F.E.A.R.


F.E.A.R. é uma estratégia de último recurso usada em batalhas competitivas de Pokémon desde a 4ª Geração, normalmente utilizável apenas uma vez por batalha. Um "Pokémon F.E.A.R." é um Pokémon compatível com um determinado moveset capaz de derrotar um oponente com HP cheio em virtualmente qualquer nível (mais notavelmente no nível 100) enquanto ele próprio está apenas no nível 1 ou 2, a razão para o direito de se gabar dessa estratégia.

F.E.A.R. geralmente significa:

Focus Sash
Endeavor
(Quick) Attack
Rattata (Rattata não é o único Pokémon que pode usar FEAR; vários Pokémon podem se encaixar nessa função.)

O termo original, cunhado pelos estrategistas como humor, era " F *** ing Evil Annoying Rodent" (algo como Roedor Chato do C*****o, no bom e velho português).

A estratégia (e o termo original carregado de palavrões) foi originalmente concebida no painel de mensagens de Pokémon Diamond da GameFAQs no início de 2007.

Como usar F.E.A.R.


Depois que um dos Pokémon do jogador fica fora de combate, o Pokémon FEAR pode ser enviado contra o Pokémon de um oponente com (de preferência) HP total. Durante o primeiro turno, o Pokémon FEAR usará Endeavor, e o oponente provavelmente usará um ataque ofensivo para tentar derrotar o Pokémon FEAR (assumindo, é claro, que o oponente não esteja ciente dessa estratégia). O Pokémon FEAR realmente desmaiaria, se não estivesse segurando a Focus Sash, item que permite ao usuário segurar 1 HP após um acerto que, de outra forma, o derrotaria. Quando o Pokémon usa Endeavor, o HP do Pokémon do oponente ficará exatamente igual ao seu próprio HP (que agora, assumindo que o Focus Sash foi acionado, será de apenas 1 ponto). Durante o turno seguinte, o Pokémon FEAR pode usar um movimento de prioridade para eliminar o 1 HP restante do Pokémon do oponente, antes que o oponente possa se mover, atacando primeiro e eliminando o único ponto de HP restante do adversário.

Da 5ª Geração em diante, a Habilidade Sturdy foi alterada para funcionar como uma Focus Sash, mas pode ser ativada várias vezes, desde que o Pokémon recupere todo o seu HP. Com essa mudança, vieram novos usuários notáveis ​​do FEAR; um Probopass nível 2 pode usar Pain Split para desgastar o HP do oponente enquanto se cura, enquanto Aron pode usar uma combinação de Endeavor e um Shell Bell para usar múltiplos Endeavor. A 5ª Geração também introduziu Solosis, um Pokémon capaz de combinar Magic Guard e Endeavour, mas também configurar Trick Room para seus aliados. A partir de Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, um Togedemaru que tenha aprendido Endeavor com Sturdy e um Shell Bell pode executar FEAR da mesma maneira que Aron antes dele, e pode adicionalmente aprender Spiky Shield, permitindo que ele acabe com oponentes enfraquecidos que façam contato físico.

Contra-Atacando F.E.A.R.


Embora seja uma estratégia impressionante, FEAR é simples de combater. A seguir estão várias maneiras de se opor à estratégia FEAR:

