Concursos e Musicais Pokémon


Contests, Torneios ou Concursos são competições no mundo Pokémon onde os monstrinhos são julgados de acordo com 5 categorias: Beleza, Vigor, Graciosidade, Estilo e Inteligência. Os valores que cada Pokémon obtém em cada categoria podem ser quantificados, tais como os Stats, vide gráfico abaixo:

Os stats de Contests são chamados de "Conditions" (Condições)


Este tipo de competição foi introduzida pela primeira vez na terceira geração, em Hoenn. Os Constests geralmente são conduzidos dentro de arenas com palcos conhecidas como Contest Hall.

Na Terceira Geração de Jogos Pokémon, os torneios são chamados simplesmente de Pokémon Contest; na Quarta Geração, com o advento de novas mecânicas, se tornaram os Super Contest; e na Sexta Geração, com os remakes de Ruby e Sapphire, Omega Ruby e Alpha Sapphire, se tornaram os Constest Spectaculars. Na oitava geração, retorna nos remakes de Diamond & Pearl, Brilliant Diamond & Shining Pearl com o nome de Super Contest Show. Atualmente, os contests apareceram apenas nestas gerações citadas.


NOS JOGOS:

O coordenador (aquele que participa dos concursos) deve se inscrever em 1 das 5 categorias, sendo elas:
  1. Beleza 
  2. Vigor 
  3. Graciosidade 
  4. Estilo 
  5. Inteligência 

As formas do Pikachu Cosplay (exclusivo de Omega Ruby & Alpha Sapphire) também representam as 5 categorias dos Contests:

Pikachu Cosplay (Sem Roupas)

 
Pikachu Belle

Pikachu Libre

Pikachu PhD

Pikachu Pop Star

Pikachu Rock Star

Cada torneio individualmente possui um rank para cada uma das cinco categorias, sendo os ranks dos contests:
  • em Hoenn
  1. Normal Rank
  2. Super Rank
  3. Hyper Rank
  4. Master Rank
  • em Sinnoh
  1. Normal Rank
  2. Great Rank
  3. Ultra Rank
  4. Master Rank

Ou seja, cada competidor pode concorrer em cada uma das 5 categorias em 4 diferentes ranks, totalizando 20 concursos. Os ranks são o nível de dificuldade da competição dentro daquela categoria, o que quer dizer, por exemplo, que um contest da categoria Beleza de rank super (superior) é mais difícil do que um contest da mesma categoria Beleza, só que de rank normal (inferior).

Após a inscrição, o Pokémon escolhido pelo coordenador deverá enfrentar 2 rounds de competição contra os outros participantes...

Como Funciona:

1)) CONTESTS e CONTEST SPECTACULARS:

Aparecem nos seguintes jogos:

Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, sob o nome de "Pokémon Contest".

 
Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, sob o nome de "Pokémon Contest Spectaculars".


*Primeiro Round*

No primeiro Round, os Pokémon participantes do torneio (geralmente são 4 Pokémon participando simultaneamente para cada torneio) são julgados de acordo com a categoria na qual foram inscritos, ganhando uma pontuação cada um. O número de pontos ganho varia de rank para rank, sendo os ranks mais altos, mais valiosos. Os pontos aqui são marcados por estrelas.


Para obter mais pontos, os participantes deverão ter alimentado previamente o seu Pokémon com Pokéblocos.

 

Os Poké-Blocos são balinhas coloridas feitas a partir do processamento de Berries, cuja função primária é aumentar as condições de um Pokémon para Contest.

 Pokébloco Azul: Aumenta levemente a Condição de Beleza
Pokébloco Azul Plus: Aumenta moderadamente a Condição de Beleza
Pokébloco Verde: Aumenta levemente a Condição de Inteligência
Pokébloco Verde Plus: Aumenta moderadamente a Condição de Inteligência
Pokébloco Rosa: Aumenta levemente a Condição de Graciosidade
Pokébloco Rosa Plus: Aumenta moderadamente a Condição de Graciosidade
 Pokébloco Vermelho: Aumenta levemente a Condição de Estilo
Pokébloco Vermelho Plus: Aumenta moderadamente a Condição de Estilo
  Pokébloco Amarelo: Aumenta levemente a Condição de Vigor
 Pokébloco Amarelo Plus: Aumenta moderadamente a Condição de Vigor
 Pokébloco Arco-Íris: Aumenta levemente todas as condições
 Pokébloco Arco-Íris Plus: Aumenta moderadamente todas as condições


*Segundo Round*

No segundo Round da competição, os 4 Pokémon participantes se revezam performando movimentos (ataques) que combinem com a categoria na qual estão competindo.

