Anteriormente em Pokémon Advanced Adventures... Após um conturbado encontro com a Equipe Aqua pelas Rotas 105 e 106, que acabou resultando em um naufrágio, Ruby, Sapphire e Jade chegam à Ilha Dewford e acabam visitando o ginásio da Cidade de mesmo nome. Brawly, o líder, combina os "Segredos da Suavidade e da Rigidez" em uma batalha contra Jade, que resulta na vitória do menino e na aquisição de sua segunda insígnia. Agora é a vez de Sapphire batalhar... Será que ela vai conseguir?
Agora é a minha vez! Eu sou a Sapphire e quero desafiá-lo para uma batalha de ginásio!
Muito bem, mocinha... Vamos ver como você se sai contra OUTRO time!
Manda a ver! O que vier, eu e o meu Torchic estamos topando!
Torchic, hum? Esta é a sua primeira escolha... Bem, eu usaria o Blaziken, mas seria muito injusto. Neste caso, o meu primeiro Pokémon será... Hitmonchan! Vá!
Hitmonchan? Deixe-me ver...
Sapphire abre a pokédex e lê as informações do Pokémon tipo Lutador de Brawly.
Seus socos são tão velozes que rasgam o ar. Possui um espírito indomável de nunca desistir perante as adversidades. Precisa de um tempo para descansar a cada 3 minutos de batalha. Pode aprender qualquer tipo de soco. Só existem machos desta espécie.
Olha esse ponto fraco...
O que você disse?
N-nada! Pode começar?
Podem começar! O primeiro movimento é da desafiante!
Chic, Bicada!
Torchic salta para iniciar o seu ataque de bico, mas Hitmonchan é mais ágil...
Soco Rápido! Vai!
Hitmonchan salta na frente de Torchic e acerta seu bico com um soco devastador e hiperveloz.
CHIC!
😖
Então, o Pokémon inicial de Sapphire fica com o bico ferido, o que quer dizer que foi inutilizada a sua habilidade de bicar. Logo isso! O Bicada era o único golpe superefetivo que Torchic tinha sobre Hitmonchan.
Oh, oh! Acho que Sapphire não estava contando com isso!
Mas não tem problema... Cê realmente acha que a Sapphire não vai conseguir sair dessa?
Uau! Quem diria... Você apoiando a Sapphire, Ruby? Reconhecendo as habilidades dela como treinadora?
"Ah, cala a boca, pirralho!"
Sapphire estava tão focada na batalha, não iria deixar se sentir distraída por Ruby e suas palhaçadas. Ela encarava Brawly e Hitmonchan, tentando pensar em uma solução. Pelo visto, ataques frente a frente não surtiam resultado contra Hitmonchan, porque ele era muito mais veloz. E foi então que Brawly soltou um comentário infeliz...
E aí, o que você vai fazer, pequena?
P-pequena?
"Pequena".
Aquela palavra ativou um gatilho na mente de Sapphire. Ela fingia o tempo todo estar bem e se esforçar ao máximo para sair das adversidades, assim como Ruby tinha dito ali da arquibancada, mas essa era mesmo a Sapphire? Essa era ela de verdade?
Pequena. Um apelidinho simples e não-pejorativo para Sapphire, mas que trouxe a tona lembranças que ela gostaria de ter deixado no passado...
Era o seu primeiro dia de jornada Pokémon. Ela recém havia saído de casa, levando consigo todos os três iniciais da Região de Hoenn: Treecko, Torchic e Mudkip...
Tomara que o papai não tenha visto eu pegar o Treecko e o Mudkip também! Eu treinei vocês duro por bastante tempo, não estou pronta para abrir mão de vocês!
Sapphire pegou as pokébolas com os iniciais e caminhou pela Rota inicial (101) que ligava a Cidade de Littleroot a Oldale.
Foi então que ela passou por um sujeito estranho no caminho... Ele usava roupas de pirata e mais parecia com um fugitivo da prisão do que com qualquer outra coisa. Aquelas listras na camisa não ajudavam muito.
