Poké-Arquivo: 235 - Smeargle

 
|| Smeargle ||
---------------------------
-------------------------
Não Evolui
---------------------------
Grupo de Reprodução:
---------------------------
Base Stats
HP — 055
Atk — 020
Def — 035
SpA — 020
SpD — 045
Spe — 075
Total : 250
---------------------------

Slot

Habilidade(s):

#1

Own Tempo (Ritmo Próprio): O Pokémon não pode ficar confuso (condição de status).

#2

Technician (Técnico): Aumenta o poder dos movimentos mais fracos do Pokémon.

Hidden

Moody (Mal-Humor): Aumenta bastante um stat e diminui outro a cada turno.


Um fluido especial escorre da ponta de sua cauda, que usa como um pincel. Ele pinta o fluido em todos os lugares para marcar os limites de seu território e se expressar. Mais de 5.000 marcas diferentes deixadas por este Pokémon foram encontradas. A cor do fluido misterioso secretado de sua cauda é predeterminada para cada Smeargle. Depois de adulto, ele tende a deixar seus companheiros pintarem pegadas em suas costas. Ele desenha símbolos por todo o lugar para marcar seu território. Em cidades com muitos Smeargle, as paredes são cobertas de grafite. O fluido das secreções da cauda de Smeargle muda na intensidade de sua tonalidade conforme as emoções do Pokémon mudam. Ele desenha símbolos com o fluido que escorre da ponta de sua cauda. Dependendo do símbolo, os fanáticos por Smeargle vão pagar muito dinheiro por eles.
---------------------------
Variações:
Coloração Normal / Coloração Shiny em Pokémon Crystal
Coloração Normal / Coloração Shiny em Pokémon Colosseum
Coloração Normal / Coloração Shiny em Pokémon XD: Gale of Darkness
----------------------------
Forma Beta (Protótipo):





*Smeargle regular (esquerda) Vs. Smeargle Shiny (direita) em Pokémon XD: Gale of Darkness*



(USUM)
(XY)
(DPPtHGSS)
(Colo)
(XD)
(Stad2)
Sketch 
Rascunho/Esboço
  
Faz com que o usuário aprenda (permanentemente) o último movimento utilizado pelo adversário, substituído Sketch no processo, o que faz com que o slot onde Sketch se encontrava na lista de movimentos do usuário seja ocupado pelo novo movimento aprendido (permanentemente).

Este golpe ultrapassa as barreiras de accuracy para sempre acertar, a menos que o alvo esteja em um turno semi-invulnerável de movimentos como Dig ou Fly. Sketch não é afetado por Protect ou Detect.

Na segunda geração, quando foi introduzido, Sketch não podia ser utilizado para fazer com que o usuário aprendesse Selfdestruct, Explosion, Transform, Struggle, Metronome, Mimic, Mirror Move, Sleep Talk ou o próprio Sketch.

Além disso, Sketch falhará se utilizado para aprender um movimento do qual o usuário já conhece.

Se utilizado POR um Pokémon transformado (tal como Ditto que se transforma em Smeargle), Sketch permitirá que tal Pokémon transformado aprenda permanentemente o movimento copiado. Isso é conhecido como o Glitch de Sketch. Se utilizado, porém, CONTRA um Pokémon transformado, Sketch falhará.

Se a batalha não permitir que pontos de experiência sejam ganhos (como batalhas de link ou batalhas na Torre de Batalha), Sketch falhará.

Na terceira geração, nos jogos Pokémon Ruby e Sapphire, APENAS, Sketch pode copiar um movimento que um Pokémon tentou utilizar, mas falhou devido a estar dormindo (sleep status). Isso permite que os movimentos Metronome, Mimic e Transform sejam aprendidos, o que significa que na terceira geração, esta é a única maneira de utilizar Sketch para aprender tais movimentos.

Por outro lado, Selfdestruct e Explosion agora podem ser aprendidos via Sketch quando utilizados em uma batalha com um Pokémon contendo a habilidade Damp. Struggle e Shadow Moves não podem ser aprendidos. 

Se a batalha não permitir que pontos de experiência sejam ganhos (como batalhas de link ou batalhas na Torre de Batalha), quaisquer mudanças no conjunto de movimentos causadas pelo Sketch serão revertidas no final da batalha.

A partir da quarta geração, Sketch pode ser utilizado normalmente para aprender Mimic, Metronome e Transform, como qualquer outro movimento (sem a necessidade de o movimento falhar devido ao Pokémon copiado estar dormindo). Chatter, porém, não pode ser aprendido via Sketch.

O Sketch falhará se usado contra um alvo protegido por Crafty Shield. Sketch não é afetado por Spiky Shield.

Nos jogos da sétima geração, Sketch não consegue ser utilizado para aprender Z-Moves.  Além disso, este golpe pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Sketch e aumentando os stats de Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed do usuário em 1 estágio cada, além dos efeitos anteriormente citados.

Confide (USUM)
Confidência
  
Diminui o Special Attack do alvo em um estágio. Confide ultrapassa as barreiras de accuracy (pontaria), para sempre acertar, mesmo que o alvo esteja em um turno semi-invulnerável de movimentos como Fly ou Dig. Confide funciona mesmo contra oponentes que tenham usado Protect, Detect ou Spiky Shield, mas será bloqueado por Crafty Shield. Pokémon com a habilidade Soundproof são imunes aos efeitos deste movimento. Confide pode ainda ser amplificado por uma Normalium-Z, tornando-se Z-Confide e aumentando o stat de Special Defense do usuário em dois estágios, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Water Gun (XY)
Jato d'Água/Arma d'Água/Canhão de Água/Revolver d'Água
  
Causa Danos.

Quick Attack (XY)
Ataque Rápido
  
Causa Danos e Possui prioridade +1.

Ember (XY)
Brasa(s)/Chama
  
Causa Danos e Tem 10% de chances de causar queimaduras (burn) no alvo.

