Dynamax e Gigantamax (PT-BR: Dinamax e Gigamax)


Dynamax /daɪnəˈmæks/, oficialmente conhecida no Brasil como Dinamax (com i), é um fenômeno que acontece exclusivamente em locais específicos da região de Galar e faz com que os Pokémon assumam formas gigantescas. A transformação é temporária, com duração de 3 turnos, durante o qual, os Pokémon transformados passam por um aumento considerável de HP. Quanto maior for o Dynamax Level (Nível de Dinamax) do Pokémon, mais HP ele ganhará ao entrar em Dinamax.


De acordo com a Professora Magnólia, durante o uso de Dinamax, o Pokémon distorce o espaço para alterar seu tamanho, enquanto afeta o mundo ao seu redor. O fenômeno Dinamax só pode ser utilizado 1 vez por batalha, e pode ser ativado em qualquer Pokémon da equipe do treinador, exceto por Zacian, Zamazenta e Eternatus.


COMPARAÇÃO DE TAMANHO DE UM POKÉMON EM MODO DINAMAX

 
 

O ITEM ESSENCIAL PARA O DINAMAX: O BRACELETE DINAMAX

Naturalmente, o fenômeno Dinamax é alvo de inúmeras investigações na região de Galar. E o produto dessas investigações é um item especial conhecido como Dynamax Band (Bracelete Dinamax).
 
Apenas os Treinadores que possuam uma Dynamax Band serão capazes utilizar o Dynamax nos seus Pokémon.

MOVIMENTOS MAX

Todos os movimentos de um Pokémon Dinamax irão se transformar em Max Moves (Movimentos Max) especiais. Os Movimentos Max têm um poder impressionante, mas não só! Alguns deles são mesmo capazes de produzir poderosos efeitos adicionais!
 
Os Movimentos Max que os seus Pokémon podem utilizar são determinados pelo tipo de movimentos que já conheciam, antes de se terem transformado por Dynamaxing.
Ao acessar a Dinamax, o Pokémon deixa de usar seus movimentos normais para utilizar os Movimentos Max. Ainda assim, Pokémon em modo Dinamax em Max Raid Battles às vezes podem utilizar seus movimentos comuns, mesmo não estando em seu tamanho e forma comuns.

Para mais informações sobre os Max Moves, consulte nossa página inteiramente dedicada aos mesmos.

ORIGEM DA DINAMAX

A Dynamax advém da energia que existe na região de Galar graças ao Darkest Day (Dia Mais Sombrio), evento ocorrido 3.000 anos antes dos eventos de Pokémon Sword & Shield.

   
Cenas do Dia Mais Sombrio ilustradas na Tapeçaria encontrada na Cidade de Hammerlocke:
1) Uma Estrela dos Desejos caindo dos céus;
2) Uma misteriosa tempestade sombria se formando;
3) Dois heróis usam espada e escudo para lutar;
4) Eles são coroados Reis.

Durante o Dia Mias Sombrio, o Pokémon alienígena Eternatus caiu à Terra em um meteoro, trazendo consigo a energia que originou os diversos "Power Spots" (Fontes Energéticas) espalhados pela região. Esta energia advém do próprio corpo do Eternatus, que se fragmentou na queda, gerando as Wishing Stars (Estrelas dos Desejos), que por sua vez, originaram as Fontes Energéticas.

Uma Estrela do Desejo, fragmento do próprio corpo de Eternatus

A Estrela do Desejo é a fonte de energia Dinamax que pode ser encaixada em um Bracelete Dinamax para permitir que um Treinador transforme o seu Pokémon. De acordo com a Professora Magnólia , as Estrelas do Desejo são partes do próprio Eternatus.

Eternatus

Graças a isso, um Pokémon só pode ativar a Dinamax em ambientes especiais próximos às Fontes Energéticas, tais como Estádios (que foram construídos em cima do local onde as Estrelas do Desejo caíram), e na Área Selvagem (Wild Area) próximo aos Pokémon Dens (Ninhos de Pokémon).

Treinador diante de um Pokémon Den na Área Selvagem


MAX RAID BATTLES

As Max Raid Battles (Batalhas de Reide Max) são um formato de batalha totalmente novo, onde é possível que o jogador forme uma equipe com outros três Treinadores e então enfrente um Pokémon Dinamax selvagem. E, caso consiga derrotar este Pokémon Dinamax selvagem, terá a oportunidade de capturá-lo.

Mas não fique demasiado confiante. Os Pokémon Dinamax selvagens irão manter a sua forma gigantesca durante toda a batalha e beneficiar de outros poderes únicos. Não se deixarão vencer facilmente!

