Pokémon entregou o que os fãs queriam com os remakes de Diamond & Pearl?



Fato é que o mais novo jogo da franquia, a ser lançado ainda em 2021, e que está sendo desenvolvido pela ILCA, está causando muito burburinho na internet por conta dos gráficos e da (aparente) falta de novidades dentro do jogo. Afinal... A Pokémon Company entregou o que os fãs queriam com os remakes de Diamond & Pearl?


Muito se teorizava sobre como poderiam ser os remakes de Pokémon Diamond & Pokémon Pearl, os jogos que abriram a quarta geração dos monstrinhos de bolso, lá em 2006. Inclusive, listamos 15 coisas que todo fã gostaria em um remake destes jogos. Hoje, os jogos foram anunciados, mas algumas pessoas na internet parecem decepcionadas com o resultado...

 

Estilo de Arte
Os remakes de Pokémon Diamond & Pearl apostaram no estilo clássico da franquia, no formato Chibi (cabeça grande, corpo pequeno). Contudo, o formato, quando adaptado para o 3D parece ter causado uma certa estranheza na comunidade. Como fã de Pokémon, devo dizer que, a meu gosto, achei esquisito à primeira vista, mas nada que afete a jogabilidade ou te faça impedir de comprar o game, afinal, Pokémon NUNCA foi sobre gráficos, mas sim sobre capturar, colecionar e batalhar com os monstrinhos da região em que você está. Se você espera um game de Pokémon colocando todas as suas expectativas apenas nos gráficos, você pode acabar se decepcionando, especialmente porque os desenvolvedores parecem não estar nem aí. Se você ficou insatisfeito, cobre a eles, mas não fique criando muito hype em cima de um jogo que nem sequer havia sido anunciado ainda e, acima de tudo, que você ainda nem jogou, pois as chances de você se decepcionar aumentam conforme maiores forem as expectativas que você mesmo cria sobre algo.


Embora o estilo chibi esteja presente no overworld (ou seja, no mapa), na tela de batalhas/capturas, não é bem assim. Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl vêm uma com uma pegada exatamente fiel ao que foram os jogos originais e na tela de batalhas, temos os personagens assim:

 

O que me chateou talvez tenha sido a falta de uma repaginada nos looks clássicos dos protagonistas, como sempre tivemos nos remakes em que os mesmos protagonistas dos jogos originais retornam. Mas isso também não é algo que afete o desempenho do jogo e com certeza não é algo que vai definir se o jogo é bom ou não, até porque (novamente) ainda nem jogamos para ter certeza.

Aqui no blog, há pouco tempo, recebi um comentário de ume leitore afirmando que preferia, inclusive, um estilo mais "chibi", pois achava que os modelos 3D no estilo mais "realista", por assim dizer, de Sun ¨Moon e Sword & Shield, tirava o carisma dos personagens, ou seja, que deste jeito, eles pareciam mais vazios e talvez até sem personalidade. Embora eu discorde em partes e acredite que um jogo Pokémon com arte no estilo de Sword & Shield seja bastante legal, também vejo que o estilo chibi de um game traz muitas memórias afetivas (de jogos passados), e talvez esta tenha sido justamente a estratégia utilizada no desenvolvimento destes jogos.

O Sistema de Capturas
Uma coisa que grande parte dos fãs reclamou lá em 2018, com o lançamento de Pokémon Let's Go, Pikachu! & Eevee!, foi o sistema de capturas implementado no game, sendo igual ao do spin-off para smartphone Pokémon Go, em que ao invés de você precisar batalhar para enfraquecer o monstrinho para capturá-lo, você deve apenas jogar a pokébola e torcer para dar certo.

Em Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl, por outro lado, isso não acontece, ou seja, a grande preocupação da MAIORIA gritante dos fãs de Pokémon não aconteceu, logo, é possível imaginar que (neste caso, a ILCA), ouviu aos fãs e atendeu ao pedido da comunidade para não retroceder e cometer o mesmo erro de Let's Go.


PS: Se você ainda ficou com dúvidas se o sistema de captura é ou não é, de fato, o mesmo de Pokémon Let's Go, no trailer é possível ver Dawn (imagem acima) jogando uma Pokébola para capturar um Poké (a partir de 0:43, no player abaixo), confirmando o estilo clássico de capturas da franquia, já que no estilo de Let's Go, o jogador precisa mirar no Pokémon selvagem para jogar a Pokébola. E aqui, não parece ser o caso, já que a tela mostra apenas Dawn jogando a pokébola de um ângulo em que não dá pra ver o Pokémon selvagem, logo, não havendo a possibilidade do jogador fazer a mira.



