Informação Complementar: A Ausência do Tipo Fada em Pokémon Laços: Teal & Indigo


De acordo com a Lore e Cronologia da Família Laços de fanfics, o tipo Fada se trata, na verdade, de um tipo que foi EXTINTO no passado. Conforme vemos em Pokémon Laços: Teal & Indigo, esta extinção ocorreu há mais de 900 anos e as civilizações antigas se referiam a ele como "Tipo Amor", ao invés do nome atual. No entanto, após um evento global em que o Pokémon Lendário Xerneas desperta e espalha sua Aura de Fada por todo o Planeta Terra, o tipo ressurge das cinzas no ano de 2012 e várias espécies de Pokémon passam a incorporá-lo em seu DNA.

Como Pokémon Laços: TI se passa no ano de 2005, o Tipo Fada ainda estava MORTO nesta época e, portanto, os Pokémon que HOJE conhecemos como pertencendo ao Tipo Fada, possuíam outras tipagens. Nesta página, vamos fazer uma espécie de Logística Reversa e conhecer quais eram as tipagens "originais" destes Pokémon, ANTES deles terem se tornado Tipo Fada.

Critérios:

Para fazer esta regressão e imaginar como seriam os Pokémon de hoje em dia se o tipo Fada não existisse, primeiramente, eu defini alguns critérios, baseados em como Pokémon antigos tiveram sua tipagem alterada com a chegada do tipo Fada no agora longínquo ano de 2013, quando Pokémon X e Pokémon Y foram lançados.

Se você é um fã mais novo de Pokémon, é provável que não se lembre, mas o tipo Fada foi introduzido na sexta geração dos monstrinhos de bolso. Antes disso, ele não existia. Então, Pokémon antigos como Clefairy (da 1ª Geração) e Togepi (da 2ª Geração) tiveram seus tipos ALTERADOS com o advento de Pokémon XY.

Mas como a Game Freak fez esta alteração, na época? Bom, é simples: Eles não sobrescreveram nenhum outro tipo a não ser o tipo normal. Isto é, nenhum monstrinho que não fosse do tipo Normal anteriormente PERDEU o seu tipo para virar Tipo Fada.

Outro critério que eu resolvi adotar foi com relação aos monstrinhos dual-types. Se um monstrinho possui dois tipos, sendo um deles o Tipo Fada, para regressar ao estado original, ele apenas perderá o tipo Fada e passará a ser monotipo do outro tipo. Por exemplo: A linha dos Tapus em Alola. Todos eles possuem o Tipo Fada + outro tipo. Neste caso, o tipo Fada é removido e o outro tipo permanece como sendo seu único tipo.

Exceções:

Claro que para toda regra, existem exceções e aqui não poderia ser diferente. Alguns Pokémon dual-type não podem simplesmente perder o seu Tipo Fada e não ganhar outro tipo em seu lugar, como é o caso de Enamorus, por exemplo. Se Enamorus apenas perder o tipo Fada e não possuir nenhum tipo secundário, ela ficaria do tipo "Voador" puro, e isso implicaria em um conflito com outro Pokémon Lendário que é membro do mesmo grupo: Tornadus, que já é um Pokémon de tipo Voador puro. Portanto, vocês verão que alguns Pokémon dual-types precisarão receber o tipo "Normal" no lugar do tipo Fada.

Outra exceção perceptível é "Flutter Mane", que se ficar do tipo Fantasma Puro ficará igual a Misdreavus, além de que todo Pokémon Paradoxo (até o momento) possui dois tipos. O mesmo vale para "Scream Tail". Já com Iron Valiant, podemos e devemos reduzi-la à tipagem de Gallade (Psíquico e Lutador), já que Gardevoir sempre foi um Pokémon do tipo Psíquico Puro antes do surgimento do tipo Fada, e não teria um tipo secundário para contribuir com Iron Valiant. Além disso, como todos os paradoxos são dual-types, não poderíamos simplesmente deixá-la com o tipo Lutador sozinho.

A Linha Evolutiva de Florges + Comfey também é um Tipo Fairy puro, mas se trocássemos para o tipo Normal (como na regra), não combinaria em NADA com a espécie. Por isso, estes seriam os únicos Pokémon que perderiam outro tipo que não o tipo Normal, com o (res)surgimento do tipo Fada. No caso, o tipo Planta.

E para efeito de Lore, Xerneas é o único Pokémon que NUNCA perdeu o tipo Fada, afinal, ele é a FONTE deste tipo, tal como Yveltal é a fonte do tipo Sombrio, Eternatus é a fonte do Dinamax, Necrozma é a fonte do Z-Move e por aí vai...

Além disso, Primarina vai acabar se tornando o único inicial da Região de Alola que não possui um tipo secundário, o que não é nenhum problema já que isso aconteceu em outras regiões anteriormente (Hoenn com Sceptile e Kanto com Blastoise, por exemplo). Ela não poderia, entretanto, ganhar o tipo Normal como secundário (mesmo que o tipo Normal esteja fortemente atrelado ao elemento Som, que compõe toda a sua estética e design), pois Decidueye (o inicial de Planta de Alola) já pertence ao tipo Fantasma, o que daria imunidade mútua um em relação ao outro, e isso nunca antes aconteceu na franquia. Portanto, o mais prudente seria simplesmente cortar o tipo Fada de Primarina e deixá-la como um Pokémon monotype do tipo Água.

Dito isso, sem mais delongas, vamos à lista de Pokémon que hoje são Fairy-Type, mas que em 2005 pertenciam a outro tipo...

Lista de Pokémon

Tipo Fada Puro
Clefairy 
Clefable 
 Cleffa 
Togepi 
Snubbull 
Granbull 
Flabébé 
Floette 
Floette (Eternal Flower) 
Florges 
Spritzee 
Aromatisse 
Swirlix 
Slurpuff 
Sylveon 
Xerneas 
Comfey 
Milcery 
Alcremie 
Gigamax Alcremie
Zacian (Hero of Many Battles) 
Fidough 
Dachsbun 




Tipo Fada Primário

Togetic  
Togekiss  
Zacian (Crowned Sword)  
Enamorus (Incarnate Forme)  
Enamorus (Therian Forme)  
Tinkatink 
Tinkatuff 
Tinkaton 
Scream Tail  
Iron Valiant  




Tipo Fada Secundário

Ninetales (Alolan Form) 
Jigglypuff 
Wigglytuff 
Rapidash (Galarian Form) 
Weezing (Galarian Form)  
Mr. Mime 
Igglybuff 
Marill 
Azumarill 
Ralts 
Kirlia 
Gardevoir 
Mega Gardevoir 
Azurill 
Mawile 
Mega Mawile 
Mega Altaria 
Mime Jr. 
Mega Audino 
Cottonee 
Whimsicott 
Dedenne 
Carbink 
Klefki 
Diancie 
Mega Diancie 
Primarina 
Cutiefly 
Ribombee 
Morelull 
Shiinotic 
Mimikyu 
Tapu Koko 
Tapu Lele 
Tapu Bulu 
Tapu Fini 
Magearna 
Hatterene 
Gigamax Hatterene 
Impidimp 
Morgrem 
Grimmsnarl 
Gigamax Grimmsnarl 
Flutter Mane 
 Fezandipiti 

Postar um comentário

0 Comentários