Pokémon Lendários Irrestritos / Sub-Lendários


Pokémon Lendários são Pokémon extremamente fortes e RAROS encontrados in-game, geralmente relacionados às lendas e mitologia do Mundo Pokémon. Durante a gameplay normal de um jogo Pokémon, é comum que apenas 1 Pokémon lendário de cada espécie disponível possa ser capturado. Além disso, são conhecidos por serem a maioria Genderless (ou seja, sem gênero), o que os torna impossíveis de se reproduzir via breeding. Até a sétima geração, nenhum Pokémon Lendário era capaz de evoluir permanentemente, embora pudessem assumir formas extras temporárias como a Megaevolução.

Todos os chamados Pokémon Míticos eram considerados lendários até a 5ª Geração, mas foram separados em um grupo distinto desde então. Diferentemente dos míticos, os lendários são NECESSÁRIOS para completar a Pokédex de uma região e até mesmo a National Dex, enquanto os míticos, pro serem exclusivos de eventos de distribuição, não seguem este critério.

Os Grupos conhecidos como Ultracriaturas e Pokémon Paradoxos também se confundem com o grupo dos lendários, porém, os primeiros são Pokémon provenientes de outra dimensão e o segundo, Pokémon de outras épocas desta linha temporal ou de linhas temporais alternativas. Embora ambos os grupos estejam relacionados aos lendários, ainda são classificações separadas / distintas.

Lista de Pokémon Lendários

Nesta página, você encontrará informações referentes apenas ao Grupo 2, os Pokémon Lendários  irrestritos ou "Sub"-lendários. Para Informações e detalhes específicos sobre o Grupo 1, os Pokémon Especiais, ou Lendários Restritos, clique AQUI.

Grupo 2) Sub-Lendários

São chamados de "Sub-Lendários" aqueles Pokémon que são Lendários mas não são Especiais, isto é, não possuem restrições de uso ou banimentos em torneios oficiais, instalações de batalha e formatos de batalha de link. 

144 Articuno
 
 
Circula uma antiga profecia pelas Ilhas Laranja que diz:


VERSÃO ORIGINAL JAPONESA:

O deus do fogo, o deus do relâmpago e o deus do gelo não devem ser tocados.
Caso contrário, os céus e a terra se enfurecerão e o mundo enfrentará a destruição.
O deus do mar aparecerá para impedir a destruição.
Mas isso não impedirá a destruição do mundo.
A menos que um treinador excepcional apareça para apaziguar a ira dos deuses...


VERSÃO DA DUBLAGEM NORTE-AMERICANA:

Não perturbe a harmonia do Fogo, do Gelo ou do Relâmpago.
Para que esses Titãs não causem destruição.
Sobre o mundo em que eles se confrontam
Embora o Grande Guardião das Águas se levante para conter a luta.
Sozinha, sua canção fracassará.
Assim, a terra se transformará em cinzas.
Ó Escolhido
Reúna os três em tuas mãos.
Seus tesouros combinados domam a Fera do Mar.
Das três ilhas, esferas ancestrais você deverá tomar.
Pois entre a vida e a morte, toda a diferença que você fará será
Suba até o santuário para corrigir o que está errado.
E o mundo será curado pela canção do Guardião…

Um festival é realizado na Ilha Shamouti para homenagear o Escolhido.


Em Pokémon 2000 O Filme: O Poder de Um, Lugia é o único capaz de pôr fim ao conflito entre os pássaros lendários e salvar o mundo, que estava em caos devido à interminável batalha territorial entre os três. Portanto, Lugia pode ser considerado o mestre do trio.


Articuno tem o poder de controlar o gelo à vontade. Em "O Poder de Um", diz-se que seu gelo formou o berço do oceano junto com o fogo de Moltres, e que possui alguma ligação com os padrões climáticos das Ilhas Laranja. Quando Articuno bate suas asas, ele pode resfriar a umidade do ar ao seu redor, fazendo nevar. Ele voa de montanha gelada em montanha gelada. Segundo a lenda, ele aparece para viajantes perdidos em regiões geladas. Articuno às vezes ajuda viajantes e os guia para a segurança. Articuno vive em locais frios e isolados, como montanhas nevadas cobertas de permafrost. Ele também demonstra ser territorial em "O Poder de Um", movendo-se imediatamente para conquistar os territórios de Moltres e Zapdos em suas ausências, e lutando contra eles posteriormente. Quando luta ao lado deles, no entanto, seu poder combinado pode derrotar Lugia. Como visto em Pokémon Horizons, assim como outros Pokémon Lendários, Articuno pode ser encontrado no paraíso Pokémon Laqua. Articuno adora os petiscos Articuno, feitos por Snacksworth, que certa vez o encontrou e cantou com ele no passado.


Shadow Articuno é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Shadow Chill.


NO ANIME:

Durante a saga da Fronteira da Batalha em Pokémon, a Série: Rubi & Safira, Ash e seus amigos avistaram Articuno voando pelo céu noturno, acompanhado por um biplano. Após encontrar Noland, ele explicou que havia estado voando com Articuno na noite anterior. Max ficou impressionado com a forma como Noland capturou um Pokémon tão poderoso, mas Noland explicou que Articuno era selvagem e um amigo seu. Noland revelou que, em seu voo inaugural de biplano, ficou surpreso ao encontrar um Articuno voando ao seu lado. O pássaro lendário estava com dificuldades para voar devido a uma asa ferida. O chefe da fábrica conseguiu fazer o Pokémon Gelo pousar em cima de seu avião e o trouxe de volta ao solo. Noland o ajudou a se curar e, desde então, Articuno o visita regularmente.


Quando Noland pediu a Ash que escolhesse um dos Pokémon do Chefe para batalhar, Ash escolheu Articuno. Noland perguntou se ele concordava em lutar sob seu comando, e Articuno concordou. Logo depois, o Charizard de Ash retornou do Vale Charicífico para batalhar contra Articuno.

Noland enfrentou Ash e Charizard com Articuno. Mesmo com a vantagem de tipo e o golpe Superaquecimento já aprendido por Charizard antes da batalha, ele ainda teve dificuldades contra Articuno. Finalmente, após uma batalha feroz, Charizard derrotou Articuno com um devastador Arremesso Sísmico, garantindo a Ash o Símbolo do Conhecimento.


Apesar de não ter sido capturado por Noland, Articuno fez amizade com ele depois que Noland tratou sua asa ferida. Como resultado, ele retornava de vez em quando para visitá-lo. Era tão próximo de Noland que concordou em lutar sob seu comando, seguiu suas ordens em batalha sem hesitar e confiou na estratégia de Noland.

 
Articuno possui uma forma regional: Articuno de Galar. 

Em Galar, Articuno tem uma aparência distinta. Seu corpo principal tem coloração lavanda com uma marca preta cobrindo seu peito. Seus pés são pretos com garras lavanda. As três penas de sua crista, que são mais longas, fundidas e dobradas para trás, têm a mesma cor roxa que seu bico e cauda. Seus olhos brilham em azul claro, parecem estar quase fechados e são circundados por um disco facial preto em forma de máscara. Quando Articuno utiliza seu poder psíquico, toda a máscara brilha na mesma cor que seus olhos, assim como as lâminas brancas em forma de penas, de poder psíquico condensado, nas bordas de suas asas.


O Articuno de Galar se mantém no ar graças ao seu poder psíquico, quase nunca precisando usar suas asas para isso. Em vez disso, as lâminas em suas asas podem cortar ferro com a mesma facilidade que papel. Seus olhos podem disparar raios de energia psíquica que deixam seus oponentes imóveis como se estivessem congelados — é isso que lhe rendeu o nome de sua contraparte de Kanto. Ele também tem a habilidade de criar miragens de si mesmo para enganar seus oponentes e escapar. Seus movimentos elegantes e refinados escondem uma personalidade fria e impiedosa. Ele está constantemente migrando pelo mundo, mas pode ser encontrado na Crown Tundra uma vez a cada poucas décadas, reunindo-se com outros pássaros na Dyna Tree para comer seus frutos.


Articuno de Galar é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Freezing Glare.


145 Zapdos
 
 
Raramente visto, em Um Livro Ilustrado de POCKET MONSTERS, Zapdos é descrito como um pássaro divino que preside os céus, passando milênios entre nuvens de tempestade, antes de descer com raios. Quando Zapdos bate suas asas brilhantes, libera eletricidade que pode potencialmente causar tempestades. Naturalmente, produz estalos e crepitações estrondosas ao voar; esses sons são atribuídos aos raios que libera no ar. Zapdos aparece apenas durante tempestades e ganha poder ao ser atingido por um raio.


Em um ataque, o Bandai Pokémon Carddass Cards mostra que Zapdos pode eletrificar suas garras. Em O Poder de Um, é dito que Zapdos regula as correntes oceânicas e, quando capturado, torna-se catastroficamente instável. Também é mostrado que ele se comunica com outros Pokémon do tipo Elétrico através da troca de raios. Além disso, é excepcionalmente territorial, conquistando e transformando a Ilha do Fogo imediatamente após a captura de Moltres, com o objetivo de controlar as Ilhas Laranja com raios. Diz-se que ele é capaz de derrotar um Lugia sozinho quando luta ao lado de Articuno e Moltres.


Como visto em Pokémon Horizons, assim como outros Pokémon Lendários, Zapdos pode ser encontrado no paraíso Pokémon Laqua. Zapdos adora os petiscos Zapdos feitos por Snacksworth, que certa vez o viu voar bem perto dele.


Shadow Zapdos é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Shadow Bolt.


 
Zapdos possui uma forma regional: Zapdos de Galar.

Em Galar, Zapdos tem uma aparência diferente. Seu corpo é vermelho-alaranjado com plumagem preta. Sua cabeça apresenta olhos amarelos com uma coloração preta mais pronunciada, semelhante a uma máscara, ao redor deles, um bico preto mais curto e um pescoço mais longo e visível. Suas pernas são pretas, mais longas e mais musculosas, as penas de suas coxas também são pretas e suas garras são amarelas com anéis vermelhos em suas bases. Suas asas vermelho-alaranjadas são menores, com pequenas marcas pretas que parecem ser remanescentes da plumagem preta de sua contraparte de Kanto. Por fim, possui uma fileira de penas pontiagudas ao longo do peito e uma fileira semelhante de penas pretas nas costas.


Beligerante por natureza e sempre sedento por batalha, o Zapdos de Galar busca oponentes mais fortes do que ele para testar sua força. Suas poderosas pernas permitem que ele execute chutes devastadores capazes de destruir um caminhão basculante, e ele pode correr pelas montanhas a até 300 km/h. Suas asas atrofiaram a ponto de ele mal conseguir voar, mas seus movimentos são tão rápidos que foram comparados a um raio. Este Pokémon recebeu o nome de sua contraparte de Kanto devido aos estalos elétricos que emanam do atrito de suas penas. Ele migra constantemente pelo mundo, mas pode ser encontrado na Crown Tundra a cada poucas décadas, reunindo-se com outros pássaros na Dyna Tree para comer seus frutos.


Zapdos de Galar é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Thunderous Kick.

146 Moltres
 
 
Moltres solta brasas a cada batida de asas, criando um brilho intenso de chamas: diz-se que essa exibição inspirou a lenda da fênix em Um Livro Ilustrado de POCKET MONSTERS. Em O Poder de Um, seu fogo teria se combinado com o gelo de Articuno para criar o berço do oceano, e há alguma ligação com o clima das Ilhas Laranja. Ao mergulhar no magma de um vulcão ativo, este Pokémon pode se curar.


Raramente visto, ele migra do sul com a chegada da primavera e dizem que traz uma primavera antecipada para as terras frias. Há histórias de Moltres usando suas asas para ajudar aqueles perdidos nas montanhas. Como visto em Pokémon Horizons, assim como outros Pokémon Lendários, Moltres pode ser encontrado no paraíso Pokémon Laqua. Moltres adora os Petiscos de Moltres feitos por Snacksworth, que o encontrou certa vez.


Shadow Moltres é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Shadow Fire. Além disso, na Geração II, Sky Attack era seu movimento característico, mas outros Pokémon ainda podiam herdá-lo por meio de cruzamento.


