Tipos de Treinadores

No Mundo Pokémon, há dezenas, senão centenas, senão milhares de tipos de treinadores, cada qual com seus objetivos, metas e sonhos. Aqui, elucidaremos a respeito daquelas "profissões" mais comuns, incluindo tanto as dos jogos quanto as do anime. Vamos lá?

Treinadores ou Gym Challengers
Os Treinadores ou, mais recentemente nos jogos, Gym Challengers, são aqueles que buscam enfrentar a Liga Pokémon de uma Região ou até mesmo de várias, coletando as insígnias de Ginásio conforme seu percurso. Um exemplo de Treinador Pokémon é Ash Ketchum, da Cidade de Pallet, e até mesmo Red e o próprio protagonista dos jogos, seja ele qual for.

Líderes de Ginásio (Gym Leaders)
Os Líderes de Ginásio são treinadores geralmente especializados em algum tipo de Pokémon que defendem os Ginásios, construções esportivas de batalhas Pokémon regulamentadas oficialmente pela Liga Pokémon. Para se tornar um Líder de Ginásio, é preciso primeiro passar em um exame institucional. De acordo com o Mangá Adventures, quando um líder de ginásio perde em 3 batalhas consecutivas, ele é destituído de seu cargo como Gym Leader. Quando um Líder de Ginásio perde, ele a entrega ao Gym Challenger  uma insígnia, pequeno objeto metálico simbólico que representa a sua vitória naquele ginásio, permitindo-o assim progredir na Liga.

Trial Captains
Na Região de Alola, não há Líderes de Ginásio, mas sim, Trial Captains, que em tese, ocupam o lugar dos Gym Leaders. A diferença é que os Trial Captains geralmente não batalham contra o treinador desafiante, mas lhe propõem um desafio. Ao final do desafio, o desafiante encara um Totem Pokémon (um Pokémon relativamente Gigante, capaz de chamar aliados para o combate e com uma aura misteriosa que aumenta brutamente o seu poder) e recebe um Z-Crystal do respectivo Trial Captain.  Os Z-Crystals, ao contrário das insígnias, possuem uma utilidade, pois podem ser utilizados como itens dentro das batalhas para invocar os Z-moves.

Island Kahunas
Cada Ilha da Região de Alola possui um Island Kahuna, que é um treinador extremamente forte escolhido pela respectiva entidade guardiã da ilha, um dos lendários Tapus, para representar aquela fração da região no desafio das ilhas. Os Island Kahunas, ao contrário dos Trial Captains, são desafiáveis para uma batalha. Somente 4 Island Kahunas são conhecidos atualmente: Hala/Pandam (da Ilha de Melemele), Olivia (da Ilha de Akala), Nanu (da Ilha de Ula'Ula) e Hapu (da Ilha Poni). No anime de Pokémon, descobrimos também que o avô de Kiawe já foi o Kahuna de Akala, sendo especialista no tipo Fogo, e o avô de Hapu, Sofu, já foi o Kahuna da Ilha Poni.

Elite 4
Os treinadores da Elite dos Quatro ou Simplesmente Elite Quatro são os treinadores mais poderosos de toda uma região, tendo Pokémon com níveis, técnicas e habilidades avassaladores. No Universo dos Jogos, o Treinador que obtiver as oito insígnias do Gym Challenge ou tiver passado pelos 4 Kahunas do Desafio das Ilhas após cumprir todos os trials, tem o direito de enfrentar a Elite 4, composta por 4 poderosos treinadores extremamente competitivos e que ficam localizados na sede da Liga Pokémon da sua respectiva região. No anime, é dito que um Gym Challenger precisa primeiro passar pela Conferência da Liga Pokémon, onde deve batalhar contra todos os outros treinadores que coletaram as 8 insígnias para só então entrarem na chamada "Liga dos Campeões", onde ganham o direito de enfrentar a Elite 4.

