Pokémon: Conexões Avançadas - Capítulo Informativo: Câncer

 Oi, o meu nome é Jade.
 Eu sou Ruby.
 E eu sou a Sapphire.
 Hoje nós estamos aqui para tratar de um assunto sério com você, leitor de Pokémon Laços: Advanced.
 Durante a trama da segunda temporada da fanfic, o personagem vivido por mim revela aos seus amigos que sofre de câncer. Mas... Você sabe o que é câncer?
 De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, o câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. 
 Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
 Mas como surge o Câncer? Bem, de acordo com o INCA, o câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas.
 Na página do INCA dedica à explicação do surgimento do câncer, é possível obter um esclarecimento mais detalhado de como ocorre esse processo.
 No ano de 2020, o câncer que mais mostrou incidência em mulheres (conforme a localização primária do tumor) foi o de mama feminina, apresentando 29,7% de todos os casos no país, seguido pelo câncer de cólon e reto, com 9,2% e o câncer do colo do útero, com 7,5%. Estes dados também são disponibilizados pelo INCA em sua página de estatísticas de câncer.
 Já em homens, também no ano de 2020, os cânceres mais comuns foram de próstata, com 29,2% dos casos, seguido pelo câncer de cólon e reto, com 9,1% e câncer na traqueia, brônquio e pulmão, com 7,9%.
 Na página também é possível obter dados percentuais da taxa de mortalidade de homens e mulheres de acordo com o tipo de câncer referentes ao ano de 2019.
 Por isso, é importante que todos nós façamos ações para reduzir os riscos de desenvolver a doença, já que, segundo o Dr. Drauzio Varella, "Câncer é doença passível de prevenção", ou seja, é possível preveni-la.
 No artigo intitulado "Prevenção ao Câncer", em seu site, o Dr. Drauzio relata que em um levantamento de dados feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, constatou-se pelos autores da pesquisa que a incidência e as mortes por 26 tipos de câncer, em mulheres e homens com mais de 30 anos, estavam diretamente associadas à exposição aos seguintes fatores dependentes do estilo de vida: cigarro, fumo passivo, excesso de peso, abuso de álcool, baixo consumo de frutas, vegetais e fibras, baixa ingestão de cálcio, inatividade física, consumo de carne vermelha e de carne processada, radiações ultravioleta e seis tipos de infecção por germes relacionados com o câncer.
 De acordo com o INCA, a regra mais importante para prevenir o câncer é "Não Fumar"! Mas também é importante não se tornar um "Fumante Passivo", ou seja, aquela pessoa que não fuma, mas que inspira regularmente as partículas tóxicas liberadas no ar por aqueles que fumam.
 Ter uma alimentação saudável também protege contra o câncer.
 E além disso, manter o peso corporal adequado e saudável ao longo de vida, e praticar atividades físicas regulares.
 A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. E mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.
 As meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos devem ser vacinados contra o HPV como uma forma de prevenir o câncer do colo de útero. Além disso, é importante a vacinação contra a Hepatite B, que de acordo com o INCA, é disponibiliza pelo Ministério da Saúde, nos postos de saúde do País, a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.
 Outras formas de prevenir o câncer são: evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
 Evitar ingerir carne processada (tais como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru);
 Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, e sempre usar proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios;
 E evitar exposição a agentes cancerígenos no trabalho, sejam eles agentes químicos, físicos ou biológicos.
 Já quanto ao tratamento do câncer, este pode ser feito através de quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou cirurgia. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade. O INCA também informa onde tratar pelo SUS em todo o Brasil.
 O assunto está sendo trazido à tona porque ele é abordado na nossa fanfic, Pokémon Laços: ADV.
 Na fanfic, feita de fã para fã, o meu personagem, Jade, revela que foi diagnosticado com câncer. Não fica explícito qual tipo, apenas que ele tem uma doença que pode ser caracterizada como um câncer.
 A abordagem do assunto na fanfic não tem intuito, de maneira alguma, de ofender ou ridicularizar a imagem de nenhuma pessoa com câncer ou que conviva com familiares que sofram da doença.
