Artigo de Opinião: A Saída de Ash no Anime de Pokémon é um Acerto ou um Tiro no Pé?


Nesta sexta-feira (16), a Pokémon Company fez um anúncio que deixou muitos fãs chocados: a saída de Ash do anime Pokémon. Mas será que esta foi uma sábia decisão? Bom, é o que estamos aqui para discutir. Na verdade, discutir é uma palavra muito sorrateira, especialmente quando se trata de internet, onde discutir tonar-se sinônimo de briga e não de diálogo. Este aqui é um artigo de opinião, ou seja, eu vim aqui simplesmente para expressar o que eu sinto com relação a tal temática, e você pode super se identificar com o que eu digo, mas se você discordar, já deixo de antemão que não precisa xingar nos comentários, nem tentar me convencer do contrário. Eu tenho a minha opinião, você tem a sua, e é assim que o mundo funciona, certo? Ninguém é igual a ninguém e que bom que é assim! A palavrinha mágica é: Respeito.

Bom, agora vamos lá! Vou começar explicando quem sou eu dentro da comunidade Pokémon. O que eu vivi nestes anos todos e como isso direcionou o meu olhar para os argumentos que vou defender aqui.

>>> Meu Local de Fala

Eu sou um fã Pokémon mais ou menos da velha guarda. Acompanho Pokémon desde que a franquia estava em sua Quarta Geração. A primeira geração que eu VI nascer, acompanhando as notícias de mês a mês, foi a Quinta, com o lançamento de Pokémon Black & White. E a primeira saga do anime que eu assisti (nesta mesmíssima época, quando ainda passava na Rede TV! no TV Kids) foi a jornada de Ash pela Região de Johto. Saga esta que era incompleta, porque pulava a temporada Master Quest (que seria a terceira de Johto) e ia direto para Batalha Avançada (a terceira temporada de Hoenn).


Logo após, assisti a primeira saga do anime (Kanto e Ilhas Laranja) e somente depois, Diamante e Pérola, que relativamente demorou para chegar aqui no Brasil. Lá por 2011, na época do anime Black & White, eu já tinha acesso à internet e já estava escrevendo em meus primeiros blogs sobre Pokémon...

Em suma, sou fã do anime Pokémon há muito, muito tempo. E eu conheci a franquia PELO ANIME. Ou seja, mesmo que os jogos estivessem na quarta geração, no anime, eu comecei pela segunda.


>>> Não faz sentido...

Como eu disse, acompanho o nascimento de novas gerações de Pokémon desde a quinta, e sempre que sai uma geração e entra outra, é sempre a mesma história: todo mundo reclama na internet "está na hora de aposentar o Ash e dar ao anime um novo protagonista". No começo, pelo menos comigo, não era assim não. Na própria quinta geração, eu queria ver o Ash no anime e fiquei super empolgado com isso na época. No entanto, depois do que foi Unova, eu passei a ver as coisas um pouquinho diferente...

O problema foi que na mesmíssima quinta geração do anime (Pokémon Best Wishes!), confirmaram que o Ash AINDA tinha 10 anos, o que não fazia o menor sentido, dado o TANTO de coisa que o moleque já tinha vivido até então.

Se eu bem me lembro, há muito, muito tempo atrás, um fã que foi maluco o suficiente para fazer isso, contou todas as passagens de dias e noites nos episódios de Pokémon e, se não me falha a memória, Ash deveria ter 14 anos em Sinnoh, ou algo assim. Ou seja, pelo menos 4 anos deveriam ter se passado desde que Ash deixou sua casa na cidade de Pallet pela primeira vez, a julgar pelo tanto de dias e noites que tiveram nos episódios até aquele momento.

Mas ok. Digamos que eu aceitasse essa ideia e que estivesse tudo okay o Ash ter 10 anos durante sua jornada por Unova... Não é porque ele tinha 10 em Unova que ele não poderia ter 11, 12, 13, etc, nas jornadas seguintes, certo? ERRADO. Pokémon Jornadas já é a oitava geração de Pokémon e após 25 anos de anime, Ash continua tendo malditos 10 anos!!!!!

E mesmo quando o Ash parece apresentar sinais de envelhecimento, como em Kalos, logo depois ele retrocede... E falando em Kalos, é completamente IRRACIONAL como um personagem totalmente adolescente foi transformado na saga subsequente naquela aberração que foi o Ash em Alola. A mudança dos traços em Sun & Moon foi CAÓTICA e eu simplesmente detestei.

"Ah, mas o anime é voltado para o público infantil". Okay, mas criança não é burra! O mesmo fã mirim que acompanhou a perda de Greninja para Mega Charizard X na final da Liga Kalos foi o mesmo fã que assistiu, no ano seguinte, o Ash tendo uma síndrome aguda de Benjamin Button.


>>> Reciclagem de Ideias

Ao longo do anime, Ash viveu horrores! Mais do que eu e você juntos. Ele passou por inúmeras situações, mas depois se esqueceu de muitas delas para revivê-las de novo, e de novo e de novo...

O Reset do Ash foi a PIOR coisa que puderam inventar para o personagem. Pior mesmo! E eu darei aqui só UM exemplo, mesmo sabendo que existem vários:

  1. Em Hoenn, Ash está todo confiante, de que não vai mais perder uma batalha Pokémon porque está sempre ganhando todas. Daí ele enfrenta o Elite 4 Drake e perde, gerando uma crise.

  1. O mesmo se repete em Kalos: Ash está todo confiante, de que não vai mais perder uma batalha Pokémon porque está sempre ganhando todas. Daí ele enfrenta o Líder de Ginásio Wulfric e perde, gerando uma crise.

