Shadow Type, Shadow Pokémon e Shadow Moves

Shadow Pokémon

XD001 (Shadow Lugia), de Pokémon XD: Gale of Darkness

Shadow Pokémon (literalmente Pokémon das Sombras, Pokémon Sombrosos) são Pokémon que estão sendo usados ​​para atos ilícitos porque tiveram as portas de seus corações fechadas artificialmente, um processo criado e realizado pela organização criminosa Cipher na região de Orre. Coletar Pokémon das Sombras através de capturas e restaurá-los ao normal, purificando-os é o principal objetivo de Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness (3ª Geração).





Criação e comportamento

Ein
Shadow Pokémon são criados através de um processo não revelado que remove as emoções do Pokémon, transformando-o em uma máquina de luta sem alma. Ein, criador do processo e cientista-chefe da Cipher na época de Colosseum, refere-se a esse processo como "fechar a porta de seus corações". Em XD, a divisão científica da Cipher refina e atualiza o processo, permitindo que muitos Pokémon Sombrosos sejam produzidos simultaneamente. A chefe da divisão de ciências da Cipher, a Administradora Lovrina, também trabalha na estabilização do processo para aumentar a resistência à purificação; seu objetivo final é criar um Pokémon das Sombras que é completamente impossível de purificar.

Lovrina
Enquanto os Pokémon normais são geralmente criaturas amigáveis ​​e confiáveis, os Pokémon Sombrosos não hesitam em atacar com força total, usando movimentos do Tipo Shadow como Shadow Rush. Da mesma forma, eles não atacam apenas outros Pokémon, como também atacarão os Treinadores. Pokémon Sombrosos às vezes podem ser sobrecarregados por suas emoções, indicando a relativa instabilidade de seu estado Sombroso, e às vezes entrará em um estado conhecido como Hyper Mode em Colosseum e Reverse Mode em XD. Esse estado será acionado com mais frequência quanto mais próximo o Pokémon estiver da purificação, tornando-os geralmente mais difíceis de combater até que sejam finalmente purificados. Um Pokémon neste estado pode ser curado chamando-o em batalha ou usando uma Scent (essência), bem como vários outros métodos, ou pode se recuperar por conta própria.

Uma peculiaridade interessante sobre os Pokémon Sombrosos é sua incapacidade de ser diferenciado dos Pokémon normais por todos, exceto aqueles com certas habilidades ou ferramentas. Os Pokémon Sombrosos emitem uma aura escura normalmente invisível que os Pokémon normais não emitem, e que até agora só foi capaz de ser detectada por Rui através de uma habilidade inata, e Michael com seu Aura Reader. A única exceção é Shadow Lugia (XD001), que sofre alterações notáveis (tem barbatanas prateadas irregulares e possui uma coloração geral mais escura).


Pokémon Sombrosos não podem subir de nível, e qualquer valor de experiência e esforço que eles ganharem na batalha serão mantidos até que sejam purificados, quando serão premiados em massa.

Hyper Mode (Colosseum)


Um Pokémon Sombroso entra no Hyper Mode durante uma batalha Pokémon e passará um turno tendo suas emoções "chegando a um tom febril" se tiver sido ordenado a usar Shadow Rush. Seu medidor de status ficará vermelho e preto, e uma aura da mesma cor aparecerá ao redor do Pokémon, presumivelmente vista apenas por Rui.

Efeitos do Hyper Mode:
  • Shadow Rush tem uma taxa de acerto crítico aumentada.
Se o Pokémon for ordenado a usar qualquer movimento que não seja Shadow Rush, ele poderá realizar uma das seguintes ações:
  • Ele pode desobedecer e usar outro movimento (geralmente Shadow Rush).
  • Ele pode virar e atacar seu companheiro de equipe.
  • Ele pode tentar usar seu item, mesmo que não tenha um.
  • Pode se auto-infligir dano, como se estivesse confuso (status de confusão).
  • Ele pode atacar seu Treinador ou o Treinador oponente (o que não tem efeito em batalha).
  • Pode não fazer absolutamente nada.
  • Ele pode retornar à sua Pokébola , mesmo sob efeito de Block, Mean Look ou Spiderweb. (Se não houver nenhum Pokémon com o qual possa trocar, ele tentará, mas não conseguirá trocar.)
  • Itens não podem ser usados ​​em um Pokémon no Hyper Mode, exceto Scents (Essências).

