Habilidades Pokémon e seus Efeitos

Grovyle ativando sua Habilidade Overgrow no anime

Habilidades são uma mecânica introduzida a partir da terceira geração e que podem causar diversos efeitos passivos dentro e fora das batalhas. E por efeitos passivos, dá-se a entender que as habilidades se IMPÕEM automaticamente quando condições específicas para cada uma delas são atingidas, e não podem ser acionadas à vontade como os movimentos, que podem ser escolhidos pelo treinador livremente . Em outras palavras, as habilidades são ativadas espontaneamente durante as batalhas, mesmo que o Pokémon já tenha utilizado algum movimento naquele turno ou que ainda não tenha utilizado, o que quer dizer que a ativação de uma habilidade, ao contrário do uso consciente de um movimento, não gasta a sua rodada.

Uma exceção à regra de ativação passiva das habilidades é Illusion, de Zorua e Zoroark nos animes e mangás. Aparentemente, estes Pokémon podem ativá-la à vontade, sem muito esforço, mas somente nestes cânons.

Além disso, é importante ressaltar que nem toda habilidade é extremamente benéfica; algumas delas podem ser fator dificultador para o seu portador, como é caso de Klutz, por exemplo, que impede que o Pokémon segure itens. E se você é um bom treinador, sabe que itens são essenciais em batalhas.

Cada Pokémon enquanto indivíduo pode ter apenas 1 habilidade, embora enquanto espécie, às vezes pode haver mais de uma disponível. Algumas espécies de Pokémon têm várias habilidades possíveis, como é o caso de Clefable, por exemplo: (1) Cute Charm - (2) Magic Guard - (Oculta) Unaware. Mas um único indivíduo desta espécie, uma única Clefable, só pode portar uma dessas opções de habilidade por vez.

Morpeko trocando de forma no anime devido sua habilidade Hunger Switch

O maior número de Habilidades que qualquer espécie ou forma possui é três: 2 Habilidades padrão e 1 Habilidade Oculta (Hidden Ability). Na maioria dos encontros com Pokémon selvagens, a Habilidade do Pokémon sempre será uma de suas Habilidades padrões ou não-ocultas (cada uma com uma chance uniforme de aparecer, se a espécie tiver duas).

Zen Mode de Darmanitan sendo revertido

As Habilidades Ocultas, por outro lado, foram introduzidas na 5ª Geração; elas são relativamente raras e geralmente requerem algum tipo de encontro especial.

Habilidades não possuem tipos como os movimentos, porém às vezes podem beneficiar certos tipos de movimentos e de Pokémon.

A Habilidade de Arceus, Multitype, permite que ele mude para cada um dos 18 tipos existentes.

Alterando as Habilidades

Antes da 4ª Geração, uma Habilidade não podia ser alterada depois que um Pokémon era obtido, exceto através da evolução - onde a nova Habilidade é determinada pela antiga Habilidade - e mudanças de forma.

Além da Evolução, há três maneiras de os Pokémon mudarem as Habilidades de maneira permanente. Uma maneira é se o Pokémon tiver formas diferentes com habilidades diferentes.

Outra maneira é através da Ability Capsule , que foi introduzida na 6ª Geração. Na verdade, este item altera um slot de Habilidade não-oculta de um Pokémon, ou seja, passa da habilidade normal 1 para a Habilidade normal 2 ou vice-versa, mas não funcionará se o Pokémon tiver apenas 1 Habilidade normal + 1 Habilidade oculta ou se a espécie tiver apenas 1 Habilidade regular não-oculta.

Na oitava geração foi introduzido o item medicinal Ability Patch , que permite trocar uma das habilidades regulares de um Pokémon para sua habilidade oculta (hidden). Não pode, porém, fazer o caminho inverso e trocar a habilidade oculta de um Pokémon por uma regular.

A Ability Patch só pode ser usada em um Pokémon que pertença a uma espécie que tenha uma habilidade oculta. Por exemplo, pode ser usado para alterar a Habilidade de um Rookidee de Keen Eye ou Unnerve para Big Pecks, mas não pode ser usado para alterar a Habilidade de um Metapod (que é sempre Shed Skin).

Cherrim mudando de forma em decorrência de Flower Gift

Em terceiro, é possível mudar a habilidade de um Pokémon através da transferência de um Pokémon de uma geração de jogos para outra, na qual a Habilidade em um determinado slot é diferente. Exemplo: Nas Gerações 3 a 6, a habilidade normal 1 de Gengar era Levitate, mas se você transferi-lo para jogos da 7ª geração ou superiores, ele terá a Habilidade Cursed Body neste slot.

Além desses métodos, durante a batalha, os Pokémon também podem mudar suas habilidades através da Mega Evolução ou Primal Reversion, e certos movimentos e a ação das próprias habilidades também podem alterar a habilidade de um Pokémon, como Mummy, por exemplo.

Zorua de Hisui criando ilusões através da livre manipulação de sua habilidade Illusion


Lista de Habilidades

Lista atualizada conforme o jogo da 8ª geração: Pokémon Legends: Arceus. Favor solicitarem revisões nos comentários caso esta lista fique desatualizada com o decorrer de novos lançamentos e a adição de novas habilidades e efeitos.


Adaptability (Adaptável): Aumenta o poder de movimentos do mesmo tipo que o Pokémon.

Aerilate (Aerilar): Movimentos do tipo Normal se tornam movimentos do tipo Voador e o poder destes ataques é também aumentado um pouco.

Aftermath (Resultado): Fere o atacante se ele entrar em contato com o Pokémon em um golpe final, que o tiraria da batalha.

Air Lock (Bloqueio Aéreo): Elimina os efeitos de condições climáticas.

Analytic (Analisar): Aumenta o poder dos movimentos se o Pokémon se mover por último.

Anger Point (Ponto de Fúria): O Pokémon fica bravo quando acerta um golpe crítico, maximizando seu stat de Ataque (Físico).


Anger Shell (Concha de Fúria): Quando o HP do portador desta habilidade cai para metade ou menos, o Pokémon fica com raiva. Isso diminui sua Defesa e Defesa Especial, mas aumenta seu Ataque, Ataque Especial e Velocidade.


Anticipation (Antecipação): O Pokémon consegue sentir um movimento poderoso que o Pokémon oponente possua, revelando-o para o seu treinador.

Arena Trap (Arenarmadilha): Impede que os Pokémon oponentes fujam da batalha.


Armor Tail (Cauda de Armadura): Torna o Pokémon oponente incapaz de utilizar movimentos de prioridade contra o Pokémon ou seus aliados.

Aroma Veil (Véu Aromático): Protege a si mesmo e aos seus aliados de ataques que limitem sua escolha de movimentos.

