Biografia (Season 3): Liko / Riko


Liko
Time Inicial de Liko (Pré Season 1)
Time Intermediário de Liko (Pré Season 1)
Time Final de Liko (Pré Season 1)
Time Final de Liko (Season 3)
Liko Terastalizada nas Profundezas da Área Zero (Paldea)

Liko
Idade: 17 + 1 Bilhão de Anos
Trainer Class: Estudante
Equipe: Trovonautas

Liko (Riko)
Biografia (1ª Temporada) - é uma treinadora Pokémon de 16, quase 17 anos (2005). Quando iniciou sua jornada Pokémon, ela era tímida e não tinha muita confiança, mas após conhecer sua parceira Sprigatito na Academia Índigo, na Região de Kanto, ela foi crescendo ao lado de sua Pokémon, até tornar-se uma orgulhosa membro do grupo de aventureiros Trovonautas.

Biografia (Horizontes em Chamas) - Liko é uma garota que perdeu sua mãe ainda muito jovem, quando bandidos invadiram sua casa e a assassinaram, brutalmente, na sua frente. Na época, Liko era apenas uma garotinha, e o trauma se refletiu em sua vida pessoal e acadêmica. Na escola, Liko fazia constantemente xixi nas calças e tinha pesadelos constantes, gritando todas as noites. Além disso, fazia uns comentários meio duvidosos, quase como se ela fosse uma pequena psicopata, e por esta razão, ela era excluída pelos demais, por ser considerada "estranha". Isso fez com que a garota se isolasse, optando por ficar mais calada. escutando mais, e falando menos. Seu pai, Alex, parece negligente com Liko, de modo que não dá a atenção necessária à filha, que obviamente precisa de um atendimento especializado para superar os traumas que viveu no passado. Mas ele não dá a mínima. De fato, ele quer que Liko estude para ser mandada ao exterior. Apesar das notas de Liko dizerem que ela é uma excelente aluna, quando se trata do idioma japonês (que ela precisa estudar para ser enviada ao Japão), parece que ela não consegue atingir o resultado. Talvez de propósito, como suspeitam os professores. Talvez ela não quisesse ser mandada para longe... Alex, por outro lado, queria se livrar dela o mais rápido o possível. Quando menos ele se envolvesse com a criação da garota, melhor. A única pessoa que se apiedou de Liko foi o Diretor Clavell, das Academias Naranja/Uva, a qual Liko estudou quando criança, em Paldea. Clavell deu a Liko um Fidough de estimação para que ela se sentisse menos sozinha. Posteriormente, Liko conseguiu aprovação para participar do Internato na Academia Indigo, na Região de Kanto (Japão), e para lá ela foi. No entanto, sua jornada acadêmica na escola durou pouco quando ela conheceu Friede e os Trovonautas, um grupo de recrutadores de jovens prodígios para participarem de um programa de pesquisa que viajaria o mundo todo para estudar Pokémon a bordo do dirigível Brave Asagi. Liko foi selecionada especialmente por Friede, e Roy, outro estudante da Academia Indigo, foi selecionado após vencer um mini torneio sediado entre os melhores estudantes. Desde então, Liko tem feito parte dos Trovonautas, embora vez ou outra, ela perca o controle e acabe agredindo os demais, como na vez em que ela tentou estrangular Friede, por algum motivo ainda desconhecido. Sempre que Liko assume esta atitude mais ofensiva, ela se autodenomina "Riko", com a letra "-R", como se fosse uma segunda personalidade assumindo o controle da mente fragmentada por dezenas de traumas, da garota.

Biografia (2ª Temporada) - Os Trovonautas representam um grupo de pesquisadores excepcionalmente curiosos e aventureiros, liderados por Friede, um Professor Pokémon que tinha o desejo ardente de explorar e aprender sobre os mistérios dos Pokémon e as maravilhas das diferentes regiões. A equipe é diversificada em termos de habilidades e personalidades, tornando-se uma força unida e única. Liko, a brilhante e curiosa bolsista juvenil, tinha um apetite insaciável por conhecimento, enquanto Roy, também um aspirante a pesquisador, trazia consigo um entusiasmo contagioso e um amor profundo pelos Pokémon. No entanto, o destino dos Trovonautas tomou um rumo sombrio quando eles foram selecionados para participar da primeira viagem no tempo através do projeto do Professor Turo e da Professora Sada. A partir desse ponto, sua jornada se transformou em uma luta para salvar Liko, que foi raptada e congelada atrás de um cristal semelhante aos encontrados nos fenômenos Terastal.

