Fenômeno Terastal


O Fenômeno Terastal é encontrado na região de Paldea, na Terra de Kitakami, e nos limites do Terarium na Blueberry Academy, devido ao estudos da Professora Briar, em Unova, e faz os Pokémon brilharem e cintilarem como pedras preciosas. Trata-se de uma transformação temporária que afeta os Pokémon, dando-lhes uma aparência semelhante a uma joia, além de se transformá-los no seu exclusivo Tipo Tera, removendo o(s) tipo(s) original(is) do mesmoExistem 18 tipos, o que significa que existem inúmeras combinações de Pokémon e possíveis Tipos Tera.

Os Pokémon Terastalizados são identificados por ter "Tera" na frente de seu nome.


*Tera Orb*

Você precisará de um Tera Orb para Terastalizar um Pokémon. Apenas Treinadores selecionados na região de Paldea podem carregar este item especial.


Uma vez que você Terastaliza um Pokémon, seu Tera Orb perderá toda a sua energia Terastal e você não poderá usá-lo novamente até que seja recarregado. Você pode carregar seu Tera Orb se tocar em cristais transbordando de energia Terastal ou quando for a um Centro Pokémon.

Uma exceção a isso pode ser encontrada na Área Zero, onde o Tera Orb será recarregado automaticamente no final de cada batalha após ser usado. Ao capturar Terapagos no final de The Indigo Disk, o Tera Orb será infundido com a energia de Terapagos e não exigirá mais carregamento.

O Tera Orb é lançado sobre um Pokémon (tal qual uma pokébola) para liberar a energia Terastal, portanto, não se trata de um item que o Pokémon precise segurar durante a batalha, permitindo que ainda mais estratégias sejam criadas com a possibilidade do uso de held items diversos.


*Tipo x Tera Tipo*

Diferentemente do(s) tipo(s) usual(is) da espécie, cada Pokémon em Paldea tem um Tipo Tera. O Tipo Tera de um Pokémon fica inativo até que o Pokémon Terastaliza, momento em que o tipo do Pokémon mudará para seu Tipo Tera. Por exemplo, a maioria dos Pikachu terão um Tipo Tera Elétrico, mas alguns outros Pikachu terão um Tipo Tera Voador, um Tera Tipo Fada, um Tera Tipo Terra, enfim... Um Tera Tipo de Qualquer outro Tipo.

Pikachu (tipo Elétrico) com um tera tipo Voador

Terastalizar um Pokémon permite que você aprimore suas estratégias de batalha aumentando o poder de quaisquer movimentos que tenham o mesmo tipo do tipo Tera do seu Pokémon ou alterando as fraquezas do seu Pokémon.

Quando um Pokémon Terastalizado usa um movimento que corresponde ao seu Tipo Tera e pelo menos um de seus tipos originais, o aumento do poder desse movimento será ainda maior.


Eevee do Tera Tipo Água x Eevee do Tera Tipo Fogo
  

Diferentemente da tipagem original, que pode contar com 1 ou 2 tipos por espécie, um Pokémon (enquanto indivíduo) só pode ter 1 Tera Tipo, que é denunciado pela sua Tera Jewel no momento em que ele ativa a transformação. Enquanto o Pokémon não Terastalizar, não há como saber qual é o seu Tera Tipo, exceto se você olhar na sua página do Sumário após tê-lo capturado. Como cada Pokémon pode ter qualquer um dos 18 tipos originais como um Tera Tipo, as combinações são inúmeras.


*Como Mudar seu Tera Tipo*


Existe uma maneira de mudar o tipo Tera de um Pokémon. Depois de completar o Ginásio da Cidade de Medali, vá ao restaurante por lá, onde você poderá trocar 50 de um determinado tipo de Tera Shard para obter uma refeição que mudará o Tipo Tera do seu Pokémon para esse tipo. Esses itens podem ser encontrados aleatoriamente no chão em Paldea ou como Recompensas de Reide.


*Stellar Tera Type (Tera Tipo Estelar)*

O Tera Tipo Estelar é o 19º Tera Tipo que pode ser encontrado ao passar pelas profundezas da Área Zero. Este Tera Tipo NÃO altera as fraquezas ou resistências do Pokémon. Ou seja, exclusivamente, o tipo Estelar não tem propriedades defensivas, já que um Pokémon do tipo Estelar sempre manterá as propriedades defensivas de sua tipagem original.