As One (Como Um Só): Esta habilidade combina o efeito das habilidades originais de dois Pokémon fundidos.

Aura Break (Rompimento de Aura): Os efeitos das habilidades de "Aura" (Fairy Aura e Dark Aura) são revertidos para, ao invés de aumentar, diminuir o poder dos movimentos afetados por elas.


Bad Dreams (Maus Sonhos): Reduz o HP de Pokémon oponentes que estejam sendo afetados pela condição de status de sono.

Ball Fetch (Pega-Bola): Se o Pokémon não estiver segurando nenhum item, ele irá recuperar a primeira Pokébola cujo lançamento não foi bem sucedido contra um Pokémon selvagem, naquela batalha.

Battery (Bateria): Aumenta o poder de movimentos Especiais de aliados.

Battle Armor (Armadura de Batalha): A armadura do Pokémon o protege contra Golpes Críticos.




Battle Bond (Vínculo de Batalha): Ao derrotar um Pokémon adversário, o vínculo entre treinador e Greninja aumenta, possibilitando que ele se torne Ash-Greninja. Com isso, o movimento Water Shuriken se torna mais poderoso.
A Partir da 9ª Geração, no entanto, a forma como esta habilidade funciona muda completamente. Agora, quando o Pokémon derrota um alvo, seu vínculo com seu treinador é fortalecido e seus stats de Ataque Físico, Ataque Especial e Velocidade ​​são aumentados. Ativa apenas uma vez por batalha e não acarreta em nenhuma transformação.

Beads of Ruin (Colar da Ruína): O poder do colar de contas ruinoso do Pokémon reduz a base stat de Defesa Especial de todos os Pokémon em campo, exceto ele mesmo.

Beast Boost (Ultraimpulso): O Pokémon aumenta o seu stat mais proficiente a cada vez que derrotar um Pokémon.


Berserk (Furioso): Aumenta o Ataque Especial do Pokémon quando ele toma um golpe que faz com que sobre apenas metade ou menos do seu HP.

Big Pecks (Bico Grande): Protege o Pokémon de efeitos que diminuam sua Defesa (Física).


Blaze (Chama/Combustão/Incêndio [PT-BR] — Labareda [PT-PT]): Aumenta o Poder de movimentos do tipo Fogo quando o HP do Pokémon estiver baixo.

Bulletproof (Blindado): Protege o Pokémon de alguns com terminologia "ball" e "bomb". Exemplo: Electro Ball ou Magnet Bomb.

Cheek Pouch (Bolsa de Bochecha): Restaura 33% do HP máximo do Pokémon quando ele consumir uma Berry.

Chilling Neigh (Relincho Arrepiante): Quando o Pokémon nocauteia um alvo, ele emite um relincho arrepiante, que aumenta seu stat de Ataque.

Chlorophyll (Clorofila): Aumenta o stat de Velocidade do Pokémon quando o sol estiver forte (condição climática).

Clear Body (Corpo Claro): Impede que movimentos e habilidades de outros Pokémon reduzam os stats do portador desta habilidade.

Cloud Nine (Antitempo/Aclimatação): Elimina os efeitos de condições climáticas.


Color Change (Troca de Cor): O tipo do Pokémon muda para o tipo do movimento com o qual ele foi atacado por último.

Comatose (Comatoso): O Pokémon está sempre dormindo e nunca acorda, mas conseguirá atacar mesmo sem acordar.

Commander (Comandante): Quando o Pokémon entra em uma batalha, ele entra na boca de um Dondozo aliado se estiver em campo. O Pokémon então emite comandos de lá. Enquanto Tatsugiri estiver dentro da boca de Dondozo, Dondozo ficará incapaz de retornar para a pokébola, mas terá seu Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade aumentados em dois estágios cada. O treinador não será capaz de selecionar movimentos para Tatsugiri, e qualquer movimento do oponente falhará se Tatsugiri for o alvo. Quando Dondozo desmaia , Tatsugiri retorna à sua posição normal na batalha. Commander não é ativada em Tera Raid Battles. Role Play, Skill Swap e Entrainment falham se um dos Pokémon tiver Commander. Commander não pode ser copiado por Trace, Power of Alchemy ou Receiver. Commander não pode ser substituído por Mummy ou Lingering Aroma ou trocado por Wandering Spirit.

Competitive (Competitivo): Aumenta bastante o Ataque Especial do Pokémon quando um stat seu é reduzido.

Compound Eyes (Olho Preciso): Aumenta o seu stat de accuracy (pontaria/mira/precisão).

Contrary (Contrário): Faz com que alterações de stats tenham o efeito oposto.

Corrosion (Corrosão): O Pokémon consegue envenenar um alvo mesmo que ele pertença aos tipo Aço ou Venenoso.

Costar (Co-estrela): Quando o Pokémon entra em uma batalha, ele copia as mudanças de stats de um aliado.


Cotton Down (Queda de Algodão): Quando o Pokémon é atacado, ele espalha algodões ao seu redor, diminuindo o stat de Velocidade de todos os Pokémon exceto ele próprio.


Cud Chew (Ruminante): Quando um Pokémon com esta habilidade come uma Berry, ele a comerá mais uma vez no final do próximo turno.


Curious Medicine (Remédio Curioso): Quando o Pokémon entra em uma batalha, ele espalha o remédio de sua concha, o que remove todas as mudanças de estatísticas dos aliados, repondo-as em 0 (zero).


Cursed Body (Corpo Amaldiçoado): Pode desabilitar um movimento utilizado pelo oponente contra o portador.


Cute Charm (Charme Fofo/Puro Charme [PT-BR] — Charme Adorável [PT-PT]): Contato físico com o Pokémon portador pode causar estado de atração no atacante.

Damp (Umidade [PT-BR] — Humidade [PT-PT]): Impede o uso de movimentos explosivos, tal como Self-Destruct, ao umedecer o ambiente ao redor.

Dancer (Dançarino): Quando um Pokémon adversário utiliza um movimento com a terminologia "Dance", o portador desta habilidade poderá utilizar um movimento também de dança imediatamente na sequência, independentemente de sua Velocidade.

Dark Aura (Aura Negra): Amplifica o poder de movimentos do tipo Sombrio.

Dauntless Shield (Escudo Destemido): Aumenta o stat de Defesa (Física) do Pokémon sempre que ele deixa a pokébola e entra em uma partida. A partir da 9ª Geração, no entanto, isto só funciona apenas 1 vez por batalha. 

Dazzling (Ofuscante): Surpreende o Pokémon adversário, fazendo com que ele não possa utilizar movimentos de Prioridade.

