Notas do Autor - Semana Especial Pokémon Laços: Sun & Moon

Renders via chocomiru02.deviantart.com

Fala, pessoal! Aqui é o Kevin falando em mais uma Notas do Autor de Pokémon Sol & Lua Adventures!, desta vez escrita, porque estou sem paciência para gastar minha voz. Esta Nota equivale à toda a Semana Especial Sol & lua, que ocorreu na semana passada, com a postagem de quatro episódios da saga (a paralela número 01 e o capítulo 5, em suas 3 partes). Sendo assim, se você ainda não leu estes capítulos, cuidado! Spoilers a caminho!!!

Enquete

Primeiramente, eu gostaria de começar pela enquete que eu fixei no blog semana passada, perguntando o que era preciso para melhorar o Sol & Lua Adventures, visto que nas últimas semanas, não recebemos um sequer comentário e as visualizações caíram drasticamente. Havia seis opções e mais de uma era elegível, a saber: Capítulos mais curtos, capítulos mais longos, mais posts, mais criatividade, mais interação e outro (comente). O resultado da pesquisa, vocês podem conferir logo abaixo:


Com 9 votos (64%), a opção que mais foi votada foi "Mais Criatividade", seguida de "Capítulos Mais Longos" com 2 votos (28%) e "Capítulos Mais Curtos", 3 votos (21%). Oi?! A questão de mais criatividade, até não há muito o que falar, mas está tendo uma tensão entre o tamanho dos capítulos. Mais curtos ou mais longos? Em minha modesta opinião, os capítulos estão ficando grandes demais, por isso, acabei dividindo o 5 em 3 partes. Mas há quem goste de leituras longas. Se for o caso, deixe nos comentários a sua sugestão sobre o que fazer. Estamos trabalhando para deixar a fanfic (e o site) o mais atrativa o possível.

Paralela 01


O XY Adventures foi de longe a minha fanfic mais famosa (salvo o período final do BW Adventures, que também era bastante aplaudido). E no XY, costumávamos brincar com os personagens de segundo plano, criando histórias "paralelas" ou Side Stories, como eu costumava chamar na época. Resolvi fazer o mesmo aqui no SL, só que com um diferencial: a Paralela da vez introduz uma personagem nova (a ex-Lass: Audrey Taylor), que complementa a história de outros personagens, como Hau (Sim, o nome dele é Hau Marshadow Eclipse), Lillie e Caitlin, cujo sobrenome foi revelado: Hall.
Com esta paralela (que teve notória quantidade de visualizações em relação aos outros capítulos publicados na semana especial), tivemos uma série de acontecimentos anteriores ao desastre de Alola e que mostram cenas típicas do povo da região, como o ritual de oferenda à Tapu Koko, feito na ilha de Melemele ou até mesmo as típicas batalhas de ginásio.
A seguir, deixo uma lista de coisas que podem ter passado despercebidas durante a paralela, quase que como curiosidades:
  1. O nome de Audrey e de seu sobrinho Oliver advém diretamente da primeira gameplay de Pokémon Sun & Moon, comentada por Junichi Masuda em 14 de junho na E3.
  2. O fato de Audrey ser uma "Lass" também remete à gameplay.
  3. O fato de Oliver estar em uma pré-escola e ser retratado diversas vezes na fanfic, também vem da gameplay, uma vez que na demonstração feita na E3, o jogador é desafiado por uma "Preschooler" chamado Oliver.
  4. O sobrenome de Audrey, "Taylor" é uma clara referência à outra Lass memorável da Família Adventures: Anna, a namorada atual do detetive X em XY Adventures.
  5. O time Pokémon de Audrey também pode ser uma contraparte do de Anna, considerando que ambas possuem um pokémon "HM Slave" do tipo normal (Yungoos e Linoone) e seu maior parceiro pertence ao tipo voador combinado com outro elemento (Butterfree e Talonflame).
  6. A grande maioria das falas de Hala neste capítulo são "traduções" do texto original dos jogos Sun & Moon, como visto na gameplay da E3.
  7. A cena do torneio de oferenda a Tapu Koko foi completamente retirado dos jogos. A começar pelas falas de Hala, pela batalha contra Hau e até mesmo pelo Pichu que este usa contra Audrey.
  8. Quando a Paralela foi escrita, Tapu Koko ainda não tinha sido revelado (apenas citado na E3), por isso sua aparição na história foi nada mais do que um breve vulto.
  9. A Gym Leader Caitlin Hall possui um Meowth e é especialista nos tipos Normal. Isto advém do fato de ela ser baseada na mãe do protagonista nos novos jogos, que também possui um Meowth.
  10. Tanto o sobrenome de Caitlin quanto sua insígnia fazem referência a outra região do mundo pokémon.
Quanto à paralela, é isso. Eu espero que tenham gostado. E sim, Audrey será introduzida à trama principal, especialmente após o final chocante. Eu só não sei quando isso vai acontecer. Talvez ela só venha a aparecer no final da história...