 Pelo contrário, o câncer foi introduzido na história justamente com o intuito de levar informação aos jovens para que se atenham a métodos de prevenção e para que possam levar uma vida mais saudável.
 Além disso, o meu personagem (Jade) toma algumas atitudes que são ERRADAS com relação ao tratamento da doença e queremos deixar aqui bem claro o porquê destas questões não serem recomendadas, em absoluto. Em primeiro lugar, Jade abandona o tratamento por conta própria e foge do hospital, uma atitude impensada e totalmente irresponsável, tomada por um menor de idade que ainda não tem poder de escolha sobre isso.
 Esta situação pode, para muitas pessoas, parecer um desserviço à luta contra o câncer, já que poderia fazer alguma apologia ao abandono de tratamentos, mas viemos aqui para esclarecer que não se trata de um incentivo ao abandono de tratamento. Todas essas questões, sobre qual tipo de tratamento melhor se adequa e sobre o que SE DEVE OU NÃO FAZER são de responsabilidade do médico, do profissional da saúde que está acompanhando o caso da pessoa com câncer.
 Em outras palavras, NÃO SE DEVE interromper o tratamento contra o câncer por conta própria e isso NÃO É incentivado, de forma alguma, pela fanfiction. O médico é quem deverá dar melhores orientações acerca do que pode ser feito ou não, de acordo com cada caso, já que cada organismo reage de uma forma diferente. Portanto, nunca tome decisões de coloque a sua vida em risco sozinho, especialmente se você for menor de idade.
 E por falar nisso, Jade também acaba se automedicando durante o desenvolvimento da fanfic através de chás e terapias não comprovadas. Para que fique claro, a fanfic não incentiva a automedicação. De acordo o IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, "o uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode causar, ainda, reações alérgicas, dependência e até a morte. A orientação do Ministério da Saúde é que sempre se procure um médico ao desconfiar sobre qualquer problema de saúde. Evite recomendações de vizinhos, amigos, parentes ou mesmo de balconistas de farmácias ou drogarias."
  Dito isso, queremos dizer que demonstramos profundo respeito à todas as pessoas que sofrem de câncer e às famílias daqueles que perderam entes queridos devido à doença.
 Novamente, o intuito da fanfic é de gerar discussão sobre o tema, trazendo informações para os leitores jovens, para que possam adquirir conhecimento acerca do câncer.
 Todas as atitudes erradas tomadas pelo meu personagem são explicitamente declaradas incorretas e não devem ser seguidas ao pé da letra!!!
 Através deste capítulo informativo, assim selamos nossa responsabilidade para com a luta contra o câncer, trazendo informações legitimadas de autores e fontes confiáveis, como a página do Dr. Drauzio Varella e o INCA, e esclarecendo questões com relação à procedência na história que poderiam ficar com interpretação dúbia.
 Além disso, é importante deixar claro que a fanfiction é criada de um simples fã de Pokémon para outros fãs de Pokémon, ou seja, não possui nenhum vínculo direto com nenhuma das fontes aqui citadas, nem com o INCA, nem com a Pokémon Company, portanto, esta não é uma campanha de solidariedade e não envolve remuneração ou algo do gênero. Trata-se apenas do compartilhamento de informações retiradas da internet e esclarecimentos quanto a tópicos que possam ter ficado em aberto na construção da história.
 Novamente, este foi apenas um capítulo informativo. Agradecemos pela atenção e compreensão de todos, desculpamo-nos com todo respeito e sinceridade, caso alguém tenha se sentido desconfortável com a presença do tema na fanfic e esperamos que todos os leitores mantenham hábitos saudáveis como melhor método de prevenção à doença. Para maiores informações sobre qualquer problema de saúde, procure um médico.



Referências:

https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer

https://www.inca.gov.br/como-surge-o-cancer

https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer

https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-quais-so-os-perigos-da-automedicaco

https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/fumantes-passivos-artigo/

https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/prevencao-ao-cancer-artigo/

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.