Lore & Cronologia - Fanfics Pokémon Laços

CRONOLOGIA RÁPIDA DA FAMÍLIA DE FANFICS "POKÉMON LAÇOS"




1996 - Pokémon Laços: Yellow (One-Shot)
2000 - Pokémon Laços: Emerald (One-Shot)
2001 - Pokémon Laços: Colosseum (One-Shot)
2017 - Pokémon Laços: Let's Go! (One-Shot)


Especial - A Vida e a Jornada de Ash Ketchum
(One-Shots)

2007 - Pokémon Laços: Topaz & Tourmaline
2010 - Pokémon Laços: Ideal Black & True White
2012 - Pokémon Laços: Ideal Black & True White 2
2012 - Pokémon Laços: χ & ψ
2017 - Pokémon Laços: Night & Day
2019 - Pokémon Laços: Journeys
2020 - Pokémon Laços: Armor & Crown


CRONOLOGIA COMPLETA DA FAMÍLIA DE FANFICS "POKÉMON LAÇOS"


Linha do Tempo:

Aproximadamente 13,8 bilhões de anos atrás — Não existia nada. Um portal ovalado se abre no vazio e, ao fazê-lo, tempo e espaço são automaticamente criados. Do portal, surge Arceus, a primeira criatura viva. Arceus cria então Dialga Palkia, as personificações de tempo e espaço, que projetam seu tecido, preenchendo o vazio com uma constante expansão. Este "estouro" inicial, em que sai-se do vazio absoluto para a expansão infinita de tempo e espaço ficou conhecido como Big Bang.


Momentos após o Big Bang — Dialga então manda Arceus de volta para o momento em que não existia espaço-tempo (antes da abertura do portal em forma de ovo). No "passado", Arceus surge pelo portal novamente e cria o espaço-tempo (Dialga e Palkia) que então irão mandá-lo ao passado para criar o espaço-tempo, e assim, sucessivamente... É um Paradoxo de Bootstrap. Arceus, Dialga e Palkia são objetos do futuro que viajam para o passado, para que eles possam criar a si mesmos. Se não viajassem ao passado para criarem a si próprios, então, nunca existiriam, já que a sua versão do futuro é a responsável pelo seu surgimento no passado. Ou seja, estão em um looping infinito, sendo impossível definir onde é o começo, e o onde é o fim. Dessa forma, subintende-se que sempre existiram, mesmo ANTES do Big Bang. Porém, só foram CRIADOS no momento do Big Bang. E criados por eles próprios. Eles SE criaram. E então voltaram para o passado e fizeram tudo de novo. O tempo é cíclico.

 

O tempo e o espaço são codificados em frames matemáticos. Por frames, leia-se coordenadas espaço-temporais: um determinado espaço relativo a um determinado tempo. Podem existir diversos frames, de acordo com a movimentação deste indivíduo no espaço-tempo. Os frames são, portanto, divisões cada vez menores de uma única coisa.
Só existem 1 Dialga, 1 Palkia e 1 Arceus. Contudo, dadas as infinitas divisões espaço-temporais (frames) possíveis, podem existir infinitos Dialgas, Palkias e Arceus, mas em tempos e espaços diferentes. O futuro e o passado estão sempre acontecendo simultaneamente, mas em divisões espaço-temporais diferentes, em frames diferentes.
Estes "frames" são da MESMA criatura. Do mesmo ser original, mas em coordenadas distintas do Universo, possibilitando que dois Dialgas de diferentes locais e épocas se sobreponham eventualmente devido ao seu poder de viagem no tempo. O mesmo é válido para os outros dois lendários: Arceus e Palkia.
Em resumo, existem apenas 1 Dialga, 1 Palkia e 1 Arceus originais. Mas, devido à matemática da viagem no tempo, pode ocorrer a sobreposição desses mesmos Pokémon em relação a eles mesmos, criando "duplicatas", dadas as diferentes coordenadas de espaço-tempo em que o ser original se encontra. Se Dialga se encontra na mesma coordenada que ele próprio já se encontrou em outra viagem do tempo, então há dois Dialgas, sendo um, a versão futura do outro.

Primal Dialga, um dos infinitos "frames" do Dialga original que perdeu a habilidade de controlar o tempo.

Matéria e Anti-Matéria são Criadas em igual quantidade. A matéria é o que forma o corpo de Arceus, Dialga e Palkia. E a Anti-Matéria é o que forma o corpo de Giratina. Como Matéria e Anti-Matéria se aniquilam ao entrarem em contato uma com a outra, Arceus é obrigado a banir Giratina para uma dimensão paralela criada por ele, já que a sua existência no mesmo local do tecido espaço-tempo causaria a auto-aniquilação do universo, a menos que a quantidade de matéria sobrepujasse a quantidade de Anti-Matéria, o que não era o caso. Giratina permanece banido até hoje e, sempre que vem para este Universo, precisa assumir uma forma diferente, feita de matéria, para não "deletar" tudo ao seu redor e ser "deletado" ao mesmo tempo, no processo.


Aproximadamente 13,5 bilhões de anos atrás — A Via Láctea se forma, através do agrupamento de material dada a ação da gravidade, que atrai objetos em função de sua massa.

Aproximadamente 4,567 bilhões de anos atrás — O Sistema Solar é criado, também sob a influência da gravidade.

Aproximadamente 4,543 bilhões de anos atrás — O Planeta Terra começa a ser formado.

Aproximadamente 4,53 bilhões de anos atrás — A lua é formada através da colisão de um protoplaneta chamado Teia, que colidiu com a Terra em formação.

Aproximadamente 3,45 bilhões de anos atrás — Muitos espécimes de um Pokémon vindo do espaço sideral caem em uma chuva de meteoros na região onde hoje fica a Guiana. O nome da espécie é Mew. Reproduzindo-se em um planeta com condições ideais para a vida, eles conseguem salvar sua espécie e prosperar no novo mundo alienígena. 


Os Mew advém diretamente de Arceus, ou seja, são criações dele para povoar o universo, já que seu DNA é o mais complexo que existe em todo o cosmos, podendo gerar descendentes muito, MUITO diferentes entre si. Os Mew só foram capazes de adquirir conhecimento, emoção e desejo porque Arceus também criou Uxie, Mesprit e Azelf, Pokémon que compartilham telepaticamente estas capacidades com todos os seres vivos existentes, em algum momento desconhecido entre a criação do universo e a chegada de Mew à Terra. Estas características foram passadas geneticamente adiante para a maioria dos seres vivos, chamados então de seres senscientes.


Entre 3,2 a 2,5 bilhões de anos atrás — Surge o gênero Homo na Terra. O mundo ainda é um local selvagem, em que Pokémon e animais competem diariamente por comida e território.

