Pokémon Laços: Gold & Silver 09 - VS Gengar

Anteriormente em Pokémon Laços: Gold & Silver, Gold e Crystal chegam à Cidade Ecruteak com a ajuda da Líder de Ginásio de Olivine, Jasmine. Por lá, Crys participa de um concurso para se tornar uma Garota de Kimono, enquanto Gold vai para o Ginásio local participar de uma batalha e continuar com a sua missão de descobrir mais detalhes sobre a tal Equipe Rocket, responsável pelo roubo do Totodile no Laboratório do Professor Elm. Contudo, ambos acabaram falhando em suas respectivas tarefas e agora, reunidos mais uma vez, eles reforçam a amizade e o apoio um pelo outro.

PROJETO NETFICs APRESENTA:


Temporada 01 - Episódio 09
VS Gengar

O Magnet Train, uma das maiores linhas ferroviárias do Mundo Pokémon, inicialmente projetada para fazer uma conexão entre as regiões de Kanto e Johto, hoje possui inúmeras rotas e linhas, trafegando entre todas as cidades desta última.
Foi muita gentileza do Professor Elm financiar as viagens de cidade em cidade depois do descuido de Crys e foi muita consideração do Gold acompanhá-la em jornada para ajudá-la a salvar seu emprego.
E neste exato momento, eles seguem em direção à Cidade de Azalea, atrás de mais um ginásio e mais informações sobre a Equipe Rocket. Eles estão dentro do trem conversando sobre a revanche que haviam acabado de ter no Ginásio de Ecruteak, enquanto não chegam ao seu destino.
 Crys, já parou pra pensar que nessas últimas duas semanas, muita coisa aconteceu?
 É verdade... Nós fomos presos, e depois fomos soltos! Fomos pra Olivine, pousamos em Ecruteak...
 É, mas o tanto que a gente descobriu sobre a Equipe Rocket...
 Descobrimos que o nome do ladrão é Silver, e que o Totodile se bandeou pro lado deles...
 E que eles vieram de Kanto! Mas como será que eles vieram se uma das únicas passagens de Johto para lá é a selvagem cachoeira Tohjo e... OH, NÃO! É ISSO!
 *Cochichando* Você acha que eles podem ter usado as linhas interregionais do próprio Magnet Train, onde estamos agora, para virem disfarçados à Johto?
 *Cochichando* Essa não! SIM! Isso vem acontecendo há pelo menos um mês, quando atacaram a Torre do Sino e as Garotas de Kimono se mobilizaram! Temos que sair daqui! E se tiver mais deles aqui, agora? Infiltrados entre nós, os passageiros comuns do Trem Magnético? Pode ser qualquer um, só escutando o que estamos falando!
 Ih, sem chance de sairmos! Esse trem só vai parar em Azalea agora! É uma linha direta! Temos de ser cautelosos, ainda mais depois do que o Morty nos disse... E por falar no diabo, puxa! Que batalha de Ginásio foi a sua contra ele, hein, Crys?
 É-é... V-v-amos falar d-disso pra eu me acalmar...

E assim, com o intuito de tornar a viagem um pouco mais leve para Crys, que estava notoriamente aflita por talvez estar desde o princípio no NINHO da Equipe Rocket sem se dar por conta do perigo disso, Gold começa a rememorar a partida de Ginásio que ele próprio teve contra Morty, o Líder do Ginásio de Ecruteak, enquanto Crys estava no Concurso da Garota de Kimono...
 Na regra do ginásio, o Líder Morty utiliza 3 Pokémon contra 3 do oponente, sendo consagrado vitorioso aquele quee conseguisse derrotar primeiro os três Pokémon do adversário. Na minha partida contra Morty, ele usou primeiro um Haunter com Hipnose para fazer os meus Pokémon dormirem no meio da batalha e Olhar Malvado para impedirem-nos de serem substituídos por outros Pokémon que estivessem despertos.
 
