Líderes de Ginásio Exclusivos do Anime de Pokémon

Gym Leaders ou Líderes de Ginásio são uma classe de treinadores cujo combate é necessário para que um treinador avance para a Liga Pokémon de determinada região. Estes fortes treinadores, geralmente especializados em algum tipo específico de monstrinho, são os responsáveis por entregar aos desafiantes que forem capazes de derrotá-los, pequenos itens como medalhas, as chamadas insígnias. Geralmente, ao juntar oito insígnias, o treinador se qualifica para participar da Liga Pokémon e é aí que entra a importância dos líderes de ginásio, que fazem um filtro em quem está apto ou não para participar da competição, eliminando os mais fracos e possibilitando o avanço dos melhores.

Mas... Você sabia que, diferente dos jogos, há uma série de Líderes de Ginásio que só existem no universo do Anime? Pois é o que vamos falar sobre agora mesmo! Bora lá conhecer cada um deles? Não se esqueçam de deixar nos comentários o que acharam desta matéria e quais assuntos gostariam de ver sendo abordados aqui no +Pokémonster Dex, falou?


*Região de Kanto*
 




Flint
Flint é o pai de Brock. Ele abandonou o ginásio, deixando o filho mais velho na responsabilidade de mantê-lo, mas não só isso: a responsabilidade de criar 8 irmãozinhos menores. Quando Brock descobre que o homem de gorro e barba é o seu pai, ele o faz voltar para suas obrigações e decide partir em uma jornada ao lado de Ash e Misty, para se tornar um Criador Pokémon e viver o seu sonho. Flint segue como líder de ginásio de Pewter durante toda a jornada de seu filho Brock por Kanto, Ilhas Laranja e Johto, até que no Especial "Família que Batalha Unida, Permanece Unida" de Pokémon Chronicles, o título é passado por Brock ao seu irmão Forrest.
Pokémon:
Pokémon Mencionados:
Pokémon que deu para alguém:
 (para Brock, como presente)
1ª ApariçãoEP005 - Exibição na Cidade de Pewter
Especialista em: 

Lola
Lola é a mãe desnaturada que abandonou Brock e seus 8 irmãos, assim como Flint, seu esposo. Depois de muito tempo sem dar as caras, ela volta ao Ginásio de Pewter e, como Flint é perdidamente apaixonado por ela, juntos os dois decidem que o ginásio vai se tornar um ginásio duplo: especializado tanto em Pokémon de Pedra como em Pokémon de Água. Brock não concorda, pois os Pokémon de Pedra não conseguem lutar nas piscinas que Lola inundou no ginásio. Enfurecido, o menino impõe limites e faz com que o ginásio retorne a ser dos tipo Pedra, passando o cargo de Gym Leader para o seu irmão Forrest.
Pokémon:
  
1ª Aparição 
Especial - Família que Batalha Unida Permanece Unida

Especialista em: 

Forrest
Forrest é o atual Líder do Ginásio de Pewter. Sem contar Brock, ele é o irmão mais velho de uma família de 9 filhos. Responsável, ele tem seu título como líder de ginásio oficializado no especial (que não foi ao ar no Brasil) Ginásio de Pewter - A Maior Crise de Todos os Tempos!, que cronologicamente acontece após a jornada de Brock por Sinnoh.
Pokémon:
Pokémon que pegou emprestado (de Brock) para defender o ginásio:
  

Aparição

(como Gym Leader)

Especial - Família que Batalha Unida Permanece Unida
Especialista em: 







As Irmãs Sensacionais
O Ginásio de Cerulean é originalmente comandado pelas "Irmãs Sensacionais", grupo que inclui as irmãs Daisy, Violet e Lily, excluindo - de propósito - a caçula Misty. Basicamente vivendo como princesinhas mimadas, as irmãs promovem grandes espetáculos em seu ginásio, mas vez ou outra, é Misty quem acaba por salvar o dia. No EP273, as Irmãs ligam para Misty informando que haviam ganhado uma viagem ao redor do mundo depois que Daisy ficou em terceiro lugar em um concurso, e Misty volta de Johto para Kanto, assumindo seu posto como a Nova Gym Leader do Ginásio de Cerulean. As Irmãs Sensacionais fazem uma aparição nos jogos Pokémon Let's Go! Pikachu e Eevee, mas não como Líderes de Ginásio e sim, treinadoras do Ginásio de Cerulean, pertencentes à classe Beauty.
Pokémon:
- DE DAISY -
- DE VIOLET -

Violet não demonstrou possuir nenhum Pokémon em específico, utilizando apenas os que são do ginásio.

