Natures

As Natures (Naturezas) são traços de personalidade de um Pokémon que afetam o modo como estes monstrinhos possuem os valores de suas estatísticas. A Nature geralmente afeta o valor de duas das estatísticas de um Pokémon, aumentando um stat 10% a mais do que o normal e diminuindo outro stat 10% a menos do que o normal.

Isso é o que torna um Pokémon diferente do outro, mesmo entre membros de uma mesma espécie. Se você pegar vários Pokémon iguais, todos em um mesmo nível, verá que a maioria deles são diferentes entre si, isso porque cada um tem uma natureza diferente, e isso influencia nos valores dos seus stats. A natureza é um dos fatores que define a individualidade do monstrinho que você capturou, por isso, por mais que haja dois Pokémon da mesma espécie, com os mesmos ataques e com o mesmo nível, eles ainda poderão ser diferentes caso suas naturezas se choquem.

Traços de Personalidade

As naturezas, como dito anteriormente, nada mais são do que traços de Personalidade de um Pokémon, ou seja, a forma como ele se comporta e como ele age em diferentes situações. Confira abaixo a tradução do nome de todas as Natures, só para se ter uma ideia:

Hardy - Resistente
Lonely - Solitário
Brave - Valente
Adamant - Inflexível
Naughty - Desobediente
Bold - Corajoso
Docile - Dócil
Relaxed - Descontraído
Impish - Travesso
Lax - Negligente
Timid - Tímido
Hasty - Precipitado
Serious - Sério
Jolly - Alegre
Naive - Ingênuo
Modest - Modesto
Mild - Brando
Quiet - Quieto
Bashful - Reservado
Rash - Imprudente
Calm - Calmo
Gentle - Gentil
Sassy - Atrevido
Careful - Cuidadoso
Quirky - Peculiar

As Naturezas e suas Estatísticas


Abaixo, temos uma tabela que demonstra todas as Natures e os atributos que ela aumenta e reduz:

NatureAtributo AumentadoAtributo Reduzido
Hardy--
LonelyAttackDefense
BraveAttackSpeed
AdamantAttackSp. Attack
NaughtyAttackSp. Defense
BoldDefenseAttack
Docile--
RelaxedDefenseSpeed
ImpishDefenseSp. Attack
LaxDefenseSp. Defense
ModestSp. AttackAttack
MildSp. AttackDefense
QuietSp. AttackSpeed
Bashful--
RashSp. AttackSp. Defense
CalmSp. DefenseAttack
GentleSp. DefenseDefense
SassySp. DefenseSp. Attack
CarefulSp. DefenseSp. Attack
Quirky--
TimidSpeedAttack
HastySpeedDefense
Serious--
JollySpeedSp. Attack
NaiveSpeedSp. Defense
(Fonte: O Vício)

Ou se preferir, você também pode optar por esta tabela de visualização compacta:


Observando a(s) tabela(s), também é possível ver que existem Naturezas NEUTRAS, ou seja, que não aumentam nem diminuem nenhum stat. São elas:

Hardy
Docile
Bashful
Quirky
Serious

O único stat que não é alterado por nenhuma Nature é o HP. Todos os outros (Ataques Físico e Especial, Defesa Física e Especial e Velocidade) são alterados.

Como Saber Qual Stat está sendo Aumentado ou Diminuído pela Nature do Pokémon que eu Capturei?



Para saber se o seu Pokémon está sofrendo uma redução/aumento em um de seus stats graças a uma Nature, é bastante simples. Basta abrir o sumário do Pokémon que você deseja em qualquer jogo A PARTIR de Pokémon Heart Gold & Soul Silver.

O stat favorecido pela Nature estará em vermelho, e o que sofre redução ficará em azul.

Na imagem acima, podemos ver que o Pikachu sofre um aumento no Ataque Especial, mas em contrapartida, uma diminuição no Ataque Físico. Isso significa que sua Natureza é Modest.

Como Saber Qual é a Melhor Nature para o meu Pokémon?

A resposta é: Depende. Depende do seu Pokémon e depende da estratégia de batalha que você está pretendendo usar.

