15 Coisas que todo fã de Pokémon quer em um Remake de Diamond & Pearl (Diamante e Pérola)

2021 é o ano em que a franquia Pokémon completa 25 anos de história e é esperado que muitas coisas sejam anunciadas na data de 27 de fevereiro. Também chamado de Pokémon Day, este é o dia em que os primeiros jogos da franquia (Pokémon Red e Pokémon Green) foram oficialmente lançados no Japão, tendo se tornado assim, a data de aniversário de toda a franquia.

Uma das expectativas que os fãs têm para a data neste ano é o anúncio de um possível Remake dos Jogos Diamante e Pérola (Diamond and Pearl), afinal, estes jogos para Nintendo DS que foram os precursores da quarta geração e hoje considerados clássicos, completam 15 anos de lançamento.

Desde a terceira, exceto pela quinta, toda nova geração de Pokémon vem acompanhada de um remake de jogos mais antigos. Começando pela terceira, tivemos os remakes da primeira FireRed & LeafGreen. Na quarta, tivemos os remakes da segunda: HeartGold & SoulSilver. Na sexta, tivemos os remakes da terceira: OmegaRuby & AlphaSapphire. E na sétima tivemos um segundo remake da primeira geração: Pokémon Let's Go, Pikachu! e Eevee!. Desta forma, a expectativa de um remake da quarta geração acontecendo na atual, a oitava, tornou-se realmente grande.


Neste post veremos 15 coisas que todo fã de Pokémon quer em um possível/provável remake da Quarta Geração! Vamos lá?

15 - Pokémon andando junto com o treinador durante toda gameplay
Uma das coisas que os fãs criticam muito a Nintendo e a Game Freak é a remoção dos Pokémon que te acompanham na jornada do lado de fora da pokébola. Esta mecânica que foi introduzida em Pokémon Yellow (jogo no qual os recentes Let's Go, Pikachu! e Eevee! foram inspirados), mas desde então, só foram vistas novamente 100% do tempo em HeartGold & SoulSilver e nos próprios jogos Let's Go! Em outros casos, como na Amity Square, em Sinnoh, ou nas DLC's de Pokémon Sword & Shield, é possível ter acesso a esta features, mas só em algumas áreas. Até hoje, esta mecânica é uma das mais lembradas pelos fãs.

14 - Elementos da Terceira Versão
Todos os jogos principais de um geração de Pokémon (até agora) foram lançados em pares e alguns desses jogos recebem uma terceira versão na mesma geração, como uma forma de revisitar o game e adicionar coisas novas. A Terceira Versão de Pokémon Diamond & Pearl é Pokémon Platinum, que introduz os personagens Looker e Charon, que não estavam presentes nos jogos iniciais; novas formas para o Pokémon Rotom e também Giratina; além de ser uma versão bem mais aprimorada e melhorada que os dois primeiros jogos, sendo até hoje lembrada como uma marco para os fãs. Logo, gostaríamos que houvessem elementos de Pokémon Platinum nos remakes de Diamond & Pearl.

13 - Expansão da Pokédex
Além de Looker, Charon, Rotom, Giratina e novos elementos da história, os fãs também devem concordar que a Pokédex de Sinnoh em Platinum é maior e, portanto, MELHOR que a Pokédex de Diamond & Pearl, já que houve uma expansão da lista de monstrinhos encontrados em Sinnoh nesta versão, possibilitando que o jogador tenha uma maior variedade de escolha na hora de montar seu time e suas táticas de jogatina.
Observe como o lendário "Palkia" pertencia ao número 150 na Pokédex de Diamond & Pearl e foi para o número 484 em Pokémon Platinum.

12 - Líderes de Ginásio com Pokémon de tipos Equivalentes
E falando em Expansão da Pokédex, como a dex de Sinnoh era menor em Pokémon Diamond & Pearl, alguns personagens importantes como os Líderes de Ginásio e Elite 4 usavam alguns Pokémon que nada tinham a ver com os tipos nos quais eles eram especialistas. Por exemplo, Candice, especialista no tipo Gelo, mas que usava um Medicham (Lutador/Psíquico). Em Pokémon Platinum, o Pokémon foi substituído por Piloswine, dos tipos Gelo e Terrestre, combinando com a especialidade da moça. O mesmo acontece com Volkner, especialista no tipo Elétrico, que tinha Ambipom (Normal) e Octillery (Água)... Flint, especialista no tipo Fogo, que possuía Lopunny (Normal), Drifblim (Fantasma/Voador) e Steelix (Aço/Terrestre). Sem a expansão, não havia Pokémon suficientes dos tipos no qual eles se especializavam para preencher o seu time, mas com o advento de Platinum isso foi mudado. Para mim, como fã, isso não me incomoda muito, já que pode até acarretar em uma certa dificuldade devido à mudança repentina de tipo no meio de uma batalha, mas observa-se que muitos fãs ficam incomodados com a escolha de Pokémon que não "combinam" com o que o Líder ou Elite representa.