Finalizando o Hyper Mode

O Hyper Mode pode ser encerrado chamando um Pokémon em batalha, usando um Scent nele, deixando-o no Pokémon Day Care ou se recuperando sozinho. Fazer isso "abrirá um pouco a porta do seu coração" e o aproximará da purificação. Alguns Pokémon Sombrosos respondem a isso melhor do que outros, com base em sua natureza (mesmo que o Heart Gauge não esteja suficientemente vazio para descobrir a natureza do Shadow Pokémon), chegando ao ponto de ter um quinto de seu Heart Gauge limpo apenas por chamando-o para fora do Hyper Mode.

Reverse Mode (XD)


O Reverse Mode é uma condição que os Pokémon Sombrosos às vezes entram depois de usar um movimento durante a batalha Pokémon em Pokémon XD: Gale of Darkness. É uma contraparte ao Hyper Mode de Pokémon Colosseum.

Um Pokémon pode ser purificado mesmo no modo reverso.

Um Pokémon pode entrar no Modo Reverso depois que um Shadow Move é usado (mesmo que não tenha sido usado pelo próprio Pokémon Sombroso). Enquanto um Pokémon está no Modo Reverso, seu medidor de status fica vermelho e preto, e uma aura da mesma cor aparecerá ao redor do Pokémon, presumivelmente vista com o Aura Reader.

Os Pokémon permanecem no Modo Reverso mesmo após o término da batalha.

Efeitos do Reverse Mode:
  • Um Pokémon no modo reverso não terá dificuldade em usar Shadow Moves, mas pode desobedecer em vez de usar qualquer outro movimento .
  • Durante cada turno em que um Pokémon Shadow está no Modo Reverso, ele causará dano a si mesmo ao final do turno.
  • Itens não podem ser usados ​​em um Pokémon no Modo Reverso, exceto Scents.
  • Ao contrário do Hyper Mode, o Reverse Mode não é conhecido por aumentar a taxa de acerto crítico de qualquer Shadow. Move Também ao contrário do Hyper Mode, sua ativação não gasta o turno de um Pokémon.
Finalizando o Reverse Mode

O Reverse Mode pode ser encerrado chamando um Pokémon em batalha ou usando um Scent nele. Fazer isso "abrirá um pouco a porta do seu coração" e o aproximará da purificação.



Diferenças entre Colosseum e XD

Embora o conceito de Pokémon Sombrosos permaneça basicamente o mesmo entre os dois jogos, existem algumas diferenças:

  • A eficácia de diferentes ações de purificação no Colosseum é, em média, maior do que as mesmas ações em XD, mas ao mesmo tempo, a magnitude média do Heart Gauge de um Pokémon Sombroso é maior em Colosseum do que em XD.
  • Pokémon Sombrosos no primeiro jogo às vezes entram no Hyper Mode, mas em XD eles entram no Reverse Mode.
  • No Hyper Mode, um Pokémon pode atacar seu Treinador, mas no Reverse Mode, não.
  • No Reverse Mode, o Pokémon se machuca após cada turno, enquanto um Pokémon no Hyper Mode não incorre em auto-dano.
  • Em Pokémon Colosseum, Shadow Moves têm eficácia neutra (1x) contra todos os tipos, mas em Pokémon XD, Shadow Moves são super eficazes em Pokémon Não-Sombrosos (2x) e não muito eficazes em outros Pokémon Sombrosos (1/2x).
  • Em Colosseum, o único Shadow Move que os Shadow Pokémon podem conhecer é Shadow Rush, mas em XD, Shadow Rush é um dos muitos movimentos de tio Shadow. Além disso, o poder de Shadow Rush é mais fraco em XD.
  • Em XD, os Shadow Pokémon recebem um aumento de velocidade de 50% na batalha.

Shadow Moves


Shadow Moves (Movimentos Sombrosos) são movimentos conhecidos apenas por Pokémon Sombrosos em Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness.

Mecânica

Movimentos Sombrosos não têm tipo e exibem um espaço em branco onde o tipo normalmente apareceria nas telas de resumo e batalha. Convencionou-se entre os fãs, entretanto, de chamar os Shadow Moves de Movimentos do Tipo Shadow (Tipo Sombra) , já que esses movimentos possuem efetividade própria, como explicado a seguir:

  1. Em Pokémon Colosseum, existe apenas um Shadow Move: Shadow Rush, que tem eficácia regular contra qualquer tipo (ou seja, dano x1).
  2. Em Pokémon XD: Gale of Darkness, movimentos sombrosos são super eficazes contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficazes contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Movimentos Sombrosos não podem receber STAB. Todos os Shadow Moves têm PP ilimitados e exibem "--" (dois traços) como seu PP atual e máximo em todos os momentos. Shadow Moves não podem ser aprendidos via Sketch.