Defeatist (Derrotável): Corta o Ataque físico E especial do portador pela metade quando seu HP atinge a metade ou menos.

Defiant (Desafiante): Aumenta bastante o Ataque Físico do Pokémon quando um stat seu é reduzido.


Delta Stream (Corrente Delta): O Pokémon muda o clima para eliminar todas as fraquezas do tipo Voador.

Desolate Land (Área Desolada): O Pokémon muda o clima para anular movimentos do tipo Água.


Disguise (Disfarce): Uma vez por batalha, a capa que esconde o Pokémon pode protegê-lo completamente de um ataque.

Download (Download/Descarga): Compara os stats de Defesa e Defesa Especial de um oponente antes de aumentar o próprio Ataque ou Ataque Especial do portador, escolhendo qual das duas opções será a mais efetiva.

Dragon's Maw (Mandíbula de Dragão): Aumenta o poder dos movimentos do tipo dragão em 50%.


Drizzle (Chuvisco): Assim que o Pokémon entra em batalha, começa a chover (condição climática).


Drought (Seca/Calor Desértico): Assim que o Pokémon entra em batalha, o sol fica forte (condição climática).

Dry Skin (Pele Seca): Restaura o HP do usuário durante a chuva ou quando é atingido por movimentos do tipo água, porém REDUZ o HP do usuário e aumenta o dano recebido por ataques do tipo fogo quando o sol estiver forte.

Early Bird (Ave Matinal/Madrugador): O Pokémon se acorda, saindo da condição de status de sono, 2 vezes mais rápido.

Earth Eater (Comedor de Terra): Se atingido por um movimento do tipo Terra, o Pokémon portador desta habilidade tem seu HP restaurado ao invés de sofrer dano.

Effect Spore (Esporo de Feito/Efeito Esporo): Contato físico com o Pokémon portador pode causar envenenamento, paralisia ou sono em seu atacante.

Electric Surge (Eletrogênese [PT-BR] — Efeito Elétrico [PT-PT]): Ativa o efeito de Electric Terrain assim que o Pokémon entra em batalha.


Electromorphosis (Eletromorfose): O portador desta habilidade fica carregado quando atingido por um ataque, aumentando o poder do próximo movimento do tipo Elétrico que ele usar.

Embody Aspect (Aspecto Incorporado) [Cornerstone Mask]: O coração do Pokémon se enche de memórias, fazendo com que a Cornerstone Mask brilhe e o status de Defesa do Pokémon aumente.

Embody Aspect (Aspecto Incorporado) [Hearthflame Mask]: O coração do Pokémon se enche de memórias, fazendo com que a Hearthflame Mask brilhe e o status de Ataque do Pokémon aumente.

Embody Aspect (Aspecto Incorporado) [Teal Mask]: O coração do Pokémon se enche de memórias, fazendo com que a Teal Mask brilhe e o status de Velocidade do Pokémon aumente.

Embody Aspect (Aspecto Incorporado[Wellspring Mask]: O coração do Pokémon se enche de memórias, fazendo com que a Wellspring Mask brilhe e o status de Defesa Especial do Pokémon aumente.


Emergency Exit (Saída de Emergência): O Pokémon, pressentindo o perigo, volta para a pokébola assim que seu HP atinge a metade ou menos.


Fairy Aura (Aura de Fada/Aura Feérica): Amplifica o poder de movimentos do tipo Fada.

Filter (Filtragem): Reduz o poder de movimentos superefetivos tomados.


Flame Body (Corpo Flamejante / Corpo de Chamas [PT-BR] — Corpo Chama [PT-PT]): Contato físico com o Pokémon portador pode causar queimaduras e ter o Pokémon na equipe faz com que ovos choquem mais rápido.

Flare Boost (Impulso Ardente): Aumenta o poder de movimentos especiais quando o Pokémon estiver sofrendo de queimaduras.

Flash Fire (Fogo Brilhante / Fogo Luminoso): Aumenta o Poder de Movimentos do tipo Fogo quando o Pokémon é atingido por um.


Flower Gift (Presente da Flor): Aumenta o Ataque e a Defesa Especial do Pokémon e dos Aliados quando o sol estiver forte.

Flower Veil (Véu de Flores): Aliados do tipo Planta são protegidos de Condições de Status e de redução de quaisquer stats.

Fluffy (Macio): Corta pela metade o dano de movimentos que inflijam contato físico com o portador, mas duplica o dano recebido por movimentos do tipo Fogo.


Forecast (Previsão do Tempo)O Pokémon troca de forma de acordo com a condição climática.

Forewarn (Profecia / Premunir)Quando entra em batalha, o Pokémon pode revelar para o seu treinador, um dos movimentos que o oponente possui, em antecipação.

Friend Guard (Proteção Amiga)Reduz danos causados a aliados.

Frisk (Bisbilhotar)Quando entra em batalha, o Pokémon pode revelar para o seu treinador, o item que o oponente segura.

Full Metal Body (Corpo Metálico)Impede que movimentos e habilidades de outros Pokémon reduzam os stats do Pokémon portador.

Fur Coat (Camada de Pelos)Corta pela metade o dano de movimentos que inflijam contato físico com o portador.


Gale Wings (Asas de Vendaval)Dá Prioridade a movimentos do tipo Voador quando o HP do usuário estiver cheio.

Galvanize (Galvanizar)Movimentos do tipo Normal se tornam movimentos do tipo Elétrico e o poder destes ataques é também aumentado um pouco.


Gluttony (Gulodice)Faz com que o Pokémon imediatamente coma uma Berry quando o seu HP atingir metade ou menos, o que geralmente é mais cedo que o usual.

Good ad Gold (Bom como Ouro): Um corpo de ouro puro e sólido dá ao Pokémon total imunidade aos movimentos de status de outros Pokémon.

Gooey (Pegajoso)Contato físico com o Pokémon reduz o stat de Velocidade do atacante.

Gorilla Tactics (Táticas de Gorila): Aumenta o stat de Ataque do Pokémon mas o limita a poder utilizar apenas o primeiro movimento selecionado durante toda a batalha.

Grass Pelt (Pele de Grama): Aumenta o stat de Defesa (Física) do Pokémon durante Grassy Terrain.

Grassy Surge (Onda Gramínea)Ativa o efeito de Grassy Terrain assim que o Pokémon entra em batalha.

Grim Neigh (Relincho Cruel): Quando o Pokémon nocauteia um alvo, ele emite um relincho assustador, que aumenta seu stat de Sp. Atk.

Guard Dog (Cão de Guarda): Aumenta o Ataque (Físico) do Pokémon se ele for intimidado. Movimentos e itens que forçariam o Pokémon a retornar para sua Pokébola, também falham quando usados contra o portador desta habilidade.