11 - Repaginada no Visual
E por falar em Líderes de Ginásio e Elite 4, queremos que eles tenham visuais novos. Você deve estar pensando... Ah, mas isso em todo remake tem! E não é bem assim, não. A Elite 4 Phoebe de Hoenn é um exemplo de personagem que manteve o mesmo design na geração em que estreou e anos depois, no remake:
 
A propósito, a Elite 4 Hoenn inteira parece ter mudado muito pouco em questão de aparência de Ruby e Sapphire para OmegaRuby e Sapphire. Sendo os remakes versões aprimoradas e, especialmente agora, co ma qualidade gráfica do Nintendo Switch, não queremos que isso aconteça. Queremos novos designs para os personagens importantes SIM!

A Campeã Cynthia é um ótimo exemplo disso. Desde que foi lançada, em Pokémon Diamond & Pearl, ela já apareceu em vários outros jogos da franquia, como HeartGold, SoulSilver, Black, White, Black 2, White 2, Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon. Mas em nenhum desses jogos ela teve um update na imagem. Sempre com a mesma roupa, sempre com o mesmo estilo.
Uma mudança pequena no visu da Campeã foi vista no anime, durante a Saga Black & White...
Mas no quesito jogos, somente em 2020, (vulgo ano passado), ela foi ter uma releitura estética, com o spin-off para smartphone Pokémon Masters EX. Veja:
Em jogos da saga core, entretanto, Cynthia jamais mudou de aparência, pelo menos até então. Continuamos esperando...

10 - Sinnoh do Tamanho de Galar
Outra coisa que os fãs estão ansiosos para ver é Sinnoh com o formato visual de Galar. A imersão que os jogos Pokémon Sword e Shield causam, no quesito de ter um mapa em proporções mais realistas, é realmente um grande avanço para a franquia (que eles poderiam ter implementado há muito mais tempo, mas tudo bem) e espera-se que, dando sequência a SwSh, os novos jogos tenham gráficos parecidos. Embora também lançados para o Nintendo Switch, os remakes anteriores, Pokémon Let's Go, tiveram um visual mais açucarado, colocando os personagens em estilo chibi e as paisagens de um modo mais tradicional dentro da franquia. Um jogo belíssimo, bastante colorido, porém, a ideia de ver Sinnoh "grande" como Galar nos fascina.


09 - Se houver Dynamax, Novas Formas Gigantamax
A Dynamax e a Gigantamax são as mecânicas da oitava geração, substituindo a Mega Evolução da sexta e os Z-Moves da sétima. Ainda é um mistério se os possíveis remakes de Sinnoh irão conter tal mecânica, uma vez que ela está diretamente atrelada à história da região de Galar, podendo ser restrita à ela. Contudo, se houver Dynamax em Sinnoh, queremos novas formas Gigantamax, (assim como em OmegaRuby e AlphaSapphire tivemos novas Mega Evoluções, já que os jogos se passam na mesma geração que Pokémon XY, os jogos que introduziram as Megas), sobretudo dos Pokémon iniciais de Sinnoh e talvez até dos lendários, quem sabe?

08 - Episódio Extra
Assim como em OmegaRuby e AlphaSapphire, que serve constantemente de parâmetro para a gente quando falamos de um Remake, houve um episódio inédito no pós-game (o Episode Delta), queremos que os jogos de Sinnoh tenham coisas que são, literalmente, NOVAS, que não necessariamente advém diretamente de Pokémon Platinum ou dos jogos-base, Diamond & Pearl, justamente para incrementar o jogo e diferenciá-lo não somente graficamente de suas versões antigas, mas também no que diz respeito ao conteúdo do game, por assim dizer.