Campeões
Lance e Leon, os Campeões
das Regiões de Johto e Galar,
respectivamente
Os Campeões são aqueles que vencem as Ligas Pokémon (nos jogos). No anime, contudo, é sabido que existem dois tipos de Campeão:
  • O Campeão da Conferência da Liga Pokémon, isto é, o Campeão do Torneio do qual todos os treinadores que obtiveram as 8 insígnias de determinada região competem (Exemplos: Jon Dickson, Tyson, Tobias, Virgil, Alain, o próprio Ash em Alola...);
  • Alain, Campeão da Conferência de
    Lumiose
  • e o Campeão da Região, que é o Campeão da Liga dos Campeões e Chefe da Elite dos 4 (igualando-se ao campeão dos jogos, por assim dizer - Exemplos: Cynthia, Alder, Diantha, Steven Stone, Lance, Wallace...). Em geral, não se especializam em nenhum tipo de Pokémon, mas alguns, sim. Seus Pokémon são geralmente os mais fortes de um adversário proveniente dos jogos.



Cérebros da Fronteira
Os Frontier Brains ou Cérebros da Fronteira são um grupo de treinadores  muito poderosos responsáveis pela chamada Batalha da Fronteira. Nos jogos, eles aparecem após um certo número de vitórias consecutivas em suas respectivas localidades, entregando os Símbolos da Fronteira (Geração III) ou os Prints (Geração IV) de ouro ou de prata como gratificação simbólica por terem ganhado na competição, assemelhando-se muito com o papel dos Gym Leaders de entregarem as insígnias. A diferença está mesmo é na dificuldade das competições, que são bastante acirradas. Os Frontier Brains não constumam ser especialistas em nenhum tipo específico de Pokémon, mas cada um deles se especializa em um tipo diferente de batalhas, se tornando um verdadeiro desafio para os jogadores, ainda mais porque costumam utilizar Pokémon Lendários em seus times, na maioria das vezes.

Professores Pokémon
Os Professores Pokémon são pesquisadores de extrema importância no Mundo Pokémon. Geralmente, eles são referência em suas regiões e cada um deles parece estudar um diferente fenômeno da natureza dos Pokémon. O Professor Carvalho de Kanto estuda a relação entre humanos e Pokémon; o Professor Elm de Johto estuda a reprodução dos Pokémon; o Professor Birch de Hoenn estuda os habitats dos Pokémon; o Professor Rowan de Sinnoh estuda a Evolução; a Professora Juniper de Unova estuda a Origem dos Pokémon; o Professor Sycamore de Kalos estuda a Mega Evolução; o Professor Kukui de Alola estuda os Movimentos dos Pokémon; a Professora Magnolia de Galar estuda a Dynamax e sua neta, Sonia, da mesma região, continua os estudos da avó, mas também estuda a História de Galar. No anime, Gary Carvalho quer seguir os passos de seu avô e se tornar um Professor Pokémon.

Especialistas em 1 Determinado Tipo ou Type Experts
Há também treinadores que desejam se tornar especialistas em apenas 1 tipo de Pokémon. Os próprios líderes de ginásio se encaixam nessa categoria, mas também os infames Bug Catchers, que só capturam Pokémon do tipo Inseto, e no anime, alguns companheiros de Ash, tais como Misty (que quer se tornar uma especialista em Pokémon Aquáticos) e Iris, que quer se tornar uma Mestre dos Tipo Dragão, muito embora capture frequentemente Pokémon de outros tipos.

Criadores
Os Criadores ou Breeders são treinadores que buscam treinar e reproduzir cuidadosamente selecionados Pokémon para criar melhorias específicas nas futuras gerações de Pokémon, como movimentos, valores individuais, ou naturezas. No anime, os criadores de Pokémon normalmente se preocupam em criar Pokémon para saúde e amizade, em vez de campos competitivos, como ginásios e concursos Pokémon. No entanto, eles podem participar de competições de preparação, como o Pokémon Beauty Contest. Aspectos que os criadores de Pokémon geralmente também lidam ou cobrem incluem cuidados e nutrição de Pokémon. Os criadores eclodem, cuidam e criam Pokémon iniciais em criadouros secretos, como parte do sistema da Liga Pokémon para distribuí-los aos novos Pokémon Trainers, conforme observado no EP299 - AG025 - A Missão Mudkip.