Aproximadamente 2 bilhões de anos atrás — Os Mews que chegaram à Terra começam a se modificar, devido à lei da evolução das espécies, dada pela seleção natural, resultando em diferentes espécies de acordo com o meio em que viviam. A humanidade tem ciência que, nesta época, já existia a espécie Omanyte. Houve, portanto, um fenômeno conhecido como especiação, que é quando uma espécie se torna distinguível da outra, advindo ambas de um ancestral em comum.

Aproximadamente 1 bilhão de anos atrás — Especula-se que os Pokémon Paradoxos do Passado ((Winged King, Great Tusk, Brute Bonnet, Sandy Shocks, Scream Tail, Flutter Mane, Slither Wing e Roaring Moon)) possam ter surgido aqui, já que é afirmado que Scream Tail seria um Jigglypuff de 1 bilhão de anos atrás. O mundo era um lugar extremamente selvagem e competitivo. Cientistas não sabem como os animais ancestrais desta época conseguiram sobreviver à disputa de território com os Pokémon Paradoxos que viviam aqui.

Aproximadamente 300 milhões de anos atrás — Kabuto prospera, assim como Kabutops e o Pokémon que deu origem a Genesect. Poucas espécies de Pokémon existem neste período, entretanto, sendo os animais, os seres dominantes.

Entre 251 3 65,5 milhões de anos atrás — Era Mesozóica. Os dinossauros prosperam. A teoria mais aceita é que um meteoro tenha atingido a terra neste período e extinguido a grande parte dos animais existentes, permitindo que os mamíferos e os Pokémon se desenvolvessem, com novas espécies surgindo a partir daí.

Aproximadamente 250 milhões de anos atrás — O Pokémon Regigigas inicia um lento processo de divisão do continente único que existia até então, a chamada Pangeia, amarrando as placas tectônicas em cordas e afastando-as umas das outras com sua força bruta, até chegar ao ponto em que elas pudessem fazer isso por conta própria, dando origem à "deriva continental". Nesta mesma época, Regigigas cria os golens lendários: Regice, Regirock, Registeel, Regieleki e Regidrago, que o ajudam com o serviço.

Aproximadamente 100 milhões de anos atrás — As espécies Lileep, Cradily, Amaura e Aurorus são extintas. Cranidos e Shieldon prosperam, bem como Tirtouga e Tyrunt. Surge Relicanth, que mantém-se inalterado até os dias de hoje. As formas originais (não fusionadas) de Arctozolt, Arctovish, Dracozolt e Dracovish provavelmente também pertencem a esta época.


Aproximadamente 2 milhões de anos atrás — A maioria das espécies MODERNAS de Pokémon começaram a surgir aqui. Até então, os animais predominavam, mas a partir deste momento, os Pokémon passam a ser forma de vida dominante no planeta Terra.

Aproximadamente 300 mil anos atrás — O Homo sapiens surge na África Oriental há cerca de 300 mil anos, depois se espalhou para o leste do Mediterrâneo em torno de há 100 mil a 60 mil anos e pode ter chegado na China há 80 mil anos.

Dezenas de milhares de anos (entre 99 mil e 10 mil anos atrás) — Omanyte e Omastar são extintos. Em algum momento entre seu surgimento e sua extinção, estes Pokémon predavam o Pokémon Shellder, que era seu contemporâneo, porém conseguiu sobreviver até os dias de hoje.

Aproximadamente 20 mil anos atrás — Vinte mil anos atrás, outro Pokémon alienígena chega à Terra: Eternatus, também através de um meteoro, na região de Galar, no Reino Unido. Surge assim o primeiro Darkest Day (Dia Mais Sombrio), a maior extinção que a Terra já vivenciou, com os Pokémon absorvendo tanta energia, que seus corpos ficaram gigantes (Dynamax / Gigantamax), matando a maioria das espécies de animais existentes. Os humanos só conseguem prosperar por causa de sua inteligência. Ao contrário do que se pensa, o Darkest Day se deu em escala global, e não apenas na região de Galar, mas a maior parte das Wishing Stars que permitem o uso da Dynamax ficaram em Galar, o epicentro da calamidade.

Aproximadamente 10 mil anos atrás — Ocorreu a última Era do gelo. A população de Mamoswine prospera, mas diminui consideravelmente com o (re)aquecimento do planeta. Em Paldea, os Pokémon Cyclizar já eram utilizados pelos humanos como montaria.


Aproximadamente 5.500 anos atrás — Surge o primeiro sistema de escrita sistematizada, quando os sumérios desenvolveram a escrita Unown na Mesopotâmia. Nesta mesma época, uma sociedade independente se desenvolvia no Japão (a primeira sociedade humana a manifestar interesse em domesticar Pokémons): Pokémopolis. Com isso, os seres humanos se tornam a espécie dominante, em conjunto aos Pokémon, dada a sua inteligência avançada.



Aproximadamente 3000 anos atrás — Ocorre uma guerra entre a atual região de Kalos (((anteriormente chamada Parisia))) e Galar. Esta guerra ocorreu devido ao ressurgimento do Darkest Day (Dia Mais Sombrio). Mas o conflito acabou quando Zacian e Zamazenta derrotaram Eternatus em Galar ao mesmo tempo em que AZ acionava a Ultimate Weapon pela primeira vez em Kalos. Muitas outras espécies de animais são extintas, mas graças ao esforço coletivo dos seres humanos, eles passam a trabalhar em conjunto para salvar as espécies devastadas (esforço esse que resultou na criação de diversas raças de cães e gatos).


A humanidade acredita em Magia. Acredita-se que os Homo sapiens potens tenham surgido aqui, por convergência evolutiva e subspeciação, sendo os primeiros poderes humanos considerados "magia". 

Nesta época, o tipo "Fada" era conhecido como "Tipo Amor". De agora em diante, de 1000 em 1000 anos, Xerneas cria um fenômeno meteorológico global, uma névoa que distribui sua energia vital infinita para os Pokémon. As espécies mais sensíveis a este tipo de energia, absorvem-na e convertem-se no tipo Fada. Como Xerneas gasta muita energia, ele adormece na forma de árvore por mais mil anos. O tempo passa, a energia vai se esgotando e os tipos Fada desaparecem, pois não possuem a habilidade de energia eterna como Xerneas. Nos próximos mil anos, então, Xerneas acorda, inunda o planeta em névoa e adormece, até que os tipos fadas sumam por completo outra vez. Ele desperta dali a mil anos e repete o processo novamente, até o fim dos tempos. 


O poder dos Pokémon tipo Fada está relacionado também à crença dos humanos na magia. Quanto mais forte estiver essa crença, mais forte será o seu poder. Já o poder dos Pokémon tipo Sombrio está relacionado tanto à energia negativa à própria maldade em si. Como a maldade está sempre presente, o tipo Sombrio (que é provido por Yveltal), não desaparece. Já o tipo Fada precisa entrar sempre em manutenção, uma vez que a própria maldade fazem as pessoas esquecerem-se da existência do que é mágico.

