Elementos ou Atributos Elementais de Digimon

Dentre as diversas formas que um Digimon pode ser classificado, existem os chamados Elementos, que têm a ver com a expressão dos ataques dos monstrinhos digitais. Em outras palavras, os elementos indicam a composição de uma habilidade de combate.



Entretanto, dada a existência de diversos universos em Digimon, os elementos não são algo que se aplica para todas as séries, como os Atributos, por exemplo. Assim, não existe um consenso sobre quais elementos de fato constituem cada Digimon canonicamente.

Um exemplo disso é que em algumas mídias, pode existir o elemento Gelo. Em outras, o mesmo Digimon tem o elemento Água, pois o elemento Gelo não está presente. Além do mais, alguns elementos tem nomes diferentes em diferentes universos, como por exemplo, o Elemento Madeira, que por vezes, também é chamado de Elemento Planta. E o Elemento Trovão, que também é chamado de Elemento Elétrico.

No Universo de Digimon Frontier, os Elementos advém dos 10 Guerreiros Lendários, que foram os primeiros Digimons a incorporarem os elementos da natureza em seus corpos. São eles:


  1. Fogo
  2. Luz
  3. Gelo
  4. Vento
  5. Trovão
  6. Terra
  7. Madeira
  8. Água
  9. Aço
  10. Escuridão

Antes do surgimento dos dez guerreiros lendários (e de sua descendência genealógica), pressupõe-se que existia um Elemento "Neutro", em que Digimons não utilizavam de elementos naturais para o ataque, mas sim, o seu próprio corpo como único meio ofensivo. Contando com o Neutro, existem então 11 Elementos.


No Universo do game Digimon Story: Cyber Sleuth, os elementos são mais bem definidos, de modo que um apresenta vantagem explícita em combate sobre outro, como vemos na relação a seguir:


Existem 9 elementos em Digimon Story: Cyber Sleuth: Fogo, Água, Planta, Elétrico, Terra, Vento, Luz, Escuridão e Neutro. Perceba que existem contrapartes para os elementos Madeira e Trovão de Digimon Frontier, sendo os elementos Planta e Elétrico, respectivamente. Porém, não existe qualquer evidência de uma contraparte para os elementos Gelo e Aço. Ou seja, estão faltando 2 elementos neste Universo, se comparado com o conceito introduzido em Frontier.

No jogo, ataques com elementos que apresentam vantagem, causarão 1,5x o dano normal. Ataques utilizando habilidades refletirão o elemento de tal habilidade. O sistema de vantagem e desvantagem se dá da seguinte forma:


Fogo ► Planta ► Água ► Fogo
Elétrico ► Vento ► Terra ► Elétrico
Luz e Escuridão: Apresentam vantagem, simultaneamente, um sobre o outro.
Neutro: Não apresenta relação de vantagem ou desvantagem contra qualquer outro elemento.


Além disso, no jogo, Elemento é nomeado como Atributo, e o Atributo é nomeado como Tipo. Portanto, pode haver uma confusão com as nomenclaturas!

Mas para você não se confundir, lembre-se que o elemento tem a ver com a natureza (água, fogo, gelo...), o atributo tem a ver com as propriedades dos seres digitais (dados, vacina, vírus) e os tipos têm a ver com as diferentes espécies de Digimon (fera, demônio, humano).

Cada Digimon só pode ter 1 elemento dominante, embora um único Digimon enquanto indivíduo possa ter diversos ataques de diferentes elementos. Ou seja, em Digimon não existem "Dual-Types", como em Pokémon, por exemplo.


Já em Digimon Masters, o Elementos são chamados de "Atributos Elementais" em oposição ao termo "Atributos de Digimon", utilizados para se referir às classificações de Vírus, Vacina, Dados, etc...

Existem ao todo 10 atributos + o Neutro, sendo eles:

 Fire (Fogo)
 Ice (Gelo)
 Land (Terra)
 Light (Luz)
 Neutral (Neutro)
 Pitch Black (Escuridão)
 Steel (Aço)
 Thunder (Trovão)
 Water (Água)
 Wind (Vento)
 Wood (Madeira)


Lida da Esquerda para a Direita, a tabela (chart) de efetividades de Digimon Masters é a seguinte:


Legenda:
25 - Superefetivo
10 - Dano Neutro
-25 - Pouco Efetivo
Todos os Atributos Elementais causam 25 de dano contra Neutro (Superefetivo).

-50 em gDMO / -25 em KDMO

Experiência

Aumentar o atributo Digimon também aumentará o atributo Elemental. Em 100%, isso dará um bônus de 50% em habilidades e danos de ataques infligidos a um oponente em desvantagem.


Em resumo, não existe uma definição padrão com relação aos elementos da natureza para cada espécie de Digimon, portanto, esta se trata de uma classificação SECUNDÁRIA e não reflete de maneira canônica a identidade de todos os monstrinhos, pois os elementos podem variar de mídia para mídia, inclusive contendo variação em seus nomes e em quantidade.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.