Pursuit (XY)
Perseguição
  
Causa danos e possui como base de poder 40. Se o pokémon adversário estiver tentando voltar para a pokébola naquele turno, o poder de Pursuit irá duplicar e o atingirá mesmo assim, antes de ele efetivamente voltar e ser substituído.

Gust (XY)
Ventania/Rajada/Rajada(s) de Vento/Tufão/Lufada de Vento/
  
Causa Danos e Pode atingir oponentes não-adjacentes em Tripple Battles. Afeta pokémon que estão em turnos semi-invulneráveis apenas nos movimentos Fly, Bounce e Sky Drop.

Twister (XY)
Twister/Ciclone
  
Causa danos e tem 20% de chances de fazer cada alvo recuar (flinch), podendo acertar todos os oponentes adjacentes em batalhas com múltiplos adversários. Este movimento pode atingir alvos durante turnos semi-invulneráveis de movimentos tais como Fly, Bounce e Sky Drop. E se assim o fizer, o movimento terá seu poder dobrado contra aquele pokémon.

Leer (USUM)
Encarar/Olhar Fulminante/Olhar Penetrante
  
Diminui a Defense do alvo em um estágio. Em Triple Battles, atingirá os oponentes não adjacentes. Este movimento pode ser amplificado por um Normalium Z, tornando-se Z-Leer e ampliando o stat de Attack do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Calm Mind (USUM)
Mente Calma / Mente Tranquila
  
Aumenta o Special Attack e a Special Defense do usuário em um estágio cada. Pode ser dado um boost neste movimento se o usuário carregar um Psychium Z, tornando-se "Z-Calm Mind" e resetando todos os stats do usuário que foram diminuídos no decorrer da batalha.

Fake Tears (USUM)
Lágrimas de Crocodilo / Choro Falso / Lágrimas Falsas (TCG)
  
Diminui a Sp. Defense do alvo em dois estágios de uma só vez. Este movimento pode ser amplificado por um Darkinium Z, tornando-se Z-Fake Tears e ampliando o stat de Special Attack do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Attract (USUM)
Atração
  
Faz com que oponentes do Gênero Oposto fiquem "apaixonados". Afeta o adversário mesmo quando há um substituto em campo. Pokémons com as habilidades Oblivious e Aroma Veil estão completamente imunes ao golpe. Não Há Efeito Colateral a menos que o adversário segure um Destiny Knot. Sendo assim, quando o alvo se apaixona, o usuário também cai no o mesmo efeito de atração. Pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Attract e resetando todos os stats do usuário que foram diminuídos em batalha, além dos efeitos anteriormente mencionados.

*Smeargle em estado de atração (USUM)*

Thunder Wave (USUM)
Onda Trovão / Onda de Trovão
  
Paralisa o alvo. Não funciona contra oponentes do tipo Terrestre, e se o usuário for portador da habilidade Normalize, não afetará Pokémon do tipo Fantasma. Pode ser incrementado pelo auxílio de um Electrium Z, tornando-se Z-Thunder Wave e aumentado o stat de Special Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente citados.

Toxic (USUM)
Tóxico
  
Faz com que o alvo tenha um envenenamento grave (Badly Poisoned). Este movimento pode ser amplificado por um Poisonium Z, tornando-se Z-Toxic e ampliando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Coil (USUM)
Enroscar
  
Aumenta os stats de Attack, Defense e Accuracy do usuário em um estágio cada. Pode ser incrementado por um Poisonium Z, tornando-se Z-Coil e resetando todos os stats do usuário que foram diminuídos em batalha.

Inferno (USUM)
Inferno
  
Causa danos e automaticamente irá deixar o alvo com queimaduras, se for executado com sucesso.

Swords Dance (USUM)
Dança das Espadas/Dança de Espadas/Dança de Espada
  
Aumenta o Attack do Usuário em dois estágios. Este movimento pode ser amplificado por um Normalium Z, tornando-se Z-Swords Dance e resetando todos os stats do usuário diminuídos em batalha, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Dynamic Punch (USUM)
Soco Dinâmico
  
Causa danos e deixa o alvo confuso sempre que usado. Se o Pokémon-usuário segurar um Iron Fist, então o poder de Dynamic Punch é acrescido em 20%.

Trump Card (USUM)
Coringa
  
Causa danos. A base power de Trump Card aumenta conforme o PP do movimento diminui, funcionando da seguinte maneira:

4 ou mais PP Restantes = Power 40

3 PP Restantes = Power 50

2 PP Restantes = Power 60

1 PP Restante = Power 80

0 PP Restante = Power 200

Final Gambit (USUM)
Luta Final / Gambito Final (TCG)
  
Faz com que o usuário fique fora de combate e o alvo recebe de danos a mesma quantidade de HP que o usuário perdeu no processo. Se Final Gambit não acertar o oponente devido falhas, imunidades de tipo, movimentos de proteção, então o ataque irá falhar e o usuário não irá ser prejudicado.

Trick (USUM)
Truque
  
O usuário troca o seu item com o item que o adversário segura.  Se apenas um dos Pokémon estiver segurando algum item, então o item movido para o outro. Este golpe falha se o alvo estiver segurando:
Qualquer tipo de Mail,
Qualquer Z-Crystal,
Griseous Orb se um dos Pokémon for Giratina,
Qualquer Plate se um dos Pokémon for Arceus,
Qualquer Drive se um dos Pokémon for Genesect,
Qualquer Mega Stone desde que pelo menos um dos Pokémon possam mega evoluir utilizando-a,
Um Orbe, caso um dos Pokémon seja capaz de utilizá-lo para a Reversão Primitiva,
Qualquer Memory, se um dos Pokémon for Silvally,
Um Rusted Sword se um dos Pokémon for Zacian,
Um Rusted Shield se um dos Pokémon for Zamazenta.
Pode ser incrementado pelo auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Trick e aumentando o stat de Speed do usuário em dois estágios de uma só vez e depois de aborver o Z-Power, o movimento em si irá falhar, uma vez que não é possível trocar o Z-Crystal que o próprio usuário segura.