Ela se lembra dele ter levantado a voz (afinal, ela estava longe dele) e perguntado:
E aí, "pequena"? Você está saindo em uma jornada Pokémon?
Sapphire fechou o rosto, não gostava daquele sujeito.
Estou sim, por quê?
Por nada. Eu só gostaria de te desejar uma boa sorte nessa sua empreitada.
Sapphire achou aquilo estranho (até demais), mas na hora, não deu muita bola, já que o homem desviou o olhar dela e começou a falar no telefone. Então, ela seguiu em frente, pois estava ansiosa demais para fazer a sua primeira captura Pokémon agora que seu pai finalmente havia lhe cedido um maço de Pokébolas novinhas em folha.
Mas ela deveria ter prestado mais atenção ou talvez voltado para casa. Ela olhou para trás e sentiu que o homem talvez a estivesse seguindo, com um olhar mal intencionado na face. Mas ela apertou o passo e foi direto à captura de um Wurmple, o que posteriormente resultaria no seu encontro com Ruby.
Ela olhava para trás a todo momento, mas o homem havia desaparecido, então desencanou. Achou que não fosse nada. Talvez ele só estivesse indo na mesma direção que ela e ele não tinha culpa se ela o achava um mau-encarado, afinal, não se deve julgar as pessoas pela aparência.
Mas ela deveria ter se preocupado. Agora ela sabia. As cicatrizes dos arranhões ainda lhe doíam. Doíam mais psicologicamente do que fisicamente. Doíam porque ela se culpava por não ter seguido seus instintos e seguir os instintos é a primeira regra para se tornar uma treinadora Pokémon bem sucedida.
Vai, Chic!
De repente, Sapphire se lembrou que estava no meio de uma batalha de Ginásio e que deveria comandar o Torchic contra o Hitmonchan do líder de Ginásio. Mas Torchic não se levantou...
Torchic já estava derrotado.
Hã? O... O que aconteceu?
Sapphire, você está bem?
Ela está falando! Acho que está bem!
O que houve? Por que está todo mundo olhando para mim desse jeito?
Sapphire, você apagou! Ficou olhando fixo para o nada e acabou deixando o Torchic na mão!
Ele foi derrotado.
E-eu... Me Desculpe, Torchic! Justo quando você mais precisava de mim, eu falhei... Me desculpe.
Sapphire junta seu Pokémon no chão e o coloca de volta na pokébola e todo aquele discurso de pedir desculpas. Para Ruby e Jade, parecia ser sobre o "apagão" durante a batalha de ginásio, mas para Sapphire, ela estava pedindo perdão por tudo o que havia acontecido desde o primeiro momento, desde o dia em que pôs o pé para fora de casa e decidiu iniciar sua jornada Pokémon.
C-como foi que isso aconteceu?
Bem, você deveria ter atacado naquele turno e como não fez nada, eu pedi pro Hitmonchan aumentar ainda mais usa velocidade usando o golpe Agilidade.
Depois foi só acertar um Focus Punch, aproveitando que Torchic não fazia nada e aí ele foi derrotado...
Parece que você está muito destraída, menina!
É que... Me desculpe, eu não deveria trazer os meus problemas para o campo de batalhas!
Essa era a regra número dois.
Exato. Mas já passou, vamos continuar?
C-certo! Eu escolho... Lorry, vai!
A segunda escolha de Sapphire é Lorry, o Wailmer.
Ataque Surf!
Wailmer então criou uma onda enorme, que invadiu o lado do campo adversário e tirou danos de Hitmonchan, que não pode evitar a colisão com a enorme parede de água.
Este é um golpe muito forte para quem está apenas começando! Mas Hitmonchan e eu ainda temos muita energia! Vai, Agilidade mais uma vez!
