Involução/Devolução em Pokémon

Involução, Devolução ou ainda Degeneração é o processo em que um Pokémon evoluído volta à sua forma anterior. Isso não é tão conhecido entre o fandom quanto a evolução é, devido à involução ser impossível dentro dos jogos e anime . Na maioria dos meios de comunicação em que existe, a involução não é tão comum quanto a evolução e geralmente é realizada principalmente por meios artificiais, como sprays ou engenharia genética.

 

Nos Games

1) Saga Core
Embora a involução não seja possível dentro dos jogos da série principal, a noção é referida pelas numerosas entradas de Pokédex de Slowbro. Essas entradas afirmam que se o Shellder cair, o Slowbro volta a ser um Slowpoke. Diz-se que se Slowking perde seu Shellder, ele esquece tudo o que aprendeu.

Uma situação semelhante se aplica ao Exeggutor, pois é afirmado em suas entradas Pokédex que se uma de suas cabeças cai, ela se tornaria um Exeggcute .

2) Pokémon Mystery Dungeon
Os únicos jogos Pokémon em que a involução é possível são os jogos da série Pokémon Mystery Dungeon do Nintendo 3DS

Em Pokémon Mystery Dungeon: Gates to Infinity, o Devolve Orb é um Wonder Orb que faz com que todos os inimigos na sala involuam.

Em Pokémon Super Mystery Dungeon, o jogador e seu parceiro evoluem e depois involuem três vezes durante a história principal do jogo, graças aos Harmony Scarves (Lenços da Harmonia) que usam.

Harmony Scarves

Artwork de Riolu e Tepig utilizando Lenços da Harmonia

3) Pokémon UNITE

A cena de abertura de Pokémon UNITE mostra Talonflame, Slowbro, Greninja, Cinderace e Garchomp se transformando em suas formas básicas de Fletchling, Slowpoke, Froakie, Scorbunny e Gible, respectivamente. Isso sugere que Pokémon experientes que participam de Unite Battles são devolvidos às suas formas básicas dentro do estádio para evoluir novamente durante o jogo.



Pokémon Trading Card Game
Os cards de Pokémon podem involuir nos videogames de Pokémon Trading Card Game, que contêm cards que podem causar a involução.

No Anime:

No anime Pokémon, o assunto da involução raramente foi levantado.

Misty afirma explicitamente no EP014 - A Exibição do Choque Elétrico, que a evolução não pode ser revertida, confirmando efetivamente a inexistência de devolução dentro do anime.

Isso foi reconfirmado em XY052 - Um Desafio Furtivo!, onde Bonnie pediu a Frogadier para se transformar em Froakie para que ela pudesse vê-lo evoluir novamente, mas Clemont explicou que não funciona dessa maneira.

O único caso conhecido de involução no anime ocorreu quando Faba equipou Silvally com uma máscara de restrição, transformando-o em um Type: Null.

Além disso, o Magneton de Clemont pode "involuir" rapidamente para três Magneton a fim de escapar de ataques inimigos. Não se sabe, porém, se essa separação é apenas temporária ou se ele consegue ficar bastante tempo separado em três diferentes seres.


Na Saga Pokémon Jornadas, entretanto, nos episódios JN089 (ディアルガ&パルキア!時空大異変!! Dialga & Palkia! The Space-Time Cataclysm!!) e JN090 (ディアルガ&パルキア!時空大決戦!! Dialga & Palkia! The Space-Time Showdown!!), os Pokémon de uma dimensão alternativa paralela ao Mundo Pokémon habitual começam a sofrer com os efeitos de uma batalha entre Dialga e Palkia. A batalha entre os dois Pokémon lendários faz com que raios comecem a ser expelidos por toda a região de Sinnoh daquele mundo, fazendo com que os Pokémon voltassem no tempo, primeiramente esquecendo os ataques que aprenderam e posteriormente, devoluindo até o ponto de se tornarem ovos novamente. Ash, Goh, Chloe e Dawn partem de seu mundo natal através de portais também criados pelo choque dos dragões lendários e encontram-se com suas respectivas contrapartes do mundo alternativo, unindo-se a elas para resolver este problema.

 
 
 
Vários Pokémon Devoluindo no Anime


Nos Mangás:

Pokémon Adventures
Antes de Vee, o Eevee de Red, evoluir para Espeon, ele havia sido objeto de um experimento da Equipe Rocket, que lhe permitiu evoluir para qualquer uma de suas três evoluções que eram conhecidas na época (Vaporeon, Jolteon e Flareon). Ele também foi capaz de voltar a ser um Eevee e evoluir para uma Eeveelution diferente. Embora isso signifique que a involução é possível em Pokémon Adventures, os meios artificiais pelos quais isso foi conseguido e a falta de quaisquer outras instâncias de devolução sugerem que pode não ser possível por meios naturais.

Jolteon involuindo para Eevee em Pokémon Adventures

Pokémon Horizon

O Rockruff de Akira tem a habilidade única de evoluir para Lycanroc e então se tornar Rockruff novamente, graças à estranha pedra vermelha em seu pescoço. Ele também tem a capacidade de mudar entre as formas Midday e Midnight quando evolui.

Pokémon Pocket Monsters

Ao contrário de qualquer outra mídia, os Pokémon são capazes de involuir com a mesma facilidade com que evoluem em Pokémon Pocket Monsters. Isto tornou-se especialmente evidente quando o Clefairy e o Pikachu de Red evoluiem para Clefable e Raichu, respectivamente, em seguida, revertem para suas formas originais, bem como quando o Charmander de Green evoluiu para Charizard e depois voltou a ser um Charmander.

No TCG

No TCG, a dinolução é perfeitamente possível, embora não por capricho do jogador. A involução deve ser induzida pelos efeitos de um ataque, um Poké-Power ou um card de Treinador. Os exemplos incluem o ataque Devolution Beam de Mew, o Undevelop Poké-Power de Flareon e o item Devolution Spray.

Devolution Spray, um dos poucos métodos de induzir a devolução no TCG

Hyper Devolution Spray

Devolution Spray Z

3 comentários:

  1. Eu adorava que fosse possível involuir nos jogos, quando deixei meu Grookey evoluir em Sword logo me arrependi quando vi o Twackey, se tivesse conhecido ele antes não teria deixado evoluir xD
    Uma razão que adoro os jogos de Digimon é que é possível involuir e se você quiser, optar por outra linha evolutiva do mesmo Digimon, gostaria que isso fosse implantado em Pokémon também, já que temos a Max Soup para tornar os Pokémon Dynamax, why not um item ou algum evento que permita a voltar a uma forma anterior? Mesmo que para isso perca alguns moves e levels...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mangá Horizon, se não me engano foi escrito por um dos autores de Digimon Adventure, imagino que tenha influenciado no Rockruff, que tal como os Digimon tem diferentes linha evolutivas...

      Excluir
    2. Aaaaaaah! Que tudooo! Não sabia sobre o autor do Horizon *--* Com certeza foi inspiração! Amooooo!!! ♥

      Excluir

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.