Predadores, Presas e Espécies Rivais em Pokémon


Nos jogos, as entradas da Pokédex para muitos Pokémon geralmente descrevem relações predador-presa com outros Pokémon.

Relação predatória conhecida


Legenda:
Predator (Predador)
Prey (Presa)

Em Pokémon Snap, vários Meowth também podem ser vistos perseguindo Pidgey em vários pontos da praia. Perto do final do curso, um pode ser testemunhado à espreita em torno de um ninho de Pidgey antes de ser atacado pelos Pidgey que se empoleiram lá.

Eventos no anime também fazem referência a relacionamentos predador-presa:

No EP003, Misty avisa Ash que Pidgeotto pode tentar comer o Caterpie com o qual ele está lutando.
No EP016, Meowth, estando faminto, tenta comer o Magikarp de James.
No EP094, Snorlax tenta comer Goldeen de Misty.
No EP107, o Snorlax de Ash tenta comer o Gloom de Gulzar.
Em BW139, um Exploud selvagem tenta engolir o Axew de Iris.

Rivais


Outras Rivalidades



Durante várias gerações, Zangoose vê Seviper como seu inimigo mortal, e vice-versa. Dizem que as marcas que existem nos corpos de ambos os Pokémon são cicatrizes de batalhas que as espécies travaram uma contra a outra.


No antigo site oficial de Pokémon Sword & Shield (hoje desativado), era dito que os Duraludon "partilham o seu habitat com Tyranitar e estes dois Pokémon são vistos, frequentemente, a lutar um contra o outro nas montanhas da região de Galar."

Pokémon se alimentando parasitariamente de outros Pokémon

Outros casos de Pokémon atacando uns aos outros envolvem meios mais parasitas. Isso inclui sugar sangue, seiva, energia ou força vital de outro Pokémon. Isso é visto com Haunter e Gengar, que em Pokémon Ranger, junto com Gastly, lambem o Pokémon parceiro até que ele desapareça.

O Manual Oficial de Pokémon menciona Golbat bebendo o sangue de seus inimigos, o que também é observado na maioria de suas entradas na Pokédex dos jogos.

A entrada na Pokédex de Slowbro em Pokémon Crystal menciona que Shellder gosta do sabor do lodo que sai da cauda do Slowbro. É provavelmente por isso que Shellder é atraído a morder Slowpoke; iniciando assim a evolução para Slowbro e iniciando a relação parasitária, mas simbiótica de Shellder e Slowpoke. Em Pokémon Snap isso também pode ser testemunhado ao explorar o rio. Todd Snap pode usar comida Pokémon para atrair Slowpoke para pontos onde eles começarão a pescar Shellder. O Pokémon Bivalve rapidamente se aproveita disso, e morde a deliciosa cauda do Slowpoke e forma o Slowbro.

Em várias ocasiões, o Heracross de Ash alvejou o bulbo de seu Bulbasaur para sugar seiva. Mesmo no calor da batalha, ele rapidamente derrubava Bulbasaur e se servia da seiva dentro dele. Embora não seja de natureza maliciosa ou particularmente prejudicial, isso ainda incomoda e causa desconforto ao Bulbasaur; Heracross parece ser indiferente a esse fato, no entanto.

Em BW062, um Joltik agarrou o Pikachu de Ash e drenou sua eletricidade. Tentando ajudar Pikachu, Cilan e Iris decidem enviar Stunfisk e Emolga, apenas para descobrir que mais Joltik já se prenderam em suas Pokébolas e drenaram os Pokémon do lado de fora.


Alimentando-se de animais não-Pokémon

Existem alguns exemplos e sugestões de que animais não-Pokémon são predados por alguns Pokémon. As entradas da Pokédex para Venonat e Venomoth mencionam que eles atacam pequenos insetos. Horsea também é dito comer insetos voadores que acerta com sua tinta. Ambos Weepinbell e Victreebel são conhecidos como pokémons caçadores de moscas, e o último é mencionado por usar o aroma doce de seu mel para atrair presas, como insetos, bem como animais de grande porte. É até sugerido que Victreebel coma humanos que se aventuram na selva em busca de uma grande colônia de Victreebel. Wailord tem várias entradas na Pokédex sugerindo que ele come plâncton, zooplâncton e krill, que são plantas e animais pequenos e microscópicos. Nadando no fundo do mar em tempos pré-históricos, Omanyte comia plâncton.