Para isso, cada movimento existente, nas gerações em que há Constests, são classificados em uma das 5 categorias. Por exemplo, o movimento Bubble Beam é um movimento da Categoria Beleza, enquanto o movimento Bubble é da categoria Graciosidade.


Porém, é interessante ressaltar que alguns movimentos trocam de categoria de geração para geração. Por exemplo, o movimento X-Scissor, introduzido na Quarta Geração, é considerado da categoria Beleza na geração em que surgiu. Já na Sexta Geração, em ORAS, é considerado um movimento da categoria Estilo, mudando completamente o seu peso dentro de uma competição.

Nesta etapa, os 4 Pokémon devem gerar o chamado Appeal ou Apelo, que nada mais é que uma pontuação marcada por corações de acordo com a comoção dos jurados ou do público dada a performance em que estão atuando. Além disso, em Omega Ruby & Alpha Sapphire, é possível Mega Evoluir o seu Pokémon para tentar gerar mais pontos de apelo.


Enquanto os 4 Pokémon participantes estão se revezando na exibição de seus movimentos para gerar apelo, eles são capazes de afetar o desempenho um do outro. Os efeitos em outros Pokémon incluem reduzir o número de corações, deixá-los nervosos e assim por diante. Movimentos que são da mesma categoria do concurso em que o usuário está competindo podem excitar o público, e se o público ficar extremamente animado, o Pokémon marcará corações extras.

As combinações de movimento também marcam corações extras. A quantidade de pontos extras varia entre as gerações; na Terceira Geração, o movimento de acompanhamento de uma combinação recebe o dobro da quantidade de Pontos de Apelação que teria ganho de outra forma, enquanto na Quarta Geração, o movimento de acompanhamento ganha 3 Pontos de Apelação adicionais.

Usar um movimento repetidamente aborrecerá o público no salão, resultando em dedução de pontos. Na Terceira Geração, o Pokémon perderá dois corações na primeira vez que um movimento é repetido, três corações na segunda vez e assim por diante. Na Quarta Geração, o Pokémon só perde um coração toda vez que um movimento é repetido.

*O Julgamento*

Após o segundo turno, os resultados dos quatro Pokémon são mostrados. Aqui, as estrelas representam o desempenho do Pokémon no julgamento primário, enquanto o coração indica o desempenho do Pokémon no julgamento secundário; ambos preenchem os medidores dos quatro Pokémon participantes.

Cada estrela representa 63 pontos obtidos no julgamento primário (arredondado para a estrela mais próxima), enquanto cada coração representa 40 pontos (quatro corações de recurso) obtidos no julgamento secundário.

O Pokémon cujo medidor se torna o mais alto (tem a maior pontuação cumulativa, formada a partir dos pontos obtidos no primeiro turno e o dobro do valor dos pontos obtidos no segundo turno) é anunciado como o vencedor da competição.


Nos concursos de Pokémon, o Pokémon vencedor recebe uma fita para cada uma das quatro categorias diferentes. Nos Contest Spectaculars (ORAS), no entanto, uma fita só é obtida depois de vencer o Master Rank.

