Som

O Som é um elemento das batalhas no Mundo Pokémon, quase funcionando como um "subtipo". O som apresenta, em batalha, as seguintes propriedades:
  • Pokémon com a Habilidade Soundproof não são afetados por movimentos baseados em som do outro Pokémon, exceto Heal Bell na 5ª Geração.
  • Pokémon afetados por Throat Chop não podem usar movimentos baseados em som por dois turnos.
  • Os movimentos baseados em som usados ​​por um Pokémon com a Habilidade Liquid Voice tornam-se movimentos do tipo Água.
  • Os movimentos baseados em som usados ​​por um Pokémon com a Habilidade Punk Rock são amplificados em 30%. Pokémon com Punk Rock também recebem metade do dano de movimentos baseados em som.
  • Se um Pokémon segurando um item chamado Throat Spray (Spray de Garganta) usar um movimento baseado em som, o Spray de Garganta é consumido e aumenta o Ataque Especial do portador em um estágio.
  • Embora não seja uma propriedade necessária dos movimentos baseados em som, da 6ª Geração em diante, todos os movimentos baseados em som (exceto Howl) podem atingir o Pokémon por trás de um Substitute, independentemente do substituto.

Lista de Movimentos Sonoros

Esses são os movimentos que usam som:

Alluring Voice
Voz Atraente
 
O usuário ataca o alvo usando sua voz angelical. Isso também confunde o alvo se suas estatísticas tiverem aumentado durante o turno.

Boomburst
Ricochete* / Rajada Explosiva (PT-BR) — Rajada Estrondo (PT-PT)
  
Causa Danos a todos os pokémon adjacentes, incluindo aliados. Alvos com a habilidade Soundproof são imunes aos efeitos de Boomburst.

*= Não confundir com o golpe Bounce, que foi traduzido pela dublagem como Ricochetear durante toda a Saga DP no Brasil.

Bug Buzz
Zumbido de Inseto / Zumbido
  
Causa danos e tem 10% de chances de reduzir a Special Defense do alvo. Pokémon com a habilidade Soundproof são imunes a Bug Buzz.

Chatter
Tagarelar
  
Causa danos e pode confundir o alvo. Pokémon com a habilidade Soundproof são imunes a Chatter. Como Field Move (movimento que pode ser utilizado fora das batalhas), Chatter permite que o jogador grave um áudio e este áudio substituirá o cry regular de Chatot durante o uso de Chatter nas batalhas. Quanto mais alto for o volume do áudio, maiores as chances do alvo ficar confuso.

Clanging Scales
Batida de Escamas
 
Causa danos, mas também reduz a Defense do usuário em um estágio por uso como dano colateral. Alvos com a habilidade Soundproof não podem ser afetados por este ataque.

Clangorous Soul
Alma Ressoante
 
Reduz o HP do usuário em 33%, mas cada stat do mesmo é ampliado em 1 estágio.

Clangorous Soulblaze
Dracofonia Flamejante / Estrondo Implacável
[Z-Move Exclusivo]
 
Este Z-Move é exclusivo da Espécie Kommo-o e sempre utiliza como base o movimento Clanging Scales em conjunto ao item Kommonium Z. Causa danos e seu poder sempre será de 185. Além disso, só funciona com um Z-Power Ring. Após sua completa execução, Clangorous Soulblaze aumenta o Attack, a Defense, Special Attack, Special Defense e Speed do usuário em um estágio cada. Atinge dois adversários ao mesmo tempo em uma Batalha em Dupla.

Confide
Confidência
  
Diminui o Special Attack do alvo em um estágio. Confide ultrapassa as barreiras de accuracy (pontaria), para sempre acertar, mesmo que o alvo esteja em um turno semi-invulnerável de movimentos como Fly ou Dig. Confide funciona mesmo contra oponentes que tenham usado Protect, Detect ou Spiky Shield, mas será bloqueado por Crafty Shield. Pokémon com a habilidade Soundproof são imunes aos efeitos deste movimento. Confide pode ainda ser amplificado por uma Normalium-Z, tornando-se Z-Confide e aumentando o stat de Special Defense do usuário em dois estágios, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Disarming Voice
Voz Desarmante
  
Causa danos. Este ataque sempre funcionará, independentemente das alterações nos stats de Accuracy e Evasion.

Dragon Cheer
Torcida Dracônica
 
O usuário eleva o moral de seus aliados com um grito dracônico para que seus ataques futuros tenham uma chance maior de infligir acertos críticos. Isso desperta mais os tipos Dragão.

Echoed_Voice
Echoed Voice
Eco de Voz / Voz Ecoante (TCG e Mangá)
  
Causa danos. Sua base power inicial é 40. A cada vez que é utilizado consecutivamente, um turno após o outro, o poder duplica, atingindo até um máximo de 200 de base power. Sua base power não reseta após atingir o máximo e, além disso, sua base power continua aumentando, mesmo se o movimento falhar ou for prevenido pelo uso de Protect por parte do alvo. A partir da sexta geração, consegue penetrar Substitute. Além disso, não afeta alvos com a habilidade Soundproof.