Hitmonchan aumenta sua velocidade usando a agilidade. A estratégia de Brawly estava sendo o Segredo da Rigidez. Não tinha como usar a suavidade contra golpes à distância como esse. Porém... Algo estava diferente... Brawly estava usando uma tática de velocidade, algo diferente do que Sapphire havia visto na batalha contra Jade. Mas ela achava que dava conta.
Ataque com o Poder Oculto!
À primeira vista, o Poder Oculto parecia ser um movimento do tipo Normal, mas para cada Pokémon, este movimento assumia um tipo e um poder diferente, de acordo com suas características individuais. Assim sendo, conseguiu tirar um dano razoável de Hitmonchan.
Vai, Hitmonchan! Soco Rápido!
Evasiva!
Mas não dava tempo. Hitmonchan estava tão rápido que Wailmer não conseguia dar a evasiva.
Agora!
Hitmonchan acerta Wailmer e com um único golpe, deixa o Pokémon de Sapphire em estado crítico. Mas Hitmonchan já estava no ponto em que Sapphire queria. Ele estava arfante e devido tanta correria, estava precisando daquele tempinho de pausa que a pokédex descrevera. Além disso, sua energia também estava baixa, o que seria perfeito para usar o...
Salmoura!
Wailmer ejeta um jato de água através das narinas que ficavam acima da linha de seus olhos, espirrando com muita força contra Hitmonchan, que já estava com metade na energia naquele ponto da luta.
CHAN!
Hitmonchan está fora de combate! Resta apenas 1 Pokémon para o líder!
Nossa, ela já conseguiu derrotar o primeiro Pokémon do Brawly! Como a Sapphire tem se tornado forte!!
Esta foi uma ótima tática... Você esfolou o Hitmonchan o suficiente para quando ele chegasse ao seu ponto de esgotamento, você acertasse o Salmoura de uma só vez.
É isso aí. O Salmoura é um golpe de base de poder 65, mas esse valor duplica para 130 quando o alvo estiver com ou abaixo de 50% de sua energia. Por isso o Hitmonchan saiu tão prejudicado!
Muito bem... Admito que por essa eu não esperava... Mas o meu próximo Pokémon é forte e resistente a mesmo tempo! Vamos ver como você se sai contra o Hariyama!
Mas Sapphire não estava muito animada com aquela batalha. Ela tentava fingir, dizia para si mesma que estava tudo bem, que já havia passado, mas ao ouvir qualquer palavra que por ventura se conectasse diretamente com sua experiência com a Equipe Aqua, as memórias vinham todas de uma vez à tona.
E desta vez, não foi só uma palavra, mas uma frase inteira.
"Admito que por essa eu não esperava"
Foi o que um outro homem da Equipe Aqua falou para ela quando a menina estava presa no Monte Chaminé, onde a Equipe Aqua a fazia de Refém junto ao Presidente Stone e também ao Professor Cozmo.
Sapphire chegou ao lugar inconsciente, isso é verdade... Mas ela se lembra de algumas histórias enquanto estava recobrando a consciência. Ela tentava se acordar, mas manter-se desperta era o mesmo que pedir para levar um pisão na cara e apagar novamente.
Numa dessas cenas de tortura, ela se acordar por um momento antes de levarem o Professor Cozmo dali e um homem diferente vir falar com ela. Este era mais velho, deveria ter uns 40 anos e usava o mesmo lenço na cabeça que todos os membros da Equipe Aqua, porém, vestia um casaco e uma calça sociais que o diferenciava dos demais piratas. Talvez este fosse o Capitão.
Acordou, bonequinha?
Hmmm!
Sapphire não conseguia falar nada. Sua boca estava selada por uma fita e suas mãos, atadas, logo ela não podia fazer nada senão gemer por debaixo das amarras.
Eu fiquei tão feliz quando soube que você saiu em uma jornada Pokémon!