Fitas

Vencendo os Contests em Ruby, Sapphire e Emerald, o seu Pokémon recebe as seguintes fitas como recompensa:

 Categoria: Beleza - Rank: Normal
 Categoria: Beleza - Rank: Super
 Categoria: Beleza - Rank: Hyper
 Categoria: Beleza - Rank: Master
 Categoria: Estilo - Rank: Normal
 Categoria: Estilo - Rank: Super
 Categoria: Estilo - Rank: Hyper
 Categoria: Estilo - Rank: Master
 Categoria: Vigor - Rank: Normal
 Categoria: Vigor - Rank: Super
 Categoria: Vigor - Rank: Hyper
 Categoria: Vigor - Rank: Master
 Categoria: Inteligência - Rank: Normal
 Categoria: Inteligência - Rank: Super
 Categoria: Inteligência - Rank: Hyper
 Categoria: Inteligência - Rank: Master
 Categoria: Graciosidade - Rank: Normal
 Categoria: Graciosidade - Rank: Super
 Categoria: Graciosidade - Rank: Hyper
 Categoria: Graciosidade - Rank: Master


Vencendo os Contest Spectaculars em Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, o seu Pokémon recebe as seguintes fitas como recompensa:

 Beauty Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Beleza.
 Coolness Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Estilo.
 Toughness Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Vigor.
 Cleverness Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Inteligência.
 Cuteness Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Graciosidade.
 Contest Star Ribbon: Vença todos os concursos de Master Rank com o mesmo Pokémon.


2)) SUPER CONTESTS

Aparecem em Pokémon Diamond, Pearl & Platinum sob o nome "Super Contest".


Diferentemente dos Pokémon Contests e Pokémon Contests Spectaculars, da região de Hoenn, nas gerações 3 e 6, respectivamente, os Super Contests ocorrem na região de Sinnoh, na quarta geração e possuem diferentes rounds, sendo eles:


Round 1) Competição Visual - Onde o jogador veste o seu Pokémon com acessórios de acordo com um determinado tema; Esta rodada é semelhante à primeira rodada nos jogos anteriores, no entanto, em vez de depender apenas de suas estatísticas aumentadas por PokéBlocos, desta vez você deve vestir seu Pokémon fisicamente com uma variedade de itens para tentar obter pontos. Você faz isso por meio da tela de toque e, quando termina, coloca seu Pokémon na frente da multidão e vê o que eles pensam com base no tipo de concurso que você está participando.


No lugar dos Pokéblocos, são introduzidos os Poffins, que são utilizados para aumentar as condições de um Pokémon para os Super Contests, da Região de Sinnoh. Pokémon de diferentes Natures têm diferentes preferências de Poffins.


Os Sabores de Poffin são:
 Bitter/Dry - Amargo/Seco
 Bitter/Sour - Amargo/Azedo
 Bitter/Spicy - Amargo/Picante
 Bitter/Sweet - Amargo/Doce
 Bitter - Amargo
Dry/Bitter - Seco/Amargo
Dry/Sour - Seco/Azedo
Dry/Spicy- Seco/Picant
Dry/Sweet - Seco/Doce
Dry - Seco
 Sour/Bitter - Azedo/Amargo
Sour/Dry - Azedo/Seco
Sour/Spicy - Azedo/Picante
Sour/Sweet- Azedo/Doce
Sour - Azedo
Spicy/Bitter - Picante/Amargo
Spicy/Dry - Picante/Seco
Spicy/Sour - Picante/Azedo
Spicy/Sweet - Picante/Doce
Spicy - Picante
Sweet/Bitter - Doce/Amargo
Sweet/Dry - Doce/Seco
Sweet/Sour - Doce/Amazedo
Sweet/Spicy - Doce/Picante
Sweet - Doce

Existe também outros tipos de Poffin, a saber:
 Foul Poffin - Tem três sabores aleatórios com 2 pontos de força, ignorando os sabores das Berries constituintes (criado usando duas Berries iguais, o que resulta no valor de sabor 0). 
 Rich Poffin - Apresenta 3 Sabores.
 Overripe Poffin - Apresenta 4 Sabores.
  Mild Poffin - Apresenta Level 50 ou Superior.


Para saber qual sabor de Poffin o seu Pokémon gosta/desgosta de acordo com a sua Nature (Natureza), confira a tabela abaixo:



Round 2) Competição de Dança - Onde o jogador deve controlar o seu Pokémon no palco, simulando uma dança. O Pokémon com o qual você entrou no concurso torna-se o cantor principal ou um dos cantores secundários com base em sua atuação na última rodada. Nesta rodada, você é avaliado com base no seu ritmo e coordenação com a música do momento. Para controlar isso, você pressiona os 4 botões na tela de toque ao som da música quando instruído. Quanto melhor o seu ritmo, mais pontos você ganha.


