstados UnidosTCG, VGC
    201112 a 14 de Agosto de 2011Hilton San Diego BayfrontSan DiegoCalifórniaEstados UnidosTCG, VGC
    201213 a 15 de Agosto de 2012Hilton Waikoloa VillageVila de WaikoloaHavaíEstados UnidosTCG, VGC
    201309 a 11 de Agosto de 2013Vancouver Convention CentreVancouverBritish Columbia CanadáTCG, VGC
    201415 a 17 de Agosto de 2014Walter E. Washington Convention CenterWashington, D.C.Estados UnidosTCG, VGC
    201521 a 23 de Agosto de 2015Hynes Convention CenterBostonMassachusettsEstados UnidosTCG, VGC, Pokkén
    201619 a 21 de Agosto de 2016San Francisco Marriott MarquisSão FranciscoCalifórniaEstados UnidosTCG, VGC, Pokkén
    201718 a 20 de Agosto de 2017Anaheim Convention CenterAnaheimCalifórniaEstados UnidosTCG, VGC, Pokkén
    201824 a 26 de Agosto de 2018Music City CenterNashvilleTennesseeEstados UnidosTCG, VGC, Pokkén
    201916 a 19 de Agosto de 2019Walter E. Washington Convention CenterWashington, D.C.Estados UnidosTCG, VGC, Pokkén, GO
    202218 a 21 de Agosto de 2022ExCeL LondonLondresInglaterraReino UnidoTCG, VGC, Pokkén, GO, UNITE
    202311 a 13 de Agosto de 2023Pacifico YokohamaYokohamaKanagawaJapãoTCG, VGC, GO, UNITE
    202416 a 18 de Agosto de 2024Hawai'i Convention CenterHonoluluHavaíEstados UnidosTCG, VGC, GO, UNITE
    202515 a 17 de Agosto de 2025Anaheim Convention CenterAnaheimCalifórniaEstados UnidosTCG, VGC, GO, UNITE
    202628 a 20 de Agosto de 2026Chase CenterSão FranciscoCalifórniaEstados UnidosTCG, VGC, GO, UNITE
     
    *Divisões*

    Junior
    Idade: 10 anos ou menos


    Sênior
    Idade: 11 a 14 anos


    Master
    Idade: A partir de 15 anos


     
    *Campões Mundiais da Divisão Master*

    Darryn Van Vuuren
    Ano: 2000
    Nacionalidade: Reino Unido
    Izuru Yoshimura
    Ano: 2008
    Nacionalidade: Japão
    Kazuyuki Tsuji
    Ano: 2009
    Nacionalidade: Japão

    Ray Rizzo
    Ano: 2010
    Nacionalidade: Estados Unidos
    Ray Rizzo
    Ano: 2011
    Nacionalidade: Estados Unidos
    Ray Rizzo
    Ano: 2012
    Nacionalidade: Estados Unidos
    Arash Ommati
    Ano: 2013
    Nacionalidade: Itália
    Se Jun Park
    Ano: 2014
    Nacionalidade: Coréia do Sul
    Shoma Honami
    Ano: 2015
    Nacionalidade: Japão
    Wolfe Glick
    Ano: 2016
    Nacionalidade: Estados Unidos
    Ryota Otsubo
    Ano: 2017
    Nacionalidade: Japão
    Paul Ruiz
    Ano: 2018
    Nacionalidade: Equador
    Naoto Mizobuchi
    Ano: 2019
    Nacionalidade: Japão
    Eduardo Cunha
    Ano: 2022
    Nacionalidade: Portugal
    +=
    Shohei Kimura
    Ano: 2023
    Nacionalidade: Japão
    Luca Ceribelli
    Ano: 2024
    Nacionalidade: Itália
    Giovanni Cischke
    Ano: 2025
    Nacionalidade: Estados Unidos
     
    *2ºˢ e 3ºˢ Colocados*


    Postar um comentário

    0 Comentários

    Adblock Detectado


    ×