Boomburst (USUM)
Ricochete* / Rajada Explosiva (PT-BR) — Rajada Estrondo (PT-PT)
  
Causa Danos a todos os pokémon adjacentes, incluindo aliados. Alvos com a habilidade Soundproof são imunes aos efeitos de Boomburst.

*= Não confundir com o golpe Bounce, que foi traduzido pela dublagem como Ricochetear durante toda a Saga DP no Brasil.

 SmellingSalt / Smelling Salts (USUM)
Essência Salgada / Estímulo
  
Causa Danos e seu poder será duplicado contra um alvo que esteja paralisado, mas também irá curar o alvo da paralisia. Originalmente, nas Gerações 3 a 5, sua base power era de 60 e duplicava para 120. A partir da 7ª Geração, a base power deste golpe aumentou para 70, duplicando para 140 quando o alvo está paralisado.

Volt Switch (USUM)
Troca Elétrica
  
Causa danos e automaticamente faz com que o usuário volte para a pokébola se ainda houver mais Pokémon aptos a batalhar. No anime, não há a necessidade de o usuário ser trocado por um pokémon do treinador, podendo ser substituído também por um pokémon pertencente a um treinador aliado que esteja próximo.

Infestation (USUM)
Infestação
  
nfestation causa danos de 1/8 do HP máximo do alvo por turno durante 4 a 5 turnos, em adição ao dano causado quando é utilizado pela primeira vez. Com isso, o alvo também fica preso à batalha, sendo impedido de fugir ou de ser substituído/retornar à pokébola.

Superpower (USUM)
Superpoder
  
Causa danos e então, diminui os stats de Attack e Defense do usuário em um estágio cada.

Recycle (USUM)
Reciclagem
  
Permite que o usuário recupere um item consumido, seja ele uma Berry ou seja um held item (item de segurar). Pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Recycle e aumentando o stat de Speed do usuário em dois estágios de uma só vez, além dos efeitos anteriormente citados.

Ominous Wind (USUM)
Vento Nefasto (Anime) / Vento Ominoso (Games / TCG)
  
Causa Danos e tem 10% de chances de aumentar os stats de Attack, Defense, Sp. Attack, Sp. Defense e Speed do usuário em um estágio cada.

Gastro Acid (USUM)
Ácido Gástrico
  
Suprime a habilidade do oponente enquanto ele permanecer em batalha. Gastro Acid falhará se for usado contra oponentes que possuem as seguintes habilidades: Multitype, Stance Change, Schooling, Comatose, Shields Down, Disguise, RKS System, Battle Bond e Power Construct. Gastro Acid poderá ser refletido por Magic Coat e Magic Bounce, mas o golpe suprimirá esta última habilidade caso não for refletido. Pokémon com as habilidades Pickup e Honey Gather ainda serão capazes de encontrar itens ao término das batalhas, mesmo que suas habilidades tenham sido suprimidas por Gastro Acid. Este movimento pode ser incrementado pelo uso de um Poisonium Z, tornando-se Z-Gastro Acid e aumentando a Speed do usuário ao mesmo tempo em que suprime a habilidade do alvo.

U-Turn (USUM)
Fazer Retorno / Giro em U / Sua Rodada
  
Causa danos e automaticamente faz com que o usuário volte para a pokébola, trocando de Pokémon. O usuário não voltará à pokébola se for o único Pokémon na equipe do treinador capaz de lutar.

(USUM)
(ORAS)
(PBR)
(XD)
(Stad2)
Spore
Esporos / Germe
  
Coloca o alvo para dormir. Este golpe não funciona contra adversários com as habilidades Vital Spirit ou Insomnia. A partir da 6ª geração, Pokémons do tipo Grama, ou com a habilidade Overcoat ou segurando Safety Goggles são imunes aos efeitos de Spore. Pode ser incrementado pelo auxílio de um Grassium Z, tornando-se Z-Spore e resetando todos os stats do usuário negativados em batalha, além dos efeitos anteriormente citados.

(USUM)
(XY)
(XD)
(PBR)
Belly Drum
Tambor de Barriga
  
O usuário deduz metade do próprio HP (50%) para ampliar ao máximo o seu stat de Attack (seis estágios, de uma só vez). Este golpe falha se o usuário tiver a metade (ou menos que isso) de seu HP total. Belly Drum pode ser amplificado pelo auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Belly Drum e restaurando completamente (100%) o HP do usuário antes da dedução dos 50%.

Focus Energy (USUM)
Energia Focalizada / Focalizar Energia / Energia Concentrada / Concentração de Energia / Focar Energia
  
Aumenta a taxa de critical hits do usuário em dois estágios. Pode ser incrementado por um Normalium Z, tornando-se Z-Focus Energy e aumentando o Accuracy (pontaria) do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

 Energy Ball (USUM)
Esfera de Energia / Bola de Energia (PT-BR) — Energibola (PT-PT)
  
Causa danos e tem 10%de chances de diminuir a Special Defense do alvo.

Ancient Power (USUM)
Poder Ancestral / Poder Antigo
  
Causa Danos e tem 10% de chances de aumentar os stats de Attack, Defense, Sp. Attack, Sp. Defense e Speed do usuário em um estágio cada.