 Depois a escolha dele foi um Marowak, que é um Pokémon do tipo Terrestre Puro, sem nenhuma ligação com o tipo fantasma, que é a especialidade do ginásio. Quer dizer... Sem ligação nenhuma só até ele contar que aqueles ossos que o Pokémon carrega eram... da MÃE dele que faleceu quando ele ainda era apenas um bebê Cubone.
 File:Luana Marowak Bonemerang.png
 Nesta partida, a estratégia dele era usar a Energia Focalizada para aumentar as chances do Ossomerangue de causar dano crítico. E por fim, na partida final contra o Gengar, eu me esqueci completamente o fato dele ser também um Pokémon de tipo Venenoso e enviei o Sunkern para atacar. Resultado: Perdi todos os meus três Pokémon e Morty venceu.
 Eu queria ter estado lá para vê-lo batalhando, Gold, mas por tudo o que você me contou, eu consegui elaborar uma estratégia para combater o tão temido Gengar. Muito Obrigada, a propósito.
 Ora, não tem de que!
 Sem a sua experiência anterior, eu jamais teria conseguido vencê-lo do jeito que eu o venci.

Então, a conversa tomou um caráter de recordação, pois Crystal foi revivendo cada momento da sua batalha de ginásio contra Morty.
É verdade, Gold havia perdido contra Morty, mas Crys foi até o ginásio e derrotou o líder, vingando o amigo. A primeira coisa que ela se lembrou, foi dele chamando o seu primeiro Pokémon para a batalha, quebrando a expectativa por Haunter.
 Stantler, vai!
 Um Stantler?
 Aqueles que olham diretamente os chifres de Stantler vão perdendo os sentidos até não conseguir se sustentar. As esferas dos chifres podem distorcer a realidade.
 É claro! Não achou que eu fosse usar a mesma estratégia que eu usei contra o seu amigo ali, achou?
 Achei, mas isso não significa que eu não tenha vindo preparada... Vá, Heracross!
 Interessante. O primeiro movimento é seu, pode começar!
 Certo! Heracross, use Reversão!
Mas Heracross fica imóvel. De fato, havia até mesmo uma expressão de medo em sua face. O que estava acontecendo?
 Heracross vacilou? Mas como, se ela nem recebeu nenhum ataque?
 Um Superefetivo do tipo Lutador contra o meu tipo Normal? Eu sabia que você tentaria isso... Mas eu fui mais experto! As bolas negras nos chifres de Stantler provocam uma alteração nos sentidos do oponente. E isso nem é um ataque, acontece naturalmente se você encará-las diretamente.
 Em outras palavras, eu não sei o que a Heracross está vendo, e não me arrisco a fitar os chifres de Stantler só para descobrir.
 Droga!
 Então nesse caso, já que não vai atacar, acho que eu posso fazer as honras, certo? Stantler, Investida!
Stantler inicia uma corrida para cima de Heracross, mas na mente do tipo Inseto, o galope das quatro patas da rena ecoava, multiplicando-se infinitamente, de modo que não apenas um Stantler corria contra ele, mas uma MULTIDÃO.
Heracross entra em pânico e abre suas asas para voar, mas é atingida sem escapatória.
 Grrr! Esse foi um golpe do tipo Normal! Não vai nos parar tão fácil!
 Tem certeza? Stantler, Investida de novo!

Mais outro, mais outro e mais outro. Stantler continuava atacando Heracross com um golpe seguido de outro.
 Mega Chifre! Ataque de Fúria! Ataque de Chifre!
Mas nada do que Crystal mandava, Heracross conseguia executar com sucesso. Isso a lembrou de como Chikorita havia ficado assustada quando batalhou contra o Cyndaquil de Gold pela primeira vez, no fatídico dia em que Totodile foi sequestrado.
Então, ela teve uma ideia...
 Espera um pouquinho... Você está usando o Stantler contra mim, mas a estratégia é exatamente a mesma do Haunter, o primeiro Pokémon que você usou contra o Gold! Trata-se de uma espécie de Hipnose! A Pokédex afirma que o chifre do Stantler distorce a realidade, mas você disse isso acontece só na cabeça de quem olha diretamente para os chifres dele, correto? Então, Heracross... Feche os olhos e guie-se exclusivamente pelo sentido da audição!!!
E é exatamente o que a Heracross de Crys faz.
 Então você entendeu, não é?  Stantler, chega de ser bonzinho. Use Bola Sombria!

