Variações de Cartas e Pokémon no TCG

O TCG (Trading Card Game) de Pokémon apresenta diversas classificações de cards e, portanto, diversas variações de Pokémon ao longo de sua história, como uma mecânica à parte dos videogames. Nesta página, serão sumarizadas todas as variações presentes até o momento. Vale lembrar que nem toda variação altera o Pokémon significativamente, sendo apenas uma estética mais relacionada ao card do que à espécie representada em si.

Pokémon Amazing (Pokémon Incríveis)


É um grupo de Pokémon introduzido na expansão Vivid Voltage. Cards incríveis de Pokémon são identificados pela raridade de cards  por uma ilustração com um fundo multicolorido que vai além da moldura. Eles apresentam Pokémon lendários ou míticos com ataques com "Amazing" no nome, e que custam vários tipos de energia, muitas vezes não combinando com os tipos de Pokémon da série principal. Pokémon incríveis não têm rótulos ou nomes diferentes e, como tal, contam como Pokémon normais.



Owner's Pokémon (Pokémon de um Proprietário)


O Pokémon de um Proprietário no TCG é um Pokémon que tem um nome de Treinador como parte de seu próprio nome. Esses Pokémon foram introduzidos em Gym Heroes e acompanhados no Gym Challenge. Desde então, eles apareceram em várias promoções e outros sets. Os cards de Pokémon SP  introduzidos na expansão Platinum, são os sucessores dos Pokémon de um Proprietário, embora apresentem apenas uma imagem de seu respectivo treinador ou local de origem e não o nome do treinador.



Pokémon com Traços Antigos


Ancient Traits são efeitos especiais dados a certos Pokémon, começando na expansão Primal Clash. Eles não são Habilidades e, como tal, os efeitos que impediriam a ativação de Habilidades (como Garbotoxin de Garbodor ou Bide barricade de Wobbuffet) não se aplicam.

A barra de Traços Antigos e o texto são colocados no topo do card, abaixo do nome do Pokémon. Além do Pokémon-EX, os cards de Traços Antigas têm uma arte que difere dos cards normais - a arte se estende para os movimentos e desaparece na parte inferior, que é colorida de acordo com o tipo do Pokémon. Como a arte ocupa a maior parte do espaço disponível, as informações básicas do Pokémon (número do Pokédex, espécie, altura e peso) não são exibidas.

As cartas de Traços Antigos são tratadas como cartas normais em jogo; eles podem evoluir de e para cartas regulares ao longo de sua linha evolutiva. Os Traços Antigas de um Pokémon não dependem de seu tipo ou raridade, embora certos Traços Antigos sejam exclusivas dos Pokémon superantigos (∆ Wild e θ Max).

Sempre que um card de Traço Antigo aparece em um conjunto de TCG, um card normal do mesmo Pokémon também aparece (exceto para Pokémon-EX com Traço Antigo). Cartas de Traços Antigos geralmente são mais fortes do que suas contrapartes regulares. Muitos de seus ataques também tiram vantagem de seu Traço Antigo. Os exemplos incluem α Growth Kingdra e Primal Kyogre-EX (que descartam duas energias a cada turno) ou α Recovery Eelektrik e Azumarill (que causa dano de recuo e ataques mais eficazes com mais HP).

Os Traços Antigos podem ser divididos em sub-categorias. São elas:

α Recovery
Efeito: Quando o Pokémon recupera HP, a quantidade recuperada é dobrada.

α Growth
Efeito: Quando uma carta de Energia é anexada ao Pokémon da mão do jogador sem usar um cartão de Ataque, Habilidade ou Treinador, uma segunda carta de Energia pode ser anexada se o jogador tiver uma em sua mão.

Ω Barrage
Efeito: O Pokémon pode atacar duas vezes em um turno. Se o primeiro ataque Nocauteia o Pokémon Ativo do oponente, o segundo ataque atinge o novo.

Ω Barrier
Efeito: Os efeitos dos cards de Treinador do oponente (exceto Ferramentas Pokémon e cards de Estádio) não se aplicam ao Pokémon.

Δ Plus
Efeito: Quando o Pokémon Nocauteia um Pokémon adversário, o jogador pega um card de Prêmio extra.