Conversion (USUM)
Conversão
  
Efeito durante a 1ª Geração, apenas: Muda o atual tipo do usuário para o atual tipo do alvo. A tipagem original do usuário é restaurada quando ele retorna à pokébola, desmaia ou quando a batalha atual termina. Este movimento pode ser usado repetidamente mesmo que o usuário e o alvo já tenham o(s) mesmo(s) tipo(s). Na tela de sumário, o usuário ainda é mostrado com seu(s) tipo(s) original(ais), mesmo que ele esteja pertencendo temporariamente a outro(s) tipo(s) devido a Conversion.
Efeito a partir da 2ª Geração: Conversion agora altera o tipo do usuário para corresponder ao tipo de um dos movimentos do usuário (incluindo o próprio Conversion). o Golpe não consegue copiar, no entanto, o tipo de movimento que corresponde a qualquer um dos tipos atuais do Pokémon. Por exemplo: Se o Pokémon atualmente pertence ao tipo Elétrico, Conversion não conseguirá copiar o Tipo de um movimento Elétrico, pois o usuário já é deste tipo. Se todos os movimentos corresponderem a qualquer um dos tipos atuais do Pokémon, Conversion falhará. Além disso, Conversion não pode ser usada em Curse para se transformar em um Pokémon do tipo ???. A partir da 5ª Geração, no entanto, com Curse tendo se tornado um movimento do Tipo Fantasma, e não mais do tipo ???, isso se torna possível.
Efeito a partir da 6ª Geração: Conversion agora altera o tipo atual do usuário para corresponder ao tipo de movimento que o usuário possui em seu primeiro espaço de movimento (mesmo que esse movimento não possa ser selecionado em batalha). Na 7ª Geração, pode ser amplificado por um Normalium-Z, tornando-se Z-Conversion e amplificando os stats de Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed do usuário em um estágio cada, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Baneful Bunker (USUM)
Bunker Venenoso
 
Protege o usuário de qualquer movimento usado pelo oponente durante o turno em que este golpe é selecionado. Se Baneful Bunker proteger o usuário de um golpe que faça contato direto, o oponente será automaticamente envenenado. Este movimento pode ser amplificado por um Poisonium Z, tornando-se Z-Baneful Bunker e ampliando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

V-Create (USUM)
Gerador-V / Criação-V (TCG)
  
Causa danos e então diminui os stats de Defense, Special Defense e Speed do usuário em dois estágios cada. Possui base power de 180, no entanto.

Nature's Madness (USUM)
Ira da Natureza
 
Causa danos em 50% da quantidade de HP remanescente do alvo.

Plasma Fists (USUM)
Punhos de Plasma
 
Causa danos e Transforma os movimentos remanescentes do mesmo turno de tipo Normal para tipo Elétrico, incluindo movimentos de status.

Mind Blown (USUM)
Explosão Mental
 
Causa Danos, tendo um incrível poder de 150, porém o usuário acaba ficando com apenas metade de seu HP total após o uso deste ataque, como efeito colateral.

Heart Swap (USUM)
Troca de Coração
  
Muda os estágios de stats do usuário com os estágios de stats do alvo. Este efeito pode ser passado adiante via Baton Pass. Ultrapassa as barreiras de accuracy para sempre acertar o alvo, a menos que este esteja em um turno semi-invulnerável de movimentos como Fly ou Dig. Este movimento pode ser amplificado por um Psychium Z, tornando-se Z-Heart Swap e ampliando a probabilidade do usuário causar um critical hit em dois estágios, somente após a aplicação dos efeitos anteriormente mencionados. 

Dragon Ascent (USUM)
Ascensão do Dragão
  
Causa danos e então diminui os stats de Defense e Special Defense do usuário em um estágio cada após o uso. Saber este movimento permite que Rayquaza Mega Evolua.

Ice Burn (USUM)
Gelochama / Queimadura de Gelo (TCG)
  
Ice Burn carrega no turno em que é selecionado.  No próximo turno, causa danos e apresenta 30% de chances de causar queimaduras no alvo.  O turno de carga pode ser pulado se o usuário segurar uma Power Herb.

Spiky Shield (ORAS)
Escudo Espinhoso (PT-BR) — Proteção Espinhosa (PT-PT)
  
Protege o usuário de todos os ataques utilizado pelo oponente durante o turno em que este golpe é selecionado, incluindo dano. Adicionalmente, se o Spiky Shield interrompe um ataque físico de contato direto utilizado pelo oponente, o atacante receberá um dano de 1/8 de seu HP total. Spiky Shield não protege o usuário de danos indiretos, tais como de condições de status ou de condições climáticas, protegendo o usuário apenas de ataques, propriamente dito. Este movimento pode ser amplificado por um Grassium Z, tornando-se Z-Spiky Shield e ampliando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Dark Void (ORAS)
Vácuo Negro / Vazio Negro
  
Coloca o alvo para dormir. Alvos com as habilidades Insomnia, Vital Spirit e Sweet Veil são imunes aos efeitos de Dark Void. Este movimento pode ser amplificado por um Darkinium Z, tornando-se Z-Dark Void e resetando todos os stats do usuário diminuídos em batalha, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Oblivion Wing (ORAS)
Asa do Esquecimento (PT-BR) — Asa Mortal (PT-PT)
  
Causa danos e recupera o HP do usuário na proporção de 75% do dano causado.

Storm Throw (ORAS)
Tempestade de Lançamento
  
Causa danos e sempre resultará em um critical hit, a menos que o alvo possua a habilidade Battle Armor, Shell Armor ou esteja sob o efeito de Lucky Chant.

Moody (ORAS)
Mal-Humor
[Habilidade]
Aumenta bastante um stat e diminui outro a cada turno.

Sucker Punch (ORAS)
Soco Enganador (PT-BR) — Ataque Surpresa (PT-PT)
  
Causa danos e possui prioridade +1.

Work Up (USUM)
Elaborar / Elaborado
  
Aumenta os stats de Attack e Special Attack do usuário em um estágio cada. Este movimento pode ser amplificado por um Normalium Z, tornando-se Z-Work Up e ampliando o stat de Attack do usuário em MAIS UM estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Charge Beam (USUM)
Carga de Raio / Raio Carregado / Raio de Ataque (TCG)
  
Causa danos e Tem 70% de chances de aumentar o Special Attack do usuário.

Protect (Stad2)
Proteção
  
O Usuário ergue uma barreira para proteger-se de ataques inimigos. Este golpe possui prioridade +4 e afeta uma série de golpes adversários, exceto por uma seleta lista de movimentos que varia de geração para geração. Tem 50% de chances de falhar se for usado duas vezes seguidas.