No anime:

Na véspera do Torneio da Liga Pokémon, Ash, Brock e Misty observam o portador da tocha passar correndo a caminho do Estádio Índigo. Eles descobrem que é a chama de um Moltres, um Pokémon lendário que representa todo o espírito da Liga Pokémon, que acende a tocha. A empolgação e o nervosismo de Ash aumentam até a manhã seguinte, quando ele se junta aos outros treinadores na marcha dos atletas. Mas, mais uma vez, a Equipe Rocket tenta estragar o momento ao tentar roubar a chama do Moltres.


Diz-se que a chama deriva de Moltres e representa as ambições e o espírito competitivo de todos os Treinadores.


 
Moltres tem uma forma regional: Moltres de Galar.


A energia sinistra que emana de seu corpo é tão opressiva que a maioria dos Pokémon sequer consegue se aproximar. Moltres de Galar ataca abrindo suas asas para liberar sua energia em uma aura poderosa que atinge a mente de seus oponentes, infligindo profunda fadiga enquanto consome sua energia por dentro. A aura tem o poder de consumir o espírito de suas vítimas, reduzindo-as a meras sombras de si mesmas. Como visto em "Ataque! Mina de Galar!", a única maneira de superar os efeitos de sua aura é ter um espírito forte. Diz-se que ele possui uma personalidade arrogante e um comportamento calmo. Ele está constantemente migrando pelo mundo, mas pode ser encontrado na Crown Tundra uma vez a cada poucas décadas, reunindo-se com outros pássaros na Dyna Tree para comer seus frutos.


Moltres de Galar é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Fiery Wrath. Além disso, na 9ª Geração, Moltres de Galar é o único Pokémon conhecido que pode ter Berserk como habilidade.


SEIS HERÓIS:

Cem anos antes dos eventos de Pokémon Horizontes: a Série, Lucius encontrou e batalhou contra um Moltres de Galar em uma área rochosa desconhecida, antes de capturá-lo em uma Poké Bola Ancestral. Como um dos Pokémon de Lucius, ele se tornou um dos Seis Heróis, conhecido por "voar pelos céus".


Finalmente, ao chegarem a Laqua, os Desbravadores se viram em apuros depois que Gibeon interferiu nos cristais de Laquium encontrados no paraíso. Os Seis Heróis se libertaram de suas Poké Bolas Ancestrais e tentaram conter os cristais, mas sem sucesso. Depois disso, o Terapagos de Rystal, Pagogo, se transformou em sua Forma Estelar e concedeu parte de sua energia aos Seis Heróis, permitindo que eles selassem o Laquium. Como resultado, Lucius ficou preso em Laqua, Pagogo retornou ao estado dormente e os Seis Heróis se espalharam pelo mundo, com Moltres e sua Poké Bola Ancestral acabando em Galar.


Segundo um mineiro, Moltres chegou à Mina de Galar mais cedo. Ele foi responsável por drenar a energia de vários trabalhadores e deixar os Pokémon selvagens assustados com sua presença.

Em algum momento após o Rayquaza Negro ser libertado de sua Poké Bola Ancestral em "A Poké Bola Ancestral", ele foi atrás de Moltres e transmitiu a mensagem do Zygarde Branco, pedindo-lhe que encontrasse um Treinador digno.


Moltres apareceu diante de Liko, Roy, Capitão Pikachu, Zirc e Onia na Mina de Galar. Seguindo as instruções de Kabu, os Treinadores da Equipe Volt esperavam encontrar o Rayquaza Negro, mas os indícios de que se tratava de outro Pokémon aumentavam à medida que avançavam. Enfurecido, Moltres dominou todos os seus oponentes com facilidade, forçando Liko e Roy a recuarem em um carrinho de mina após o Capitão Pikachu se ferir. O Pokémon Lendário os perseguiu pelos túneis, mas seu foco se voltou para Amethio e Friede depois que eles o atacaram, permitindo que os jovens Treinadores escapassem. Durante a batalha, o Hatenna de Liko derramou uma lágrima, pressentindo um sentimento oculto por trás de sua fúria.


Mais tarde, Liko, Roy e Friede retornaram à mina, desta vez planejando acalmá-lo com a Folhagem aromática de Sprigatito, em vez de derrotá-lo de fato. Moltres, no entanto, ainda estava muito além do alcance deles, tanto física quanto emocionalmente, para que o plano funcionasse. A maré da batalha mudou quando o Arboliva de Lucius emergiu de sua Poké Bola por conta própria. Inicialmente, Arboliva tentou conversar com ele, mas Moltres, ainda enfurecido, não o ouvia. Ao sentir a determinação de Liko, Arboliva ativou sua Habilidade, Semeador de Sementes, fortalecendo Sprigatito e permitindo que sua Folhagem aromática realmente afetasse Moltres e o acalmasse. Agora lúcido, ele conversou com o pingente de Liko, que se transformou no misterioso Pokémon de antes, desta vez para sempre. Graças aos poderes de Terapagos, todo o grupo testemunhou um vislumbre do passado, onde Lucius disse suas últimas palavras a Moltres. Logo depois, ele retornou à sua Poké Bola Ancestral.


Após retornarem a Laqua, os Seis Heróis se reuniram com Lucius assim que ele foi libertado do aglomerado de Laquium pelo Zygarde Branco. Mais tarde, Moltres e os outros heróis emprestaram sua força a Pagogo, permitindo que ele se transformasse em sua Forma Estelar e purificasse Laqua do Laquium. Embora a maior parte do Laquium tivesse desaparecido, resultando no desaparecimento de Lucius e Gibeon, Spinel conseguiu armazenar o suficiente para usar nos Seis Heróis, fazendo com que todos eles enlouquecessem, exceto Rayquaza. Após esses eventos, os Seis Heróis, menos Rayquaza, foram capturados pelos Desbravadores.


Então, Moltres e os outros heróis cativos foram forçados a lutar contra Liko, Roy e Ult pelos Desbravadores, que aproveitaram a oportunidade para coletar dados sobre suas novas Esferas Super Fortes. Com Laquium aumentando seu poder e ferocidade, eles facilmente derrotaram os Trovonautas, mas Pagogo conseguiu purificar a substância de seus corpos. Sua vitória, no entanto, foi de curta duração, pois os Desbravadores usaram as Esferas Super Fortes mais uma vez contra eles. A batalha continuou no episódio seguinte e, apesar de Amethio e o Zygarde Branco se juntarem para ajudar os Trovonautas, só terminou quando os efeitos das Esferas Super Fortes se dissiparam, após todos os Pokémon que se opunham aos heróis terem sido derrotados. 


Moltres é extremamente territorial, teimoso e estava cheio de raiva e agressividade quando foi encontrado pela primeira vez. Ele não hesitaria em liberar sua fúria sobre aqueles que o provocassem, mas tem uma personalidade bondosa com seu Treinador, Lucius, claramente sentindo sua falta mesmo depois de 100 anos. Demonstrou ser honrado ao aceitar participar da missão dos Trovonautas para procurar Laqua, bem como ao testar Roy e Crocalor em uma batalha de treinamento.


 
Thu-Fi-Zer (no Original Japonês). Zapmolcuno (na versão Americana) ou Zapmolticuno (em Português do Brasil) foi o resultado de um experimento da Equipe Rocket criado pela fusão de três pássaros lendários - Articuno , Zapdos e Moltres - no mangá Pokémon Adventures. Zapmolticuno  provou ser praticamente imparável, pois tinha os poderes combinados de todas as aves lendárias juntas. Isso foi exemplificado em como era capaz de bloquear ataques facilmente sem sofrer um arranhão e suportar uma enxurrada de ataques em sequência sofrendo pouquíssima lesão. Até Sabrina comentou sobre como ela queria seu poder.


História de Zapmolticuno:

Antes da criação de Zapmolticuno, a Equipe Rocket roubou um Eevee para pesquisar as Eeveelutions, Vaporeon, Jolteon e Flareon, o que foi apenas um teste beta para esta criatura. Para esse fim, a Equipe Rocket capturou Zapdos na Usina Elétrica, Moltres no Planalto Índigo e Articuno nas Seafoam Island depois que suas reservas de energia foram gastas para salvar o Gyarados de Red, Gyara. Com Mewtwo foragido e seu criador, Blaine, tendo desertado da Equipe Rocket, essa monstruosidade experimental era o trunfo da Equipe Rocket.

Então, as Insígnias de Ginásio de Red ativaram o Amplificador de Energia de Insígnias quando Green as colocou no dispositivo, criando este Pokémon fundido. Red tentou batalhar contra Zapmolticuno com Saur, seu Ivysaur, mas o trio fundido o lançou para fora do prédio da Silph Co. com facilidade. Sabrina ordenou que ele atacasse Red, já que ele havia cumprido seu propósito e podia ser eliminado. Antes que a criatura pudesse atacar, Blue interferiu com Charizard, mas os dois tiveram o mesmo destino que Red e Saur. Red então elaborou um plano para derrotar Zapmolticuno, que envolvia a evolução de Clefy, a Clefairy de Green, para Clefable. Ele conseguiu isso usando uma Pedra da Lua que havia encontrado no Monte Lua anteriormente. Após evoluir, Clefy atacou Zapmolticuno com Metrônomo, o que resultou em um Quick Attacks para se aproximar do pássaro lendário e, em seguida, desferir uma sucessão de ataques. Apesar dos danos sofridos por Zapmolticuno devido a essa saraivada de golpes, ele mal se feriu e conseguiu lançar Red, Blue e Green para fora do prédio da Silph Co. com um Sky Attack.

No entanto, os três Treinadores sobreviveram graças a uma rede criada pelos cipós de Saur, então Sabrina ordenou que Zapmolticuno os atacasse novamente. Usando seus Pokémon iniciais, os três Treinadores atacaram o Pokémon fundido com Vine Whip, Flamethrower e Hydro Pump, respectivamente. No meio do ataque, o chamado de Red fez com que Saur evoluísse para um Venusaur, mudando seu ataque para Solar Beam. O ataque combinado fez com que os três pássaros lendários se separassem em suas formas originais, que então fugiram de volta para a natureza.

243 Raikou
 
Há 150 anos, a Torre de Bronze em Johto foi atingida por um raio, causando um enorme incêndio que mais tarde seria apagado por uma chuva repentina. Três Pokémon não nomeados pereceram no incêndio; no entanto, o Pokémon lendário Ho-Oh concedeu nova vida ao trio, e um desses Pokémon foi revivido como Raikou, que representa o relâmpago que atingiu a agora Torre Queimada.


Um provérbio afirma que Raikou desceu do céu junto com um raio. Raikou é capaz de voar criando nuvens de tempestade, como mostrado em Pokémon Ranger: Guardian Signs (especial animado). Em O Lendário do Trovão!, Raikou demonstra desconfiança em relação aos humanos, embora possa formar algum vínculo com aqueles que o ajudam. Raikou tende a aparecer durante tempestades e quando outros Pokémon do tipo Elétrico estão em perigo. Diz-se que Raikou representa a velocidade do relâmpago e pode controlar nuvens de tempestade à vontade. Raikou corre pelos campos enquanto emite gritos que soam como trovão. Seus gritos também podem enviar ondas de choque pelo ar e, ao mesmo tempo, sacudir o chão. Raikou adora Raikou Treats feitos por Snacksworth, que uma vez o encontrou e correu montanha acima com ele no passado. Raging Bolt apresenta semelhanças com Raikou. Segundo Occulture, acredita-se que Raging Bolt seja um ancestral de Raikou.


Como mencionado na Sleep Style Dex, enquanto Raikou dorme, sua respiração produz um som semelhante a um trovão distante. No momento em que Raikou desperta, ele percorre rapidamente as terras, com um rugido que soa como um trovão estrondoso. Raikou é conhecido por gostar de comer Raikou Biscuits. Raikou pode ser atraído a um local de descanso usando o Raikou Incense. Raikou possui três diferentes estilos de sono: Energy-Storing Sleep, Meditative Sleep e Lightning Sleep.