Δ Evolution
Efeito: O Pokémon pode ser jogado para evoluir um Pokémon durante o mesmo turno em que foi colocado em jogo ou no primeiro turno do jogador.

Δ Wild
Efeito: O Pokémon leva 20 a menos danos causados por Grama, Fogo, Água e Raios.

θ Stop
Efeito: O Pokémon não é afetado pelas Habilidades do Pokémon adversário.

θ Double
Efeito: Uma ferramenta Pokémon extra pode ser anexada ao Pokémon.

θ Max
Efeito: Quando o Pokémon evolui de um Pokémon em jogo, todos os contadores de danos são removidos dele.



Crystal Pokémon (Pokémon de Cristal)


Os Pokémon de Cristal são identificados por serem todos Incolores, mas se concentram em três tipos específicos de Energia para usar em seus ataques. Todos os Pokémon de Cristal têm como Poké-Body, o Tipo Crystal, no qual o tipo de Pokémon muda de Incolor para um dos três tipos especificados se a carta de Energia correspondente for colocada nele, por um turno. Esses tipos também são enfatizados no design do cartão; por exemplo, o Poké-Body e os ataques do Celebi se concentram em Grass, Water e Psychic; as cores verde, azul e roxo são destacadas no fundo do cartão.



TAG TEAM


É uma categoria introduzida na expansão Team Up. Os cards TAG TEAM podem ser cards de Pokémon ou de Suporte. Certos ataque , Habilidades, Cartas de Treinador e Cartas de Energia Especial interagem especificamente com cartas de TAG TEAM.

Todos os Pokémon TAG TEAM também são Pokémon-GX básicos . Esses cards combinam dois ou três Pokémon que compartilham pelo menos um tipo para formar um Tag Team, o que se reflete na arte do card que se concentra igualmente em cada Pokémon, e tem HP mais alto do que o Pokémon-GX normal. Uma regra específica também foi criada para que quando um TAG TEAM Pokémon-GX fosse Nocauteado, o oponente levasse três cartas de Prêmio ao invés de apenas uma.



Ultra Beast


Inclui todas as ultracriaturas classificadas da série principal, além das formas alternativas de Necrozma (Dusk Mane, Dawn Wings e Ultra Necrozma). Certos Ataques, Habilidades, Cartas de Treinador e Cartas de Energia Especial interagem especificamente com cartas de Ultra Beast.



Dark Pokémon (Pokémon Sombrios)


Estas variantes de Pokémon são consideradas uma versão corrompida de sua espécie normal. Suas contrapartes são os Light Pokémon (Pokémon de Luz), que aparecem apenas em Neo Destiny. Mas não confunda: Pokémon que contém "Dark" em seus nomes e Pokémon do tipo Escuridão são diferentes! Dark Houndoom, por exemplo, foi lançado como Pokémon de Fogo.



Light Pokémon (Pokémon de Luz)


Pokémon de Luz são o oposto dos Pokémon Dark. Como o título sugere, a temática gira em torno do caminho potencial ou "destino" que um Pokémon pode seguir dependendo de como foi criado por seu Treinador. Em termos de jogabilidade, os Pokémon Light tendem a ter HPs mais altos em comparação com os Pokémon normais e ataques que frequentemente ajudam outros Pokémon em jogo, provavelmente devido à natureza cuidadosa do Treinador.



Pokémon BREAK



Pokémon BREAK são um tipo especial de card de Evolução e podem ser evoluídos de Pokémon Básico , Pokémon Estágio 1 ou Pokémon Estágio 2, mas são considerados seu próprio estágio separado de evolução. Assim, os cards que afetam ou procuram por "cards de evolução" também afetam ou podem ser usados ​​para buscar Pokémon BREAK, enquanto cards que indicam especificamente "Pokémon Estágio 1" ou "Pokémon Estágio 2" não.

Pokémon BREAK são jogados lateralmente em relação ao estágio anterior, cobrindo a caixa de ilustração do Pokémon, fornecendo a eles um aumento de HP e um ataque ou habilidade adicional, enquanto mantém os ataques, Habilidades, Fraquezas, Resistências e Custo de Retiro do estágio anterior. Além disso, não há desvantagens específicas ao jogar um Pokémon BREAK.

Em termos de design, todos os cards de Pokémon BREAK apresentam arte CGI do Pokémon completamente coberto de ouro, com faíscas em torno dele e um padrão holofoil quadrado único no fundo. A ilustração cobre quase todo o card.



