Stats

Stats ou Statistic (do inglês, Estatística) é um elemento que determina certos aspectos de batalhas nos jogos. As estatísticas também podem se referir aos valores numéricos de cada campo em relação a Pokémon individuais. São elas:

As Estatísticas Permanentes


Togetic usando Soft-Boiled, um golpe
que restaura o HP do usuário em até 50%
de seu HP Máximo.
HP (abreviação de Hit Points) - São os pontos de vida que um Pokémon pode ter. Eles determinam quanto dano um Pokémon pode receber antes de desmaiar. Muitas outras mecânicas de jogo, como Pokémon Centers, Substitute, Leftovers e Pain Split , podem diminuir ou restaurar o HP. O HP perdido geralmente não é restaurado automaticamente no final de uma batalha, então os Pokémon podem entrar em outra batalha sem o HP completo. No Pokémon GO , ele é chamado de Stamina.

Attack (Ataque ou Ataque Físico) - Determina em parte quanto dano um Pokémon causa ao usar um movimento físico.
Os stats de "Attack" e "Defense" correspondem ao uso e ao
recebimento de Ataques Físicos.

Defense (Defesa ou Defesa Física) - Determina em parte quanto dano um Pokémon recebe quando é atingido por um movimento físico.

Special - Nos jogos da Primeira Geração de Pokémon, existia uma estatística chamada Special (Especial), que se referia tanto à quanto um Pokémon causa danos usando ataques especiais quanto à quanto ele recebe de dano por levar um golpe desse tipo. A partir da segunda geração, este stat foi dividido nos dois que veremos a seguir: Special Attack e Special Defense.

Psybeam (Special): O Pokémon que ataca
utiliza seu stat de Sp. Atk para calcular quanto
dano irá causar. O Pokémon que recebe utiliza
seu stat de SP. Df para calcular quanto dano
irá tomar.
Special Attack (Ataque Especial) - Determina em parte quanto dano um Pokémon causa ao usar um movimento especial .
Special Defense (Defesa Especial) - Determina parcialmente o dano que um Pokémon recebe quando é atingido por um movimento especial.

Speed - Determina a ordem dos Pokémon que podem atuar em batalha. Se os Pokémon estão se movendo com a mesma prioridade, os Pokémon com maior velocidade no início de qualquer turno geralmente faz um movimento antes daqueles Pokémon com menor velocidade; no caso de dois Pokémon terem a mesma velocidade, um deles irá aleatoriamente primeiro.

As Estatísticas em Batalha


Double Team: Movimento
que aumenta a Evasion do usuário.
Evasiveness ou Evasion (Evasão) - Determina sua probabilidade de evitar os movimentos de outros Pokémon. O valor inicial no início de qualquer batalha é 100%. Se a evasão de um Pokémon for reduzida abaixo de 100% com um movimento como o Sweet Scent , outros Pokémon terão uma chance melhor de seus movimentos acertarem. Se a evasão for aumentada acima de 100% com um movimento como o Double Team , outros Pokémon terão mais dificuldade em acertar seus movimentos.


Sand-Attack: Movimento
que reduz o accuracy do alvo.
Accuracy (Precisão / Pontaria / Mira) - Determina sua probabilidade de atingir outro Pokémon. O valor inicial no início de qualquer batalha é 100%. 





EV's

Os EV's ou Effort Values (Valores de Esforço) são valores que contribuem para as estatísticas de um Pokémon individual nos jogos Pokémon centrais e secundários . Eles são obtidos principalmente ao derrotar Pokémon em batalha, com base no Pokémon derrotado. 

Stat Experience (Nas Duas Primeiras Gerações)

Nos jogos das gerações I e II , devido ao fato de o sistema de valores de esforço ser totalmente diferente dos jogos posteriores, eles são comumente referidos pelos fãs como Stat Experience no contexto desses jogos. Nas Gerações I e II , os pontos de esforço dados são iguais às estatísticas básicas das espécies de Pokémon derrotadas.
A estrutura de dados do Pokémon contém dois bytes de EV para cada uma das cinco estatísticas (HP, Ataque, Defesa, Velocidade e Especial), começando em zero quando capturado e com um EV máximo de 65535 para cada estatística. Quando um Pokémon é derrotado, suas estatísticas básicas são convertidas em pontos de esforço e adicionadas aos EVs. Por exemplo, derrotar um Mew concede 100 pontos de esforço para cada EV. (Derrotar 656 Mew , portanto, dará um EV máximo de Pokémon em cada estatística.)

Sistema Moderno (Da Terceira Geração em diante)

Desde a Geração III , os pontos de esforço foram valores completamente separados das estatísticas base (base stats). Pokémon derrotados distribuem 1, 2 ou 3 pontos de esforço para uma determinada estatística, dependendo da espécie (consulte a lista de Pokémon pelo rendimento do valor do esforço, em inglês). No entanto, em batalhas que não proporcionam experiência (como na Torre de Batalha ou se o Pokémon estiver no nível 100), o Pokémon não ganhará nenhum ponto de esforço. No nível 100, as estatísticas de um Pokémon serão um ponto de status mais alto em um status específico para cada quatro pontos de esforço ganhos nesse status.