- DE LILY -
- OUTROS (No Ginásio de Cerulean) -
   
Pokémon que pegaram emprestado (de Misty) para defender o ginásio:
 
Pokémons utilizados em Let's Go:
 (Daisy)  (Violet)  (Lily)
1ª Aparição 
EP007 - As Flores Aquáticas da Cidade de Cerulean
Especialistas em: 

A.J.
A.J. é um treinador Pokémon como qualquer outro, porém, invicto. Ele abriu um ginásio não-oficial  (ou seja, não regido pela Liga Pokémon) localizado próximo à Cidade de Vermilion, onde podia ser desafiado por outros treinadores. Quando atingisse a marca de 100 vitórias consecutivas, ele fecharia o ginásio para seguir em sua própria jornada, e assim ele o fez. Importante ressaltar que A.J. não se especializa em nenhum tipo de Pokémon e que seu ginásio, no momento, encontra-se fechado, possivelmente nem existindo mais.
Pokémon:
(x3)
1ª Aparição
EP008 - O Caminho para a Liga Pokémon


Anthony
Anthony é um treinador de Pokémon Tipo Lutador e ele decidiu fundar um ginásio não-oficial chamado Ginásio do Espírito Lutador, onde ele é desafiado ao lado de seu Hitmonchan. Este é o mesmo treinador com o qual Ash deixou o seu Primeape, logo, conclui-se que Primeape até os dias de hoje, esteja treinando neste ginásio.
Pokémon:
 
1ª ApariçãoEP029 - O Pokémon Lutador
Especialista em: 

Kaz

Kaz é o orgulhoso treinador de um Electabuzz. Seu sonho é se tornar o Líder de Ginásio Oficial de Dark City, em Kanto, porém ele trava uma luta sanguinária contra seu rival Yas, que também quer ter um ginásio oficial na mesma cidade. Devido às disputas inconsequentes dos dois, nenhum acaba levando o título de líder de ginásio oficial, graças à ação de uma Enfermeira Joy que atua como oficial da Liga Pokémon, julgando um ginásio como qualificado ou não para atender aos treinadores.

Pokémon:

1ª ApariçãoEP042 - Batalha na Cidade Sombria
Especialista em: 

Yas

Yas, assim como Kaz, quer se tornar o Líder de Ginásio Oficial de Dark City, porém seus planos acabam frustrados quando Ash e seus amigos se unem aos cidadãos para combater os tão temidos "treinadores Pokémon" dos Ginásios Kaz e Yas.

Pokémon:

1ª ApariçãoEP042 - Batalha na Cidade Sombria
Especialista em: 

Violeta (Visquez)

Visquez (Violeta, como é chamada no Brasil) é, em Pokémon Journeys, a Líder do Ginásio Interina da Cidade de Vermilion, em Kanto. E por interna, leia-se substituta. Ao que tudo indica, Violeta só está na posição de Líder de Ginásio devido a uma saída de Lt. Surge, o atual líder, mas dadas as circunstâncias, o cargo bem como o título, passam para Violeta. Além disso, ela é a primeira treinadora desafiada por Ash no Campeonato Mundial de Pokémon, utilizando um Raichu e um Electrode, ambos do tipo Elétrico, tipo que é especialidade do Ginásio de Vermilion.

Pokémon:
 

1ª ApariçãoPokémon Jornadas 18 - Destino: Coroação!
Especialista em: 

Jessie, James (e Meowth)
O Ginásio de Viridian City, como todos devem saber, é liderado pelo chefe da Equipe Rocket, Giovanni. Mas no episódio em questão, quando Ash vai desafiar o líder do ginásio da cidade, Giovanni havia passado o manto para Jessie, James e Meowth, de modo que eles o substituíssem nesta batalha. Apesar de o Ginásio ser tradicionalmente baseado em Pokémon do tipo Terrestre, Giovanni concedeu a Jessie e James, posse e porte de vários que a Equipe Rocket conseguiu para ele, de diversos tipos. Como sabemos, Giovanni voltou para seu posto e Jessie e James (e Meowth) a atordoarem Ash e seus amigos.
Pokémon:
  