Fusion Strike Style (Pokémon Estilo Golpe Fusão)


Os cartões Fusion Strike são diferenciados por um rótulo Fusion Strike rosa sobreposto na arte do cartão abaixo do HP e do tipo. Certos ataques, habilidades, cartas de treinador e cartas de energia especial interagem especificamente com os cards Fusion Strike.




Single Strike (Pokémon de Golpe Decisivo)


Esta categoria de Pokémon foi introduzida na expansão Battle Styles e gira em torno do Single Strike Style de Urshifu. As cartas Single Strike são a contrapartida das cartas Rapid Strike e das cartas do estilo Fusion Strike e se concentram em ataques poderosos e contundentes que podem Nocautear um oponente com um único golpe. Eles são diferenciados por uma etiqueta vermelha Single Strike sobreposta na arte do cartão abaixo do HP e do tipo. Certas Habilidades, cards de treinador e cards de energia especial interagem especificamente com os cards de Single Strike.




Pokémon LEGEND (Pokémon LENDA)


Pokémon LEGEND são um ou dois Pokémon que consistem em dois cards diferentes: o primeiro é a metade superior do card e o segundo é a metade inferior do card. Pokémon LEGEND sempre tem LEGEND no final de seus nomes e, como resultado, diferem de suas variantes regulares. No entanto, as duas metades do card têm o mesmo nome, portanto, apenas duas cópias de um card Pokémon LEGEND completo podem ser usadas em um deck. Durante o jogo, o Pokémon LEGEND não pode ser jogado durante a configuração e está isento de qualquer coisa que afete o Pokémon Básico ou cards de Evolução, embora tudo que afete o Pokémon Não Evoluído afetará o Pokémon LEGEND. Ambas as metades da carta devem ser jogadas no banco ao mesmo tempo e contam como uma única carta durante o jogo. Fora do jogo, cada metade é tratada como uma carta separada.



Pokémon LV.X


Essencialmente substituindo Pokémon-ex, Pokémon LV. X tem atributos de aparência semelhantes aos de seus predecessores, com uma borda holográfica semelhante e níveis semelhantes de força, bem como o mesmo nível de raridade. Eles também não têm a grande desvantagem de Pokémon-ex, pois um jogador não receberá dois cards de Prêmio por Nocautear um Pokémon LV. X . Eles, no entanto, diferem muito em termos de jogabilidade.

Em primeiro lugar, Pokémon LV. X são tratados como cards de "Pokémon Level-Up", em oposição aos cards de Pokémon Básico ou Evolução. No entanto, as mesmas regras se aplicam à evolução: um Pokémon não pode ser aumentado de nível no mesmo turno em que é jogado ou evoluído e um Pokémon que é aprimorado perderá todas as condições especiais que o afetam (embora apenas o Pokémon ativo, não o Pokémon no banco do jogador, pode ser aumentado de nível). No entanto, a principal característica do Pokémon LV. X é que ele ainda será capaz de usar todos os poderes e ataques do Pokémon utilizáveis ​​em seu nível anterior (o Pokémon Básico ou o card de Evolução de Estágio mais alto abaixo dele).

Além disso, os cards que exigem que o jogador vasculhe seu deck só permitirão que ele escolha um Pokémon LV. X se o card indicar "Pokémon", "Card Pokémon Básico ou Evolução" (isso se aplica apenas aos cards de Treinador da Série EX) ou "Pokémon LV. X " - cards que indicam apenas "Pokémon Básico" ou "Cards de Evolução" (como como Great Ball e Professor Elm's Training Method respectivamente) não permitirá que o jogador procure um Pokémon LV.X .

Os cards de Pokémon LV. X também compartilham o mesmo nome do Pokémon de onde eles subiram de nível e, como tal, apenas quatro de cada card são permitidos em um baralho de 40 ou 60 cards. Por exemplo, um jogador poderia ter dois Honchkrow LV.42 e dois Honchkrow LV. X no mesmo deck, mas apenas quatro Honchkrow seriam permitidos no total. Além disso, pelo fato de esses dois cards compartilharem o mesmo nome, um efeito que removeria o card de Evolução de Estágio mais alto de um Pokémon, neste exemplo, forçaria a remoção de ambos os cards de Honchkrow, deixando apenas Murkrow.