Por exemplo: Se o seu Pokémon é um atacante especial e você só ensinar movimentos especiais a ele, não há problema que ele tenha uma Nature que diminua o ataque físico, já que você não vai fazer uso deste stat em batalha.

Ou então, se você tem um Pokémon super lento, mas que é usuário de Trick Room, não faz mal que ele tenha uma Nature que lhe reduza a velocidade.

Como Saber se o meu Pokémon é um Atacante Especial ou Físico?

Seguindo a pergunta acima, você pode ficar em dúvida sobre qual stat é melhor no seu Pokémon: se o Ataque Especial ou Físico. O mesmo vale quando estamos falando de defesas.

Para isso, o Pokémonster Dex tem a solução perfeita! Basta que você acesse o nosso Poké-Arquivo e visualize os base stats de cada espécie, disponível no começo da página individual de cada Pokémon. O stat que tiver maior valor numérico, isto é, números maiores e mais proeminentes, são os melhores.

Por exemplo, acompanhe os base stats de Slaking:

HP — 150
Atk — 160
Def — 100
SpA — 095
SpD — 065
Spe — 100
Total : 670

Slaking possui 160 de Atk (Ataque Físico) e 095 de SpA (Ataque Especial), logo, ele é melhor com ataques físicos. O mesmo vale para sua Defesa física, que é de 100 pontos, enquanto a Defesa especial é de apenas 065.

Alguns Pokémon são tão bons fisicamente quanto especialmente, por isso, a escolha da Nature vai depender diretamente da sua estratégia.

Como Encontrar Facilmente um Pokémon Selvagem com a Nature que eu Quero?


Para encontrar mais facilmente um Pokémon Selvagem com uma Nature específica, você precisa de um outro Pokémon que tenha a habilidade Synchronize (Sincronia). Em batalha, essa habilidade faz com que o atacante receba a mesma condição de status se infligir queimadura, veneno ou paralisia ao Pokémon-portador.

Mas, fora das batalhas, Synchronize pode ser usada para atrair Pokémon Selvagens com a MESMA Nature do Pokémon, contanto que ele esteja posicionado no primeiro lugar da sua equipe, ainda que ele esteja fora de combate.

De Pokémon Emerald em diante, os Pokémon selvagens possuem 50% de chance de vir com a mesma Nature que o Pokémon que possui a habilidade Synchronize. Isso não se aplica para Pokémon lendários que se movem pela região (roaming), em Pokémon no Pokéwalker ou na Entree Forest.

De Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire em diante, os Pokémon de presente (exceto aqueles obtidos em Mystery Gift e Ovos) que estão no grupo de ovo Undiscovered sempre terão a mesma Nature do Pokémon com a habilidade Synchronize.

Já a partir de Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, se um Pokémon com Synchronize estiver no primeiro espaço da equipe, os Pokémon de presente (exceto aqueles obtidos em Mystery Gift e Ovos) sempre terão a mesma Nature do Pokémon com esta habilidade, independentemente do grupo de ovo.

Em Pokémon Sword e Shield, se um Pokémon com a habilidade Synchronize estiver no topo da equipe, os Pokémon selvagem terão a mesma Nature desse Pokémon. A probabilidade passou de 50% para 100% na definição da Nature.

Os Pokémon que podem ter a habilidade Synchronize são: Abra, Kadabra, Alakazam, Mew, Natu, Xatu, Espeon, Umbreon, Ralts, Kirlia, Gardevoir, Munna, Musharna, Elgyem, Beheeyem e Indeedee (Macho e Fêmea).


Como MUDAR a Nature de um Pokémon já Capturado?


Em Pokémon Sword & Shield foi introduzido uma nova gama de itens chamada "Mints" (Mentas). A Nature original do Pokémon não é modificada, mas o efeito de crescimento ou diminuição de stat é afetado pela Mint utilizada no Pokémon.

Essas mudanças nos stats são demarcadas também com as cores vermelha e azul nas informações de stats do Pokémon, como se o Pokémon tivesse a Nature da respectiva Mint.