Capítulo 5.1 - Psyduck e a Lenda dos Kahuna

Inicialmente, o Capítulo 5.1 mostra o Hiroshi (primo de Black que ficou no comando administrativo de Unova) tendo problemas no escritório e um dos líderes de ginásio ativos na região após os violentos eventos do BW Adventures: Marlon. Após uma discussão boba, ficamos sabendo que o especialista em tipos aquáticos está indo para Alola e este convence Hiroshi a deixar Cress no ginásio de Humilau em seu lugar. Aí, ele diz uma frase que provavelmente ficou meio "sem nexo" para todos vocês: "Ele já aprendeu a lição e... Não há outro especialista em tipos água na região tão bom quanto Cress". Esta é uma referência ao BW, em uma parte da história em que os líderes de ginásio de Striaton (Cilan, Chili e Cress) se revelam membros da Equipe Plasma, trabalhando para Ghetsis sob o título de "Tríade das Sombras". Na história, os líderes de Striaton acabaram expulsos da Liga Pokémon após os eventos e por isso Marlon diz que Cress "já aprendeu a lição", referindo-se a isto.

Após isto, vemos Drad, o capitão da "lancha" onde Sun e Moon estão, falando sobre os mesmos. Ele os observa, destacando-os dentre os demais treinadores que os rodeiam. Drad é esperto. Sabe que Sun e Moon são mais do que aparentam ser. Sabe que eles são mais inteligentes do que querem demonstrar. E assim, após White pegar um Psyduck selvagem para completar seu time, o Capitão conta-lhes a história dos Kahuna (os mesmos sacerdotes que vem desaparecendo em Alola, sendo que um deles, de acordo com a Paralela acima, é avô de Hau Marshadow Eclipse). Drad confia a eles, junto do jovem Jesse, um segredo: ele lhes envia a uma missão "vândala" para buscarem informações sobre os Kahuna na chamada "Ilha dos Dragões", que dá nome ao episódio.

Nesta parte, algumas curiosidades:
  1. A imagem de Black no meio da floresta fechada saiu diretamente dos jogos, encaixando perfeitamente com a descrição do templo onde outrora ficava o mosteiro dos Kahuna.
  2. O título do fenômeno descrito por Drad, a "Dança dos Dragões", pode parecer uma referência a Game of Thrones, mas não é. Ele advém de um movimento tipo dragão que eu curto muito e demonstrou ser realmente lindo no anime, em sua recente aparição no Showcase: o Dragon Dance. Já dizia a princesa Shireen Baratheon: Dança dos Dragões "é poético".
  3. A parte onde Moon começa a narrar os fatos estaria originalmente no 5.2, mas foi colocada no 5.1 juntamente com uma última narração, a de Jesse, devido o tamanho do 5.2. Mesmo assim, o 5.2 acabou ficando grande. Dessa forma, surgiu o 5.3.

Capítulo 5.2 - Bagon e o Canto da Sereia

Este Capítulo foi recheado de referências! Primeiro, tivemos Black pegando um Bagon gigante que vivia protegendo o templo antigo. Estava na hora de ele capturar algum pokémon bom, convenhamos. Com todo o desenrolar da história, vemos Black usar dois de seus pokémon para pegar o Bagon, utilizando muito bem as técnicas de ambos os pokémon. Isso se deve ao fato de Black ser uma campeão e possuir a capacidade de elaborar estratégias que combinem os movimentos e habilidades de seus pokémon, tal como no competitivo. Para quem não sabe, nesta modalidade (o competitivo), os jogadores hardcore trocam seus pokémon de cinco em cinco segundos, aproveitando ao máximo as habilidades, vantagens, atributos e ataques de cada um de seu time!! E foi o que Black fez, ainda que de maneira menos "acrobática".

