Digimon x Pokémon

Digimon e Pokémon são duas franquias criadas em torno da temática "monstrinhos que batalham e evoluem" e a proximidade das duas acabou gerando ao longo dos anos, diversas "rixas" entre os fãs, dizendo que uma copiou a outra e vice-versa. O fato de que as duas surgiram no Japão, mais ou menos na mesma época, também corrobora esta ideia.

No entanto, tanto Pokémon quanto Digimon possuem mitologias vastíssimas e riquíssimas, com características únicas que se você conhecer ambas a fundo, notará que a única coisa que elas têm em comum é apenas isso: o fato de se focarem em monstrinhos que batalham e evoluem. A comparação fica meramente em questão de design e não em conceito, história e desenvolvimento de jogabilidade.

Aqui vão apenas algumas das principais diferenças entre as duas franquias:

1) Digimon se passa no nosso mundo real (onde vivem os humanos) e em um mundo à parte, conhecido como Digimundo (onde habitam os Digimon). Existem vários universos com várias versões de mundo real e de Digimundo.

O Digimundo como visto no Universo de Digimon Frontier

O mundo real, conectado ao Digimundo, como visto no Universo de Digimon Tamers

Já Pokémon possui um único mundo próprio (a existência de outros universos é confirmada, tal como através do surgimento das Ultra Beasts na Sétima Geração, mas não se sabe praticamente nada sobre universos paralelos, apenas superficialmente).

Neste mundo único, humanos e Pokémon coexistem desde o começo de tudo, logo, a cultura desses humanos se misturou à presença dos monstrinhos, enquanto em Digimon, na maioria de seus cânons, os humanos comuns (civis) geralmente não têm conhecimento sobre a existência dos monstrinhos.

Uma Batalha entre dois Treinadores de Pokémon, como visto no Especial da Mega Evolução durante a Saga Pokémon XY

2) Em Pokémon, humanos participam de torneios esportivos através dos quais eles se aliam aos monstrinhos que existem em seu mundo para batalhar contra outros Pokémon aliados a humanos. Já em Digimon, os Digimon só batalham, geralmente, contra inimigos/vilões, ou seja, lutam por obrigação, enquanto em Pokémon é mais uma atividade recreativa na maior parte do tempo.

Angemon contra o inimigo Devimon, como visto no mundo de Digimon Adventure (1999)


3) Pokémon são criaturas REAIS, ou seja, são equivalentes aos nossos animais: palpáveis e tangíveis. Digimon, por outro lado, são criaturas feitas de dados de computador, ou seja: digitais. Elas só se tornam parecidas com algo real quando algum ser humano é transportado para o Digimundo, tendo o seu próprio corpo transformado em dados também. Em dado momento, as próprias inteligências artificiais acabam indo para o mundo real e ganhando vida por lá, isto é, deixando de ser apenas dados e materializando um corpo REAL, capaz de ser tocado. Isso ocorre porque os dados dos Digimon são paralelos aos átomos do mundo real, o que faz que quando um vá para o mundo do outro, tais estruturas sejam convertidas à sua forma equivalente (dados ou átomos).

Ash tocando em Charizard, como visto na Série Pokémon Black & White

Agumon e Piyomon imateriais no mundo humano, em um ambiente virtual, como visto no mundo de Digimon Adventure Tri.

Piyomon saindo do ambiente virtual e materializando seu corpo no mundo humano, no mesmo episódio


4) A evolução em Pokémon, como regra, segue um padrão linear permanente de 3 membros de uma mesma família, sendo o primeiro o mais fraco e o terceiro o mais forte. As linhas evolutivas de Digimon, no entanto, são baseadas na Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin e não são nada lineares, tampouco permanentes, geralmente havendo mais de 6 estágios pelo qual um único indivíduo pode passar, incluindo fusões, mudanças de modo e vários outros métodos de se atingir um novo nível de poder.