Biografia (3ª Temporada) - Após ter sido terastalizada há um milhão de anos atrás por Terapagos, o fóssil de Liko segue preservado nas profundezas da Área Zero. O cristal no qual ela se encontra presa, parece emitir uma espécie de radiação, e isso levou Friede a uma extenuante jornada por Kitakami (e agora pela Blueberry Academy, em Unova) para aprender mais sobre o Fenômeno Terastal e descobrir se existe alguma possibilidade de salvar Liko, se ela ainda estiver viva lá dentro. Considerando que os Pokémon não morrem quando Terastalizam, a possibilidade de reverter o quadro de Liko é real, embora ninguém faça a menor ideia de como fazê-lo. Enquanto isso, Liko e Riko vivem aparecendo nos sonhos de Friede, em especial esta última, atormentando-o.
Inventário:
Itens-Chave:
 Tera Orb
 Rotom Phone
Pokémon:
Pokémon que Matou:

Quando ainda estava vivo, como Fidough
Houndstone, a evolução post mortem

Houndstone ♂

Tipo(s):
 (como Fidough, antes da morte)
 (como Greavard e Houndstone)
Tera Tipo(s):   (Elétrico)
Item:  Pedra do Sempre
Evolução: >> → 

Fidough foi um Pokémon de estimação doado a Liko pelo Diretor Clavell, das Academias Naranja/Uva, na Região de Paldea, para que a menina não se sentisse tão sozinha após sua mãe ter sido brutalmente assassina na sua frente, e seu pai ser negligente com ela. Durante muito tempo, Fidough cuidou de Liko, inclusive partindo para a Região de Kanto junto com ela quando a garota ingressou na Academia Indigo. O pai de Liko fez Fidough jurar que cuidaria de Liko, não que ele realmente se importasse. Ele só estava terceirizando sua responsabilidade. No entanto, após os acontecimentos da primeira temporada, Liko e Fidough são enviados de volta ao passado. Após uma batalha contra Akari Shining, no ano de 1846, Fidough terastaliza, revelando seu Tera Tipo Elétrico. Mais tarde, por volta de 1 bilhão de anos no passado, no entanto, Riko, a personalidade ruim de Liko, latente todos esses anos após as barbáries que a garotinha precisou experienciar, acaba por matar Fidough a sangue frio, e isso transforma o Pokémon cachorro em Greavard. Sob o comando de Liko, o agora decerebrado Greavard solta a Pedra do Sempre que carregava desde que era um Fidough e evolui para Houndstone, sendo utilizado na batalha contra a Robô Sada. Porém, Houndstone acaba ficando preso no passado, e por lá viveu até o fim de sua vida de alma penada... 

Movimentos: Lambida — Bocejo — Rugido — Presas Trovejantes — Último Adeus
Habilidade: Desconhecida
Pokémon Consigo:

Meowscarada

Tipo(s): 
 (como Sprigatito e Floragato)
 (como Meowscarada)
Tera Tipo(s):   (Planta)
Item: Desconhecido
Evolução: → → 

