Legalização de Fanfics - Parte 2
O "Roubo"
(Imagem - "O Labirinto do Fauno" || Original)
E aí, galerinha? Alguns meses se passaram desde nossa última matéria, não é mesmo? Pois bem, estamos aqui com a segunda parte do nosso especial "Legalização de Fanfics" e hoje contaremos com a participação de um ótimo escritor de fanfics, na minha opinião, um dos melhores, CanasOminous!! O Canas tem feito um ótimo trabalho com o Aventuras em Sinnoh, que, pra mim, é a fanfic pokémon de maior sucesso no Brasil. Bom, hoje ele vai nos ajudar a entender melhor sobre a importância das fanfictions e o porque não há mal algum em criá-las. Vamos pra matéria?
Hoje, o nosso grande "foco" é o que chamamos de Roubo. 'Tá, peraí! Do que você está falando?' Calma, eu vou explicar tudo direitinho. Uma fanfic é totalmente legal desde que ninguém "roube" os personagens de ninguém. É mesmo muito estranho, porque a intenção de quem escreve fanfics não é roubar os personagens do seu verdadeiro autor. A intenção é dá-los um novo final, ou mesmo uma nova história, interagindo com um novo cenário e com novas pessoas.
Eu não entendo porque logo fanfictions são algo proibido. As fanfics, além de estimular a leitura, "a escrita", e é claro, a formação de cultura, são ilegais só porque usamos personagens criados por outras pessoas. Por outro lado, esses políticos corruptos, a educação do Brasil, toda essa demora para o atendimento em hospitais... Essas coisas que na nossa visão parecem tão erradas e injustas, acabam passando facilmente pelas leis. E os políticos? Só esbanjando dinheiro. Podemos dizer que estamos passando por um período obscuro? Sim. Um período onde tudo vale, menos a educação e a cultura.
Eu posso dizer que corri atrás. Sim, eu corri atrás do Canas para fazer essa matéria. E todos juntos estamos correndo para que no futuro as fanfics e qualquer outra forma de expressão não sejam ilegais, porque, apesar disso que eles chamam de "roubo", as fanfictions nos incentiva de uma maneira inexplicável em palavras, assim como em qualquer outro tipo de leitura, nos levando para um mundo de fantasias, que mexe com o nosso consciente e até mesmo com o inconsciente. Resumindo, as fanfics, ou livros, ou revistas, ou mangás, ou comics... enfim, qualquer tipo de leitura nos levam a um novo nível. A gente "recebe muito em troca de quase nada".
(Para mais sobre os benefícios da leitura, consulte "Falando em Literatura - Os 100 benefícios da leitura")
O que mais eu posso dizer? Eu posso dizer que escrever fanfics não tem nenhum fim lucrativo, portanto, não trás dinheiro para ninguém, apenas "lucros psicológicos", que, como dito antes, é o que mais conta na hora de escrever uma fanfic. Eu posso dizer que não é fácil você inventar um enredo interessante e que chame a atenção de um determinado público-alvo. Também posso dizer que é difícil escrever e não ter seu trabalho reconhecido. Mas enfim, vamos ver o que o Canas tem para falar. Ele é muito melhor com palavras do que eu...
"Escrever fanfictions é um ato que requer muito da pessoa que o planeja. Pode parecer simples pegar personagens que já existem e encaixá-los em histórias inusitadas, mas é necessário ter todo um conhecimento e estudo prévio do personagem para que ele seja exatamente como aquele criado. Quando você escreve uma fanfiction você dá vida para as palavras, um personagem que já teve sua história terminada pode muito bem criar asas e voltar a encantar seus admiradores com novas aventuras escritas pelo olhar daqueles que já sonharam em vê-lo agindo de maneira diferente. É a criatividade que começa a entrar em jogo, as ideias, as vontades. Não se escreve fanfictions para "roubar" um personagem, e sim, para que ele ganhe ainda mais força no mundo.
Certa vez ouvi que uma história acaba no Fim, o que não é verdade. A verdade é que é aí onde ela começa, com os fãs. Cada um deles admirou tanto uma história que não poderia contentar-se em deixá-la acabar ali, com aquele final dado pelo autor. Quando o personagem cai nas mãos do público ele é cultivado de pouquinho em pouquinho, cada qual frisando um pedacinho daquilo que o torna tão amado. Ele ganha visões diferentes, histórias nunca antes imaginadas, e o mais importante é que ele jamais deve perder sua essência. Isto é escrever fanfictions. Ficções de fãs, eles escrevem algo porque querem vê-lo de volta, ter aquela mesma sensação das histórias escritas por seus célebres e amados escritores, e quem sabe muitas vezes isso também não é indício de que essa rotina da escrita pode ir muito além?
Foi escrevendo fanfictions que descobri meu interesse pelas palavras. Antes disso elas pareciam ser tão complexas, longas e cansativas... Quando você lida com algo que você gosta seu interesse também é duplicado. Muitas vezes o hábito de ler fics desperta na pessoa o hábito de ler livros, de escrever. Quem lê, sabe mais. Quem lê tem cultura. Não importa o que seja, se essa leitura é feita digitalmente ou na frente de um bom livro, se é um livro de português ou uma aventura misteriosa em terras desconhecidas. Quem se interessa logo aprende, e as fics conseguem melhor do que ninguém despertar o interesse de crianças, adolescentes e qualquer outro interessado em um universo em especial. A leitura nos torna sábios, criativos. Gosto de ler fanfictions que nos ensinam algo a mais, e são inúmeras as lições que podemos extrair de histórias que desejam nos mostrar algo. Você pode muito bem escolher o que lê, assim como pode escolher o tipo de conhecimento que deseja transmitir. As fics nos dão esse poder, de ensinar e aprender ao lado daquilo que mais amamos."
"A arte literária se caracteriza como a arte da palavra, como forma da expressão do pensamento"
Como dito antes, o Canas é um ótimo escritor e ele, assim como eu ou qualquer outro escritor de fanfics vê isso como "um sonho", uma forma de se expressar, uma forma de interagir com as histórias e com as personagens e não como o "roubo". Aliás, acredito que nenhum escritor de fanfics conceitua o seu trabalho como surrupiamento de personagens, e sim, como uma vida, como a sua obra-prima.
Depois de tantas palavras, depois de tantas explicações, depois de tantos argumentos, podemos dizer que a nossa intenção com essa matéria foi explicar que isso não é roubo e eu tenho certeza de que se as fanfics forem apoiadas por mais e mais pessoas, talvez a gente possa dar um basta nessa situação e levar as artes para um novo patamar. Talvez a gente possa conscientizar as pessoas de que isso tudo é muito mais do que "violação de direitos autorais", é a formação psicológica de um indivíduo.
Mas isso não vai parando por aqui. Esta matéria ainda terá mais partes, para que a gente tenha mais conscientizações, já que tudo o que interessa hoje em dia é dinheiro e sexo. Vamos dar uma chance para a literatura e para as artes, como forma de expressão e de formação. Vamos dar uma chance para que os jovens de hoje se tornem o sucesso e a grande influência de amanhã.
"Escrever é Arte. Ler é Cultura."
0 Comentários
Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo! É de graça! Caso você tenha interesse em nos ajudar a manter o blog atualizado, considere apoiar-nos financeiramente. Você pode doar qualquer valor, até centavos, para a seguinte chave PIX: contato.pokemonster.dex@gmail.com. Toda a ajuda é bem-vinda!