Stantler então salta e dispara uma bola de energia maciça do tipo fantasma, o tipo no qual Morty se especializava. O golpe atinge Heracross, deixando-a em apuros, mas agora que ela tinha os olhos bem fechados, conseguia separar bem o que era realidade  e o que era ilusão, e pela direção em que foi atingida, sabia exatamente onde mirar.
 Reversão!
Então, com os olhos fechados, Heracross persegue seu inimigo, atingindo-o com um golpe de braço extremamente empoderado, deixando-o fora de combate...
 STANTLER! Caramba!
 Ah, e muito obrigada, Morty, por deixar Heracross com a energia lá no finzinho, pois quanto mais fraco estiver o usuário da Reversão, maior será o poder desse ataque, além de ser um superefetivo em tipos Normais como Stantler.
 Parece que você estudou muito as batalhas Pokémon no laboratório do seu chefe, mocinha!
 Como sabe disso?
 Ah, perdão por isso. É minha mediunidade aflorada... Falo até sem querer. Mas voltando à batalha, a luta ainda está muito longe de acabar! Vai, Misdreavus!

 Misdreavus adora fazer travessuras e assustar os seres humanos durante a noite. Ele usa o medo dos outros como sua energia, absorvendo-o com suas joias.
 Finalmente um tipo Fantasma de Verdade!
 Um ótimo para afastar o mau-agouro dos espíritos obsessor que são atraídos a mim graças ao meu dom...
 Ai, credo! Não fala isso!
 Por quê? Você tem medo? Achei que você, acima de todos, Crystal, entenderia o que eu sinto, afinal, você também foi abençoada com uma habilidade incomum. Um presente divino.
 Você está falando... Da minha habilidade de comunicar com Chikorita/Bayleef? Como sabe de tudo isso?
 Eu já disse. É o meu poder. E quanto ao seu... Você não consegue se comunicar apenas com ela. Sabe disso, não é? Você acabou de se tornar os olhos da sua Heracross e nem se deu conta disso, deu?
 Eu fiz isso?
Crys olha para Gold, para ver o que ele acha disso, só para descobrir que ele estava a quilômetros de distância, nas arquibancadas.
 Gold, o que faz aí?
 Ahn... É que... Eu fiquei cansado e quis assistir à batalha sentado.
Mas aquilo não colava. Disseram então Morty e Crys, ao mesmo tempo:  
  Ele tá com medo...
 NÃO TÔ, NÃO!
  Tá sim...
 Perdão se o assunto te deixa desconfortável, rapaz. Eu lido com a morte e os espíritos todo dia, tão naturalmente, que me esqueço que isso não é comum para as outras pessoas... Agora, se pudermos retomar a batalha, minha jovem...
 C-claro! Heracross, use Mega Chifre!
A Heracross fêmea de Crys energiza seu único chifre em formato de coração e investe contra Misdreavus, mas o Pokémon fantasma simplesmente flutua para o lado e o golpe falha. As chances do Mega Chifre dar errado são relativamente altas.
 Misdreavus, finalize Heracross com Raio Psíquico!
O Pokémon de Morty conhecia um ataque tipo Psíquico, que era superefetivo contra o tipo Lutador de Heracross, derrotando-a na hora.
 Bem, isso quer dizer que agora nós dois temos apenas 2 Pokémon. Minha próxima escolha é Smoochum!

