Humanos com Poderes em Pokémon

Os humanos são uma espécie que existe no mundo Pokémon. Eles costumam viver em harmonia com os Pokémon , em um mundo semelhante ao do mundo real. Os humanos que possuem e usam Pokémon para diversos fins são chamados de  Treinadores Pokémon e são encontrados em todas as Regiões do mundo Pokémon. A própria relação entre humanos e Pokémon é o que a série gira principalmente em torno, apresentando-os na grande maioria dos jogos, animes, mangás e outras mídias. Ao longo da série Pokémon, os humanos tornaram-se amigos dos Pokémon e usaram sua ajuda em tarefas como batalhas (por esporte), concursos de Pokémon, proteção da natureza e outras funções vitais. No entanto, algumas equipes vilões usam Pokémon como ferramentas para o egoísmo e o mal.

Parece estranho que os humanos continuem dominando os Pokémon, já que é mencionado em muitas ocasiões que alguns Pokémon do tipo Psíquico (por exemplo, Alakazam, Slowking e até mesmo os extraterrestres Beheeyem) parecem ser muito mais inteligentes e poderosos do que os humanos, no entanto, isso não foi explorado muito além das descrições da Pokédex.


Os humanos no mundo Pokémon parecem ser biologicamente semelhantes aos humanos do mundo real. Para fins cômicos, os personagens do mundo Pokémon costumam ser representados com uma capacidade muito exagerada de resistir a traumas físicos , como queimaduras ou quedas de grandes distâncias. A ocorrência mais comum de humanos sendo feridos sem ferimentos graves é o choque elétrico frequente de Ash e seu inimigo, o trio da Equipe Rocket , que são lançados no horizonte inúmeras vezes nas primeiras temporadas do anime. No entanto, isso raramente é visto fora do anime Pokémon. Em outras mídias, um ataque de Pokémon é frequentemente muito perigoso para um humano, razão pela qual as pessoas precisam de uma licença para treinar Pokémon.

Contudo, alguns humanos demonstram possuir habilidades especiais, tal como os Pokémon. Superpoderes, por assim dizer. Nesta página, você vai conhecer os mais diferentes tipos de habilidades que os seres humanos já demonstraram em Pokémon.

A maioria dos poderes dos seres humanos advém de habilidades Psíquicas, o que levanta a possibilidade de que os seres humanos tenham evoluído de alguma espécie de Pokémon do Tipo Psíquico, sobretudo, aquelas que pertencem ao Egg Group (Grupo de Reprodução) Humanoide. O programa de televisão Gym Freaks afirma que na gravidade zero, o poder psíquico é aumentado.

Psicocinese / Telecinese / Telecinésia
 

Alguns humanos do Mundo Pokémon possuem Telecinese, a capacidade de mover objetos com a mente. Treinadores que frequentemente fazem uso desses poderes são de classe "Psíquicos", que geralmente arremessam suas pokébolas mentalmente.

Treinadores do Ginásio de Saffron treinando para entortar colheres telecineticamente

O exemplo mais notável de humano com esses poderes talvez seja a Líder de Ginásio da Cidade de Saffron, em Kanto, Sabrina. Ela tem poderes desde criança, quando entortou uma colher com a força da mente acidentalmente.
Sabrina utilizando seus poderes telecinéticos, como visto na própria Artwork de Pokémon Let's Go, Pikachu! e Eevee!
E no próprio anime

A Líder de Ginásio da Cidade de Anistar (em Kalos), Olympia, também parece ser capaz de utilizar a telecinese, bem como os treinadores de seu ginásio.

Olympia utilizando a Telecinese no Anime

A Psicocinese também pode ser usada em si próprio para fazê-lo levitar.

Em Pokémon Adventures, a personagem Yellow possui uma telecinese limitada, o suficiente para manipular uma Pokébola em uma corda.

Teleporte / Teletransporte

No anime, o pai de Sabrina afirma que a filha possui poderes que superaram inclusive os seus, incluindo o Teleporte, Telepatia, Psicocinese e Transmutação. O Teleporte consiste no transporte automático de um local para outro, seja via desintegração e reintegração ou via abertura de portal.