Apenas 1 membro da equipe, quer seja o jogador ou os seus aliados, poderá transformar um Pokémon através do Dinamax durante uma Max Raid Battles, por isso é essencial que trabalhem em equipe. Além disso, algumas das coisas que pode fazer na Área Selvagem, tais como as Batalhas de Reide Max, podem ser muito mais divertidas com outros jogadores.

Enfrente um Pokémon Dinamax selvagem com os seus amigos!

Apenas um Treinador, dentre os quatro membros da sua equipe, poderá utilizar a Dinamax nos seus Pokémon e apenas uma vez por batalha.
 
Trabalhar juntamente com os seus aliados é a chave para a vitória.
 
Os Pokémon Dinamax selvagens que aparecem nas Batalhas de Reide Max parecem variar consoante o local onde se encontra na Área Selvagem ou o estado do tempo.

O estado do tempo na Área Selvagem varia todos os dias, por isso prepare-se para encontrar vários Pokémon diferentes durante as suas visitas. Além disso, parece que algumas espécies de Pokémon só podem ser pegas através de Max Raid Battles!

Por exemplo, poderá enfrentar o Steenee quando estiver sol e o Lanturn quando estiver a chover!
 
NOTA: Caso não encontre três outros Treinadores disponíveis para participar nas Max Raid Battles, serão adicionados automaticamente Treinadores de apoio à sua equipe, que o ajudarão a lutar contra os Pokémon Dinamax selvagens.

CRISTAL DINAMAX

O Dynamax Crystal (Cristal Dinamax) é um tipo de item introduzido na 8ª Geração e que não pode ser segurado por um Pokémon. Este item serve para mudar o Pokémon que aparecerá em uma Batalha de Reide Max. Existem 300 variedades de Cristais Dinamax.


Tem ativação manual. Quando usado a partir da Mochila na Watchtower Lair, um Pokémon Den (Ninho de Pokémon) na base das Watchtower Ruins na Área Selvagem, o den ficará ativo com um Pokémon Dynamax até a meia-noite do dia em que foi usado.


GIGANTAMAX

A Dinamax possui uma variação chamada Gigantamax /dʒaɪgæntəˈmæks/, oficialmente conhecida no Brasil como Gigamax. Ao passo em que a Dinamax se encarrega de apenas aumentar o tamanho do Pokémon, o Gigamax possibilita que o Pokémon cresça e mude de aparência (uma nova forma, por assim dizer).

Mesmo alterando a aparência, o Gigamax não muda o tipo e nem a habilidade do Pokémon envolvido, mas o Pokémon passa a receber um "G-Max Move" exclusivo.

COMPARAÇÃO ENTRE UM POKÉMON DINAMAX E UM POKÉMON GIGAMAX

 
 
 
 
 

FATOR GIGAMAX

Mesmo dentro de espécies que são capazes de fazer o Gigamax, apenas alguns indivíduos podem mudar de aparência. Diz-se que Pokémon que podem usar o Gigamax têm o Gigantamax Factor (Fator Gigamax). Pokémon com o Fator Gigamax podem ser vistos com um símbolo ao lado de seu nome na tela de resumo.

A presença deste símbolo indica que o Pokémon possui o Fator Gigamax

Quando um Pokémon entra no modo Dinamax, se tiver o Fator Gigamax e for de uma espécie que tenha uma forma Gigamax, ele mudará de aparência. Se o Pokémon não tiver o fator Gigamax, ele simplesmente aumentará de tamanho normalmente com a Dinamax, sem mudar de forma; se ele tiver o fator Gigamax, mas não tiver sua própria forma Gigamax (por exemplo, porque ele evolui para um Pokémon que o faz), ele também apenas aumenta de tamanho, sem mudar de aparência.

Ao contrário de outros de sua espécie, Pikachu, Meowth e Eevee com o Fator Gigamax não podem evoluir.

ETERNAMAX

O Pokémon Eternatus possui uma variação especial de Gigamax conhecida como Eternamax. Esta variação não pode ser obtida pelo jogador e só é possível de ser batalhada contra no modo história de Pokémon Sword & Shield.

Eternamax Eternatus

É vista, entretanto, toda vez que Eternatus utiliza seu movimento-assinatura Eternabeam (Raio Infinito).

 

MAX SOUP

Na Expansão The Isle of Armor, após o jogador ter passado pelo segundo desafio de Mustard, é possível pedir para um estudante do Master Dojo na cozinha para que ele faça Max Soup em troca de três clusters de Max Mushrooms por porção. A sopa pode ser dada a qualquer Pokémon que tenha uma forma Gigantamax (exceto Melmetal), que adiciona ou remove o Fator Gigantamax, dependendo se eles já o têm ou não. Ou seja, através dessa sopa, é possível fazer um Pokémon com a Dynamax comum tornar-se Gigantamax e vice-versa.