  • Conhecimento: A estratégia mais simples e talvez a mais eficaz. Se o oponente conhecer a estratégia FEAR, ele não utilizará um movimento prejudicial conforme o necessário para que F.E.A.R. funcione, ou trocará por um Pokémon imune à estratégia ou que seja facilmente capaz de contra-atacá-lo. Além dos outros contra-ataques listados aqui, um jogador pode fazer uma substituição após o "Pokémon FEAR" do oponente usar Endeavor, e simplesmente usar outro Pokémon para derrotar o FEAR. No entanto, se o jogador que usa o FEAR predizer corretamente, este problema pode ser resolvido usando Pursuit, pois Pursuit causa danos antes mesmo que o Pokémon oponente possa voltar para a pokébola.
  • Pokémon Fantasma: como os tipos Fantasma são imunes a ataques do tipo Normal e Lutador, Endeavor e Quick Attack são inúteis contra eles. Deve-se notar, entretanto, que um FEAR Kangaskhan ou Taillow * com a habilidade Scrappy ainda serão capazes de usar Endeavor contra um Pokémon do tipo Fantasma.
  • Um Pokémon com ataques de prioridade aumentada (com exceção de Fake Out e First Impression): Se o oponente usar um movimento de prioridade aumentada ao mesmo tempo que o Pokémon FEAR, a grande diferença de nível quase sempre resultará no Pokémon do oponente aterrissando primeiro, deixando o oponente com pouco HP, mas deixando o jogador FEAR com um Pokémon derrotado. No entanto, da 5ª Geração em diante, Feint e Extreme Speed têm +2 prioridade, e não são contra-atacados por movimentos de prioridade +1.
  • Se o inimigo agir por último devido à  Trick Room *, segurando um Full Incense, usando um movimento de prioridade reduzida ou fazendo algo semelhante, seu ataque deixará o Pokémon FEAR com aproximadamente 12 pontos de vida após o primeiro turno, quando o Pokémon FEAR deverá ter apenas 1 ponto de vida após o primeiro turno, causando uma varredura fácil no segundo turno.
  • Um movimento que causa dano aos inimigos ao entrar (como Spikes ou Stealth Rock) pode cancelar o efeito Focus Sash, fazendo com que o inimigo seja incapaz de resistir a um K.O. de um golpe. Isso só funciona se o Pokémon F.E.A.R. não for lançado antes desse movimento. Observe que Doduo, Taillow, Starly, Togekiss e Shaymin em seu Sky Forme são imunes a Spikes.
  • Movimentos, condições de status , habilidades e clima que causam dano a cada turno (como tempestade de areia ou queimadura) podem cancelar o efeito do Focus Sash. Isso também pode funcionar sem gastar um turno se um Pokémon como Tyranitar ou Abomasnow ativar sua habilidade. Observe que Phanpy, Aron, Corsola, Wormadam (casacos de areia e lixo) e Swinub são imunes a tempestade de areia (e o último também a granizo).
  • Embargo e Magic Room evitam que o inimigo use qualquer item, neste caso Focus Sash e Shell Bell. Note que, de forma contra-intuitiva, Knock Off NÃO irá servir para nocautear um Pokémon F.E.A.R. se ele está com 100% do HP, a menos Embargo estejaem vigor. O Focus Sash do Pokémon FEAR será derrubado após ter sido ativado com sucesso, e o Pokémon ainda será capaz de usar Endeavor para reduzir o HP do oponente.
  • Black Sludge * , Leftovers e uma Berry restauradora de HP devolvem um pouco de HP ao Pokémon do usuário e, mais do que provavelmente, mais do que o Pokémon FEAR pode lidar com seu movimento de maior prioridade, no turno seguinte.
  • FEAR: Ironicamente, uma forma de combater um Pokémon FEAR é fazer com que ele enfrente outro Pokémon FEAR (ou algum outro Pokémon de baixo nível). Tendo aproximadamente o mesmo HP, ambos os FEARs causariam poucos danos um ao outro. Não é, no entanto, prático ou útil carregar um Pokémon FEAR apenas para combater outro FEAR, já que os dois Pokémon são quase iguais.
  • Shedinja e sua habilidade de Wonder Guard tornarão o Endeavor incapaz de acertar. Note que Sucker Punch e Shadow Sneak podem ser usados ​​para nocautear Shedinja, mas somente depois que seu Focus Sash provavelmente existente tenha sido ativado ou se tornado inútil.
  • Os movimentos de múltiplos hits, como Bullet Seed e Triple Kick , continuarão acertando após o Focus Sash ou Sturdy se ativarem, fazendo com que a estratégia falhe.
  • Nas Batalhas Duplas e Triplas, ter vários Pokémon usando golpes que irão acertar o Pokémon FEAR fará com que ele desmaie, já que o Focus Sash só será ativado no primeiro ataque. No entanto, Follow Me, Rage Powder e Mat Block podem ajudar o Pokémon FEAR.
  • Embora Sturdy aja como uma Focus Sash da 5ª Geração em diante, as habilidades Mold Breaker, Turboblaze e Teravolt ignoram este efeito, contrariando qualquer tentativa de usar o F.E.A.R. com Sturdy.
  • Conforme o Endeavor faz contato, o Pokémon FEAR pode ser eliminado quando seu oponente está carregando um Rocky Helmet (Capacete Rochoso) ou se este possuir a habilidade Rough Skin ou Iron Barbs.
  • Pokémon com a habilidade Queenly Majesty ou Dazzling não são afetados pelos movimentos prioritários do Pokémon FEAR.
  • Quando Psychic Terrain está em efeito, os Pokémon que estão no solo não são afetados pelos movimentos prioritários.