Gulp Missile (Míssil de Gole): Quando o Pokémon utiliza Surf ou Dive, ele voltará com uma presa. Quando o portador receber dano, ele então irá cuspir a presa como uma forma de atacar.


Guts (Tenacidade / Músculos)Ter uma Condição de Status aumenta o Ataque Físico do Pokémon.

Hadron Engine (Motor de Hádrons): Ativa o efeito de Electric Terrain quando o Pokémon portador desta habilidade entra em batalha. O motor futurístico dentro do Pokémon também aumenta seu stat de Ataque Especial sob o efeito de Electric Terrain.

Harvest (Colheita): Pode criar uma nova Berry após o Pokémon utilizar uma. A Partir da 8ª Geração, se o Pokémon com esta habilidade estiver na 1ª posição da equipe (mesmo que derrotado), há 50% de chances de o jogo forçar um encontro com um Pokémon Selvagem do tipo Planta, se este encontro for possível.

Healer (Cura)Às vezes pode curar a condição de status de um aliado.


Heatproof (À Prova de Calor / Ignífugo)Corta pela metade o dano de ataques do tipo Fogo que atingirem o Portador.

Heavy Metal (Metal Pesado): Duplica o peso do Pokémon.

Honey Gather (Pegar Mel)O Pokémon pode encontrar Mel após a batalha.

Hospitality (Hospitalidade): Quando um Pokémon com esta habilidade entra em uma batalha, ele rega seu aliado com hospitalidade, restaurando uma pequena quantidade de HP do aliado.

Huge Power (Poder Gigantesco)Duplica o stat de Ataque Físico do Pokémon.


Hunger Switch (Troca da Fome): O Pokémon troca de forma ao final de cada turno.

Hustle (Entusiasmo)Aumenta o stat de Ataque Físico do Pokémon, mas diminui sua pontaria.


Hydration (Hidratação)Cura condições de status do Pokémon se estiver chovendo.

Hyper Cutter (Hipercorte)Impede que outros Pokémon diminuam o stat de Ataque Físico do portador.


Ice Body (Corpo de Gelo): O Pokémon gradualmente vai recuperando seu HP durante uma chuva de granizo (condição climática).


Ice Face (Face de Gelo): A cabeça de gelo do Pokémon pode receber um ataque físico como um Substitute, mas o ataque também irá mudar a aparência do Pokémon. O gelo poderá ser restaurado quando estiver chovendo granizo.

Ice Scales (Escamas de Gelo)O Pokémon é protegido por escamas de gelo, que cortam pela metade o dano tomado por Movimentos Especiais.


Illuminate (Iluminação / Iluminar)Aumenta as chances de encontrar Pokémon Selvagens ao iluminar ao seu redor.


Illusion (Ilusão)O Pokémon entra em batalha disfarçado do último Pokémon na equipe do jogador.

Immunity (Imunidade)Torna o Pokémon imune à envenenamento (condição de status).

Imposter (Impostor): O Pokémon automaticamente se transforma no Pokémon contra o qual ele está batalhando, aprendendo todos os seus movimentos.

Infiltrator (Infiltrado)Penetra a barreira ou o Substitute do Pokémon adversário para atacar.


Innards Out (Extensão de Vísceras)Causa danos ao atacante que infligir um golpe final derrotando o Pokémon Portador, igual à quantidade de seu último HP.

Inner Focus (Foco Interno)O Pokémon não pode recuar (flinch).

Insomnia (Insônia [PT-BR] — Insónia [PT-PT]): O Pokémon não pode pegar no sono (condição de status).


Intimidate (Intimidação)O Pokémon, ao entrar em batalha, intimida o oponente, diminuindo seu stat de Ataque Físico.

Intrepid Sword (Espada Intrépida)Aumenta o stat de Ataque do Pokémon sempre que ele deixa a pokébola e entra em uma partida. A partir da 9ª Geração, no entanto, isto só funciona apenas 1 vez por batalha. 

Iron Barbs (Espinhos de Ferro): Inflige dano quando o adversário atacar o Pokémon com um movimento de contato físico.

Iron Fist (Punho de Ferro)Aumenta o poder de movimentos com a terminologia "Punch".


Justified (Justiceiro / Justificado)Ser acertado por um movimento do tipo Sombrio faz com que o stat de Ataque Físico do Pokémon seja aumentado, por justiça.

Keen Eye (Olhar Aguçado [PT-BR] — Olhar Afiado [PT-PT])Impede que outros Pokémon diminuam a pontaria (accuracy) do Portador.

Klutz (Grosseria)O Pokémon Portador não pode segurar nenhum item.

Leaf Guard (Guarda Folha): Impede que o Pokémon sofra de condições de status quando o sol estiver forte.


Levitate (Levitação): Ao flutuar no ar, o Pokémon recebe imunidade total a todos os movimentos do tipo Terra.

Libero (Líbero)Muda o tipo Pokémon para o tipo do movimento que ele está prestes a usar. A partir da 9ª Geração, no entanto, isto só funciona apenas 1 vez a cada vez que o Pokémon entra em batalha.

Light Metal (Metal Leve): Diminui o Peso do Pokémon.


Lightning Rod (Para-Raios)O Pokémon atrai para si todos os ataques dos tipo elétrico e ao invés de ser atingido por eles, o seu Ataque Especial é aumentado.

Limber (Elasticidade)O Pokémon não pode ser paralisado (condição de status).

Lingering Aroma (Aroma Persistente): Contato físico direto com o Pokémon portador desta habilidade altera a habilidade do atacante para Lingering Aroma também.

Liquid Ooze (Lodo Líquido): Se o Pokémon adversário usar um movimento de dreno contra o portador desta habilidade, ele PERDERÁ HP ao invés de ganhar.

Liquid Voice (Voz Fluida)Todos os movimentos baseados em "Som" se tornam do tipo Água.

Long Reach (Longo Alcance): O Pokémon usa movimentos sem fazer contato físico com o alvo.

Magic Bounce (Reflexo Mágico)Reflete movimentos de status ao invés de ser atingido por eles.


Magic Guard (Escudo Mágico)O Pokémon só recebe dano proveniente de ataques. Isto é, esta habilidade impede que o Pokémon receba dano indireto, como através de condições de status (veneno e queimadura), condições climáticas (como tempestade de areia e granizo), efeitos como Curse e Leech Seed, entry hazards, dano colateral (exceto Struggle), dano de colisão e dano de usar Mind Blown ou Steel Beam. No entanto, vale ressaltar que efeitos adicionais, como ficar preso por movimentos de ligação ou ter seu Ataque Físico reduzido por queimadura, por exemplo, não são evitados, mesmo que seu DANO seja.