Observadores
Os Observadores Pokémon se ocupam de, literalmente, observar os Pokémon, aprendendo através de um estudo empírico, suas características e movimentos. Um Observador Notável é Tracey Sketchit, que se tornou companheiro de viagem de Ash e Misty durante a saga das Ilhas Laranja. Tracey era capaz de saber qual movimento um Pokémon ia utilizar antes de mesmo de o fazer, uma vez que ao observar os Pokémon, aprendeu até mesmo a movimentação do corpo de um Pokémon (linguagem corporal) antes de soltar um ataque. Os observadores Pokémon fazem seus estudos tanto de Pokémon que são treinados quanto de Pokémon que estão vivendo em seu habitat natural, ou seja, selvagens.

Coordenadores
Os Coordenadores, no anime, são os participantes dos Contests (Concursos/Torneios Pokémon). Eles se dedicam a coletar 5 fitas de diferentes cidades em uma determinada região para então participarem do Grand Festival. Coordenadores não se preocupam com o poder dos Pokémon ou de derrotar, literalmente, os adversários em batalhas. Os coordenadores se engajam na produção e na performance dos movimentos, da leveza e do brilho das coreografias e apresentações planejadas para o palco.  Há um primeiro round, que é baseado unicamente na apresentação performática de um ou mais movimentos de um Pokémon. Os jurados votam e os coordenadores vencedores passam para o segundo round, onde ganha aquele que tiver conseguido acumular mais pontos, ou melhor, o que menos tiver perdido pontos, em batalhas de 5 minutos cada. Contudo, se um Pokémon for derrotado no round de batalhas, o coordenador é eliminado do concurso, mesmo que tenha uma quantidade superior de pontos à do oponente.

Top Coordenadores
Os Coordenadores que vencem um Grand Festival se tornam Top Coordenadores, que são quase que celebridades das artes performáticas no Mundo Pokémon. A mãe de Dawn, Johanna, por exemplo, é uma Top Coordenadora e o sonho da filha é atingir o mesmo feito.

 
Especialistas  e Conhecedoras ♀ Pokémon
(Connoisseurs)
Os Especialistas (para meninos) e as Conhecedoras (para meninas) Pokémon são uma classe de treinadores que se especializam em identificar a compatibilidade entre Treinadores e seus Pokémon. Não são muito conhecidos fora da região de Unova, contudo. De acordo com a Associação de Especialistas Pokémon, há uma hierarquia dentro da profissão, a saber:

  • Classe S: A mais alta das classes de conhecedores. Eles são especialistas e podem abrir sua própria loja.
  • Classe A: Eles são conhecidos devido à sua capacidade e podem abrir sua própria loja.
  • Classe B: São leitores e podem ser assistentes, mas ainda não podem abrir sua própria loja.
  • Classe C: A mais baixa das classes de conhecedores. Eles são iniciantes e geralmente são apenas assistentes de uma classe A ou acima de conhecedores.

Cilan é um Especialista da Classe A no anime,e sua rival Burgundy, uma Conhecedora de Classe C.


Performers
Performers são vistas pela primeira vez na Região de Kalos. Apenas meninas podem se tornar performers, diferentemente dos Contests, que permitem ambos os gêneros em suas competições. O principal trabalho de uma performer é criar rotinas de dança e sequências de movimentos para seus Pokémon e para si mesma, e devem ser capazes de usar as capacidades e habilidades de seus Pokémon a seu favor, exibindo seus movimentos e características de uma maneira divertida. É semelhante à forma como os coordenadores exibem seus Pokémon no estágio de desempenho de um Contest, mas a principal diferença é que os artistas precisam se envolver nas performances. Como existem temas diferentes usados ​​durante a primeira rodada de um Pokémon Showcase, as Performers também se destacam em outras atividades, como assar Poké Puffs e vestir seus Pokémon com acessórios. Elas também podem usar os vídeos Pokévision como uma maneira de se promover para os Showcases. As performers que vencem um torneio Rookie Class são premiadas com uma Princess Key (Chave da Princdesa). Depois de coletar pelo menos três Princess Keys, elas podem entrar no torneio Master Class, onde competem pelo título de Rainha.