Exatos 2025 anos atrás — O Ocidente inicia a contagem de tempo da Era Comum, começando no ano 1 d.C (Da era Comum).

Exatos 2021 anos atrás — Uma chuva de meteoros ocorre onde hoje fica Meteor Falls, na região de Hoenn, no Japão, faz com que os orientais adotem um novo calendário, começando no ano 1 d.Q. (Depois da Queda), dando-se 4 anos após o surgimento do calendário ocidental. Hoje em dia, o Calendário Hoenniano corre culturalmente apenas na Região de Hoenn, como uma forma de preservar a cultura do antigo povo draconídeo que vivia por lá e foi dizimado com a queda dos meteoros. O Mundo inteiro utiliza a data do calendário ocidental como referência. Para a marcação de tempo das fanfics da Família Laços, é utilizado o Calendário Hoenniano como calendário oficial.

Final do Século XVIII (18) — Primeiro Estudo Sistemático de Pokémon é feito na França por Barão Tajirin. Até então, a humanidade não se interessava pela classificação e entendimento dos Pokémon. Uma exceção era Pokémopolis, a antiga civilização perdida no tempo e o uso militar de Pokémon por parte dos humanos em suas guerras. Tajirin estudou e classificou 30 espécies em vida. Isso não significa que só existiam 30 Pokémon naquela época, mas que ele só conseguiu fazer o estudo desta quantidade de espécies. Mesmo assim, os dados detalhados e rascunhos deixados pelo Barão Tajirin se tornaram bases para o estudo depois disso. Da França, a pesquisa dos Pokémon se espalhou pela Europa Ocidental para incluir a Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália. De acordo com o incrível progresso de tecnologia de transporte, o movimento acadêmico encontrou um lar no Japão ao final do Século XIX.

1846 d.Q. (Século 19) — Eventos de Pokémon Laços: LEGENDS. A Região de Sinnoh, no Japão, ainda se chamava Hisui.

No mesmo ano, em Johto, a Torre Queimada, como o próprio nome diz, queima até o chão, matando três Pokémon dentro dela. Lugia foge para Whirl Islands enquanto Ho-Oh ressuscita os três como os cães lendários Raikou, Entei e Suicune, e voa em busca de um treinador de coração puro.
 
   
Ocorre a Primeira Liga Pokémon (em algum local do mundo).

1855 d.Q. — Charles Darwin publica o livro "A Origem das Espécies", detalhando a evolução de todos os seres vivos, incluindo Humanos, Animais e Pokémon.

1895 d.Q. — O Professor Westwood I publica o paper "Uma Observação da Evolução de Pikachu". Nele, o professor descreve como dois Pokémon, que se pensava serem duas criaturas completamente diferentes, eram na verdade, a mesma. Uma era simplesmente a "forma evoluída" da outra. Como resultado desse avanço, a Pesquisa em Pokémon entrou em uma nova fase de descobertas, dando ao Professor Westwood I, reconhecimento mundial. Ele chegou à conclusão que a evolução Darwiniana se aplicava aos Pokémon até certo ponto, mas a partir daí, já não era mais possível compreender a mudança na aparência e características dos Pokémon, já que a evolução Darwiniana falava em evolução ao longo de milhares de anos, e um Pokémon pode metamorfosear em questão de dias. Por causa do artigo dele, o Japão se tornou conhecido como o líder no estudo dos Pokémon.

1921 d.Q. —  Surge a Pokébola Moderna. Antes disso, eram utilizadas Pokébolas à vapor. A Pokébola surge quando o Professor Westwood I estava fazendo experiências em seu Primeape, administrando drogas a fim de extrair sua energia raivosa. Mas em sua velhice, ele perdeu algum controle de seus sentidos, e acidentalmente deu a Primeape muitas drogas, enfraquecendo-o a ponto de Primeape se enrolar como um feto e caber no estojo de óculos do professor. Este experimento deu errado e levou a mais testes que, no final das contas, resultaram na Pokébola moderna.

1941 d.Q. — Após duas guerras mundiais, o mundo passa por uma revolução, onde todos países se unem para formar uma única Nação em prol da paz, a "Nação Pokémon" e o próprio Planeta Terra ganha a alcunha de "Planeta Pokémon". A Capital da Nação Pokémon fica na antiga cidade de Tóquio, na região de Kanto, Japão. Os países como conhecemos (Brasil, Guiana, Japão, Inglaterra, etc...) continuam existindo em paralelo à Nação Pokémon. Somente aqueles que tiverem licença de treinador Pokémon, porém, podem transitar livremente entre os países da Nação. Quem não é treinador Pokémon precisam de visto para viajar de um país a outro. Entretanto, poucas pessoas são treinadoras, já que os Pokémon ainda são vistos como seres selvagens e de uso MILITAR. A "tecnologia" Pokémon só começa a ser utilizada amplamente pela população a partir daqui, desenvolvendo-se cada vez mais com o passar dos anos.
O consumo de carne é reduzido no mundo inteiro, tendo 80% da população optado por uma dieta ovolactovegetariana (que come ovo, leite e vegetais). Começa aí a luta para tornar PROIBIDO o consumo de carne de qualquer espécie, seja animal, seja Pokémon (coisa que ainda não foi implementada em todos os países da Nação Pokémon até hoje...).
O mundo é globalizado.

Em algum ponto a partir daí — Surge a "União Ranger" que compreende os países que não concordam com a utilização de Pokébolas para manter os Pokémon, mas ainda assim, fazem parte da "Nação Pokémon", tendo passe liberado para qualquer país ou região que pretendam viajar, desde que seus habitantes tenham licença de treinador.

1961 d.Q. — Os primeiros Elgyem e Beheeyem chegam à Terra em uma missão de paz, sendo uma civilização alienígena mais avançada que a dos humanos. Muito provavelmente, eles vieram porque a humanidade se uniu em uma única nação, deixando suas diferenças de lado. Logo, os Elgyem observaram que os seres humanos eram criaturas amistosas e julgaram SEGURO virem visitá-los e compartilhar sua cultura e tecnologia com eles. A dificuldade na comunicação, entretanto ,dificulta que os humanos os entendam por completo. Posteriormente, Elgyem e Beheeyem ajudam os humanos na colonização da lua.

1965 d.Q. — Os primeiros humanos pousam na lua.

1996. d.Q. — Eventos simultâneos de Pokémon Laços (Green Chapter) e Pokémon Laços: Yellow. Neste ano, a Equipe Rocket descobre uma dimensão paralela ao mundo Pokémon, o Mundo Glitch.

