Notas do Autor
Fala, Brasil! Aqui é o #Kevin_, autor da fanfic Pokémon Laços: Teal & Indigo, que acaba de ter seu último capítulo publicado, e hoje venho trazer uma "Notas do Autor" especial, destacando algumas referências, modéstia à parte, incríveis que eu utilizei na construção desta história e que talvez tenham passado batido enquanto você estava lendo a fanfic. Clique agora mesmo no título desta postagem e bora conferir as 15 referências que você PERDEU enquanto lia Pokémon Laços: TI! E lembre-se: contém SPOILERS!
1) A Nidoqueen de Roy
Caso você tenha lido a fanfic e se deparado com a Nidoqueen que Roy possui, deve ter ficado se perguntando... "Ué? De onde saiu este Pokémon?" Afinal, até o momento da postagem do último episódio de Pokémon Laços: Teal & Indigo, os únicos dois Pokémon que Roy tinha no anime eram Fuecoco e Wattrel. No entanto, vale ressaltar que esta fanfic vinha sendo escrita ao mesmo tempo em que os primeiros episódios do anime Pokémon Horizontes estavam sendo lançados semanalmente no Japão. Por isso, muita coisa foi criada em cima de rumores e especulações em torno de imagens, teasers e trailers do novo anime. A Nidoqueen de Roy, por exemplo, vem da prévia do primeiro episódio em que Roy aparece no anime, na qual uma Nidoran Fêmea pode ser vista junto a ele na casa de seu avô. Na época que vi esta prévia, achei que Roy estaria tentando capturar a Nidoran (assim como Goh fazia com tudo que é Pokémon que ele via na série anterior, Pokémon Jornadas). Por isso, resolvi evoluí-la até o seu estágio final e fazê-la um Pokémon não só de Roy, como também de seu avô, para combinar melhor com a história oficial do anime, já que ela foi vista na propriedade do idoso...
2) A Pokébola GS
Antes mesmo de Pokémon Horizontes começar, foi feito um grande marketing em torno da misteriosa "Pokébola" que Roy carregava. Até então, não fazíamos ideia do que se tratava essa tal Pokébola (e nem que haveria mais de uma delas), mas sabíamos que a pokébola com um design todo diferentão estava "lacrada" e não abria de jeito nenhum. Isso te lembra alguma coisa? Pois é... Se você é mais velho e acompanhou a saga clássica do anime do Ash, deve ter se lembrado NA HORA da Pokébola GS, outro objeto bastante misterioso e que nunca acabou tendo um desfecho oficial na história. Por isso, em Pokémon Laços: Teal & Indigo, eu decidi fazer com que a Pokébola Ancestral de Roy fosse, na verdade, uma cápsula que guardava a Pokébola GS em seu interior, que por sua vez, continha o Mítico Pokémon Celebi, já que de acordo com entrevistas da época, os produtores do anime afirmaram que este seria o Pokémon que estaria preso na enigmática pokébola.
3) O Fidough de Liko
Você também deve ter reparado que Liko possui um Fidough na fanfic, Pokémon que ela não possui no anime. A adição deste Pokémon ao time da nossa protagonista veio graças ao vazamento de uma página do mangá Pocket Monsters ~ Liko's Treasure ~, que dava a entender que Liko possuía um Fidough e o deixou em sua casa, em Paldea, no momento que partiu para Kanto para ingressar na Academia Indigo. Assim, o Tipo Fada foi incorporado como um "Pokémon de Estimação" ao time da garota. Com o lançamento de episódios posteriores do anime, entretanto, foi revelado que O PAI DA LIKO, Alex, era o verdadeiro treinador de Fidough.
4) A inexistência do tipo Fada
E por falar em Tipo Fada, vale lembrar que o Fidough da Liko não pertence a este tipo... Na fanfic, ele é um Pokémon do Tipo Normal. Isto porque a história se inicia no ano de 2005, e nesta data, o tipo Fada ainda não havia sido descoberto neste universo (pela civilização moderna). Afinal, neste época, nem mesmo nós sabíamos do tipo Fada, já que ele só foi introduzido em Pokémon X e Pokémon Y, lançados em 2013.