Linha Evolutiva de Froakie, conforme jogos da Saga Core (Série Principal) de Pokémon

Chart com algumas (não todas) das possíveis digivoluções de Yuramon (base) - Clique para Ampliar

Em Digimon, a estrutura da evolução do indivíduo se dá fazendo um paralelo com as diferentes fases de um ser vivo, iniciando no nível:
Bebê 1 (onde geralmente o seu corpo é formado exclusivamente por uma cabeça); 
Bebê 2 (Passa a ganhar membros e/ou cauda para fugir de predadoresnaturais); 
Criança (Toma uma forma que definirá qual o rumo da sua linha evolutiva no futuro, finalmente podendo lutar por conta própria, isto é, finalmente tendo condições para tal);
Adulto (o Digimon fica mais forte e tem melhor performance nas batalhas. De uma forma geral, os Digimon naturalmente  só chegam até aqui, no Digimundo - apenas poucos conseguem evoluir sozinhos para além deste nível);
Perfeito (nível em que o Digimon utiliza na maioria das vezes, métodos artificiais para conseguir evoluir);
Mega ou Extremo (nível final de evolução do Digimon, onde tendem a se parecer com seres humanos adultos. Existem ainda formas de superar este nível, como mudanças de modo ou evoluções ainda superiores, como o Modo Explosivo, visto em Digimon Data Squad).

Já em Pokémon, os níveis evolutivos não necessariamente explicitam algum tipo de conexão com o estágio de vida do indivíduo. Até existe uma classificação de "Pokémon Bebês", mas Isto é restrito e não se aplica a todos os monstrinhos na primeira forma. Em linhas evolutivas de Pokémon insetos que passam pelo estágio de larva, depois casulo e por fim, de um artrópode bem desenvolvido, isso se torna mais nítido, no entanto. Ainda assim, o conceito de evolução conforme o crescimento e o atingimento de um novo estágio no ciclo de vida, não parece ser muito discutido dentro da franquia.

5) Um tópico extremamente importante quando estamos falando de Pokémon e Digimon é que os Pokémon, sendo análogos aos animais do nosso mundo, não falam. Eles simplesmente repetem o próprio nome da espécie (no anime) ou emitem sons rudimentares sem experimentar uma linguagem articulada (o cry, nos games). Os Digimon, no entanto, sendo criaturas que surgiram devido aos dados que os humanos depositaram na internet, conseguem compreender as línguas dos humanos e se comunicarem livremente com eles simplesmente falando. Muitos Digimon possuem culturas próprias no Digimundo, criando sociedades complexas na realidade em que habitam (cidades, reinos, formação de exércitos, sistemas de transporte como os Trailmons...) e, além disso, possuem um sistema de escrita próprio, o Digimoji, que é uma espécie de alfabeto dos monstrinhos digitais.

6) Os jogos Pokémon são lançados de tempos em tempos dentro de um sistema de "gerações", isto é, a cada geração, é compartilhado de uma só vez um número X de novos monstrinhos, sendo que cada geração comporta vários jogos distintos. Em Digimon, isso não acontece. Digimon novos surgem todo ano em diferentes mídias (games, animes, mangás, cartas...). Com isso, Pokémon que foi lançado em 1996, acumula um total de 896 monstrinhos oficialmente lançados até agosto de 2020, enquanto que Digimon (1997), sem esta restrição de lançamento de novas criaturas, já passa dos 1400 e o número certo é praticamente impossível de apurar, uma vez que novos Digimon surgem praticamente a cada mês.

Estas são apenas algumas das provas que Pokémon e Digimon possuem universos tão distintos, que não há comparar ambas as franquias no teor de conceito e mitologia.

Porém, se você é daqueles que gosta de analisar os designs para encontrar semelhanças entre os personagens, vamos fazer uma breve "comparação" com a aparência física de alguns Pokémon e Digimon, levando em conta o ano em que foram lançados. À esquerda, sempre teremos a imagem de um Pokémon e à direita, a de um Digimon.

 
Charmander (1996) VS Agumon (1997)
Esta é clássica. Charmander (Pokémon) surgiu primeiramente em 1996 nos jogos Pokémon Red & Green, enquanto Agumon (Digimon) teve sua estreia um ano depois, em 1997, no mangá "C'mon Digimon" e no Virtual Pet "Digital Monster Ver. 1".

  
Charizard (1996) VS Greymon (1997)
A rixa entre Charmander e Agumon não para por aí, não! Até mesmo suas evoluções, Charizard (Pokémon Red & Green) e Greymon (Mangá C'mon Digimon e V-Pet Digital Monster Ver. 1). As cores não ajudam muito.

 
Poliwag (1996) VS Otamamon (1998)
Que girinos são praticamente todos iguais, isso todo mundo sabe... Mas quando você olha para Poliwag, um Pokémon Clássico da franquia, surgido ainda na primeira geração (1996), e Otamamon, um Digimon surgido no segundo ano de existência dos monstrinhos digitais (1998), não há como não dizer que o segundo é uma versão adaptada e mais rebuscada do primeiro. O design de Otamamon é muito semelhante a Poliwag, não só pela cor ou pelo corpo simples baseado (obviamente) em um girino, mas até pelo formato dos olhos.