Telepatia

Olympia utilizando sua telepatia para contatar os outros Líderes de Ginásio

No anime, o pai de Sabrina afirma que a filha possui poderes que superaram inclusive os seus, incluindo o Teleporte, Telepatia, Psicocinese e Transmutação. No anime, Olympia também possui tais capacidades. A Telepatia consiste em comunicar-se através do pensamento, enviando mensagens diretamente para a consciência/cérebro de outrem. Também é através da Telepatia que os pensamentos alheios podem ser lidos.

Conexão Telepática de Sabrina com seu Pokémon

Yellow do Mangá Adventures também possui habilidades telepáticas, sendo capaz de A capacidade de ler mentes, emoções e memórias dos Pokémon.

Transmutação

No anime, o pai de Sabrina afirma que a filha possui poderes que superaram inclusive os seus, incluindo o Teleporte, Telepatia, Psicocinese e Transmutação. A Transmutação consiste é o poder de mudar a forma ou a estrutura que compõe os seres vivos, objetos e afins.

Clarividências, Premonições e Precognições

Olympia, uma clarividente de primeira

Olympia frequentemente fala sobre o destino e o futuro. De acordo com o programa de televisão Gym Freaks, qualquer pessoa que coloque o pulso na pulseira de Olympia permitirá que a Líder de Ginásio de Anistar veja tudo no seu futuro. 

A premonição é um fenômeno de prever o futuro que se impõe à consciência. Ou seja, é uma manifestação descontrolada do subconsciente.

A Precognição também é a capacidade de prever o que irá acontecer. No entanto, a precognição é ativa. Diferente, portanto, da premonição que é imposta, mesmo se nada fizemos para a provocar. A precognição está relacionada apenas com o futuro o que a diferencia da Clarividência.

Treinador do Ginásio de Saffron tentando adivinhar as cartas na mão de outro treinador

Por fim, a Clarividência, um dom que não se deve resumir, simplesmente a prever o futuro. Um/a Vidente tem o dom de perceber informações para lá dos seus cinco sentidos. Tem a faculdade de sentir informações, fazendo abstração do tempo e do espaço… Assim a Clarividência é a capacidade que um determinado indivíduo tem, de receber informações do passado, presente e futuro, conseguindo interpretá-las para esclarecer a pessoa que está com problemas e que solicita ajuda.

A Guarda do Clã Diamond em Pokémon Legends: Arceus, Sabi, tem um ar misterioso e, ocasionalmente, insinua que tem o poder da clarividência.

Olympia frequentemente recebe visões vívidas do passado e do futuro, fazendo-a entrar e sair de um estado psíquico. O Ginásio Anistar também funciona como uma escola para outros videntes, treinando-os para atingir seu pleno potencial.


Outro treinador capaz de prever o futuro é o Líder de Ginásio Morty, da Cidade de Ecruteak, em Johto. Ele é conhecido nos jogos como "O Místico Observador do Futuro". Estas habilidades também são mencionadas no Mangá Adventures.

Guardiões da Aura

Ash Ketchum utilizando a Aura no 8º filme da franquia

Aura  é uma forma de energia espiritual introduzida em Lucario e o Mistério de Mew. É descrito como a essência de cada criatura viva. Alguns Pokémon conseguem ver, controlar e sentir a aura, como o próprio Lucario.

No passado do mundo Pokémon, existiram humanos que podiam sentir a Aura e controlar seu poder. Esses humanos, conhecidos como Guardiões da Aura, viajavam fazendo boas ações e passando suas habilidades para aqueles que também possuíam essa habilidade inata. Um famoso Guardião da Aura foi Sir Aaron, que escolheu um Lucario como seu aprendiz e se tornou um herói quando se sacrificou para impedir que uma guerra destruísse a área ao redor da Árvore do Começo.

Um Guardião da Aura plenamente realizado

Os Guardiões da Aura desapareceram da história, por algum motivo não revelado, muito antes da era atual. Os únicos humanos atualmente conhecidos por terem a habilidade de controlar Aura são Riley e Ash, embora Ash tenha escolhido continuar sua jornada como Treinador Pokémon ao invés de seguir a revelação.

Riley utilizando a Aura para formar um campo de força e conter uma explosão

A aura aparece em vários cânons da franquia, tais como anime, jogos e mangás. No mangá Phantom Thief Pokémon 7 manga, a aura é uma forma de energia que todos os humanos e Pokémon emitem. Embora Pokémon como o Lucario de Hiori possam sentir a Aura naturalmente, há certos casos em que um humano pode senti-la. Um humano conhecido que pode sentir Aura é a irmã de Hiori, Lily, e foi por essa habilidade que a Equipe Galáctica a sequestrou em uma tenra idade para seus próprios objetivos egoístas e malignos.

