[Teoria] Pokémon Legends: Arceus não se passa em uma versão Feudal de Sinnoh!

Ex-estudante de história oriental cria uma teoria de que Pokémon Legends: Arceus não se passa em uma versão Feudal de Sinnoh, mas em um período de tempo muito mais recente do que se imagina!


De acordo com uma postagem feita por Nicolae Locatelli no site Parliamo Di Videogiochi, Pokémon Legends: Arceus não se passa em um "Japão Feudal", e esta tese pode ser sustentada por vários fatores e elementos evidenciados no trailer do jogo em mundo aberto que será lançado mundialmente no começo de 2022.

A primeira evidência se dá pelo fato de que o trailer inicia-se com a frase "Quando a região de Sinnoh ainda era uma vasta extensão de natureza intocada". Para o autor desta teoria, tal sentença tem uma conotação diferente para nós, ocidentais, do que para os orientais, já que muitos países do oriente (Japão incluso) mudaram completamente em um período bastante curto de tempo, enquanto que no ocidente, quando falamos de natureza intocada, remetemos a um período muito mais distante no tempo, talvez séculos.
No caso do Brasil, por exemplo, temos como imagem de "natureza intocada", o período em que os portugueses chegaram ao país, no ano 1500 Da era Comum. Mas para o Japão, esta frase pode remeter simplesmente a um único século. Repare como a Ilha de Hokkaido, no Japão, era há 100 anos atrás, lembrando que Hokkaido foi o lugar que inspirou a região de Sinnoh:


Além disso, o trailer abre com uma mesa cheia de livros encadernados.


No Japão Feudal (como no agora abusado como o agora abusado Período Sengoku (1467-1603) ou o igualmente reconhecível Período Edo (1603-1868)) não existiam livros encadernados. Os livros da época eram escritos em pergaminhos, dando vida aos contos chamados Emakimono, estilo de escrita desenvolvido entre 1000 e 1500 DC e que combinava texto e imagens em rolos de papel ou seda. Os livros como conhecemos hoje só foram surgir 300 anos para frente ou mais. Ou seja, 1500+300= 1800.


No Japão Feudal, escrevia-se sem mesa, sem livros e sem lâmpada portátil, como na imagem acima. E por falar em lâmpada, o lampião de querosene e a própria mesa remetem à Revolução Industrial, também ocorrida em 1800

A Revolução nasceu na Inglaterra vitoriana, mas chegou ao Japão apenas no final do século XNUMX devido à abertura forçada para o Ocidente e ao nascimento de Tratados Internacionais de 1850. Até o país ser aberto ao comércio mundial não havia mesas elevadas e maciças para escrever, apenas mesas baixas nas quais se sentava de pernas cruzadas.

Também podemos identificar traços do tempo nas casas da vila onde o jogo se inicia.


As casas japonesas são caracterizadas há séculos por uma estrutura de madeira extremamente simples, telhados de palha e edifícios espaçados.


Tal tipo de arquitetura foi adotado devido aos inúmeros terremotos que sempre assolaram o Japão e também por pura conveniência. Em caso de demolições ou de incêndios muito frequentes, era mais fácil e barato reconstruir uma casa em madeira do que em pedra. Além disso, em caso de movimentos necessários, a desmontagem da casa para a reconstruir em outra localidade não exigia um grande esforço. Somente no período Edo (1603-1867) começaram a ser vistas casas geminadas no estilo Machiya Completo com telhas nas coberturas e pintura externa, que é justamente o estilo das casas vistas no trailer de Pokémon Legends: Arceus.

Contudo, as casas que vemos no trailer são versões ainda mais modernas dessas construções, pois apresentam os típicos azulejos do período pós-Edo e o que parece ser vidro nas janelas. Antes de 1868, as janelas estavam cobertas com papel de arroz e, somente com a chegada da Restauração Meiji neste mesmo período, o vidro começou a ser utilizado nas residências.

As Pokébolas vistas no jogo também parecem ser um produto industrializado (Revolução Industrial). Além disso, a mesma é feita de madeira e parece emitir vapor ao ser lançada, lembrando o movimento artístico Steampunk inspirado na mencionada revolução industrial, portanto no final de 1800.

Também é possível ver, no momento da seleção do seu Pokémon Inicial, um escritório ao fundo, lembrando muito mais uma embaixada ocidental do que um palácio japonês.