Magician (Mago)Se o Pokémon acertar um movimento, ele irá roubar o item que o alvo segura.

Magma Armor (Armadura de Magma)O Pokémon é coberto com magma quente, impedindo-o de ser congelado (condição de status).

Magnet Pull (Magnetismo)Impede que Pokémon do tipo Aço escapem usando sua força magnética.

Marvel Scale (Escama Maravilha): As escamas do Pokémon aumentam o stat de Defesa do mesmo se ele tiver uma condição de status.


Mega Launcher (Megalançamento [PT-BR] — Megalançador [PT-PT]): Amplifica o poder de movimentos com as terminologias "Aura" e "Pulse".

Merciless (Impiedoso)Os ataques do Pokémon se tornam Golpes Críticos se o alvo estiver envenenado.

Mimicry (Mimetismo)Muda o tipo do Pokémon de acordo com o Terrain que estiver em efeito.

Mind's Eye (Olho da Mente): O Pokémon ignora as mudanças na evasão dos oponentes, sua precisão não pode ser reduzida e pode atingir os tipos Fantasma com movimentos do tipo Normal e Lutador.

Minus (Menos)Aumenta o Ataque Especial do Pokémon se um aliado com a habilidade Plus ou Minus também estiver em batalha.

Mirror Armor (Armadura Espelhada)Rebate apenas os efeitos redutores de stats que o Pokémon recebe.

Misty Surge (Onda de Névoa)Ativa o efeito de Misty Terrain assim que o Pokémon entra em batalha.

Mold Breaker (Quebra-Molde / Destruidor de Molde): Movimentos podem ser usados no alvo independentemente de suas habilidades.

Moody (Mal-Humor)Aumenta bastante um stat e diminui outro a cada turno.


Motor Drive (Motor Elétrico / Impulso Motor [PT-BR] — Eletromotor [PT-PT]): Aumenta o seu stat de Velocidade se acertado por um movimento do tipo elétrico ao invés de levar dano.

Moxie (Arrogância)Aumenta o stat de Ataque Físico do Portador após ele nocautear outro Pokémon.

Multiscale (Multiescamas): Reduz a quantidade de dano que o Pokémon toma quando seu HP estiver cheio.


Multitype (Multitipo)Muda o tipo do Pokémon para combinar com a Plate ou o Z-Crystal que ele estiver segurando.

Mummy (Múmia)Contato com o Pokémon Portador irá fazer com que a habilidade do atacante também se torne Mummy e assim, ela vai sendo passada adiante, sucessivamente.

Mycelium Might (Força de Micélio): O Pokémon sempre agirá mais devagar quando utilizando movimentos de status, no entanto, estes movimentos jamais serão impedidos pela habilidade do alvo.

Natural Cure (Cura Natural)Todas as condições de status são curadas quando o Pokémon é substituído/volta para a pokébola.

Neuroforce (Neuroforça)Aumenta o poder de movimentos que são superefetivos.

Neutralizing Gas (Gás Neutralizador)Os Efeitos das habilidades de todos os outros Pokémon serão anulados e/ou as habilidades não serão ativadas enquanto o Pokémon Portador estiver em campo.

No Guard (Sem Proteção)Todos os movimentos usados por este Pokémon nunca falham, porém, todos os movimentos utilizados CONTRA também nunca falharão, mesmo se o usuário estiver em um turno semi-invulnerável de movimentos como Fly ou Dig.

Normalize (Normalidade): Todos os movimentos do Pokémon se tornam do tipo Normal e seu poder é amplificado um pouco.

Oblivious (Inconsciência): O Pokémon não pode entrar em estado de atração e nem de ser atingido por Taunt, porque é desatento.

Opportunist (Oportunista): Se a estatística de um oponente for aumentada, o Pokémon apodera-se da oportunidade de aumentar a mesma estatística para si mesmo.

Orichalcum Pulse (Pulso de Oricalco): A luz do sol é intensificada quando o Pokémon portador desta habilidade entra em batalha. O pulso antigo vibrando através do Pokémon também aumenta seu stat de Ataque (Físico) sob luz solar intensa.

Overcoat (Sobrecasaco): Protege o Pokémon de coisas como "areia", "granizo" e "pó".


Overgrow (Super Crescimento)Aumenta o Poder de movimentos do tipo Planta quando o HP do Pokémon estiver baixo.

Own Tempo (Ritmo Próprio)O Pokémon não pode ficar confuso (condição de status).


Parental Bond (Vínculo Parental)O Pai e o Filho atacam juntos.


Pastel Veil (Véu de Tons Pastéis): Protege o Pokémon e seus aliados de serem envenenados.

Perish Body (Corpo Perecido): Quando atingido por um movimento que faz contato direto, o Pokémon e o atacante irão ficar fora de combate após a passagem de 3 turnos, a menos que eles sejam substituídos/voltem para a pokébola.

Pickpocket (Furto)Rouba o item de um atacante que atingir o Pokémon Portador com um ataque físico.


Pickup (Recolheita): O Pokémon pode pegar o item que um Pokémon oponente usou durante uma batalha. Também pode pegar itens fora da batalha.

Pixilate (Pele de Fada)Movimentos do tipo Normal se tornam movimentos do tipo Fada e o poder destes ataques é também aumentado um pouco.

Plus (Mais)Aumenta o Ataque Especial do Pokémon se um aliado com a habilidade Plus ou Minus também estiver em batalha.

Poison Heal (Veneno Curador/Antídoto): Restaura HP se o Pokémon for envenenado em vez de perder HP.

Poison Point (Ponto de Veneno / Ponto Venenoso)Pode envenenar o atacante se o Pokémon Portador for atingido por um golpe de contato físico.

Poison Puppeteer (Titereiro Venenoso): Pokémon envenenados pelos movimentos de Pecharunt também ficarão confusos.

Poison Touch (Toque Venenoso): Pode envenenar o alvo quando o Pokémon Portador acertar um ataque que faça contato físico.


Power Construct (Construção de Poder): Outras células se reúnem para ajudar quando seu HP atinge a metade ou menos. Então o Pokémon muda sua forma para sua Complete Forme.

Power of Alchemy (Poder de Alquimia)O Pokémon copia a habilidade de um aliado derrotado.

Power Spot (Fonte de Energia): Apenas por estar ao lado do Pokémon Portador, o poder de seus movimentos é aumentado.

Prankster (Travessura [PT-BR] — Brincalhão [PT-PT])Dá prioridade para um movimento de status.

Pressure (Pressão)Os movimentos utilizados pelo oponente custarão o dobro de PP por uso.