Movimentos Sombrosos que causam dano podem ser físicos ou especiais.

Como os Shadow Pokémon não podem ser trocados, esses movimentos são exclusivos dos dois jogos do GameCube, com todos, exceto Shadow Rush, exclusivos de Pokémon XD. Isso também os exclui do uso em Concursos, pois não há Concursos em Orre .

Todos os Pokémon Lendários Sombrosos em Pokémon XD têm um dos movimentos Sombrosos como seu movimento-assinatura. Este movimento aparece como uma contrapartida sombria e corrompida de um movimento que o Pokémon normalmente aprenderia, e tem poder de base menor do que sua contraparte não-Sombroso, mas ainda inflige mais danos devido a geralmente estar em uma situação em que será super eficaz (dano x2).

Lista de Shadow Moves

Em Colosseum:

Shadow Rush (Colosseum)
Carreira Sombria
 
Shadow Rush causa dano, com poder de 90, e o Pokémon recebe dano de recoil igual a 1/16 do HP máximo do usuário. O dano de recoil deste movimento não é impedido por Rock Head. Este movimento torna-se mais provável de obter um acerto crítico se o Pokémon Sombroso que o estiver usando estiver no Hyper Mode. Tem eficácia regular contra qualquer tipo (ou seja, dano x1).

Em XD: Gale of Darkness:

Shadow Rush (XD)
Carreira Sombria
 
A base power de Shadow Rush cai para 55, mas não tem mais dano de recoil. O Hyper Mode não existe mais, e sua contraparte, o Reverse Mode, não aumenta a taxa de acerto crítico deste movimento. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não é muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Blast
Explosão Sombria
 
É uma versão Sombrosa do movimento-assinatura de Lugia, Aeroblast. Causa danos e possui grandes chances de causar um critical hit (golpe crítico). Em Pokémon XD: Gale of Darkness, movimentos sombrosos são super eficazes contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficazes contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Blitz
Bombardeio Sombrio
 
Shadow Blitz é um equivalente sombroso dos movimentos danosos básicos que cada Pokémon Inicial conhece ao ser obtido, como Pound, Scratch e Tackle. Shadow Blitz causa danos e não tem efeito secundário. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Bolt
Raio Sombrio
 
Shadow Bolt é um equivalente sombroso do Thunderbolt. Causa danos e tem 10% de chances de paralisar o alvo. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Break
Rompimento Sombrio
 
Causa danos e não tem efeito secundário. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Chill
Frio Sombrio
 
Shadow Chill é um equivalente sombroso do Ice Beam. Causa danos e tem 10% de chances de congelar o alvo. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Down
Queda Sombria
 
Shadow Down é um equivalente sombroso do Screech. Diminui a o stat de Defesa de ambos os oponentes (batalah dupla) em dois estágios cada. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow End
Final Sombrio
 
Causa danos e o usuário recebe recoil de 1/2 de seu HP atual como efeito colateral. O dano de recoil deste movimento não pode ser prevenido por Rock Head. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Fire
Fogo Sombrio
 
Shadow Fire é um equivalente sombroso do Flamethrower. Causa danos e tem 10% de chances de causar queimaduras no alvo. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Half
Metade Sombria
 
Diminui o HP atual de todos os Pokémon em batalha pela metade, incluindo o usuário. O usuário não poderá se mover no próximo turno, necessitando de um tempo para recarregar.

Shadow Hold
Presa Sombria
 
Shadow Hold atinge ambos os oponentes (batalha dupla) e os impede de retornarem à pokébola. O efeito só se aplica enquanto o Pokémon que o usou permanecer em batalha. Pokémon afetados por Shadow Hold ainda podem ser forçados serem trocados via Roar e Whirlwind. O Pokémon afetado ainda pode trocar via Baton Pass, mas nesse caso, o Pokémon que o substitui em campo agora será afetado.

Shadow Mist
Névoa Sombria
 
Shadow Mist reduz a evasão de ambos os oponentes (batalha dupla) em dois estágios cada.