Round 3) Competição de Atuação - Equivalente ao Segundo Round dos Contests de Hoenn, onde os Pokémon devem performar movimentos para adquirir pontos de Appeal, marcados pela quantidade de corações recebidos ao executarem seus ataques consoantes às categorias e ranks pré-estabelecidos. A rodada final é exatamente igual à parte principal das competições em Ruby & Sapphire. Você usa ataques aqui para tentar obter pontos de Apelo e bloquear os pontos dos oponentes. A pessoa com mais pontos no final das 5 rodadas de batalha vence esta rodada.


Fitas

Vencendo os Super Contests em Diamond, Pearl e Platinum, o seu Pokémon recebe as seguintes fitas como recompensa:


 Categoria: Beleza - Rank: Normal
 Categoria: Beleza - Rank: Great
 Categoria: Beleza - Rank: Ultra
 Categoria: Beleza - Rank: Master
 Categoria: Estilo - Rank: Normal
 Categoria: Estilo - Rank: Great
 Categoria: Estilo - Rank: Ultra
 Categoria: Estilo - Rank: Master
 Categoria: Vigor - Rank: Normal
 Categoria: Vigor - Rank: Great
 Categoria: Vigor - Rank: Ultra
 Categoria: Vigor - Rank: Master
 Categoria: Inteligência - Rank: Normal
 Categoria: Inteligência - Rank: Great
 Categoria: Inteligência - Rank: Ultra
 Categoria: Inteligência - Rank: Master
 Categoria: Graciosidade - Rank: Normal
 Categoria: Graciosidade - Rank: Great
 Categoria: Graciosidade - Rank: Ultra
 Categoria: Graciosidade - Rank: Master


3)) SUPER CONTEST SHOWS


Nos remakes da 4ªgeração, Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl, o Super Contest de Sinnoh recebe uma repaginada geral e passa a funcionar de maneira completamente diferente e os pontos de Appeal (apelo) são substituídos por Hype Points (pontos de Hype).





Como antes, os concursos são divididos em 5 categorias: Estilo, Graciosidade, Beleza, Vigor e Inteligência, e os ranks são: Normal, Great, Ultra e Master.

Você não poderá participar dos ranks superiores até que tenha concluído os ranks inferiores. Você receberá uma Fita (Ribbon) para cada conclusão de Master Rank e, se concluir todos os 5 Master Ranks com um único Pokémon, receberá a Contest Star Ribbon.

Você também receberá selos para pokébolas com o tema de cada tipo de concurso depois de ser a "estrela do show" em cada concurso. Os ranks Normal, Great, Ultra e Master fornecem os Stickers do tipo A, B, C e D, respectivamente.





Depois de completar a Elite Four, você terá acesso ao Brilliant ou Shining Contest, dependendo do seu jogo. Este concurso só pode ser jogado com um Pokémon com uma Contest Star Ribbon (ou seja, um Pokémon que tenha concluído todos os 5 Master Ranks sozinho) e treinadores de recursos como Jasmine e Fantina aparecem como oponentes. Como não há foco definido, as Cápsulas do seu Pokémon são realmente importantes. A conclusão do Master Rank lhe dá uma Twinkling Star Ribbon.

Aparecem nos Jogos Pokémon Brilliand Diamond & Shining Pearl sob o nome de "Super Contest Show"

Existe também uma área que lhe permite participar de Super Concursos localmente ou online com outros jogadores.

Contest Hall Rank

Conforme você conclui as competições se saindo bem-sucedido, o Hall Rank melhorará. Conforme o Hall Rank aumenta, o Hall será configurado com mais decorações. Há um total de quatro classificações para completar, são elas:

Contest Hall Rank 1

Contest Hall Rank 2

Contest Hall Rank 3

Contest Hall Rank 4


Estágios do Super Contest Show

1) Avaliação Visual

Esta avaliação baseia-se nas condições dos Pokémon, tais como Coolness ou Beauty, bem como nos efeitos dos seus Hype Points. Diferentemente dos Super Contests originais da quarta geração, os Pokémon não se vestem mais para este estágio.



