Tipos de Pokémon, Vantagens e Desvantagens


Os Tipos são propriedades dos Pokémon e de seus movimentos. No presente momento (Geração VIII), são conhecidos 18 tipos de Pokémon e cada um desses tipos apresenta vantagens e desvantagens em relação uns aos outros em batalhas.
Os tipos são:

Inseto

Noturno, Sombrio
(Introduzido na 2ª Geração)

Dragão

Elétrico

Fada
(Introduzido na 6ª Geração)

Lutador

Fogo

Voador

Fantasma

Grama, Planta

Terra, Solo, Terrestre

Gelo

Normal

Venenoso, Veneno

Psíquico

Pedra, Rocha, Mineral

Metal, Metálico, Aço
(Introduzido na 2ª Geração)

Água


Com exceção dos tipos Dark e Steel (Gen II) e do tipo Fairy (Gen VI), todos os demais tipos foram introduzidos logo na primeira geração de Pokémon.

Além destes tipos, na 9ª Geração (Pokémon Scarlet & Pokémon Violet) foi introduzido um novo Tipo que só pode ser atingido através da mecânica de batalhas da geração, conhecida como Fenômeno Terastal. Trata-se do tipo:

Estelar


Vantagens e Desvantagens

O chart abaixo apresenta completamente as vantagens e desvantagens de todos os tipos existentes, considerando que nas linhas, encontram-se os tipos que estão atacando e nas colunas, o tipo que está recebendo o ataque/se defendendo.

Clique para Ampliar

Legenda:
2x - Superefetivo ou Dano Dobrado
1x - Dano Normal
1/2x- Resistência (Metade do Dano Normal)
0x - Imunidade (Não Causa Dano Algum)

Contudo, a visualização desta tabela, por mais que se tenha conhecimento das propriedades da legenda e dos tipos em si, parece um pouco confusa e talvez até "poluída" demais para a nossa mente, não é mesmo? Então que tal se eu te convidar para um modelo muito mais fácil para visualizar qual ataque vai dar superefetivo em qual tipo de Pokémon? Pois bem, aqui está o modelo definitivo para você nunca mais se perder no esquema de vantagens e desvantagens dos monstrinhos da franquia:



Imunidades
Se o tipo de um determinado movimento não for eficaz contra um tipo de alvo, o alvo é completamente imune a tal movimento, e o golpe não surtirá efeito (dano x0). Em outros palavras, imunidade é quando um Pokémon de determinado tipo não recebe dano algum de outro determinado tipo. As imunidades são:


Pokémon do tipo  têm imunidade a ataques tipo .
Pokémon do tipo  têm imunidade a ataques tipo .
Pokémon do tipo  têm imunidade a ataques tipo .
Pokémon do tipo   têm imunidade a ataques tipo .
Pokémon do tipo  têm imunidade a ataques tipo .
Pokémon do tipo  têm imunidade a ataques tipo .
Pokémon do tipo  têm imunidade a ataques tipo .
Pokémon do tipo  têm imunidade a ataques tipo .

Batalhas Inversas

Na sexta geração foi introduzido um novo tipo de batalhas, conhecido como "Batalha Inversa", no qual as vantagens e desvantagens de tipos se invertem e as imunidades desaparecem. Os tipos contra os quais normalmente se acertaria um golpe superefetivo, agoram resistem. E os tipos que anteriormente resistiriam, ou seriam imunes, agora sofrem dano superefetivo. As batalhas inversas funcionam de acordo com a seguinte tabela:


Simplificando:

 ►   

   ► 

   ► 

   ► 

 ►  ► 

 ►  ► 

   ► 

   ► 

 ►  ► 

   ► 

 ►  ► 

   ► 

   ► 

   ► 

   ► 

 ►  ► 

   ► 

 ►  ► 


Tipo Shadow (Sombroso)

Nos Jogos da série paralela Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness, existem os chamados Pokémon Shadow (Sombrosos) e os movimentos que tais Pokémon usam seguem regras de efetividade diferentes das convencionais...