244 Entei
 
Diz-se que um Entei nasce sempre que um novo vulcão surge, e que sempre que Entei ruge, um vulcão entra em erupção em algum lugar do mundo. Entei corre pelos campos a altas velocidades, devido à sua incapacidade de conter seu poder extremo. Acredita-se que Entei representa a paixão do magma e é considerado o portador do calor do verão. Entei pode liberar enormes rajadas de fogo capazes de destruir qualquer coisa que toque. Diz-se que seu fogo é mais quente que o magma de um vulcão.


Entei adora Entei Treats feitos por Snacksworth, que uma vez o encontrou e perseguiu no passado. Gouging Fire apresenta semelhanças com Entei, sendo teoricamente um antigo Entei regenerado a partir de um fóssil.


Como mencionado na Sleep Style Dex, Entei às vezes expele chamas pela boca. Ele também libera chamas enquanto dorme. Após um bom descanso, Entei percorre a terra, espalhando ondas de fogo semelhantes a um vulcão em erupção. Entei é conhecido por gostar de comer Entei Biscuits. Entei pode ser atraído a um local de descanso usando o Entei Incense. Entei possui três diferentes estilos de sono: Energy-Storing Sleep, Meditative Sleep e Volcano Sleep.


245 Suicune
 
Suicune tem o poder de andar sobre a água e purificar águas sujas com um único toque. Ele percorre os campos em busca de água para purificar, seguindo o vento norte. Os ventos do norte parecem sempre soprar mais fortes na sua presença.


Em Pokémon Crystal, diz-se que Suicune é o mais próximo das bestas lendárias de Ho-Oh e compartilha um vínculo cooperativo com os Unown. A personalidade de Suicune é descrita como heroica, séria e calma em situações perigosas, como mostrado em Drifloon On the Wind!. Acredita-se que Suicune seja tanto a personificação dos ventos do norte quanto a compaixão das águas puras das fontes. Suicune adora Suicune Treats feitos por Snacksworth, que uma vez o encontrou e viajou com ele no passado. Walking Wake apresenta semelhanças com Suicune e acredita-se que seja seu ancestral antigo.


Como mencionado em Pokémon Sleep, Suicune pode ser observado dormindo profundamente em locais onde a água é limpa. Quando Suicune desperta, ele começa a correr pelo mundo mais uma vez, seguindo o vento norte para purificar águas poluídas. Suicune é conhecido por gostar de comer Suicune Biscuits. Suicune pode ser atraído a um local de descanso usando o Suicune Incense. Suicune possui três diferentes estilos de sono: Energy-Storing Sleep, Meditative Sleep e Northern-Wind Sleep.


 
Segundo a lenda, Regirock foi criado pelo Pokémon Lendário Regigigas a partir de pedras. Ele costumava ser adorado pelos humanos; entretanto, em algum momento, as pessoas antigas passaram a temer seu poder e o selaram.


Em Hoenn, foi selado nas Ruínas do Deserto; em Sinnoh, nas Ruínas do Pico de Pedra; e em Galar, nas Ruínas do Pico de Pedra. Quando sofre danos em batalha, ele procura novas pedras para se reparar. Por causa disso, as pedras que o compõem vêm de diferentes lugares ao redor do mundo, o que contribui para a aparência remendada de Regirock. Recentemente, tecnologias de ponta descobriram que Regirock é inteiramente feito de pedra e rocha; nem mesmo um coração ou cérebro foi encontrado.


378 Regice
 
Segundo a lenda, Regice foi criado pelo Pokémon Lendário Regigigas usando gelo da era glacial. Ele costumava ser adorado pelos humanos, mas em algum momento passaram a temer seu poder e o selaram.


Em Hoenn, foi selado na Caverna da Ilha; em Sinnoh e Galar, nas Ruínas do Iceberg. Regice se movimenta flutuando pelo ar. Ele se envolve em uma camada de ar a −328 °F (−200 °C), e qualquer coisa próxima a ele congela instantaneamente. Seu corpo profundamente congelado não pode ser derretido, sobrevivendo até mesmo quando submerso em lava incandescente. Diz-se que Regice dormiu em uma geleira por milhares de anos.


 
Segundo a lenda, Registeel foi criado pelo Pokémon Lendário Regigigas usando magma. Ele costumava ser adorado pelos humanos, mas em algum momento, os antigos passaram a temer seu poder e o selaram. Em Hoenn, foi selado na Tumba Antiga; em Sinnoh, nas Ruínas de Ferro; e em Galar, nas Ruínas de Ferro.


O corpo de Registeel é oco e feito de um material mais duro que qualquer outro metal conhecido encontrado na Terra. No entanto, esse material se estica e se contrai apesar de sua dureza. Temperado pela pressão subterrânea ao longo de dezenas de milhares de anos, seu corpo não pode ser arranhado. Também se diz que Registeel nasceu nas profundezas do manto terrestre e emergiu à superfície há cerca de 10.000 anos. Não se sabe do que ele se alimenta.


380 Latias
 
 
Latias agita suas penas e solta gritos altos quando há hostilidade em sua direção. Suas penas macias e semelhantes a vidro podem envolver seu corpo e refratar a luz, permitindo que se torne invisível ou altere sua aparência. É gentil, altamente inteligente e capaz de compreender a fala humana. Pode usar telepatia para se comunicar com outros.


Latias disfarçada como uma humana (Bianca) no anime


Latias disfarçada como humana no mangá Pokémon Special/Adventures

No quinto filme, em Pokémon Adventures e em Pokémon Jornadas: a Série, Latias possuía a habilidade "Compartilhamento de Visão", que permitia a Latias e às pessoas ao seu redor ver exatamente o que Latios estava vendo.


Normalmente, não faz contato com humanos ou outros Pokémon e desaparece quando um inimigo se aproxima. Forma bandos com vários membros e geralmente é encontrada próxima à água. Como visto em Pokémon Horizons, assim como outros Pokémon Lendários, Latias pode ser encontrada no paraíso Pokémon Laqua. Latias adora Latias Treats feitos por Snacksworth, que a encontrou no passado. Latias pode ser invocada pela Eon Flute.


Latias é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Mist Ball.


No Universo dos Filmes:

Há muito tempo, em uma ilha chamada Alto Mare, viviam um velho e uma velha.

Um dia, eles encontraram duas crianças feridas na praia.

Com os cuidados do casal de idosos, as crianças melhoraram rapidamente.

Mas então, de repente, um monstro maligno apareceu e atacou a cidade.

A ilha foi instantaneamente engolida pelo monstro.

Mas então, diante dos olhos do homem e da mulher, as crianças se transformaram.

Elas eram os Pokémon miragem Latias e Latios.

Os dois chamaram seus amigos do céu.

Eles trouxeram o poder para afastar a escuridão maligna.

Esse poder era uma joia chamada Orvalho da Alma.

A paz retornou à ilha.

E depois disso, Latias e Latios frequentemente visitavam esta ilha, onde o Orvalho da Alma estava.

A ilha nunca mais foi atacada pelo monstro maligno


Nota: A sequência da lenda foi cortada da versão dublada do filme, portanto não há tradução oficial para o inglês.


Latias e seu irmão Latios viviam no Jardim Secreto em Alto Mare, onde eram os guardiões da Soul Dew. Eles eram amigos de Lorenzo e Bianca.

Latias e Latios apresentaram alguns poderes bastante únicos no filme, como compartilhamento de visão, invisibilidade e metamorfose. Latias costuma se transformar para assumir a aparência de Bianca e fez amizade com Ash sob essa persona. Também é sugerido no filme que ela tenha uma queda por ele, sem dúvida porque ele a salvou de Annie e Oakley.

Latias é um Pokémon muito dócil. Ela demonstrou não gostar de lutar e se assustava facilmente diante de qualquer conflito ou de algo que tentasse lhe causar mal. Ela se importava profundamente com as pessoas e Pokémon próximos a ela, incluindo Ash, Latios, Bianca e Lorenzo. No entanto, também foi mostrada tendo um lado mais maduro ao lado de seu comportamento infantil e brincalhão, unindo-se corajosamente a seu irmão mais velho para salvar Alto Mare de ser inundada.

Latias é uma das poucas Pokémon vistas na série animada que demonstraram ter uma queda por uma pessoa, que, no caso de Latias, é Ash. Após Ash salvá-la de Annie e Oakley, Latias demonstrou confiar completamente nele, querendo brincar com ele durante todo o tempo que passaram juntos no Jardim Secreto, além de ter sido a quem ela recorreu em busca de ajuda quando Latios foi sequestrado.

 
Latias pode Mega Evoluir para Mega Latias, sendo sua megaevolução compartilhada com Latios. A única diferença entre os dois é a cor dos olhos e o tamanho. Mega Latias tem olhos amarelos e é menor.


Diz-se que Mega Latias é um dos Pokémon mais rápidos que existem. Mega Latias pode atingir a velocidade de Mach 4, ultrapassando um jato em voo. Por ser menor que Mega Latios, Mega Latias é muito mais ágil e consegue realizar curvas extremamente fechadas.

381 Latios
 
 
Latios possui uma natureza gentil e evita lutar sempre que possível. No anime, entretanto, Latios pode ser rabugento e desconfiar facilmente dos humanos em algumas situações. Ele consegue voar mais rápido que um jato ao recolher seus braços.


No quinto filme, em Pokémon Adventures e em Pokémon Jornadas: a Série, Latios possuía a habilidade "Sight Sharing", que permitia que Latias e as pessoas ao seu redor vissem exatamente o que Latios estava enxergando. Oakley também mencionou que ele consegue mudar de forma. Prefere treinadores compassivos, aos quais abre seu coração. Latios utiliza telepatia para detectar locais e emoções de outros e consegue compreender a fala humana. Pode invocar energia luminosa explosiva sempre que a situação exigir. Vive à beira da água. 


Como visto em Pokémon Horizontes: a Série, assim como outros Pokémon Lendários, Latios pode ser encontrado no paraíso Pokémon Laqua. Latios adora Latios Treats feitos por Snacksworth, que uma vez o encontrou e seguiu até um local secreto no passado. Latios pode ser invocado pela Eon Flute.


Latios é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Luster Purge.


No Universo dos Filmes:

Latios e sua irmã Latias viviam no Jardim Secreto em Alto Mare, onde eram os guardiões da Soul Dew. Eles eram amigos de Lorenzo e Bianca. Latios e Latias apresentaram alguns poderes bastante únicos no filme, como compartilhamento de visão, invisibilidade e metamorfose.

No final do filme, Latios teve de se sacrificar para salvar Alto Mare e se transformou na nova Soul Dew. Nos créditos finais, dois Latios podem ser vistos voando junto de Latias. Acredita-se que eles sejam os espíritos de Latios e de seu pai.

Latios demonstrou ser um protetor muito maduro e altruísta, sacrificando valentemente a própria vida em prol tanto de sua irmã quanto da cidade de Alto Mare. Ele também possuía uma personalidade séria, direta e sem rodeios.

Embora não gostasse de lutar, atacava sem hesitação quaisquer intrusos no Jardim Secreto ou qualquer um que tentasse ou conseguisse causar mal à sua irmã Latias. Como resultado desses traços de personalidade, ele era extremamente protetor em relação a Latias.

 
Latios pode Mega Evoluir para Mega Latios, sendo sua megaevolução compartilhada com Latias. A única diferença entre os dois é a cor dos olhos e o tamanho. Mega Latios tem olhos vermelhos e é maior.


Mega Latios é considerado um dos Pokémon mais rápidos do mundo. Ao Mega Evoluir, Mega Latios pode alcançar velocidades ainda maiores em voo. Mega Latios é tanto maior quanto mais rápido que Mega Latias, podendo atingir uma velocidade de Mach 4.

480 Uxie
 
Uxie mantém os olhos sempre fechados, pois pode apagar a memória de quem os vê. É temido e respeitado por sua habilidade de eliminar as lembranças de pessoas malignas. O espírito de Uxie pode deixar seu corpo sem morrer e retornar à vontade. Ele criou todo o conhecimento no universo Pokémon e deu aos humanos a capacidade de se adaptar e aprender conforme a vida segue, sendo por isso chamado no passado de "Ser do Conhecimento". Notavelmente, quando Uxie surgiu pela primeira vez, os humanos adquiriram o conhecimento necessário para resolver problemas e melhoraram sua qualidade de vida. Em Pokémon Mystery Dungeon, é mostrado que Uxie pode criar ilusões. No anime, também foi demonstrado que ele pode se teletransportar, assim como transportar outros Pokémon e humanos. Embora seja muito tímido, Uxie atacará com força se ele ou seus amigos forem ameaçados.