Eerie Spell
Feitiço Estranho
 
O Pokémon ataca com um poder psíquico extraordinário. Se atingido, o adversário não só sofre danos, como também perde 3 PP do último movimento utilizado.

Grass Whistle
Apito de Grama / Apito de Folha / Assobio de Grama
  
Coloca o alvo para dormir. Pokémon com a habilidade Insomnia, Vital Spirit, Sap Sipper, Soundproof ou Comatose não são afetados por Grass Whistle. Pokémon com a habilidade Shields Down só não são afetados quando o escudo ainda está ativo. Este movimento pode ser amplificado por um Grassium Z, tornando-se Z-Grass Whistle e ampliando o stat de Speed do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Growl
Rosnadura/Rosnado/Rugir/Grasnar/Grunhido/Grunhir/Rugido/Relincho
  
Diminui o Attack do Oponente em 1 estágio. Este movimento pode ser amplificado por um Normalium Z, tornando-se Z-Growl e ampliando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Heal Bell
Sino da Cura
  
Cura o usuário, todos os aliados do usuário e todos os Pokémon na equipe do treinador das seguintes condições de status: sono, envenenamento, paralisia, congelamento e queimaduras. Não cura, porém, Pokémon ativos (em campo) que possuam a habilidade Soundproof, exceto o próprio usuário, se este for o caso. Pokémon inativos (em suas pokébolas) são curados independente de possuírem Soundproof como habilidade. Pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Heal Bell e recuperando completamente o HP do usuário, além dos efeitos anteriormente citados.


Howl
Uivo
  
Aumenta o stat de Attack do usuário em um estágio. Este movimento pode ser amplificado por um Normalium Z, tornando-se Z-Howl e ampliando o Attack do usuário em dois estágios de uma só vez ao invés de apenas um.


Hyper Voice
Hiper Voz
  
Causa danos. Alvos com a habilidade Soundproof são imunes aos efeitos de Hyper Voice.

Metal Sound
Som Metálico / Som de Metal (TCG)
  
Diminui a Special Defense do alvo em dois estágios.

Noble Roar
Rugido Nobre
  
Diminui os stats de Attack e Special Attack do alvo em um estágio cada. Ultrapassa as barreiras de accuracy para sempre acertar o alvo, a menos que este esteja em um turno semi-invulnerável de movimentos como Fly ou Dig. Pokémon com a habilidade Soundproof são imunes a este ataque. Este movimento pode ser amplificado por um Normalium Z, tornando-se Z-Noble Roar e ampliando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Overdrive
Sobrecarga
 
Causa Danos.

Parting Shot
Tiro Divisor
  
Diminui Attack e Special Attack do alvo em um estágio cada e depois faz com que o usuário retorne automaticamente para a pokébola. Não afeta oponentes com a habilidade Soundproof. Este movimento pode ser incrementado com o uso de um Darkinium Z, tornando-se Z-Parting Shot, o que faz com que, além de seus efeitos tradicionais, o aliado que tomar o lugar do usuário em batalha, tenha seu HP completamente recuperado assim que entrar em campo.

Perish Song
Canção do Perecer / Canção da Ruína
  
O usuário canta. Todos os Pokémon que ouviram a canção do perecer irão ser nocauteados em 4 turnos, a menos que sejam substituídos (voltem para a pokébola). Não funciona contra alvos que possuam a habilidade Soundproof. Pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Perish Song e resetando todos os stats do usuário que foram diminuídos em batalha, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Psychic Noise
Ruído Psíquico
 
Este movimento especial do Tipo Psíquico causa dano ao banhar o alvo em ondas sonoras abrasivas. Este ataque também impede que o alvo recupere HP por meio de movimentos, habilidades ou itens por um determinado número de turnos.

Relic Song
Canção Relíquia / Canção da Relíquia
  
Causa danos e tem 10% de chances de fazer o alvo dormir (sleep status). Atinge todos os oponentes adjacentes. Pokémon a habilidade Soundproof são imunes a este movimento. Quando utilizado com sucesso por Meloetta, faz com que troque entre as formas Aria e Pirouette, a menos que a habilidade de Meloetta tenha sido trocada para Sheer Force.


Roar
Rugido/Rugir
  
Roar manda o Pokémon-alvo para longe, forçando com que o treinador oponente troque o seu Pokémon em combate (substituição). Em batalhas selvagens, afasta o Pokémon selvagem, encerrando a batalha. Não funciona contra alvos com as habilidades Soundproof e Suction Cups ou enraizados por Ingrain. Pode ser incrementado pelo uso de um Normalium-Z, tornando-se Z-Roar e aumentando o stat de Defense do usuário em um estágio além dos efeitos anteriormente citados.

Round
Rotação (anime) / Ronda / Circular (TCG) (PT-BR) — Canon (PT-PT)
  
Causa danos. Se outro Pokémon tiver usado Round antes do usuário neste mesmo turno, então seu poder duplicará de 60 para 120. Não afeta alvos com a habilidade Soundproof.