Quando o homem disse aquilo, a pobre Sapphire amarrada entendeu que ele estava feliz por uma causa particular, e não por ela. Afinal, eles nem se conheciam. Mas foi então que ela conectou o que ele disse ao homem que a perseguira na Rota 101 e depois a raptara chegando em Rustboro. Assim que ela confirmara para ele que tinha iniciado sua jornada, ele pegou o telefone e desviou a atenção dela. É claro. Ele estava na Rota 101 para descobrir se o Professor Birch tinha mandado algum treinador em jornada e, quando ela deu conversa para ele e abriu o bico, dizendo que sim, estava em uma jornada, ele ligou para este outro homem e deu as "boas notícias".
Esta era a terceira regra para se tornar uma treinadora bem-sucedida: "Jamais falar com estranhos, a não ser para desafiar a uma batalha ou ser desafiada".
Burra. Sapphire se sentia burra. Burra demais. Por que ela havia quebrado o silêncio e conversado com aquele cara? Se ela não o tivesse feito, nada disso teria acontecido e talvez ela até tenha conseguido sair em uma jornada em total anonimato.
Agora, isso tinha resultado em consequências não só para ela... Ela estava arrastando Ruby e Jade para o mesmo buraco em que ela se encontrava. Um poço. O fundo do. E a água estava subindo. Ela tinha poucos minutos antes de ser totalmente submersa, ao mesmo tempo estando completamente seca.
"Admito que por essa eu não esperava"... Que isso acontecesse tão cedo!
Hmmm...?
Do que o homem estava falando?
Você sair em uma jornada significa que a Pokédex ficou pronta antes do esperado! E é por isso que precisamos dela! Você não vai se importar se a usarmos, vai?
Sapphire meio que inconcientemente balançou a cabeça negativamente. Ela estava com medo, tremia da cabeça aos pés.
Boa menina! Agora fique aí paradinha enquanto levamos este velho...
Ele apontou para um canto onde dois piratas seguravam os braços do Professor Cozmo para trás, imobilizando-o.
(...) enquanto levamos este velho ao seu destino!
Então, o homem de roupas pretas e uma mulher de cabelos ruivos levaram o infeliz Professor Cozmo para um submarino e desapareceram debaixo d'água. Mas antes de fechar a comporta do submarino, o homem que supostamente "estava feliz" por ela ter saído em uma jornada, gritou para o seu capanga que a havia raptado:
Amber, dê um jeito nela! Quanto menos ela souber, melhor!
Certo, chefe!
E a última coisa que Sapphire se lembra desta recordação foi uma sola de sapato voando em direção À sua cara.
A garota estremeceu toda. Foi quando voltou sua concentração à batalha de ginásio que estava tendo. Hariyama havia derrotado Wailmer.
V-volte, Lorry!
O que houve com a Sapphire? Ela está tão dispersa hoje!
Eu não quero mais esta batalha de ginásio!
O que? Significa que você está desistindo?
Não... Significa que eu quero acabar isto o mais rápido o possível! Não estou com cabeça para ficar enrolando! Brella, vá!
Ora, um Shroomish! Eu sou um treinador de Breloom! Não há o que eu não saiba sobre o Shroomish!
Dane-se! Esporos Atordoantes!
Shroomish reage à raiva na voz de Sapphire e cria uma nuvem de esporos tão grande que é impossível para Hairyama escapar dela, ficando paralisado automaticamente... Assim como Ruby, Jade o árbitro e até mesmo o líder Brawly, que começam a espirrar por efeito do pó.
Golpe de Braço!
Mas Hairyama, que teve sua velocidade reduzida, ainda podia se mover e usou disso para atacar Shroomish com suas mãos gigantes. Foi One-Hit K.O.
Tudo bem... Shroomish, você fez o que eu precisava que você fizesse! Agora eu escolho... O MC! Vai!
A próxima escolha de Sapphire é MC, o Slugma.
Refletor!
Slugma cria uma barreira telecinética ao redor de seu corpo, reduzindo pela metade os danos recebidos de golpes físicos.
Que esperta!
Acho que a Sapphire finalmente acordou!