Movimentos Sombrosos não têm tipo e exibem um espaço em branco onde o tipo normalmente apareceria nas telas de resumo e batalha. Convencionou-se entre os fãs, entretanto, de chamar os Shadow Moves de Movimentos do Tipo Shadow (Tipo Sombra) , já que esses movimentos possuem efetividade própria, como explicado a seguir:

  1. Em Pokémon Colosseum, existe apenas um Shadow Move: Shadow Rush, que tem eficácia regular contra qualquer tipo (ou seja, dano x1).
  2. Em Pokémon XD: Gale of Darkness, movimentos sombrosos são super eficazes contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficazes contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Movimentos Sombrosos não podem receber STAB. Todos os Shadow Moves têm PP ilimitados e exibem "--" (dois traços) como seu PP atual e máximo em todos os momentos. Shadow Moves não podem ser aprendidos via Sketch.

Movimentos Sombrosos que causam dano podem ser físicos ou especiais.


Como os Shadow Pokémon não podem ser trocados, esses movimentos são exclusivos dos dois jogos do GameCube, com todos, exceto Shadow Rush, exclusivos de Pokémon XD. Isso também os exclui do uso em Concursos, pois não há Concursos em Orre .

Todos os Pokémon Lendários Sombrosos em Pokémon XD têm um dos movimentos Sombrosos como seu movimento-assinatura. Este movimento aparece como uma contrapartida sombria e corrompida de um movimento que o Pokémon normalmente aprenderia, e tem poder de base menor do que sua contraparte não-Sombroso, mas ainda inflige mais danos devido a geralmente estar em uma situação em que será super eficaz (dano x2).

Para mais informações sobre os Shadow Pokémon, Clique Aqui.


Tera Tipo Estelar

O tipo Estelar é um tipo que existe apenas na 9ª Geração. Ao contrário de outros tipos, nenhum Pokémon ou movimento o suporta naturalmente, sendo exclusivo dos Pokémon Terastalizados. Da mesma forma, é o único tipo que um Pokémon não pode existir sem a mecânica.

Em outras palavras, nenhum Pokémon é naturalmente do tipo Estelar. Contudo, todos os Pokémon em Pokémon Scarlet e Violet (exceto Ogerpon, que é incapaz de mudar de Tera Tipo) podem ganhar o tipo Estelar através da mecânica da Terastalização, mas defensivamente, eles são sempre tratados como seu tipo base. Os movimentos do tipo Estelar sempre serão supereficazes contra outros Pokémon Tera, independentemente do Tera Tipo que estes assumirem.


Exclusivamente, o tipo Estelar não tem propriedades defensivas, já que um Pokémon Tera do tipo Estelar sempre manterá as propriedades defensivas de sua tipagem original. EX: Um Incineroar Terastalizado para o Tera Tipo Estelar ainda terá as mesmas fraquezas que ele tinha como um Pokémon dos tipos Fogo e Sombrio, como por exemplo, fraqueza ao tipo Água.

Propriedades ofensivas de movimentos do tipo Estelar
Supereficaz (×2):Não muito eficaz (×½):Sem efeito (×0):
Qualquer Pokémon Terastalizado, independente do Tera Tipo que este Pokémon tenhaNenhumNenhum

Fora da Terastalização, qualquer tentativa de mudar o tipo de um Pokémon para o tipo Estelar (como os movimentos Conversion 2 ou Reflect Type) falhará. Como tal, os Pokémon do tipo Estelar são, na prática, sempre fracos para Tera Blast e Tera Starstorm quando executados como um movimento do tipo Estelar, além de quaisquer fraquezas de seu tipo original.

Efeitos adicionais

Quando um Pokémon se transforma no Tera Tipo Estelar, ele ganha um aumento de ataque para cada tipo de movimento (2× para os tipos originais e 1,2× para todos os outros tipos), mas apenas uma vez por tipo. Depois que um movimento é usado, nenhum outro movimento do mesmo tipo receberá esse impulso ao ser Terastalizado. Em Tera Raid Battles, todos os movimentos serão aumentados desta forma sem limite. Em sua forma estelar, Terapagos mantém esse boost o tempo todo.

Tera Blast do tipo Estelar ganha maior base power ao custo de reduzir as estatísticas de Ataque e Ataque Especial do usuário em um estágio, e Tera Starstorm do tipo Estelar muda para atingir vários oponentes. Outros movimentos não podem ser alterados para o tipo Estelar.

Origem

O tipo Estelar, junto com o resto do fenômeno Terastal, foi criado por Terapagos. Os Pokémon ganham o Tipo Estelar Tera devido à influência dos cristais encontrados nas profundezas da Área Zero (Paldea). Terapagos não pode ter nenhum outro tipo de Tera além do Estelar. Além disso, como Ogerpon é um Pokémon que não pode trocar de Tera Tipo, ela é a única Pokémon que jamais pode pertencer ao tipo Estelar.