Quando um Pokémon Terastaliza para o Tera Tipo Estelar, ele ganha STAB para cada tipo de movimento, mas apenas uma vez por tipo. Depois que um movimento é usado, nenhum outro movimento do mesmo tipo receberá aumento de STAB por ser Terastalizado. Nas Tera Raid Battles, todos os movimentos serão aprimorados dessa maneira constantemente, sem limite.


Quando Tera Blast é deste tipo, ele tem uma interação especial e é supereficaz contra alvos Terastalizados. No entanto, isso reduz as estatísticas de Ataque e Ataque Especial do usuário. Quando Tera Starstorm é desse tipo, ele também será supereficaz contra alvos Terastalizados. Ao contrário do Tera Blast, no entanto, não haverá desvantagens nisso.

Nenhum Pokémon é naturalmente do tipo Estelar, mas eles podem se tornar do tipo Estelar por meio da Terastalização. Além disso, Nenhum movimento é naturalmente do tipo Estelar, mas Tera Blast e Tera Starstorm podem se tornar do tipo Estelar se o usuário Terastalizar no Tera Tipo Estelar.

Este é o único tipo exclusivo de uma mecânica de transformação. Da mesma forma, é o único tipo que um Pokémon não pode existir sem a mecânica.

Escrito em katakana, ステラタイプ (Stellar Type) é um anagrama de テラスタイプ (Teras Type), a palavra japonesa para tipo Tera.

Como Ogerpon não pode alterar seu tipo Tera, ele é o único Pokémon que nunca pode se tornar do tipo Estelar.


*Tera Jewels*

Quando um Pokémon "Terastaliza", uma Tera Jewel (Tera Joia) aparece acima da cabeça do Pokémon como uma coroa, e o corpo do Pokémon brilha como uma pedra preciosa lapidada. A Tera Joia e o brilho no corpo do Pokémon diferem dependendo do Tera Tipo do Pokémon, que fica oculto até que ele Terastalize.





















*Efeitos em Batalha*

Enquanto Terastallizados, os Pokémon recebem STAB (Same Type Attack Bonus - Bônus recebido quando um Pokémon utiliza um golpe do mesmo tipo que ele) em movimentos correspondentes ao seu tipo Tera, além de movimentos correspondentes ao(s) tipo(s) que tinham imediatamente antes de Terastalizar.

Se o Tipo Tera do Pokémon for o mesmo de um de seus tipos originais, os movimentos desse tipo recebem um aumento de potência de ×2 em vez do habitual ×1,5. E se o Pokémon em questão possuir a habilidade Adaptability, então o STAB será de x2,25, ao invés de x2.

Além disso, Pokémon Terastalizados não podem ter seu tipo alterado.

EXEMPLO:

Suponhamos que você tenha um Charizard, Pokémon normalmente dos tipos Fogo e Voador, cujo Tera Tipo seja Fogo, como na imagem abaixo:


Neste caso, como o Tera Tipo de Charizard é o MESMO que um de seus tipos convencionais (fogo), o STAB passa de 1,5x a 2x, ou seja, DUPLICA o dano causado por um ataque deste mesmo tipo (fogo).

Mas o Pokémon não perde o STAB que já tinha ao usar ataques voadores antes da transformação. Ou seja, mesmo que Terastalizado, Charizard pertença agora a um único tipo, o Tera Tipo Fogo, ele ainda não perdeu suas propriedades de dano aumentado ao utilizar golpes voadores. No entanto, como o Tera Tipo de Charizard (Fogo), não combina com seu outro tipo anterior (Voador), o STAB ao utilizar movimentos Voadores se mantém em 1,5x.

Mas agora suponhamos que você possua um Charizard cujo Tera Tipo seja diferente de um dos tipos originais que ele possui. Ou seja, um Tera Tipo Inédito. Imagine um Tera Tipo Água para ele.


Neste caso, ofensivamente, o Pokémon passa a receber STAB sobre o novo tipo em 1,5x, sem perder os seus STABs originais (fogo e voador), que também permanecem em 1,5x.

Em outras palavras, o Pokémon dual type (de dois tipos) que possui um tera tipo diferente, age como se tivesse TRÊS TIPOS simultaneamente, no lado ofensivo.

Já no lado defensivo, ou seja, quando está sendo atacado por outro Pokémon em uma batalha, ele age como um monotype (tipo único), pois após a Terastalização, este Charizard sofrerá com as fraquezas apenas de seu Tera Tipo, e não dos tipos originais. Em outras palavras, ele terá apenas as fraquezas do tipo água, e não mais as do tipo fogo e do tipo voador.