Encore (Stad2)
Bis / Repetição
  
Encore faz com que o Pokémon-alvo não possa utilizar nenhum movimento exceto o último que ele usou por último, repetindo-o continuamente por 3 turnos. Pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Encore e aumentando os stat de Speed do usuário em 1 estágio, além dos efeitos anteriormente citados.

Super Fang (Stad2)
Super Presa
  
Causa Danos igual a 50% do HP do alvo. Este golpe sempre causa pelo menos a dedução de 1 ponto de HP de dano. Durante a primeira geração, apenas, Super Fang podia atingir Pokémon do tipo Fantasma, independente de sua imunidade a golpes tipo Normal.

Recover (Stad2)
Recuperação
  
Restaura o HP do usuário em um valor de até 50% de seu HP máximo. Pode ser incrementado pelo auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Recover e resetando todos os stats do usuário negativados em batalha, além dos efeitos anteriormente citados.

Mirror Coat (Stad2)
Casaco Espelhado / Escudo Espelho / Capa Reflexo / Capa Espelho / Espelho Reflexivo / Camada Reflexiva
  
Se o último montante de dano que o usuário tomou antes do uso de Mirror Coat for maior que 0 (zero) e recebido através de um ataque especial, o usuário irá refletir o ataque, causando o DOBRO de danos tomados no adversário.

Destiny Bond (Stad2)
Vínculo do Destino / Laço do Destino / Destino Idêntico / Ligação do Destino
  
Quando Destiny Bond é usado, até que o usuário possa se mover novamente, se ele for derrotado, o alvo também irá ser nocauteado. Pode ser incrementado com o auxílio de um Ghostium Z, tornando-se Z-Destiny Bond e redirecionará todos os ataques de todos os oponentes ao usuário, caso possível (com o intuito de fazê-lo ser derrotado), além dos efeitos anteriormente mencionados.

(XD)
(Stad2)
Spider Web
Teia de aranha
  
Impede que o alvo fuja da batalha ou que seja substituído/retorne para a pokébola. Spider Web ultrapassa as barreiras de accuracy para sempre acertar, a menos que o alvo esteja em um turno semi-invulnerável de movimentos como Fly ou Dig. Pode ser incrementado com o auxílio de um Buginium Z, tornando-se Z-Spider Web e aumentando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Disable (Stad2)
Desabilitar/Inabilitar
  
Na Primeira Geração = Desabilita um movimento do alvo aleatoriamente, impedindo-o de usá-lo.
Efeito Atual = Desabilita o último movimento utilizado pelo alvo, impedindo-o de usá-lo. Pode ser incrementado pelo auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Disable e resetando todos os stats do usuário negativados em batalha, além dos efeitos anteriormente citados.

(Stad2)
(PBR)
Spikes
Tachinhas / Espinhos / Farpas
  
Efeito Original: Espalha espinhos no lado do campo adversário. Toda vez que um novo Pokémon entra em campo (ou seja, toda vez que um Pokémon sai da pokébola) no time oponente, ele será ferido por estes espinhos.  Este movimento pode ser amplificado por um Groundium Z, tornando-se Z-Spikes e ampliando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.
 
Efeito em PLA: Causa danos e o montante causado é determinado pela quantidade de camadas de espinhos que você espalha pelo solo:
No entanto, além disso, é possível que o oponente dissipe os Spikes se o oponente usar o movimento Rapid Spin.

(PBR)
(XD)
(Stad2)
Baton Pass
Passar o Bastão / Passa Bastão
  
Baton Pass faz com que o usuário volte para a pokébola e todos os aumentos e diminuições temporários de stats que ele possuía são repassados para o Pokémon que o substituir em campo. Isso acaba passando também o status de confusão, Lock-On, Ingrain, Leech Seed e Curse.

Ice Beam (Stad2)
Raio de Gelo/Raio Congelante
  
Causa Danos e tem 10% de chances de congelar o alvo.

Flamethrower (Stad2)
Lança-Chamas
  
Causa Danos e Tem 10% de chances de causar queimaduras no alvo.

Aeroblast (Stad2)
Explosão Aérea
  
Causa Danos e possui altas chances de se tornar um golpe crítico.

Sacred Fire (Stad2)
Fogo Sagrado
  
Causa danos e apresenta 50% de chances de causar queimaduras no alvo. Se o usuário estiver congelado (freeze status), ele se descongelará ao utilizar Sacred Fire.

(USUM)
(Stad2)
Struggle
Insistência
  
Quando todos os PP de todos os movimentos do Pokémon tiverem sido esgotados, ou seja, quando todos tiverem sido usados ao máximo, o Pokémon em questão utilizará Struggle para poder continuar lutando e causando danos.

*Ataque Não-Identificado (Stad2)*

(XD)
(PBR)
Ingrain
Enraizar
  
O usuário planta raízes no chão, permitindo que o usuário restaure 1/16 (um, dezesseis avos) de seu HP máximo ao final de cada turno. Além disso, o usuário fica preso ao chão pelas raízes, não podendo escapar ou retornar à pokébola. Se o usuário for do tipo fantasma, no entanto, ele conseguirá burlar isto e retornar sem problema algum. Além disso, pode ser incrementado com o auxílio de um Grassium Z, tornando-se Z-Ingrain e aumentando o stat de Special Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente citados.

Substitute (XD)
Substituição / Clonagem
  
O usuário sacrifica um pouco do próprio HP (25%) para criar um substituto como o da imagem, que fica à sua frente, servindo de barreira contra os ataques do inimigo.

Endure (XD)
Resistência
  
Faz com que o usuário resista a um ataque que o faria ficar fora de combate, ficando com 1 ponto de HP. Este golpe pode ser utilizado para se proteger de múltiplos ataques de uma só vez, dentro do mesmo turno. Possui prioridade +4. Pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Endure e resetando todos os stats negativados em batalha, do usuário.