Screech
Agudo / Ataque de Grito / Silvo / Ganido / Rosnar / Guincho / Ruído / Grunhido / Uivo
  
Diminui o stat de Defense do alvo em dois estágios de uma só vez. Pode ser incrementado pelo auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Screech e ampliando o stat de Attack do usuário em um estágio além dos efeitos já citados.

Shadow Panic
Pânico Sombrio
 
Shadow Panic deixa todos os oponentes (batalha dupla) confusos. Não afeta, entretanto, alvos que possuírem as habilidades Own Tempo ou Soundproof.

Sing
Cantar/Canção/Canção de Ninar
  
Faz com que o alvo durma (sleep status). Este movimento pode ser incrementado pelo uso de um Normalium-Z, tornando-se Z-Sing e aumentando o stat de Speed do usuário em um estágio além dos efeitos anteriormente citados.

Snarl
Rosnado
  
Causa danos e e baixa o Special Attack do alvo em 1 estágio. Atinge ambos os oponentes em Double Battles e todos os oponentes adjacentes em Tripple Battles.

Snore
Ronco / Roncar
  
Este movimento só pode ser usado se o próprio usuário estiver dormindo (sleep status), causando danos no adversário. Apresenta 30% de chances de fazer o alvo hesitar (flinch).


Sparkling Aria
Ária Cintilante
 
Causa Danos, mas cura o alvo de Queimaduras (Burn), se ele estiver sofrendo esta condição de status. Se o alvo possuir Water Absorb, Storm Drain, Dry Skin ou Soundproof como habilidade, não levará danos do ataque e, portanto, não terá suas queimaduras curadas.

Supersonic
Supersônico/Ataque Supersônico/Som Supersônico
  
Faz com que o alvo fique confuso, mas apresenta apenas 55% de chances de funcionar com sucesso. Este movimento pode ser incrementado pelo uso de um Normalium-Z, tornando-se Z-Supersonic e aumentando o stat de Speed do usuário em um estágio além dos efeitos anteriormente citados.

Torch Song
Canção da Tocha
 
Causa danos e amplia o Ataque Especial do usuário em 1 estágio.

Uproar
Tumulto / Gritaria (PT-BR) - Ruído / Vozeirão (PT-PT)
  
Causa danos de 2 a 5 turnos. Durante este período, o usuário não consegue utilizar nenhum outro movimento.



Exceções

São Movimentos que usam som (em teoria), mas não se aplicam às regras anteriormente mencionadas:



Belly Drum
Tambor de Barriga
  
O usuário deduz metade do próprio HP (50%) para ampliar ao máximo o seu stat de Attack (seis estágios, de uma só vez). Este golpe falha se o usuário tiver a metade (ou menos que isso) de seu HP total. Belly Drum pode ser amplificado pelo auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Belly Drum e restaurando completamente (100%) o HP do usuário antes da dedução dos 50%.

Drum Beating
Toque do Tambor
 
Causa Danos, diminuindo o stat de Speed do alvo.

G-Max Drum Solo (SS)
Solo de Bateria G-Max
[G-Max Move]
  
Causa danos, ignorando a habilidade do alvo.

Oceanic Operetta
Sinfonia Marítima
[Z-Move Exclusivo]
 
Este Z-Move é exclusivo da Espécie Primarina e sempre utiliza como base o movimento Sparkling Aria em conjunto ao item Primarium Z. Causa danos e seu poder sempre será de 195. Apesar de ser uma versão melhorada do golpe Sparkling Aria, Oceanic Operetta não é considerado um movimento sonoro, o que quer dizer que consegue atingir oponentes com a habilidade Soundproof.

Sonic Boom
Explosão Sônica / Bomba Sônica / Ribombo / Estouro Sônico / Estrondo Sônico (AG014)
  
Sempre causa exatos 20 Pontos de Dano, independente de vantagens e desvantagens, fraquezas e resistências.

Synchronoise
Barulho Sincronizado
  
Causa danos a todos os Pokémon adjacentes que compartilhem pelo menos 1 tipo com o usuário. Se o usuário tiver múltiplos tipos, qualquer Pokémon que tiver qualquer um daqueles tipos será prejudicado. Synchronoise nunca será efetivo se o usuário não possuir um tipo (exemplo: quando um tipo fogo puro perde o seu tipo fogo ao utilizar Burn Up), mesmo que um Pokémon adjacente também não apresente tipo.



Movimentos que Interferem no uso de Movimentos Sonoros

Throat Chop
Golpe Enfeitiçado (PT-BR) — Garra de Garganta (PT-PT)
 
Causa Danos e impede que o alvo utilize ataques baseados em "som" por 2 turnos. Movimentos Z de Status não são afetados, contudo.


Habilidades que Interferem no uso de Movimentos Sonoros

Soundproof
Antirruído / À Prova de Som
[Habilidade]
Garante imunidade ao Pokémon a todos os movimentos baseados em Som.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.