 Uma batalha de Divas!
 Você disse "Diva"? Isso que nem viu a Misdreavus cantar ainda! Canção da Ruína!
Misdreavus começa a cantar, atingindo Smoochum com uma onda sonora que à primeira vista, não faz nada.
 Eu conheço esse ataque! A Canção da Ruína faz com que todos os Pokémon que ouvirem a canção sejam nocauteados em 4 turnos, a menos que sejam substituídos (voltem para a pokébola).
 Então a solução é te trazer de volta, Smoochum!
 Não se eu não deixar... Misdreavus, Olhar Malvado!
Misdreavus emite uma energia fantasmagórica que prende Smoochum em batalha, impedindo-a de ser substituída.
 De novo a estratégia do Haunter! 
 Bom, então não me resta opção... Smoochum, Neve em Pó!
A Pokémon-Bebê começa a fazer nevar dentro do ginásio que já era naturalmente frio, deixando tudo mais fantasmagórico ainda. Misdreavus, entretanto, sofre com o efeito do frio.
 Está tentando derrotar Misdreavus para o efeito do Olhar Malvado passar e você poder levar Smoochum de volta à pokébola antes que o tempo da Canção da Ruína acabe? Pois não vai funcionar! Misdreavus, revide com Onda de Choque!
Misdreavus libera uma poderosa onda eletromagnética que cruza o campo de batalhas, eletrocutando a pequena Smoochum.
 Ah, Smoochum... Eu sinto o que você sente...
 Aí está o seu dom se manifestando, minha cara!
 Crys, ele tá te enrolando!
 Ele está falando a verdade, mas eu sei que está fazendo isso para me distrair! Não se preocupe, Gold! Smoochum, Neve em Pó de novo!
Smoochum continua atacando, pegando Misdreavus mais uma vez.
 Eu não me animaria, se eu fosse você, falta apenas alguns segundos para a sua Smoochum cair! A Canção da Ruína está vindo!
 Você não me engana, Morty! Quando você afirmou que eu estava esperando derrotar Misdreavus para que eu pudesse fazer Smoochum voltar à pokébola, você se enganou, porque esta não era a minha estratégia! O que eu quero, desde o começo, é que a Canção da Ruína VENHA DE UMA VEZ e leve Smoochum, por que isso também vai levar a própria Misdreavus, não vai? Afinal, ela própria escutou a canção que entoou, então o golpe também vai aftá-la... Além do mais, eu pude sentir o coração dela naquele momento em que usava o ataque... Ela sabia que aquela cantiga fazia mal para si própria, mas decidiu usar o golpe mesmo assim, porque confia em você!
Dito e feito. Ao terminar de falar, Smoochum cai em decorrência do término do tempo da Canção da Ruína, mas junto a ela também cai Misdreavus.
 Quanta Sagacidade!
 É, Morty, você estava certo, eu não me comunico só com a Bayleef, mas é que com ela é diferente... A gente se entende mais, porque so mos amigos há mais tempo, mas eu tenho controloe sobre o meu dom, de modo que eu também consigo ler as emoções do oponente, mesmo que este adversário seja um fantasma já falecido!
 Os Espíritos também têm sentimentos, é isso o que eu sempre digo!
 Têm sim!
 Bom, já que você derrotou meu segundo Pokémon só com a inteligência, não me resta escolha senão convocar o meu último combatente! Vá, Gengar!
 Em noites de lua cheia, Gengar sai para imitar as sombras das pessoas e assustá-las. Caso você sinta um calafrio repentino, quer dizer que há um Gengar por perto.
 Olha lá! É o Gengar que me derrotou!
 Calma aí, garoto! Esse é outro! Eu tenho dois Gengars, cada um com um set de movimentos diferente! Vamos ver com a garota reage a este aqui!