Sprigatito foi a pokémon inicial institucionalizada de Liko, obtida por ela após uma palestra de início às aulas com o Professor Carvalho na Academia Indigo, em Kanto. No começo, de acordo com os próprios relatos de Liko, foi difícil para ela estabelecer uma boa relação com Sprigatito devido seu comportamento mesquinho, fazendo um paralelo com a personalidade de um Pokémon Gato (Sprigatito) com a de um Pokémon Cão (Fidough). Sprigatito não obedecia, atacava sem ser comandada, furtivamente pelas costas, rasgava as roupas e arranhava Liko. Mesmo assim, foi capaz de batalhar ao lado da garota contra Ralts, que só se tornou a primeira captura de Liko por causa de um cabeçada que Sprigatito deu na pokébola errante lançada por Liko, enviando-a na direção certa. As duas superaram esta adversidade quando Liko estava prestes a entrar para os Trovonautas. Ela tentava treinar Sprigatito à noite, colocando-a para batalhar contra Fidough, o qual o Pokémon Felino não dava bola. Após Sprigatito tentar arranhar Liko, a garota segurou o braço do Pokémon, impedindo-o, e então, abraçando-o. Liko disse que a protegeria da crueldade do mundo, contanto que, em troca, Sprigatito a desse sua confiança. Foi neste momento que os pelos ouriçados de Sprigatito se amaciaram e ela passou a confiar em Liko, evoluindo para Floragato. Juntas, Liko e Floragato tornaram-se melhores amigas, e a Pokémon chegou a evoluir para seu estágio final. Meowscarada, no entanto, parece se dar melhor com Riko, a personalidade ruim de Riko, haja vista o seu tipo Sombrio, que a faz tomar decisões um tanto quanto questionáveis. Quando Liko foi Terastalizada permanentemente por Terapagos, tornando-se um bloco de cristal fossilizado, Meowscarada também foi. E assim, treinadora e Pokémon permanecem em estado de suspensão até hoje, um bilhão de anos após o ocorrido. 

Movimentos: Folhagem — Arranhão — Ataque Rápido — Garras Afiadas — Folha Mágica — Acrobático — Bomba de Sementes — Bola de Pólen — Truque Floral — Talho Noturno — Talhada — Planta Mortal
Habilidade: Supercrescimento






 
Hatterene 
Tipo(s): *
Tera Tipo(s):  (Terrestre)
Item: Desconhecido
Evolução: → → 

Quando os Trovonautas estavam estudando as Minas da Região de Galar, eles foram atingidos por uma súbita dor de cabeça. Todos, de uma só vez. Liko foi a única que não foi afetada, graças aos poderes psíquicos de sua Gardevoir. Então, após uma investigação, a garota concluiu que a fonte da dor de cabeça era uma Hatenna, que havia absorvido muitas emoções negativas dos humanos e isso estava lhe fazendo mal. Como forma de autodefesa, então, a Pokémon começou a causar dores de cabeça, para manter os humanos afastados. Então, Gardevoir e Liko conectaram-se com Hatenna e a mesma foi capturada sem precisar de uma batalha. Mais tarde, quando Liko e Roy estavam desesperados, fugindo de um enxame de Beedrill selvagens, Hatenna saltou do capuz de Liko (onde adorava se aninhar) e evoluiu para Hattrem, acabando com o tumulto ao utilizar seu novo movimento, o "Balanço Violento". Depois disso, sabe-se que ela evoluiu mais uma vez, e ela é o motivo de Friede desgostar desta espécie, tudo porque a Hatterene de Liko utilizou seus poderes psíquicos para despertar em Liko sua segunda personalidade, "Riko", e isso desencadeou uma série de turbulências que acarretaram em Riko fechando suas mãos em torno do pescoço do Professor Pokémon, tentando estrangulá-lo. Desde então, Friede fez Liko prometer que não utilizaria mais Hatterene em sua presença, mas após Liko ter passado um bilhão de anos terastalizada por Terapagos, ela fez as pazes consigo mesma e as duas personalidades, Liko e Riko, se fundiram em uma só novamente. Na Tera Raid Battle contra o Terapagos (Forma Estelar), no entanto, Liko quebrou sua promessa a Friede, enviando Hatterene para finalizar o Pokémon Lendário. Liko disse que Friede não precisa se preocupar, pois a Riko não vai mais mais voltar (sozinha). 