Se você quer saber COMO o Tipo Fada foi descoberto no Universo de Pokémon Laços, aconselho que leia a fanfic "Pokémon Laços: Advanced Omega & Primal Alpha", cujo plot central é justamente o surgimento repentino deste tipo que até então não existia...
5) O desconhecimento acerca dos tipos Sombrio e Aço
E por falar em tipos que não existiam... Lembra dos tipos Sombrio (Dark) e Aço (Steel), que a nossa querida protagonista de Pokémon Laços: LEGENDS, Akari Shining, desconhecia? Pois bem, é porque na época de Hisui, estes tipos ainda não haviam sido estudados. Diferentemente do tipo Fada, não é que eles não existiam, mas tais tipos só foram registrados e reconhecidos oficialmente pelo Professor Elm, da Região de Johto, e você pode conferir mais sobre isso na fanfic Pokémon Laços: Gold & Silver.
6) Gabby & Ty
A pessoa que entrevistou Friede os Trovonautas (conforme revelado no último episódio) foi nada mais nada menos que a Repórter Gabby e seu fiel cameraman Ty. Gabby e Ty são personagens recorrentes dos jogos da Região de Hoenn e no universo de Pokémon Laços, não poderia ser diferente! Eles foram vistos pela primeira vez em Pokémon Laços: Advanced e sua aparição aqui, em Pokémon Laços: TI, serviu para reforçar que a fanfic se situa neste mesmo universo compartilhado.
7) Artwork da Tiranossaura
Teal & Indigo traz a participação especial de um animal do nosso mundo real: uma Tiranossaura. Caso você não tenha lido outras fanfics do Universo de Pokémon Laços, sim, animais são uma realidade neste mundo. Mas a curiosidade envolvendo a Tiranossaura é que a Artwork da mesma é OFICIAL de Pokémon. Como assim? Bem, no Japão, um museu de paleontologia firmou uma parceria com Pokémon para atrair público e fazer aquela divulgação científica com a criançada! E o resultado disso é que várias espécies de animais extintos (os quais foram utilizados de inspiração para a criação dos designs dos Pokémon-Fósseis) acabaram ganhando artworks oficiais da Pokémon Company no estilo de Ken Sugimori que tanto conhecemos e amamos. O Tiranossauro rex, espécie na qual Tyrantrum foi baseado, foi um destes animais contemplados com uma arte oficial.
8) Shellder e Carbink Pré-Históricos
Você também deve ter se perguntado porque os Pokémon Shellder e Carbink apareceram quando Liko e a falsa Professora Sada visitaram o local que hoje é a Região de Hoenn, há aproximadamente 100 milhões de anos atrás. Bem, de acordo com a lore oficial dos jogos Pokémon, Shellder era presa de Omastar, portanto, os dois Pokémon devem ter coexistido na mesma época. Já Carbink também é um Pokémon bastante antigo, que ficou adormecido no subsolo por centenas de milhões de anos, desde o seu nascimento. Outro Pokémon contemporâneo que apareceu nesta época foi o Relicanth, mas acredito que este todo mundo já saiba que se trata de um "Fóssil-vivo", certo? De acordo com várias descrições da Pokédex do Tipo Água e Pedra, Relicanth existe há pelo menos 100 milhões de anos atrás e permanece evolutivamente inalterado até hoje. Então sim, faz sentido que todas estas espécies Pokémon do presente também tenham vivido no passado distante.
9) Mega Aerodactyl é o Aerodactyl verdadeiro...