Vejam: é a mesma história! O mesmo plot! E se os roteiristas querem que a gente acredite que tudo isso se passou em apenas 1 ano, então como o Ash se ESQUECEU do que havia aprendido em Hoenn quando estava em Kalos, se não havia se passado nem 12 meses de uma jornada a outra?

É normal que em nossa vida, passemos por algumas situações, depois superamos, mas tempos depois, a mesma situação volta e tornamos a sofrer por isso. É normal. Sim. Mas não dentro de um curto período como MENOS QUE UM ANO!

Outra coisa que me aborrece muito, é como em Jornadas foi dito que o Ash é fanático por batalhas Pokémon, sendo que na saga anterior (Sol & Lua), o próprio ficou toda a primeira metade da série praticamente sem por os pés dentro de um campo de batalha! São coisas que se contradizem. Se ele é tão fanático assim, como esse desejo compulsivo pela experiência de uma batalha SUMIU de uma hora para outra em Alola e só voltou em Jornadas?

E com tudo isso, eu só posso chegar a uma conclusão:


>>> Ash é um Personagem Vazio

Ash é um personagem que não tem para onde se desenvolver: ele não tem apego sentimental com ninguém, nem com sua mãe, nem com seu pai (que a gente nem sabe quem é), nem com seus Pokémon (que ele simplesmente abandonou no laboratório), nem com seus amigos (que até Jornadas estavam esquecidos no churrasco), nem consigo próprio.

O Ash não tem incertezas, não tem inseguranças. Não tem lutas internas sobre a sua própria imagem, sobre o que as outras pessoas pensam ou deixam de pensar dele, sobre os amigos que sumiram, seguindo em suas próprias jornadas, e nunca mais lhe deram um oi...

Ou seja, o Ash não tem emoções negativas: ele só pensa em batalhar, o que o torna não-relacionável, porque ele não expressa o que todos nós que estamos assistindo, sentimos! O Ash não se parece com um Ser Humano! Ele não tem reações naturais humanas! Não há como ter empatia, não há como se colocar no lugar de alguém que não expressa minimamente as imperfeições de uma pessoa... Alguém que não comete erros, alguém que não chora, que não se desespera, que não fica triste, que não liga para a mãe, que não se comove, que não passa trabalho, alguém que não faz burrada... (Falando em choro, o Ash só chora quando perde uma Liga) Nesse sentido, o Goh me parece bastante mais expressivo do que o Ash. A história dele foi melhor construída (e é por isso que todo mundo tem tanta raiva do Goh: porque conseguiram fazê-lo MELHOR em 1 saga do que fizeram com toda a história do Ash em 25 anos!!!).

Além disso, o sonho do Ash é um sonho infinito: porque ninguém sabe o que diabos ele quer! Afinal, o que é ser um Mestre Pokémon? (esperamos que seja respondido em breve). Um sonho que não acaba nunca não é um sonho, é uma utopia! Claro que isto é intencional, para sempre poder criar uma nova história para o Ash e ele continuar em busca de seu objetivo. Mas... Não é porque você conquista 1 sonho, que a sua vida acaba aí, não é mesmo? Quando um sonho é alcançado, você dá um jeito de correr atrás de outros! E é isso o que deveriam trabalhar no Ash, com ele conquistando um sonho e depois seguindo em busca de novos, e não apenas um amontoado de episódios correndo atrás de uma única coisa que nunca se alcança...

E digo mais: Toda história, para ser boa, precisa ter um começo, um meio e um fim. É assim que se formula qualquer texto: primeiro vem a introdução, depois o desenvolvimento e por fim, uma conclusão. E na história do Ash, eu só vejo um começo, vários meios e vários REcomeços... Nunca termina. O anime já está com mil duzentos e tra-la-lá episódios. Isso significa que quem começou assistindo o anime lá atrás, OBVIAMENTE parou de assistir (porque passou-se muito tempo) e nunca ficou sabendo do final da história... Porque não há final. É surreal! É como desvalorizar os fãs. Porque aqueles que começaram a assistir o anime lá na primeira geração ERAM crianças, mas envelheceram e foram esquecidos. Para o anime, é como se eles não valessem mais. E como não valem, não merecem saber o fim, foi só uma perda de tempo (uma doce ilusão) assistir essa história, porque eles nunca terão um desfecho para ela.

É como quando a Netflix solta uma nova série e vira um sucesso. Eles então renovam para mais uma temporada. E mais uma. E mais uma. E mais uma... Já não há mais o que contar, e eles continuam soltando novas temporadas. E isso ARRUINA a série. Porque não se conclui, e acaba por desfigurar a história original, prezando pela quantidade (((de dinheiro, neste caso))), e não pela qualidade. É como tentar extrair suco de uma laranja seca.


Então... A Ideia é Boa? O que #Kevin_ pensa sobre isso?

Sim. A Ideia é ótima! Para mim, está mais do que na hora de dar um fim à sucessão de erros que essa quantidade horrenda de temporadas contando a história de uma única criança de dez anos e começar de novo. É chega a hora de darmos uma chance para que novos rostos tornem-se conhecidos. Para que novas personagens brilhem e tragam-nos novas expectativas e surpresas. Basta agora saber como eles farão isso, não é? Porque se for para colocar novos personagens que são igualmente vazios, sem nenhuma emoção dentro deles, sendo impossível de se acompanhar qualquer tipo de desenvolvimento pessoal na caracterização do personagem, então é melhor acabar com o anime de uma vez por todas, e não apenas com o protagonista.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.