Junto aos outros guardiões do lago, Uxie é necessário para a criação de uma Corrente Vermelha, seja por meio de gemas extraídas de seu corpo ou de suas garras. Juntos, eles também são capazes de destruir uma Corrente Vermelha. Eles ainda possuem o poder de acalmar Dialga ou Palkia caso estejam enfurecidos, mas não ambos ao mesmo tempo. Uxie habita o Lago Acuity, especificamente na Acuity Cavern, no centro do lago, ganhando assim seu título de guardião do lago. Em Pokémon Legends: Arceus, Uxie demonstra ser capaz de falar a língua humana por telepatia.


Uxie e os outros guardiões do lago são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Poder Místico (Mystical Power).

481 Mesprit
 
O espírito de Mesprit pode deixar seu corpo sem morrer e retornar a ele à vontade. As lendas dizem que uma pessoa que o toca terá suas emoções completamente drenadas. Mesprit era muito temido por punir aqueles que o desrespeitam, lançando suas emoções em desordem. Diz-se que ensinou aos humanos a capacidade de sentir tristeza, dor e alegria, sendo por isso chamado no passado de "Ser da Emoção". No anime, foi mostrado que ele pode se teletransportar, assim como transportar outros Pokémon e humanos. Embora seja brincalhão, Mesprit é um pouco travesso.


Junto aos outros guardiões do lago, Mesprit é necessário para a criação de uma Corrente Vermelha, seja por meio de gemas extraídas de seu corpo ou de sua plumagem. Juntos, eles também são capazes de destruir uma Corrente Vermelha. Eles ainda possuem o poder de acalmar Dialga ou Palkia caso estejam enfurecidos, mas não ambos ao mesmo tempo. Mesprit habita o Lago Verity, especificamente na Verity Cavern, no centro do lago, ganhando assim seu título de guardião do lago. Em Pokémon Legends: Arceus, Mesprit demonstra ser capaz de falar a língua humana por telepatia.


Mesprit e os outros guardiões do lago são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Poder Místico (Mystical Power).



482 Azelf
 
O espírito de Azelf pode deixar seu corpo sem morrer e retornar a ele à vontade. Ele dorme no fundo de um lago para preservar o equilíbrio do mundo. No passado, foi chamado de "Ser da Força de Vontade" devido ao seu papel em dar aos humanos a determinação para enfrentar desafios da vida. Apropriadamente, ele pode controlar a vontade de um indivíduo ou entrar em seu corpo. As lendas dizem que, se Azelf for ferido, ele pode fazer os humanos perderem toda a sua força de vontade, tornando-os completamente imóveis para sempre. Azelf é altamente temido por possuir o poder de manipular a vontade de seus inimigos, transformando-os em seus próprios fantoches. No anime, foi mostrado que ele pode se teletransportar, assim como transportar outros Pokémon e humanos. Azelf pode ser muito cauteloso com pessoas e Pokémon. No entanto, se ameaçado, revelará seu lado corajoso.


Junto aos outros guardiões do lago, Azelf é necessário para a criação de uma Corrente Vermelha, seja por meio de gemas extraídas de seu corpo ou de sua presa. Juntos, eles também são capazes de destruir uma Corrente Vermelha. Eles ainda possuem o poder de acalmar Dialga ou Palkia caso estejam enfurecidos, mas não ambos ao mesmo tempo. Azelf habita o Lago Valor, especificamente na Valor Cavern, no centro do lago, ganhando assim seu título de guardião do lago. Em Pokémon Legends: Arceus, Azelf demonstra ser capaz de falar a língua humana por telepatia.


Azelf e os outros guardiões do lago são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Poder Místico (Mystical Power).

485 Heatran
 
 
Acredita-se que Heatran seja a personificação do núcleo fervente do planeta. Segundo as lendas, Heatran teria nascido da magma borbulhante dentro de montanhas vulcânicas, como o Monte Coronet e o Monte Reversal. Uma Pedra Magma é capaz tanto de controlar quanto de selar Heatran em sua caverna. Sem o poder da pedra, ele causaria destruição e faria o cratera vulcânica em que habita entrar em erupção. As garras de Heatran permitem que ele escave profundamente em paredes. Seus pés permitem que se fixe em superfícies, possibilitando que se pendure e suba em paredes e tetos. O corpo de Heatran é dito conter muitos mistérios ainda não resolvidos. Heatran possui a habilidade de formar um escudo ao seu redor para se proteger de danos.


Heatran é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Tempestade de Magma (Magma Storm).


 
Heatran pode Mega Evoluir para Mega Heatran.


Como resultado da Mega Evolução, Mega Heatran torna-se muito maior e mais pesado, e a temperatura de seu corpo aumenta a níveis extremos. Mega Heatran pode liberar calor intenso para manter inimigos afastados, atingindo temperaturas superiores a 1,8 milhão °F (aproximadamente 1.000.000 °C) quando se esforça ao máximo.

 
Regigigas é um artesão extremamente habilidoso. Há muito tempo, criou cinco golems à sua imagem e deu-lhes vida. Usou gelo, pedras, magma, uma concentração de energia elétrica e energia de dragão cristalizada para criar esses golems. Eles se tornariam conhecidos como os Pokémon Lendários Regice, Regirock, Registeel, Regieleki e Regidrago. Regigigas também é capaz de controlar esses gigantes lendários, mesmo que já pertençam a um Treinador. Ele também pode sobreviver a condições extremas, sendo capaz de suportar as temperaturas escaldantes do magma, assim como o gelo congelante (−328 °F / −200 °C).


Quando Regigigas é perturbado de seu sono, entra em fúria e dispara poderosos feixes de energia. No entanto, torna-se calmo e mais dócil se for conquistado como amigo. De acordo com uma lenda duradoura de Sinnoh, depois de criar os gigantes lendários, Regigigas teria puxado massas de terra e as amarrado com cordas para formar as regiões do mundo Pokémon. Em algum momento, Regigigas caiu em sono profundo dentro do Templo de Snowpoint. Para despertá-lo, é necessário destrancar a porta da câmara onde Regigigas está selado.


Regigigas é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Crush Grip. Antes da 9ª Geração, Slow Start era sua Habilidade característica.


No Universo dos Filmes:

Regigigas estreou em Giratina e o Cavaleiro dos Céus. Ele vive em um templo nas montanhas da Vila Ten'i e permaneceu adormecido por séculos, o que fez com que musgo crescesse em seus pés e ombros. No entanto, quando Zero entrou no Mundo Reverso e começou a destruir pilares de gelo dentro dele, a geleira em frente ao templo de Regigigas sofreu explosões catastróficas e começou a se mover. Isso perturbou seu sono, despertando-o para a ação. Quando a Buneary e o Swinub de Dawn falharam em deter a geleira mesmo com a ajuda de um grande grupo de Pokémon selvagens, Regigigas apareceu e comandou uma manada de dezenas de Mamoswine para conter a geleira. Após a crise ser resolvida, Regigigas retornou ao seu templo. Ele foi visto pela última vez usando Hyper Beam contra a Team Rocket durante os créditos finais.

No Anime:

Regigigas fez sua estreia na série animada na saga Diamante e Pérola, no Snowpoint Temple. A Caçadora J queria roubá-lo e, como resultado, ele foi despertado de forma abrupta. Em seguida, entrou em fúria, usando Hyper Beam contra tudo ao seu redor. Ele chegou a utilizar Confuse Ray para controlar o grupo de gigantes lendários de Brandon e forçá-los a ajudá-lo. Ao final do episódio, curou Brandon e seus gigantes usando Hidden Power para restaurá-los da petrificação. Depois disso, foi levado de volta ao templo para retornar ao seu sono.

Em Pokémon Jornadas, a Série, um Regigigas Dinamax foi despertado na Crown Tundra depois que o Project Mew conseguiu reunir todos os gigantes lendários.

 
Cresselia reside na Ilha da Lua Cheia e diz-se que representa a lua crescente. Suas asas semelhantes a véus liberam partículas brilhantes quando voa, e a aurora de sua cauda se estende e ondula de forma bonita nas noites próximas à lua quarto. Ela também deixa um rastro de luz enquanto sobrevoa o céu noturno, com o Professor Laventon observando que possui semelhanças com a donzela celestial que criou a Via Láctea.


Aqueles que dormem segurando a Pena Lunar de Cresselia são abençoados com sonhos alegres. Ela pode dissipar os pesadelos causados por sua contraparte, o Pokémon Mítico Darkrai, com suas Penas Lunares também sendo capazes de realizar esse efeito. Além disso, Cresselia pode combinar seu Poder Sonolento com o de Snorlax para repelir os pesadelos de Darkrai por meio do poder do sono.


A relação entre Cresselia e Darkrai pode variar entre diferentes indivíduos e cânones, com alguns retratando-a como antagonista (Sleepless In Pre-Battle! e Pokémon Mystery Dungeon), enquanto outros a mostram cooperativa (Nightfall? Nightmares! e A Midsummer Night's Light!). Conforme mencionado em Pokémon Sleep, Cresselia foi observada, em ocasiões muito raras, cercada de luz e rezando enquanto dorme. Há rumores de que cientistas sentiram uma onda misteriosa de poder ao testemunhar essa rara visão.


Cresselia é o único Pokémon conhecido capaz de aprender os movimentos Lunar Dance e Lunar Blessing.



638 Cobalion
 
 
Cobalion diz-se ter um coração de aço. Segundo a lenda, Cobalion, junto com os outros Espadas da Justiça, desafiou os humanos para proteger outros Pokémon de perderem seus lares com a expansão da humanidade.


Durante a batalha, Cobalion conduziu os outros Pokémon para um local seguro. As três Espadas desconfiam dos humanos devido a uma guerra que resultou em um incêndio florestal nos Pântanos de Icirrus. Seu olhar pode fazer até um Pokémon indisciplinado obedecer. Cobalion é dito possuir o ar de um líder desde o nascimento e é capaz de acalmar até os inimigos mais ferozes. Como visto tanto em Pokémon the Series quanto em Pokémon Adventures, ele pode criar uma lâmina de energia a partir de sua cabeça. Cobalion adora Petiscos de Cobalion feitos por Snacksworth, que uma vez o encontrou e o seguiu no passado. Cobalion compartilha semelhanças com Iron Crown, que se acredita ser um descendente de Cobalion ou apenas uma arma avançada que lhe se assemelha.


Na 5ª Geração, Sacred Sword era seu movimento assinatura.

Segundo a lenda, as Espadas da Justiça desafiaram os humanos para proteger outros Pokémon de perderem seus lares devido à expansão humana. A mesma lenda afirma que as três Espadas da Justiça desconfiam dos humanos por causa de uma guerra que colocou em risco os Pokémon que viviam em Unova.

A guerra entre duas facções humanas provocou um incêndio florestal nos Pântanos de Icirrus. A vida de muitos Pokémon selvagens que lá habitavam foi ameaçada; envolvidos pela fumaça, eles não conseguiam escapar, e sua morte parecia inevitável, até que três figuras apareceram.


Terrakion moldou a terra e criou um caminho de fuga, Virizion usou sua velocidade para proteger os Pokémon de faíscas e brasas, enquanto seu líder, Cobalion, conduziu os Pokémon para um local seguro. Apesar de seus esforços, a floresta acabou sendo completamente destruída pelo fogo. No entanto, entre as cinzas, os três encontraram um Pokémon solitário chamado Keldeo, separado de seus pais. O trio adotou Keldeo e o ensinou os conhecimentos e movimentos necessários para sobreviver. Com o tempo, Keldeo começou a superar seus professores antes de deixar a floresta, embora se desconheça o motivo de sua partida.

O trio então lutou contra os exércitos, derrotando-os com seu poder combinado. As histórias sobre eles continuam sendo contadas até hoje, e diz-se que, se algum conflito humano ameaçasse novamente a segurança dos Pokémon, eles retornariam para conter a batalha e preservar um clima de paz.