Capturando Pokémon utilizando F.E.A.R.


Utilizando FEAR e pulando a fase do movimento prioritário, os jogadores podem diminuir o HP de um Pokémon-alvo para 1, semelhante a usar False Swipe, e capturá-lo mais facilmente do que lutando normalmente. Depois que o HP do Pokémon selvagem foi reduzido para 1, o jogador pode começar a jogar Pokébolas livremente e ter uma grande chance de capturar o Pokémon com sucesso. Um Cottonee também pode infligir uma paralisia prioritária (com Prankster) para aumentar ainda mais a taxa de captura.

Lista de Pokémon F.E.A.R.:

Rattata
A Partir de Qual Geração:
Movimento de Prioridade: Quick Attack / Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Via Nível
Notas: O Pokémon mais conhecido a utilizar-se desta estratégia.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Pikachu
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack / Feint (a partir da 5ª Geração)
Acesso a Endeavor: Via Evento
Notas: Pikachu só pode conhecer Endeavor legalmente quando recebido como um Shiny Pichu em um evento da Geração IV ou como um PGL Pikachu do evento de Competição Online da Copa Pikachu na Geração VI. Para o Pichu, é brilhante e obtido no nível 30, então requer pelo menos um nível para evoluir. Para o Pikachu, não é brilhante e é obtido no nível 10. FEAR Pikachu estão sempre em Cherish Balls. Feint não é anulado por golpes de prioridade +1 (Geração V em diante), e pode acertar através de Protect  Não neutralizado pela paralisia (Geração VI em diante).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 10

Mankey
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Vacuum Wave
Acesso a Endeavor: Via Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Só pode aprender Vacuum Wave através de Move Tutor em Platinum ou HeartGold e SoulSilver.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Poliwrath
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Vacuum Wave
Acesso a Endeavor: Via Breeding/Move Tutor (Para o Nível Mais Baixo Possível)
Notas: Só pode conhecer o Vacuum Wave através do Move Tutor em Platinum ou HeartGold e SoulSilver . Para o nível mais baixo, ele deve ser capturado como Poliwhirl na Rota 22 ou Viridian City em HeartGold e SoulSilver.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 10

Doduo
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Via Nível
Notas: ***
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Kangaskhan
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Breed
Notas: Não combatido por Pokémon do tipo Fantasma se a habilidade for Scrappy.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Mew
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch / Vacuum Wave
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas:  Só pode saber Sucker Punch ou Vacuum Wave via Move Tutor em Platinum ou HeartGold e SoulSilver .
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 5

Swinub
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Ice Shard
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não neutralizado por tempestade de areia ou granizo .
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Corsola
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Só pode conhecer o Sucker Punch via Move Tutor em Platinum ou HeartGold e SoulSilver. Não neutralizado por Sandstorm.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Phanpy
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Ice Shard
Acesso a Endeavor: Breed
Notas: Não neutralizado por Sandstorm.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Donphan
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Ice Shard
Acesso a Endeavor: Breed
Notas: Não neutralizado por Sandstorm. Se a habilidade for Sturdy, a faixa de foco pode ser substituída por outro item (5ª Geração em diante). Donphan normalmente precisa atingir o nível 25 para evoluir, mas em Omega Ruby e Alpha Sapphire, é possível usar a Flauta Branca e encontrar um Donphan nível 24 selvagem via DexNav na Safari Zone de Hoenn, possivelmente com um único movimento de ovo aleatório incluído (que pode ser Ice Shard).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 24

