Digivolução


A Digivolução é um processo pelo qual um Digimon passa por uma metamorfose, atingindo geralmente níveis maiores de poder. Basicamente, cada Digimon possui cinco digivoluções durante sua vida, indo do estágio Bebê I a Mega, o que quer dizer que na teoria, um Digimon passa por 6 estágios durante sua vida, sendo linkados por 5 digivoluções, mas este número pode (e com certeza vai) aumentar.

Diferentemente de outras séries onde monstrinhos evoluem, a digivolução de Digimon é diretamente baseada na teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, porém, enquanto na teoria científica a evolução ocorre a nível de espécie, em Digimon, ela ocorre a nível de indivíduo.

Por exemplo, se um Gabumon (individual) se muda e decide viver em um local gelado, ele pode digivoluir para Yukidarumon, em contraste à sua evolução mais recorrente, Garurumon.

 ► 
 ► 

Além disso, o caminho das espécies podem convergir, o que quer dizer que durante a evolução, dois Digimons de espécies diferentes (ou mais) podem se tornar dois indivíduos da mesma espécie.

 ► 
 ► 
 ► 

Com isso, são criadas teias evolutivas (ou Evolution Charts) que conectam várias espécies de Digimon através da digievolução, conforme exemplo abaixo (clique para ampliar):


Dito isto, fica evidente que não existe uma "evolução correta" para os Digimon. De acordo com as palavras do Gennai, considerar uma Digivolução como "errada" quer dizer apenas que esta digivolução está contra o interesse de alguém, não que ela seja naturalmente errada, pois se ela ocorre, se ela é possível, então por que não estaria certa? Somente de acordo com o interesse dos envolvidos.

Porém, dentre a comunidade de fãs, o termo "digivolução correta" se aplica à linha evolutiva que é mais frequente para determinada espécie ou que faça mais sentido de acordo com o design / atributos / tipos dos Digimon envolvidos. Por exemplo... Vide a Digivolução "correta" de Palmon abaixo:

 ►  ► ► ► 

A digivolução de Palmon acima é considerada pelos fãs como "correta" simplesmente por fazer sentido e apresentar uma progressão dentro de um mesmo contexto/design, que é o Digimon permanecer dentro do tipo Planta, em geral com o mesmo atributo e aparência feminina, não quebrando o "padrão", ao passo em que a digivolução de Palmon abaixo, não seria "correta" porque não segue nenhum padrão e tende a parecer extremamente aleatória.
 ►  ► ► ► 

Contudo, vale ressaltar que este é um termo utilizado por fãs e oficialmente não existe esta distinção entre digivolução certa ou errada. Isto vai apenas do interesse de quem quer que seja.

Além disso, a Digivolução ocorre de forma natural nos Digimon com o passar de muito tempo, com muitas lutas e muita experiência adquirida. Esta é a razão, inclusive, pela qual a Digimon Tailmon de Digimon Adventure está praticamente "fixa" em sua forma nível Campeão enquanto os Digimons de todos os outros digi-escolhidos permaneciam a maior parte do tempo no nível Criança. Isto ocorre porque ela treinou e evoluiu naturalmente de Salamon (Plotmon) para Tailmon, sem a interferência dos humanos. Geralmente, as digivoluções naturais, que ocorrem nestes casos, são duradouras e até mesmo consideradas irreversíveis, em certo ponto.

 ► 

Em vários jogos de Digimon, a digivolução é permanente, ou seja, se um Digimon digivolveu, ele não pode voltar para sua forma anterior. No entanto, nos animes, é visto que quando um Digimon se aproxima de uma criança, a digivolução que antes levava anos para ocorrer naturalmente, agora é acelerada e este Digimon consegue captar energia suficiente para digivolver. Contudo, esta energia acaba e o Digimon acaba retornando ao estágio anterior no fim das batalhas ou quando muito exausto. Às vezes, quando é utilizada muita energia, o Digimon volta estágios ainda mais baixos, mesmo que já tenha conquistado aquela evolução naturalmente com o passar do tempo.

Por exemplo... O Agumon de Tai na primeira série, Digimon Adventure, quando digivolve acompanhado do humano para o seu nível Campeão (Greymon), ele simplesmente consegue voltar para sua forma natural, que é o nível Criança (Agumon).
 ►  ► 


Mas, quando ele utiliza mais energia e evolui para o nível Perfeito (MetalGreymon), ele não volta para sua forma natural (Agumon, Nível Criança), mas para um estágio ainda mais baixo (Koromon, Nível Em Treinamento). Isso quer dizer que a digivolução, quando acelerada, torna-se tão instável a ponto de o Digimon reverter para formas ainda anteriores à sua forma evoluída natural. Geralmente, quando isso acontece, Koromon só precisa de uma boa noite de sono e bastante comida para reverter à sua forma natural de Agumon, restaurando assim, as energias perdidas.
 ►  ► 

No Universo de Digimon Tamers (que ocorre em paralelo com o de Digimon Adventure), o Digimon Culumon é a personificação do chamado "Digi-Intelecto", que é o próprio poder da Digivolução. Por isso, quando alguém precisa digivoluir, a testa de Culumon emite uma energia, possibilitando que outro Digimon consiga mudar de forma e subir de nível.
Além disso, existem diversos tipos de Digivolução. Algumas requerem mais de um Digimon se fundindo para gerar um único indivíduo, outras simplesmente "pulam" de nível. Vamos conhecer todas elas?

