Dimensões, Mundos e Realidades Alternativas em Pokémon

No mundo Pokémon , existem muitas dimensões diferentes e realidades alternativas. Embora referências triviais a outras dimensões tenham sido feitas no início da história da franquia, o conceito foi realmente introduzido e explorado na 4ª Geração com Pokémon Diamond, Pearl e Platinum.

Portal do Espaço-Tempo em Pokémon Journeys

Dimensões dos Jogos
Cada jogo Pokémon pertence a uma realidade/dimensão paralela. Isso significa que cada uma das versões dos jogos ocorre em um mundo diferente. Por exemplo, Pokémon Red se passa em um mundo diferente de Pokémon Green. Pokémon Gold se passa em um mundo diferente de Pokémon Silver, e assim por diante.


Entretanto, mesmo com estas diferenças, a realidade dos jogos pode ser dividido em dois grandes cânons: a realidade em que a Mega Evolução não existe e a realidade em que ela existe.

1) Realidade(s) sem Mega Evolução

Na maioria dos jogos Pokémon da série principal, a Mega Evolução não existe. Neste cânon, estão os seguintes jogos:

Pokémon Red, Green, Blue, Yellow, FireRed e LeafGreen
Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver
Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald
Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, Brilliant Diamond & Shining Pearl.
Pokémon Black, White, Black 2 e White 2
Pokémon Sword & Shield
Pokémon Legends: Arceus

2) Realidade(s) com Mega Evolução

Nesta Realidade, houve uma guerra há 3000 anos na Região de Kalos, parada pelo personagem AZ, que construiu a Ultimate Weapon, uma arma definitiva cuja energia se cristalizou na forma das Mega Pedras, dando origem à Mega Evolução. Neste cânon, estão os jogos:

Pokémon X e Y.
Pokémon OmegaRuby e AlphaSapphire.
Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon.
Pokémon Let's Go, Pikachu e Eevee.
Pokémon Scarlet & Violet
(A Pokédex menciona que Roaring Moon pode estar relacionado a um certo fenômeno que ocorre em uma certa região - possivelmente está falando  da Mega Evolução de Hoenn, já que o Paradoxo parece ter sido baseado diretamente em Mega Salamence, e não no Salamence padrão. Logo S/V se passam em universos onde a Mega Evolução existe).


Mundo de Pokémon Mystery Dungeon

Em Pokémon Mystery Dungeon, série Spin-Off de Pokémon, o Mundo Pokémon em si é diferente, com terrenos e continentes distintos e não possui humanos vivendo por lá. Isso significa que se passa em uma realidade alternativa, diferente da que temos nos jogos da série principal.


Twin Worlds ou Mundos Gêmeos (TCG)

Os Mundos Gêmeos (como nomeados nas descrições dos boosters) são um conjunto de regiões introduzidas e exploradas exclusivamente no Pokémon Trading Card Game durante a Série XY BREAK.


Não se sabe muito sobre essas regiões, além de que em algum momento várias fendas no espaço revelarem a existência de mundos opostos entre si: os mundos "natureza" e "tecnologia" como visto nas expansões BREAKthrough, BREAKpoint e Fates Collide. Esses mundos não estavam apenas próximos, mas também à beira de se fundirem, criando uma luta entre os Pokémon de ambos os lados. No entanto, em Fates Collide, a luta é substituída por temas de unificação através da visão de futuro de Mega Alakazam e da imposição da ordem junto com outros Pokémon.

A partir de várias informações e obras de arte dos produtos TCG, pode-se determinar que as cidades apresentadas na maioria das artes já foram terras idênticas. Enquanto de um lado o estilo de vida se concentrava no ruralismo e na arquitetura rústica, o outro se concentrava no urbanismo e na fundação de edifícios modernos, expandindo-se até mesmo para terras antes áridas. Essas cidades estão à beira de um oceano e ambas têm uma porção de ilha conectada ao continente por uma série de pontes. Uma árvore gigante existe na ilha do mundo "natureza", enquanto um grupo de arranha-céus está em seu lugar na contraparte "urbana".

Após as fendas, algumas áreas desses mundos apresentavam portais que podiam ser atravessados, as regiões artisticamente vistas nas cartas do Estádio como sendo de cabeça para baixo do ponto de vista do mundo oposto. A Torre do Caos em Fates Collide parece ser a consequência das áreas mescladas: um único mundo/cidade onde edifícios e natureza se misturam, criando uma mistura dos estilos dos dois mundos.

Vista Aérea do Mundo da "Natureza"

Vista de Perto de Edifícios do Mundo da "Natureza"

Vista Aérea do Mundo da "Tecnologia"

Marowak testemunha um confronto entre Pokémon no Mundo da "Tecnologia"

Um portal se abre entre os mundos gêmeos

Vista Aérea dos dois mundos fundidos

Um rio que foi fundido com uma estrada

Artwork para Awakening Psychic King


Fato Curioso: O conceito de uma cidade moderna e rústica de mundos diferentes lembra um pouco Black City e White Forest dos jogos da 5ª Geração.