Em Pokémon Violet, um artista da expedição de Area Zero se inspirou nos Pokémon Paradoxo da Grande Cratera de Paldea e desenhou um Pokémon imaginário assemelhando-se às Espadas da Justiça (sem Keldeo), além de, incidentalmente, Iron Leaves, Iron Boulder e Iron Crown. Já o Scarlet Book retrata uma criatura semelhante às Bestas Lendárias.

Diz-se que Virizion, Terrakion e Cobalion estão relacionados aos Pokémon Paradoxo Iron Leaves, Iron Boulder e Iron Crown, respectivamente. Contos conflitantes afirmam que eles seriam descendentes das Espadas vindos de um futuro distante ou versões delas de linhas temporais paralelas.

Em Pokémon RéBURST:


Cobalion, junto com Virizion e Terrakion, foi capturado pela Great Gavel. Posteriormente, foi selado em um Burst Heart e se tornou a forma Burst de Amu.


639 Terrakion
 
 
Segundo a lenda, Terrakion, junto às outras Espadas da Justiça, desafiou os humanos para proteger outros Pokémon de perderem seus lares devido à expansão humana. Durante a batalha, Terrakion moldou a terra e criou um caminho de fuga. As três Espadas desconfiam dos humanos por causa de uma guerra que provocou um incêndio florestal nos Pântanos de Icirrus.


Diz-se que Terrakion possui uma força fenomenal e pode destruir um muro de castelo com um único golpe. Se um Pokémon pequeno for intimidado por alguém ou qualquer coisa, Terrakion o esmagará sem piedade.


Como visto em Pokémon Horizontes: a Série, assim como outros Pokémon Lendários, Terrakion pode ser encontrado no paraíso Pokémon Laqua. Tanto na série de TV quanto em Pokémon Adventures, ele é capaz de criar uma lâmina de energia a partir de sua cabeça. Terrakion adora Terrakion Treats feitos por Snacksworth, que certa vez se sentou para desfrutar de alguns petiscos com ele. Iron Boulder compartilha uma semelhança com Terrakion e acredita-se ser um Terrakion futurista modificado por uma organização vilã.

Na 5ª Geração, Sacred Sword era seu movimento característico.

Em Pokémon RéBURST:


Terrakion, junto com Virizion e Cobalion, foi capturado pela Great Gavel. Posteriormente, foi selado em um Burst Heart e se tornou a forma Burst de Ganku.


640 Virizion
 
 
De acordo com a lenda, Virizion, junto às outras Espadas da Justiça, desafiou os humanos para proteger outros Pokémon de perderem seus lares devido à expansão da humanidade. Durante a batalha, Virizion usou sua velocidade para proteger os outros Pokémon de fagulhas e brasas. Os três Swords desconfiam dos humanos por causa de uma guerra que resultou em um incêndio florestal no Moor of Icirrus. Virizion ataca seus oponentes primeiro se movimentando rapidamente ao redor deles com velocidade semelhante a um redemoinho, antes de usar seus chifres afiados em forma de espada para cortá-los rapidamente.


Em Kyurem VS. The Sword of Justice, Virizion é retratado como o membro mais inteligente dos Swords of Justice. Como visto tanto em Pokémon the Series quanto em Pokémon Adventures, ele pode criar uma lâmina de energia a partir de sua cabeça. Virizion adora Virizion Treats feitos por Snacksworth, que uma vez o encontrou e conversou com ele no passado. Iron Leaves compartilha uma semelhança com Virizion e acredita-se ser uma versão futurista dele.


Na 5ª Geração, Sacred Sword era seu movimento característico.

Em Pokémon RéBURST:


Virizion, junto a Terrakion e Cobalion, foi capturado pela Great Gavel. Posteriormente, foi selado em um Burst Heart e se tornou a forma Burst de Rovy.

 
Tornadus pode viajar a velocidades de 200 milhas por hora (320 quilômetros por hora). Ele pode gerar tempestades geladas com seu rabo, fortes o suficiente para derrubar casas e mudar as estações. Tornadus é temido e desprezado por pessoas e agricultores devido à destruição causada por seus ventos ferozes quando liberados. Frequentemente entra em conflito com Thundurus, com quem luta desde o início dos tempos.


Tornadus pode criar mini redemoinhos gelados e se cercar de um escudo de vento para se proteger de danos. Ataca com ventos frios e violentos que fazem o corpo e o espírito tremerem. Vive nos céus, geralmente em regiões nevadas. Permanece em sua Forma Materializada enquanto reside em uma região.


Tornadus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Bleakwind Storm.


Tornadus possui duas formas: Forma Materializada e Forma Therian.

A Forma Therian de Tornadus é sua forma verdadeira, revelada apenas pelo Reveal Glass. Sabe-se que ele viaja pelos oceanos nessa forma em busca de uma região para habitar. Nessa forma, é conhecido por residir na Interdream Zone.
 

Em Pokémon, a Série: Preto & Branco, Meloetta, como antiga guardiã das Ruínas Abissais, protegia o Reveal Glass, um espelho usado para controlar as três forças da natureza. Quando a voz de Meloetta está em sincronia com o Reveal Glass, ela também é capaz de assumir o controle do trio sozinha.

 
Thundurus tende a causar incêndios florestais sempre que voa disparando raios. Seus relâmpagos podem enriquecer o solo de qualquer terreno que atingirem. Qualquer área visitada por Thundurus fica marcada pelos restos carbonizados dos locais que destruiu. Thundurus é conhecido por ser temido e desprezado por pessoas e agricultores devido às suas rampagens destrutivas.


Possui uma rivalidade feroz com Tornadus, com quem luta desde o início dos tempos. Thundurus pode liberar mini tempestades junto a um escudo de vento ao seu redor para se proteger de danos. Ele invoca uma tempestade estrondosa e ataca ferozmente com raios e vento. Vive nos céus, geralmente próximo aos oceanos. Permanece em sua Forma Materializada enquanto reside em uma região.



Thundurus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Wildbolt Storm.


Thundurus possui duas formas: Forma Materializada e Forma Therian.

A Forma Therian de Thundurus é sua forma verdadeira, revelada apenas pelo Reveal Glass. Nessa forma, ele pode disparar raios de seu rabo, usando-os para aniquilar os inimigos completamente. Também pode se mover tão rápido que se materializa sem aviso. Sabe-se que ele viaja pelos oceanos em sua Forma Therian em busca de uma região para habitar. Nessa forma, é conhecido por residir na Interdream Zone.

 
 
Landorus é considerado o "Guardião dos Campos", devido a ajudar o crescimento das plantações. Recebeu o título de "deus dos campos" em Hisui por trazer vida à região junto de Enamorus. Seu rabo faz com que o solo ganhe nutrientes. A energia de seu rabo é criada pela combinação de raios e vento. Possui grande força física e pode criar poderosas tempestades de areia durante o combate. Landorus também consegue deter e acalmar Tornadus e Thundurus sempre que os dois entram em conflito ou causam destruição, sendo chamado pelos habitantes agradecidos de "Grande Landorus".


Pode ser invocado no Abundant Shrine em Unova com a presença de Tornadus e Thundurus. Vive nos céus, geralmente ao redor de ilhas cercadas por água. Pode liberar mini redemoinhos de areia, envolvendo-se com um escudo de vento para se proteger de danos. Ataca envolvendo o alvo em ventos ferozes e areia escaldante. Permanece em sua Forma Materializada enquanto reside em uma região.


Landorus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Sandsear Storm.

Landorus possui duas formas: Forma Materializada e Forma Therian.

A Forma Therian de Landorus é sua forma verdadeira, revelada apenas pelo Reveal Glass. Nessa forma, ele consegue atravessar toda uma região, como Hisui, em poucas horas. Sabe-se que viaja pelos oceanos em busca de uma região para habitar. Nessa forma, é conhecido por residir na Interdream Zone.


Mestre do Trio?

Landorus puniu Thundurus e Tornadus por causarem destruição em massa com suas tempestades de vento e raios. Por isso, às vezes é visto como o líder do trio. Não pode ser batalhado até que ambos sejam levados ao Abundant Shrine. Em Pokémon Legends: Arceus, Enamorus aparece depois que os três tiveram suas pesquisas completadas na Pokédex. Enquanto Landorus é dito como concedendo colheitas, Enamorus é dito como trazendo vida.


Landorus e Enamorus são ambos descritos como deuses, possuindo títulos: Landorus é conhecido como Guardião dos Campos e Enamorus como Arauto da Primavera. Embora Landorus seja frequentemente considerado o líder, Cogita descreve Landorus, Thundurus e Tornadus como um grupo de três ou trio, antes de mencionar Enamorus como o quarto membro. Enamorus geralmente é mencionada no mesmo contexto, de forma independente dos outros.

 
 
Enamorus é conhecida como o "Arauto da Primavera" e "Deus da Primavera". Isso se deve ao fato de ter chegado do mar em Hisui. Diz-se que o amor de Enamorus deu origem à vida nova em Hisui. Isso geralmente sinaliza o fim do inverno e o início da primavera, já que não gosta do frio. Pode liberar mini redemoinhos vigorosos, envolvendo-se com um escudo de vento para se proteger de danos. Ataca envolvendo o alvo em ventos ferozes repletos de amor e ódio. Permanece em sua Forma Materializada enquanto reside em uma região.


Enamorus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Springtide Storm.


Enamorus possui duas formas: Forma Materializada e Forma Therian.

A Forma Therian de Enamorus é sua forma verdadeira, revelada apenas pelo Reveal Glass. Nessa forma, é conhecido por ser vingativo com aqueles que desrespeitam qualquer forma de vida, descendo das nuvens para aplicar um castigo impiedoso e severo. Sabe-se que viaja pelos oceanos em busca de uma região para habitar. Nessa forma, é conhecido por residir na Interdream Zone.
 
 
Tipo: Nulo (em inglês, Type: Null) foi criado por Faba/Fábio da Fundação Aether como parte do projeto assassino de criaturas. Ele foi desenvolvido para ser uma "forma de vida de combate anti-Ultracriaturas", uma arma criada para lutar contra as Ultracriaturas. Também conhecido como "assassino de criaturas", Tipo: Nulo foi desenvolvido com células de todos os tipos de Pokémon conhecidos. Isso foi feito com a intenção de dar a ele a habilidade de alternar entre tipos ao segurar uma memória correspondente, uma habilidade originalmente inspirada nos mitos pesquisados na Biblioteca Canalave.


Essa habilidade levou a Fundação Aether a nomeá-lo como "Tipo: Completo". Três modelos conhecidos de Tipo: Completo foram criados, mas todos os três rejeitaram o Sistema RKS e enlouqueceram. Faba havia criado capacetes limitadores para esses Pokémon e, depois de serem contidos, os três Tipo: Completo / Tipo: Cheio receberam os capacetes para reduzir os efeitos da rejeição do Sistema RKS e foram colocados em estase criogênica permanente. Assim, o projeto assassino de criaturas foi considerado um fracasso, e o nome da criatura mudou para Tipo: Nulo.


Em algum momento antes dos eventos da Geração VII, Gladion conseguiu libertar um dos Tipo: Nulo, adotando-o como seu próprio Pokémon na esperança de encontrar uma maneira de desfazer os efeitos do capacete limitador e permitir que ele utilizasse o Sistema RKS. Gladion eventualmente redescobriria sua Evolução, Tipo: Completo, renomeando-o como Silvally. Quando Tipo: Nulo evolui para Silvally, ele quebra o capacete que estava usando no processo.




Antes dos eventos de Pokémon Sword e Shield, um novo Tipo: Nulo é criado na região de Galar, aparentemente por Macro Cosmos, utilizando anotações de pesquisa roubadas de Alola. Como visto em Pokémon the Series: Sun & Moon e Pokémon Adventures, condizente com seu status de Pokémon anti-Ultracriaturas, Tipo: Nulo pode perceber o aparecimento delas e a abertura de Ultra fendas espaciais.