Pokémon Prime (Pokémon Primário)


O Pokémon Prime difere de outras variantes de Pokémon por não ter nenhuma regra ou mecânica específica que afete seu uso: eles são regularmente classificados como Pokémon Básico, Pokémon do Estágio 1 ou Pokémon do Estágio 2 e mantém seus nomes regulares. A única diferença, em termos de jogabilidade, é que eles são consideravelmente mais poderosos do que seus equivalentes regulares. Os designs de seus cartões também são ligeiramente diferentes em comparação com outros, com a arte do cartão geralmente apresentando um close-up do rosto do Pokémon e, como com outros cartões consideravelmente mais raros, tem uma borda holográfica e nome.



Pokémon SP

Pokémon SP (uma forma abreviada de Pokémon Especiais) variam dependendo do tema da expansão em que aparecem. Todos os Pokémon SP são Pokémon básicos e têm um logotipo estilizado "SP" no canto inferior esquerdo da caixa de ilustração, além de ter uma fraqueza 2x. Pokémon SP também inclui um sufixo no nome para diferenciá-los de outros Pokémon.


Sufixos de Pokémon SP:
 Pokémon G (Pokémon Galácticos)
 Pokémon GL (Pokémon dos Líderes de Ginásio)
 Pokémon 4 (Pokémon da Elite 4)
Pokémon C (Pokémon do Campeão)
Pokémon FB (Pokémon do Cérebro da Fronteira)
 Pokémon M (Pokémon de Filmes)



Pokémon V


Os Pokémon V normalmente têm mais pontos de vida e ataques mais fortes do que os Pokémon normais. No entanto, quando um Pokémon V é Nocauteado, o oponente pega dois cards de Prêmio em vez de um. Todos os Pokémon V são Pokémon Básicos.

Possui quatrovariações: Pokémon V, Pokémon VMAX, Pokémon V-Union e Pokémon V-STAR.

Os Pokémon VMAX representam a mecânica Dinamax, Gigamax e Eternamax de Pokémon Sword e Shield no TCG.

O Pokémon VMAX evolui de seu respectivo Pokémon V e apresenta pontos de vida aumentados e ataques mais poderosos. Quando um Pokémon VMAX é Nocauteado, o oponente pega três cards de Prêmio em vez de um. Pokémon VMAX ainda são considerados Pokémon V ao interagir com certos efeitos de card.

Os Pokémon V-UNION só podem ser jogados uma vez por jogo, reunindo as quatro cartas diferentes da pilha de descarte no banco como um único Pokémon com todos os ataques e outros atributos de cada parte, além de contar como um estágio evolutivo separado. Quando um Pokémon V-UNION é Nocauteado, o oponente pega três cards de Prêmio em vez de um. Pokémon V-UNION ainda são considerados Pokémon V ao interagir com certos efeitos de card, e todos também apresentam o ataque Union Gain.


Um Pokémon Vstar evolui de um Pokémon V, oferece duas cartas prêmio e tem uma habilidade Pokémon chamada VSTAR Power. O jogador não pode usar mais de um VSTAR Power por partida, de forma similar aos Ataques GX.



Pokémon ☆


Pokémon ☆ descrevem a variação de cor alternativa de um Pokémon.

Os Pokémon Espécie-Delta δ ☆ são sempre do tipo relacionado à sua cor alternativa. Por exemplo, Gyarados δ ☆ é do tipo Fogo porque Gyarados brilhantes são vermelhos.

Todos os Pokémon ☆ são Pokémon Básicos e todos os cards de Pokémon ☆ são ilustrados por Masakazu Fukuda.

Pokémon-ex


O ex no nome significa extra, conforme indicado por uma ampla gama de ataques que têm algum tipo de efeito adicional em Pokémon-ex. Por exemplo, na expansão EX Deoxys, existe um Grumpig que possui um ataque chamado "Extra Ball", que causa dano adicional se usado contra um Pokémon-ex.