Três jovens iniciam sua Jornada Pokémon pela região de Kanto, mas acabam sendo manipulados por uma determinada organização que lhes oferece certos "benefícios" que jamais poderiam ser conseguidos através de métodos legais... Uma criança com habilidades sobre-humanas, capaz de curar os Pokémon com um simples toque, sai em uma jornada pelas Ilhas Laranja. Acompanhe Yellow nesta divertida aventura rimada!

1998 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Gold & Silver (temporadas 1 e 2) e Pokémon Laços: Heart, Soul, Mind (temporada 3). Algum tempo ANTES dessa série (algo entre um ano e seis meses), os tipos Sombrio e Aço foram estudados e classificados pela primeira vez em Johto, sendo rapidamente globalizados. Eles sempre existiram, mas por alguma razão, ainda não haviam sido publicados estudos científicos acerca dos mesmos. Ou seja, os tipos Sombrio e Aço ainda não haviam sido oficialmente classificados pela comunidade quanto suas vantagens x desvantagens nem quanto às espécies pertencentes a estes tipos, já que os estudos sobre Pokémon estão progredindo lentamente, conforme a população progride na convivência amigável com os monstrinhos. Pouco mais de 35% da população mundial tem licença de treinador Pokémon.

A jovem assistente de pesquisa do Professor Elm, Crystal, tem o seu trabalho arruinado quando, sob sua tutela, um Pokémon é roubado do laboratório do Professor. Agora, ela percorre a região de Johto atrás do responsável. 

2000 d.Q. — Eventos simultâneos de Pokémon Laços: Emerald e Pokémon Laços: Advanced. Neste ano, Ruby, Sapphire e Jade descobrem uma dimensão paralela ao mundo Pokémon, o Mundo das Masmorras, baseado no Mundo Pokémon dos jogos spin-off Mystery Dungeon.

Ao ter uma EQM (Experiência de Quase Morte), Jade descobre que existe uma vida após esta, e que ele já esteve no "além" antes de nascer, mas por alguma razão, havia se esquecido disso depois de encarnar como um humano.

Sem querer, ao iniciar sua primeira jornada Pokémon, o irmão mais novo de Yellow, Emerald, acaba indo parar em uma competição chamada Batalha da Fronteira, onde ele deverá provar que possui competência para combater Lendários e Míticos! O destino de dois jovens de personalidade forte e com comportamentos antitéticos está entrelaçado e eles precisam resolver as diferenças entre si o mais rápido o possível, pois o perigo que os aguarda não espera para atacar...

2001 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Colosseum e Pokémon Laços: Ranger (1ª Temporada). (((((SPOILER DOS BRABOS))))) É revelado que antes de reencarnar como um humano, Jade era um Pokémon: Phione, o eterno companheiro de Manaphy.

Isso quer dizer que no Mundo Pokémon existe a reencarnação e qualquer ser pode reencarnar em qualquer outro ser, mesmo que seja de uma espécie diferente da que ele havia encarnado em sua vida anterior, de acordo com suas necessidades de crescimento e desenvolvimento espiritual, algo que é PLANEJADO no além, antes do nascimento. O mesmo se aplica para gênero. É possível ser homem em uma vida e mulher em outra. Aparentemente este plano ou dimensão espiritual para o qual se vai depois que morre pode ser acessado pelos Pokémon fantasmas, mas mais informações sobre o que acontece com a consciência após a morte permanecem um mistério.

A Jornada em Rimas de Emerald não para. Após a Batalha da Fronteira, o menino decide se aventurar na chamada "Liga Colosso", mas ao chegar na Região de Orre, ele descobre que uma equipe de vilões está tramando algo terrível! 

2004 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços (Blue Chapter).

Três jovens iniciam sua Jornada Pokémon pela região de Kanto, mas acabam sendo manipulados por uma determinada organização que lhes oferece certos "benefícios" que jamais poderiam ser conseguidos através de métodos legais...

2005 d.Q. — Iniciam-se os eventos de Pokémon Laços: Teal & Indigo.


2006 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Ranger (2ª Temporada: Vatonage).


2009 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Ranger (3ª Temporada: Light & Shadows).


1º Semestre de 2011 d.Q. a 2013 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Diamond & Pearl. 50% da população mundial é composta por treinadores Pokémon. Há uma crescente significativa na quantidade de jovens que estão saindo em jornada para estudar Pokémon para os professores de suas respectivas regiões.

Acontecimentos do passado deixaram algumas pessoas frias e cruéis, almejando começar tudo de novo do zero, moldando o tecido do espaço-tempo para a criação de um novo mundo. Cabe a três jovens despreparados eliminarem esta ameaça.

2º Semestre de 2011 dQ. a 2012 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Black & White.

Na Região de Grandes Cidades, Unova, vários adolescentes iniciam jornadas Pokémon ao mesmo tempo e no percurso, acabam por confrontar um grande debate filosófico: devemos libertar os Pokémon?

2012 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Advanced Omega & Primal Alpha e da Primeira temporada de Pokémon Laços: XY.

A Mega Evolução, bem como o tipo Fada são novidades rapidamente globalizadas. Lembrando que o Tipo Fada existe há bastante tempo, mas vai enfraquecendo e sumindo com o passar de um milênio, retornando de mil em mil anos com o evento meteorológico gerado por Xerneas. Isso explica porque antes disso, Clefairy era do tipo Normal, por exemplo. O tipo Fada surgiu primeiramente em Parisia e se espalhou rapidamente por todo o globo.

Ao final do ano, a região até então conhecida como Parisia é renomeada para Kalos. Além disso, é revelado que a humanidade possui uma colônia na lua. Esta colonização deve ter ocorrido em algum ponto entre 2000 d.Q. e 2012. d.Q.

 Os problemas são reais e machucam mais do que você pode imaginar. Vários adolescentes entrando na vida adulta, muitos segredos e problemas de família, depressão, homoafetividade, vingança, poder e o desejo de governar o mundo... Tudo isso em uma escola.

As escolas de formação de treinadores Pokémon tornam-se populares, elevando ainda mais a quantidade de pessoas com licença de treinador.

2013 d.Q. — Eventos das temporadas restantes de Pokémon Laços: XY. Ao final, Y transcende e fura a bolha do espaço-tempo, indo parar no Multiverso.

Os problemas são reais e machucam mais do que você pode imaginar. Vários adolescentes entrando na vida adulta, muitos segredos e problemas de família, depressão, homoafetividade, vingança, poder e o desejo de governar o mundo... Tudo isso em uma escola.

2014 d.Q. — Eventos simultâneos de Pokémon Laços: Best Wishes!, Pokémon Laços: Z e Pokémon Laços: Sun & Moon. Neste ano, começa-se a explorar mais amplamente a ideia de Multiverso, com a aparição das Ultra Beasts e os estranhos eventos que tomam conta da região de Alola. Os Z-Moves são uma novidade rapidamente globalizada.