E mais determinada do que nunca!
Hariyama, use Tambor de Barriga!
Brawly então troca de estratégia. Ele faz com que Hariyama ataque a si mesmo, fazendo-o perder metade de sua energia para ganhar em para ampliar ao máximo o seu stat de Attack (seis estágios, de uma só vez). Isso com certeza inutilizava o refletor de Slugma.
Grrrr! Slugma, Time Duplo!
Slugma se multiplica na tentativa de evitar um golpe tão forte quanto o anterior, que tirou Shroomish de batalha. Mas Brawly era esperto.. Um truque barato como esse não iria pará-lo.
Ataque!
Hariyama tenta outro Golpe de Braço, mas a paralisia o impede de correr até o pokémon adversário.
Isso! Agora, MC! Use Lança-Chamas!
Slugma cospe um jato de chamas na direção de Hairyama, mas o Pokémon recebe o golpe numa boa e continua de pé, não tendo baixado muito seu HP.
É a habilidade Gordura Espessa!
É isso aí! Ela dá resistência ao Hariyama contra ataques do tipo Fogo e Gelo, mas você deveria ter percebido antes. Agora é tarde demais!
Nunca é tarde demais! Volte, MC. Vá, Swalla!
Uma Substituição?
É tarde, sim! Hariyama, Soco Focalizado!
O golpe atinge o Pokémon do tipo Normal de Sapphire, mas graças à sua metade do tipo Voador, o golpe acaba sendo enfraquecido um pouco e Taillow consegue sobreviver no vermelho. é aí que Sapphire se aproveita da redução de velocidade causada pela paralisia de Shroomish.
Ventania!
Evasiva!
O golpe de Swalla é um superefetivo e acaba atingindo Hariyama mais rápido do que ele conseguia se mover. A raiva de Sapphire era tanta, que seus Pokémon acabavam sentindo isso e respondendo com agilidade e determinação em batalha. Foi o que a levou à vitória.
Hariyama está fora de combate e não resta mais nenhum Pokémon para o líder! A vitória vai para a desafiante!
Puxa vida! Quem diria que uma menina não "avoada" conseguiria me causar tanto dano? Foi esse seu descuido e falta de atenção que custou a energia de vários dos seus Pokémon, mas se isso não tivesse acontecido, teria conseguido me derrotar antes. Você é mesmo muito forte, "pequena"! "Eu não esperava por isso"!
Só me entrega a insígnia, vai.
Sapphire sentia uma mão apertando sua garganta. Era a angústia entalada... Ou talvez fosse o aviso final de que a água estava prestes a engoli-la por completo. O poço estava cheio e não havia mais espaço para ela respirar.
Uui. Tá bom, tá bom.
Brawly dá a medalhinha para Sapphire e a garota sai correndo do ginásio, sem nem agradecer, pegando a todos de surpresa. O que ela estava fazendo? Que modos eram aqueles?
O que será que deu nela?
Sapphire, aonde você vai?!
NÃO ME SIGAM! EU PRECISO DE UM TEMPO SOZINHA PARA PENSAR!!!
Mas não era bem isso... É que Sapphire tinha vergonha de chorar na frente de outras pessoas...
Continua...
2 Comentários
Perfeito como sempre! Seu jeito de escrever e de formular essas estratégias durante as batalhas é digno de muito orgulho, pelo menos pra mim! Definitivamente um capítulo bem pesadinho por conta desses flashbacks mórbidos da Sapphire, mas eu espero que tudo se estabilize depois disso.
ResponderExcluirMuito Obrigado! Fico muito feliz de receber o seu comentário e elogios! 💖🥰😍
ExcluirGostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo! É de graça! Caso você tenha interesse em nos ajudar a manter o blog atualizado, considere apoiar-nos financeiramente. Você pode doar qualquer valor, até centavos, para a seguinte chave PIX: contato.pokemonster.dex@gmail.com. Toda a ajuda é bem-vinda!