A avaliação visual é a primeira parte dos Super Concursos. Ela baseia a avaliação do seu Pokémon apenas nas estatísticas do concurso, que podem ser aumentadas usando Poffin. A decoração da cápsula de Pokébola com stickers/selos também se encaixa, com cada selo sendo mais benéfico para determinados Concursos.

Se você tiver um Pokémon segurando o lenço (Scarf) relacionado ao tipo de concurso, ele obterá um pequeno aumento.

2) Avaliação de Dança

Após a Visual Evaluation, os Pokémon serão avaliados quanto ao seu ritmo. Se conseguir dançar ao ritmo das notas da música, poderá obter Hype Points.



A Avaliação de Dança é o estágio principal onde você obtém os pontos. Para fazer isso, você precisa apertar o botão em sincronia com a música e a barra que segue abaixo. Quanto melhor for o seu tempo, melhores serão os pontos. Quando você atinge uma nota, o medidor no seu ícone aumenta e quando ele preenche, ele envia o medidor do coração para cima.

Quando você acerta as notas em combos, você aumenta seu groove (ritmo) e quando erra você diminui. Isso é indicado pelas setas do seu Pokémon. Setas laranja para cima significam ritmo positivo e setas azuis para baixo significam ritmo negativo. Isso pode ser utilizado por uma variedade de movimentos para a avaliação de movimento.

Para completar o concurso, você precisa fazer com que todos os jogadores tenham um bom desempenho até certo ponto. Se você falhar, o concurso falha de qualquer maneira.



3) Avaliação de Movimentos

Esta avaliação baseia-se num Movimento de Contest que cada Pokémon pode utilizar apenas 1 vez DURANTE a Avaliação de Dança. Quando um Pokémon utiliza um Movimento de Contest, poderá agradar ao público e obter Hype Points. Além disso, se sincronizar o seu Movimento de Contest com os dos artistas restantes, poderá criar uma corrente de movimentos (combinação) que lhe permitirá ganhar mais Hype Points.


Como dito anteriormente, a Avaliação de Movimento faz parte da Avaliação de Dança, ou seja, ambas acontecem na mesma etapa. A qualquer momento durante a dança, você pode ativar seu Movimento de Contest para obter o efeito. Certifique-se de ativá-lo quando o efeito for preparado, como movimentos que aumentam quando você tem um groove positivo apenas quando você tiver um groove positivo.

Você também pode combinar movimentos. Se todos os jogadores usarem seus movimentos em sucessão, isso pode criar mais pontos de groove.

Para esses jogos, a estrutura de como os movimentos funcionam mudou. Em vez de cada movimento ser ideal para um tipo específico de competição e infligir efeitos a você ou a outro Pokémon dentro dele, cada movimento agora pode ser usado em qualquer competição e há apenas alguns efeitos. Cada movimento tem uma quantidade específica de Hype Points que pode fornecer também. Ou seja, em outras palavras, os movimentos não são mais classificados de acordo com as 5 categorias do Contest. Eles não apresentam mais um tipo específico, mas sim um efeito específico e fornecem vários pontos para o Hype durante a Avaliação de Dança. Os efeitos possíveis são:

  • Por 5/10/15 segundos, notas perdidas não serão julgadas.
  • O Groove não cairá por 5/10/15 segundos.
  • Por 10 segundos, será um pouco mais fácil encher o medidor de coração.
  • Por 10 segundos, será mais fácil encher o medidor de coração.
  • Por 10 segundos, será muito mais fácil encher o medidor de coração.
  • Os Hype Points ganhos aumentarão em 1/2/3 se o groove for positivo.
  • Os Hype Points ganhos aumentarão em 1/2/3 se o groove for negativo.
  • Você receberá 1-5 Hype Points, dependendo do ritmo do Pokémon
Além disso, agora você só pode trazer um único movimento para o Concurso.