Moon então consegue uma Misterious Stone Azul, ao passo em que, no capítulo 04, Sun consegue uma amarela, exatamente como na artwork dos jogos: o protagonista masculino tem uma dourada e a protagonista feminina, uma azul. Neste momento, há uma série de segredos antigos entalhados na parede, que serão uma peça importante para resolver o caso e é claro, as tão aguardadas Key Stones! Para os mais desatentos, a Mega Evolução só surgiu na sexta geração, o que quer dizer que, Black e White, vindos diretamente de uma fanfic da quinta, ainda não a possuíam. Mas agora estamos na sétima, então tem que ter, né?! OBS: O símbolo da Insígnia de Caitlin aparece novamente, referenciando a região de Almia. A coisa está ficando quente. (e distante).

Por fim, temos a sereia. Para esta parte, resolvi que, por se tratar de uma região tropical, a lenda da sereia não podia faltar. (Quem aqui acompanha "Mar de Amor" no SBT? Hahaha) E não é que deu certo? Dias depois, eis que surge uma suposta evolução para Popplio que vem a ser uma sereia, encaixando perfeitamente com a história! Se é a evolução é real ou não, pouco importa, pois Popplio salva o dia, utilizando seus poderes tipo fada para quebrar o encanto e libertar Black e Jesse da canção.

Ah, e o fato de Bagon ser "gigante" também é uma referência ao XY: na história, X pega um Gogoat de tamanho avantajado, assim como o Bagon de Black.

Capítulo 5.3 - Drampa e a Dança dos Dragões

Por fim, da Dança dos Dragões se inicia, e nossos heróis procuram se abrigar em uma caverna. E lá está o pokémon Drampa. White decide que é muito perigoso para ele e decide que deve salvá-lo capturando-o. Dito e feito. Nossa rainha vai lá e pega o bicho, dessa vez utilizando o recém pego Psyduck, ao ver que Haunter seria inútil contra o tipo Normal.
Nas cenas da "Dança", o fenômeno que vemos nas fotos reais é a erupção de um vulcão, que gera correntes elétricas, formando as imagens do que na fanfic, é a Dança do Dragão: uma mistura de raios, cinzas, tempestade e fogo.

Por fim, Black e White acabam se revelando para Jesse. Eles então começam a ligar os pontinhos e chegam à conclusão que Drad esperava que eles chegassem e então o capítulo acaba com eles saindo da caverna, protegidos dos raios pela cauda magnética de Togedemaru, uma referência direta da descrição oficial do pokémon.

Uma curiosidade desta parte da trama é que White iria mesmo capturar Drampa com uma "Dusk Ball". Então, no mesmo dia em que eu estava escrevendo, saiu um trailer de Sun e Moon (aquele que comprovou que as Eeveelutions permaneceriam as mesmas) que mostrava uma Dusk Stone capturando. Imediatamente, peguei a imagem do jogo e transplantei para a fanfic.

Outras coisas que passaram despercebidas e umas curiosidades referentes às decisões tomadas pelos autores na escrita da fanfic:
  1. Black pegou Bagon justo porque este é um pokémon capaz de megaevoluir e presente na região de Alola, como acompanhamos nesta página.
  2. O mesmo vale para Moon, que já tinha pego um Gastly. A intenção era, desde o começo, que Sun e Moon tivessem pokémons capazes de megaevoluir. E agora, isso está cada vez mais perto com a obtenção das Key Stones.
  3. Quando os capítulos foram escritos, ainda não se sabia exatamente com o que as "Misterious Stone" estavam relacionadas, por isso elas continuam uma mistério, como o próprio nome sugere.
  4. Inicialmente, o Capítulo 5 não teria a narração nem de Black (Sun) e nem de White (Moon), mas quando eles saíram junto de Jesse, isso se provou inviável. De qualquer forma, Drad e Jesse, dois personagens novos, ganharam ponto de vista, além de Hiroshi, o que enriqueceu a história de certa forma.
  5. Torço para que "Entermaid", a suposta evolução sereia de Popplio seja verdadeira. Se for o caso, está explicado por que ele deixou a pokébola sozinho e quebrou o encanto: porque ele era imune à magia de sua forma evoluída. Se Entermaid por acaso for fake e Popplio não evolua em uma sereia, a criatura que persuadiu Black e Jesse permanecerá um mistério e será "humana" e não um pokémon.
  6. De qualquer forma, Sereia Humana ou Sereia Pokémon, não veremos o canto outra vez tão cedo na fanfic.