07 - Mais Mitologia
Sinnoh é a geração que mais está conectada à Mitologia do Mundo Pokémon e à História da criação do Universo, até então. Falando em Conteúdo Extra, um bom aditivo seria a criação de mais mitologias, para os lendários e míticos de gerações posteriores à quarta, para encaixá-los na história oficial da criação do universo. Fato é que hoje existem MUITOS Pokémon Lendários e não sabemos exatamente como eles fazem parte da ordem natural das coisas ou do porquê de eles existirem. Kubfu e Calyrex são os exemplos mais recentes de lendários sem um background mitológico. Será que veremos mais peças se encaixando neste grande quebra-cabeças deixado por Arceus?

06 - Distortion World
Um dos incrementos de Pokémon Platinum à Sinnoh foi a adição de um mundo totalmente novo, uma dimensão paralela onde habita o lendário Giratina, chamado Distortion World, ou mundo Distorcido. Importante para a história e interessante de ser explorado, devido às diferentes leis da física que regem o lugar, tal dimensão é uma das coisas que os fãs mais desejam ver de volta nas novas versões dos jogos.

05 - A Batalha da Fronteira
Em OmegaRuby e AlphaSapphire, uma das coisas que revoltaram aos fãs foi a remoção de uma feature muito querida pelos jogadores: A Batalha da Fronteira! Acontece que isso gerou bastante burburinho e chegou aos ouvidos da Pokémon Company. Já que Sinnoh também possui uma Batalha da Fronteira (diferente da de Hoenn, mas ainda assim, uma Batalha da Fronteira), será que os produtores dos jogos irão cometer o mesmo erro duas vezes e deixá-la de fora? O interessante seria adicioná-la até mesmos em DLC's posteriormente, caso não esteja disponível logo na versão inicial dos jogos.

04 - A Volta do Modo National Dex
O mundo ficou em choque quando foi anunciado que os jogos da oitava geração, Pokémon Sword & Shield não possuíam mais o modo National Dex e que alguns Pokémon de games antigos não poderiam ser transferidos ao jogo. Os games da sétima geração já não possuíam o modo National Dex dentro deles, mas a troca ou transferência de Pokés antigos eram permitida, porque os monstrinhos antigos que não constavam na dex regional de Alola ESTAVAM programados dentro do jogo. Em Pokémon Sword & Shield, eles não podem ser transferidos porque não estão dentro da programação do jogo, então foi como se eles tivessem "deletado" aqueles Pokémon da história. Este foi um tema de grande debate, ou melhor, crítica, durante o lançamento de Sword & Shield e espera-se que seja resolvido nos prováveis remakes de Diamond & Pearl, afinal, a Nintendo e a Game Freak não poderão cometer o mesmo erro duas vezes e os jogos originais da quarta geração, tinham a Pokédex Nacional, ainda que naquela época só existissem 493 monstrinhos no total.

03 - Mecânica de Captura Clássica
Se tem uma coisa que incomodou a comunidade de fãs que curte jogar a saga core, foi a mecânica de captura do jogo spin-off para Smartphone, Pokémon GO, sendo introduzida em Pokémon Let's Go. O objetivo da Pokémon Company era criar um jogo que aproximasse a comunidade do spin-off aos jogos principais, e parece que não deu muito certo. Em todos os jogos da Saga Core, é preciso batalhar contra e enfraquecer um monstrinho antes de capturá-lo. Em Pokémon GO e Pokémon Let's Go, contudo, é só jogar a Pokébola. Isso deixou os fãs da série principal enfurecidos na época. É claro que existe a possibilidade de que o remake de Sinnoh seja um novo Let's Go, mas isso não agradaria muita gente.

02 - A Volta das Mega Evoluções
Outro erro de Pokémon Sword & Shield, que fez a crítica cair em cima dos jogos foi a remoção não só da National Dex como também de mecânicas de sucesso de gerações anteriores, como a Mega Evolução em os Z-Moves. Aqui, coloco o retorno da Mega Evolução como um dos principais pedidos dos fãs, algo que se faz nítido nos comentários em qualquer vídeo ou matéria sobre o tema na internet. Os Z-Moves, infelizmente, não são tão pedidos quanto a Mega Evolução, mas também mereciam seu lugar de destaque nas novas versões dos games.