Outra Informação levantada na fanfic é que o "Mega Aerodactyl" é a aparência original do Aerodactyl, antes da restauração (mal-feita) pelos humanos. Isso também faz parte da Lore Oficial do Pokémon. Mas outro Pokémon fóssil cuja aparência original (antes da restauração) é diferente, é o próprio Tyrantrum. Isso porque descrições da Pokédex mais recentes revelam que, assim como o Tiranossauro, Tyrantrum tinha penas no seu corpo, mas elas não puderam ser restauradas completamente. Por isso, a verdadeira aparência do fóssil de Kalos ainda é desconhecida. Nesse sentido, tivemos sorte de conhecer o verdadeiro Aerodactyl através da mecânica da Mega Evolução.
10) Grandes Feitos da Civilização Humana ao Longo da História
No Capítulo 06, outra grande referência dos jogos foi utilizada na fanfic. Trata-se de feitos históricos do Universo Pokémon oficial, de acordo com datações diretamente extraídas dos videogames. Entre elas:
- A criação de Magearna no Reino de Azoth (já 500 anos atrás);
- A destruição da civilização que vivia no local hoje conhecido como Meteor Falls (Cachoeira do Meteoro) em Hoenn (há 2000 anos atrás);
- O surgimento das primeiras flores Crystabloom, na Região de Lental (há 2000 anos atrás);
- Volcarona sendo idolatrado como o deus do Sol na Região de Unova (há 2500 anos atrás);
- A Arma Suprema sendo ativada pela primeira vez em Kalos, com o intuito de parar a grande guerra... (há 3.000 anos atrás);
- O surgimento do Dia Mais Escuro, quando os Pokémon entraram em Modo Dinamax descontroladamente na Região de Galar (há 3.000 anos atrás);
- A domesticação de Gogoats (há 5000 anos atrás);
- O desenvolvimento da escrita Unown pelos sumérios (há 5.500 anos atrás);
- A última era glacial, na qual a população de Mamoswine prosperava e os humanos aliaram-se aos Pokémon de sangue frio Cyclizar, utilizando-os como montaria (há 10.000 anos atrás);
- O primeiro Claydol sendo trazido à vida a partir de uma escultura de argila, pela Civilização Baltoy (há 20.000 anos atrás).
O único destes acontecimentos que tem uma "invenção" minha no meio é a existência do povo sumério... Pois caso você não saiba, no universo das fanfics Pokémon Laços, países existem, e as regiões são apenas uma pequena parcela de seu território.
Outra curiosidade é que o mundo Pokémon está pelo menos 2000 anos na nossa frente, isso porque os sumérios (que foi, de fato, o povo que inventou a escrita, lá na Mesopotâmia), só foi inventar a chamada escrita cuneiforme cerca de 3.500 anos atrás, algo bem mais recente.
11) O Pokémon misterioso do Pingente de Liko x Terapagos x Terastal
Até o momento da postagem destas "Notas do Autor", ainda não sabemos QUEM é o Pokémon misterioso que habita o colar de Liko (tanto no anime, quanto na fanfic). Tudo o que sabemos é que ele tem uma semelhança enorme com Terapagos, mas não se sabe se trata-se de uma pré-evolução ou mesmo de uma forma alternativa do Pokémon Lendário que representa a segunda parte da DLC de Pokémon Scarlet & Violet (The Indigo Disk). De fato, na presente data, nem sequer a primeira parte (The Teal Mask) foi lançada, portanto fica difícil bater o martelo e dizer com certeza quem aquele Pokémon é, bem como a sua relação com o fenômeno Terastal. Na fanfic, então, com o propósito de evitar confusão, enquanto Liko estava lutando contra a parte superior do corpo da robô Sada (e, portanto, não estava prestando atenção), fiz com que tal Pokémon "revelasse sua verdadeira forma", seja via evolução, seja via alternância de modo. O fato é que enquanto Liko não estava vendo, o Baby Terapagos se tornou Terapagos, e no final e tudo se desenrolou como tinha que se desenrolar. Mas fica aqui esta curiosidade de que tal monstrinho só não foi explorado melhor porque... Bem, ele ainda não apareceu em nenhum jogo!
