D-Reaper

"O D-Reaper" (também chamado de Verdadeiro Inimigo) é uma forma de vida digital que aparece como o antagonista central em Digimon Tamers. É referido como "Matador" nos materiais de Digimon Tamers brasileiros.

Ao contrário da maioria dos habitantes do Mundo Digital em Tamers, não é um Digimon; enquanto os Digimon descendem do sistema de vida selvagem virtual criado pelos "Monster Makers", o D-Reaper foi supostamente criado no final da década de 1970 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, como um programa antiviral para o vírus "Creeper". É possível que seja apenas um descendente desse programa, que era então conhecido como "Reaper", e outras teorias afirmam que o Matador têm sua origem no programa de segurança usado pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos na década de 1980 para seu projeto "ECHELON".

O único propósito do D-Reaper é purgar o Mundo Digital assim que o número de formas de vida dentro dele ultrapassar uma certa quantia, e ele persegue esse objetivo com eficiência mortal. Ele está em hibernação nas profundezas do Mundo Digital quando Tamers começa, mas ele é redespertado e começa a devastar os mundos digital e real ao final da série. Embora tenha começado em um estado extremamente primitivo, acredita-se que sua capacidade de se tornar poderoso o suficiente para superar o mundo digital se deve ao fato de sua hibernação estar tão longe, abaixo do mundo digital, que ele realmente se conectou com outra dimensão.

Apesar de ser um personagem fictício, o background do D-Reaper está ligado a eventos e organizações da vida real, como o surto do vírus "Creeper", um dos primeiros worms de computador a se espalhar significativamente, e ECHELON, uma verdadeira e altamente secreta rede mundial de coleta de inteligência.

Design e Concepção


Ao projetar o D-Reaper, o redator principal Chiaki J. Konaka estava procurando por um inimigo para o arco da história final do programa que era "uma entidade que não é Digimon nem humana". Para criar tal entidade, ele reuniu os três designers mais importantes que trabalharam em Digimon Tamers.
Havia o Sr. Kenji Watanabe, criador do jogo e animal de estimação virtual Digimon. Houve o Sr. Katsuyoshi Nakatsuru, criador dos personagens humanos. Havia o Sr. Shinji Aramaki, Designer de CG, além de mecânico e designer de personagens. Eu acreditava que se esses três usassem sua imaginação e construíssem o D-Reaper competindo entre si, nasceria um personagem inimigo diferente de todos os já vistos.
Cada uma das várias formas do D-Reaper foi criada por um desses artistas, exceto "Reaper" que foi trabalhado por Watanabe e Nakatsuru. A estética geral do design do D-Reaper era a de uma "criatura digital", exemplificada em detalhes como as franjas em formato de quebra-cabeça dos Agentes e a construção de fibra óptica / fio telefônico do Reaper e do Mother D-Reaper. Konaka observou que era especialmente fascinado por detalhes como as asas do ADR-02. Aramaki também foi responsável pelo design de D-Reaper Zone, conforme ele aparece na Terra.

O D-Reaper possui diversas formas ou corpos, conhecidos como "agentes". Todas estas formas são identificadas pela sigla "ADR-" seguida de um número.

História (Contém Spoilers de Digimon Tamers)


O programa Reaper foi criado no final dos anos 1970, supostamente pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, antes do Digimon e até dos DigiGnomes, que surgiram no início dos anos 1980. Embora isso seja definido apenas 30 anos no passado de Digimon Tamers, no mundo digital de rápido crescimento é comparável ao período Cambriano (de 542 a 488 Milhões de anos atrás). Ele foi projetado para que sempre que o número de formas de vida digital ultrapassasse um determinado valor, ele as excluísse para retornar o Mundo Digital ao nada, a fim de evitar que o Mundo Digital ficasse sobrecarregado. No entanto, quando foi escrito, o Digmundo tinha uma memória RAM muito pequena em tamanho, e embora a rede tenha crescido exponencialmente, o limite do D-Reaper ainda é baseado naquela figura minúscula inicial. Sem nada para fazer no momento, o programa D-Reaper ficou dormente e permaneceu nas profundezas da rede.

Mais ou menos nessa época, o vírus "Creeper" infectou a ARPANET, a rede pertencente ao Departamento de Defesa. Ele foi excluído pelo programa "Reaper", que teria sido criado apenas para essa finalidade.

Em 1980, o projeto de pesquisa de Vida Artificial "Tierra" começou a operar. No entanto, o programa Reaper causa um genocídio em massa das formas de vida virtuais de Tierra sempre que elas se multiplicam além de uma certa quantidade de memória. Ao longo da década de 1980, o sistema SIGINT conhecido como "ECHELON" começou a operar sob a liderança do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, que construiu bases de comunicação em várias nações do mundo. Pensa-se que o programa de autodefesa usado pelo ECHELON foi um precursor do D-Reaper, ou o próprio programa.