Queen (Rainha)
A Performer que vence a Classe Mestra do Pokémon Showcase (Exibição Pokémon) ganha o título de Rainha. Como as performers só foram vistas em Kalos até o momento, todas as Rainhas que conhecemos são referidas como "Rainhas de Kalos" ou "Kalos Queens", que são Aria e anteriormente à ela, Paloma. O objetivo de toda performer é obter o título e, diferentemente dos participantes dos Contests que se tornam permanentemente Top Coordenadores, o título de Rainha é similar ao conceito de Campeão dos jogos, pois a Rainha terá de defender o seu título das demais desafiantes. Se derrotada, ela deverá passar o título adiante para a nova vencedora e assim, sucessivamente.

Rangers
Os Rangers são uma categoria especial de treinadores especializados na captura temporária de Pokémon com dispositivos conhecidos como Stylers. Como eles não possuem, em geral, Pokémon fixos, nem podem ser considerados treinadores, por definição, uma vez que interagem com os Pokémon selvagens mesmo, criando vínculos de amizade que garantem obediência em situações que exigem batalhas. Inicialmente, eles precisam participar da Escola de Pokémon Rangers para então virem a se graduar como Area Rangers. Posteriormente, os Area Rangers (já formados) podem vir a se tornar Top Rangers, uma espécie de promoção rara que lhes garante muitos privilégios. No anime, os Rangers de nível Area são Solana, Jack Walker e Ben, enquanto que um Top Ranger notável é Kellyn.

Colecionadores
Colecionadores Pokémon são aqueles treinadores cujo principal objetivo é completar a Pokédex por meio da captura de todos os monstrinhos conhecidos. Este é um perfil bastante comum de treinadores que já zeraram os jogos da saga principal de Pokémon e também dos usuários de Pokémon Go (jogo para smartphone). No anime, o personagem de mesmo nome, Go, é um colecionador.

Shiny Hunters
Shiny Hunters são treinadores que se especializam na busca por Pokémon Shinies, que são os raríssimos Pokémon de coloração diferente. Esta colocação se dá para muitos treinadores da vida real, que passam horas chocando ovos e/ou fazendo encontros com Pokémon selvagens nos jogos apenas para aumentar a possibilidade de captura de um Shiny. No anime, quando Ash e Go visitam a região de Unova, na Saa Pocket Monsters (2019), eles conhecem um personagem chamado Karabari (ainda sem nome ocidental) que, além de ser um colecionador, é também um Shiny Hunter, querendo completar a Pokédex apenas com Pokémon Shiny, ainda que isso leve anos para se concretizar (de acordo com o próprio personagem).

Mestre Pokémon
O grande objetivo do nosso herói Ash Ketchum, protagonista do anime Pokémon, é se tornar um Mestre Pokémon. Contudo, até hoje não se sabe ao certo o que é, de fato, um Mestre Pokémon. Infere-se que tenha a ver com as batalhas, podendo ser tanto um treinador que se tornou campeão de diversas ligas como também um treinador que venceu inúmeras batalhas ou tnha se tornado invicto. Sabe-se, porém, que ser um Mestre Pokémon não está diretamente relacionado à captura de Pokémon e à quantidade de espécies que se pretende obter, sendo esta uma particularidade dos Colecionadores Pokémon. Isso se faz claro pelo fato de Ash não possuir interesse em completar a Pokédex, mas o  Go, sim.
Em resposta a um email enviado para sua caixa postal, o site Pokémon.com postou o seguinte:
"Sinto muito, mas a Pokémon Company não responde perguntas dessa natureza. É intenção dos criadores de Pokémon que tais perguntas sejam deixadas para a imaginação e as interpretações dos fãs da série, adicionando mais emoção e mistério ao universo Pokémon."

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.