Pokémon usados também por Jessie:

Pokémon usados também por James:
1ª Aparição (como Gym Leaders)EP063 - A Batalha da Insígnia

Elite 4 Agatha
Durante um breve período de Tempo, a membro da Elite dos Quatro da Região de Kanto, Agatha, prestou serviços como líder de ginásio substituta em Vermilion City após a saída de Giovanni do cargo. Ela ficou por lá à espera do novo líder, que iria assumir em breve, tempo inclusive, uma batalha contra Ash nesse meio tempo, que não sabia que ela fazia parte da Elite 4 de sua região-natal.
Pokémon:
 
1ª ApariçãoAG132 - O Time do Esquema
Especialista em:  

*Região das Ilhas Laranja*


Cissy
Como a Liga Laranja é uma Liga que só existe no Universo do Anime, todos os Líderes de Ginásio que nela competem também são exclusivos da animação. E com Cissy não é diferente. Ela é a Líder do Ginásio da Ilha Mikan, no Arquipélago Laranja. Cissy utiliza Pokémon do Tipo Água e seu desafio envolve o desenvolvimento do potencial extra-batalha destes Pokémon, tal como a mira do esguicho de Water Gun e é claro, uma competição com o movimento Surf. Seu ginásio está localização na Ilha Mikan e sua insígnia é chamada Coral Eye Badge (Olho do Coral).
Pokémon:
 
1ª Aparição EP085 - Maré de Sorte
Especialista em: 

Danny
Danny é o Líder do Ginásio da Ilha Navel e ele possui Pokémon de tipos bastante variados e aparentemente, o seu desafio envolve o uso dos poderes dos Pokémon para fazer coisas, como por exemplo, criar um tobogã de gelo e, posteriormente, fazê-lo descer montanha abaixo. Seu ginásio está localizado na Ilha Navel e sua insígnia é chamada Sea Ruby Badge (Rubi do Mar).
Pokémon:
   
1ª ApariçãoEP093 - Manobras Radicais

Rudy

Rudy é o primeiro líder das Ilhas Laranja a oferecer, de fato, uma batalha contra o treinador desafiante. Ele possui Pokémon de vários tipos e em seu ginásio, ele sempre utiliza Pokémon do mesmo tipo que o oponente (EX: Água X Água), o que indica que Rudy pode ter pelo menos um Pokémon de cada tipo. Curiosamente, Rudy é chamado de Jeremy no mangá The Electric Tale of Pikachu, que é baseado no anime, e foi o último líder das ilhas laranja que Ash enfrentou, e não o terceiro. Além disso, no mesmo mangá, ele é visto se vestindo de mulher para atender ao pedido de sua irmãzinha, que queria ter uma irmã menina. Seu ginásio está localizado na Ilha Trovita e sua Insígnia se chama Spike Shell Badge (Concha de Espinhos).

Pokémon:

1ª ApariçãoEP103 - Misty Encontra Um Par

Luana
Luana é a quarta e última líder de ginásio das Ilhas Laranja a entregar uma insígnia para seus desafiantes. Ela é especialista em Batalhas Duplas e não parece seguir uma especialidade de tipos, também. Seu ginásio está localizado na Ilha Kumquat e sua insígnia é chamada Jade Star Badge (Estrela de Jade).
Pokémon:
 
1ª ApariçãoEP108 - Pokémon Encrenca em Dobro

Drake

Drake não é um simples Líder de Ginásio. Aliás, ele nem tem um ginásio, tem muito mais que isso: um estádio, o Estádio Pummelo, localizado na Ilha de mesmo nome. Drake pode ser considerado o Campeão da Liga Laranja, mas também é denominado  Orange Crew Supreme Gym Leader, algo como "O Líder de Ginásio Supremo da Equipe Laranja", por isso decidi colocá-lo aqui também, mesmo estando mais para um campeão do que para um Gym Leader. Em uma batalha total contra Drake, que usa Pokémon de tipos variados, Ash disputa sua batalha final da Liga Laranja pelo título de Campeão. Curiosidade: No Mangá The Electric Tale of Pikachu, já mencionado aqui, Drake possui também um Rhyhorn.