Para Urshifu, um favo de Max Honey é necessário além dos Max Mushrooms para alimentá-lo com Max Soup.


*Formas Gigamax Introduzidas em Pokémon Sword/Shield*

 ► 
Gigantamax Charizard
G-Max Move: G-Max Wildfire (Substituindo Movimentos do Tipo Fogo)
 ► 
Gigantamax Butterfree
G-Max Move: G-Max Befuddle (Substituindo Movimentos do Tipo Inseto)
► 
Gigantamax Pikachu
G-Max Move: G-Max Volt Crash (Substituindo Movimentos do Tipo Elétrico)
► 
Gigantamax Meowth
G-Max Move: G-Max Gold Rush (Substituindo Movimentos do Tipo Normal)
► 
Gigantamax Machamp
G-Max Move: G-Max Chi Strike (Substituindo Movimentos do Tipo Lutador)
► 
Gigantamax Gengar
G-Max Move: G-Max Terror (Substituindo Movimentos do Tipo Fantasma)
► 
Gigantamax Kingler
G-Max Move: G-Max Foam Burst (Substituindo Movimentos do Tipo Água)
► 
Gigantamax Lapras
G-Max Move: G-Max Resonance (Substituindo Movimentos do Tipo Gelo)
► 
Gigantamax Eevee
G-Max Move: G-Max Cuddle (Substituindo Movimentos do Tipo Normal)
► 
Gigantamax Snorlax
G-Max Move: G-Max Replenish (Substituindo Movimentos do Tipo Normal)
► 
Gigantamax Garbodor
G-Max Move: G-Max Malodor (Substituindo Movimentos do Tipo Venenoso)
► 
Gigantamax Melmetal
G-Max Move: G-Max Meltdown (Substituindo Movimentos do Tipo Aço)
► 
Gigantamax Corviknight
G-Max Move: G-Max Wind Rage (Substituindo Movimentos do Tipo Voador)
► 
Gigantamax Orbeetle
G-Max Move: G-Max Gravitas (Substituindo Movimentos do Tipo Psíquico)
► 
Gigantamax Drednaw
G-Max Move: G-Max Stonesurge (Substituindo Movimentos do Tipo Água)
► 
Gigantamax Coalossal
G-Max Move: G-Max Volcalith (Substituindo Movimentos do Tipo Pedra)
► 
Gigantamax Applin
G-Max Move: G-Max Tartness (Substituindo Movimentos do Tipo Planta)
► 
Gigantamax Appetun
G-Max Move: G-Max Sweetness (Substituindo Movimentos do Tipo Planta)
► 
Gigantamax Sandaconda
G-Max Move: G-Max Sandblast (Substituindo Movimentos do Tipo Terrestre)
► 
Gigantamax Toxtricity
G-Max Move: G-Max Stun Shock (Substituindo Movimentos do Tipo Elétrico)
► 
Gigantamax Centiskorch
G-Max Move: G-Max Centiferno (Substituindo Movimentos do Tipo Fogo)
► 
Gigantamax Hatterene
G-Max Move: G-Max Smite (Substituindo Movimentos do Tipo Fada)
► 
Gigantamax Centiskorch
G-Max Move: G-Max Snooze (Substituindo Movimentos do Tipo Sombrio)
► 
Gigantamax Alcremie
G-Max Move: G-Max Finale (Substituindo Movimentos do Tipo Fada)
► 
Gigantamax Copperajah
G-Max Move: G-Max Steelsurge (Substituindo Movimentos do Tipo Aço)
► 
Gigantamax Duraludon
G-Max Move: G-Max Depletion (Substituindo Movimentos do Tipo Dragão)
► 
Eternamax Eternatus
G-Max Move: Não Possui


*Formas Gigamax Introduzidas em DLC's*

 ► 
Gigantamax Venusaur
G-Max Move: TBA
 ► 
Eternamax Blastoise
G-Max Move: TBA
 ► 
Gigantamax Rillaboom
G-Max Move: G-Max Drum Solo (Substituindo Movimentos do Tipo Planta)
 ► 
Gigantamax Cinderace
G-Max Move: G-Max Fireball (Substituindo Movimentos do Tipo Fogo)
 ► 
Gigantamax Inteleon
G-Max Move: G-Max Hydrosnipe (Substituindo Movimentos do Tipo Água)
 ► 
Gigantamax Urshifu (Single Strike Style)
G-Max Move: G-Max One Blow (Substituindo Movimentos do Tipo Sombrio)
 ► 
Gigantamax Urshifu (Rapid Strike Style)
G-Max Move: G-Max Rapid Flow (Substituindo Movimentos do Tipo Água)

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.