01 - Novas Mega Evoluções
Se a Mecânica das Mega Evoluções retornarem, os fãs torcem para que novas Megas sejam implementadas. Não é porque elas podem voltar que, necessariamente, haverão novas Megas. Há muitos Pokémon que todos querem que recebam novas formas (e que foram esquecidos no churrasco), como Flygon ou Milotic. Contudo, os iniciais, lendários e outros monstrinhos mereciam ser lembrados e ganharem suas respectivas megas. O motivo deste tópico estar separado do anterior é que em Let's Go (novamente o Let's Go), houve um certo retorno das Mega Evoluções dentro da sétima geração,  mas nenhuma nova Mega foi adicionada, o que quer dizer que elas ainda podem voltar, mas sem nenhum acréscimo de monstrinhos que se beneficiem da mecânica. Seria uma tragédia, senão, no mínimo, um desperdício, não concordam?

E aí? O que vocês esperam para os possíveis remakes de Pokémon Diamond & Pearl? Quais são as suas apostas? O que, desta lista, vocês mais querem que aconteça? Tem alguma coisa que ficou faltando? Deixem nos comentários!

Lembrando que, caso um novo jogo da saga principal seja de fato anunciado no Pokémon Day deste ano, faremos a cobertura completa aqui no blog, portanto, fiquem ligadinhos. Compartilhem com seus amigos nas redes sociais, salvem o site nos favoritos, enviem comentários e fiquem por dentro de todas as novidades que forem surgindo, em primeira mão!

2 comentários:

  1. Honestamente não tenho muitas espectativas para os remakes de Diamond & Pearl, Ultra SuMo e SwSh deixou um sabor muito amargo na minha relação com Pokémon e desde então que venho dizendo que estou pronta para me retirar e esses remakes vão ser minha ultima compra e experiência com novos jogos de Pokémon. Mas enfim, sobre o que eu queria no game...
    Pode parecer estupido, mas eu adoro o estilo chibi de XY/ORAS e Let's Go e queria que Sinnoh fosse nesse estilo, para mim os modelos full 3D como no caso dos jogos de Alola e Galar são tão secos e sem emoção, nunca me consegui conetar muito com eles.
    Outra coisa que gostaria que tivesse é a National Dex, mas isso duvido que volte porque a Pokémon Company quer continuar cobrando pelo serviço do Pokémon Home, porem se tivesse seria uma boa forma de deixar lá todos os meus Pokémon que colecionei todos esses anos e me despedir da franquia com eles todos juntos.
    A mecânica de seguir eu quero, mas opcional como Let's Go, alias para mim o jogo seria maioritariamente como Let's Go tirando a forma de capturas, please que as capturas sejam normais...
    Não queria Dynamax de volta a menos que seja tipo no Underground, missões especiais como Dynamax Adventures. E por falar no underground quero muito que essa experiência volte, era tão divertido fazer as bases secretas e colocar armadilhas no chão para mexer com nossos amigos.
    E por ultimo, eu não quero um remake de Diamond & Pearl, eu quero um remake de Platinum. Até se pode chamar Diamond & Pearl para venderem as duas versões, como sempre, mas quero que o conteudo seja o de Platinum, com os eventos de Shaymin, Darkrai e Arceus incluídos de raiz, com puzzles e eventos especiais para conseguir a Oak's letter, o member card e Azure Flute para aceder as localizações destes Pokémon sem ter que pagar mais DLC por isso. E claro, um evento qualquer que te dê o ovo do Manaphy, já que não temos nenhuma versão do Pokémon Ranger atual... também não seria má ideia um remake do Pokémon Ranger para celular e te darem o ovo do Manaphy por lá... O resto você basicamente falou tudo nesse post, mas é isso o que eu queria que acontecesse com os eventuais remakes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último jogo que eu comprei foi Sun & Moon. USUM é uma decepção total, não funciona mais este tipo de "terceira versão" hoje em dia. Como eu não tenho o Nintendo Switch e estou desempregado, não sei se algum dia poderei comprar tais remakes, mas pelo que eu observo em vídeos de ganeplay, o mapa de Galar é incrível, fico imaginando como seria Sinnoh em uma versão assim. Mas, se for como Let's Go vai ficar bonito, pq os gráficos de Let's Go são bonitos, de fato. Mas as capturas e a restrição apenas aos Pokémon daquela geração, não tem como defender kkkkkk Você falou de Dynamax no Underground, fico imaginando como seria um Pokémon Gigante debaixo do solo. Iria causar tantos terremotos, deve ter sido assim que o Mt Coronet se ergueu kkkkk Prefiro a Mega Evolução, para mecânica. Pensei em falar sobre o Underground e até sobre as bases, mas como já teve bases secretas em ORAS, resolvi não colocar no top 15.

      Excluir

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.