12) Gibeon e Turo são a mesma pessoa.
No segundo epílogo da fanfic, Turo está em uma cela de contenção máxima, em uma prisão. A porta da sua cela é exatamente a única imagem conhecida até o presente momento de Gibeon, o enigmático líder dos Desbravadores, grupo que almeja roubar o colar de Liko, no anime. Lembro que quando Gibeon foi revelado, surgiu na internet uma teoria maluca de que ele poderia ser o Professor Turo, e resolvi adaptar isto para a fanfic.
13) Brado Dino
Você também deve ter ficado se perguntando... "Ué, mas a habilidade de Koraidon não é Orichalcum Pulse (Pulso de Oricalco)? Como assim Brado Dino?" Se você achou estranho o fato da habilidade do "Rei Alado" ser Brado Dino na fanfic, saiba que ela vem diretamente do TCG, o jogo oficial de cartas Pokémon. Lá ela tem um efeito bem diferente, relacionado à mecânica do jogo, mas aqui eu tomei a liberdade poética de utilizá-la para ensurdecer o oponente e assim causar um efeito de "flinch" no alvo.
14) Nomes dos Pokémon Paradoxo
Se você ficou surpreso com a mudança que eu fiz no nome dos Pokémon Paradoxos na fanfic para se parecerem mais com nomes de Pokémon, sinto lhe informar, mas não fui eu, não! Os nomes dos Pokémon Paradoxos do Passado que eu utilizei na fanfic são os nomes OFICIAIS destes Pokémon nos jogos em espanhol. Então sim... Colagrito é REAL!
Além disso, o termo "Rei Alado" vem diretamente de "Winged King", a alcunha que Koraidon recebeu oficialmente nos jogos Pokémon Scarlet & Violet. De fato, é tudo baseado nos games!
*Bônus*
A segunda personalidade de Liko se chama Riko! É o mesmo nome, só que com um R. De onde eu tirei isso? Bem, logo que a personagem foi revelada, assim que o novo anime, Pokémon Horizontes, foi anunciado, ainda não se sabia ao certo como se escrevia (de uma forma romanizada) o nome em japonês da personagem, se com "-R" ou se com "-L". No final, acabou sendo Liko com "-L" mesmo, mas fiquei com vontade de colocar esta referência na fanfic e assim o fiz.
15) Pokémon Morto-VIVO!!!
Se você ficou chocado com o fato de Liko, ou melhor, de sua personalidade maléfica ter ASSASSINADO o próprio Pokémon de estimação, Fidough, e ele ter se transformado em um Greavard, saiba que isso também foi retirado dos jogos. Nos jogos, porém, este fenômeno é descrito tal e qual a Professora Sada mencionada na fanfic: quando um pokémon-cachorro morre na natureza sem nunca ter tido contato com um ser humano, ele se transforma em um Greavard. Aqui, entretanto, tive mais uma liberdade poética de transformar o cachorrinho bonzinho no cachorrão malvadão, para combinar com a dupla personalidade da Liko e claro, para causar aquele impacto.
É isso, pessoal! Esta foi a fanfic de Pokémon Laços na Região de Paldea! Espero que tenham gostado desta aventura, ou melhor, DESVENTURA, já que tudo o que podia ter dado errado, deu! Deixem nos comentários quais as suas impressões, o que mais gostaram e o que não gostaram, o que os surpreendeu, enfim... O feedback de vocês é muito importante para que eu continue escrevendo e, mais importante, colocando todo o meu sentimento nestas histórias. Fiquem com Arceus e até breve com mais histórias deste Universo Compartilhado de fanfics... Vejo vocês novamente em Hisui 😉
0 Comentários
Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo! É de graça! Caso você tenha interesse em nos ajudar a manter o blog atualizado, considere apoiar-nos financeiramente. Você pode doar qualquer valor, até centavos, para a seguinte chave PIX: contato.pokemonster.dex@gmail.com. Toda a ajuda é bem-vinda!