 Eu poderia usar Elekid, mas como eu não o treinei muito, a minha escolh final será a Bayleef! (Não que eu já não tivesse planejado isso desde o início...)
 Já que Bayleef é um tipo Grama puro e Gengar tem resistência a movimentos desse tipo, eu vou deixar que você comece! O primeiro ataque é seu!
 Me deixar atacar primeiro foi um erro, Morty! Bayleef, pode começar com a Tela de Luz!
Bayleef faz uso da Tela de Luz, uma técnica que aprendeu ainda como Chikorita, ensinada por Kevin e Hiago na Fazenda do Professor Elm. Ela inicia com um brilho amarelo nos olhos, que rapidamente se espalha na forma de  uma tela cúbica em torno de seu corpo, feita, como o nome sugere, de luz.
 A Tela de Luz é um movimento que limita o dano causado por movimentos especiais por parte do oponente!
 Eu sei que o maior stat do Gengar é o Ataque Especial, independentemente se este Gengar é o mesmo que lutou contra o Gold ou não.
 Você me surpreende garota! Nem a minha projeção mediúnica do futuro imediato é capaz de te acompanhar! Gengar, vamos fazer o contrário, então! Ataque com a Lambida, um movimento Físico!
Gengar inicia estiando sua língua para dar, literalmente, uma lambida em Bayleef. Mas Crys é mais esperta.
 Vamos ver se ele vai conseguir te lamber se estiver com a língua dolorida! Bayleef, Folha Navalha!
Bayleef dispara três folhas cortantes contra a língua do tipo fantasma, abrindo buracos que atravessam a mesma. O corpo de Gengar é feito de ectoplasma, sombras e gás, portanto, ele rapidamente consegue recuperar os buracos, reconstituindo as partes perdidas, mas mesmo assim, ele parece sentir um incômodo, não querendo arriscar-se a completar o ataque.
 Você pegou uma área de vulnerabilidade do Gengar! Dizem que através da sua boca, é possível visitar o plano espiritual e, ao cortar sua língua, você o deixou inseguro! E a Lambida era o único ataque físico que nós tínhamos!
 Fora que a Lambida é um ataque muito, MUITO fraco! A única coisa que o torna útil é seu efeito de paralização no oponente, mas vejo que se ele não conseguir atingir Bayleef, então não há problema!
 A insegurança acaba por aqui! Gengar, use a Bola Sombria!
Gengar literalmente cospe uma bola de energia sombria. Era o mesmo movimento que Stantler havia utilizado contra Heracross. Bayleef é pega pelo ataque, mas a Barreira de Luz em torno dela se faz evidente novamente e odano do ataque é cortado pela metade.
 Com a Tela de Luz ativa, é como se a Bayleef tivesse resistência aos ataques de Gengar!
 Exato! Se ele tem resistência a nós, nós vamos ter resistência a ele também! Folha Navalha!
Além de tudo, Bayleef é rápida e consegue atingir Gengar com mais um golpe do tipo Planta e Morty começa a estranhar.
 Como estes movimentos de tipo Planta estão causando tanto dano no Gengar?
 Por uma série de fatores, mas a principal é que Bayleef está no Nível 30 e o seu Gengar, recém no nível 25.
 Isso ainda não explica tudo.
 Bem, formule teorias. Quero ver o que você acha disso! Você não era vidente?
 Ai, essa doeu!
 Pois eu vou formular teorias enquanto ataco! Gengar, Psíquico!
Os olhos do Pokémon de Morty brilham e ele evoca vibrações telecinéticas que esmagam e fazem Bayleef levitar e ser lançada contra o solo, de forma brusca. Ainda assim, o golpe causa metade do dano, por ser especial.
 Minha vez, Morty! Raio Solar!
Bayleef fica parada, imóvel, absorvendo luz solar. Enquanto isso...
 Eis a minha chance de atacar de novo! Gengar, Sombra Noturna!