Movimentos: Balanço Violento — Feixe Psíquico — Agilidade — Fogo Místico — Garra Sombria
Habilidade: Antecipação



 
Gardevoir ♀
Tipo(s): *
Tera Tipo(s):  (Água)
Item: Desconhecido
Evolução: → → 

Ralts foi encontrada por Liko nas dependências da Academia Índigo e foi sua primeira captura. Sendo um Pokémon originário da Região de Hoenn, ele é considerado muito raro em Kanto, então Liko sabia que tinha que capturá-lo. Porém, Sprigatito ainda não obedecia Liko direito na época e a batalha foi difícil, considerando o tipo Psíquico de Ralts e a inabilidade em arremessar Pokébolas de uma Liko iniciante. No entanto, logo após a captura, Ralts, que havia sido abandonado por seu(sua) antigo(a) treinador(a), consegue perder sua desconfiança com os seres humanos e aproximar-se de Liko, criando um vínculo com a mesma. Assim, eles cresceram Juntas, Liko e Ralts cresceram, com o Pokémon passando rapidamente por seu estágio como Kirlia e chegando logo à evolução final. Além de ter ajuddo na captura de Fennekin, quando ainda nem tinha evoluído, Gardevoir também foi a chave para que Liko pudesse encontrar e capturar Hatenna. Depois dos eventos que levaram ao retorno de Liko à vida, Gardevoir foi utilizada para Teletransportar o subggrupo dos Trovonautas, no qual sua treinadora foi inserida, para níveis cada vez mais profundos da Área Zero, após o mesmo invadir a Grande Cratera de Paldea à noite. 

Movimentos: Psíquico — Poder Oculto (Tipo Fogo) — Fogo Fátuo — Vento Congelante — Circular — Teleportar — Tóxico — Explosão Focalizada
Habilidade: Desconhecida



 
Delphox ♀
Tipo(s):
 (Como Fennekin e Braixen)
 (Como Delphox)
Tera Tipo(s):  Desconhecido
Item: Desconhecido
Evolução: → → 

Fennekin foi capturado por Liko em uma viagem de estudos da Academia Índigo, na qual ela deveria pegar um Pokémon com vantagem ao seu Pokémon inicial. Embora ela tenha trapaceado e usado Ralts na batalha, ao invés do rebelde Sprigatito, Liko conseguiu batalhar e capturar a heroica Fennekin, que logo se tornou um membro importante de seu time. Com um forte senso de justiça, agora evoluída para Braixen, ajudou Liko a capturar Steenee, em uma batalha na qual estava privada de utilizar seus movimentos de Tipo Fogo, não por incapacidade, mas porque aquela Steenee era sobrevivente de um incêndio, e Liko não queria assustá-la. Delphox também foi utilizado por Liko para verificar se havia alguma criatura viva dentro da Estação de Pesquisa Número 1 da Área Zero, fazendo uma varredura com seus poderes telepáticos. Muito embora Delphox não tenha detectado nada, havia sim uma forma de vida lá dentro, Ferrodada, que não pode ser rastreado por conta de ser uma forma de vida artificial, um robô, que não emite pensamentos como os demais seres vivos. 

Movimentos: Feixe Psíquico — Uivo — Brasas — Arranhão — Choque Psíquico
Habilidade: Desconhecida


 
Tsareena ♀
Tipo(s): 
Tera Tipo(s):   (Psíquico)
Item: Desconhecido
Evolução: → 

Depois de Liko já havia sido recrutada para fazer parte dos Trovonautas, quando estava viajando pela Região de Paldea, eles encontraram a chamada "Floresta de Arboliva" devastada. Um incêndio havia destruído a floresta, e os Pokémon selvagens haviam ficado muito feridos. Dentre estes Pokémon, estava uma Steenee orgulhosa, que não aceitava ser ajudada. Por isso, Liko concluiu que deveria capturá-la para poder levá-la até Mollie, a médica dos Trovonautas, para que só assim ela fosse curada. Então, com muita sagacidade, Liko pediu para que sua Braixen batalhasse contra Steenee, mas não utilizasse nenhum movimento de Fogo contra ela, para não assustá-la ainda mais. Após capturá-la, Liko conseguiu criar um vínculo com Steenee, que veio a compor seu time de forma fixa. A Tsareena de Liko foi utilizada em uma Tera Raid Battle contra Ferrodada assim que a treinadora e os demais chegaram à Área Zero. Foi derrotada, no entanto, quando Colmilargo tombou sobre ela, desfazendo sua Terastalização, sendo esta a primeira vez que Liko havia Terastalizado Tsareena, descobrindo que assim como a maioria de seus Pokémon, o Tera Tipo dela era o Psíquico. 

