Se você leu este post até o final, então ele é PRA VOCÊ!

Você sabia que a proporção de analfabetos funcionais no Brasil totaliza 38 milhões de pessoas e que o volume dessa população é maior que quase todos os estados brasileiros, só perdendo para o total de residentes no Estado de São Paulo (41,2 milhões)?

Analfabeto Funcional, de acordo com Roberto Catelli Jr., coordenador Adjunto da Ação Educativa, é a pessoa que é capaz de identificar palavras, números, assinar o nome e ler frases, mas não consegue realizar tarefas se precisar ler um pouco mais que isso. — um parágrafo de um texto da vida cotidiana”, como recorte de jornal, um cartaz ou até mesmo uma receita de bolo.

Em testes cognitivos aplicados no ano de 2018 em 2.002 pessoas residentes em áreas urbanas e rurais de todo o país, verificou-se que 29% das pessoas podem ser consideradas analfabetas funcionais e que não superam o nível RUDIMENTAR de proficiência.

Fonte: COSTA, Gilberto (2019), Analfabetismo resiste no Brasil e no mundo do século 21 - Site Agência Brasil - Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-09/analfabetismo-resiste-no-brasil-e-no-mundo-do-seculo-21>

Para o Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), 70% dos ESTUDANTES (acima de 15 anos)  no Brasil estão no nível insatisfatório e apenas 12% da população é considerada, de fato, “proficiente”.

FONTE: CARDIM, Paulo Augusto Gomes (2018). Educação Básica Pública: Analfabetismo e Ensino Médio. - Disponível em: <https://www.belasartes.br/diretodareitoria/artigos/educacao-basica-publica-analfabetismo-ensino-medio>

E você sabia que apenas um pouco mais da metade da população brasileira, 52% (ou 100,1 milhões de pessoas), para sermos mais exatos, possui hábitos de leitura? De acordo com a pesquisa "Retratos da leitura no Brasil", feita pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, realizada em 208 municípios de 26 estados entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019.

Fonte: G1 (2020). Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos, com queda puxada por mais ricos. - Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/09/11/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos-com-queda-puxada-por-mais-ricos.ghtml>


Você consegue entender a relação entre estes dois temas tão debatidos atualmente? Em um país em que quase metade da população (48%) não possui qualquer hábito de leitura, não é de se admirar que possua números tão altos de analfabetismo funcional.


Claro que o problema pode estar diretamente associado à estrutura da educação no país e que exige muito mais que o post aleatório em um blog qualquer para ser resolvido. Mas eu gostaria de começar esta postagem com um tom bem enfático para este problema que estamos enfrentando enquanto nação, para que você, que dedicou um pouquinho do seu tempo e prestou atenção, passe a dar um pouco mais de carinho à leitura!

É comprovado cientificamente que a leitura faz bem para o cérebro e que ler, por si só, é um hábito muito saudável. E para você, parte meu público, que está aí entre o período da infância e da adolescência, isso só te acrescenta! As pessoas que leem desenvolvem melhor o raciocínio e aprendem a usar a linguagem para se expressar com clareza e efetividade, e com certeza, aqueles que possuem o hábito da leitura desenvolvido, não ficarão entre os 70% de estudantes acima de 15 anos —Ensino Médio — com insuficiência na proficiência da língua. 

Há anos eu venho trabalhando por prazer para trazer histórias aqui no blog, sempre incentivando a leitura dos mais jovens para que possam desenvolver o gosto pela prática, lendo sobre aquilo que mais amam: no caso, Pokémon. E, como os dados bem apontam, nos últimos anos, o número de leitores tem diminuído MUITO no país e isso está se refletindo também no número de pessoas que para pra ler as historinhas que o tiozão de 20 anos aqui escreve. Então, eu cheguei à conclusão que textos grandes e muito elaborados AFASTAM muitos leitores, porque esta é (infelizmente) uma característica do brasileiro: a PREGUIÇA para ler.

Mas eu não desisto tão facilmente, meus caros amigos! Como uma maneira de continuar incentivando a leitura, eu vou continuar escrevendo e tratando sobre temas relevantes na nossa sociedade através de histórias lúdicas e bem-humoradas das séries que nós amamos, com os personagens que moram no nosso coração.

Se até a Chansey gostar de ler, por que você não gostaria?

E é com essa reflexão que eu gostaria de aprensentar a vocês um novo modelo que eu estarei introduzindo aqui no blog ainda este mês. Conheçam o "Projeto Netfics". E sim, o nome é uma paródia da Netflix, por isso a fonte no logo e as cores invertidas.


O Projeto Netfics adapta o modelo da Netflix que é aplicado para o lançamento de séries originais para a publicação de fanfics aqui no blog. Para quem não sabe, a Netflix é um serviço de streaming pago que disponibiliza seriados autorais cujas temporadas são curtas, geralmente entre 6 e 10 episódios por temporada, que vão sendo renovadas conforme o interesse do público. Além disso, os episódios chegam todos de uma vez na plataforma, quando uma nova série ou temporada é lançada, possibilitando que o espectador faça "uma maratona" de episódios.

A publicação de fanfics de uma única vez não traz nenhuma vantagem para o blog, nem em questão de visualizações, nem em engajamento (comentários), portanto, o Projeto Netfics não postará vários capítulos de uma só vez, mas um episódio a cada dia.

As "séries" de fanfics também serão curtas, com no máximo 10 capítulos por temporada (por entender, novamente, que o público não se atrai por conteúdo muito longo) e também serão renovadas de acordo com a opinião do público. Os episódios serão liberados diariamente todos os dias de semana (sábado e domingo, não) e a cada início de uma nova série, vocês serão informados.

Além disso, todas as fanfics já publicadas ficarão constando no "Catálogo" da Netfics, que poderá ser acessado no Menu em horizontal abaixo da imagem de topo do blog. E as séries inéditas deverão sair pelo menos uma a cada 45 dias.


A primeira série a ser lançada será uma adaptação textual de "Pokémon Laços: Gold & Silver" e irá ao ar dos dias 18 a 22/01 e dos dias 25 a 29/01, totalizando 10 episódios publicados diariamente distribuídos em duas semanas, gratuitamente a todos os que se interessarem na leitura. Eu espero que gostem!

Bem, despeço-me aqui, agradecendo aos que leram até o final e quaisquer dúvidas e sugestões, sintam-se à vontade para deixá-las nos comentários! Gostaria de dizer também que eu realmente espero, do fundo do coração, que vocês reflitam bastante sobre os tópicos do início deste post, pois trata-se da realidade em que vivemos, por mais triste e preocupante que seja. Mas ela pode mudar começando individualmente por cada um.

Ademais, eu também espero que gostem desta implementação que estou fazendo no blog, tudo isso pensando em como vocês (((crianças, pré-adolescentes e adolescentes))), poderiam desenvolver o hábito da leitura e aproveitar da forma mais leve e divertida o possível, com os personagens que vivem constantemente em nosso imaginário, em mundos que amamos!

Fiquem atentos para mais novidades e até breve!

2 comentários:

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.