Falta de Elementos Novos
O que mais choque talvez, seja a falta de elementos novos exibidos no trailer de Brilliant Diamond & Shining Pearl. À primeira vista, parece que os produtores decidiram literalmente passar o que era no 2D para o 3D, sem nada novo para deixar o jogo ainda mais rico. Ou seja, seria mais como uma remasterização de Diamond & Pearl do que um remake, propriamente dito. Contudo, esta é uma observação que no presente momento se faz inválida, já que tivemos apenas 1 trailer de 1:30 min dos novos jogos. A Pokémon Company está tratando BDSP como remakes e não como remasterizações, e todos os remakes anteriores tiveram elementos novos sendo adicionados.

Só para citar alguns exemplos, em Pokémon FireRed & LeafGreen tivemos as Sevii Islands, que não existiam nos originais Red/Green; em Pokémon HeartGold & SoulSilver, tivemos Eusine e Suicune, além da Batalha da Fronteira, coisas que não existiam nos originais Gold & Silver (Eusine só surgiu em Crystal); em Pokémon OmegaRuby e AlphaSapphire tivemos a Mega Evolução, que não tinha em Ruby e Sapphire; em Pokémon Let's Go tivemos a presença de Archie e Mina, sem contar nas Megas e nas formas regionais, que ainda não existiam em Pokémon Yellow.

Enfim, em todos os remakes até então, sempre foi adicionado algum elemento novo nos jogos. Esta poderia ser a primeira vez em que isto não acontece? Poderia, mas não podemos afirmar isso apenas olhando para as imagens que nos foram apresentadas neste único trailer. Precisamos esperar mais informações sobre os jogos para tirarmos conclusões. Além disso... Ainda dá para torcer pela volta das mega evoluções, pois não foi confirmada nem descartada a possibilidade de retorno das mesmas, ainda que eu prefira manter os pés nos chão e não colocar expectativas demais em algo que ainda nem foi dito se vai ter ou não.

Conclusão
Vi em algum lugar (e nem vale a pena mencionar onde) alguém dizendo: "Podemos fingir que os remakes de Diamond & Pearl foram só um delírio coletivo e seguir adiante?" (Referindo-se à Pokémon Legends: Arceus). Contudo, devo advertir que quem tem este tipo de comportamento carece de um senso crítico. Como é possível julgar qualquer coisa em sua totalidade através de apenas uma prévia do conteúdo? É o mesmo que julgar pessoas apenas pela aparência.

Em suma, então, podemos tirar algumas conclusões acerca da pergunta: Será que a Pokémon Company entregou o que os fãs queriam? Em partes, podemos afirmar que sim. E eu digo em partes somente porque não temos como tirar conclusões sobre coisas que ainda não foram mostradas.

Na questão de visual, de identidade artística, algumas pessoas podem não ter gostado, mas para outras, como a pessoa do comentário aqui no blog, é justamente este estilo mais fofo que traz carisma para os personagens do jogo, criando um vínculo maior entre jogador e jogo.

Na questão de sistema de capturas, pode-se afirmar que SIM, a Pokémon Company supriu as expectativas da grande maioria (senão totalidade) dos fãs, trazendo de volta o sistema clássico, em que é preciso batalhar contra o monstrinho primeiro, para só depois jogar a Pokébola. Então, disso não há o que reclamar.

E por fim, na questão de inovações, não podemos julgar um livro pela capa. E por falar em capa, ainda nem vimos as boxarts dos jogos! Teremos de esperar mais informações para podermos afirmar se o jogo é mesmo um remake ou se é só uma remasterização do 2D para o 3D, como muitos já estão julgando ser.

Pokémon Brilliant Diamond & Pokémon Shining Pearl estão previstos para ser lançados mundialmente ainda em 2021, provavelmente no fim do ano, como a maioria dos jogos da saga core, e até lá, a cada notícia que sair, iremos manter vocês informados, portanto fiquem ligadinhos no site, salvem-no nos favoritos e deixem nos comentários as suas expectativas, esperanças e reação quanto ao jogo.

Postar um comentário

0 Comentários