Modalidades de Batalha em Pokémon


As Batalhas Pokémon são classificadas em várias modalidades, de acordo com uma série de fatores.  Essas diferenças são principalmente no número de treinadores e Pokémon envolvidos na batalha de uma só vez, mas as batalhas também podem diferir devido a um conjunto de regras específicas ou Pokémon banidos. Vamos entender?

Single Battles
As Batalhas no formato Single são batalhas em que um único Pokémon enfrenta outro único Pokémon ao mesmo tempo. Ou seja, ambos os lados só podem enviar um único Pokémon por vez durante a partida.

Full Battles
As Full Battles ou Batalhas Completas, também chamadas de batalhas 6x6 são batalhas single em que ambos os treinadores utilizam 6 Pokémon durante a partida, que é o número máximo de Pokémon que se pode usar em uma batalha. Vence aquele que derrotar todos os 6 Pokémon do time adversário.

Double Battles
Uma Batalha Dupla é iniciada quando dois Pokémon, em vez de um, são enviados por lado. Introduzida nos jogos da 3ª Geração, as Batalhas Duplas podem alterar bastante a estratégia de um jogador, agora tendo que fugir do dobro dos movimentos e tomar o dobro das decisões por turno.

Multi Battles
As Multi Battles (Tag Battles, no anime) ou batalhas EM dupla, são um tipo de Batalha Dupla na qual cada um dos quatro Pokémon é controlado por um Treinador Pokémon separado. 

Formato VGC (Video Game Championships)
O Video Game Championships, ou VGC, é usado no Campeonato Mundial e é um formato popular nas batalhas de links. Foi introduzido Platinum em 2009. As regras específicas e os Pokémon banidos variam de ano para ano. Geralmente, são batalhas duplas, usam os jogos Pokémon mais recentes, exigem que cada jogador use quatro Pokémon e bane Pokémon míticos.

Contest Battle
As Batalhas de Contest, exclusivas do anime, ocorrem em um prazo pré-estabelecido de 5 minutos e o objetivo não é derrotar diretamente aos oponentes, mas diminuir o máximo o possível de pontos deles. Para saber mais, clique AQUI.

Triple Battles
As Triple Battles são semelhantes às Double Battles, porém, ao invés de mandar simultaneamente um ou dois Pokémon para o campo, o treinador libera três Pokémon de uma só vez.

Aqui, os Pokémon só conseguem mirar seus ataques em oponentes adjacentes. (Por Exemplo, os Pokémon que estão à direita, só conseguem mirar no que está diretamente à sua frente e no que está mais ao lado).

O Pokémon que está no centro pode mirar seus ataques em qualquer um dos três oponentes. Alguns ataques atingem ambos os oponentes adjacentes neste tipo de batalha, enquanto outros atingem todos os três Pokémon adversários de uma só vez.

Rotation Battles
Uma Variação das Triple Battles, as Rotation Battles também ocorrem com três Pokémon postos em campo de uma só vez, porém, eles se revezam de modo que apenas 1 pokémon pode atacar por vez, rotacionando a plataforma de batalha sobre a qual os Pokémon se encontram.

Rotacionar a plataforma é uma ação livre, o que quer dizer que o treinador pode escolher rotacionar e também atacar em um mesmo turno. O que Pokémon que estiver à frente de sua rotação é o que poderá atacar e ser atacado.

 
Launcher Battles
Uma Launcher Battle é um tipo de batalha multiplayer nos jogos da série principal da Quinta Geração, na qual os dois jogadores têm o Wonder Launcher ativado, permitindo que eles comprem o uso de certos itens utilizando pontos que são acumulados a cada turno.

Team Battles
Team Battles são um estilo de batalha exclusivo do anime. Nelas, um conjunto de três, cinco ou sete treinadores batalham como um time, utilizando diversos tipos de formação. Estas batalhas geralmente ocorrem quando um grande número de treinadores se reúne e geralmente são acompanhadas de uma reunião de estratégia que envolve a comparação de personalidades e habilidades de Pokémon enquanto decidem sobre formações de batalha e combinação de movimentos. 

Horde Battles
Introduzidas na sexta geração, as Horde Battles consistem em 1 único Pokémon batalhando contra outros 5 simultaneamente. Em Pokémon XY, as Horde Battles consistiam apenas em "Horde Encounters" ou "Encontros de Hordas", que ocorrem naturalmente contra Pokémon Selvagens.

Em ORAS, porém, as Horde Battles assumiram outra proporção, de modo que também é possível batalhar contra hordas de treinadores.

Sky Battles
Também introduzidas na sexta geração, as Sky Battles nada mais são do que batalhas que ocorrem no céu, ao invés de na terra ou no mar. Dito isto, apenas alguns Pokémon do tipo Voador ou que possuam a habilidade Levitate são aptos para participar deste tipo de batalha.

Inverse Battles
Uma batalha inversa é um tipo de batalha introduzida na Sexta Geração. Durante uma batalha inversa, as vantagens e desvantagens de tipos são invertidas. Este tipo de batalha é conduzida apenas com o Psíquico Inver, que pode ser desafiado uma vez por dia na Rota 18 de Kalos em Pokémon X e Y e em Mauville City em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire. Uma base super secreta também pode conter batalhas inversas.

Na imagem, Gourgeist é atingido por um Dynamic Punch, algo que só é possível devido à inversão das vantagens e desvantagens ocorrida nas Inverse Battles, o que também afeta as imunidades de tipo que alguns Pokémon possuem.