(XD)
(ORAS)
Extreme Speed
Velocidade Extrema (PT-BR) / Ultraveloz (PT-PT)
  
Causa Danos e Possui Prioridade +2.

Explosion (XD)
Explosão
  
Causa danos e faz com que o usuário seja automaticamente nocauteado, funcionando como uma espécie de "sacrifício".

Transform (XD)
Transformação
  
Faz com que o usuário se transforme no alvo, mudando seu tipo, stats, alterações de stats atuais, movimentos, espécie e cry.

(XD)
(PBR)
Endeavor
Esforço
  
Faz com que o HP do alvo fique exatamente igual ao HP do usuário. Este movimento não faz nada se o HP do usuário for maior que o HP do alvo. Imunidades de tipo são ignoradas com o uso deste movimento.

Counter (PBR)
Contra Ataque/Contra Atacar/Contagem
  
Causa o dano em dobro em relação ao dano do último movimento do oponente. Esta técnica só funcionará que o último golpe usado pelo adversário for classificado como um ataque físico.

Stealth Rock (PBR)
Pedra Oculta (PT-BR) — Rocha Esquiva (PT-PT)
  
Efeito Original: Espalha pedras no lado do campo adversário. Toda vez que um novo Pokémon entra em campo (ou seja, toda vez que um Pokémon sai da pokébola) no time oponente, ele será golpeado por estas pedras, sofrendo dano. A quantidade de dano que ele receberá depende diretamente da quantidade de HP que ele possui e da efetividade de tipo, conforme a tabela a seguir: (link). Este movimento pode ser amplificado por um Rockium Z, tornando-se Z-Stealth Rock e ampliando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.
 
Efeito em PLA: Causa Danos. Lascas de pedra deixadas para trás por este ataque continuam a danificar o alvo por vários turnos, mas os métodos de dano de Stealth Rock são bastante únicos. Em vez de causar uma quantidade definida de dano para a quantidade de camadas espalhadas, baseia-se pela relação do tipo golpe com o tipo do oponente. O ataque é do tipo Pedra, então o dano é baseado na Fraqueza do oponente, como na tabela a seguir:
Isso mostra que Stealth Rock pode facilmente ajudar a derrotar o oponente com pouco esforço se ele usar um Pokémon como Charizard ou Articuno.

Sticky Web (XY)
Teia Pegajosa
  
Espalha teias pegajosas no lado do campo adversário. Toda vez que um novo Pokémon entra em campo (ou seja, toda vez que um Pokémon sai da pokébola) no time oponente, ele terá seu stat de Speed reduzido em um estágio. Não afeta Pokémon do tipo Voador, com a habilidade Levitate, ou que estejam segurando o item Air Balloon. Este movimento pode ser amplificado por um Buginium Z, tornando-se Z-Sticky Web e ampliando o stat de Speed do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados.

Pay Day (XY)
Dia do Pagamento/Dia de Pagamento
  
Causa danos e o Pokémon cata moedas no chão em um valor igual ao dobro do level do usuário, gerando mais dinheiro para o treinador no final da batalha, caso o treinador vença. Os seguintes itens incrementam a quantidade de dinheiro arrecadado pelo Pay Day: Prize Money Power (O Power), Amulet Coin e Luck Incense. O movimento Happy Hour também ajuda a produzir mais dinheiro.

Peck (SM)
Bicada/Bicar
  
Causa Danos e Pode atingir oponentes não-adjacentes em Tripple Battles.

Skill Swap (SM)
Troca de Habilidade
  
Troca a habilidade do usuário com a habilidade do alvo. Se um Pokémon afetado por Skill Swap retornar à pokébola, ele recupera sua habilidade. Este movimento falha ao ser utilizado contra um Pokémon em modo Dynamax ou Gigantamax. Pode ser incrementado com o auxílio de um Psychium Z, tornando-se Z-Skill Swap e ampliando o stat de Speed do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente citados.

Magic Coat (USUM)
Tela Mágica (PT-BR) / Capa Mágica (PT-PT)
  
Magic Coat possui prioridade +4 e reflete alguns movimentos de status de volta para o atacante. A lista de movimentos de status que são refletidos por Magic Coat varia de geração para geração, mas em geral, envolve a maioria dos movimentos de status existentes.

Copycat (SM)
Imitador (PT-BR) — Copiar-Colar (PT-PT)
  
Faz com que o usuário utilize o último movimento que foi utilizado naquela batalha (mesmo que ele tenha sido feito pelo próprio usuário). Copycat não consegue copiar movimento de carga, movimentos de recarga, o movimento Bide, nem Z-moves. Este movimento pode ser amplificado por um Normalium Z, tornando-se Z-Copycat e ampliando o stat de accuracy do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente mencionados. Adicionalmente, se o movimento copiado não for um movimento de status, Z-Copycat irá se transformar no Z-Move correspondente ao daquele movimento.


Synthesis (Via Z-Copycat) [Falhando] {SM}
Síntese
  
Restaura o HP do usuário de acordo com as condições climáticas. Com sol, restaura ⅔ de HP. Sob condições normais, restaura ½ de HP e em outras condições (como durante chuva, por exemplo), restaura ¼ de HP.

Light of Ruin X
Luz Aniquiladora
  
Causa danos e o usuário recebe dano de ricochete (recoil) de 1/2 (metade) do dando causado no alvo.