Lily usando a aura


Habilidades da Aura
Guardiões da Aura possuem a seguintes habilidades:

Visão de Aura: Atua como uma segunda fonte de visão quando seus olhos normais estão fechados ou cegos. Isso os ajuda a navegar pelo ambiente, mesmo que a neblina obstrua sua visão normal. O portador pode até identificar a aura de um indivíduo a partir do ambiente visto com o alvo parecendo mais vibrante do que o ambiente. Os olhos de Lucario podem emitir um brilho azul para indicar o uso de aura mesmo com os olhos abertos.

Transferência de Aura: O portador transfere sua aura para outro ser. No entanto, é considerado fatal com o efeito colateral adverso de perder a própria vida no processo.

Projeção: Os portadores manipulam sua aura para conjurar barreiras e projéteis para ajudar a proteger aqueles ao seu redor ou para autodefesa.

Acesso à Flor do Tempo: Ao interagir com uma das floras cristalizadas encontradas no reino de Rota, os portadores podem visualizar a memória armazenada na flor.

Sensorial Espiritual: Usar este poder permite que os usuários captem os pensamentos e emoções de qualquer indivíduo e antecipem suas ações. Também pode ser usado como meio de localizar indivíduos perdidos ou escondidos. Há casos em que mesmo estando em suspensão, um indivíduo ainda pode transmitir e captar em comprimentos de onda.

Resistência à frequências: Ao usar seu poder, o portador é capaz de se proteger de influências externas. No entanto, se a força da frequência for maior que a própria aura do portador, o portador acabará sobrecarregado pela frequência.

Empoderamento: Se duas auras são compatíveis, a força individual delas fica mais forte do que por conta própria. A aura flui do usuário em energia azul luminescente enquanto liga um ataque. A Mega Evolução também pode amplificar o poder da aura de Lucario. Da mesma forma que o Fenômeno Vincular, uma forte ressonância com seu treinador pode ajudar Lucario a alcançar um nível mais alto de poder com suas auras se harmonizando umas com as outras.

Transmissão de aura: O portador pode transmitir sinais para aqueles que são sensíveis a essa energia, incluindo pensamentos e memórias. Os receptores também podem localizar a fonte.

Comunicação: Ao interagir com os cristais localizados em Rota e na Árvore do Início, os usuários podem entregar suas palavras um ao outro mesmo a longas distâncias. Como visto com Lucario, eles também podem se comunicar através da aura como uma forma de telepatia. Um exemplo é mostrado em Sword and Shield: The Legends Awaken! onde o Lucario de Ash pede ao seu treinador para usar Aura Sphere em vez de Vacuum Wave.

Aprimoramento de Key Stone: Key Stones podem aumentar o poder e as habilidades dos usuários de Aura. Um exemplo é mostrado em Pokémon Journeys. A Pedra Chave melhorou os poderes de aura de Ash e Lucario, o que lhes permitiu localizar a Mega Pedra do Pokémon. Quando usado em conjunto com uma Key Stone, a Aura permite que um Treinador e seus Pokémon:
  • Localize a Mega Stone correspondente mesmo a quilômetros de distância.
  • Crie uma visão telepática, na qual eles possam sentir um ao outro e qualquer um dentro da Aura do outro de longe.

Sir Aaron

Fraquezas
Guardiões da Aura possuem os seguintes revezes:

Drenagem: Ao transferir sua aura para outro ser, o portador ficará cercado por uma aura clara e passará por uma fase dolorosa em que sentirá sua energia vital ficando mais fraca. Depois de transferir sua aura, os portadores começam a desaparecer à medida que seus corpos físicos se dissolvem e, eventualmente, desaparecem.

Corrupção: Quando dominado por uma força negativa, a própria aura do portador adquire um tom escuro e então eles caem sob a influência da fonte da corrupção. Alternativamente, os portadores podem acabar possuídos por sua própria aura se não tiverem treinamento e experiência.