Na tradicionalíssima Região de Ransei, a Princesa Wish, que não quer se tornar uma guerreira Pokémon, planeja uma fuga para a região de Unova, onde poderá viver o seu sonho, mas ela encontrará muitos problemas no caminho... Velhos colegas da Academia Pokémon de Shalour se unem à Team Skull para perseguirem o lendário Pokémon protetor do ecossistema, Zygarde. Cabe agora a Zack e os remanescentes da escola a protegê-lo, antes que seja tarde demais! Eventos anormais e estranhos desaparecimentos na Região de Alola trazem de volta personagens queridos, porém disfarçados, para uma operação que envolve criaturas bizarras, experimentos e dimensões alternativas.

2016 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços (Red Chapter).

Três jovens iniciam sua Jornada Pokémon pela região de Kanto, mas acabam sendo manipulados por uma determinada organização que lhes oferece certos "benefícios" que jamais poderiam ser conseguidos através de métodos legais...

2017 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Let's Go! e Pokémon Laços: Sun, Moon and Stars.

Dois jovens extremamente habilidosos estão em alta na região de Kanto e graças ao seu prestígio, são chamados para uma missão de reconhecimento de uma nova espécie de Pokémon, mas eles descobrem no meio do caminho que mais gente está de olho nela...

2019 d.Q. — Eventos da primeira e segunda temporadas de Pokémon Laços: Sword & Shield. Y retorna de sua viagem pelo Multiverso. Torna-se popular o patrocínio de treinador Pokémon (endosso e carta de recomendação), o que também aumenta a quantidade de pessoas interessadas em treinar os monstrinhos.

2020 d.Q. — Eventos da terceira temporada de Pokémon Laços: Sword & Shield. A Dynamax/Gigantamax e os Sync Moves são novidades rapidamente globalizadas. Estima-se que entre 80 e 85% da população mundial já tenha licença de treinador.

Estes dois irmãos saíram de casa para ajudar o pai, mas acabaram envolvidos por uma série de problemas dos quais suas normas de conduta jamais os permitiram ignorar.

2021 d.Q. — Eventos de Pokémon Laços: Atro & Alvo, seguido dos eventos de Pokémon Laços: prophecies. A Involução artificial causada pela Energia Aeos é vendida através dos produtos da Professora Phorus que são enviados para o mundo todo, graças a uma publicidade feita pela própria Associação Pokémon. Unite Moves parecem ainda ser um fenômeno específico de Pokémon da Região de Aeos, de Pokémon capturados com Bolas Aeos, capazes de absorver a energia Aeos das ilhas.

Treinadores do mundo todo já estão utilizando mecânicas de batalha alternativas como a Evolução Turbo/BREAK, o Synergy Burst e a Terastalização, que parecem ser novidades tecnológicas em processo de globalização.

Minissérie em comemoração dos 10 anos de publicação de Pokémon Laços: Black & White.

Justificativas:
  • Pokémon Laços (Green Chapter) se passa no ano de 1996 no Calendário Hoenniano.
  • Pokémon Laços: Yellow se passa simultaneamente a Pokémon Laços (Green Chapter).
  • Pokémon Laços: Gold & Silver se passa dois anos após os eventos de Pokémon Laços (Green Chapter).
  • Pokémon Laços: Advanced se passa dois anos após os eventos de Pokémon Laços: Gold & Silver.
  • Pokémon Laços: Emerald se passa simultaneamente à Pokémon Laços: Advanced.
  • Pokémon Laços: Colosseum se passa no ano seguinte à Pokémon Laços: Emerald.
  • Pokémon Laços (Blue Chapter) passa-se 8 anos após os eventos de Pokémon Laços (Green Chapter).
  • Pokémon Laços: Teal & Indigo inicia-se no ano 2005 no Calendário Hoenniano.
  • Pokémon Laços (Red Chapter) passa-se 12 anos após os eventos de Pokémon Laços (Blue Chapter) e, portanto, 20 anos desde o Green Chapter.
  • Pokémon Laços: Let's Go! se passa um ano após Pokémon Laços: Red Chapter, ou seja, 2017.
  • Pokémon Laços: Diamond & Pearl se passa em 2011, no mesmo ano que Pokémon Laços: Black & White. Contudo, Dia, Pearl e Platinum iniciam suas jornadas no começo do ano, enquanto Black, White, Cheren, Iris e Bianca iniciam suas jornadas no meio do ano, ou seja, decorrido um atraso de seis meses desde o início da jornada dos protagonistas de Sinnoh, que a estas alturas, já estavam muito mais avançados.
  • Isso se evidencia em Pokémon Laços: Atro & Alvo, quando White informa que já fazia quase um ano desde os eventos da PML (ocorridos em SwSh). Sabendo-se que tais eventos ocorreram no meio do ano (já que a jornada em Pasio durou meio ano), logo, a data de aniversário da jornada de BW é no meio do ano.
  • Quando Black batalhou contra a falsa Platinum em Sinnoh, culminando na evolução de Piplup para Prinplup, foi no meio do ano de 2011.
  • Quando Platinum aparece em Pokémon Laços: BW já como membro da Polícia Internacional, já estamos no começo de 2012, no ano seguinte aos eventos da Equipe Galáctica.
  • Neste mesmo ano, Dia & Pearl tentam a Liga Sinnoh no Modo Multi-Battle, enquanto Platinum entra para a Polícia Internacional e participa da Batalha da Fronteira, onde conhece Crystal.
  • No ano seguinte (2013), Dia & Pearl vão para a academia Ranger em Almia, enquanto Platinum retorna à Sinnoh para participar dos Super Contests.
  • Em 2012 ocorre a primeira jornada de Pokémon Laços: XY, quando X e Y viajavam juntos (Parisia). Ao final do ano, a região é renomeada oficialmente para Kalos.
  • Em 2013, Y se matricula na Academia Shalour e ocorrem todos os eventos que culminam na Liberação da Ultimate Weapon e na Queda do Meteoro.
  • Pokémon Laços: Z se passa um ano após os eventos de Pokémon Laços: XY.
  • Pokémon Laços: Sun & Moon ocorre um ano após o evento cataclísmico do Meteoro em XY, portanto, passa-se no mesmo ano que Z.
  • Em Pokémon Laços: Best Wishes!, a Campeã da Liga Unova é a interina Iris, ou seja, Black, que é o Campeão de fato, está em Alola neste momento. Portanto, ocorre no mesmo ano que Sun & Moon.
  • Depois de se aventurar pelo Multiverso, Y retorna à sua dimensão Natal (batizada de Terra 6124), mas seis anos haviam se passado aqui, e ela não retorna em Kalos, retorna em Galar. Neste momento, Sword, Shield e Armor estão iniciando suas jornadas. Decorridos seis anos desde o ano em que Y estava na escola, as aventuras de Pokémon Laços: SwSh ocorrem então no ano de 2019.
  • Sword, Shield e Armor levam um ano inteiro viajando pela região de Galar.
  • No ano seguinte (2020), eles vão para Pasio, onde conseguem as 5 insígnias da PML bastante rápido. Sua jornada por lá dura em torno de seis meses.
  • Um ano após a PML, Black & White completam 10 anos de jornada, ou seja, Pokémon Atro & Alvo se passa em 2021, no meio do ano.
  • Pokémon Laços: prophecies é dita se passar em 2021.
  • Pokémon Laços: LEGENDS é dita se passar em 1846.