Exemplos disso também apareceram de tempos em tempos na série original do anime. Antes de ser pego, Pidgeotto é visto comendo um verme. No EP163, uma estátua baseada em restos fósseis mostra Kabutops atacando um grande peixe. Meowth da Equipe Rocket também foi visto fantasiando sobre peixes e comendo alimentos de origem animal, como mariscos e frango frito.


Humanos Comendo Pokémon

Carne é frequentemente mostrada no anime, e também foi mostrada em Pokémon Sword and Shield. Embora nunca tenha sido mostrado diretamente ser carne de Pokémon, nenhuma outra fonte de alimento foi explicada ainda. Sabe-se que alguns Pokémon produzem alimentos e subprodutos comestíveis, como leite, nozes e frutas. Estes podem ser colhidos com segurança com pouco ou nenhum dano ou desconforto para o Pokémon.

*Chansey compartilhando seus ovos com outros Pokémon*
NOTA: Assim que retira o ovo da bolsa marsupial, outro surge instantaneamente no lugar*

Frutas de Snover

Nozes de Grotle

No entanto, foi mencionado que alguns Pokémon são caçados e usados ​​​​por sua carne: Farfetch'd em particular são conhecidos por fazer uma boa refeição, especialmente quando cozidos com alho-poró, e quase foram caçados à extinção por causa disso, levando à sua raridade.

No EP013, Ash pega um Krabby que é rapidamente enviado para o laboratório do Professor Carvalho. Ash chama o Professor para verificar se Krabby está seguro, temendo que Carvalho o comesse. Embora o professor não fosse comê-lo, ele observa que o Krabby de Ash seria muito pequeno para ser apreciado em uma refeição, e que o Krabby muito maior de Gary seria uma refeição muito melhor.

Durante um arco de história dentro dos jogos da Geração II e seus remakes, a recém-reformada Equipe Rocket começa a roubar Slowpoke, cortando suas caudas e vendendo-as como uma iguaria rara. Indica-se que o rabo não é comido, mas chupado ou levemente mastigado, da mesma forma que se aprecia madressilva. Isso também é mencionado na música Slowpoke, onde está implícito que isso é mais comum entre as crianças. Na região de Alola, as caudas do Slowpoke simplesmente caem e são usadas em muitos pratos de Alola. No entanto, as caudas precisam ser secas e depois cozidas em um ensopado salgado para serem adequadamente comestíveis. Muitos produtos são feitos de caudas Slowpoke, o que pode ser observado ao examinar as prateleiras do Thrifty Megamart. Em Pokémon Sword and Shield, Smoke-Poke Tails, caudas Slowpoke defumadas, são um ingrediente de curry.

*Galarian Slowpoke provando a cauda de um Kantonian Slowpoke*

*Kantonian Slowpoke provando a cauda de um Galarian Slowpoke*

A barbatana dorsal de Sharpedo era uma iguaria historicamente valorizada, e a pesca excessiva quase a levou à beira da extinção.

Ao visitar a Biblioteca Canalave, é revelado nos contos folclóricos de Sinnoh que os Pokémon capturados no mar são comidos e, em seguida, os ossos são jogados de volta na água. Também é mencionado que fazendo isso, os Pokémon que foram comidos retornariam totalmente carnudos.

No EP016, Ash, seus amigos e a Equipe Rocket estão presos no meio do oceano sem comida. Eventualmente, devido à fome e à natureza terrível de sua situação, Ash e Brock começaram a discutir e fantasiar sobre comer o Magikarp de James. Infelizmente para eles e Meowth em particular, a composição corporal de Magikarp o torna quase intragável. Misty elabora sobre isso, afirmando que Magikarp nada mais é do que escama e osso, portanto, haveria pouco sustento obtido.

É possível, com base nas palavras usadas na entrada do Pokédex de Cherubi, que os humanos tenham comido o apêndice semelhante a uma bola de Cherubi, além do Pokémon.

Além disso, de acordo com sua entrada Pokémon Black 2 e White 2 Pokédex, Basculin são notavelmente saborosos, indicando que os humanos também os comeram.

A entrada de Pokémon Silver afirma que as barbatanas e os ossos de Seadra são usados ​​na medicina herbal.

De acordo com a entrada Crabrawler de Pokémon Moon, suas pinças não são carnudas, mas são ricas em nutrientes e consideradas deliciosas. A entrada de Crawdaunt em Ultra Moon diz que suas garras não têm um gosto bom, em contraste com as de Crabrawler e Clauncher.