Gengar dispara rajadas ópticas de energia sombria, atingindo Bayleef enquanto ela carregava. O Sombra Noturna inflige dano igual ao nível do usuário. Ou seja, 25. Tendo sido reduzida a sua força pela metade devido à Tela de Luz, o golpe deduziu pouco mais de 12 pontos de HP de Bayleef, apenas, mas isso foi o suficiente para levá-la ao amarelo, o useja, metade de sua vida útil em combate já havia sido eliminada.
 Agora, Bayleef! Raio Solar!
Ilustração por Edo--sama. Fonte: Game-Art-HQ.

Eis então que Bayleef dispara o raio solar, um dos mais poderosos movimentos de tipo Planta, causando um dano consideráel em Gengar, apesar de sua resistência.
 Os seus movimentos de tipo Planta estão causando mais dano do que o esperado! Então, além do nível dela que está acima do de Gengar, eu suponho que esteja segurando um item amplificador de poder! Acertei?
 Hahah! É isso aí! Com medo de não ter recursos contra Gengar devido sua resistência, eu equipei Bayleef com uma Semente Milagrosa, item que aumenta emntre 10% a 20%  o poder dos movimentos de tipo Planta. Além disso, devido ao seu nível, que também confere maior poder, Bayleef recebe Stat por utilizar movimentos de mesmo tipo que ela! Tudo isso combinado elevou o poder de ataques tipo Planta, por isso ela conseguiu causar tanto dano!
 Mas a sua Tela de Luz está prestes a acabar! Gengar vai ter o prazer de atacá-la sem sua barreira! Bola Sombria!
Gengar ataca Bayleef mais uma vez, o golpe ainda causa metade do dano, mas após isso, a barreira de luz criada no começo da batalha se desfaz, como Morty previra, e Bayleef está suscetível a tomar dano inteiro a partir de agora.
 O próximo ataque que eu acertar tirará Bayleef de jogada!
 Não se eu tiver um truque final! Eu me lembro exatamente das palavras que Pryce me disse quando eu tive a primeira batalha de ginásio em Johto: que eu deveria criar as minhas próprias combinações de ataques se eu quisesse vencer os líderes de ginásio! E é exatamente o que eu vou fazer! Bayleef, Chicote de Vinha + Folha Navalha!
Bayleef desenrola suas videiras, enlaçando Gengar ao mesmo tempo em que exercia pressão, causando um pouco de dano.
 Gengar, solte-se!
Como aquela era uma combinação de ataques, Crys havia treinado para que Bayleef pudesse usar dois movimentos juntos, no tempo de execução de apenas um, o que quer dizer que Gengar não consegue se desvencilhar da prisão pde cipó com velocidade o suficiente para escapar do ataque seguinte, recebendo uma saraivada de folhas cortantes por todo o seu corpo.
 Eu consegui! Eu venci! Ou melhor... Os meus Pokémon e eu VENCEMOS!
Gengar não resiste àquele último ataque, que particularmente bateu com mais força que os demais, decretando vitória à Crystal.
 Incrível, Crys!
 Obrigada, Goldzinho!
 Além do já referido nível maior de Bayleef, do STAB que ela rcebe ao usar um ataque do tipo grama e do bônus da Semente Milagrosa, este último Folha Navalha foi particularmente mais podroso que os anteriores! Foi um acerto crítico!
 Exato! A Folha Navalha tem chances elevadas de se tornar um golpe crítico! Nas outras ocasiões em que Bayleef usou o ataque contra Gengar, nós não tivemos essa sorte, contudo... Mas agora tivemos...
 Bem, e com isso é meu dever lhe entregar a Insígnia da Névoa!
 Muito Obrigada, Morty!
 Você é demais, Crys!
 Ahn... E tem mais uma coisa que precisamos de você, Morty...  Nós estamos atrás da (Neo) Equipe Rocket depois que um membro roubou o Totodile do Laboratório do Professor Elm! Gostaríamos de mais informações sobre eles para que possamos recuperar o que é nosso!
 Foi uma excelente batalha ! Vou confiar em vocês... Embora eu, Morty, o sensitivo, já tivesse tido uma visão desse momento em sonho!
 Sério?
 Eu vislumbrei que uma garota que de alguma forma também era sensitiva, iria me derrotar e que ela seria  confiável o suficiente para eu contar tudo o que nós, Líderes de Ginásio, sabemos sobre a Equipe Rocket... Pois bem, nessa investigação que já dura 3 (três) anos, descobrimos que é alguém de dentro da Liga Pokémon que está facilitando a entrada dos Rockets da Região de Kanto para Johto! Por isso,contratamos o próprio "filho bom" do líder da facção para descobrir quem é, usando o que estiver ao seu alcance para conseguir êxito em sua missão!

E assim, as lembranças de Crys são interrompidas por Gold, voltando ao presente momento, em que se encontram dentro do Magnet Train, indo para a Cidade de Azalea.
 *Cochichando* PSIU! Crys, não fale sobre isso! Ainda estamos dentro do trem! Deiuxemos esse momento apenas em nossas lembranças!
 *Cochichando* Eu só queria saber quem é a pessoa de quem Morty estava falando...
 *Cochichando* Bom, seja como for, já estou avistando a Cidade de Azalea! Vamos descer desse trem e aí poderemos teorizar à vontade!
 *Cochichando* Espero que nunca mais precisemos subir nesse metrô de novo!
 *Cochichando* Só depois que tivermos certeza que é 100% seguro!
 *Cochichando* Eu só fico pensando... Será que vamos ter que viajar do jeito tradicional, então? A pé?
 *Cochichando* O jeito como a Líder Jasmine nos levou de Olivine até Ecruteak me deu uma ideia... Bem, a Cidade Violet fica bem próxima daqui. Depois que conseguirmos a Insígnia de Azalea, vamos à pé para Violet e lá, adquirimos o HM02 - "Voar" com o líder de ginásio do tipo Voador, Falkner, para podermos continuar a nossa viagem voando pelos céus de Johto. O que você acha?
 *Cochichando* Perfeito! Também podemos ir surfando se adquirirmos o HM03 - "Surfar"!
 *Cochichando* Eu topo TUDO, menos continuar nesse trem suspeito!

Continua...


Ficha de Personagens

Crystal

Pokémon Consigo

   

Pokémon que Evoluíram

 

 

Gold

Pokémon Consigo

    

Pokémon que Evoluíram

 

 

Silver

Pokémon Consigo

Pokémon que Evoluíram

 

 

 

 


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.