Primordial Sea (Mar Primordial)O Pokémon muda o clima para anular movimentos do tipo Fogo.

Prism Armor (Armadura de Prisma)Reduz o Poder de Movimentos Superefetivos tomados.

Propeller Tail (Hélice de Cauda)Ignora os efeitos de redirecionamentos de ataques provenientes de habilidades (exemplos: Storm Drain ou Lightning Rod) ou movimentos (exemplo: Rage Powder, Follow Me) do oponente.

Protean (Mutatipo)Muda o tipo Pokémon para o tipo do movimento que ele está prestes a usar, a qualquer momento durante a batalha. A partir da 9ª Geração, no entanto, isto só funciona apenas 1 vez a cada vez que o Pokémon entra em batalha.

Protosynthesis (Protossíntese): Aumenta o stat mais proficiente do Pokémon quando a luz do sol estiver forte ou se o Pokémon estiver segurando Booster Energy.

Psychic Surge (Onda Psíquica)Ativa o efeito de Psychic Terrain assim que o Pokémon entra em batalha.

Punk Rock (Punk Rock)Aumenta o poder de movimentos baseados em Som. O Pokémon também corta pela metade o dano tomado por movimentos deste tipo.

Pure Power (Poder Puro)O stat de Ataque Físico do Pokémon é duplicado.

Purifying Salt (Sal Purificador): O sal puro do Pokémon o protege contra condições de status e corta pela Metade o dano recebido de ataques do tipo Fantasma.

Quark Drive (Condução de Quarks): Aumenta o stat mais proficiente do Pokémon quando Electric Terrain estiver sob efeito ou se o Pokémon estiver segurando Booster Energy.


Queenly Majesty (Presença Régia): Os adversários não poderão utilizar movimentos de Prioridade.

Quick Draw (Movimento Rápido)Permite que o Pokémon se mova primeiro ocasionalmente. Se um Pokémon com esta Habilidade seleciona um movimento que cause danos, ele tem 30% de chance de ser o primeiro em sua chave de prioridade.

Quick Feet (Pés Rápidos)Aumenta o stat de Speed do Pokémon se ele tiver uma condição de status.

Rain Dish (Prato de Chuva): O Pokémon gradualmente recupera seu HP durante a chuva (condição climática).

Rattled (Covardia [PT-BR] — Cobardia [PT-PT]): Movimentos do tipo Sombrio, Fantasma ou Inseto assustam o Portador, que tem seu status de Velocidade ampliado.

Receiver (Receptor)O Pokémon copia a habilidade de um aliado derrotado.

Reckless (Imprudência)Aumenta o Poder de Movimentos que causam dano de recoil (ricochete/efeito colateral).

Refrigerate (Refrigeração)Movimentos do tipo Normal se tornam movimentos do tipo Gelo e o poder destes ataques é também aumentado um pouco.

Regenerator (Regeneração): Restaura um pouco do HP quando o Pokémon é retirado da batalha.

Ripen (Maturação/Amadurecimento)Duplica o efeito de Berries.

Rivalry (Rivalidade): Torna-se competitivo e causa mais dano a Pokémon do mesmo sexo, mas causa menos dano a Pokémon do gênero oposto.


RKS System (Sistema RKS)Muda o tipo do Pokémon para combinar com a "Memory" que ele estiver segurando.

Rock Head (Cabeça de Pedra): Protege o Pokémon de danos de recoil (ricochete/efeito colateral).

Rocky Payload (Carga Rochosa): Aumenta o poder de movimentos do tipo Pedra.


Rough Skin (Pele Áspera)Inflige dano quando o adversário atacar o Pokémon com um movimento de contato físico.


Run Away (Fuga): Possibilita que o treinador sempre possa escapar de batalhas contra Pokémon Selvagens.

Sand Force (Força da Areia)Aumenta o poder dos movimentos do tipo Pedra, Terra e Aço durante uma tempestade de areia (condição climática).

Sand Rush (Ímpeto Areia)Aumenta o stat de Velocidade do Pokémon durante uma tempestade de areia. Um Pokémon com Sand Rush não tomará dano de uma tempestade de areia, se de outra maneira,  ele tomaria.

Sand Spit (Cuspe de Areia)O Pokémon cria uma tempestade de areia (condição climática) quando é acertado por um ataque.


Sand Stream (Fluxo Areia / Fluxo de Areia [PT-BR] — Torrente de Areia [PT-PT])O Pokémon invoca uma tempestade de areia assim que entra em batalha.

Sand Veil (Véu de Areia)Aumenta o stat de Evasão do Pokémon durante uma tempestade de areia.


Sap Sipper (Suga-Seiva / Engolidor de Seiva)Aumenta o stat de Ataque do Pokémon se ele for atingido por um movimento do tipo Planta ao invés de receber dano.


Schooling (Cardume)Quando tem muito HP, o Pokémon forma um cardume poderoso. O efeito desta habilidade acaba e a forma do Pokémon reverte ao normal quando seu HP está baixo.


Scrappy (Transparência)O Pokémon pode acertar Pokémon do tipo Fantasma utilizando golpes do tipo Normal e Lutador, ao qual normalmente o tipo Fantasma normalmente seria imune.

Screen Cleaner (Limpa-Vidro)Quando o Pokémon entra em uma batalha, os efeitos de Light Screen, Reflect e Aurora Veil são anulados tanto para os oponentes quanto para os aliados.

Seed Sower (Semeador de Sementes): Ativa o efeito de Grassy Terrain quando o Pokémon é atingido por um ataque.

Serene Grace (Indulgência Serena): Aumenta a probabilidade de ocorrência de efeitos adicionais ao atacar.

Shadow Shield (Escudo Sombrio): Reduz a quantidade de dano que o Pokémon recebe enquanto seu HP está cheio.

Shadow Tag (Fio de Sombra): Este Pokémon pisa na sombra do Pokémon oponente para impedir que ele escape.

Sharpness (Agudeza): Aumenta o poder de movimentos de "corte", a saber: Cut / Razor Leaf / Slash / Fury Cutter / Air Cutter / Aerial Ace / Leaf Blade / Night Slash / Air Slash / X-Scissor / Psycho Cut / Cross Poison / Sacred Sword / Razor Shell / Solar Blade / Behemoth Blade / Stone Axe / Ceaseless Edge / Population Bomb / Kowtow Cleave / Bitter Blade / Aqua Cutter


Shed Skin (Pele vertente [PT-BR] — Troca de Pele [PT-PT])O Pokémon pode curar suas próprias condições de status, trocando de pele.

Sheer Force (Força Absoluta)Remove efeitos adicionais para aumentar o poder dos movimentos ao atacar.