Movimentos: Tempestade de Folhas — Aroma Doce — Tapa Duplo — Chute Tropical — Folha Mágica — Finta
Habilidade: Desconhecida


 
Ferropaladín Brilhante 
Tipo(s): *
Tera Tipo(s):   (Elétrico)
Item: Desconhecido
Evolução: 

Ferropaladín apresentou-se para Liko pela primeira vez através de um sonho, no qual mostrou à treinadora a lembrança da captura de todos os seus Pokémon, bem como alguns momentos importantes, como a construção de um laço entre ela e Sprigatito, e a quebra de confiança ocorrida após os incidentes envolvendo Hatterene e a agressão ao Professor Friede. Após isto, Ferropaladín atraiu a garota até uma gruta, chantageando-a para que Liko a capturasse e a levasse para fora da Área Zero. Em troca disto, Ferropaladín utilizaria seus poderes do Tipo Psíquico, que são os mais poderosos dentre todos os Pokémon, para ajudar Liko a manter a cabeça no lugar. Liko questiona o que aconteceria se ela não concordasse, então Ferropaladín ameaça a contar para os Trovonautas um segredo que Liko mantém guardado a sete chaves, algo que a tem feito MENTIR para todos... Após uma batalha entre Ferropaladín e Hatterene, Liko captura o Pokémon Paradoxo utilizando uma Bola Prêmio e, assim que a captura é concluída, a treinadora ouve a voz do Pokémon em sua cabeça dizendo que pressente que elas ainda se tornarão boas amigas. 

Movimentos: Visão do Futuro — Corte Furioso — Soco Dreno — Talho Noturno
Habilidade: Desconhecida

Pokémon com quem Viaja Junto:



Rotom Phone 
Tipo(s):  
Tera Tipo(s):  Desconhecido
Item: Desconhecido
Evolução: ↔ 

Por intermédio de Ishuta, antes de partir novamente para Kitakami com o Terapagos de Liko, Friede deu um Rotom Phone para cada um dos Trovonautas, os antigos e os novos. O Rotom Phone de Liko tem uma case (capinha) do Tera Tipo Planta.

Movimentos: Desconhecidos
Habilidade: Levitação
Pokémon que Emprestou para Friede:

Terapagos na Forma de Pingente

Terapagos em sua Forma Normal

Terapagos em sua Forma Terastal

Terapagos em sua Forma Estelar

Terapagos 
Tipo(s): 
Tera Tipo(s):   (Estelar)
Item: Desconhecido
Evolução:
 ↔ 

Este Terapagos foi originalmente dado a Liko pela IA Sada, após a verdadeira Sada e seu marido, o Professor Turo, terem-no encontrado nas Profundezas da Área Zero. Ao viajar para o passado ao lado da Sada IA e Liko, o "colar" foi atraindo vários Pokémon da Região de Paldea e transportando-os através de portais na Área Zero para diferentes pontos no passado, Terastalizando-os e os tornando agressivos, mas com o propósito de impedir o avanço da humana e da robô através das eras. Além disso, o colar foi o responsável pela primeira Terastalização da Meowscarada e do Fidough de Liko. No final da primeira temporada, quando Liko e Sada atingem o marco de 1 bilhão de anos no passado, Terapagos se materializa, primeiro em sua forma normal, depois na forma Terastal, e congela Liko/Riko e o que sobrou da robô (sua cabeça), Terastalizando-as em uma espécie de "estado suspenso"...

Um bilhão de anos se passam e Friede está desesperado através de salvar Liko e os Trovonautas. Em Kitakami, com a ajuda de Amethio, Briar e Cynthia, ele encontra um Terapagos que havia feito amizade com Ogerpon, mas este era Shiny (Brilhante). Algum tempo depois, já na Academia Blueberry e com a ajuda dos Trovonautas, que retornaram de seu exílio no futuro/dimensão paralela, eles conseguem utilizar o Núcleo do Terarium da escola para rastrear Terapagos e, com sucesso, eles conseguem encontrar as coordenadas exatas do Pokémon que é a fonte do Fenômeno Terastal, no oceano de Unova, para a surpresa de todos. Ao chegarem lá, eles observam que Terapagos está em uma espécie de formação rochosa submarina, que eles pensam ser o "castelo" das lendas de minogame.