Além disso, as Mints fazem mudanças retroativas nos stats do Pokémon para que ele assuma a natureza do item utilizado.

Outros atributos definidos pela Nature, como a preferência de sabor do Pokémon, não são alterados. A Mint também não influencia a Nature que é passada por cruzamento com Everstone.

As Mints podem ser compradas por 50 Battle Points (BP) na loja da Battle Tower da cidade de Wyndon no pós-game de Pokémon Sword e Shield. Elas também podem ser encontradas no ambiente de Isle of Armor e Crown Tundra.

A tabela abaixo mostra o efeito que cada Mint causa nos Pokémon:

NomeStat AumentadoStat Reduzido
Lonely MintAttackDefense
Adamant MintAttackSp. Attack
Naughty MintAttackSp. Defense
Brave MintAttackSpeed
Bold MintDefenseAttack
Impish MintDefenseSp. Attack
Lax MintDefenseSp. Defense
Relaxed MintDefenseSpeed
Modest MintSp. AttackAttack
Mild MintSp. AttackDefense
Rash MintSp. AttackSp. Defense
Quiet MintSp. AttackSpeed
Calm MintSp. DefenseAttack
Gentle MintSp. DefenseDefense
Careful MintSp. DefenseSp. Attack
Sassy MintSp. DefenseSpeed
Timid MintSpeedAttack
Hasty MintSpeedDefense
Jolly MintSpeedSp. Attack
Naive MintSpeedSp. Defense
Serious Mint


Como Repassar uma Nature através do Breeding/Reprodução?


De Pokémon Emerald em diante, um Ditto ou um Pokémon fêmea equipado com Everstone tem 50% de chance de passar sua nature para os descendentes. Já a partir de HeartGold e SoulSilver, pokémons machos também podem transmitir sua nature segurando Everstone. Mais recentemente, a partir de Black 2 e White 2, um pokémon com Everstone passará sua nature com 100% de chances.

Everstone: A Pedra do Sempre

Na 4ª geração dos jogos, a Everstone só funciona se ambos os pokémon tem o mesmo idioma de origem (ou seja, não funcionará se usar num cruzamento entre um pokémon capturado num jogo em inglês com outro trocado que foi pego num jogo japonês). A partir da 5ª geração não existe mais essa limitação.


Para saber mais sobre as Reproduções, acesse nossa página de Breeding e Egg Groups.

Natures e Concursos Pokémon (Contests)

Saber a Nature do seu Pokémon também é importante caso você esteja participando de Concursos Pokémon (Contests, Super Contests, Constest Spectaculars, Super Contests Shows), pois as Natures determinam quais sabores os Pokémon gostam e desgostam. E saber esses sabores é essencial na hora de preparar Pokéblocos, Poffins, Aprijuices ou Malasadas ou mesmo ao dar Berries para esses Pokémon.

 


Cada Sabor está diretamente associado a um stat:
  • Attack - Spicy
  • Defense - Sour
  • Speed - Sweet
  • Sp. Attack - Dry
  • Sp. Defense - Bitter
O sabor que um Pokémon gosta está representado pelo stat que é beneficiado pela sua Nature, enquanto o sabor que o Pokémon não gosta está associado ao stat que é prejudicado pela sua Nature.

A Tabela abaixo mostra os sabores que cada Nature gosta/desgosta:


Confira nossa página sobre Comidas Pokémon para entender mais a funcionalidade de Poffins e Pokéblocos nos Concursos Pokémon.

Utilizando as Natures para Evoluir Toxel


O Pokémon Toxel possui uma evolução baseada justamente nas Natures.


Caso Toxel tenha como Nature: Hardy, Brave, Adamant, Naughty, Docile, Impish, Lax, Hasty, Jolly, Naive, Rash, Sassy, ou Quirky, ele evoluirá para Toxtricity (Amped Form) no Nível 30.


Caso Toxel tenha como Nature: Lonely, Bold, Relaxed, Timid, Serious, Modest, Mild, Quiet, Bashful, Calm, Gentle, ou Careful, ele evoluirá para Toxtricity (Low Key Form) no Nível 30.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.