Da mesma forma, na entrada de Pokemon Sword para Barraskewda, está fortemente implícito que eles foram comidos antes, observando sua carne "surpreendentemente saborosa".


Comida Produzida Por Pokémon

Algumas espécies de Pokémon são conhecidas por produzir vários tipos de alimentos que podem ser consumidos com segurança por humanos e outros Pokémon, presumivelmente sem que o Pokémon em questão seja morto e consumido no processo.

  • Chansey e Blissey são capazes de botar ovos deliciosos e nutritivos para humanos e Pokémon.
  • Certos Pokémon do tipo Grama, como Grotle, Snover e Tropius, são capazes de cultivar nozes, bagas e outras frutas comestíveis em seus corpos. Enquanto os Pokémon sempre gostam disso, o mesmo nem sempre pode ser dito para os humanos. A comida que Grotle produz, por exemplo, tem um gosto ruim para os humanos.
  • Shuckle são bem conhecidos por armazenar certos tipos de bagas em suas cascas, que fermentam lentamente em suco. O suco tem propriedades especiais se consumido por humanos e Pokémon e, como demonstrado no episódio do anime EP170, pode ser usado para fazer poção do amor.
  • O fungo de Paras e Parasect pode ser usado para fazer poções e remédios.
*Paras plantando seus cogumelos*

  • Miltank produz Moomoo Milk que pode ser comprado nos jogos e usado como item de cura. Afirma-se nos jogos e no anime que é nutritivo e delicioso. Também é afirmado nos jogos que se diz que as crianças que o bebem se tornarão adultos fortes ​​e saudáveis. No anime, os grupos de Miltank são frequentemente mantidos para produzir o leite não apenas para beber, mas também para o leite usado para fazer produtos lácteos como parte de um negócio. Em XY053, foi demonstrado que o leite feito por Skiddo também é usado para fazer produtos lácteos, como queijo e sorvete.
  • Combee e Vespiquen coletam o néctar das flores para produzir o Mel que é saboreado por várias espécies de Pokémon, como Mothim, que o rouba.
  • A tinta preta cuspida por Octillery é usada para cozinhar.
  • As escamas de Gabite são usadas como ingrediente em remédios que revigoram corpos cansados.
  • Os sopros de pólen de Ribombee são altamente nutritivos e são vendidos como suplementos.

Mudança na Dieta

Com o tempo, a maioria das menções de Pokémon sendo comidos por humanos ou Pokémon de qualquer maneira tornou-se cada vez mais rara. Isso pode ser devido a questões morais; à medida que o anime e os jogos progrediram, os Pokémon se tornaram aparentemente mais humanos. Isso inclui a exibição de personalidades individuais, maneirismos humanos e emoções complexas. Na maioria das culturas e sociedades, a ideia de seres humanos comendo uns aos outros é estritamente tabu, tanto que mesmo a ideia de criaturas fictícias comendo uns aos outros pareceria igualmente canibal se possuíssem quaisquer qualidades humanas.

No entanto, em Pokémon Sword and Shield, Barraskewda e Appletun são considerados alimentos populares para humanos.

Alguns Pokémon receberam novos hábitos alimentares, possivelmente na tentativa de minimizar qualquer comportamento predatório. Um exemplo disso seria o Aerodactyl, que foi originalmente sugerido como carnívoro, mas mais tarde é mostrado que come frutas. Na série original, a Pokédex de Ash afirma: "Suas presas duras sugerem que pode ter sido um carnívoro. Suas garras afiadas provavelmente foram usadas para capturar presas." Mesmo nos jogos, as entradas da Pokédex do Aerodactyl mencionam que ele arranca a garganta de seus inimigos. No EP046, Aerodactyl foi mostrado indo para a garganta de Ash. No entanto, em Pokémon Chronicles 15, o ovo fossilizado de Aerodactyl que Gary usou para ressuscitar o Pokémon foi encontrado perto de restos de sementes fossilizadas. Depois que o Aerodactyl escapou, ele só se acalmou quando alimentado com uma fruta parecida com uma pera que era de uma correspondência de DNA semelhante às sementes. Isso implicaria que o Aerodactyl se alimentava regularmente da fruta, implicando que um herbívoro ou mesmo um onívoro.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.