Pokémon são limitados a 510 pontos de esforço no total. Desde a Geração III, como as estatísticas são calculadas dividindo o esforço por 4 e desconsiderando o restante, são necessários 252 pontos de esforço para maximizar uma estatística. Como resultado, a quantidade máxima de pontos de estatísticas adicionais que podem ser adquiridos pelo treinamento em EV para uma determinada estatística é 63 quando o Pokémon está no nível 100, em comparação com um Pokémon idêntico que não é investido em EVs (e ignorando naturezas).

Vitaminas adicionam 10 pontos de esforço. Antes da geração VIII , eles não podiam elevar uma estatística acima de 100 EVs. As vitaminas não podem elevar o total de pontos de esforço acima de 510. Essas vitaminas podem ser encontradas para $9.800 em lojas de departamento ou na cidade de Laverre na geração VI e para $10.000 no Monte Hokulani na geração VII. A lista de vitaminas inclui:

HP UP (Aumenta os EVs de HP)
Protein (Aumenta os EVs de Ataque)
Iron (Aumenta os EVs de Defesa)
Calcium (Aumenta os EVs de Ataque Especial)
Zinc (Aumenta os EVs de Defesa Especial)
Carbos (Aumenta os EVs de Speed)

Há outros itens que aumentam estes atributos, tais como algumas berries específicas, braceletes e wings.

Se um Pokémon possui uma Exp. Share, ele receberá pontos de esforço, mesmo que o Pokémon em batalha tenha maximizado seus pontos de esforço. Se o Pokémon com o Exp. Share tem Pokérus, a quantidade de pontos de esforço recebidos é dobrada.


IV's


Individual Values ou Valores Individuais são o equivalente aos genes dos Pokémon.  Eles são fundamentais para determinar as estatísticas de um Pokémon, sendo responsáveis ​​pela grande variação nas estatísticas entre os Pokémon não treinados da mesma espécie. No contexto das Gerações I e II , que possuem um sistema IV diferente, os IVs também são chamados de valores determinantes (DVs).

Cada uma das seis estatísticas de batalha tem um IV associado, com esse IV sendo calculado juntamente com as estatísticas básicas do Pokémon , Nature e EVs para determinar o número real de estatísticas. Os IVs de um Pokémon são corrigidos quando são gerados pelo jogo (ou seja, quando são encontrados na natureza ou dados ao jogador por um NPC ) e não podem ser alterados (embora o Hyper Training faça com que as estatísticas se tornem valores correspondentes aos IVs máximos).

Ora, em outras palavras, isso significa que o jogo gera aleatoriamente Pokémon melhores e Pokémon piores, dependendo das quantidades dos IV's em cada estatística. Dessa forma, 2 Pokémon de uma mesma espécie podem conflitar no que diz respeito aos IV's, uma vez que esta é uma característica individual de cada ser. E os próprios Pokémon treinados, graças aos EV's ganham diferenças nas estatísticas daqueles que não são treinados.


EL's

Em Pokémon Legends: Arceus, O que antes eram pilares nos jogos Pokémon da série principal, EVs e IVs não afetam mais as estatísticas. Em vez disso, cada estatística para cada Pokémon tem um "Nível de Esforço" específico, ou EL.

Esses Níveis de Esforço não são aumentados por nenhum outro meio além do uso de itens que são comumente encontrados no jogo, liberando Pokémon, capturando Pokémon Alfa e muito mais.

Esses itens não podem ser usados em massa, pois só funcionam quando o nível de esforço está dentro de um determinado limite.

Cada Nível de Esforço tem um valor específico que alimenta o cálculo de estatísticas

Effort Level 00
Effort Level 12
Effort Level 23
Effort Level 34
Effort Level 47
Effort Level 58
Effort Level 69
Effort Level 714
Effort Level 815
Effort Level 916
Effort Level 1025

No entanto, embora os IVs não sejam utilizados nos cálculos de estatísticas, eles podem determinar o nível de esforço inicial para uma estatística.

IV de 0-20 dá nível de esforço 0
IV de 20-25 dá nível de esforço 1
IV de 26-30 dá nível de esforço 2
IV de 31 dá nível de esforço 3

Lista de Itens que aumentam os Níveis de Esforço

Grit Dust
(Grão de Pó)
Descrição: Poeira misteriosa que pode aumentar o nível de esforço de uma das estatísticas de um Pokémon. Ele pode ser usado para aumentar os níveis de esforço apenas até o nível três, no entanto.

Grit Gravel
(Grão de Cascalho)
Descrição: Cascalho misterioso que pode aumentar o nível de esforço de uma das estatísticas de um Pokémon. Só pode ser usado se o nível de esforço for pelo menos o nível três e não superior ao nível cinco.

Grit Pebble
(Grão de Seixo)
Descrição: Um seixo misterioso que pode aumentar o nível de esforço de uma das estatísticas de um Pokémon. Ele só pode ser usado se o nível de esforço for pelo menos nível seis e não superior ao nível oito.

Grit Rock
(Grão de Rocha)
Descrição: Uma rocha misteriosa que pode aumentar o nível de esforço de uma das estatísticas de um Pokémon. Ele só pode ser usado se o nível de esforço já atingiu o nível nove.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.