Shell Armor (Armadura de Concha [PT-BR] — Concharmadura [PT-PT]): Uma casca dura protege o Pokémon de Golpes Críticos.

Shield Dust (Escudo de Pó): O Pó que sai deste Pokémon bloqueia efeitos adicionais de golpes que o atingem.



Shields Down (Escudos Abaixados / Escudo Limitado)Quando o HP do Pokémon atinge a metade ou menos, a concha do Pokémon se quebra e ele se torna mais agressivo.

Simple (Simplificar): As mudanças de stats que o Pokémon recebe são duplicadas.

Skill Link (Liga Habilidade): Maximiza o número de vezes que um movimento Multi-Strike atinge.

Slow Start (Começo Lento)Por 5 turnos, os stats de Ataque e Velocidade do Pokémon são cortados pela metade.

Slush Rush (Limpa-Neves)Aumenta o stat de Velocidade do Pokémon durante uma chuva de granizo (condição de status).

Sniper (Franco-Atirador): Aumenta o poder de movimentos se eles se tornarem Golpes Críticos quando atacados.


Snow Cloak (Manto Nevado / Capa de Neve [PT-BR] — Casaco de Neve [PT-PT]): Aumenta a evasão do Pokémon em uma chuva de granizo (condição climática).


Snow Warning (Alerta de Neve): O Pokémon invoca uma chuva de granizo ao entrar em batalha, causando danos de 1/16 do HP máximo em cada Pokémon em campo que não for do tipo Gelo, ao final de cada turno, por 5 turnos. A Partir da 9ª Geração, no entanto, o efeito de chuva de granizo é substituído por "Tempestade de Neve", que ao invés de causar danos nos Pokémon opositores, aumenta a Defesa Física e Especial de Pokémon do tipo Gelo, por 5 turnos.

Solar Power (Poder Solar): Aumenta o Ataque Especial do Pokémon quando o sol estiver forte, mas diminui o HP a cada turno.

Solid Rock (Rocha Sólida): Reduz o poder de movimentos superefetivos tomados.


Soul-Heart (Coralma): Aumenta o Ataque Especial do Pokémon toda vez que um Pokémon fica fora de combate.

Soundproof (Antirruído): Garante imunidade ao Pokémon a todos os movimentos baseados em Som.


Speed Boost (Acelerador)O stat de Velocidade do Pokémon é aumentado a cada turno.

Stakeout (Tocaia)Duplica o dano causado ao Pokémon que substituir o alvo se este retornar à pokébola.

Stall (Adiar)O Pokémon se move por último.

Stalwart (Robusto)Ignora os efeitos de redirecionamentos de ataques provenientes de habilidades (exemplos: Storm Drain ou Lightning Rod) ou movimentos (exemplo: Rage Powder, Follow Me) do oponente.


Stamina (Stamina)Aumenta o stat de Defesa Física quando o Pokémon é atingido por um ataque.


Stance Change (Mudança em Posição): O Pokémon muda para a Blade Forme quando usa um ataque e muda para a Shield Forme quando usa King's Shield.


Static (Estática)Contato Físico com o Pokémon pode causar paralisia.

Steadfast (Inabalável): O stat de velocidade do Pokémon é ampliado toda vez que o Pokémon recua (flinch).

Steam Engine (Motor à Vapor)Aumenta drasticamente o status de Velocidade do Pokémon se for atingido por um movimento do tipo Fogo ou Água.

Steelworker (Trabalhador de Aço)Aumenta o poder de movimentos do tipo Aço.

Steely Spirit (Espírito Férreo)Aumenta o poder de movimentos do tipo Aço utilizados por aliados.

Stench (Fedor): Ao liberar um fedor ao atacar, esse Pokémon pode fazer com que o alvo recue (flinch).


Sticky Hold (Viscosidade): Os itens segurados pelo Pokémon ficam presos rapidamente e não podem ser removidos por outros Pokémon.

Storm Drain (Drena-Tempestades): O Pokémon atrai para si todos os ataques dos tipo Água e ao invés de ser atingido por eles, o seu Ataque Especial é aumentado.

Strong Jaw (Mandíbula Forte): A mandíbula forte do Pokémon aumenta o poder de seus movimentos baseados em Mordidas.


Sturdy (Fortificar / Robustez [PT-BR] — Robusto [PT-PT]): O Pokémon não pode ser derrotado com apenas 1 golpe, fazendo-o permanecer em batalha com apenas 1 ponto de HP.

Suction Cups (Ventosas)Este Pokémon usa ventosas para permanecer em um local para negar todos os movimentos e itens que forçam a troca.


Super Luck (Supersorte): O Pokémon tem tanta sorte que as taxas de seus movimentos se tornarem golpes críticos são aumentadas.

Supersweet Syrup (Xarope Superdoce): Quando o Pokémon entra em batalha pela primeira vez, o cheiro de sua calda se espalha pelo campo de batalha, diminuindo a evasão do Pokémon adversário.

Supreme Overlord (Soberano Supremo): Quando o Pokémon portador desta habilidade entra em batalha, seus Ataques Físico e Especial são levemente ampliados para cada um dos aliados na equipe do treinador que já tiverem sido derrotados.

Surge Surfer (Cauda Surfista): Dobra o stat de Velocidade do Pokémon no Terreno Elétrico.


Swarm (Enxame)Amplifica o poder de movimentos do tipo Inseto quando o HP do Pokémon está baixo.

Sweet Veil (Véu Doce)Impede que o Portador e seus aliados sejam pego pela condição de status de Sono.


Swift Swim (Salamandra Aquática/Nado Rápido): Aumenta a Velocidade do Pokémon durante a chuva (condição climática).

Sword of Ruin (Espada da Ruína): O poder da espada ruinosa do Pokémon reduz a base stat de Defesa (Física) de todos os Pokémon em campo, exceto ele mesmo.

Symbiosis (Simbiose)O Pokémon passa seu item para um aliado que já usou o seu item.

Synchronize (Sincronia)O atacante receberá a mesma condição de status se infligir queimadura, veneno ou paralisia ao Pokémon.

Tablets of Ruin (Tábuas da Ruína): O poder das tábuas de madeira ruinosa do Pokémon reduz a base stat de Ataque (Físico) de todos os Pokémon em campo, exceto ele mesmo.

Tangled Feet (Pés Laçados)Aumenta o stat de Evasão se o Pokémon se encontrar confuso (condição de status).


Tangling Hair (Cabelo Desgrenhado [PT-BR] — Cabelo Rebelde [PT-PT]): Contato físico com o Pokémon diminui o stat de Velocidade do atacante.

Technician (Técnico)Aumenta o poder dos movimentos mais fracos do Pokémon.