Tipos no TCG

No Trading Card Game, jogo de cartas oficial de Pokémon, os Pokémon têm tipos diferentes, a saber:

Tipos do TCG
Planta
Fogo
Água
Raios
Psíquico
Luta
Escuridão
Metal
Dragão
Fada
Incolor

Ao contrário dos videogames, existem apenas 11 tipos conhecidos no TCG; sendo que 10 desses tipos estão ativos no TCG atualmente. Originalmente, o TCG tinha sete tipos: Planta, Fogo, Água, Raios, Luta, Psíquico e Incolor. Em expansões posteriores, mais quatro tipos foram adicionados: Escuridão, Metal, Dragão e Fada.

O tipo Fada foi removido em fevereiro de 2020 com o lançamento da expansão Espada e Escudo, para fins de equilibrar o jogo.


Equivalência de Tipos no TCG

Tipo do TCGTipo nos videogames / anime, etc...


Planta
 
  (até o set EX Power Keepers, apenas)
 


Fogo

 


Água
 
 


Raios

 


Luta
 
 
 


Psíquico
 
 
  (do set de Diamond & Pearl até o set de Sword & Shield, apenas)
  (A partir do set de Sword & Shield)


Incolor
 
 
  (Até o set Dragons Exalted, apenas)


Escuridão
 
  (A partir do set de Sword & Shield)


Metal

 


Dragão

  (A partir do set Dragons Exalted)


Fada

  (De XY Até o set Cosmic Eclipse, apenas)


Vantagens e Desvantagens (TCG)

Fraqueza e resistência existem desde o início do Pokémon e têm a capacidade de criar ou romper um deck. Mas com o jogo crescendo e incorporando mais tipos, é fácil perder o controle de detalhes simples em um jogo em crescimento. Este gráfico é uma referência fácil para descobrir o que é fraco contra o quê e como operar de acordo com isso!

O ponto de corte para saber até onde voltar para analisar o conjunto de cartas é Heart Gold e Soul Silver. Qualquer coisa mais antiga que isso foi ignorada!

Clique para Ampliar

LEGENDA:

Primary (Primário): A fraqueza / resistência mais associada ao tipo por meio da maioria das cartas que o possuem.

Secundary (Secundário): Outras fraquezas / resistências que prevalecem no tipo, mas não são a maioria das fraquezas. Pode ser usado como um meio de subverter suposições típicas de fraqueza / resistência do tipo primário.

Fringe (Margem): Fraquezas / resistências que são uma minoria muito pequena no tipo. Embora sejam poucas e distantes entre si, essas estatísticas podem frequentemente ser vistas em Pokémon essenciais para decks (Yvetal EX é um exemplo notável). Para saber se uma estatística marginal é útil ou não, é necessário pesquisar as cartas em questão.


NOTAS:

- Fraquezas do tipo Raios se manifestam em quase todos os tipos de cartas, incluindo ele mesma. Isso é provavelmente devido à dispersão de Pokémon voadores em todos os tipos do TCG.

- Resistências / fraquezas incolores pertencem puramente a séries mais antigas e, desde então, foram eliminadas em todos os conjuntos mais recentes.

- Existe exatamente 1 card que é fraco para pokémons elétricos em tipos de Metal: Skarmory, XY Phantom Forces.

- Para os tipos de dragão, os conjuntos mais novos estão migrando para as fraquezas das fadas e eliminando as fraquezas do dragão. -Tipos fadas são as cartas mais consistentes em termos de fraqueza e resistência. Nesta documentação, não há um único card que não seja fraco ao metal e resistente à escuridão.

- Embora a principal fraqueza do Pokémon incolor seja o tipo luta, sua resistência secundária também é a luta; isso ocorre porque esta é uma característica compartilhada por pokémons incolores que são fracos para os tipos raio.

- A tendência geral dos tipos raio tem mostrado cada vez mais resistência ao metal à medida que cada novo conjunto é revelado - Os pontos fracos da água para os tipos luta são mais comuns nos conjuntos HeartGold / SoulSilver e Black / White, os conjuntos mais recentes os eliminaram principalmente sem exceções (como por exemplo, Stunfisk, Landorus...)

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.