12 Razões para chamar o XY Adventures de uma fanfic Adolescente!


Fanfics Pokémon realmente tendem a puxar para um lado mais infantil, de modo que quase sempre seguem uma mesma teoria, uma mesma história já contada nos games ou ainda apenas as batalhas de um treinador pokémon como uma forma de diversão. Por isso, listamos aqui 12 fatos entrelaçados à fanfic XY Adventures que a eleva para um nível mais adolescente, visto que poucos optam por introduzir mais vida e emoção em suas fanfics.


12 - A Amizade acima de tudo: Diferentemente do mundo do adultos, para os adolescentes significa muito. Todos tem seus melhores amigos e amigas e andam pra cima e pra baixo com eles, grudados. É nesta fase da vida que a companhia da família torna-se "insuficiente" e o jovem passa a buscar outras pessoas com quem se enturmar. Na fanfic é assim. Existem vários grupinhos de adolescentes como o Trio Risadinha (introduzido na Season 2) e a formação do Projeto Ômega (Season 3).


11 - Piadinhas com Duplo Sentido a toda hora: Talvez este recurso não tenha aparecido muito durante a Season 1, quando a história estava recém tomando forma, mas a partir da Season 2, em diversos momentos da história ocorrem piadinhas com duplo sentido e outras coisas que fazem alusão à típica vida de adolescente, afinal, essa é a famosa "fase de descobertas". Além disso, alguns personagens foram selecionados especialmente para fazerem este papel de "bagaceiro", como a Shauna (Season 2 e 3), Anna (Season 3 apenas), e etc...


10 - Ferimentos Graves e outros: Coisas como Controle Mental (desde a Season 1) e ferimentos realmente terríveis são frequentemente vistos na fanfic. Desde a Season 2, dois personagens já entraram em coma (Sycamore e X) e pessoas importantes e famosas como a Ex-Campeã da Liga Kalos, Diantha, tem sido vítimas de possessão mental. Ambos os casos são tratados como forma de violência, o que é geralmente mais aceito pelo público juvenil do que o infantil.


9 - Brigas e xingamentos constantes: Assim como o nível de violência na fanfic, o nível de brigas e xingamentos mantém-se alto. Um belo exemplo disso é a relação entre as irmãs Lucy e Y (Season 2) e a agressão verbal contra o Diretor Chevalier durante o início da Season 3. E não para por aí. Do jeito que a história está se desenvolvendo, só haverá mais e mais conflitos.


8 - Discussões Familiares: É fato que as discussões entre membros de família tem aumentado e muito desde a Season 2. A começar pela briga já citada entre Lucy e Y, que vem desde que as duas eram pequenas, tudo isso porque Lucy sempre foi muito metida e a mãe das duas garotas muito injusta. Além disso, a Season 3, que está em andamento, promete mais e mais dessas discussões.
Quanto ao público adolescente, é comum nesta fase da vida os jovens se revoltarem com seus pais e pedirem por "justiça". É nessa fase em que nós, enquanto pessoas, desenvolvemos nosso senso de vingança e liberdade.

Imagem Retirada da Internet

7 - A Sexualidade e os Relacionamentos indo e vindo: A vida de um adolescente é submersa em sexualidade, queira ele ou não. E principalmente hoje em dia, que até as músicas falam em sexo. Fora que este é um assunto bastante delicado. No entanto, na fanfic, os relacionamentos entre pessoas (o que normalmente envolve sexualidade) são tratados de forma natural, de forma que muitos personagens namoram (Y e X na Season 1; Calem e Y nas Season 2 e 3) e esses romances podem ou não ser temporários. Acontecem muitas idas e vindas e assim vai, exatamente como é nada vida real. Mas o fato que chama a atenção é o caso de Y já ter usado da sua sensualidade para conseguir escapar da Team Flare que a estava perseguindo durante a Season 2. Quanto a isso, o autor sempre procura balancear para não ficar muito pesado, pois ele sabe que boa parte de seus leitores ainda faz parte do público infantil.


6 - Homossexualidade: E falando em sexualidade, eis a Homossexualidade, que foi algo bem polêmico durante a Season 1, mas que agora já está mais "abafado". Não que o autor deixe de expressar isso em sua obra, mas pelo fato de que os xingamentos por parte dos leitores e acusações de esta ser uma fanfic "yaoi" terem parado. Estamos em um mundo muito amplo e todas as pessoas que vivem nele tem uma forma de pensar, o que acaba gerando ideias controversas e muitas, muitas discussões. Estes conflitos geralmente surgem durante a infância e vão se intensificando na adolescência até a fase adulta, onde tornam-se, digamos, "permanentes", o que acaba geralmente preconceito, bullying e até mesmo pode acabar em violência física. Casos como esse são comuns até demais hoje em dia, portanto, a Homossexualidade na fanfic não é pra ser vista como uma forma de safadeza ou conotação sexual, mas uma forma de trazer pra dentro da fanfic o quanto as pessoas sofrem com o chamado "preconceito" e as diferenças entre cada uma das pessoas.