     
     
     
 
Quando o Type: Null ganha um parceiro em que confia, destrói deliberadamente o dispositivo de retenção que usa. Uma vez livre desta pesada máscara, a velocidade deste Pokémon aumenta substancialmente. Sem os efeitos restritivos da sua máscara, os sentidos do Silvally ficam mais apurados e este regressa ao seu temperamento natural. Tem uma natureza selvagem, mas obedecerá a um Treinador em quem confie. E, para proteger este Treinador do perigo, é capaz de arriscar a sua própria vida. Diz-se que os Silvally foram criados para fazer face a uma ameaça...

Ao introduzir itens exclusivos na unidade que tem na cabeça, é possível ativar o seu RKS System fazendo com que as células somáticas do Silvally sofram uma mutação e brilhem. O RKS System permite-lhe alterar o seu tipo e as suas células brilham com diferentes cores de luz, consoante o seu tipo.

A Habilidade de Silvally chama-se RKS System, uma nova Habilidade que nenhum outro Pokémon teve anteriormente. Se o Silvally possuir itens que correspondem a cada tipo de Pokémon, então poderá mudar o seu próprio tipo.

Ele foi criado originalmente como uma arma para enfrentar as ultracriaturas. Seu codinome original era Type: Full, por ser capaz de mudar para todos os tipos. O elmo que possuía antes de evoluir limitava os efeitos de seu sistema RKS. Ele destruiu sua própria máscara de controle, recuperando sua verdadeira forma. Esta espécie de Pokémon é considerada Genderless, ou seja, não possui gênero definido.


Multi-Attack é um movimento que apenas o Silvally pode aprender e este tipo de movimento muda consoante o item que o Silvally tiver na sua posse.


Silvally possui dezoito formas diferentes, uma para cada tipo.

Graças ao seu Sistema RKS, Silvally é capaz de mudar sua forma e tipo de acordo com a Memória a ele ligada; seus olhos, espinhos, drives e a membrana das barbatanas mudam de cor para combinar com seu tipo atual.


785 Tapu Koko
 
 
Este Pokémon é chamado de divindade guardiã da Ilha Melemele. É conhecido por proteger seu lar, mas é volúvel e nem sempre ajudará pessoas em necessidade. No entanto, é muito curioso e pode se aproximar para brincar ou batalhar com pessoas ou Pokémon que despertem seu interesse. Ele é capaz de armazenar eletricidade ao se fechar dentro das conchas nos braços. Para isso, convoca nuvens de tempestade. Possui um temperamento explosivo, mas esquece instantaneamente o que o irritou originalmente. Por isso, Tapu Koko já foi referido como uma divindade malévola caso seja provocado. Ele consegue se mover em velocidade relâmpago para confundir inimigos que lutem contra ele. Tapu Koko é conhecido por defender sua casa das Ultracriaturas. Como visto em Revelando o Material Lendário!, Tapu Koko e os outros tapu podem transformar um Z-Ring em um Z-Power Ring. Além disso, em Combatendo a Criatura Interior!, foi mostrado que ele tem a habilidade de transportar outros para o Ultra Espaço quando trabalha em conjunto com outro Tapu Koko.


Tapu Koko e as outras divindades guardiãs são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Nature's Madness. Eles também são os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o Z-Move Guardian of Alola.



786 Tapu Lele
 
 
Os habitantes da Ilha Akala veneram Tapu Lele como sua divindade guardiã. Ele é conhecido por espalhar escamas brilhantes que afetam os outros estimulando e curando seus corpos; no entanto, essas escamas também são perigosas se muitas forem tocadas ao mesmo tempo. Tapu Lele às vezes é descrito como cruel devido à forma como enfraquece os outros ao espalhar suas escamas para seu próprio divertimento. Essa disposição indiferente lhe rendeu o apelido de “natureza encarnada”. Uma antiga lenda conta que Tapu Lele pôs fim a uma guerra entre as ilhas de Alola ao curar os guerreiros cansados com suas escamas, embora alguns relatos indiquem uma verdade mais perturbadora por trás dessa história. Se Tapu Lele se vê em desvantagem durante uma batalha, ele se concentra em evitar uma derrota direta, em vez de buscar uma vitória decisiva. Diz-se que ele ganha energia com o aroma das flores. Tapu Lele é conhecido por defender sua casa das Ultracriaturas. Como visto em Revelando o Material Lendário!, Tapu Lele e os outros tapu podem transformar um Z-Ring em um Z-Power Ring.


Tapu Lele e as outras divindades guardiãs são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Nature's Madness. Eles também são os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o Z-Move Guardian of Alola.


787 Tapu Bulu
 
 
O guardião da Ilha Ula'ula é capaz de comandar a vegetação para crescer e mudar de forma conforme sua vontade. Apesar de seu poder temível, ele é em grande parte inativo, levando alguns a considerá-lo um Pokémon preguiçoso. Possui uma disposição pacífica e não gosta de causar violência desnecessária, então toca o sino em sua cauda para alertar outros de sua presença. No entanto, é implacável com aqueles que o ofendem, e diz-se que uma vez afastou ladrões de suas ruínas usando árvores como porretes. As ruínas do Tapu Village são outro exemplo da ira do guardião. Tapu Bulu é conhecido por defender sua casa das Ultracriaturas. Como visto em Revelando o Material Lendário!, Tapu Bulu e os outros tapu podem transformar um Z-Ring em um Z-Power Ring.


Tapu Bulu e as outras divindades guardiãs são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Nature's Madness. Eles também são os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o Z-Move Guardian of Alola.


788 Tapu Fini
 
 
Como guardiã da Ilha Poni, Tapu Fini pode manipular a água livremente e obtém energia das correntes oceânicas. Tapu Fini é tanto respeitada quanto temida. Para evitar se ferir em batalha, ela envolve seu entorno em uma névoa misteriosa que lança seus oponentes em um transe autodestrutivo. A guardiã também libera essa névoa como um teste para aqueles que buscam a água especial que ela pode criar, a qual diz-se capaz de purificar qualquer coisa impura que toque. Muitos humanos tentaram esse desafio, incluindo alguns de má-fé; desgostosa com essa história, Tapu Fini não se importa muito com humanos. Apesar disso, está disposta a ajudar aqueles que provam ser dignos. Como visto em Corram, Heróis, Corram!, Tapu Fini demonstrou ser capaz de criar relógios de água a partir da água e de conectar o mundo dos vivos com o dos mortos usando a névoa. Como declarado em Memórias na Névoa!, longos períodos de exposição a essa névoa podem prender as pessoas dentro dela para sempre, mirando especificamente aqueles que não conseguem suportar a dor de ver um ente querido falecido novamente. Tapu Fini é conhecida por defender seu lar das Ultracriaturas. Como visto em Revelando o Material Lendário!, Tapu Fini e os outros tapu podem transformar um Z-Ring em um Z-Power Ring.


Tapu Fini e as outras divindades guardiãs são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Nature's Madness. Eles também são os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o Z-Move Guardian of Alola.


891 Kubfu
 
Kubfu trabalha duro para treinar tanto o corpo quanto a mente, chegando a usar suas derrotas como motivação para se tornar ainda mais forte. Ele possui um órgão único que lhe permite criar “energia de luta” em seu abdômen inferior por meio de técnicas especiais de respiração e foco intenso. Kubfu selvagens vivem em áreas montanhosas distantes da região de Galar, embora já tenham habitado a região em algum momento. Segundo textos históricos, Kubfu costumava viajar para terras inexploradas com pessoas durante trocas comerciais ou explorações. Registros sugerem que os Kubfu que vivem atualmente em montanhas distantes podem ter descendido dos Kubfu que se naturalizaram nas terras distantes que visitaram no passado. Ele é referido como a “armadura secreta” do Dojo Mestre da Ilha da Armadura, sendo concedido por Mustard àquele que supera os três desafios do dojo. O movimento que ele domina ao ler um dos pergaminhos especiais em uma das Torres dos Dois Punhos determinará qual estilo de luta ele seguirá ao evoluir. Embora possa ser tímido, ele se torna mais corajoso e confiante à medida que é treinado. Kubfu adora Kubfu Treats feitos por Snacksworth, que uma vez o encontrou e treinou com ele no passado.


Em Pokémon Sword e Shield, Kubfu é um personagem importante em The Isle of Armor. Ele serve como a “Armadura Secreta” do Dojo Mestre de Mustard, sendo dado ao jogador após este conseguir superar os três desafios do dojo. O jogador então deve aumentar a amizade de Kubfu e, em seguida, desafiá-lo a uma das Torres dos Dois Punhos. Após derrotar Mustard e seu próprio Kubfu no último andar, Kubfu tem permissão para examinar um pergaminho especial que lhe permite evoluir para Urshifu.

 
Urshifu é o único Pokémon conhecido capaz de ter a Habilidade Unseen Fist.

Urshifu (Golpe Decisivo) prefere lutar sem se conter e frequentemente emprega estratégias de nocaute em um único golpe. Quando enfurecido, atacará o oponente impiedosamente até destruí-lo completamente. Seus movimentos são diretos e envolvem avançar em linha reta. Quando está a certa distância de um oponente, salta rapidamente para desferir um golpe poderoso.


Urshifu (Golpe Decisivo) é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Wicked Blow.


Quando Urshifu (Golpe Decisivo) Gigamax, os padrões em sua pelagem tornam-se significativamente acentuados, sua faixa na cabeça se alonga, e seus olhos e boca adquirem um brilho branco. Em geral, partes de sua pelagem que antes eram cinza agora são brancas, e partes que eram pretas agora são vermelhas. Além disso, a pelagem das pernas e a faixa de Urshifu tornam-se mais pontiagudas.

Urshifu (Golpe Decisivo) Gigamax tem sido chamado de “a própria personificação da raiva” e “um emissário divino que bane espíritos malignos com sua fúria”. Acredita-se que Urshifu (Golpe Decisivo) Gigamax possa purgar o mundo de sua malevolência através de sua expressão aterrorizante e gritos. As ondas de choque liberadas de seus punhos podem derrubar Pokémon Dynamax com apenas um golpe.


Urshifu (Golpe Decisivo) Gigamax é o único Pokémon conhecido capaz de usar o G-Max Move G-Max One Blow.

Urshifu (Golpe Fluido) prefere observar calmamente os oponentes e suas forças enquanto desvia de ataques. Seus movimentos e ataques têm sido comparados a um rio: fluídos, mas implacáveis. Ele utiliza movimentos fluidos para repelir o ataque do adversário antes de sobrecarregá-lo com golpes rápidos.

Urshifu (Golpe Fluido) é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Surging Strikes.


Quando Urshifu (Golpe Fluido) Gigamax, os padrões em sua pelagem tornam-se significativamente acentuados, sua faixa na cabeça se alonga, e seus olhos e boca adquirem um brilho branco. Em geral, partes de sua pelagem que antes eram cinza agora são brancas, e partes que eram pretas agora são azuis. Além disso, a pelagem das pernas e a faixa de Urshifu tornam-se mais arredondadas e menos pontiagudas.


Urshifu (Golpe Fluido) Gigamax mantém uma postura perfeita sobre uma perna, de forma calma e inabalável. Oponentes que o enfrentam podem sentir-se profundamente agitados ou experimentar uma sensação de alívio, como se fossem libertados de espíritos malignos. Acredita-se que Urshifu (Golpe Fluido) Gigamax poderia destruir aqueles que carregam maldade em seus corações apenas com seu olhar.


Urshifu (Golpe Fluido) Gigamax é o único Pokémon conhecido capaz de usar o G-Max G-Max Rapid Flow.

 
De acordo com a lenda, Regieleki foi criado pelo Pokémon Lendário Regigigas usando energia elétrica pura. Ele costumava ser adorado pelos humanos, porém, em determinado momento, os antigos começaram a temer seu poder e o selaram nas Ruínas da Decisão Dividida. Os anéis azuis são isolantes e não conduzem eletricidade; eles foram colocados nele pelos antigos, que foram atormentados por ele, com o intuito de conter seus poderes. Diz-se que, se os anéis em seu corpo fossem removidos, Regieleki seria capaz de liberar todo o seu poder latente. Regieleki absorve elétrons para se manter vivo e é considerado o Pokémon do tipo Elétrico mais poderoso, sendo capaz de gerar toda a eletricidade de Galar. Ele pode aprisionar seus inimigos dentro de uma gaiola de eletricidade cintilante que causa dano ao longo do tempo.