Estrela do Concurso:

No final, sua classificação é determinada com base em suas estatísticas visuais, estatísticas de dança e quão bem executado seu movimento foi. O jogador com a maior quantidade de pontos será classificado como Estrela do Concurso. Você precisa ter sucesso no Concurso e ganhar a Estrela do Concurso para passar para a próxima classificação.


Vencendo os Super Contest Shows em Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl, o seu Pokémon recebe as seguintes fitas como recompensa:

 Beauty Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Beleza.
 Coolness Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Estilo.
 Toughness Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Vigor.
 Cleverness Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Inteligência.
 Cuteness Master Ribbon: Obtida apenas ao vencer o Master Rank da Categoria Graciosidade.
 Contest Star Ribbon: Uma fita concedida a um Pokémon que teve um desempenho excelente no Master Rank em um Super Contest Show.
 Twinkling Star Ribbon: Vença todos os concursos de Master Rank com o mesmo Pokémon.



NO ANIME:

No anime, os Contests são diferentes dos jogos, não possuindo categorias nem ranks. Eles possuem variações entre si conforme as regiões em que ocorrem. Por exemplo:
  • Hoenn - Nos Contests de Hoenn, o coordenador geralmente deve utilizar 1 único Pokémon do início ao fim do torneio;
  • Kanto - Em Kanto, os coordenadores podem trocar de Pokémon do primeiro para o segundo round, utilizando assim até dois Pokémon por torneio.
  • Sinnoh - Em Sinnoh, os coordenadores utilizam cápsulas e selos de Pokébolas para melhorar a apresentação, além de se vestirem diferente e, assim como em Kanto, poderem trocar de Pokémon durante os rounds, utilizando até dois monstrinhos por Concurso.

Alguns Contests especiais permitem a utilização de dois Pokémon simultaneamente, permitindo performances e batalhas em dupla.

Quando um coordenador vence um Contest no anime, ele recebe uma Fita, item que leva o nome da cidade em que tal competição foi sediada.




Os coordenadores que obtiverem 5 fitas de uma mesma região, podem participar do Grand Festival, que é um grande torneio contra todos os outros coordenadores que também obtiveram esta mesma quantidade de fitas ao longo do ano. O vencedor do Grande Festival se torna um Top Coordenador (título permanente depois de vencer uma destas competições) e recebe como prêmio a cobiçada Taça da Fita.


Geralmente, as fitas recebidas nos Contests do anime são restritas à região em que foram obtidas. Contudo, um evento especial chamado Copa Wallace, organizado pelo Top Coordenador de mesmo nome, provê uma única fita anualmente, que é válida para competir em qualquer uma das quatro regiões (Kanto, Johto, Hoenn ou Sinnoh).


Como Funciona:

Tal qual nos jogos, os Contests do anime possuem dois rounds com jurados. Vários treinadores competem entre si e eles vão sendo eliminados de um round para o outro e com o avançar do segundo round.

*Primeiro Round*

O primeiro Round dos Contests do anime é equivalente à Avaliação de Movimentos dos Contests dos Jogos, em que o Pokémon precisa performar movimentos para atrair a atenção dos jurados.


Como vários coordenadores participam do Contest, os jurados ficam encarregados de escolher apenas os melhores para avançarem para o próximo round. O número de coordenadores que passam do primeiro para o segundo round variam de competição para competição, de região para região, dependendo do tamanho do evento e da quantidade de coordenadores que foram inscritos.

Como critério de avaliação, os jurados avaliam a beleza e a complexidade das apresentações, sendo importante que o próprio Pokémon não seja ofuscado ou escondido pelos seus próprios ataques, como evidenciado por Zoey na Saga Diamante & Pérola.


*Segundo Round*

Apenas os melhores coordenadores, escolhidos pelos jurados no primeiro round, consoantes às suas performances apresentadas, passam para o segundo round. Aqui, os coordenadores devem BATALHAR entre si, até restar apenas um. Este é declarado então, o vencedor da competição e recebe uma fita como recompensa.

Contudo, as batalhas aqui não funcionam da mesma maneira que na Liga Pokémon. Para cada batalha, é dado um tempo limite de 5 minutos e o objetivo não é derrotar o oponente em si, mas performar com seus movimentos, com o objetivo de reduzir os pontos do oponente.