Da mesma forma, um Charizard Terastalizado de Tera Tipo Fogo terá somente fraquezas decorrentes do tipo Fogo, e não do tipo Voador, e assim por diante. Defensivamente, o Pokémon só sofrerá com as fraquezas do seu atual Tipo Tera, e não dos seus tipos convencionais.


*Aumento de Base Power*

Há outro boost que ocorre com a Terastalização: Se você usar um movimento que corresponda ao seu Tipo Tera enquanto Terastalizado, e que tenha uma Base Power inferior a 60, ela será amplificada para 60. Existem algumas exceções.

Primeiro, o movimento não pode ser um movimento multi-hit ou movimento prioritário. Se a Habilidade Technician estiver em uso, o movimento ainda deve estar abaixo de 60 após Technician ter sido ativada. Os seguintes movimentos também não podem ser impulsionados quando seu dano é contabilizado:

Crush Grip
Agarramento Esmagador / Aperto Esmagador
  
Causa danos. Sua base power varia entre 1 e 120. Quanto mais HP o alvo possui, maior o poder deste golpe causa.

Dragon Energy
Energia do Dragão
 
Causa Danos. Quanto mais HP o utilizador tiver, maior será o poder deste movimento.

Electro Ball
Esfera Elétrica / Bola Elétrica (PT-BR) — Eletro Bola (PT-PT)
  
Causa Danos de acordo com uma comparação do quão rápido o alvo é em relação ao usuário. Quanto maior a diferença relativa entre as Speed's, maior será o dano causado por Electro Ball.

Eruption
Erupção
  
Este golpe causa danos proporcionalmente baseado na quantidade de HP do usuário. Logo, quanto mais HP ele tiver, maior será o dano. E quanto menos HP restar, menor o dano.

Flail
Debater
  
Causa Danos. O poder deste ataque aumenta quando o HP do usuário estiver baixo.

Fling
Lançamento / Arremessar (TCG) (PT-BR) — Lançar / Atirar (PT-PT)
  
O usuário ataca arremessando seu próprio item para causar danos. O poder do ataque varia de acordo com o item que é usado. Após o uso de Fling, o item é consumido, mesmo que o alvo tenha se protegido utilizando movimentos como Protect ou Detect. No Anime, este golpe pode ser utilizado para arremessar pedras e/ou até o próprio oponente.

Grass Knot
Nó de Grama (PT-BR) / Nó de Erva (PT-PT)
  
Causa danos e não possui uma base power padrão. Seu poder então é calculado de acordo com o peso do alvo. Quanto mais pesado esse alvo for, mais dano ele tomará.

Gyro-Ball
Giro Bola
  
Gyro Ball causa danos mais danos quanto mais lento o usuário for em relação ao alvo. Oponentes com a habilidade Bulletproof são imunes a Gyro-Ball.

Heat Crash
Colisão de Calor (Anime) / Choque de Calor (TCG e Mangá)
  
Causa Danos. Quanto mais leve for o alvo em comparação ao peso do usuário, maior será o dano causado pelo Heat Crash.

Heavy Slam
Golpe Pesado / Pancada Pesada (PT-BR) — Ataque Pesado (PT-PT)
  
Causa danos. Quanto mais pesado for o usuário deste ataque, maior dano ele causará.

Low Kick
Chute Baixo/Rasteira
  
Causa danos de acordo com o peso do alvo. Os mais pesados, sofrerão mais dano, já os mais leves, menos dano. Apresenta 30% de chances de fazer o alvo recuar (flinch).

Reversal
Reversão
  
Causa Danos. O poder deste ataque aumenta quando o HP do usuário estiver baixo.

Water Spout
Tromba d'Água
  
Este golpe causa danos proporcionalmente baseado na quantidade de HP do usuário. Logo, quanto mais HP ele tiver, maior será o dano. E quanto menos HP restar, menor o dano.


*Tera Blast*

Digamos que você tenha um Pokémon com um Tera Tipo que difere muito dos seus tipos originais e, portanto, o seu Pokémon não aprende NENHUM golpe daquele determinado Tera Tipo. Neste caso, o Pokémon não tem como se aproveitar do bônus de STAB, certo? Errado. A Nona Geração introduziu um novo TM Universal, que pode ser ensinado a qualquer Pokémon (exceto Magikarp e Ditto), e que ajuda um Pokémon a obter STAB através de seu novo Tera Tipo:

Tera Blast (Explosão Tera) é um movimento a princípio do tipo Normal, com 80 de base power e 100% de accuracy, mas que muda seu tipo e aparência para COMBINAR com o Tera Tipo do usuário se o Pokémon estiver Terastalizado no momento em que está usando o golpe. 