A principal diferença entre Pokémon-ex e outros tipos de Pokémon é que quando um Pokémon-ex é Nocauteado, dois cards de Prêmio são obtidos, em oposição ao padrão. Para compensar essa desvantagem, Pokémon-ex são significativamente mais fortes do que outros tipos de Pokémon. Na expansão EX Ruby & Sapphire , Pokémon-ex eram Pokémon básicos com ataques relativamente poderosos; entretanto, nas expansões seguintes, eles adquiriram uma série de outras características. O Pokémon-ex pode ter até duas fraquezas ou resistências e um custo de retirada de até cinco. Alguns Pokémon-ex também possuem uma grande quantidade de HP; Os cards anteriormente tinham um limite de 120 HP, mas Pokémon-ex ignorou essa regra e tinha até 200 HP.

Além disso, os Pokémon-ex são imunes a certos efeitos: por exemplo, seus Poké-Bodies não são desativados por cards como o Space Center do EX Deoxys , mas também são excluídos dos benefícios de certos cards, como Sitrus Berry do EX Unseen Forces.

Ser um Pokémon-ex afeta o nome de um Pokémon: por exemplo, Blissey não pode evoluir de Chansey ex  No entanto, em EX Unseen Forces, Blissey ex tinha texto permitindo que evoluísse de Chansey ou Chansey ex. Isso também ocorreu com Scizor ex. No entanto, Scizor ex Rocket só é capaz de evoluir a partir de Scyther ex, e não de Scyther Rocket .

Muitos ataques, Poké-Powers e Poké-Bodies em Pokémon-ex são semelhantes ou idênticos em efeito aos encontrados em cards anteriores da mesma espécie, permitindo que os jogadores continuem usando estratégias e táticas populares, evitando a necessidade de reimprimir os cards.


Pokémon-EX e M Pokémon-EX


A maioria dos Pokémon-EX (maiúsculo) são Pokémon básicos, com exceção dos Pokémon Mega Evoluídos. A maioria dos cards Pokémon-EX tem uma impressão Full Art. Semelhante ao "Pokémon-ex" (minúsculo) lançado durante a Série EX, esta variante de Pokémon tem um HP significativamente maior em comparação com a maioria dos Pokémon regulares da Série Black & White. Quando um Pokémon-EX é derrotado, o oponente pega dois cards de Prêmio em vez de um.

Os "M Pokémon-EX" foram introduzidos na expansão XY e convertem a mecânica da Mega Evolução dos videogames Pokémon X e Y para o TCG. Cada um é identificado por um Megagráfico estilizado no nome do cartão. M Pokémon-EX só pode ser jogado pela Mega Evolução do Estágio Pokémon-EX anterior, e isso encerra a jogada do jogador imediatamente. Fora isso, M Pokémon-EX compartilham as mesmas regras e design que os Pokémon-EX normais, com a adição de HP aumentado e ataques mais poderosos.



Pokémon ex


Introduzidos pela primeira vez em Pokémon Escarlet & Violeta, os Pokémon ex  são semelhantes aos Pokémon-EX das séries Black & White e XY e aos Pokémon-GX das séries Sun & Moon; eles normalmente têm mais HP e ataques mais fortes do que os Pokémon normais. No entanto, os Pokémon ex têm uma caixa de regras que diz que sempre que um Pokémon ex é nocauteado, o oponente recebe duas cartas de prêmio em vez de uma. Assim como Pokémon-GX e Pokémon-ex, e ao contrário de Pokémon V, os Pokémon ex são classificados por seu estágio normal de evolução.

Pokémon ex podem ser Terastalizados, que possuem um ex gráfico estilizado:  em seu nome e uma caixa sob seu nome que diz que eles não sofrem dano quando estão no Banco, embora esta caixa não pareça ser classificada como uma Caixa de Regras. Os Pokémon terastalizados ex sempre têm o mesmo tipo que teriam de outra forma.


Pokémon GX


Eles possuem um HP consideravelmente mais alto e ataques mais fortes em comparação com suas contrapartes regulares. No entanto, quando um Pokémon-GX é Nocauteado, o oponente pega dois cards de Prêmio em vez de um. Também como Pokémon-ex, Pokémon-GX são classificados com seu estágio usual de Evolução, ao contrário de Pokémon-EX que tinha Pokémon totalmente evoluídos como Pokémon Básicos.