Cada competidor entra em batalha com sua taxa de pontos em 100% e eles vão sendo diminuídos conforme o oponente os atinge com seus movimentos.

Outros fatores que podem influenciar na diminuição de pontos é se o Pokémon se atrapalhar na hora de executar seus movimentos, não obedecer ao seu coordenador ou se o golpe simplesmente falhar.

Além disso, se um dos competidores tiver seu Pokémon derrotado durante a batalha, ele é automaticamente desclassificado da competição. Se um coordenador conseguir zerar sua pontuação, ele também é desclassificado.

Ter o seu Pokémon derrotado em um Contest faz com que a vitória da Batalha passe para o adversário.

Porém, não é preciso nocautear o Pokémon adversário para vencer. Para isso, basta ficar com mais pontos intactos do que o seu oponente ao fim dos 5 minutos de exibição. 


O Coordenador com maior quantidade de pontos ao fim do tempo é declarado o vencedor da partida.
Os pontos aqui são marcados pela cor amarela. Em preto, são os pontos que já foram perdidos durante a partida.

Após restar apenas um coordenador, ele é declarado o vencedor da competição e recebe uma fita como recompensa, sendo necessárias 5 fitas para que participe do Grande Festival.

As Fitas no anime são:

FITAS DOS CONCURSOS DA REGIÃO DE HOENN
 Fita de Fallarbor (May)
 Fita de Verdanturf (May)
 Fita de Lilycove (May)
 Fita da Ilha Izabe (May)
 Fita de Pacifidlog (May)
 1ª Fita de Drew - Nome/Cidade Desconhecidos
 2ª Fita de Drew - Nome/Cidade Desconhecidos
 Fita Rubello (Drew)
 4ª Fita de Drew - Nome/Cidade Desconhecidos
  5ª Fita de Drew - Nome/Cidade Desconhecidos
  1ª Fita de Harley - Nome/Cidade Desconhecidos
 2ª Fita de Harley - Nome/Cidade Desconhecidos
 3ª Fita de Harley - Nome/Cidade Desconhecidos
 4ª Fita de Harley - Nome/Cidade Desconhecidos
 5ª Fita de Harley - Nome/Cidade Desconhecidos


FITAS DOS CONCURSOS DA REGIÃO DE KANTO
 Fita de Saffron (May)
 Fita de Silver Town (May)
 Fita da Ilha Chrysanthemum (May)
 Fita de Gardenia Town (May)
 Fita de Mulberry Town (May)
 1/2 Fita de Terracota (May)
 1/2 Fita de Terracota (Ash)
 Fita de Drew - Nome/Cidade Desconhecidos


FITAS DOS CONCURSOS DA REGIÃO DE JOHTO
 Fita de May - Nome/Cidade Desconhecidos
 Fita de May - Nome/Cidade Desconhecidos
 Fita de May - Nome/Cidade Desconhecidos


FITAS DOS CONCURSOS DA REGIÃO DE SINNOH
 Fita de Floaroma (Dawn)
 Fita de Celestic (Dawn)
 Fita de Chocovine (Dawn)
 Fita de Daybreak (Dawn)
 Fita de Solaceon (Jessilina)
 Fita de Majolica (Jessilina)
 Fita de Lilypad (Jessilina)
 1ª Fita de Zoey - Nome/Cidade Desconhecidos
 Fita de Jubilife (Zoey)
 3ª Fita de Zoey - Nome/Cidade Desconhecidos
 4ª Fita de Zoey - Nome/Cidade Desconhecidos
 5ª Fita de Zoey - Nome/Cidade Desconhecidos


FITA DA COPA WALLACE (VALE PARA TODAS AS REGIÕES)
 Fita Aqua (Dawn)



MUSICAIS POKÉMON


Já os chamados Musicais são uma competição irmã dos Concursos. Na sequência dos Concursos Pokémon introduzidos pela primeira vez no Ruby & Sapphire, a evolução lógica dos concursos chegou e em Unova é rotulada como um Pokémon Musical.