Smeargle
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Qualquer Movimento Prioritário, já que pode aprender quase qualquer ataque via Sketch
Acesso a Endeavor: Sketch
Notas: Smeargle aprende quase qualquer movimento através de Sketch, incluindo Endeavor e todos os movimentos prioritários. Não neutralizado por confusão se a habilidade for Own Tempo.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Hitmontop
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack / Vacuum Wave / Bullet Punch / Mach Punch / Sucker Punch / Feint (5ª Geração em diante)
Acesso a Endeavor: Nível
Notas: Só é possível conhecer o Sucker Punch via Move Tutor em Platinum ou HeartGold e SoulSilver , antes de Pokémon Sword and Shield na Geração VIII , que pode ser aprendido subindo de nível. Feint não é anulado por golpes de prioridade +1 e pode acertar através de Protect (5ª Geração em diante).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 20

Treecko
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Nível/Breed
Notas: ***
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Taillow
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Nível
Notas: Não é combatido por Pokémon do tipo Fantasma se a habilidade for Scrappy (5ª Geração em diante).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Zangoose
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack / Feint (A Partir da 5ª Geração)
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Feint não é anulado por golpes de prioridade +1 e pode acertar através de Protect (5ª Geração em diante). Não anulado por veneno se Habilidade for Immunity.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Corphish
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Aqua Jet
Acesso a Endeavor: Nível/Breed
Notas: ***
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Chimchar
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Vacuum Wave
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Só pode conhecer Vacuum Wave através do Move Tutor em Platinum ou HeartGold e SoulSilver . Não neutralizado por queimadura .
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Starly
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Nível
Notas: ***
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Wormadam
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Só pode conhecer Sucker Punch via Move Tutor em Platinum ou HeartGold e SoulSilver (Geração IV a VI). Não contra-atacada por Tempestade de Areia ou Granizo se a Habilidade for Overcoat (Geração VI em diante). Os Mantso de Lixo e Areia não são combatidos por Sandstorm. O Manto de Lixo não é neutralizado por veneno.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 20

Buneary
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não neutralizado pela paralisia se a habilidade for Limber (5ª Geração em diante).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Lopunny
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não neutralizado pela paralisia se a habilidade for Limber (5ª Geração em diante).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 2

Togekiss
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Extreme Speed
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Velocidade Extrema não é anulada por golpes de prioridade +1 (5ª Geração em diante).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 2

Shaymin
A Partir de Qual Geração: 4ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Só pode conhecer Quick Attack como Shaymin Sky Forme no nível 28. Shaymin pode ser encontrado no Nível 30 em Flower Paradise em Diamond, Pearl e Platinum se o jogador tiver recebido a Oak's Letter. Shaymin de nível 15 está disponível apenas em um evento japonês ou coreano na 6ª Geração .
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 30 / 28 / 15

Tepig
A Partir de Qual Geração: 6ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não neutralizado por queimadura.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Cottonee
A Partir de Qual Geração: 6ª
Movimento de Prioridade: Nature Power
Acesso a Endeavor: Nível
Notas: Nature Power tem +1 prioridade com Prankster, torna-se Tri Attack em Link Battles. Contornado por Pokémon do tipo Dark (Geração VII em diante).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Whimsicott
A Partir de Qual Geração: 6ª
Movimento de Prioridade: Nature Power
Acesso a Endeavor: Nível
Notas: Nature Power tem +1 prioridade com Prankster, torna-se Tri Attack em Link Battles. Contornado por Pokémon do tipo Dark (Geração VII em diante).
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Basculin
A Partir de Qual Geração: 5ª
Movimento de Prioridade: Aqua Jet
Acesso a Endeavor: Breed/Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não combatido por Pokémon com Rough Skin, Storm Drain, Water Absorb, Dazzling , ou Queenly Majestade se Habilidade é Mold Breaker.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Maractus
A Partir de Qual Geração: 5ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não neutralizado por Aqua Jet se a capacidade for Water Absorb ou Storm Drain.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Archen
A Partir de Qual Geração: 5ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Nível
Notas: Não neutralizado por Sandstorm.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Ducklett
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Aqua Jet
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: ***
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Keldeo
A Partir de Qual Geração: 5ª
Movimento de Prioridade: Aqua Jet
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: ***
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 15