--------------------------------
Legenda:

X = NÃO APRENDE oficialmente nos jogos!!!
--------------------------------

(USUM)
(ORAS)
King's Shield
Escudo do Rei (PT-BR) — Escudo Real (PT-PT)
  
O Usuário ergue uma barreira para se proteger de alguns tipos de movimentos, excluindo golpes de Status, Z-moves de causam danos e os seguintes movimentos:
DOOM DESIRE 
FEINT 
FUTURE SIGHT 
HYPERSPACE FURY 
HYPERSPACE HOLE 
PHANTOM FORCE 
SHADOW FORCE 
Além disso, se King's Shield bloquear um golpe que faça contato entre usuário e alvo, o Attack do atacante cairá em dois estágios. Isso não acontece caso o movimento em questão seja um dos da lista acima. Caso usado consecutivamente, tem 50% de chances de falhar. Se o golpe SUCKER PUNCH for utilizado contra King's Shield, este simplesmente falha e o Attack do atacante não é reduzido. FEINT, PHANTOM FORCE e SHADOW FORCE fazem com que o escudo de King's Shield continue "de pé" pelo resto do turno, mesmo depois de terem golpeado o usuário. Este movimento pode ser amplificado por um Steelium Z, tornando-se Z-King's Shield e resetando todos os stats do usuário diminuídos em batalha, além dos efeitos anteriormente mencionados.

*Smeargle envolto(a) em Z-Power (SM)*

Supersonic Skystrike (SM)
Pancada Sônica
[Z-Move Genérico]
  
Utiliza como base movimentos do tipo Voador e o Z-Crystal Flyinium Z, sejam ataques físicos ou especiais. Caso o movimento-base seja físico, se tornará um Z-move físico. Caso o movimento-base seja especial, se tornará um Z-move especial. Causa danos e seu poder varia de acordo com o movimento-base.

Shattered Psyche (SM)
Aniquilação Mental
 [Z-Move Genérico]
  
Utiliza como base movimentos do tipo Psíquico e o Z-Crystal Psychium Z, sejam ataques físicos ou especiais. Caso o movimento-base seja físico, se tornará um Z-move físico. Caso o movimento-base seja especial, se tornará um Z-move especial. Causa danos e seu poder varia de acordo com o movimento-base.

Excavate
Escavar
 
[Exclusivo de Mystery Dungeon]
É um movimento sem tipo introduzido em Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team e Blue Rescue Team que quebra um bloco de parede na frente do usuário. Este movimento está contido em um TM. Este TM não pode ser obtido no jogo, portanto, este movimento só pode ser alcançado com o uso de dispositivos de trapaça. Nenhum Pokémon pode aprender este movimento, então o TM é inútil. Além disso, o TM não foi incluído no código do jogo para Explorers of Time, Darkness e Sky. O movimento ainda permanece funcional, mas seu nome (exceto em japonês) e descrição são simulados como "$$$". É provável que este movimento tenha sido substituído pelo HM Rock Smash, que tem o mesmo propósito que Excavate nestes jogos.

Spin Slash
Talho Giratório
[Exclusivo de Mystery Dungeon]
É um movimento sem tipo introduzido em Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team e Blue Rescue Team que causa danos em todas as 8 direções, atingindo todos os inimigos ao redor do usuário. Este movimento está contido em um TM. Este TM não pode ser obtido no jogo, portanto, este movimento só pode ser alcançado com o uso de dispositivos de trapaça. Nenhum Pokémon pode aprender este movimento, então o TM é inútil. Além disso, o TM não foi incluído no código do jogo para Explorers of Time, Darkness e Sky. O movimento ainda permanece funcional, mas seu nome (exceto em japonês) e descrição são simulados como "$$$". É provável que esse movimento tenha sido substituído pelo HM Cut , que tem o mesmo alcance e efeito do Spin Slash nesses jogos.

*Smeargle sendo capturado(a) (XY)*

*Variação de cores em Pokémon Stadium 2*

*Coloração Shiny (diferente da saga core) em Pokémon Stadium2*



Sketch (Adv)
Rascunho/Esboço
  
Faz com que o usuário aprenda (permanentemente) o último movimento utilizado pelo adversário, substituído Sketch no processo, o que faz com que o slot onde Sketch se encontrava na lista de movimentos do usuário seja ocupado pelo novo movimento aprendido (permanentemente).

Este golpe ultrapassa as barreiras de accuracy para sempre acertar, a menos que o alvo esteja em um turno semi-invulnerável de movimentos como Dig ou Fly. Sketch não é afetado por Protect ou Detect.

Na segunda geração, quando foi introduzido, Sketch não podia ser utilizado para fazer com que o usuário aprendesse Selfdestruct, Explosion, Transform, Struggle, Metronome, Mimic, Mirror Move, Sleep Talk ou o próprio Sketch.

Além disso, Sketch falhará se utilizado para aprender um movimento do qual o usuário já conhece.

Se utilizado POR um Pokémon transformado (tal como Ditto que se transforma em Smeargle), Sketch permitirá que tal Pokémon transformado aprenda permanentemente o movimento copiado. Isso é conhecido como o Glitch de Sketch. Se utilizado, porém, CONTRA um Pokémon transformado, Sketch falhará.

Se a batalha não permitir que pontos de experiência sejam ganhos (como batalhas de link ou batalhas na Torre de Batalha), Sketch falhará.

Na terceira geração, nos jogos Pokémon Ruby e Sapphire, APENAS, Sketch pode copiar um movimento que um Pokémon tentou utilizar, mas falhou devido a estar dormindo (sleep status). Isso permite que os movimentos Metronome, Mimic e Transform sejam aprendidos, o que significa que na terceira geração, esta é a única maneira de utilizar Sketch para aprender tais movimentos.

Por outro lado, Selfdestruct e Explosion agora podem ser aprendidos via Sketch quando utilizados em uma batalha com um Pokémon contendo a habilidade Damp. Struggle e Shadow Moves não podem ser aprendidos. 

Se a batalha não permitir que pontos de experiência sejam ganhos (como batalhas de link ou batalhas na Torre de Batalha), quaisquer mudanças no conjunto de movimentos causadas pelo Sketch serão revertidas no final da batalha.

A partir da quarta geração, Sketch pode ser utilizado normalmente para aprender Mimic, Metronome e Transform, como qualquer outro movimento (sem a necessidade de o movimento falhar devido ao Pokémon copiado estar dormindo). Chatter, porém, não pode ser aprendido via Sketch.

O Sketch falhará se usado contra um alvo protegido por Crafty Shield. Sketch não é afetado por Spiky Shield.