Shadow Panic
Pânico Sombrio
 
Shadow Panic deixa todos os oponentes (batalha dupla) confusos. Não afeta, entretanto, alvos que possuírem as habilidades Own Tempo ou Soundproof.

Shadow Rave
Delírio Sombrio
 
Causa danos a ambos os Pokémon oponentes (batalha dupla), seu poder sendo 70. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Shed
Cabana Sombria
 
Shadow Shed remove os efeitos de Safeguard, Reflect e Light Screen da batalha, afetando ambos os lados do campo (tanto o do oponente quanto o do usuário).

Shadow Sky
Céu Sombrio
 
Shadow Sky cobre o céu com uma Aura Sombria que dura por 5 turnos. A Aura Sombria (Shadowy Aura) é uma condição climática exclusiva de Pokémon XD: Gale of Darkness e não tem manifestação no overworld em nenhum lugar, apenas dentro de batalhas. Trata-se de uma luz que chove através de uma aura sombria no céu. Isso Aumenta o poder dos movimentos Sombrosos em 50%. No final de cada turno, causa dano a cada Pokémon em 1/16 de seu HP máximo, a menos que seja um Pokémon Sombroso. E por fim, muda Weather Ball para um movimento sem tipo e dobra seu poder.

Shadow Storm
Tempestade Sombria
 
Causa danos a ambos os Pokémon oponentes (batalha dupla), seu poder sendo 95. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Shadow Wave
Onda Sombria
 
Causa danos a ambos os Pokémon oponentes (batalha dupla), seu poder sendo 50. É super eficaz contra qualquer Pokémon não-sombroso (dano x2), e não são muito eficaz contra outros Pokémon Sombrosos (dano x1/2).

Em Outros Games

Pokkén Tournament e Pokkén Tournament DX

Embora Pokémon Sombrosos sejam exclusivos de Pokémon Colosseum e sua continuação, Pokémon XD: Gale of Darkness, outros Pokémon com "Shadow" no nome foram vistos em outros jogos da franquia, como por exemplo, o Shadow Mewtwo de Pokkén Tournament, cuja razão de ter se tornado um Pokémon Sombroso em nada tem a ver com a lore de Colosseum e XD.


No passado, Anne estava quase sendo possuída por uma Shadow Synergy Stone, mas foi salva por Mewtwo, a quem a Shadow Synergy Stone assumiu o controle e se fundiu com ela. Sob a influência da Shadow Synergy Stone, Shadow Mewtwo viajou pela Região de Ferrum, drenando o poder de Gaia das Synergy Stones normais e aumentando continuamente seu próprio poder. Shadow Mewtwo é finalmente derrotado em batalha pelo jogador e Anne usa o poder da Synergy Stone contida em seu broche para separar a Shadow Synergy Stone de Shadow de Mewtwo e restaurá-lo ao normal.


Shadow Mega Mewtwo X é a forma que Shadow Mewtwo assume através da Synergy Burst no jogo Pokkén Tournament. É o resultado da fusão de Mewtwo com a Shadow Synergy Stone quando mega evolui para sua Mega Evolução X.


Pokémon GO


Em Pokémon GO, os Pokémon Sombrosos ganham um novo conceito, diferente do original apresentado em Pokémon Colosseum e XD. No jogo para smartphone, os Pokémon Sombrosos são monstrinhos que foram modificados pela Equipe GO Rocket através de meios não-naturais, resultando em auras escuras e flamejantes (exceto Mewtwo e Apex Shadow Pokémon) e olhos vermelhos e raivosos. Ao derrotar os membros da Equipe GO Rocket, os jogadores podem capturar Pokémon Sombrosos e restaurá-los a um estado normal através da Purificação.

Um Charmander Sombroso à esquerda e o mesmo Charmander imediatamente após a Purificação, à direita


O CP de um Pokémon Sombroso pode crescer significativamente após a purificação, e a evolução do mesmo torna-se mais fácil, requerendo menos candies. Além disso, os ataques carregados Frustration Return são exclusivos dos Pokémon Sombrosos e Purificados, respectivamente.

Um Carvanha Regular, seguido de um Carvanha Sombroso e um Purificado

Apex Shadow Pokémon

Apex Shadow Pokémon são um tipo especial de Pokémon Sombrosos. Eles foram criados pelo Líder da Equipe GO Rocket, Arlo, usando um poder misterioso roubado de trás da porta misteriosa, durante a Temporada de Legado. Atualmente, existem apenas dois Pokémon Shadow Apex: Ho-Oh e Lugia.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.