Unidades de Tempo e Calendário

Tal qual no mundo real, no Universo de Pokémon Laços, um ano é composto por 365 dias (às vezes 366), sendo cada dia formado por 24 horas, sendo cada hora composta de 60 minutos, sendo cada minuto composto de 60 segundos.

Entretanto, em questão de calendário, para efeito de comparação, a tabela da cronologia da fanfic Pokémon Laços se baseia no Calendário Hoenniano, criado especialmente para a fanfic Pokémon Laços: Advanced. Na lore, o calendário Hoenniano foi criado a partir da queda de meteoritos na região hoje conhecida como Cachoeira do Meteoro (Meteor Falls) em Hoenn e sua contagem começa no dia 18 de dezembro de 0004 d.C no calendário do nosso mundo real.

Portanto, o primeiro dia do calendário de Hoenn começou no ano 4 Depois da era Comum, o que quer dizer que o ano Hoenniano de cada fanfic, no mundo real, se dá pela soma do ano Hoenniano + 4. Exemplo:

Fanfic Pokémon Laços: Advanced
Ano Hoenniano: 2000 d.Q.
Ano no Mundo Real: 2004 d.C.

Fanfic Pokémon Laços: Atro & Alvo
Ano Hoenniano: 2021 d.Q.
Ano no Mundo Real: 2025 d.C.

Dentro do Universo compartilhado, o Calendário Hoenniano só é utilizado na Região de Hoenn. Outras regiões utilizam o Calendário Universal de Unova, que é exatamente igual ao nosso calendário gregoriano que utilizamos no mundo real (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho ... dezembro). Já que o Calendário Hoenniano foi especialmente criado para uma das fanfics da família, nada mais justo que utilizá-lo como medida padrão para a contagem de anos. Mas se você, leitor, achar que a linha do tempo deve ser feita em anos reais, basta somar 4 ao ano pretendido e aí estará o resultado no nosso calendário-padrão do mundo real.




LORE DA FAMÍLIA DE FANFICS "POKÉMON LAÇOS"


O que são os Pokémon? 
Pokémon são criaturas que conseguem armazenar a energia do infinito em seus corpos, captando-a diretamente da natureza. Devido ao excesso de energia que é estocado em seu corpo, eles sentem desejo por batalhar, para extravasar a energia em excesso que há dentro de si. Evoluíram dos animais e vice-versa por meio da seleção natural. A energia que um Pokémon absorve pode ser medida em HP. Um Pokémon fica incapaz de lutar quando toda a energia absorvida se esvai (HP = 0). Os Pokémon, por conterem tanta energia dentro de si, não se machucam de verdade quando estão batalhando, mas podem sofrer ferimentos reais e até mesmo fatais se continuarem lutando após o HP atingir zero. Por isso, sempre que um Pokémon chega no limite, ele é considerado "fora de batalha", pois torna-se perigoso lutar com ele neste estado. O Centro Pokémon oferece uma "carga" de energia ao Pokémon através da máquina de recuperação de HP das Enfermeiras e então, depois de recarregar as pilhas, os Pokémon podem voltar a batalhar.


O que são os Animais?
Os animais são seres que não são sensíveis às energias da natureza/energia do infinito, sendo incapazes de armazená-las em seus corpos. Pelo contrário, se machucam ao entrar em contato direto com elas. Surgiram na Terra junto aos Pokémon e são descendentes do DNA de Mew também. Alguns Pokémon evoluíram de Animais, e alguns animais, evoluíram de Pokémon, conforme as espécies foram ficando mais ou menos sensíveis à canalização e manipulação energética.


O que são os Humanos?
Os Humanos são descendentes diretos dos ANIMAIS e, portanto, não podem sentir e manipular as energias da natureza. Descendem do gênero Homo, que surgiu na Terra por volta de 3,2 a 2,5 bilhões de anos atrás. A única espécie do gênero Homo viva atualmente é a Homo sapiens, que se divide em duas subspécies: Homo sapiens sapiens e Homo sapiens potens, sendo a primeira composta por seres humanos ordinários, totalmente insensíveis à energia do infinito e a segunda, composta por seres humanos com poderes, levemente sensíveis à esta mesma energia, como um Pokémon em fase inicial de treinamento. Mesmo que os potens tenham poderes, estes nem se comparam com as capacidades de um Pokémon. Pode-se dizer que os potens seriam um "primeiro passo evolutivo" dos humanos em direção a tornarem-se Pokémon, mas ainda estão muito longe de o fazê-lo.


O que são os Humanos com Superpoderes?
Por convergência evolutiva, alguns humanos acabaram se tornando sensíveis à natureza do mundo em que vivem (Homo sapiens potens), tal como os Pokémon. Assim, criaram-se linhagens de seres humanos que usufruem de superpoderes. Podem se reproduzir livremente com os Homo sapiens sapiens. Como a reprodução ainda ocorre livremente entre os dois grupos, ambos são considerados parte da MESMA ESPÉCIE, tal como cães e lobos, por exemplo. A diferença é que dentro da espécie, apresentam algumas características distintas uns dos outros, formando assim, a chamada "subspécie".


Quais são os Seres Vivos que Habitam o Planeta Terra?
Os Seres Vivos que habitam o Planeta Terra podem ser classificados em 8 "reinos", que acordo com suas peculiaridades. São eles:

1. Virus — Ainda é um debate na comunidade científica se vírus são ou não seres vivos. Por ora, eles estão contidos em um reino próprio chamado virus. Pokérus encontra-se sob esta classificação. 
2. Bacteria — Como o nome sugere, englobam-se aqui todas as Bactérias.
3. Protozoa — Engloba os Protozoários.
4. Chromista — Engloba as Algas.
5. Plantae — Engloba as Plantas.
6. Fungi — Engloba os Fungos.
7. Animalia — Engloba os Animais, Seres Humanos e Seres Humanos com Poderes.
8. Pokémon — Engloba os Pokémon, sendo que eles mantém relação DIRETA com vários outros reinos, como o próprio Animalia, Plantae e Fungi.

Ou seja... Alguns membros do reino dos Pokémon evoluíram de seres do reino Animalia (exemplo: Arcanine - cão); outros evoluíram do reino Plantae (ex: Roselia - rosa); e outros do reino Fungi (ex: Shroomish - cogumelo).