Isso pode ser uma referência não só ao fato de que o Professor Pokémon daquela época vinha de outras regiões (de onde ele trouxe Rowlet, Cyndaquil e Oshawott) como também uma direta referência à Comissão de Desenvolvimento de Hokkaido. Junto com o governo de Hokkaido, eles se concentraram no desenvolvimento e promoção da agricultura, pecuária, manufatura, engenharia civil, construção e educação (o Japão, no início dos anos 900, foi o primeiro país do mundo com índice de alfabetização). E veja só: A arquitetura do prédio da comissão de Desenvolvimento de Hokkaido em Sapporo era em estilo totalmente ocidental.


Além disso, os próprios Pokémon iniciais escolhidos para a região de Sinnoh do passado parecem ter alguma ligação direta com a Terra do Sol Nascente em seu background.
  • Rowlet é inspirado por um arqueiro e, a arte do arco e flecha chamada Kyudo, foi fundamental para a classe guerreira japonesa;
  • Cyndaquil é inspirado no lendário Rato de Fogo mencionado pela Princesa Kaguya em Taketori Monogatari (História de um cortador de bambu), obra de fundamental importância na leitura japonesa;
  • Oshawott e suas evoluções são claramente baseadas em Samurai, e isso sempre foi claro para todos os jogadores.
E por fim, vale dar uma olhada nos próprios Protagonistas:



De primeira olhada, já é possível determinar que eles lembram muito os protagonistas de Diamond & Pearl, Dawn & Lucas, algo que pode ser percebido tanto pelos traços faciais quanto pelas vestes, que obviamente foram adaptadas ao período histórico anterior aos títulos da quarta geração.

 

Ambos os protagonistas usam uma espécie de cruzamento entre as típicas botas de neve chamadas Fuka-Gutsu e sandálias muito mais leves Zori. Embora o comércio com o Ocidente tenha introduzido sapatos modernos, eles eram usados ​​principalmente pela classe social mais rica. A classe média baixa continuou a usar esses sapatos de palha até 1900, chegando até os dias atuais.

O manto usado por ambos os meninos é uma reminiscência de um Haori, uma espécie de sobretudo a ser usado por cima do Kimono para manter-se aquecido, usado principalmente em regiões frias como Hokkaido. Eles são decorados com o mesmo Kanji encontrado nas bandeiras do escritório do professor. Kanji que lembra muito o símbolo da Equipe Galáctica de Pokémon Diamond e Pearl. O novo professor poderia ser o fundador da futura equipe do mal e, portanto, o ancestral de Cyrus?



Note o Kanji em amarelo, no braço do protagonista. Não se parece exatamente com a estética do logotipo da Equipe Galáctica? Estaríamos nós, jogadores, trabalhando para os fundadores da organização criminosa do futuro?





E por fim, mas não menos importante, a boina que o protagonista usa! Além de remeter diretamente ao chapéu utilizado por Lucas, o Protagonista de Pokémon Diamond/Pearl/Platinum, esta boina também é baseada no chapéu incluído no uniforme escolar japonês chamado Gakuran.


Usado por crianças de escolas primárias e secundárias, este uniforme foi modelado nos uniformes militares europeus (precisamente prussianos) após a modernização do país, simultaneamente com a introdução do ensino obrigatório em um modelo ocidental em todo o Japão.

Para concluir, é importante destacar que Pokémon já teve um jogo baseado no Japão Feudal, e é claro que estamos falando de Pokémon Conquest, da quinta geração, que era um crossover entre Pokémon e Nobunaga's Ambition.





Com todas essas evidências, é possível concluir que Pokémon Legends: Arceus é claramente inspirado no período histórico entre 1868 e 1912, chamado de Período Meiji. Contudo, tratando-se de um mundo fictício, quem sabe quantos anos pode ter se passado no Universo da franquia entre estes jogos e a aventura no futuro, de Diamond & Pearl.

Ainda assim, observando os trajes e as arquiteturas de Pokémon Conquest e comparando-as com Pokémon Legends: Arceus, podemos concluir que o último projeto se passa em uma era muito mais moderna do que o primeiro.



E aí? O que vocês acham desta teoria? Realmente parece fazer muito sentido, não é? E com várias evidências histórias para se embasar!

Pokémon Legends: Arceus será lançado no começo de 2022 para Nintendo Switch. Assim que novas informações saírem, o Pokémonster Dex assumirá o compromisso de trazê-las o mais breve possível para que vocês fiquem por dentro de todas as novidades envolvendo o jogo. Salvem o site nos favoritos e não se esqueçam de deixar o seu comentário. Pra vocês, não leva um minuto, para nós, isso é uma recompensa por todo o nosso esforço. Valeu?

Postar um comentário

0 Comentários