 
Klinklang (2010) VS Hagurumon (1999)
Aqui a situação se inverte. Klinklang é um Pokémon que surgiu em 2010 nos jogos da quinta geração, Pokémon Black & White, enquanto Hagurumon havia surgido 11 anos antes, em 1999, no jogo Digimon World.

 
Rayquaza (2002) VS Seadramon (1997)
O Pokémon Lendário Rayquaza surgiu nos jogos da terceira geração de Pokémon, Pokémon Ruby e Sapphire, lançados em 2002 no Japão, enquanto Seadramon surgiu em 1997 no Virtual Pet Digital Monster Ver. 1 e no mangá "C'mon Digimon".

 
Eon Duo: Latias e Latios (2002) VS Sparrowmon (2010)
Outros Pokémon Lendários que têm uma contraparte Digimon, por assim dizer, são Latias e Latios, integrantes da dupla conhecida como "Eon Duo". Ambos surgiram em 2002 com a terceira geração dos monstrinhos de bolso, enquanto que Sparrowmon, que muito se assemelha ao design da dupla só fui surgir em 2010, para a sexta série dos monstros digitais: Digimon Xros Wars/Fusion.

 
Sunflora (1997) VS Sunflowmon (2006)
O Pokémon Sunflora fez sua estreia oficialmente nos jogos da Segunda Geração, Pokémon Gold & Silver, em 1999, mas segundo vazamentos recentes, seu design já vinha sendo projetado desde 1997. Sunflowmon, por outro lado, debutou em 2006, no Virtual Pet Digivice iC 10X e no anime Digimon Savers/Data Squad, que estreou no mesmo ano.

 
Torterra (2006) VS Xuanwumon/Ebonwumon (2000)
Torterra surgiu em 2006 com o lançamento dos jogos Pokémon Diamond & Pearl, da 4ª Geração dos monstrinhos de bolso. Ebonwumon surgiu no ano de 2000 no Virtual Pet  "D-3 Digital Detect & Discover" e estreou no anime "Digimon Tamers" um ano depois em 2001. A semelhança no design é simples e se deve ao fato de ambos serem inspirados no Genbu, um dos quatro deuses celestiais da mitologia oriental, e como todos sabem, tanto Pokémon quanto Digimon tiveram origem no Japão.

 
Mega Sharpedo (2014) VS Tylomon (2000)
A Mega Evolução de Sharpedo, que debutou em 2014 nos remakes da 3ª Geração, Pokémon OmegaRuby & AlphaSapphire gerou diversas comparações com o Design de Tylomon, Digimon que surgiu no ano 2000, no Virtual Pet "D-3 Digital Detect & Discover". Ainda que a forma original de Sharpedo (de 2002) não se assemelhasse a Tylomon, sua Mega Evolução (com traços e lâminas, que na verdade são dentes, pelo corpo) chamou atenção por lembrar bastante o design do Digimon já existente há pelo menos 14 anos.

  
Mega Beedrill (2014) VS Cannonbeemon (2003)
Ok, Beedrill é um Pokémon da primeira geração, ou seja, estreou em 1996, assim como Charmander e Charizard, mas a forma que lembra bastante um Digimon só surgiu em 2014 para os remakes Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire. Estamos falando da sua Mega Evolução. A contraparte Digimon Cannonbeemon, entretanto, surgiu em 2003, 11 anos antes!

 
Moltres (1996) VS Birdramon (1997)
Tanto Moltres (Pokémon Red & Green) quanto Birdramon (V-Pet Digital Monster Ver. 2) são baseados na Fênix. No entanto, sabemos que nenhuma das séries inventou a fênix, correto?

  
Ho-Oh (1997) VS Hououmon/Phoenixmon (1999)
Este é um caso extremamente peculiar de novos Pokémon baseados na fênix. De acordo com os vazamentos recentes da demo de Pokémon Gold & Silver da SpaceWorld (1997), o design de Ho-Oh já vinha sendo projetado desde 1997., mas seu debut oficial nos jogos só aconteceu dois anos depois, em 1999, o mesmo ano em que Hououmon surgiu, no game "Digimon World". Vale lembrar, porém, que Ho-Oh apareceu pela primeira vez na franquia Pokémon no primeiro episódio do anime, intitulado "Pokémon, eu Escolho Você!", que foi ao ar no japão em Abril de 1997 e vejam só: quando ele apareceu pela primeira vez, sua cor era dourada, exatamente como a de Hououmon, e não vermelha, como viemos a conhecer a partir da segunda geração...