Na década de 2000, a rede havia se expandido exponencialmente. Isso criou um grande fluxo de dados no mundo digital, que os Digimon usaram para atingir a "digivolução". Embora o sistema fosse grande o suficiente para lidar com essa carga, a Fera Sagrada Tintiromon sentiu que poderia despertar o D-Reaper e, com a ajuda dos DigiGnomes, ele transformou o programa "Catalyst" na forma de um Digimon, Culumon. Embora isso tenha retardado muito o crescimento e a digivolução dos Digimon, não foi o suficiente para afastar o D-Reaper, que logo reativou. Na época, porém, ainda estava em um estado extremamente primitivo e as 4 Feras Sagradas tentaram encontrar soluções antes que o problema se tornasse muito grande.

Tintiromon, uma das 4 Feras Sagradas

Culumon, a personificação da Digivolução

O D-Reaper sequestrou Katou Jeri para aprender mais sobre os humanos, criando seu primeiro Agente para conduzi-lo ao Mundo Real. A parte principal do D-Reaper seguiu os Tamers para o Mundo Real através do sistema Hypnos e imediatamente começou a se espalhar por Shinjuku (Japão), mantendo a Esfera de Kernel alto entre as duas torres do edifício Hypnos, com Katou selada dentro como sua fonte de energia devido à sua dor. Apenas os Digimon em biomersão e de nível Mega (como Beelzemon) foram capazes de lutar contra ele até que ele evoluiu para o Mother D-Reaper. Eventualmente, o D-Reaper começou um ataque global à comunicação eletrônica da Terra e a maior parte do Mundo Digital foi destruída pelo D-Reaper. Ele considerou que ambas as raças eram inerentemente destrutivas e, portanto, inadequadas para viver. Ele chamou o Cable Reaper do Mundo Digital para ajudá-lo em seu trabalho. No entanto, por meio do esforço combinado de todos na Operação: Doodlebug, o D-Reaper foi regredido de volta ao seu estado original e inofensivo, não mais complexo do que uma simples calculadora. MegaGargomon reverteu a atração do buraco de minhoca pelo qual o Matador passou e foi arrastado de volta pelas 4 Feras Sagradas, excedendo a velocidade da luz, enquanto a Mother D-Reaper e todo o caos eram sugados para o buraco.

Katou Jeri

Formas


O D-Reaper encontrado pelos Domadores de Digimon é consideravelmente diferente do simples programa de computador do qual ele se originou. No Digimundo, o Matador aparece na forma de uma grande massa caótica vermelha de lodo. Todos os dados que entram em contato com o D-Reaper são imediatamente absorvidos e desintegrados. Apesar disso, os Digimon são capazes de lutar contra ele.

No mundo real, o D-Reaper ainda aparece como uma massa carmesim. No entanto, ele não consegue absorver objetos do mundo real tão rapidamente. Ele funciona mais devagar e se adapta à situação estudando o mundo real. Além disso, armas convencionais como mísseis não têm efeito detectável no D-Reaper.


Agentes

Para cumprir seus objetivos, o D-Reaper utiliza uma variedade de formas conhecidas como "ADR's" ou "Agentes do Matador". Ao contrário dos humanos e dos Digimon, os ADRs não são indivíduos e todos agem de acordo com a consciência única do D-Reaper. Quando operam fora da Zona do Matador, são conectados a ela por fios vermelhos, semelhantes em função aos cordões umbilicais. Quando esses cabos são cortados, o Agente se torna muito mais fraco e mais fácil de derrotar, e os Agentes mais fracos se dissipam completamente. Assim que o D-Reaper cria um novo tipo de ADR, ele continuará a usá-lo até que não seja mais útil e eficiente. Os vários ADRs são nomeados pela ordem em que são criados, embora também possuam codinomes baseados em sua aparência e função. O D-Reaper eventualmente absorve seus Agentes como uma última linha de defesa contra seus atacantes, tornando-se o "Reaper " e " Mother D-Reaper ".


ADR-01: Jeri/Juri Type
O ADR-01: Jeri Type (Tipo Jeri) é um Agente-Espião cuja forma é baseada em Jeri Katou desde quando ela começou a ficar deprimida. Foi criado para analisar o pensamento humano, e é o único Agente que pode operar fora da Zona do D-Reaper separado dos cordões umbilicais. Ele começa idêntico a Jeri, mas pode evoluir para diversas variações.
 