Dimensão Unown

Enquanto pesquisava ruínas com representações dos Unowns, Spencer Hale foi transportado para esta dimensão. Sua filha, Molly , herdou uma caixa quebra-cabeça encontrada lá que lhe deu contato com os Unown, que atenderam seus desejos. Tamanha era a força do mundo que ela criou, que uma abertura para a dimensão apareceu no hall de entrada de sua mansão. Durante este tempo, os Unown ganharam um controle poderoso sobre Greenfield, mas todo contato com a dimensão terminou depois que Molly desejou que as coisas voltassem a ser como eram antes. Um portal para a dimensão foi aberto acima do Monte Silver algum tempo depois, e um Unown caiu, mas não teve problemas para retornar quando estava com boa saúde. A Dimensão Unown também se tornou o campo de batalha de Dialga e Palkia, antes de sua batalha se mudar para Alamos Town.


Viajar entre a Dimensão Unown e o mundo Pokémon real foi mostrado ser possível através de uma caixa de quebra-cabeça e um portal. A conexão direta entre locais antigos como as Ruínas de Alph e as Ruínas de Solaceon e suas grandes concentrações de Unown permanece uma curiosidade entre os cientistas.

Mundo Fantasma

O Mundo Fantasma ou mundo espiritual é um local que abriga muitos espíritos e Pokémon do tipo Fantasma. É conhecido por emitir ondas elétricas ou de rádio.


Ele não apareceu nos jogos, mas é mencionado em todas as entradas da Pokédex de Dusknoir e no nome japonês do item Reaper Cloth (れ い か い の ぬ の Tecido do Mundo Espiritual).


Dimensões do espaço de tempo

Um dispositivo chamado Eixo Tempo-Espaço na cidade de Michina é capaz de indicar a condição de cada mudança de minuto no continuum espaço-tempo, servindo para espelhar os movimentos das dimensões do espaço-tempo e, assim, monitorar a probabilidade de um cataclismo potencial.

Distortion World


O Distortion World (Mundo Distorcido) é acessado pela primeira vez quando o jogador alcança o topo do Monte Coronet, o Spear Pillar, para impedir a trama da Equipe Galáctica de controlar Dialga e Palkia. Quando os guardiões do Lago são incapazes de controlar Dialga e Palkia, Giratina vem e se lança sobre Cyrus para impedi-lo de destruir o mundo. Após Cyrus ser levado por Giratina, o jogador deve segui-lo e, com a ajuda dos guardiões do lago e Cynthia, navegar na área. O Distortion World é considerado outro universo ou mundo paralelo ao mundo Pokémon. Existem dois portais conhecidos: um no topo do Monte Coronet no Spear Pillar e outro na Caverna Turnback. É um lugar escuro com seções semelhantes a piso flutuando em muitos ângulos diferentes. O mundo desobedece às leis normais da física, permitindo ao jogador andar e surfar nas paredes em qualquer direção. O único Pokémon conhecido por habitar o Distortion World é Giratina.


Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, Giratina pode ser capturado por causa de uma fenda dimensional enquanto se voa alto no céu.

No anime, o Distortion World se chama Reverse World (Mundo Inverso).


Mundo Temporal

Esta dimensão foi mencionada no filme Pokémon: Arceus e a Joia da Vida. É a casa de Dialga, e começou a convergir com o Mundo Espacial durante os eventos de Pokémon: O Pesadelo de Darkrai.


Ele e o Mundo Espacial geralmente estão distantes um do outro, mas devido às ondas de choque causadas pelo despertar de Arceus de seu sono profundo, eles se chocaram. Isso resultou em uma batalha entre Dialga e Palkia, porque cada Pokémon pensava que o outro estava invadindo seu território. Acalmou um pouco antes de Arceus acordar.

Em Diamond e Platinum, Cyrus convoca Dialga de lá. Em Platinum, quando o jogador luta com Dialga após entrar no Hall da Fama, ele vem através de uma fenda dimensional criada pela convocação original de Cyrus. Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, Dialga pode ser capturado por causa de uma fenda dimensional enquanto se voa alto no céu.

Mundo Espacial


Esta dimensão foi mencionada em Pokémon: Arceus e a Joia da Vida. É a casa de Palkia, e começou a convergir com o Mundo Temporal durante os eventos de Pokémon: O Pesadelo de Darkrai.