Battle Royal
Um Battle Royal é um tipo de batalha introduzida na Sétima Geração, na qual quatro treinadores se enfrentam simultaneamente. Cada treinador traz até três Pokémon para o ringue, usando um Pokémon de cada vez. No final de um turno, se um treinador não tiver mais Pokémon, o Battle Royal termina. Todos os participantes são pontuados com base no número de Pokémon nocauteados e no número de Pokémon restantes.

SOS Battles
Uma Batalha SOS é um tipo de batalha introduzida na Geração VII, na qual Pokémon selvagens pedem ajuda de aliados, transformando uma batalha selvagem individual em uma de 2 contra 1. Os Pokémon Totem sempre pedem ajuda e suas chamadas são sempre atendidas. Os Pokémon não-Totem também podem pedir ajuda; no entanto, sua chamada nem sempre é atendida. A maioria dos Pokémon pode convocar aliados da mesma espécie , mas alguns podem convocar outros Pokémon em sua família, e alguns podem convocar outros Pokémon não relacionados. Para algumas espécies, o Pokémon que um Pokémon selvagem pode chamar varia de acordo com a localização.

Raid Battle
As "Batalhas de Reide" consistem em vários treinadores lutando ao mesmo tempo contra um único Pokémon muito poderoso, em um período limitado de tempo. Foi introduzida primeiramente em Pokémon GO, mas posteriormente, apareceu também no anime. No jogo, as Batalhas de Reide ocorrem nos Ginásios especiais espalhados pelo mapa.

Max Raid Battle
As Max Raid Battles (Batalhas de Reide Max) são um formato de batalha totalmente novo, onde é possível que o jogador forme uma equipe com outros três Treinadores e então enfrente um Pokémon Dinamax selvagem. E, caso consiga derrotar este Pokémon Dinamax selvagem, terá a oportunidade de capturá-lo. Os Pokémon Dinamax selvagens irão manter a sua forma gigantesca durante toda a batalha e beneficiar de outros poderes únicos, como por exemplo, a capacidade de utilizar movimentos normais mesmo em modo Dinamax, o bloqueio das habilidades dos Pokémon oponentes e também a criação de barreiras que precisarão ser quebradas para que ele consiga sofrer algum dano. Apenas 1 membro da equipe, quer seja o jogador ou os seus aliados, poderá transformar um Pokémon através do Dinamax durante uma Max Raid Battles.


Tera Raid Battle
Nas Tera Raid Battles, você se unirá a três outros Treinadores para enfrentar um Pokémon selvagem Terastalizados dentro de um limite de tempo. Observação: é necessária uma assinatura paga do Nintendo Switch Online para interagir com outros Treinadores usando a Internet. Em Tera Raid Battles, você pode atacar sem esperar pelos turnos de outros Treinadores, por isso é importante que você coopere com seus colegas Treinadores em um ritmo rápido. Os Pokémon que aparecerão nas Tera Raid Battles são ferozes, mas você pode unir forças com outros jogadores para se sair vitorioso!


Você poderá tentar uma Tera Raid Battle tocando em cristais brilhantes. As cores desses cristais correspondem ao Tipo Tera do Pokémon Tera que você encontrará. Eles quase parecem pedras preciosas! Além disso, um pilar de luz cintilante será disparado para o céu acima de qualquer um desses cristais, tornando-os fáceis de detectar à distância.

Este sistema de batalha tem um limite de tempo e permite que você continue atacando sem ter que esperar que outros Treinadores escolham suas ações. Enfrente essas batalhas coordenando com seus companheiros de equipe e aumentando as estatísticas dos Pokémon do seu lado ou curando-os. Existem três tipos de torcida que você pode usar, e eles beneficiarão todos os Pokémon aliados do seu lado. Os três efeitos são: aumentar o Atk e Sp. Atk, aumentar a Def e Sp. Def e cura. Qualquer um pode usar essas torcidas, permitindo que você jogue cooperativamente, mesmo que seu Pokémon não tenha aprendido nenhum movimento para apoiar outros Pokémon.

Você pode torcer em vez de usar um movimento Pokémon.

Você pode usar os três tipos de cheers um total de três vezes por Tera Raid Battle.

Pegue o Pokémon Tera derrotado!
Conseguir derrotar o Pokémon Tera dentro do limite de tempo irá desfazer a transformação do Pokémon, dando a você a chance de tentar pegá-lo jogando Poké Balls. As vitórias também podem recompensá-lo com muitos itens úteis!


Auto Battle
As batalhas automáticas são uma nova forma de batalha que pode ser ativada usando o botão “Let's Go!” em Pokémon Scarlet & Violet. Fazer isso enviará um Pokémon para lutar contra Pokémon selvagens sem precisar de ordens de seu Treinador. Seu Pokémon pode ser enviado para uma Batalha Automática contra qualquer Pokémon selvagem que você veja no campo e ele pode até encontrar Pokémon para se envolver em Batalhas Automáticas por conta própria.​

Quando seu Pokémon está fora e participando de Batalhas Automáticas, você pode fazer o que quiser - ficar ao lado dele para vigiá-lo ou tentar procurar itens nas proximidades. Ao derrotar Pokémon selvagens em Auto Battles, seu Pokémon também pode ganhar itens e Pontos de Experiência.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.