*Tipos de Digivolução*

*Digivolução*

A "Digivolução" é o nível mais básico de digivolução. Ocorre nos níveis Bebê I, Bebê II e Criança. Nela, não é requerido nada além de treino para ocorrer naturalmente ou de um vínculo com um humano, para ocorrer artificialmente.
►   ► 


*Dark Evolution ou Digivolução Sombria*
Ocorre artificialmente quando os sentimentos negativos de um domador/digi-escolhido influenciam o Digimon, forçando-o a Digivoluir. Como esta é uma digivolução forçada, geralmente o Digimon acaba por ficar incontrolável e é considerada "errada" porque vai de encontro aos interesses do humano.
 ► 
 ► 


*Mutação*
A Mutação não é uma Digivolução, mas funciona da mesma maneira, transformando um Digimon mais simples, em um mais complexo, um mais fraco em um mais poderoso. Geralmente, ocorre com Digimon infectados e pode vir a gerar um Digimon incontrolável, assim como na Dark Evolution.

 ►  ► 


*Super Digivolução*
São conhecidos por Super Evolução dois diferentes métodos de Digivolução em dois diferentes cânons. São eles:

*Super Digivolução em Digimon Adventures*
No Universo de Digimon Adventures, a Super Digivolução ocorre do nível Adulto para o nível Perfeito, utilizando um amuleto e um brasão.

 ►  ► 

*Super Digivolução em Digimon Xros Wars*
No Universo de Digimon Xros Wars ou Digimon Fusion, a Super Digivolução é responsável por digivolver um Digimon de nível indeterminado para uma versão "futura" mais forte, utilizando o Xros Loader.

 ►  ► 


*Warp Evolution*
A Warp Evolution é uma digivolução que ocorre "pulando" pelo menos um nível. É mais comum vê-la com um Digimon de nível Criança ou Adulto pulando diretamente para o nível Mega, mas também é visto com Digimons de nível Criança pulando diretamente para o nível Perfeito.

 ►
 ►
 ►


*Jogress Evolution ou Digivolução de DNA*
A Jogress ou Digivolução de DNA funde dois ou mais Digimon em um único ser de nível maior. Jogress vem das palavras joint (Junta) e progress (Progresso).

 +  ► 

*Triple Jogress*
No Mangá Digimon Adventure V-Tamer 01, Neo Saiba criou a Triple-Jogress (トリプルジョグレス Toripuru Jyoguresu), na qual funde um Digimon formado por uma Jogress com outro Digimon do mesmo Nível, para formar um Digimon ainda mais poderoso.

  ► 
Passo 1

 +  ► 
Passo 2


*Fusão*
A Fusão, diferentemente da Jogress, fundem dois ou mais Digimon em um único ser de MESMO nível. Embora também seja referida em algumas mídias como Jogress, a diferença prevalece.

 +  ► 

*Partição*
A Partição consiste na reversão de um Digimon fundido (seja ele por Jogress ou por Fusão) em suas duas formas individuais.

 ►  + 


*Armor Evolution ou Digivolução de Armadura*
A Digivolução de Armadura consiste em um Digimon seja de nível Criança, seja de nível Adulto digivolvendo com o auxílio de um Digiovo (ou Digimental, no original) para o nível Armadura.  Também ocorre com Digimons de Nível Híbrido. Geralmente ocorria em tempos antigos do Digimundo, mas também pode ser usada quando a Digivolução normal não está sendo possível, por algum motivo. Para cada Digiovo que o Digiescolhido consegue se conectar com, o Digimon recebe uma nova forma.

 ►  ►
 ►  ►
 ►  ►
 ►  ►


*Ultimate Evolution*
A Ultimate Evolution ou Evolução Final é a evolução de um Digimon para o Nível Mega.

Em Digimon Adventure 02, esta evolução só acontece porque Qinglongmon partilha a energia de um dos seus DigiCores com os parceiros das Crianças Escolhidas. É também graças a esta energia que V-mon e Wormmon voltam ao nível Criança, e não a um inferior, ao degenerar de Imperialdramon.