Ele e o Mundo Espacial geralmente estão distantes um do outro, mas devido às ondas de choque causadas pelo despertar de Arceus de seu sono profundo, eles se chocaram. Isso resultou em uma batalha entre Dialga e Palkia, porque cada Pokémon pensava que o outro estava invadindo seu território. Acalmou um pouco antes de Arceus acordar

Em Pearl e Platinum, Cyrus invoca Palkia de lá. Em Platinum, quando o jogador luta com Palkia após entrar no Hall da Fama, ele vem através de uma fenda dimensional criada pela convocação original de Cyrus. Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, Palkia pode ser capturado por causa de uma fenda dimensional enquanto se voa alto no céu .

Mundo de Arceus

Em Pokémon: Arceus e a Joia da Vida, é dito que Arceus tem sua própria dimensão.


O Hall of Origin (lugar onde é possível encontrar-se com Arceus nos jogos) está localizado lá.


Dimensões dos Guardiões dos Lagos

  

Diz-se que os Guardiões dos Lagos (Uxie, Mesprit e Azelf) habitam seu próprio bolsão dimensional conectado aos três lagos de Sinnoh : Lago Perspicácia, Lago Verdade e Lago Valor.


Interdream Zone (Dimensão Onírica)

A Interdream Zone está localizada entre os sonhos e a realidade e é investigada pela Professora Burnet no jogo spin-off Pokémon Dream Radar. A Interdream Zone é mencionada novamente em Pokémon Sun and Moon por Cientistas no Laboratório de Pesquisa Dimensional em Heahea City, que é liderado pela Professora Burnet. Aparentemente, é uma dimensão intermediária entre a realidade do Mundo Pokémon e o Dream World.


Dream World (Mundo dos Sonhos)

O Dream World é a dimensão que todos os Pokémon visitam quando estão dormindo.


No anime, é revelado que o Pokémon Musharna pode acessar livremente esta dimensão.


Ilha Miragem

A Ilha Miragem, localizada na rota 130 da Região de Hoenn, é um local que só pode ser visitado sob raras circunstâncias em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald. Existe uma probabilidade diária de a Ilha aparecer ou não para o jogador, de modo que na maioria do tempo, ela não fica visível na Rota 130.

Ilha Miragem no Anime

Rota 130 sem a Ilha Miragem

Rota 130 com a Ilha Miragem


No Mangá Pokémon Adventures é explicado que o tempo na ilha avança em um ritmo diferente do tempo no mundo exterior, fazendo com que os dois fiquem inconsistentes por 21 dias. O tempo na ilha nem sempre corre a uma velocidade constante e, quando o tempo na ilha passa normal, pode-se entrar ou sair da ilha.

Isso significa que, quando o tempo passa de uma maneira diferente entre a Ilha e o mundo exterior, a Ilha encontra-se fora do espaço-tempo, em uma dimensão paralela, e a entrada ou saída só é possível após 21 dias, quando o tempo da ilha e o tempo do mundo exterior se alinham novamente.

A Ilha Miragem não se encontra presente nos remakes Omega Ruby & Alpha Sapphire.


Ultra Espaço

O Ultra Space ou Ultra Espaço é uma dimensão alternativa que abriga as Ultra Criaturas. Pokémon Sun e Moon, e posteriormente Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, introduziram o conceito. Portais instáveis ​​chamados Ultra Fendas Espaciais conectam o mundo Pokémon e os vários mundos que estão conectados ao Ultra Space.


Em questão de aparência, o Ultra Space pode ser definido como um Universo, só que sem astros, estrelas ou galáxias. Ao invés dos habituais corpos celestes que vemos no espaço sideral, no Ultra Espaço só existem Ultra Fendas Espaciais, portais que ligam o Ultra espaço a diversos outros mundos. O que significa que talvez o Ultra Espaço seja uma "sala" do multiverso de Pokémon, cheia de buracos de minhoca que levam para outros planetas e até mesmo outras dimensões.


Cada uma das Ultra Fendas Espaciais no Ultra Espaço conduzem a diferentes locais do Universo, há muitos e muitos anos-luz de distância de onde o jogador se encontrava anteriormente.


Dentre os mundos/planetas que são acessíveis pelo Ultra Espaço, estão os mundos que originaram as Ultra Criaturas. São eles:


Ultra Deep Sea
(Lar de Nihilego)

Ultra Jungle
(Lar de Buzzwole)

Ultra Desert
(Lar de Pheromosa)

UItra Plant
(Lar de Xurkitree)

Ultra Forest
(Lar de Kartana)

Ultra Crater
(Lar de Celesteela)

Ultra Ruin
(Lar de Guzzlord)

Ultra Megalopolis
(Cidade em outro mundo, onde Poipole é o Pokémon Inicial)

Ultra Space Wilds: Cliff World
(Mundo de Penhascos)

Ultra Space Wilds: Cave World
(Mundo Cavernoso)

Ultra Space Wilds: Rocky World
(Mundo Rochoso)

Ultra Space Wilds: Water World
(Mundo de Água)

A Ultra Ruin (de onde vem Guzzlord) é uma dimensão alternativa de Alola, em um outro mundo, pois o local aparenta ser uma versão distópica de Hau'oli City, na Ilha Melemele.