5 - Torturas e Outras Formas de Agressão: Como dito antes, a violência tem estado cada vez mais presente na fanfic, mas não de forma que possa influenciar os leitores (é importante ressaltar isso). Mas uma cena que "marcou" muito a história foi quando Y foi torturada durante a Season 1. Além de torturas físicas, existem torturas mentais, como o caso de Calem punir a si mesmo por tudo o que acontecia e X voltando mudado, como parte da Team Flare justamente para atingir a pobre Y. Hoje em dia, a maior referência em violência na história (Season 3) é o fato de pokémons atacarem pessoas sem dó nem piedade. E o pior: Serem mandados por outros humanos para fazer tal serviço. Mas isso é assunto para um novo tópico.


4 - Pokémons Atacam Pessoas: Desde a Season 1 é muito comum pokémons atacarem pessoas na fanfic, algo que em termos bastante simples é uma forma de violência e agressão que não vemos frequentemente no anime e que é muito mais comum no mangá. O que mais chama a atenção é as pessoas que dominam os pokémons (treinadores), utilizarem de seus animais enjaulados para atacarem outras pessoas, o que seria uma violação dos direitos dos animais (pokémons).
É um tema muito sério e que na maioria das vezes acaba resultando em tópicos já citados aqui como "ferimentos graves", "controle mental", "torturas" e "brigas", portanto, é algo bem delicado e que diferencia a fanfic das demais.

Imagem retirada da Internet

3 - Automutilação: Outro fato bastante comentado e discutido (muitas vezes vaiado - quem nunca citou "gilete" e "Demi Lovato" na mesma frase?) pelos jovens é a automutilação. Jovens que descontam em si mesmos a raiva que o mundo deposita em cima deles simplesmente por não suportarem a dor psicológica. Dessa forma, eles "trocam" a dor que os consome por dentro, por uma que consome por fora, de modo que é muito menos doloroso estar todo (desculpem pelo termo) cortado do que sentir-se humilhado, sozinho, abandonado...
Foi um tema bastante presente durante a Season 2, onde Calem não se continha até que Y, com a ajuda do fiel Meowstic do garoto conseguiram invadir a mente dele e libertá-lo de todo o sofrimento que estava corroendo sua alma. Desde então, Calem nunca mais voltou a se automutilar e agora tem vivido muito mais feliz, e muito mais saudável também.


2 - Jovens desrespeitando às regras e às leis: A Season 3 tem como marco a ilegalidade de certos atos e a forma como os jovens encaram isso e qual a importância desses atos para suas vidas. É caso da caça às Mega Stones de Y e o grupo do Projeto Ômega. Algo que muitos dos adultos considera como perigoso e imprudente. Além disso, Y está disposta a utilizar de ferramentas ilegais para conquistar seus ideais, visto que o perigo que os ameaça é muito mais preocupante do que o que eles estão fazendo.
Como dito antes, os jovens possuem seu próprio senso de justiça e sua mentalidade e personalidade estão apenas se formando durante esta fase da vida, portanto, atitudes como a Y em sua busca pelo poder e justiça pelas próprias mãos são tidas como normais para a idade, ainda que muito irresponsáveis. Mas do ponto de vista de Y, quem não faria a mesma coisa? Se arriscar para salvar a irmã e a mãe das garras de terríveis bandidos que querem aniquilar a humanidade?


1 - Morte tratada com Naturalidade: E por último, mas não menos importante (muito pelo contrário), a MORTE. Este é um tema bastante discutido pelos Fãs de pokémon. Afinal... Pokémons morrem ou não? Pois é... Nos jogos e nos mangás as referências à morte são constantes, ainda que não cheguem a ser tão "pesadas". Já no anime, isso não é visto de maneira alguma (pelo menos até onde eu me lembre). Mas na fanfic, a morte é tratada com algo supernatural (o que realmente é), de modo que a mãe da Calem, por exemplo, morreu em um momento inesperado e outros personagens como AZ e Lysandre também estão diretamente envolvidos com o tema, fora que o objetivo da Team Flare, até onde Y sabe e desconfia, é destruir todas as pessoas na face da Terra. Mas essa história ainda vai ter muitas reviravoltas e talvez quem sabe, a morte torne-se mais comum e mais discutida durante o desenvolvimento da reta final da fanfic...

_____________________________________

Bom, talvez a fanfic aborde muitos temas ao mesmo tempo e talvez alguns deles sejam pesados demais para leitores mais novos, mas Pokémon XY Adventures é feita com o único cuidado de parecer realista e inovadora, ainda que seguindo muitos moldes pré-fabricados pelos jogos da sexta geração e difere das demais justamente por isso: por abraçar a realidade e todas as complicações que surgem ao longo da vida, especialmente durante a adolescência. Portanto não se assustem com a ideia de que fanfic foge dos padrões. Muito pelo contrário: É isso o que torna a história cada vez mais emocionante! ;)

Postar um comentário

0 Comentários