Regieleki é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Thunder Cage. É também o único Pokémon conhecido que pode ter Transistor como Habilidade.


Em Pokémon UNITE, Regieleki aparece como um Pokémon selvagem em Theia Sky Ruins. Derrotá-lo fará com que avance em direção a uma das zonas de gol da equipe adversária, atacando os Pokémon inimigos no caminho, pontuando de acordo com seu HP atual e deixando a zona de gol sem defesa por um tempo ao alcançá-la.

 
De acordo com a lenda, Regidrago foi criado pelo Pokémon Lendário Regigigas usando energia de dragão cristalizada. Ele costumava ser adorado pelos humanos, porém, em determinado momento, os antigos começaram a temer seu poder e o selaram nas Ruínas da Decisão Dividida. Regigigas ficou sem cristais após construir a cabeça de Regidrago, e ele foi selado pelos antigos, que temiam a destruição que poderia causar caso fosse completado. Devido à composição de seu corpo, diz-se que Regidrago possui os ataques do tipo Dragão mais poderosos de todos os Pokémon, além do poder de todos os Pokémon do tipo Dragão. Regidrago pode disparar um ataque feito de intensa energia de dragão ao combinar seus braços para formar uma boca. Existe uma teoria acadêmica não comprovada que sugere que os braços de Regidrago se originaram da cabeça de um antigo Pokémon dragão. Ele pode converter sua força vital em poder para atacar seus oponentes.

Regidrago é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Dragon Energy. É também o único Pokémon conhecido que pode ter Dragon's Maw como Habilidade.


Em Pokémon UNITE, Regidrago aparece como um Pokémon selvagem no modo de jogo rápido Full-Burst Battle! Dragon Dustup, e no mapa de Theia Sky Ruins (Groudon). Derrotá-lo fará com que avance em direção a uma das zonas de gol da equipe adversária, atacando os Pokémon inimigos no caminho, pontuando de acordo com seu HP atual e deixando a zona de gol indefesa por um tempo ao alcançá-la. Seus movimentos incluem Energia de Dragão, que pode atordoar Pokémon em linha reta, e Mordida, que causa dano quando se aproxima. Em Theia Sky Ruins, ele surge na área central às 8:00.


 
Glastrier possui uma força física incrível e um poder destrutivo extraordinário. É conhecido por ser um Pokémon agressivo que toma à força tudo o que deseja. Glastrier gera ar extremamente frio dentro de seu corpo e o emite pelo nariz e pelos cascos. Embora não possa se mover rapidamente, ele consegue congelar o solo para deslizar sobre o gelo em alta velocidade. Suas pernas permitem que ele viaje pelos terrenos mais nevados e pelos caminhos mais difíceis. Ele gosta de desafiar qualquer oponente forte que considere digno de batalha.


Glastrier era muito orgulhoso e arrogante, preferindo servir aqueles que considera os mais fortes. Chegou a governar a Tundra da Coroa como um senhor, aterrorizando seus habitantes caso invadissem seu território. Isso durou até ser derrotado e domado por Calyrex usando as Rédeas da União. Glastrier tem uma predileção por cenouras, especialmente as Cenouras Gélidas, e também adora os Petiscos de Glastrier feitos por Snacksworth, que o encontrou no passado.

Ao se combinar com Calyrex, Glastrier pode canalizar temperaturas de até −508 °F (−300 °C). Esse frio permite que os poderes psíquicos de Calyrex atinjam seu máximo, com alcance de pelo menos 30 milhas. A resistência de Glastrier também aumenta a ponto de conseguir correr por até sete dias e noites. Isso permite que o corcel energizado, junto com o Cavaleiro do Gelo Calyrex, destrua e congele qualquer obstáculo em seu caminho, independentemente da dificuldade do terreno. O intenso frio de Glastrier pode ser canalizado em enormes estalactites de gelo, combinando-se com os poderes psíquicos do Calyrex: Cavaleiro Glacial . Essas estalactites são fortes o suficiente para abrir buracos em montanhas rochosas, permitindo que Glastrier e Calyrex passem por elas completamente.


Glastrier é o único Pokémon conhecido capaz de ter o Habilidade Chilling Neigh.

 
Como Spectrier deseja isolamento e silêncio, tende a ser ativo durante a noite, quando sua energia está elevada. Seus hábitos noturnos resultaram em uma visão fraca, mas seus outros quatro sentidos estão extremamente aguçados; isso permite que Spectrier tenha uma percepção precisa do terreno e da localização de seres vivos. Seus chutes dizem-se capazes de separar a alma do corpo, e ele pode roubar a força vital de seres que estejam dormindo. Alimenta-se da força vital ambiente que toma de outros e atacará qualquer um que tente perturbá-lo.


Spectrier é conhecido por ser muito orgulhoso e arrogante, preferindo servir indivíduos que considera os mais fortes. Chegou a governar a Tundra da Coroa, dominando todos os outros Pokémon que ali viviam e aterrorizando humanos que invadissem seu território. Isso durou até ser derrotado e domado por Calyrex usando as Rédeas da União. Spectrier tem uma predileção por cenouras, especialmente as Cenouras Sombrias, e também adora os Petiscos de Spectrier feitos por Snacksworth, que o encontrou no passado.


Quando fundido com Calyrex, a velocidade de Spectrier se torna tão alta que ele consegue percorrer mil milhas em um único dia. A força de seu poder espectral também aumenta. Sob a influência psíquica do Cavaleiro das Sombras Calyrex, Spectrier pode criar inúmeros pequenos fótons espectrais (will-o’-the-wisps). Esses fótons têm o poder de roubar a força vital do oponente com calor abrasador. Calyrex também pode transformar a aura espectral do corcel em uma massa negra, poderosa o suficiente para absorver a força vital e as almas de qualquer ser, como um buraco negro.

Spectrier é o único Pokémon conhecido capaz de ter a Habilidade Grim Neigh.

1001 Wo-Chien
 


 
Os tesouros da ruína (japonês: 災わざわいの宝たから Wazawai no Takara, "tesouros da calamidade"), também conhecidos como Calamity Pokémon (japonês: 災さい厄やくポケモン Saiyaku Pokemon, "Disaster Pokémon"), são um quarteto de Pokémon Lendários formado por Wo-Chien, Chien-Pao, Ting-Lu e Chi-Yu. Cada um dos quatro Pokémon é individualmente referido pelos mesmos nomes de suas Abilities exclusivas: Tablets of Ruin, Sword of Ruin, Vessel of Ruin e Beads of Ruin, respectivamente. Eles se originaram em uma terra desconhecida, mas atualmente residem na região de Paldea.


Os quatro tesouros da ruína eram originalmente objetos normais vindos de uma terra distante a leste de Paldea. Esses quatro tesouros consistiam em um conjunto de tábuas de madeira, uma espada, um recipiente e um conjunto de contas. Com o passar do tempo, cada um desses tesouros foi corrompido por emoções humanas negativas: rancor, ódio, medo e inveja, respectivamente, ganhando vida e revestindo-se de folhas mortas, neve e gelo, terra e pedras, e fogo para formar seus corpos correspondentes, tornando-se os Pokémon Lendários Wo-Chien, Chien-Pao, Ting-Lu e Chi-Yu.

Em um dia, nos tempos antigos de Paldea, um comerciante veio do leste na posse desses quatro tesouros, viajou até a região de Paldea e os apresentou ao rei paldeano. Empolgado, o rei, obcecado por tesouros, rapidamente os comprou todos, mantendo-os em seu castelo junto com seus outros tesouros. A ganância do rei, entretanto, acabou fazendo com que os quatro tesouros despertassem, transformando-se em suas formas de Pokémon. Os quatro Lendários enlouqueceram e causaram um desastre que destruiu completamente o castelo e quase todo o reino.



Eventualmente, os quatro foram derrotados e selados em diferentes santuários espalhados pela região de Paldea por treinadores de Pokémon convocados pelo rei paldeano. Wo-Chien foi selado no Grasswither Shrine, Chien-Pao no Icerend Shrine, Ting-Lu no Groundblight Shrine e Chi-Yu no Firescourge Shrine.

Como os outros tesouros da ruína, a forma verdadeira de Wo-Chien é a fileira de tábuas de escrita de madeira que compõem sua carapaça, tendo recebido vida pelo rancor da pessoa punida por registrar nelas os feitos malignos de um rei há muito tempo — enquanto seu corpo é uma forma que ele mesmo construiu usando seu controle sobre a matéria vegetal. Wo-Chien é capaz de drenar a força vital da vegetação em uma ampla área ao seu redor, fazendo com que florestas e campos inteiros se tornem instantaneamente áridos. Ele é conhecido como Tablets of Ruin.


Wo-Chien e os outros tesouros da ruína são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Ruination. Wo-Chien também é o único Pokémon conhecido que pode ter Tablets of Ruin como Habilidade.
 
1002 Chien-Pao
 
 
Como os outros tesouros da ruína, a forma verdadeira de Chien-Pao é a da espada quebrada que forma seus dentes, tendo recebido vida pelo ódio das pessoas mortas por aqueles que a empunhavam há muito tempo — enquanto seu corpo é uma forma que ele mesmo construiu usando seu controle sobre gelo e neve. Chien-Pao é descrito como capaz de controlar 100 toneladas de neve caída, causando avalanches e brincando nelas de forma inocente. Ele é conhecido como Sword of Ruin.


Chien-Pao e os outros tesouros da ruína são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Ruination. Chien-Pao também é o único Pokémon conhecido que pode ter Sword of Ruin como Habilidade.



1003 Ting-Lu
 
 
Como os outros tesouros da ruína, a forma verdadeira de Ting-Lu é a do vaso ritual em sua cabeça, tendo recebido vida pelo medo dos humanos desde os tempos antigos — enquanto seu corpo é uma forma que ele mesmo construiu usando seu controle sobre a terra. Ting-Lu é descrito como capaz de criar fissuras com mais de 50 metros de profundidade apenas colocando lentamente sua cabeça no chão. Ele é conhecido como Vessel of Ruin.


Ting-Lu e os outros tesouros da ruína são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Ruination. Ting-Lu também é o único Pokémon conhecido que pode ter Vessel of Ruin como Habilidade.

1004 Chi-Yu
 
 
Como os outros tesouros da ruína, a forma verdadeira de Chi-Yu são as contas que formam seus olhos, tendo recebido vida pela inveja daqueles que as desejaram a ponto de iniciar guerras por elas — enquanto seu corpo é uma forma que ele mesmo construiu usando seu controle sobre o fogo. As chamas de Chi-Yu queimam a mais de 3.000 graus Celsius (5.400 °F), permitindo-lhe derreter rochas e areia em lava pela qual pode nadar. Ele é conhecido como Beads of Ruin.


Chi-Yu e os outros tesouros da ruína são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Ruination. Chi-Yu também é o único Pokémon conhecido que pode ter Beads of Ruin como Habilidade.

 
Há muito, muito tempo atrás, um homem e um ogro vieram para Kitakami de uma terra distante. As pessoas do vilarejo temeram o homem e o ogro, que tinham uma aparência muito diferente da deles... Então eles se recusaram a deixar o viajante chegar perto da vila. O homem e o ogro ficaram triste que os aldeões não os receberam bem... Mas eles eram felizes apenas por terem um ao outro. Eles então se instalaram silenciosamente em uma caverna na montanha (Oni Mountain).


Havia, no entanto, um aldeão que se apiedou dos dois viajantes: o fabricante de máscaras do vilarejo. Ele fez várias máscaras para o homem e o ogro. As máscaras eram obras brilhantes, adornadas com gemas que o homem trouxe de algum lugar distante. Ao vestirem estas máscaras, os viajantes puderam esconder suas verdadeiras faces e se misturarem com os aldeões.

O homem e o ogro ficaram muito felizes. Eles agradeceram o fabricante de máscaras por sua gentileza. Trajando as máscaras, o homem e o ogro começaram a se juntarem secretamente ao festival do vilarejo. A misteriosa dupla rapidamente se tornou uma atração no vilarejo por conta de suas máscaras brilhantes. Na verdade, rumores sobre eles se espalharam rapidamente, mesmo para terras distantes.