O Ho-Oh dourado que debutou em 1997

  
Jigglypuff (1996) VS Burpmon (2007)
Burpmon é mais um caso de Digimon que lembra um Monstrinho de bolso da primeira geração, neste caso, o querido Jigglypuff. Burpmon foi introduzido em 2007 no Virtual Pet Digimon Twin, mas só fez sua estreia de fato dentro em outra mídia da franquia no Anime Reboot de Digimon Adventure, em 2021. Jigglypuff, por outro lado, existe desde 1996.

 
Houndoom (1999) VS Dobermon (2002)
Houndoom surgiu junto a Sunflora, em Pokémon Gold & Silver (1999) enquanto Dobermon só foi surgir em 2002 no V-Pet D-Scanner 1.0. Ambos são visivelmente baseados na raça de cães Doberman.

  
Zeraora (2017) VS Renamon (2001) VS Pulsemon (2020)
Zeraora é um Pokémon Mítico que surgiu apenas nos jogos de complemento da sétima geração, Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, em 2017, enquanto Renamon já existia desde o lançamento do V-PET D-Ark Version 1.0, em 2001. Posteriormente, em 2020, surge um novo Digimon que é ainda mais parecido com Zeraora do que Renamon. Estamos falando do mascote do Virtual Bracelet, Pulsemon, um Digimon baseado em esportes, atividades físicas e claro, a pulsação, o que torna ele um Digimon "espetado", com habilidades elétricas, tal como Zeraora.

 
Solrock (2002) VS Solarmon (2000)
Solrock é um Pokémon da terceira geração que surgiu em 2002 em Pokémon Ruby e Sapphire, mas Solarmon é basicamente um recolor de Hagurumon (1999) e surgiu oficialmente como um Digimon novo em Digimon World: Digital Card Arena, no ano 2000.
 
Muk (1996) VS Raremon (1998)
Muk é um dos Pokémon da Primeira Geração (Pokémon Red & Green), enquanto Raremon só foi surgir em 1998, com o lançamento do Virtual Pet Digital Monster Ver. 5.

 
Slowbro (1996) VS Shellmon (1998)
Um caso parecidíssimo com o de Muk e Raremos é o de Slowbro e Shellmon. A única diferença entre os dois é que Shellmon surgiu no V-Pet Digital Monster Ver. 3, enquanto Raremos só foi surgir no 5. Os anos de debut, no entanto, não mudam.

 
Mantine (1997) VS Mantaraymon (2000)
Mantine, cujo design já vinha sendo projetado desde 1997, debutou em 1999 nos jogos Pokémon Gold & Silver. Seu doppelgänger Mantaraymon só surgiu no ano 2000 no V-Pet D-3 Version 3.

 
Wailord (2002) VS Whamon (1997)
Whamon é um Digimon que surgiu em 1997 com o Virtual Pet Digital Monster Ver. 2 e seu doppelgänger Pokémon Wailord só surgiu em 2002 com o lançamento de Pokémon Ruby & Sapphire.

 
Anorith (2002) VS Scorpiorutamon/Scorpiomon/Anomalocarimon (1998)
Anomalocarimon (também oficialmente chamado de Scorpiomon ou ainda Scorpiorutamon) é um Digimon que surgiu com o V-Pet Pendulum 2.0 Deep Savers (1998) enquanto Anorith só surgiu em 2002 com o lançamento de Pokémon Ruby & Sapphire.

 
Roselia (2002) VS Floramon (1999)
Mais um exemplo de Pokémon que surgiu em Ruby & Sapphire que lembrava muito um Digimon já lançado. Neste caso, temos Roselia que lembra bastante a Floramon, de 1999 (V-Pet Pendulum 4.0 Wind Guardians).

 
Scyther (1996) VS Snimon (1999)
O tema louva-a-deus com lâminas no lugar de braços foi levado a sério por ambas as franquias. Enquanto o Pokémon Scyther foi lançado logo na Primeira Geração (Pokémon Red & Green), Snimon surgiu em 1999 no game Digital Monster Ver. WonderSwan.