Um fato curioso e que até hoje os cientistas não conseguem explicar, é que TODOS os Pokémon colocam ovos, mesmo aqueles que não descendem do reino animal. Há uma teoria de que o "bebê" é expulso do corpo da mãe dentro de um ovo porque a energia do infinito que há na mãe poderia prejudicar o desenvolvimento do feto, "fritando-o" por assim dizer. Outra teoria diz que dado o instinto natural dos Pokémon de batalhar, o bebê poderia ser mortalmente ferido na barriga da mãe, já que ele ainda não está pronto para receber o impacto de golpes, por isso, é uma vantagem evolutiva que os Pokémon coloquem ovos, já que isso separaria o corpo da mãe do corpo do bebê logo no começo do processo de desenvolvimento embrionário, permitindo que a mãe batalhe e que os bebês tenham uma maior chance de sobrevivência.


O que são Pokémon Lendários?
São Pokémon muito importantes para o equilíbrio do ecossistema do planeta, pois eles parecem ser capazes de absorver mais energia natural do que os Pokémon e humanos com poderes comuns. São mais sensíveis, portanto, às energias deste mundo e de outros, podem ter dado origem a elementos do planeta, como os continentes ou o próprio oceano.

Os Pokémon Lendários não são únicos, com exceção de Dialga, Palkia, Giratina e Arceus. Entretanto, devido à sobreposição temporal que se dá devido à viagem no tempo (que parece ser algo recorrente neste mundo), estes mesmos Pokémon podem aparecer mais de uma vez no mesmo período de tempo, dando a entender que há mais de um da mesma espécie, mas na verdade, o indivíduo é o mesmo.


Todos os Lendários têm uma variante Shiny. No Caso dos lendários "únicos", é difícil dizer com certeza, mas acredita-se que Shiny Dialga, Shiny Palkia, Shiny Giratina e Shiny Arceus possam ter se originado em outras dimensões e vindo para essa.

Todos os demais lendários possuem várias versões de si espalhadas pelo mundo, inclusive, naqueles que pensa-se terem sido criados por um outro Pokémon, tal como os Cães Lendários de Johto. Existe uma hipótese de que todo e qualquer Pokémon comum tenha uma chance de 0,001% de evoluir naturalmente para um Pokémon lendário ou mítico de mesmo tipo, por mutação espontânea, uma Lei da Natureza que permite que os lendários sempre existam, a fim de manter o equilíbrio do meio ambiente. Afinal, os lendários não são imortais e, quando desencarnam, precisam de outro que assuma o seu lugar, certo? O mesmo ocorre quando um lendário é capturado e deixa de exercer o seu papel na natureza. Outro lendário de igual habilidade precisa fazer isso.

Uma nomenclatura alternativa é "Pokémon Legendário", também correta.

O que são Pokémon Míticos?


Pokémon Míticos e Lendários são biologicamente A MESMA COISA! A diferença é cultural, apenas. Os Míticos foram PREVISTOS pelos humanos antes de serem oficialmente encontrados e estudados, enquanto que os feitos dos Lendários sempre denunciou a sua existência, sendo evidentes cientificamente. Por exemplo... A humanidade pressupôs a existência de um Deus único e criador. Muito tempo depois, descobriram Arceus, portanto, ele foi "previsto". É um Mítico. Já o espaço-tempo é algo palpável e calculável de acordo com as leis da Física, portanto, a encarnação do espaço e do tempo, Dialga e Palkia, são lendários, já que os feitos deles precederam a proposição de sua existência. É, portanto, CORRETO dizer que todo Pokémon Mítico é Lendário, mas é INCORRETO dizer que todo Lendário é Mítico.

O que são Ultracriaturas?
Ultracriaturas são Pokémon de outra Dimensão. Não são considerados Lendários, embora alguns possam ser tão fortes quanto.


O que são Glitches?
Glitches são Pokémon de outra Dimensão. A sua interação com os Pokémon deste mundo pode provocar efeitos adversos, por isso, são considerados seres DIFERENTES das Ultracriaturas.

MissingNo. (Forma Ghost) - Arte por TOKIYA (2016), artista oficial de Pokémon, que trabalha com TCG
MissingNo. Não é um Pokémon nem uma Ultra Beast, é o que os humanos deste mundo chamam de "Glitch".

O que são Betas?
Betas são Pokémon de outras Dimensões muito semelhantes à nossa e que, devido a seleção natural, evoluíram um pouquinho diferente dos Pokémon que conhecemos aqui. Por exemplo: alguns tem uma cor diferente, tipo diferente ou mesmo os próprios membros do corpo são diferentes. Mas, em essência, são as mesmas criaturas que vivem neste mundo, só que de uma realidade ligeiramente paralela. Exemplo: O Beta Espeon é amarelo e suas caudas são separadas, enquanto que o Espeon do nosso mundo é rosa e somente a ponta de sua cauda é bifurcada.


O que são as Pokébolas?
São itens esféricos que capturam e diminuem o tamanho dos Pokémon, possibilitando o fácil transporte dos mesmos. As pokébolas modernas são feitas através de uma estrutura espelhada que rouba violentamente a energia dos Pokémon, gerando uma reação fisiológica que os permitem assumir um tamanho minúsculo. Mas a energia escapa quando a bola é fortemente balançada, possibilitando que o Pokémon saia de dentro da esfera.

O que acontece dentro das Pokébolas?
De acordo com a Meganium de Crystal, dentro da Pokébola há um espaço tranquilo em que se faz presente um silêncio jamais visto no mundo real, possibilitando que os Pokémon descansem e recuperem suas forças. Em contrapartida, devido a proximidade, alguns Pokémon parecem ouvir o que os seus treinadores dizem de dentro da Pokébola e também parecem enxergar o mundo exterior através da cápsula. Alguns Pokémon utilizam-se deste momento de escuta para saírem sozinhos de dentro da Pokébola e escapar para o mundo exterior.

 

De acordo com Jade, que já esteve no interior de uma pokébola, é possível que os Pokémon criem um vínculo de amizade com os humanos que o capturaram porque têm ciência de que, ao unirem-se aos humanos, sua vida será prolongada e provavelmente mais fácil do que na natureza.

Estar dentro de uma Pokébola era... Como eu posso dizer? Confortável. Era... Seguro. Essa era a sensação. Eu não sei como explicar, mas era como dormir tapado com lençóis à noite, mesmo que estivesse quente, só para se sentir protegido. Ou então... Sabe como quando um gato se enfia em qualquer buraquinho e quanto mais ele tiver que se espremer para caber, mais ele gosta? Bom... Talvez essa não tenha sido a melhor das analogias, mas você entendeu o que eu quis dizer..