De acordo com a Srta. Briar, minogame uma criatura mitológica extremamente longeva que viveu por mais de 10.000 anos, presente na lenda de Urashima Taro. Em geral, os Minogames se comportam como tartarugas comuns, vivendo a maior parte do tempo na água e tendo por hábito tomar sol em cima de troncos ou rochas. Minogames são considerados criaturas muito auspiciosas em todo o leste da Ásia.

Em um belo dia, enquanto caminhava pela praia, um jovem pescador chamado Taro avistou um grupo de crianças que estavam machucando uma tartaruga. Taro correu para resgatar a tartaruga e a soltou no oceano. No dia seguinte, ele voltou à praia e encontrou um Minogame que surgiu do oceano e lhe disse que ele havia salvado a filha do imperador do mar (Ryūjin) e que o imperador queria vê-lo e agradecê-lo. O Minogame magicamente deu guelras a Taro e o levou ao fundo do mar, onde entraram no Palácio do deus Dragão.

Lá, Taro conheceu o imperador e a tartaruga que ele havia salvado, que se transformou em uma linda princesa. Taro ficou lá por 3 dias, mas quando chegou a hora de ir embora, a princesa do mar Oto-hime (乙姫) deu a ele uma caixa misteriosa (tamatebako). Ela disse que a caixa o protegeria de qualquer perigo, mas ele não poderia abri-la.

Quando Taro voltou, tudo era diferente: sua casa tinha desaparecido, sua mãe tinha ido embora e tudo e todos que ele conhecia se foram. Então ele perguntou a um homem que estava perto dele: ‘Você conhece alguém chamado Urashima Taro?’ O homem respondeu: ‘Ouvi dizer que um homem com esse nome desapareceu no mar há muito tempo.’

Taro descobriu que 300 anos haviam se passado desde que ele partiu, ficou com raiva e abriu a caixa. Então, de repente, ele ficou mais velho e ouviu a voz da princesa vinda do oceano: ‘Eu disse para você não abrir a caixa, era o seu tesouro'”.

Com medo de entrarem no tal "castelo" de Terapagos e o tempo se comportar de forma estranha, como na lenda de Urashima Taro, eles não entraram, mas atraíram Terapagos para fora do mar, onde tiveram uma batalha e acabaram perdendo para a tartaruga. Após Diana arriscar a própria vida e implorar a ajuda de Terapagos, o Pokémon concorda em "descongelar" o corpo de Liko. Diana promete que após isso, Terapagos voltará para a natureza novamente. No entanto, após Liko ter sido acordada de seu coma de um bilhão de anos, a garota, que agora fundiu suas duas personalidades em uma só (Liko/Riko), utiliza uma Master Ball para capturar aquele que a manteve PRESA na forma de um mineral durante todo esse tempo... 

No entanto, não contente em ter sido capturado, mesmo de dentro da pokébola, Terapagos começou a Terastalizar todos os Pokémon do Terarium na Blueberry Academy, que saíram de controle, assustados com a súbita transformação. Foi preciso que Friede, Liko, Roy e Dot entrassem uma Tera Raid Battle contra ele, que assumiu sua Forma Estelar, para que o mesmo fosse contido. Durante a disputa, a Master Ball na qual ele havia sido capturado foi rompida e Liko precisou capturá-lo outra vez, desta vez com uma Bola Mergulho, a única que ela tinha consigo no momento. Com isso, Liko emprestou Terapagos para Friede, a fim de que o Professor Pokémon pudesse levá-lo até Kitakami para restaurar seus amigos Charizard e Capitão Raichu. 

Movimentos: Tera Cluster — Geoforça — Cabeçada Zen — Pulso d'Água — Raio Meteórico
Habilidade: Tera Mudança (Forma Normal) — Tera Concha (Forma Terastal) — Teraformação Zero (Forma Estelar)

Postar um comentário

0 Comentários