Bom, acho que era isso. Essa Notas do Autor foi cheia de curiosidade e rica em detalhes. Espero que tenham gostado e espero que valorizem tamanhas referências hahahaha Saibam que tudo o que eu escrevo na fanfic tem algum significado por trás e sempre se desdobrará em uma história complexa no final, portanto, fiquem ligadinhos nas notas e nas dicas e pistas que eu vou deixando, que este mistério ficará mais fácil de ser solucionado!! ;)

Goodbye, my friends e até a próxima!

3 comentários:

  1. Yo, Joka!
    Tô aqui pra comentar essa Nota do Autor e me desculpar por não comentar o SL2, SL3, SL4 e todos os SL5, mas é que realmente não deu pra comentar, mas a partir do SL6, vou começar a comentar, cara!
    Bom, como essa é uma Nota do Autor, vou começando logo a falar sobre as novas capturas (na verdade, só vou falar delas e-e)
    Olha, cê não acha que tá adiantado demais nas capturas, não? Em pleno capítulo 05, o Sun (NÃO, EU NÃO VOU CHAMAR DE BLACK) já tem 3 Pokémon (não conto com o Rotom) e a Moon tem 5... Logo eles vão completar o time e a fic nem na metade vai estar...
    Bom, como eu disse, vou comentar a partir do capítulo 06, então é isso e já vou indo.
    See ya, boy!
    (PS: Ainda tô esperando você no RS05 e no RS06. Só avisando mesmo...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, victor,vc ta prestando atenção nas coisas? Kkkk to zuando. Mas olhe, quem escreveu a paralela, todos os 05 e essa nota foi o Kevin e não eu, Joka. Hahaha Eu nunca faço uma notas bonita e cheia de imagens como essas que o Kevin faz. Mas já que estou aqui, vou responder kkkk
      Planejamos 12 capítulos para a fic, estamos no 5, no próximo chegamos na metade. Já está na hora deles terem mais Pokémon e depois ainda falta evolui-los, não se preocupe que vai sobrar coisa para ser explorada.
      Realmente não comentei seus capítulos por falta de tempo. Tanto que quase nem acessei o blog semana passada e nem escreverei o capítulo 06, que fica por conta de Kevin novamente. Mas assim que possível irei ler e comentar!
      Até mais e obrigado pelo comentário ;)

      Excluir
    2. Victor, fui eu que escrevi hahaha Na verdade verdadeira, Pokémon Sol e Lua Adventures foi projetada para ser uma fanfic curta, com duração de dez ou doze episódios e irá terminar exatamente no dia 18 de Novembro, quando lançarem os novos jogos. Faltam quatro meses ainda, e até lá teremos bastante coisa para ser desenvolvida, como paralelas e especiais (quem sabe até "filmes"?) e o nosso tratado é de 2 capítulos por mês. Quando dá mais, a gente posta mais. Tratamos ainda de não ficarmos presos a um time de 6 pokémons como é no anime, nos mangás e em toda santa fanfic, lembrando que Black e White vêm de Unova e todo e qualquer pokémon (seja da primeira ou da sétima geração) é novidade pra eles, pois em Unova só tem pokémon de Unova! E digo mais: Com esse tanto de pokémon sendo revelados, não tem como não fazer mais capturas. Só que o lance é o seguinte: As próximas serão todas por algum propósito, como foi a de Drampa e não simples e fúteis como as de Psyduck e Bagon, embora saibamos que Bagon é útil por causa da Mega Shinka e Psysuck tenha o surf, que será útil posteriormente. De agora em diante, vai ser tudo por um motivo, como quando a White pegou o Gastly, então não se preocupe quanto ao "tamanho" do time deles, mas sim com a funcionalidade de cada um dentro da história. Ah, e o Eclipse já tem 6 pokémon. Nem o Black e nem a White atingiram esta marca ainda...
      Well, muito obrigado pelo comentário e obrigado por estar acompanhando! ;)

      Excluir

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.