Em Digimon Savers/Data Squad, esta evolução aparece textualmente representada como "ULTIMATE EVOLUTION", requer a descarga do derradeiro DigiSoul, e o comando vocal é "DigiSoul Charge! Overdrive!"

Em Digimon Adventure tri., esta evolução é desbloqueada quando o parceiro humano do Digimon ultrapassa um grande obstáculo.

 ►
 ► 


*Mudança de Modo*
A Mudança de Modo ocorre quando um Digimon muda para outro modo ou forma da mesma espécie.

 ► 
 ► 


*Matrix Evolution ou Evolução da Matriz*
Este é um tipo de Digivolução que só ocorre no Universo de Tamers, onde um Domador de Digimon precisa unir forças com o Digimon para que ele digivolua. Ocorre de dois diferentes modos, confiram:

*Evolução da Matriz (Nível Perfeito)*
Neste caso, o Digimon evolui do Nível Criança ou do Nível Campeão para o Nível Perfeito quando o Domador utiliza um Cartão Azul de digivolução, substituindo o poder dos DigiGnomos.


*Evolução da Matriz (Nível Mega)*
Neste caso, o Digimon evolui do Nível Criança para o Nível Mega, fundindo-se com o seu próprio Domador. Durante esta última, o corpo do Tamer fica dentro do Digimon resultante, a flutuar numa Tamer Ball.

No Digimundo, esta evolução é de execução relativamente simples, mas no Mundo Real torna-se mais complicado, uma vez que os humanos, de carne e osso, têm de se fundir com os Digimons, que são apenas dados. Este problema é resolvido pelo Digital Glide .

 + 


*Spirit Evolution ou Evolução do Digi-espírito*
Esta digivolução ou ocorre a partir de um Digimon de qualquer Nível ou ocorre a partir de um humano. Em ambos os casos, com a junção de um Digi-espírito, dando origem ao Nível Híbrido, seja ele um digi-espírito do tipo humano ou digi-espírito do tipo fera. Acontece primordialmente no Universo de Digimon Frontier/Digimon 4.

 +  ► 
 +  ► 


*Slide Evolution*
A Slide Evolution ocorre quando um Digimon de Nível Híbrido vai diretamente da sua contraparte de digi-espírito humano para digi-espírito fera e vice-versa sem precisar retornar para sua forma base para fazê-lo.

 ►  ► 

A Slide Evolution também pode ocorrer em outro contexto, no qual um Digimon comum que tenha acesso a múltiplas formas, seja do mesmo ou de diferentes níveis, muda para uma de suas outras formas. 

 ►  ►


*Double Spirit Evolution ou Evolução do Digi-espírito Duplo*
Esta digivolução ocorre quando um Digimon de Nível Híbrido se funde utilizando dois espíritos lendários ao mesmo tempo, um da contraparte humana e um da contraparte animal/fera.

 +  ► 

*Hyper Spirit Evolution ou Hiper Evolução do Digi-espírito*
Esta digivolução ocorre a partir de qualquer nível para uma forma transcendente de híbrido usando os dez espíritos lendários em certas combinações.

 + Digi-espíritos humano e fera do fogo, do vento, do gelo, da terra e da madeira ► 

*Ancient Spirit Evolution ou Evolução Antiga do Digi-espírito*
Esta digivolução ocorre a partir de um humano para Susanoomon, utilizando todos os digi-espíritos. Pode utilizar como base múltiplos indivíduos, tanto com apenas dois quanto com até cinco. 

 +  +  +  +  + Todos os Digi-espíritos ► 


*Perfect Evolution ou Digivolução Perfeita*
É a Digivolução utilizada por um Digimon de Nível Criança ou Adulto para atingir o Nível Perfeito sem necessariamente precisar de um brasão e um amuleto.

 ► 
► 


*Pseudo Evolution*
É um método de Digivolução utilizando uma digisoul artificial ou outros meios artificiais para digivolver uma criatura.

 ►


*Hyper Bio Evolution ou ainda Bio Hybrid Evolution*
É o processo pelo qual um humano com dados de Digimon infundidos em seu DNA evolui para seus respectivos Digimon de nível Adulto.

 ►

*Hyper Bio Extra Evolution*
É o processo pelo qual um humano com dados de Digimon infundidos em seu DNA evolui para seus respectivos Digimon de nível Mega.

 ►

*Burst Evolution*
É uma forma de digivolução semelhante à Blast Evolution e à Mudança de Modo. Um Digimon Supremo é energizado por uma quantidade massiva de Digisoul para evoluir para uma variante mais poderosa de si, geralmente cercada por uma aura de energia. Enquanto estiver nesta forma, os Digimon podem queimar toda a sua energia e reverter para um DigiTama.