Poderes de Cura

No Mangá Pokémon Adventures, a protagonista da segunda série, Yellow do Bosque Viridian, possui habilidades de cura. Ela cura Red em sua estreia no mangá, mas por outro lado ela é vista principalmente curando Pokémon ao invés de humanos. No calendário do 20º aniversário de Pokémon Adventures, ela é vista curar um ser humano, Sun. O Elite 4 Lance revelou que ele também era um Abençoado Treinador de Viridian como Yellow e tinha os mesmos poderes que ela, portanto, presume-se que também pode possuir habilidades de cura.


No filme 23, "Pokémon: o filme - Segredos da Selva", Koko utiliza "Jungle Healing", o movimento de cura de Zarude.


Empoderamento de Pokémon

Yellow também é Capaz de "sincronizar espíritos" com seu Pokémon para aumentar seus níveis até meados dos 80 em momentos de necessidade. Isso também pode desencadear a evolução em Pokémon, mesmo que ele necessite de um método especial para evoluir, que não apenas subir de nível.

Mediunidade

A mediunidade é a habilidade de ver e se comunicar com espíritos. A Elite 4 Phoebe treina no Monte. Pyre, onde ela diz que desenvolveu a habilidade de se comunicar com Pokémon do tipo Fantasma. Em Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, inclusive, ela protagoniza um momento macabro em que o fantasma de uma criança aparece muito brevemente sentado em uma cadeira em sua sala na Liga Pokémon de Hoenn, como visto no GIF abaixo:


De acordo com os artbooks oficiais, assim como Phoebe, a Trial Captain Acerola também pode se comunicar com Pokémon do tipo Fantasma.


O Líder de Ginásio Allister, da Cidade Stow-On-Side na Versão Pokémon Shield. De acordo com Allister, ele afirma ter a capacidade de ver Pokémon do tipo Fantasma falecidos após um suposto acidente aos quatro anos de idade.


Comunicação com Pokémon

Os seres humanos geralmente não compreendem os Pokémon, porém, N supostamente consegue entender o que os Pokémon estão dizendo. De acordo com Junichi Masuda, há rumores de que N nasceu de dois Pokémon, o que corrobora a hipótese de que humanos vieram dos Pokémon.

A capacidade da Cérebro da Fronteira Anabel de sentir os sentimentos de Pokémon é semelhante à de N no anime e de Sheena no décimo segundo filme.


No anime, Iris pode se comunicar com Pokémon do tipo Dragão, através dos sentimentos (e não de uma linguagem, propriamente dita).


Amortalidade

Devido aos eventos de Pokémon XY, o personagem AZ adquiriu uma imortalidade e, até os eventos do jogo, ele tinha pelo menos 3000 anos, estando vivo desde a Guerra que assolou a Região de Kalos. Não se sabe se AZ é imortal ou amortal, mas provavelmente ele possui amortalidade.

Amortal significa aquele cuja vida durará para sempre do ponto de vista estritamente biológico e através da manipulação fisiológica, desde que não seja vítima de um traumatismo fatal, tal como um assassinato ou um acidente que produza ferimentos graves demais para que o indivíduo se recupere. Já Imortal é aquele que não morre sob condição nenhuma, nem se for desintegrado.

AZ adquiriu este superpoder ao criar a Ultimate Weapon, utilizando a vida de vários Pokémon como subsídio para ressuscitar sua Floette querida que havia morrido na guerra. Como resultado, além de trazer Floette de volta à vida, o próprio AZ acabou adquirindo a amortalidade.


Identificação de Pokémon Sombrosos

Nos Jogos paralelos, Pokémon Colosseum, a personagem Rui possui uma habildade especial. Embora os Pokémon Sombrosos destes jogos sejam geralmente indistinguíveis de Pokémon normais para pessoas normais, Rui pode sentir a aura negra em torno deles (embora a razão pela qual ela é capaz de ver essa aura nunca seja explicada). Usando essa habilidade, Rui é capaz de identificar Pokémon Sombrosos para que Wes possa pegá-los e, eventualmente, purificá-los.


Magia


No anime, uma jovem feiticeira chamada Lily transformou Ash em um Pikachu, implicando que a magia também seja um dom sobrenatural de alguns humanos. Lily recrutou Ash e seus amigos para procurar os ingredientes de que ela precisava para um feitiço que permitisse aos humanos entender a fala dos Pokémon. Seu antigo livro de feitiços é uma herança de família transmitida por centenas de anos. Lily consegue ler o antigo script dentro de seu livro, que remonta ao terceiro Rei de Pokémania. No entanto, quando ela realmente conseguiu realizar o feitiço, ela acidentalmente transformou Ash em um Pikachu. Ash não ficou muito preocupado depois de saber que a magia era apenas temporária, e ele logo voltou à sua forma humana. Lily também aparece no mangá Ash & Pikachu.