Além disso, se um Pikachu, Cubone ou Exeggcute é evoluído no Ultra espaço, ele irá evoluir para Kantonian Raichu, Marowak , ou Exeggutor, em vez de sua respectiva Alolan Form.

Entradas da Pokédex que fazem referência a dimensões


Haunter: Por causa de sua capacidade de deslizar através de paredes de blocos, é dito que ele é de outra dimensão.

Mega Gengar:
O terceiro olho que não pisca Mega Gengar permite que ele veja outras dimensões.
A energia da Mega Evolução o despertou. Ele mergulha em outra dimensão, onde mantém-se pacientemente à espera de uma chance de atacar.

No anime, no episódio JN091 (ゴースト列車、出発だよ··· The Ghost Train Departs...), o Gengar de Ash é visto acessando esta dimensão paralela mergulhando na sombra de seu treinador à procura de uma das 108 almas do Pokémon Spiritomb, que começou a possuir Ash.


Porygon-Z: Sua programação foi modificada para permitir o trabalho em dimensões alienígenas. Não funcionou como planejado.
Sua programação foi modificada para permitir que ele viajasse por dimensões alienígenas. Parece que pode ter ocorrido um erro.

 
Hoopa:
Esse encrenqueiro envia tudo e qualquer coisa para lugares distantes usando seu loop, que pode deformar o espaço.

Dimensões Exclusivas do Anime:

Paraíso Togepi

O Togepi Paradise (japonês:ト ゲ ピ ー の 楽 園 Togepy 's Paradis ) é um local exclusivo do anime em Hoenn.


O Togepi Paradise e o Reino da Miragem ajudam a defender um ao outro, e o primeiro também é reverenciado como um local de adoração pelo Mirage Kingdom. É o local de nascimento de todos os Togepi do mundo e é para onde eles vão depois de completar a missão de suas vidas; para tornar o mundo um lugar mais feliz.

Mundo de Deoxys


O mundo sem nome de Deoxys é um local exclusivo do anime encontrado em outra dimensão. Deoxys teve que se esconder no mundo Pokémon por causa da força criada por um meteoro. As forças geomagnéticas eram muito poderosas para ele controlar e causavam uma dor intensa.


Mirror World / Mundo Espelhado

O Mirror World (japonês:鏡 の 国 Mirror World ) é uma dimensão alternativa com fortes conexões com a Reflection Cave, na Regi~o de Kalos. É quase idêntico ao mundo Pokémon normal, com a exceção de que os humanos e Pokémon encontrados no Mundo Espelho têm personalidades opostas às suas contrapartes do mundo normal e suas aparências físicas são invertidas.


De acordo com Mirror Clemont, a existência de portais para outros mundos na Reflection Cave é um mito, pelo menos no Mundo do Espelho. Isso também sugere que o Mundo Espalhado é apenas uma das muitas dimensões alternativas diferentes acessíveis através da Reflection Cabe. Também de acordo com Mirror Clemont, pessoas que não são do Mirror World ficarão presas dentro do Mirror World para sempre assim que o sol se puser, embora a Equipe Rocket do mundo regular tenha conseguido sair de alguma forma, ainda que estivessem no Mirror World após o pôr do sol.






No Mundo Espelhado, o céu aparenta ser verde.

Mundo Alternativo Sem Nome


Em Pokémon Jornadas, um novo Mundo Alternativo apareceu. Este local aparenta ser exatamente igual ao Mundo Pokémon regular, exceto pelo fato de que algumas personalidades são invertidas (tais como no Mundo Espelhado), não há flores e uma constante aurora pode ser vista no céu sobre a região de Sinnoh. Neste mundo, Ash é um chorão, Dawn é uma treinadora Pokémon e não uma coordenadora e Jessie, James e Meowth são vilões barra-pesada.


O local estava sofrendo com uma forte influência do poder de Dialga e Palkia, que estavam presos pela Red Chain de Arceus, brigando e resultando em cataclismos espaço-temporais que geraram a aparição de portais que conectavam este mundo alternativo ao mundo regular.


No mundo alternativo, os Pokémon estavam DEVOLUINDO e retornando às suas formas pré-evoluídas até voltarem a ser ovos, graças ao poder de distorção temporal de Dialga.

2 comentários:

  1. ótima postagem, adorei, acabei por conhecer dimensões que nem sabia que existiam como as outras a mais de sun and moon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Vou atualizar esta página constantemente a partir de agora com mais informações que ficaram perdidas.

      Excluir

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.