Variações e Formas Regionais em outras gerações

Se você pensava que "Formas Regionais" era um tema relativamente novo em Pokémon, está muito enganado! Na verdade, o termo foi usado para descrever os Pokémon que receberam novos designs e tipos, completamente diferente de suas formas originais, revelados na região de Alola! PORÉM, este não é um tema novo no mundo Pokémon! Alguns Pokémon antigos já demonstravam diversificação em suas formas dependendo da região onde se encontram. Confira quem são eles e quais suas formas:


1) Os Pokémon de Kanto encontrados também em Johto

No Mangá Pokémon Adventures, Saga Gold & Silver, Capítulo 121 - VS Corsola — Aqui no Brasil: "Pokémon Gold & Silver, Volume 3, Capítulo 31 - VS Corsola" — é dito que existe uma variação entre os Pokémon de Kanto e Johto.

As palavras abaixo foram copiadas tal e qual na edição do mangá publicada pela Panini Comics aqui no Brasil, referenciando esta diferença entre os Pokémon das duas regiões. Confira:

"Os Pokémon de Johto são curiosamente diferentes dos de Kanto, mesmo sendo da mesma espécie. Há os Shiny, os que têm marcas diferentes... Então o Professor Carvalho disse que queria reescrever alguns dados, mesmo de Pokémon que ele já registrou."

Isso evidencia que mesmo em regiões próximas, os Pokémon estão em constante adaptação graças a sua interação com o meio ambiente. Ou seja, a Evolução Darwiniana também ocorre no mundo Pokémon em paralelo à "Evolução" instantânea dos monstrinhos, que mais lembra um processo de Metamorfose ou Transformação.
Em um dos quadros, são mostrados dois Rattata, sendo que não fica claro qual dos dois é de Kanto e qual é de Johto, mas se compararmos ambos, um parece ter bigodes maiores que o outro.

Isso lembra a mecânica de diferenças de gênero explorada em larga escala na Quarta Geração, afinal, o Rattata é uma destas espécies que ganhou uma diferenciação de gênero durante este período. E não apenas isto, a diferença entre um Rattata macho e um Rattata fêmea está justamente no tamanho do bigode, sendo que o dos machos é maior. Na época que o mangá saiu originalmente lá no Japão, entretanto, isto ainda não existia.


 
2) Arbok
Quando vi as variantes regionais, logo pensei em Arbok. A Pokédex sempre disse que o padrão de Arbok muda de região para região, mas a verdade é que ele muda de jogo para jogo, afinal. É uma variante regional, teoricamente? Sim. Os padrões nas costas e na frente dele se alteram de região para região, só não se enquadra no novo estilo assumido pelos Pokémon em Sun & Moon devido a Arbok pertencer a um mesmo tipo e não possuir grandes diferenças em sua coloração.

  
3) Mantyke
Mantyke é outro que, na pokédex, é dito mudar de região para região. Segundo ela, o padrão nas costas do tipo água muda de região para região. No games, no entanto, o padrão permaneceu o mesmo com o passar do tempo, ignorando completamente a descrição do Pokémon. E olha que este detalhe é citado bárias vezes, hein? Nas pokédexes de Pearl, Black2 e White 2, X e Omega Ruby. Cinco jogos e o Pokémon continua igual...

 
4) Shellos & Gastrodon
Outro que obviamente é uma adaptação de clima é Shellos e Gastrodon, que possuem formas distintas, dependendo de qual lado de Sinnoh eles são capturados. A variação ocorre dentro de uma mesma região, mas obviamente se deve à fatores como a migração e a mudança de região. Um caso semelhante é Basculin, mas este Pokémon possui formas alternativas independentes que aparecem para ser capturadas uma em uma versão (Black) e outra em outra versão (White), então não tem muito a ver com questões regionais.

5) Os Pokémon de Valência
A Ilha Valência, situada no Arquipélago Laranja (Região Exclusiva do anime), possui Pokémon com formas regionais próprias. Diferente do conceito introduzido posteriormente nos jogos, na região também tropical de Alola, esta não possui nenhuma alteração nas tipagens, apenas nos designs dos Pokémon (Ao menos, isso não é mencionado). Na época não existiam habilidades, então é provável que nem as Abilities tenham sofrido alguma alteração, apenas o visual do Pokémon.

6) Outros Pokémon das Ilhas Laranja
Diferentemente dos Pokémon da Ilha Valência, as Butterfree de todas as Ilhas Laranja aparentemente possuem uma variação regional. É claro que é impossível dizer se esta Butterfree se originaram todas em Valência e depois migraram para as outras ilhas, haja vista o caráter migratório da espécie, mas aqui serão consideradas como Pokémon de todas as Ilhas Laranja e não apenas de Valência por terem aparecido mais de uma vez, em mais de uma ilha do arquipélago Laranja.

7) O Ônix de Cristal
O Onix de Cristal é um único Onix que vive em uma caverna na Ilha Sunburst, no Arquipélago Laranja. Diferentemente dos outros Onix, ele apresenta resistência à movimentos do tipo Água e fraqueza aos movimentos do tipo Fogo, indicando que ele poderia ser, talvez... Do tipo Gelo? Não se sabe, mas uma coisa é certa. O Onix de Cristal é a mais famosa de todas as formas exclusivas do anime, com exceção de Ash-Greninja, é claro.


8) Pokémon Cor-de-Rosa da Ilha Pinkan (PT-BR: Ilha Rosada)
A Ilha Pinkan (Situada na Região Exclusiva do Anime conhecida como Arquipélago Laranja) possui uma fruta que, ao ser ingerida por um Pokémon, deixa sua coloração rosa. A tonalidade é temporária, durando apenas o tempo em que a química ainda estiver no organismo do Pokémon.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.