Rejuvenescimento

Em Pokémon XY, ao visitar a vila ninja onde Sanpei morava, Ash e seus amigos se deparam com uma kunoichi (ninja feminina) que tinha 100 anos de idade, mas mantinha-se sempre jovem graças ao seu poder ninja.


Substituição

Na mesma aldeia ninja, foi possível ver uma técnica ninja de substituição, em que o humano rapidamente troca de lugar com um objeto, como um tronco de madeira.


Crescimento de Plantas

No 18º Filme da Franquia, Hoopa e o Duelo Lendário, Ghris e vários dos residentes do vale foram abençoados por Arceus com poderes paranormais. Dentre estes poderes, está a habilidade de fazer plantas crescerem.







Poderes Concedidos através de Burst


No Mangá Pokémon RéBURST, os Pokémon podem emprestar os seus poderes aos Pokémon através de uma mecânica chamada Burst, que se traduz literalmente para Explosão. Quando capturados por um Burst Heart, um Pokémon pode transmitir os seus poderes e aparência para um ser humano, funcionando como uma espécie de fusão na qual o ser humano pode utilizar as habilidades do Pokémon que possui. Além disso, os humanos em sua forma Burst podem usar ataques inéditos na franquia.


Para mais informações, acesse a página: Burst.

Arcades


Ainda no Mangá Pokémon RéBURST, existe uma entidade chamada Arcades, que é vista pela primeira vez como uma voz nas nuvens falando com o jovem Ryouga. Apesar da imploração do menino, Arcades se recusa a levá-lo para seu pai, Garyū, porque ele não é forte o suficiente. 

Atualmente, Ryouga se tornou um jovem forte e passa no teste para deixar sua aldeia e partir em uma jornada. Ele usa essa jornada para procurar Arcades, apesar de não saber como encontrá-lo.

Depois de algumas viagens com seus amigos, Ryouga finalmente consegue encontrar seis Burst Hearts originais, completando o Compass of Light (Bússola de Luz). Depois de inseri-los dentro, a Bússola leva Ryouga e seus amigos para uma ilha estranha no meio do nada. Lá, eles encontram uma estátua de Garyū e uma mulher alegando que ela é a zeladora de Arcades.


Ela revela que o nome Arcades não pertence a uma pessoa, mas sim é um título de várias pessoas que usaram seu poder. Ela revela que Garyū era o Arcade anterior, e a estátua é realmente o próprio transformado em pedra como consequência do uso do poder de Arcades.

Por causa de um poderoso inimigo se aproximando do grupo de Ryouga, Ryouga decide herdar o poder para ter uma chance de derrotá-lo. Antes que ele possa tocar a estátua e se tornar o próximo Arcades, a zeladora o para e diz que ele tem que vencê-la em um teste antes que ele possa fazer isso.

Após alguns dias de batalha, Ryouga finalmente consegue alcançar a estátua, batendo a zeladora e sendo autorizado a ser o próximo Arcades. Antes que ele possa tocar a estátua, Fraude chega e distrai Ryouga por tempo suficiente para tomar o poder de Arcades para si.

Qualquer pessoa com o poder de Arcades tem a capacidade de utilizar o Burst para qualquer Pokémon. Não há necessidade de um Burst Heart ao usá-lo, e pode-se até mesmo alternar entre qualquer forma à vontade.


Influência sobre os Pokémon:

1) Movimentos de Treinador

Em Pokémon Masters (EX), jogo spin-off para mobile, os humanos podem utilizar "movimentos de treinador", que nada mais são que frases que, quando ditas, influenciam nos seus parceiros Pokémon, aumentando seus stats. Alguns movimentos de treinador correspondem ao USO DE ITENS, mas outros são totalmente inéditos e têm a ver unicamente com a vontade do treinador sobre o Pokémon e não com o uso de um artifício externo, tal como itens, influenciando-o diretamente.