Mas rumores de máscaras exóticas e reluzentes atraíram mais do que apenas uma curiosidade inocente... Um grupo de Pokémon gananciosos (Okidogi, Munkidori e Fezandipiti) rapidamente veio para Kitakami. Estes Pokémon esgueiraram-se pela caverna onde o homem e o ogro viviam... E tentaram fugir com as máscaras, que foram cuidadosamente armazenadas longe. O homem estava lá. Ele conseguiu segurar uma das máscaras, mas ele não era forte o suficiente para proteger todas elas. Os Pokémon roubaram as três outras máscaras.


Horas depois, quando o ogro retornou à caverna, ele encontrou seu amado lar em ruínas. Tudo o que foi deixado para trás foram sinais de uma briga e uma máscara verde azulada (The Teal Mask). O ogro vestiu aquela máscara e desceu para a aldeia, talvez para procurar por seu amigo. Ele encontrou os Pokémon gananciosos lá, regozijando-se com suas máscaras roubadas, e os derrotou.


Os aldeões, é claro, não tinham ideia do que estava acontecendo, nem do porquê. Tudo o que eles viram foi um ogro enfurecido, e eles sentiram muito medo. Os aldeões pensaram que os três Pokémon tinham caído tentando proteger a vila da fúria do ogro. Para honrar o seu sacrifício, os aldeões passaram a chamá-los de "Os Três Leais" (The Loyal Three) e os enterraram com cuidado. Fraco e ferido, o ogro retornou para sua caverna — solitário e com grande pesar...

Ogerpon é uma espécie composta apenas por fêmeas, sem equivalente masculino. É um Pokémon muito inteligente, com um lado travesso e brincalhão. Possui grande curiosidade sobre a vida de pessoas e outros Pokémon, passando a maior parte do tempo com humanos enquanto usa uma máscara para se misturar a eles durante o Festival de Máscaras de Kitakami. É conhecido por causar problemas com frequência, como roubar petiscos do estoque de alimentos da vila ou levar objetos que chamem sua atenção.

Ogerpon luta confundindo seus oponentes com movimentos ágeis e chutes, e canaliza energia baseada em tipos a partir de suas máscaras, imbuindo seu bastão com diferentes elementos. Ele se torna mais fraco se suas máscaras forem retiradas, e seu poder total pode ser restaurado ao devolver suas máscaras. Usando qualquer uma de suas máscaras, Ogerpon é capaz de se Terastalizar sem a necessidade de um Tera Orb, supostamente porque as máscaras são feitas de cristais Tera, assim como os Tera Orbs. Esta espécie é conhecida por ter uma vida muito longa; um espécime confirmado viveu por centenas de anos. Ogerpon é mortal inimigo dos Loyal Three e de seu líder Pecharunt, principalmente devido às ações do grupo no passado. Nos mitos de Kitakami, ele é descrito como “o ogro”.


Ogerpon é o único Pokémon conhecido capaz de usar o movimento Ivy Cudgel. Também é o único Pokémon conhecido que pode ter Embody Aspect como Habilidade em qualquer um de seus estados Terastalizados especiais.


A Máscara Turquesa canaliza o poder do tipo Planta; enquanto a usa, o Tipo Tera de Ogerpon é sempre Planta. Diz-se que ela possui o poder de devolver a vida a plantas murchas. Ogerpon com a Máscara Turquesa brincará com seus oponentes usando movimentos ágeis e ataques com chutes.

 A Máscara Nascente canaliza o poder do tipo Água ; enquanto a usa, o Tipo Tera de Ogerpon é sempre Água. Com esta máscara, Ogerpon se destaca tanto na defesa quanto no ataque, com chutes e golpes de hera incessantes, lembrando o fluxo constante de águas de nascente. Diz-se que é capaz de interromper o curso de um rio.


A Máscara Fornalha canaliza o poder do tipo Fogo; enquanto a usa, o Tipo Tera de Ogerpon é sempre Fogo. Fiel à expressão da máscara, Ogerpon torna-se mais agressiva enquanto a veste, perfurando impiedosamente os inimigos com hera espinhosa e bombardeando-os com a intensidade do fogo de um lareira. Diz-se que é capaz de transformar a chama de uma vela em um incêndio furioso.

 
 
A Máscara Alicerce canaliza o poder do tipo Pedra; enquanto a usa, o Tipo Tera de Ogerpon é sempre Pedra. A defesa de Ogerpon transborda a solidez das pedras angulares que sustentam casas; seu corpo torna-se extremamente resistente e absorve impactos com facilidade, protegendo-a de todos os tipos de ataques. Diz-se que é capaz de partir até as pedras mais duras ao meio.


1014 Okidogi
 

Okidogi, junto com Munkidori e Fezandipiti, é conhecido como um dos Três Leais, os heróis de Kitakami. Eles são amados pelo povo de Kitakami como protetores que uma vez defenderam a região do “ogro maligno”, e estátuas de pedra com suas semelhanças foram erguidas pelos habitantes como forma de gratidão, justamente no local onde os três haviam sido enterrados. Segundo os locais, adorar Okidogi traz bondade e ajuda a manter tudo “okey-dokey” entre os dois lados. Mesmo com sua personalidade gananciosa e arrogante, Okidogi mantém ótimas relações com seus companheiros, conversando em particular e agindo em conjunto para derrotar os adversários. Ao consumir os Kitakami Mochis, Okidogi pode se tornar um Pokémon Titânico.


Segundo o mito, Okidogi já foi um Pokémon menor e mais fraco. O desejo por força o levou a encontrar o Pokémon Mítico Pecharunt, que, precisando de seguidores em sua jornada até Kitakami, usou seu Binding Mochi e correntes tóxicas para domar e transformar Okidogi. Isso resultou na corrente tóxica sendo envolta em seu pescoço, prendendo Okidogi à vontade de Pecharunt. Okidogi se transformou à medida que a corrente aumentava suas capacidades, concedendo-lhe um físico poderoso ao estimular intensamente seus músculos. A corrente tóxica, quando lançada, é forte o suficiente para pulverizar qualquer coisa que atingir. É um brigão de temperamento curto.


1015 Munkidori
 
 
Munkidori, junto com Okidogi e Fezandipiti, é conhecido como um dos Três Leais, os heróis de Kitakami. Eles são amados pelo povo de Kitakami como protetores que uma vez defenderam a região do “ogro maligno”, e estátuas de pedra com suas semelhanças foram erguidas pelos habitantes como forma de gratidão, justamente no local onde os três haviam sido enterrados. Segundo os locais, adorar Munkidori garante sucesso na vida e que tudo ficará “hunky-dory”. Mesmo com sua personalidade gananciosa e manipuladora, Munkidori mantém ótimas relações com seus companheiros, conversando em particular e agindo em conjunto para derrotar os adversários. Ao consumir os Kitakami Mochis, Munkidori pode se tornar um Pokémon Titânico.


Segundo o mito, Munkidori já foi um Pokémon desajeitado e pouco inteligente. O desejo por mais inteligência o levou a encontrar o Pokémon Mítico Pecharunt, que, precisando de seguidores em sua jornada até Kitakami, usou seu Binding Mochi e correntes tóxicas para domar e transformar Munkidori. Isso resultou na corrente tóxica sendo envolta em sua cabeça, prendendo Munkidori à vontade de Pecharunt. Munkidori se transformou à medida que a corrente aumentava suas capacidades, estimulando seu cérebro e fazendo seus poderes Psíquicos florescerem, podendo até enxergar um pouco do futuro. Prefere se manter em um local seguro enquanto brinca com seus inimigos, usando seus poderes Psíquicos para induzir forte tontura.


1016 Fezandipiti
 
 
Fezandipiti, junto com Okidogi e Munkidori, é conhecido como um dos Três Leais, os heróis de Kitakami. Os três são amados pelo povo de Kitakami como protetores que uma vez defenderam a região do “ogro maligno”, e estátuas de pedra com suas semelhanças foram erguidas pelos habitantes como forma de gratidão, justamente no local onde os três haviam sido enterrados. Segundo os locais, adorar Fezandipiti traz tanto boa sorte quanto fortuna inesperada. Mesmo com sua personalidade gananciosa e arrogante, Fezandipiti mantém ótimas relações com seus companheiros, conversando em particular e agindo em conjunto para derrotar os adversários. Ao consumir os Kitakami Mochis, Fezandipiti pode se tornar um Pokémon Titânico.


Segundo o mito, Fezandipiti já foi um Pokémon com penas curtas e sem brilho. O desejo de se tornar belo o levou a encontrar o Pokémon Mítico Pecharunt, que, precisando de seguidores em sua jornada até Kitakami, usou seu Binding Mochi e correntes tóxicas para domar e transformar Fezandipiti. Isso resultou na corrente tóxica sendo envolta em sua cintura, prendendo Fezandipiti à vontade de Pecharunt. Fezandipiti se transformou, ampliando suas capacidades, adquirindo uma aparência deslumbrante e uma voz encantadora. Ele possui feromônios poderosos, capazes de cativar tanto humanos quanto Pokémon com o bater de suas brilhantes asas, espalhando-os pelo ar.


________________________________________________________________________


Grupo 3) Ex-Lendários

Refere-se a Pokémon que já foram considerados oficialmente Pokémon Lendários, mas que eventualmente deixaram de ser.


No livro de 1996, intitulado "Pokédex", lançado exclusivamente no Japão logo após os primeiros jogos da primeira geração, Pokémon Red & Green, fica EXPLÍCITO que Arcanine e toda a família de Dratini era considerada Lendária, pelo menos durante a 1ª Gen, sendo categorizados JUNTOS a Articuno, Zapdos, Moltres e Mewtwo. Com a chegada da 2ª, no entanto, eles são rebaixados a Pokémon comuns, com Dragonite sendo o que hoje chamamos de "Pseudo-Lendário". Curiosamente, embora Arcanine fizesse parte dos Pokémon Lendários na época, sua já conhecida pré-evolução, Growlithe, não era.

Muitos Pokémon aparecem nos mundos dos mitos e lendas. O mais famoso deve ser "A Fênix". Anteriormente, havia poucos acreditando na existência de tais Pokémon Lendários. Desde a descoberta de Dratini, no entanto, os não-crentes estão diminuindo. Agora, um fluxo interminável de pesquisadores embarca em expedições convencidos de que as lendas vivem.



 
Trecho do Livro 'Pokédex (1996)':  "Um Pokémon lendário que aparece no folclore chinês. Memorandos de papel santificado impressos com uma ilustração Arcanine são considerados benéficos para manter o mal à distância."

147 Dratini
 
Trecho do Livro 'Pokédex (1996)':  "Pokémon lendários vivem! Um visitante da Safari Zone acabou de pegar um Dratini no lago do parque. O pescador sortudo se tornou uma sensação da noite para o dia com a notícia da descoberta explodindo globalmente. Este acidente fortuito convenceu muitos de que todos os Pokémon lendários existem sem dúvida. Isso desencadeou uma enorme onda de expedições Pokémon. Mesmo quando jovem, o Dratini atinge um comprimento de quase 2 metros. Eles crescem trocando de pele repetidamente."

148 Dragonair
 
Trecho do Livro 'Pokédex (1996)':  "Eles vivem nos mares e lagos. Eles podem invocar livremente chuva e neve. Embora não tenham asas, dizem que voam alto no céu."

149 Dragonite
 
 
Trecho do Livro 'Pokédex (1996)':  "Apesar de seu físico volumoso, eles podem fazer a volta na Terra em cerca de dezesseis horas. Dizem que representam o deus da destruição."

________________________________________________________________________


Associações de Pokémon Lendários

Alguns Pokémon Lendários associam-se uns com os outros para formar duplas, trios e quartetos. Neste quesito, alguns Pokémon Míticos (que não são Lendários) também estão inclusos. Abaixo, você confere a lista de Associações Lendárias conhecidas até o presente momento:


________________________________________________________________________


Outros Grupos

Trata-se de Grupos Distintos, que NÃO FAZEM PARTE do Grupo dos Pokémon Lendários. A Saber:






Postar um comentário

0 Comentários