Pokémon:
  

1ª ApariçãoEP111 - Alô, Pummelo

*Região de Johto*


Mestre

Este homem era o líder do ginásio do Blackthorn até sua morte. Ele possuía uma Dragonite que se tornou a protetora de Dragon Holy Land após o falecimento de seu treinador. Posteriormente, Clair, a nova Líder de Ginásio de Blackthorn, captura esta Dragonite.

Pokémon:

1ª ApariçãoMenção: EP252 - Presas à Solta / Flashback: EP253 - Cuspindo Fogo Adoidado!
Especialista em: 

Dorian

Dorian é um treinador especialista em Pokémon tipo Água que resolveu abrir um ginásio não-oficial em Coastline para enfrentar treinadores. Mas este não é um ginásio comum: as batalhas ocorrem dentro de uma piscina e os treinadores, devidamente mergulhados, devem estar usando máscaras de oxigênio para manterem-se respirando e focados na batalha. O Ginásio Não-Oficial de Coastline está localizado próximo à Cidade de Blackthorn, em Johto.
Pokémon:
  
1ª Aparição EP256 - Batalha Sub-Aquática
Especialista em: 

*Região de Hoenn*


Mr. Moore

Mr. Moore é o avô de Flannery. Detém o título de Ex-Líder de Ginásio da Cidade Lavaridge e também já foi um membro da Elite 4 de Hoenn. Ele deixou a cidade para escrever poesia, mas retornou por causa de suas preocupações de que sua neta teria dificuldade em assumir as responsabilidades como Líder de Ginásio. Ele voltou disfarçado três vezes ao Ginásio. Em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald , um homem em Fallarbor Town menciona que o avô de Flannery costumava ser um membro da Elite Four . Este fato também é mencionado pela própria Flannery durante o Pokémon World Tournament em Pokémon Black 2 e White 2 e em Pokémon Masters EX. No entanto, não é mencionado de que lado da família o avô está. Além disso, em Pokémon Adventures, Flannery disse a Sapphire que seu avô já foi membro da Elite Four durante sua geração, mas faleceu há algum tempo. Mr. Moore, entretanto, só fez uma aparição de fato no anime.

Pokémon:
 

1ª ApariçãoAG055 - Confusão Poética!
Especialista em: 

*Região de Sinnoh*



Princesa da Zona de Poder (Jessie)
Ao chegarem à Região de Sinnoh, Jessie, James e Meowth bolam a brilhante ideia de abrirem um ginásio não-oficial de Pokémon chamado Ginásio de Powerzone ou Ginásio da Zona de Poder. Com Jessie liderando-o sob a alcunha de "Princesa" e um Croagunk selvagem sendo utilizado por ela para combater os desafiantes, alguém aí tem alguma ideia de que isso poderia dar errado?
Pokémon:
1ª ApariçãoDP008 - O Ginásio de Perna Curta!
Especialista em: 

*Região de Kalos*


Clembot

O Líder do Ginásio da Cidade de Lumiose é Clemont, mas como é de conhecimento geral, ele saiu em uma jornada Pokémon ao lado de sua irmã Bonnie, Serena e Ash pela região de Kalos. Quem ficou no seu lugar foi uma invenção sua, um robô chamado Clembot, especializado em combates Pokémon.

Pokémon:

  

1ª ApariçãoXY009 - Clemont tem um Segredo!
Especialista em: 

*Região Desconhecida*


Paul
Paul foi o principal rival de Ash durante sua jornada pela Região de Sinnoh durante a Saga Diamante & Pérola. Durante seu retorno na série Jornadas, mais especificamente no episódio JN114 - Training Battle of Flames! Satoshi VS Shinji!!, o Professor Carvalho revela que Paul foi convidado a se tornar um Líder de Ginásio, embora não tenha sido revelado de qual região.
A julgar pelos Pokémon que Paul já possui, ele poderia tornar-se um Líder de Ginásio do tipo Terrestre (Torterra, Nidoking, Gastrodon, Gliscor e Garchomp) ou do tipo Voador (Honchkrow, Ninjask, Gliscor e Gyarados).
Pokémon consigo:
Pokémon com seu irmão, Reggie:
1ª ApariçãoDP002 - Dois Graus de Separação!




0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.