 
 
Aparecem nos jogos Pokémon Black, White, Black 2 e White 2 sob o nome de "Pokémon Musical".

Na Cidade de Nimbasa, em Unova, você encontrará um Music Hall onde acontecem os musicais Pokémon. Os musicais, ao contrário dos concursos, não apresentam nenhum dos aspectos de luta mostrados nos concursos de Pokémon. Em vez disso, eles apenas aprimoram o processo de recursos de origem dos Super Concursos e o levam a um novo nível.


Vestido para o sucesso

A primeira parte dos Musicais Pokémon envolve você vestir seu Pokémon. Isso é feito através da obtenção de itens semelhantes a acessórios e colocando-os na Goods Case. Então, ao iniciar sua campanha no Pokémon Musical, você poderá selecionar entre esses diferentes trajes e adereços para equipar seu Pokémon de acordo com a premissa e a sensação da música.

Existem quatro categorias diferentes de Musicais Pokémon, cada uma com uma imagem diferente para você vestir seu Pokémon.

São elas:

  • Estilo (Cool)
  • Graciosidade (Cute)
  • Elegância (Elegant)
  • Unicidade (Unique)

Cada Categoria tem pelo menos uma música associada, utilizada como repertório da apresentação. A tabela abaixo estabelece uma relação entre as músicas disponíveis e as categorias dos Musicais Pokémon:

♪♫ Músicas ♪♫Categoria
StardomEstilo
Forest StrollGraciosidade
A Sweet SoiréeElegância
Exciting NimbasaUnicidade
Charming MunnaElegância (Quando uma dama está do lado de fora)
Graciosidade (Quando uma criança está do lado de fora)
Pokémon SmashEstilo (Quando um homem está do lado de fora)
Unicidade (Quando uma criança está do lado de fora)
Pokémon Centre de Fashion ♪Graciosidade

Acessórios

A chave para os Musicais Pokémon é se vestir. Cada item pode funcionar apenas para um tema específico de Musical, que você pode selecionar. Para ganhar mais acessórios, você pode obtê-los de um homem em Opelucid City que lhe dará cinco itens diferentes a cada dia. Você também receberá alguns após participar de um musical e também receberá um no seu aniversário. Esses itens só podem ser anexados a certas áreas do Pokémon no apelo, com alguns permitindo serem colocados em duas.


Performance

epois de vestir seu Pokémon para a apresentação, é hora de sair e tocar a música. Se você conseguir agradar o público, eles também jogam itens para você guardar.

Existem vários bits predefinidos de música no jogo. No entanto, além disso, você também podia baixar novas músicas no Pokémon Global Link.

Durante a apresentação, se você anexou acessórios às mãos do seu Pokémon, poderá buscar Appeal (apelo) usando esses itens para tentar atrair o interesse do público. Você só pode fazer isso uma vez por item, então é melhor usar estrategicamente. Infelizmente, você tem controle limitado do Musical fora disso, então você precisa se certificar de que se vestiu corretamente e está usando os melhores itens.


Review

Depois do Musical, o dono do teatro conta ao jogador e aos demais participantes como se saíram, em que categoria e em que grau. Sua análise vai do desempenho mais baixo para o mais alto (falado primeiro significa que o Pokémon se saiu menos bem; falado por último significa que o Pokémon foi o melhor) e será avaliado como: Legal, Fofo, Elegante, Único, Peculiar ou Equilibrado.


O proprietário do teatro usa os seguintes comentários e eles são classificados da pontuação mais alta para a mais baixa:

"Neste musical, não é exagero dizer que o Pokémon do < jogador > foi o papel principal."
"O Pokémon usou Acessórios para transmitir uma expressão tão abundante, como se fossem atores!"
"Observando os movimentos certeiros do seu Pokémon, eu também senti < traço > !"
"Seu Pokémon desempenhou seu papel muito bem."
"Parece que o seu Pokémon está se esforçando para corresponder às suas expectativas. Vou apoiar o seu Pokémon paralelamente!"
"Não foi muito perceptível ... Mas eu gostei! Continue assim!"

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.