Tiers


As Tiers são um método não-oficial de classificação de Pokémon em um formato de batalha competitivo específico com base em seu uso relativo. Tier pode ser traduzido como "nível" ou "camada".

Sites individuais, usuários ou organizações podem publicar tiers, mas as listas de camadas mais proeminentes são produzidas e publicadas pela Smogon, geralmente com base em estatísticas de uso de simuladores de batalha não oficiais, atualmente Pokémon Showdown. O simulador de batalha Pokémon Online também publicou anteriormente suas próprias listas de tiers.

As tiers são definidas separadamente para cada geração. As tiers da última geração de jogos são normalmente atualizadas com mais frequência do que as gerações anteriores, devido a esses serem os formatos mais jogados.

Propósito

Cada nível tiers como seu próprio formato, onde apenas Pokémon que não são comumente usados ​​em níveis superiores podem ser usados. Ao categorizar o Pokémon dessa forma, o Pokémon que normalmente seria superado em formatos de níveis superiores ainda pode ser útil em formatos de níveis inferiores.

Além das métricas baseadas no uso, alguns Pokémon são banidos de um nível por não serem considerados saudáveis ​​para o metagame desse nível.

Classificação

Se um Pokémon atende a um determinado limite de uso em uma determinada tier, ele é classificado como pertencente a essa tier e não pode ser usado em nenhuma tier inferior. O nível de classificação de um Pokémon é apenas seu limite inferior; ele ainda pode ser usado em qualquer nível superior. Alguns Pokémon ainda podem ser úteis em níveis mais altos, apesar de sua classificação, mas simplesmente não são amplamente usados.

Se um Pokémon tiver várias formas que não pode alternar dentro da batalha, essas formas podem ter o uso calculado separadamente um do outro. No entanto, se a diferença de forma é puramente ou principalmente estética, essas formas são frequentemente agrupadas em uma tier por conta própria.

Se um Pokémon é banido de uma tier, ele é colocado em um grupo especial BL (limite) para aquele tier, o que significa que não pode ser usado dentro dessa tier ou qualquer tier inferior, independentemente de seu uso.

Como o metagame muda com o tempo, assim como o Pokémon é banido e desbanido, o uso do Pokémon em uma determinada tier varia com o tempo. Em determinados momentos, o editor do sistema de tiers atualizará quais Pokémon estão em quais tiers com base no uso atual.

Terceiro

Gerações diferentes têm números diferentes de tiers. As gerações mais novas têm mais Pokémon e mais interesse, então normalmente têm mais tiers como resultado. Os editores de listas de tiers geralmente só criam novas tiers quando há interesse suficiente nelas para justificar a manutenção dessa nova tier.

Os níveis são normalmente classificados da seguinte forma:

OU (Muito Utilizado)
A Tier OU, como o próprio nome diz, é a Tier mais usada. Ela possui Pokémon com habilidades e Stats medianos e movepool decente, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Alguns de seus Pokémon são perfeitamente usados na Tier Uber, como Ferrothorn e Scizor. Seus Pokémon são os mais usados do competitivo.

UU (Subutilizado)
A Tier Underused é uma das Tiers mais desafiadoras e tentadoras. Seus Pokémon não têm uma Base Status muito grande e o movepool dessas espécies é, geralmente, pouco agradável. Estes Pokémon são de usagens médias, e alguns deles, se encaixam na Tier Overused, como Mew e Donphan

RU (Raramente Utilizado)
A Tier RarelyUsed se iniciou na quinta geração. Consiste em Pokémon pouco usados, mas usados suficientes para não serem incorporados a Tier Neverused.

NU (Nunca Utilizado)
Composta por Pokémon de pouca ou nenhuma usagem.

PU (Expressão de Nojo)
A Tier PU consiste de Pokémon que não são usados o suficiente na NU. Muitos pokémon na Tier PU não são totalmente evoluídos e/ou têm uma distribuição estatística fraca. Ao contrário das outras Tiers, o PU não é um acrônimo, mas sim representa como estes pokémon "são ruins" em comparação com os de Tiers mais altas, já que "PU" é uma expressão de nojo em inglês.


ZU (Zero Utilizado)
Há também os Pokémon de usagem zero, a tier Zu.

Alguns editores de listas de tiers usaram a camada LU (Pouco Utilizado) no lugar de RU. No entanto, devido à proeminência da lista de tiers da Smogon, a terminologia da Smogon dominou a maioria das listas de tiers.


Banimentos e Ubers


Cada tier funciona com seu próprio formato. Cada uma dessas camadas tiers sua própria lista de ban (banimento), normalmente referida como a Sigla da referida tier + BL (por exemplo, UU-BL). No entanto, a banlist de OU tem seu próprio nome exclusivo, Ubers.

Ao contrário das outras banlists, os Ubers funcionam como um formato próprio. Por funcionar como formato em si, os próprios Ubers possuem sua própria banlist, para Pokémon que são considerados muito prejudiciais à saúde mesmo dentro de seu próprio metagame. Ao contrário das tiers, os Ubers não são baseados no uso, portanto, o uso dentro dos Ubers não faz com que um Pokémon deixe de estar na camada OU.

A Tier Uber é composta por Pokémon retirados do OU Metagame por serem capazes de desequilibrar uma batalha. A maioria possui Stats, habilidades e movepool surpreendentes. A classificação não lhe impede de ver Pokémon de outras Tiers nesse metagame, a maioria usa walls OU, já que a Tier Uber não possui muitas walls, mas o contrário não acontece. Ou seja, você não verá Pokémon Ubers na Tier OU.

Outros Banimentos

Além de banir Pokémon específicos, cada formato também pode banir certos movimentos, habilidades, itens ou até mesmo o uso de mecânicas de jogo específicas (como Dynamax). Eles também podem proibir certas combinações destes, como um grupo tendo dois movimentos específicos ao mesmo tempo, embora isso seja consideravelmente mais raro.

Jogar sem quaisquer restrições (ou apenas regras muito específicas, como a "Cláusula de batalha infinita") é normalmente referido como "Vale tudo".

Os simuladores de batalha normalmente oferecem formatos baseados em camadas por padrão, aplicando automaticamente as restrições associadas a eles. Para jogar com esses formatos nos próprios jogos, os dois jogadores precisam concordar com as regras com antecedência, pois as opções de criação de regras no jogo normalmente não oferecem controle granular suficiente sobre as regras para suportar esses formatos. Devido à dificuldade de aplicar essas regras no jogo e à disponibilidade de dados de uso, as listas de tiers são geralmente baseadas no uso em simuladores de batalha.

Tipos de formato

Os fãs geralmente discutem tiers no contexto de batalhas individuais padrão. No entanto, sistemas de tiers também foram publicados para outras variantes, como Batalhas Duplas, e Single Battles de Middle Cup e Little Cup. Os sistemas de camadas para esses tipos de formato funcionam da mesma maneira, mas normalmente não têm tantas tiers quanto as Single Battles padrão devido à baixa popularidade desse tipos de formato.

Da mesma forma, alguns sites (como o Smogon) criam seus próprios Pokémon personalizados e têm tipos de formato que incluem esses Pokémon com suas próprias listas de tiers.

Para se aprofundar




Lista da Smogon de Pokémon por Tiers / Formatos (em inglês)










Fontes: Bulbapedia, Pokémon Amino, PokéEVO

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.