 
Swanna (2010) VS Swanmon (2000)
Enquanto Swanna só foi aparecer na Quinta Geração dos Monstrinhos de Bolso em 2010 com Pokémon Black & White, Swanmon dos monstrinhos digitais já tinha feito sua estreia 10 anos antes com o V-Pet D-3 Digital Detect & Discover.

 
Baltoy (2002) VS Shakkoumon (2000)
Shakkoumon fez seu debut em 2000 com o V--Pet D-Terminal Digivice, mas Baltoy só foi surgir em Ruby & Sapphire, de 2002 (mais um!).

Corsola (1999) VS Sangomon (2020)
Corsola é um Pokémon da Segunda Geração que estreou em 1999 nos jogos Gold & Silver, enquanto que Sangomon só foi estrear em Digimon Pendulum Z, lançado em 2020, mais de vinte anos depois. 

 
Cubchoo (2010) VS Hiyarimon (2021)
Cubchoo faz parte da 5ª Geração de Pokémon, ou seja, estreou em 2010, nos jogos Pokémon Black & White Versions. Onze anos mais tarde, em 2021, para o Vital Bracelet Digital Monster, surge Hiyarimon, um Digimon também de gelo, com as mesmas cores e cuja principal característica é um "ranho" escorrendo nariz abaixo, o aspecto mais marcante que existe em Cubchoo.

 
Blaziken (2002) VS Buraimon (2010)
As linhas evolutivas tanto de Blaziken quanto de Buraimon possuem dois elementos básicos em sua construção: galinhas e lutadores. A diferença é Blaziken estreou em Pokémon Ruby & Sapphire, oito anos antes de Buraimon, que só foi dar as caras em Digimon Story: Lost Evolution, no ano de 2010.

 
Riolu (2006) VS Gaomon (2006)
Riolu e Gaomon podem ser a prova de Pokémon e Digimon não copiam uma à outra, mas acabam convergindo em ideias eventualmente, o que gera esta "confusão" e debate entre a(s) comunidade(s), já que ambas as franquias, aparentemente, seguem uma mesma fórmula: mostrinhos que lutam... Riolu é um Pokémon introduzido na quarta geração, que estreou em Setembro de 2006 com Pokémon Diamond & Pearl Versions, enquanto Gaomon foi introduzido no anime Digimon Savers, lançado no mesmo ano, além de Cartas e Virtual Pets, como de costume. O que os dois têm em comum? Ora, ambos são canídeos bípedes, azuis e lutadores. Resultado: Ambos se tornaram populares dentro de suas respectivas franquias.

 
Ditto (1996) VS Drippin/Splasher Rosa (2011)

Ditto é um Pokémon de 1996, ou seja, da Primeira Geração, enquanto o Drippin ou Splasher Rosa é uma forma de vida digital que apareceu em Digimon Xros Wars somente em 2011. É honroso mencionar que uma forma evoluída de Ditto chamada Animon (アニモン) chegou a ser considerada para a segunda geração dos monstrinhos de bolso, de acordo com a demo da SpaceWorld de 1997, vazada recentemente. Tal evolução perdida também se assimila muito ao Drippin, porém, esta evolução de 1997 só foi revelada  ao público em 2018.
 

Conclusão: Às vezes, pode parecer que Digimon realmente "copiou" Pokémon em alguns designs (especialmente nos da primeira e segunda gerações), mas há momentos bastante nítidos em que os designs de Pokémon se assemelham muito aos de Digimons já lançados (especialmente na terceira geração). Contudo, é apenas uma questão de design e não de história, de background, de jogabilidade. Alguns monstrinhos só se parecem fisicamente porque claramente foram baseados na mesma coisa (sendo esta coisa existente aqui no mundo real, como por exemplo, a lenda da fênix, a arraia, a engrenagem ou até mesmo o cisne [swan, em inglês]).

Mas tirando a questão de design, tanto Pokémon quanto Digimon são séries riquíssimas com conceitos únicos em cada uma, com focos diferentes, backgrounds diferentes e propósitos diferentes. Não vale a pena ficar alimentando rixas entre as duas séries só por causa de design. Até porque nenhum design de nenhuma criatura fictícia é totalmente original (a menos que fosse uma figura abstrata), uma vez que estes designs são todos baseados em uma coisa pré-existente no mundo real.

Para aqueles que ainda ficam comparando só por aparência, comece a pesquisar mais a fundo. Conheça as duas séries. Os universos são tão profundos e tão ricos separadamente, que você perceberá que toda e qualquer comparação passa a ser nada mais nada menos do que meramente estética.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.