Liga Pokémon


A Liga Pokémon é o evento pelo qual todo Gym Challenger (treinador desafiante de ginásios) sonha. É através deste evento que se define um campeão regional. Contudo, a Liga funciona de forma diferente no mundo dos jogos e no anime.

Como Funciona:

NOS JOGOS:

Todos os jogos Pokémon da série principal possuem uma Liga Pokémon e funcionam de maneira similar entre si. Para participar da Liga nos Jogos, o treinador deve obter todas as 8 insígnias de ginásio da Região em que se encontra ou, em Pokémon Sun & Moon e Ultra Sun & Ultra Moon, vencer todos os desafios de Ilha e batalhar contra todos os Kahunas das Ilhas, primeiro.

Ao obter todas estas vitórias, o treinador vai para um lugar especial onde deverá enfrentar a Elite 4 da Região.

Derrotando a Elite 4, ele tem acesso à sala do Campeão, onde deverá batalhar contra o Campeão Regional pelo título. Se vencer, ele se torna o Campeão da Região e consequentemente, o Campeão da Liga Pokémon.

Na Oitava Geração, com a chegada dos Jogos Sword & Shield, não existe uma Elite 4, mas um evento chamado Champion Cup, onde o jogador deve enfrentar vários treinadores (em geral, seus rivais e alguns líderes de ginásio) e vencê-los, antes de chegar a enfrentar o Campeão.





NO ANIME:

No anime, a Liga Pokémon consiste em um torneio chamado "Conferência da Liga Pokémon". Cada Região possui a sua própria Conferência. Sendo elas:

  • A Conferência Índigo, na região de Kanto;
  • A Conferência de Prata, na região de Johto;
  • A Conferência Sempre Grande, na região de Hoenn;
  • A Conferência de Vale do Lírio, na região de Sinnoh;
  • A Conferência Vertress, na região de Unova;
  • A Conferência Lumiose, na região de Kalos;
  • A Conferência Manalo, na região de Alola.

Neste evento, todos os treinadores que obtiveram pelo menos 8 insígnias (sabemos que eles podem obter mais, já que no anime, cada região possui mais de oito ginásios) batalham na conferência entre si até restar apenas um.


Com a vitória nesta competição, o treinador não se torna o Campeão da REGIÃO, mas apenas o Campeão da Conferência (Saiba mais). Os Campeões de Conferências, no anime, são:

  • Treinador Desconhecido (Conferência Índigo);
  • Jon Dickson (Conferência de Prata);
  • Tyson (Conferência de Sempre Grande);
  • Tobias (Conferência de Vale do Lírio);
  • Virgil (Conferência de Vertress);
  • Alain (Conferência de Lumiose);
  • Ash Ketchum (Conferência de Manalo).

Após vencer a Conferência de sua região, o treinador então fica hábil a participar da Liga dos Campeões, que nada mais é do que o embate contra a Elite 4, como visto nos jogos. Vencendo a Elite dos 4, ele enfrenta o Campeão da Região e aí sim, vencendo este último treinador, ele obtém o título de Campeão Regional para si.


Ou seja, não basta apenas vencer o torneio contra os outros treinadores coletores de insígnias, como também basta, assim como nos jogos, desafiar a Elite 4 e o Campeão Regional para então se consagrar o Campeão de toda a Liga Pokémon no anime, o que torna a competição ainda mais difícil.

É provável que o conceito da Champion Cup dos jogos Pokémon Sword & Shield em Galar tenha sido baseado nas Conferências da Liga Pokémon do anime, porém, nestes mesmos jogos, não existe uma Elite 4, apenas o Campeão Regional para ser desafiado e clamar o título para si.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.