Nos jogos da sétima geração, Sketch não consegue ser utilizado para aprender Z-Moves.  Além disso, este golpe pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Sketch e aumentando os stats de Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed do usuário em 1 estágio cada, além dos efeitos anteriormente citados.

Wish (Adv)
Desejo
  
No primeiro turno, o usuário faz um pedido. No segundo, o pokémon que estiver na mesma posição em que o usuário estava ao fazer o pedido, tem seu HP restaurado pela metade. A partir da Quinta Geração, passa a ser afetado pelo movimento Snatch. Pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Wish e aumentando o stat de Special Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente citados.

Flamethrower (Adv)
Lança-Chamas
  
Causa Danos e Tem 10% de chances de causar queimaduras no alvo.




 *A tinta na ponta da cauda de Smeargle troca
de tom/cor de acordo com suas variações de humor*

Sketch 
Rascunho/Esboço
  
Faz com que o usuário aprenda (permanentemente) o último movimento utilizado pelo adversário, substituído Sketch no processo, o que faz com que o slot onde Sketch se encontrava na lista de movimentos do usuário seja ocupado pelo novo movimento aprendido (permanentemente).

Este golpe ultrapassa as barreiras de accuracy para sempre acertar, a menos que o alvo esteja em um turno semi-invulnerável de movimentos como Dig ou Fly. Sketch não é afetado por Protect ou Detect.

Na segunda geração, quando foi introduzido, Sketch não podia ser utilizado para fazer com que o usuário aprendesse Selfdestruct, Explosion, Transform, Struggle, Metronome, Mimic, Mirror Move, Sleep Talk ou o próprio Sketch.

Além disso, Sketch falhará se utilizado para aprender um movimento do qual o usuário já conhece.

Se utilizado POR um Pokémon transformado (tal como Ditto que se transforma em Smeargle), Sketch permitirá que tal Pokémon transformado aprenda permanentemente o movimento copiado. Isso é conhecido como o Glitch de Sketch. Se utilizado, porém, CONTRA um Pokémon transformado, Sketch falhará.

Se a batalha não permitir que pontos de experiência sejam ganhos (como batalhas de link ou batalhas na Torre de Batalha), Sketch falhará.

Na terceira geração, nos jogos Pokémon Ruby e Sapphire, APENAS, Sketch pode copiar um movimento que um Pokémon tentou utilizar, mas falhou devido a estar dormindo (sleep status). Isso permite que os movimentos Metronome, Mimic e Transform sejam aprendidos, o que significa que na terceira geração, esta é a única maneira de utilizar Sketch para aprender tais movimentos.

Por outro lado, Selfdestruct e Explosion agora podem ser aprendidos via Sketch quando utilizados em uma batalha com um Pokémon contendo a habilidade Damp. Struggle e Shadow Moves não podem ser aprendidos. 

Se a batalha não permitir que pontos de experiência sejam ganhos (como batalhas de link ou batalhas na Torre de Batalha), quaisquer mudanças no conjunto de movimentos causadas pelo Sketch serão revertidas no final da batalha.

A partir da quarta geração, Sketch pode ser utilizado normalmente para aprender Mimic, Metronome e Transform, como qualquer outro movimento (sem a necessidade de o movimento falhar devido ao Pokémon copiado estar dormindo). Chatter, porém, não pode ser aprendido via Sketch.

O Sketch falhará se usado contra um alvo protegido por Crafty Shield. Sketch não é afetado por Spiky Shield.

Nos jogos da sétima geração, Sketch não consegue ser utilizado para aprender Z-Moves.  Além disso, este golpe pode ser incrementado com o auxílio de um Normalium Z, tornando-se Z-Sketch e aumentando os stats de Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed do usuário em 1 estágio cada, além dos efeitos anteriormente citados.

*Sketch copiando o movimento do oponente*

Drain Punch
Soco Drenagem
  
Causa Danos e até 50% do dano causado é revertido para o usuário na forma de cura de HP. Se o alvo possuir a habilidade Liquid Ooze, o usuário perderá HP ao invés de ganhar. Drain Punch não pode ser utilizado se o usuário estiver sob o efeito de Heal Block.

High Jump Kick
Super Voadora / Chute de Pulo Alto / Pulo Alto / Chute Alto
  
Causa danos e se o golpe falhar ou for utilizado contra um pokémon tipo Ghost, o usuário levará danos igual a metade do HP total do usuário. Este movimento não poderá ser usado caso Gravity esteja em efeito.

Counter
Contra Ataque/Contra Atacar/Contagem
  
Causa o dano em dobro em relação ao dano do último movimento do oponente. Esta técnica só funcionará que o último golpe usado pelo adversário for classificado como um ataque físico.


Um Agradecimento Especial ao(s) seguinte(s) Colaborador(es): K.o.

7 comentários:

  1. Eu gosto dele, é uma pena que ele não apareça muito no anime, assim como o porygon.

    ResponderExcluir
  2. A diferença é que ele ainda pode aparecer e o porygon nunca mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é nem que o porygon não possa aparecer. poder ele pode. eles é que NÃO QUEREM que ele apareça.

      Excluir
  3. Flametrower (stadium e por sorte sem o alvo):

    https://64.media.tumblr.com/3649480ef0e3e7292bd68c71cf3731cb/tumblr_p7k5g7bfeP1v5gk1xo1_400.gif

    Moves que não identifiquei:

    https://www.mobygames.com/images/shots/l/172475-pokemon-stadium-2-nintendo-64-screenshot-smeargle-uses-a-quick.jpg

    https://cdn.discordapp.com/attachments/727348967846969436/767475352268046336/unknown.png

    ResponderExcluir
  4. Acho q o drain punch e o counter ele só usou via sketch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após usar sketch 1 vez, o movimento fica permanentemente aprendido no moveset do usuário. Não é como Metronome, Copycat, Mirror Move ou Mimic, que se usa um ataque somente no instante da batalha.

      Excluir

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.