2) Sincronia entre Humanos e Pokémon

Ainda em Pokémon Master EX, é possível perceber a existência de uma sincronia entre humanos e Pokémon. Sincronia esta que é chamada de "Força de Sincronização" pela Professor Bellis. É através dela que um Pokémon pode desencadear um Sync Move. Quando um ser humano não possui vínculo com um Pokémon, tal como o personagem Lear (inicialmente), o Pokémon não pode executar um Sync Move. Ou seja, os seres humanos influem diretamente na execução de um movimento de Pokémon.

Para mais, veja: Sync Moves.

O mesmo vale para o uso dos Z-Moves, já que o treinador precisa executar um passinho corretamente para que o Z-Power possua fluir dele para o seu Pokémon e assim, performar o Z-Move. Contudo, isto não parece ser um superpoder nem uma habilidade exclusiva a apenas algumas pessoas, já que qualquer um com um Z-Ring ou um Z-Power Ring pode aprender os passos e performar o Movimento Z.

Para mais, veja: Z-Moves.

Além disso, para a execução da Mega Evolução, diz-se que humanos e Pokémon precisam estar "em sintonia", caso contrário, o Pokémon sairá de controle. Quando não há vínculo entre humano e Pokémon, a Mega Evolução torna-se corrompida. Portanto, os humanos são essenciais para a correta execução da Mega Evolução. Mas como no caso dos Z-Moves, isso não parece ser uma habilidade especial e única, já que qualquer um pode desenvolver um laço de amizade com um Pokémon. Ainda assim, é uma forma que os Seres Humanos têm de influenciar no desenvolvimento de um Pokémon e em seu desempenho em batalha.

Para mais, veja: Mega Evolução.


Veja também: Fenômeno Vincular.

Humanos são, na verdade, Pokémons do Tipo Normal?

Em Pokémon Black 2 e White 2, o jogador pode participar de uma feature chamada Pokéstar Studios, que nada mais é do que um local na região de Unova onde é possível estrelar filmes. Em alguns filmes, humanos entram em batalha, assim como Pokémon. Claro que é tudo artificial, ou seja, são efeitos especiais que são adicionados no filme, para parecer que os atores possuem superpoderes, mas eles não os possuem, de fato.


Em um dos filmes, entretanto, existe uma personagem chamada Monica, que é uma mulher que fica gigante. Ela utiliza ataques do tipo normal, tais como Rage (Raiva), Double Slap (Tapa Duplo) e Stomp (Pisotear).


Isso levanta a questão: Seres humanos podem utilizar ataques do tipo Normal? Pois é bastante provável que qualquer ser humano consiga utilizar uma Investida (Tackle), um ataque de Confidência (Confide), uma Batida Dupla (Double Hit), Cabeçada (Headbutt), Tapa (Pound), Arranhão (Scratch), entre outros. Claro que no filme, isto é uma ficção e a personagem Monica não fica gigante de verdade, é apenas um recurso utilizado na produção do filme. Mas mesmo assim, isso nos faz refletir se os humanos não podem usar as habilidades ditas "normais" dos Pokémon...

Humanos que lutam são Pokémons do Tipo Lutador?

Além disso, ainda na Pokéstar Studios, há um personagem chamado Black Belt (Faixa Preta), que utiliza movimentos do tipo Lutador.


Isso também levanta o seguinte questionamento: se humanos que praticam artes maciais e outras modalidades de luta não podem usar movimentos de Pokémon do tipo Lutador também...?

Outras Evidências de que Humanos possuem Poderes

De acordo com os programa Gym Freaks, Korrina pode quebrar rocha sólida com um único chute;


A Tríade das Sombras pode se mover mais rápido do que os olhos podem rastrear, se teletransportar ou é muito boa em furtividade. Na verdade, o trailer animado de Black 2 / White 2 mostra a Tríade das Sombras como explicitamente sobre-humana.


Artifícios de Ficção que não necessariamente indicam Poderes

O protagonista de Pokémon Black/White pode ser lançado de cara contra uma parede por um canhão sem ferimentos.

Alder pode saltar casualmente de um penhasco maciço sem ferimentos.

Brendan/May consegue segurar Rayquaza enquanto ele está voando rápido o suficiente para sair da atmosfera terrestre.

O protagonista principal de Pokémon Ranger Guardian Signs pode ser jogado em uma piscina de água fervente dentro de um vulcão sem nenhum problema real.

Um recruta aleatório da Equipe Rocket Leva um Hiper Raio do Dragonite de Lance sem ferimentos graves.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.