Telepathy (Telepatia)Antecipa um movimento de aliado que possa vir a feri-lo e se esquiva dele.

Tera Shift (Tera Mudança): Quando o Pokémon entra em batalha, ele absorve a energia ao seu redor e se transforma em sua Forma Terastal.

Tera Shell (Tera Concha): A concha do Pokémon contém os poderes de cada tipo. Todos os movimentos que causam dano e atingem o Pokémon quando seu HP está cheio não serão muito eficazes.

Teraform Zero (Teraformação Zero): Quando Terapagos muda para sua Forma Estelar, ele usa seus poderes ocultos para eliminar todos os efeitos do clima e do terreno, reduzindo-os a zero.

Teravolt (Teravoltagem)Movimentos podem ser utilizados no alvo independentemente de suas habilidades.

Thermal Exchange (Câmbio Termal): Quando o Pokémon portador desta habilidade é atingido por um movimento do tipo Fogo, seu stat de Ataque (Físico) é ampliado. O Pokémon também torna-se imune a queimaduras.


Thick Fat (Gordura Espessa / Camada de Gordura [PT-BR] — Gordura Grossa [PT-PT])O Pokémon é protegido por uma camada de gordura espessa, que reduz pela metade o dano causado pelos movimentos do tipo Fogo e Gelo.

Tinted Lens (Olhos Escuros): O Pokémon pode usar movimentos "pouco eficazes" para causar dano regular.


Torrent (Dilúvio (UNITE, mangá); Força Impetuosa (anime) [PT-BR] — Fluxo [PT-PT])Aumenta o Poder de movimentos do tipo Água quando o HP do Pokémon estiver baixo.

Tough Claws (Garra Dura): Amplifica o poder de movimentos que causam contato físico.

Toxic Boost (Impulso Tóxico) Potencializa ataques físicos quando o Pokémon está envenenado.

Toxic Chain (Cadeia Tóxica): O poder da cadeia tóxica do Pokémon pode envenenar gravemente qualquer alvo que o Pokémon atingir com um movimento.

Toxic Debris (Destroços Tóxicos): Espalha espinhos tóxicos aos pés do time opositor quando o Pokémon recebe dano de movimentos físicos.

Trace (Traço): Quando entra em uma batalha, o Pokémon copia a habilidade de um Pokémon oponente.

Transistor (Transistor): Aumenta o poder dos movimentos do tipo elétrico em 50%.

Triage (Triagem): Dá prioridade a um movimento de cura.


Truant (Preguiça): O Pokémon não pode atacar se ele tiver usado um movimento no turno anterior.

Turboblaze (Turbochama)Movimentos podem ser utilizados no alvo independentemente de suas habilidades.

Unaware (Ignorante [PT-BR] — Ignorância [PT-PT])Ao atacar, o Pokémon ignora as alterações de stats do alvo.

Unburden (Sem Peso)Aumenta o stat de Velocidade se o item que o Pokémon segura for usado ou perdido.

Unnerve (Enervar / Nervosismo):  Enerva Pokémon oponentes e os torna incapazes de comer Berries.

Unseen Fist (Punho Invisível): Se o Pokémon usa movimentos que fazem contato direto, ele pode acertar o alvo mesmo se o alvo se proteger.

Vessel of Ruin (Embarcação da Ruína): O poder da embarcação ruinosa do Pokémon reduz a base stat de Ataque Especial de todos os Pokémon em campo, exceto ele mesmo.

Victory Star (Estrela da Vitória): Aumenta a precisão do Pokémon e de seus aliados.


Vital Spirit (Espírito Vital): O Pokémon é cheio de vitalidade, e isso evita que adormeça.

Volt Absorb (Absorver Volts): O Pokémon tem seu HP restaurado se atingido por um movimento do tipo Elétrico, ao invés de levar dano.

Wandering Spirit (Espírito Errante): O Pokémon troca de Habilidade com um Pokémon que o acertar com um movimento que faz contato direto.


Water Absorb (Absorve-Água): O Pokémon tem seu HP restaurado se atingido por um movimento do tipo Água, ao invés de levar dano.

Water Bubble (Bolha de Água): Reduz o poder dos movimentos do tipo Fogo causados no Pokémon e evita que o Pokémon se queime.

Water Compaction (Compactação de Água): Aumenta drasticamente o status de Defesa do Pokémon quando atingido por um movimento do tipo Água.

Water Veil (Véu de Água)O Pokémon é coberto com um véu de água, o que impede que ele se queime.

Weak Armor (Armadura Fraca): Ataques físicos que atingirem o Pokémon diminuem seu status de Defesa, mas aumentam drasticamente seu status de Velocidade.

Well-Baked Body (Corpo Bem Assado): O Pokémon não sofre danos quando atingido por movimentos do tipo Fogo. Em vez disso, seu stat de Defesa (Física) é fortemente aumentado.

White Smoke (Fumo Branco)O  Pokémon é protegido por sua fumaça branca, o que impede que outros Pokémon reduzam seus stats.

Wimp Out (Amarelar): O Pokémon covardemente volta para a pokébola assim que seu HP atinge a metade ou menos.

Wind Power (Força do Vento): O Pokémon fica carregado quando é atingido por um movimento de "vento", aumentando o poder do próximo movimento do tipo Elétrico que o Pokémon portador desta habilidade utilizar. São considerados movimentos de vento: Gust / Whirlwind / Blizzard / Icy Wind / Sandstorm / Twister / Heat Wave / Air Cutter / Tailwind / Hurricane / Petal Blizzard / Fairy Wind / Springtide Storm / Bleakwind Storm / Wildbolt Storm / Sandsear Storm.

Wind Rider (Cavaleiro do Vento): Amplia o stat de Ataque (Físico) do Pokémon se o movimento Tailwind for acionado, ou se o Pokémon for atingido por um movimento de "vento". O Pokémon também não recebe qualquer dano proveniente de movimentos de vento.  São considerados movimentos de vento: Gust / Whirlwind / Blizzard / Icy Wind / Sandstorm / Twister / Heat Wave / Air Cutter / Tailwind / Hurricane / Petal Blizzard / Fairy Wind / Springtide Storm / Bleakwind Storm / Wildbolt Storm / Sandsear Storm.


Wonder Guard (Defesa Mágica): Seu poder misterioso permite que apenas movimentos superefetivos atinjam o Pokémon.

Wonder Skin (Pele Maravilha): Faz com que movimentos de status tenham mais chances de falhar.


Zen Mode (Modo Zen)Muda a forma do Pokémon assim que seu HP atinge a metade ou menos.

Zero to Hero (De Zero a Herói): O Pokémon transforma-se em sua Forma Herói quando retorna para a pokébola.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.