Chesnaught
A Partir de Qual Geração: 6ª
Movimento de Prioridade: Feint
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Feint não é anulado por golpes de prioridade +1 e pode acertar através de Protect.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 36

Bunnelby
A Partir de Qual Geração: 6ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: ***
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Pangoro
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Bullet Punch
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não combatido por Pokémon do tipo Fantasma se a habilidade for Scrappy . Para o nível mais baixo, ele deve ser capturado no nível 24 em SOS Battles devido à chamada de Pancham na Rota 10 em Pokémon Sun & Moon.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 24

Furfrou
A Partir de Qual Geração: 6ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: ***
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Hawlucha
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Feint
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Feint não é anulado por golpes de prioridade +1 e pode acertar através de Protect. Não neutralizado pela paralisia se a habilidade for Limber.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Rockruff
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch (Antes da 8ª Geração)
Acesso a Endeavor: Breed/Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Só pode conhecer o Sucker Punch na Geração VII . Não neutralizado por Sandstorm. Não neutralizado por confusão se a habilidade for Own Tempo.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

  
Lycanroc
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch, Accelerock, Quick Attack (A Partir da 8ª Geração)
Acesso a Endeavor: Breed/Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não neutralizado por Sandstorm. Só pode conhecer Sucker Punch na7ª  Geração como Forma Meia-Noite. Não é possível saber o Accelerock e o Quick Attack na forma Meia-Noite.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 25

Bounsweet
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Feint
Acesso a Endeavor: Breed/Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Só pode aprender Feint na Geração VII. Feint não é anulado por golpes de prioridade +1 e pode acertar através de Protect. Não anulado pelo sono se a habilidade for Sweet Veil, ou por qualquer status se a habilidade for Leaf Guard e o dia ensolarado estiver em vigor.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Passimian
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Feint, Quick Attack
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Feint não é anulado por golpes de prioridade +1 e pode acertar através de Protect.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Komala
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não é anulado por nenhuma condição de status devido à Habilidade Comatose.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Togedemaru
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Spiky Shield
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Não é combatido por tempestade de areia, veneno ou paralisia. Com a habilidade Sturdy, Focus Sash pode ser substituído por outro item, como Shell Bell. Spiky Shield só causará dano se o oponente tentar usar um movimento de contato, mas causa danos a uma determinada porcentagem da saúde do oponente se for bem-sucedido, o que geralmente acabará com eles após o Endeavor, mesmo se eles recuperarem uma pequena quantidade de HP no meio tempo, como através de Leftovers .
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

Marshadow
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Feint, Shadow Sneak, Sucker Punch
Acesso a Endeavor: Nível
Notas: Feint não é anulado por golpes de prioridade +1 e pode acertar através de Protect. Não neutralizado por Quick Attack, Mach Punch, Vacuum Wave, Feint ou Extreme Speed.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 50

Zeraora
A Partir de Qual Geração: 7ª
Movimento de Prioridade: Quick Attack
Acesso a Endeavor: Move Tutor (Antes da 8ª Geração)
Notas: Só pode conhecer o Endeavor através de Move Tutor em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon. Não neutralizado pela paralisia.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 50

Grookey
A Partir de Qual Geração: 8ª
Movimento de Prioridade: Grassy Glide
Acesso a Endeavor: Nível
Notas: Grassy Glide tem +1 de prioridade com Grassy Terrain, convocado por sua Habilidade Oculta Grassy Surge. Contra-atacado por Electric Terrain, Psychic Terrain ou Misty Terrain.
Nível Mais baixo possível para a utilização de F.E.A.R.: 1

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.