Eu não sei se é exatamente isso, mas eu acredito que um Pokémon se sente seguro e protegido assim quando é capturado, porque o mundo selvagem é extremamente perigoso. Diariamente, os Pokémon precisam se envolver em brigas a fim de disputar por território, comida, abrigo... Não apenas entre espécies de Pokémon rivais como também com animais. E talvez seja essa sensação de conforto, de não precisar mais estar em constante estado de alerta que faz com que um Pokémon capturado passe a ser amigável com o humano que o capturou. Porque o Pokémon entende que sob os cuidados de um treinador humano, sua vida melhorará. De fato, um Pokémon capturado tem uma sobrevida maior do que aqueles que vivem soltos na natureza e se mantém em estado selvagem. Só pela garantia de sempre ter comida, o Pokémon já soma muitos anos na conta.

Geralmente, os Pokémon dormem quando estão dentro das pokébolas e sua consciência é transportada para outra dimensão, o Dream World/Mundo dos Sonhos, estudado pela Dra. Fennel na Região de Unova. Assim, engana-se aquele que pensa que um Pokémon fica confinado dentro da esfera, tal como um animal de circo, pois apenas o seu corpo físico é mantido no espaço pequeno, já que toda a sua consciência é transportada para um local natural (E REAL) de exuberante natureza no momento em que eles estão dormindo. Ou seja, eles ficam LIVRES na natureza, em outra dimensão real e palpável através da transferência dimensional de sua consciência.


Os Pokémon, sempre que dormem, vão para o Dream World, seja dentro da pokébola, seja quando dormem no mundo real ou quando são afetados pela condição de status de sono durante alguma batalha.

Evolução


1) Evolução por Metamorfose - A Evolução EXCLUSIVA dos Pokémon

A Evolução Exclusiva dos Pokémon é, na verdade, cientificamente falando, uma Metamorfose que geralmente se dá quando a quantidade de energia absorvida da natureza acumula níveis tão grandes, que o Pokémon precisa passar por uma transformação para que seu corpo aguente o excesso (É por isso que os stats dos Pokémon aumentam quando eles evoluem. Mas engana-se você que pensa que ocorre nessa ordem. Na verdade, a situação é a inversa: os stats aumentam tão bruscamente que os Pokémon são forçados a evoluírem).

Riolu evoluindo para Lucario através da Metamorfose Evolutiva, algo que só acontece no Reino dos Pokémon


2) Evolução Darwiniana - Presente tanto em Pokémon quanto em Animais

A Evolução dos Animais se dá exclusivamente através da seleção natural (Evolução Darwiniana). De uma maneira bastante simplificada, pode-se dizer que a seleção natural é um processo em que os organismos mais aptos são selecionados, sobrevivem no meio, reproduzem-se e passam suas características aos seus descendentes. Assim, os menos aptos não podem passar suas características genéticas adiante, porque não conseguem sobreviver até o ponto de conseguirem se reproduzir. Com o passar de milhares ou até milhões de anos, novas espécies são formadas, com características muito distintas das que os seus antecessores tinham, sendo estas as características únicas advindas dos mais aptos dos antepassados.

Os animais sofrem somente a Evolução Darwiniana, porque são insensíveis quanto à energia natural, ao contrário dos Pokémon. Sendo os humanos animais, a evolução Darwiniana é a que se faz presente na espécie. (Lembrando que os homo sapiens potens ainda são, comparados aos Pokémon, seres muitíssimo inferiores em capacidade, portanto, a eles também cabe unicamente a evolução Darwiniana).


Já os Pokémon estão sujeitos tanto à Evolução Darwiniana quanto à Metamorfose Evolutiva. Conforme as espécies de Pokémon ficam mais >>> ou menos <<< sensíveis à energia natural, com o passar de milênios, eles dão origem a espécies de animais e vice-versa.

Uma prova disso é que os humanos (animais) começaram a ficar sensíveis à natureza e ganharam poderes, tal qual os Pokémon, formando uma subspécie (homo sapiens potens).

Um exemplo de Evolução Dawiniana aplicada aos Pokémon é o surgimento de Formas Regionais, de acordo com o ambiente/situação no qual as espécies de Pokémon se deparam ao migrar para regiões estrangeiras.

Formas Regionais: Exemplo de Evolução Darwiniana sendo aplicada a Pokémon


Involução ou De-volução

A Involução é um fenômeno artificial que pode ser induzido de diversas maneiras neste Universo. Mas por Involução, leia-se: a reversão da Metamorfose (Evolução Exclusiva dos Pokémon). A Evolução Darwiniana, que compreende a evolução dos humanos e dos animais, não pode ser desfeita, porque é um processo de ocorre durante milhares, senão milhões de anos, a nível de espécie, e não a nível de indivíduo.

A involução pode ser um efeito adverso causado pelo contato de um Pokémon com um glitch, por exemplo.

Wobbuffet devoluindo para Wynaut


Quais Animais ainda existem no Mundo Pokémon

Muitas espécies de animais foram extintas do Mundo Pokémon por perderem espaço na competição por território e comida. No entanto, é sabido que os seguintes animais ainda são comumente encontrados no planeta:

Vermes e Minhocas no geral
Gado
Peixes (são a categoria animal de maior abundância no planeta)
Mamíferos de Pequeno Porte, como Mangustos
Veados, Cervos, Alces, Antílopes...
Girafas
Cavalos
Caranguejos e Siris
Lagostas
Ursos
Grandes Felinos, como os Tigres
Borboletas
Moluscos
Estrelas-do-mar
Cães e Gatos
Galinhas e Patos
Corais, Anêmonas e Cracas
Baleias e Águas-Vivas
Insetos dos mais variados tipos, tão abundantes quanto os peixes


4 comentários:

  1. Oh meu deus, é tão legal ver a cronologia e saber que acompanhei boa parte das suas histórias <3

    ResponderExcluir
  2. Não tinha mesmo visto este post ainda, está incrivelmente bom e bem detalhado. Gostei bastante de como descreveu as diferentes eras adaptando-as ao mundo Pokémon, a parte dos fósseis ao Darkest Day foi a minha favorita. Incluindo o desenvolvimento da escrita humana e a guerra de Kalos.
    Gostei também como foi caracterizando os seres com magia e sem magia, você ligou tudo muito bem, criou um universo fantástico para as suas fanfics. Estou ansiosa por Pokémon Laços: Legends Vs. Prophecies, com seu dom de criar este universo, estou certa que será um projeto fantastico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado 🤩💖😍
      O meu objetivo é terminar as histórias que ainda estão em aberto da família Laços até o final de 2021. Isto é, Gold & Silver e Advanced. Daí em 2022, começará Legends Vs. Prophecies, que terá elementos de Legend: Arceus.
      Espero que vc acompanhe! Gratiluz pelo comentário!

      Excluir

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.