Além disso, se o Ataque Físico do Pokémon-usuário for maior, Tera Blast será um movimento físico . Em contrapartida, se o Ataque Especial do Pokémon-usuário for maior, Tera Blast será um movimento especial . Em outras palavras, Tera Blast utilizará ou o stat de Ataque Físico ou o de Ataque Especial, dependendo do que for mais alto e, portanto, mais benéfico ao Pokémon, para infligir dano no adversário.

Além disso, Tera Blast também pode ser utilizado pelo Pokémon mesmo que ele não esteja Terastalizado. Neste caso, a animação permanece inalterada.

*Tera Blast sem que o usuário esteja Terastalizado*

*Tera Blast Tera Tipo Planta*

*Tera Blast Tera Tipo Fogo*

*Tera Blast Tera Tipo Água*

*Tera Blast Tera Tipo Sombrio*

*Tera Blast Tera Tipo Voador*

*Tera Blast Tera Tipo Psíquico*

*Tera Blast Tera Tipo Normal*

*Tera Blast Tera Tipo Inseto*

*Tera Blast Tera Tipo Fantasma*

*Tera Blast Tera Tipo Gelo*

*Tera Blast Tera Tipo Terra*

*Tera Blast Tera Tipo Dragão*

*Tera Blast Tera Tipo Elétrico*

*Tera Blast Tera Tipo Fada*

*Tera Blast Tera Tipo Pedra*

*Tera Blast Tera Tipo Metal*

*Tera Blast Tera Tipo Venenoso*

*Tera Blast Tera Tipo Lutador*

*Tera Blast Tera Tipo Estelar*

*A História do Fenômeno*

Há muito mistério em torno do fenômeno Terastal e por que ele só acontece em Paldea. A Professora Sada (em Pokémon Scarlet) / O Professor Turo (em Pokémon Violet) é conhecida(o) por estar pesquisando essa misteriosa transformação.


O fenômeno Terastal foi descoberto pela primeira vez há 140 anos na Área Zero junto com Pokémon Terastalizados. No entanto, as tentativas de remover os Pokémon Terastallizados da cratera fizeram com que a luz desaparecesse. Mais detalhes do fenômeno Terastal permaneceram obscuros por um tempo.


10 anos antes dos acontecimentos de Pokémon Scarlet e Violet, o A Professora Sada (em Pokémon Scarlet) / O Professor Turo (em Pokémon Violet) começaram a desvendar o mistério. O respectivo professor descobriu que a energia emitida pelos cristais brilhantes na Área Zero é o que desencadeou o fenômeno Terastal. Os Tera Orbs foram então criados pela Professora Sada (em Pokémon Scarlet) / pelo Professor Turo (em Pokémon Violet) a partir da energia Terastal localizada na Área Zero. Clavell ajudou a apoiar a pesquisa sobre ele. Isso permitiu que as pessoas acionassem a transformação em seus Pokémon fora da Área Zero. O Tera Orb foi então compartilhado com a Liga Paldea e a Academia Naranja (em Pokémon Scarlet) / Academia Uva (em Pokémon Violet).

Em algum momento, a energia Terastal foi usada pelo Professor para criar uma máquina do tempo, trazendo Pokémon Paradoxos do passado antigo (em Pokémon Scarlet) / futuro distante (em Pokémon Violet), incluindo um par de Koraidon e um de Miraidon, em suas respectivas versões.



As pétalas cristalinas de Glimmora parecem se assemelhar às Joias Tera que aparecem durante o fenômeno Terastal. Não se sabe, no entanto, se existe alguma conexão entre Glimmora e o fenômeno Terastal.


Livro Escarlate / Livro Violeta dá dicas enigmáticas de que pode estar ligado a um Pokémon desconhecido semelhante a um disco feito de camadas de hexágonos sobrepostos. Um periódico na Estação de Pesquisa No. 1 implica ainda sua existência e relação com o fenômeno. O diário diz:


"Determinamos que esta cristalização de energia está ligada ao ser que chamamos de ▊▊▊▊▊▊. As placas hexagonais entrelaçadas que compõem a casca de ▊▊▊▊▊▊ devem de alguma forma causar esse fenômeno - que chamei de "Terastalização".


Foi confirmado que este Pokémon é Terapagos. Um décimo nono Tera Tipo, o Tipo Estelar, foi posteriormente descoberto e nomeado pela Professora Sada (em Pokémon Scarlet) / pelo Professor Turo (em Pokémon Violet).