A principal característica que torna o Pokémon-GX diferente da variante anterior do Pokémon é sua mecânica exclusiva chamada de ataques GX . Esses ataques são baseados na mecânica Z-Moves introduzida em Pokémon Sun & Moon e, como eles, têm efeitos e / ou produção de dano mais poderosos do que os ataques normais. No entanto, um jogador só pode usar um ataque GX por jogo. Um marcador GX especial é usado para anotar se o jogador já usou seu ataque GX ou não.

TAG TEAM Pokémon-GX: Esses cards combinam dois ou três Pokémon que compartilham pelo menos um tipo para formar um Tag Team, o que se reflete na arte do card que se concentra igualmente em cada Pokémon. Como resultado, devido às várias combinações possíveis entre Pokémon de diferentes estágios evolutivos, os cards de Tag Team são sempre tratados como cards de Pokémon Básico e têm maior HP do que o Pokémon-GX Básico normal (e, em alguns casos, até Evoluído). Uma regra específica também foi criada para que quando um Tag Team Pokémon-GX fosse Nocauteado, o oponente levasse três cards de Prêmio em vez de um.

O ataque GX de cartões Tag Team inclui um sinal '+' próximo ao custo de energia do ataque. O sinal indica que se o Tag Team tiver mais cartas de Energia anexadas do que as necessárias para realizar aquele ataque, ou se uma determinada ação foi realizada durante o turno (como jogar uma carta em particular), um efeito adicional é aplicado, conforme especificado por Ataque GX de cada card.



Prism Star


Ao contrário de outras variações de card, os cards Prism Star podem ser Pokémon, Supporter, Special Energy ou Stadium. Ao contrário de outras cartas, os jogadores não podem ter cópias duplicadas de uma carta Prism Star em seu deck. Além disso, quando uma carta Prism Star iria para a pilha de descarte, ela vai para a Zona Perdida .




Rapid Strike (Pokémon de Golpe Fluido)


Rapid Strike é uma categoria de cartas que giram em torno do Rapid Strike Style de Urshifu. Os cartões Rapid Strike são a contraparte dos cartões Single Strike e Fusion Strike e se concentram em ataques furtivos e técnicos. Eles são diferenciados por uma etiqueta azul sobreposta na arte do cartão abaixo do HP e do tipo. Certas habilidades, cartas de treinador e cartas de energia especial interagem especificamente com as cartas Rapid Strike.



Restored Pokémon (Pokémon Restaurados)

É uma forma de Pokémon que renasce de um card fóssil no Pokémon Trading Card Game. No mundo Pokémon, os fósseis são Pokémon pré-históricos revividos usando técnicas desenvolvidas pela Corporação Devon e um laboratório de pesquisa na Ilha Cinnabar.

Apenas onze Pokémon estão atualmente classificados como Pokémon Restaurados: Aerodactyl, Amaura, Anorith, Archen, Cranidos, Kabuto, Lileep, Omanyte, Shieldon, Tirtouga e Tyrunt.


Para jogar um Pokémon Restaurado, o jogador deve primeiro jogar a respectiva carta Fóssil (uma carta de Treinador ), procurar nas sete cartas inferiores de seu Baralho o Pokémon correspondente e, em seguida, colocá-lo em seu Banco. Este tipo de carta de treinador foi reintroduzido com a mecânica acima na expansão Noble Victories.

Introduzido primeiro na expansão Fossil, havia a carta Item Mysterious Fossil que podia ser colocada em jogo como se fosse um Pokémon Básico com 10 HP que não tivesse ataques ou Poder Pokémon, não pudesse recuar ou ser afetado por Condições Especiais, poderia ser descartado a qualquer momento durante o seu turno antes do seu ataque, e seu oponente não recebia um Prêmio quando ele fosse Nocauteado.

Outras maneiras de colocar esses cards em jogo também foram introduzidas nas expansões subsequentes, e o Mysterious Fossil recebeu várias erratas aprimorando seu efeito, incluindo períodos em que poderia opcionalmente contar como um Pokémon na mão (permitindo que você abrisse com ele) e onde tinha que ser tratado como tal.




Shining Pokémon
Traduzido como: Pokémon Luminoso (Celebrations) / Pokémon Luminescente (Shining Legends, SM Black Star Promos)


Shining Pokémon é uma variação de Pokémon que descreve a cor alternativa de um Pokémon (Pokémon Shiny). Todos eles são Pokémon básicos.



Delta Species δ


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.