  

ADR-02: Searcher
O ADR-02: Searcher (Buscador) é um agente coletor de informações e de inteligência. É pequeno e não tem capacidade ofensiva, mas geralmente aparece em grandes enxames. Criados para a coleta de informações, esses pequenos agentes parecidos com pássaros aparecem em grande número. Eles são o único tipo de agente que não foi feito para lutar. Guilmon tentou fazer um "concurso de encarar" com um antes de Takato o puxar para longe. No início, os Tamers desconfiavam deles, mas logo descobriram que eram relativamente inofensivos. Depois que os Tamers recuperaram a habilidade de fazer bio-fusão, Gallantmon foi visto destruindo muitos deles.
 

ADR-03: Pendulum Feet
O ADR-03: Pendulum Feet (Pés de Pêndulo) é um agente de ataque antiaéreo. É o primeiro Agente ofensivo criado pelo D-Reaper, e usa suas extensões flutuantes para realizar ataques remotos. Perecem-se com fantasmas estereotipados com um corpo semelhante a um pano, um rosto semelhante a uma abóbora e membros semelhantes a cordas com foices nas pontas. Ele tem a capacidade de imitar os ataques de um Digimon. Construído para combate aéreo, tinha um ataque pendular de longa distância.
 

ADR-04: Bubbles
O ADR-04: Bubbles (Bolhas) é um agente de combate terrestre. Como o Searcher, é um pequeno Agente que aparece em enxames, mas é capaz de usar as armas de movimento de ondas em seus braços para atacar. Esses são pequenos agentes semelhantes a lulas construídos para ataques terrestres, esses agentes têm canhões de pulso em seus braços e se movem em grupos. Eles são bastante fracos e facilmente destruídos.
 

ADR-05: Creep Hands
O ADR-05: Creep Hands (Mãos Esquisitas) é um agente de luta. É uma unidade ofensiva de tamanho médio, que usa seus braços em forma de espiral e extensíveis para locomoção e combate corpo a corpo. Seus braços são extensíveis.

ADR-06: Horn Striker
O ADR-06: Horn Striker (Atacante de Chifre) é um Agente Comandante Militar. É uma unidade de combate de tamanho médio e poder esmagador. Este agente era um besouro verde com força esmagadora e a capacidade de crescer a proporções gigantescas quando ferido. São muito fortes e foram produzidos em massa para servir como a segunda defesa do D-Reaper.
 

ADR-07: Palates Head
O ADR-07: Palates Head (Cabeça de Paladar) é um Agente de Reconhecimento em Força com muitas bocas, que falam com a voz da Jeri Katou. É grande e um pouco como o mid-boss de um videogame. Faz ataques sinistros e imprevisíveis. 
 
 

ADR-08: Optimizer
O ADR-08: Optimizer (Otimizador) é um agente da nave-mãe. É grande e um pouco como o mid-boss de um videogame. Trata-se de uma nave transportadora que carrega os ADR-04: Bubbles em seu corpo. Ele também pode disparar uma poderosa explosão de energia azul de sua boca. 
 

ADR-09: Gatekeeper
O ADR-09: Gatekeeper (Porteiro) é um Agente de Base de Defesa. É formado para proteger o núcleo do D-Reaper, a "Esfera de Kernel", em torno dela. Foi assimilado de volta ao D-Reaper, formando o rosto da Mãe D-Reaper no Episódio 49.

Reaper
O Reaper (literalmente Ceigador) ou Shinigami Reaper (Ceifador do Deus da Morte) é um Agente de Síntese de Habilidades. É a forma final do D-Reaper, criada quando todos os seus Agentes restantes se fundem para usar toda a sua capacidade ofensiva, ultrapassando os limites do próprio D-Reaper. A combinação de todos os agentes do D-Reaper no Digimundo ultrapassou seus próprios limites e foi assimilada com a Mother D-Reaper para completar o plano. 
 

Mother D-Reaper
A Mother D-Reaper (Matador-Mãe) é um Agente de Síntese de Habilidades. É a forma criada quando o D-Reaper se unifica com ADR-01, ADR-09, e a consciência dos humanos e Digimon que ele engoliu. Seu corpo é feito de inúmeros cabos, fibras ópticas e fios elétricos e telefônicos e, quando apareceu, engoliu a cidade de Shinjuku. Usando a energia negativa de Katou, o D-Reaper do Mundo Real passou por uma evolução avançada, reabsorvendo seus agentes e se tornando a Matador-Mãe. Ela conseguiu criar versões mais poderosas de seus agentes mais mortais e engoliu toda Shinjuku e o Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio, onde Hypnos estava localizado. Os Domadores de Digimon conseguiram entrar (através do Cartão Vermelho) e salvar Jeri Katou antes que a Mãe fosse vítima da Operação. Foi sugado para Juggernaut (Shaggai) e regredida de volta a um programa inofensivo.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.