*Special Terastallized State*

Existe ainda o chamado "Special Terastallized State" (Estado Terastalizado Especial) que são formas especiais que determinados Pokémon assumem quando terastalizam, ao invés de simplesmente ganharem uma Tera Jewel sobre a cabeça. Até o presente momento, apenas Ogerpon e Terapagos podem assumir Estados Terastalizados Especiais.

|| Ogerpon (Teal Mask Terastallized State) ||

|| Ogerpon (Hearthflame Mask Terastallized State) ||

|| Ogerpon (Wellspring Mask Terastallized State) ||

|| Ogerpon (Cornerstone Mask Terastallized State) ||

|| Terapagos (Stellar Form) ||


*Pokémon Tera Selvagens*


Às vezes, ao viajar por Paldea, você encontrará alguns Pokémon Tera Selvagens. Esses Pokémon têm um enorme brilho dourado ao seu redor e, quando você começa a batalha com eles, eles Terastalizam instantaneamente. Como tal, eles não poderão ser capturados até que seus pontos de vida sejam levados para o vermelho e a Terastalização seja interrompida.

Esses Pokémon reaparecerão diariamente para que você possa obter vários deles, e eles terão vários tipos Tera diferentes de suas tipagens originais.



*Tera Raid Battles*

Tera Raid Battles é um formato de batalha completamente novo, onde você se unirá a três outros Treinadores para enfrentar um Pokémon selvagem Terastalizado dentro de um limite de tempo. Em Tera Raid Battles, você pode atacar sem esperar pelos turnos de outros Treinadores, por isso é importante que você coopere com seus colegas Treinadores em um ritmo rápido.

Os Pokémon que aparecerão nas Tera Raid Battles são ferozes, mas você pode unir forças com outros jogadores para ser vitorioso.

Procure cristais para Tera Raid Battles
Você poderá tentar uma Tera Raid Battle tocando em cristais brilhantes. As cores desses cristais correspondem ao Tipo Tera do Pokémon Tera que você encontrará. Eles quase parecem pedras preciosas! Além disso, um pilar de luz cintilante será disparado para o céu acima de qualquer um desses cristais, tornando-os fáceis de detectar à distância.

Como este Pokémon tem um tipo Tera Planta, o cristal também é da cor do tipo Planta.

Você poderá escolher Pokémon da sua equipe ou de suas Boxes para participar da batalha.

Desafie Tera Pokémon!

Este sistema de batalha tem um limite de tempo e permite que você continue atacando sem ter que esperar que outros Treinadores escolham suas ações. Enfrente essas batalhas coordenando com seus companheiros de equipe e aumentando as estatísticas dos Pokémon do seu lado ou curando-os.

Observação: é necessária uma assinatura paga do Nintendo Switch Online para interagir com outros Treinadores usando a Internet.



Os Pokémon que aparecem nas Tera Raid Battles podem ter um Tipo Tera diferente do seu tipo ou tipos usuais.

Expanda suas opções no jogo cooperativo torcendo

Existem três tipos de torcida que você pode usar, e eles beneficiarão todos os Pokémon aliados do seu lado. Os três efeitos são: aumentar o Atk e Sp. Atk, aumentar a Def e Sp. Def e cura.

Qualquer um pode usar essas torcidas, permitindo que você jogue cooperativamente, mesmo que seu Pokémon não tenha aprendido nenhum movimento para apoiar outros Pokémon.

Cooperação é a chave para Tera Raid Battles. Lidere seu lado para a vitória torcendo!

Você pode torcer em vez de usar um movimento Pokémon.

Você pode usar os três tipos de cheers um total de três vezes por Tera Raid Battle.

Pegue o Pokémon Tera derrotado!
Conseguir derrotar o Pokémon Tera dentro do limite de tempo irá desfazer a transformação do Pokémon, dando a você a chance de tentar pegá-lo jogando Poké Balls. As vitórias também podem recompensá-lo com muitos itens úteis!



Como participar de uma Tera Raid Battle
Você poderá procurar aliados para participar de suas Tera Raid Battles ou pode se juntar a outra pessoa que esteja procurando aliados em suas Tera Raid Battles.

Trabalhe em conjunto com Treinadores de todo o mundo para tentar sua sorte nessas batalhas!

Para travar uma batalha com amigos que você já conhece, você precisará definir um Código de Link.

Você pode encontrar solicitações de Treinadores procurando por aliados e optar por participar das Tera Raid Battles na opção Tera Raid Battle.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.