 ► 

*Blast Evolution*
Trata-se de uma digivolução temporária induzida por um curto período de tempo, geralmente induzida por um domador.
Em Digimon Pendulum X , existem dois tipos de evolução de explosão: Um XAI laranja permitirá que o Digimon suba um nível, enquanto um XAI verde permitirá que o Digimon distorça os níveis. Formas Mega que passam por este método de digivolução se transformarão em Megas mais poderosos e fortes do que antes da Blast Evolution.

 ►

*X-Evolution ou Digivolução X*
É a digivolução que ocorre quando um Digimon é modificado pelo Anticorpo X, atingindo sua variante X. É também o nome de qualquer Digivolução posterior que um Digimon que já foi modificado pelo anticorpo X possuir.

 ►  ►  ► 

*Death-X-Evolution ou Digivolução X da Morte*
É um processo de evolução especial descoberto ao experimentar o Digimon Protótipo da "Série DORU" usando a relíquia do Death-X. Ela permite que o Digimon aumente seu nível enquanto estiver morrendo, forçando o X-Anticorpo a evoluir o corpo para permanecer vivo consumindo outro Digicore.

 ►

*DigiXros*
É um processo relacionado à evolução, no qual vários Digimon são mesclados em uma única entidade conglomerada, geralmente sob o controle de um dos componentes Digimon, alcançada pelo uso de um Xros Loader ou Darkness Loader.

 + ►  +  ► 

*Exe*
"ExE" é um acrônimo para "Extra Cross Evolution" e é um método de Evolução presente em Digimon World -next 0rder- que permite a fusão de dois Digimons do mesmo nível, através do laço que partilham entre si e entre o seu Tamer. Também é chamado "ExE-volution".


*Super Evolução Desnaturada*
A Super Evolução Desnaturada (変性超進化 Hensei Chō Shinka) é uma forma de evolução presente em Digimon World -next 0rder-. É esta a evolução de Omegamon Zwart Defeat para Omegamon Alter-B.
 ► 

*AppGattai*
É a principal forma de evolução de um Appmon, que ocorre quando dois Appmon compatíveis do mesmo Grau são fundidos pelo uso de um Appli Drive. Quando dois Appmon de Grau Padrão não estão em harmonia, o AppGattai falha e o resultado é Sukasimon. Quando o mesmo ocorre com dois Super Grade Appmon, o resultado é Damedamon.

 +  ou  ► 

*Evolução Parcial*
No mangá Digimon Dreamers, a evolução segue regras semelhantes às dos bichinhos virtuais. A evolução é unilateral e permanente. Ao contrário da série de anime, os domadores em Dreamers não podem desencadear a evolução à vontade, embora seu vínculo com seu parceiro Digimon possa afetá-lo.


O protagonista Digimon, Pulsemon, tem como principal objetivo evoluir, o que o motiva a treinar duro, além de fazer parceria com Kodou Ritsu. No entanto, sua aldeia foi infligida com uma maldição de origem desconhecida que impede que os Digimons nascidos nela evoluam. Durante sua luta contra Orgemon em 'The Pulse of Evolution' e 'Inner Bulkmon', ele aparentemente conseguiu quebrar a maldição, no entanto, sua evolução para Bulkmon afetou apenas sua cabeça, deixando o resto de seu corpo como estava. Seu corpo então continuou evoluindo em partes aleatórias enquanto retornava as outras para Pulsemon, indo da cabeça, aos braços, às pernas.


Ritsu se perguntou se esta era uma evolução fracassada, mas Bokomon explicou que Pulsemon ganhou com sucesso a energia para a evolução graças ao seu vínculo com Ritsu, e disse que a energia estava tentando quebrar a maldição, por isso ele só conseguiu evoluções parciais. Ele então evoluiu totalmente para Bulkmon e derrotou Orgemon, apenas para depois voltar para Pulsemon. Depois, suas partes do corpo continuaram passando por evoluções aleatórias, mas devido à maldição, ele ainda não conseguiu evoluir completamente.


*Degeneração*
A Degeneração (退化 Taika) é o processo inverso à Evolução, no qual o Digimon retrocede um ou mais Níveis. É normalmente consequência de perdas de dados ou fadiga.


No anime e mangá, os Digimons degeneram sempre que a sua evolução acaba, regredindo mais, quanto mais elevado for o Nível em que estavam.

Nos jogos da série Digimon Story, o jogador pode degenerar os seus Digimon para aumentar a sua Aptidão, para escolher uma Linha de Evolução diferente, ou para fazer os seus parâmetros voltarem ao início, e assim poder voltar a desenvolvê-los, uma vez que o seu nível máximo também vai aumentar.

Um evento importante em Digimon Story: Sunburst & Moonlight leva à degeneração de todos os Digimons da CITY para DigiTamas.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.