(One-Shot) Pokémon Laços: Land Ruby & Sea Sapphire


Atenção: A seguinte one-shot é uma história experimental, que se passa em dois períodos distintos ao mesmo tempo: O texto na cor Rubi (vermelho) refere-se ao Ano de 2012 (presente) na cronologia da Família Pokémon Laços, enquanto o texto na cor Safira (azul) se refere ao Ano de 2002 (lembranças). Dito isto, faça uma Boa Leitura!



Após um longo período afastado do Japão, seu país natal, Ash Ketchum está finalmente de volta à Terra do Sol Nascente. O arquipélago japonês já pode der visto à distância da janela do avião, e a cada segundo que se passa, ela vai ficando mais próxima, assim como a ansiedade do nosso querido treinador de Pallet de chegar em casa.


Mas Ash estava de volta ao país de origem por uma razão especial, muito especial! Ele foi convidado por um de seus melhores amigos, um ex-companheiro de jornada, para seu aniversário de 19 anos. Estamos falando de ninguém mais ninguém menos que Max Ruby, um menininho que Ash acompanhou crescer e se tornar um treinador durante sua primeira jornada em Hoenn, que se deu quando Ash e sua mãe finalmente se mudaram de Kanto em busca de deixar o passado no passado...
 Ash! Ash! Acorde!
 Máim, máim, máim!
 O que foi, mãe? Que horas são?!
 Você não vai acreditar! Nós conseguimos!!
 *Empolgado* Máim! Máim!!
 O que?
 É isso aí, filho! Nós conseguimos! O banco aprovou o financiamento da casa! Nós vamos poder finalmente nos mudar!

Naquele momento, o coraçãozinho de Ash encheu-se de emoção. Ele esperava por aquele momento há muito, muito tempo... Desde que ele havia descoberto a verdade sobre seu pai, Ash vinha se sentindo triste e melancólico. Nem mesmo sua jornada pelas Ilhas Laranja, na qual foi consagrado Campeão, nem sua jornada pela Região de Johto, na qual adquiriu um novo objetivo ao conhecer o Pokémon Lendário Ho-Oh, o fez esquecer o trauma de saber que foi abandonado.

Então, a mãe de Ash, Delia, propôs que eles se mudassem e começassem tudo de novo, em um novo lugar, em uma nova região. Ash nem sequer pensou duas vezes! Ele simplesmente AMOU a ideia! Quiçá afastar-se de tudo e de todos que o estavam fazendo mal não melhorasse um pouco as coisas? Você sabe, quando não se está próximo dos problemas, a tendência é esquecê-los... E ESTE era o objetivo do adolescente em um profundo quadro depressivo.

Mas mudar-se para o outro lado do país não era uma tarefa nada fácil... Isso requeria muita papelada e acima de tudo, planejamento. Apesar da burocracia, no entanto, quando a mãe de Ash finalmente o acordou para dar a boa notícia, foi como se o pesadelo finalmente tivesse acabado. Ele sentiu um alívio, como se um peso tivesse sido tirado de seus ombros. Finalmente Ash Ketchum "da cidade de Pallet" poderia se considerar Ash Ketchum "da cidade Littleroot".
 Ah, mãe! Eu não acredito!
 O que foi, Ash? Está chorando? Você... Não quer mais ir?
 *Emocionado* Não é isso! É que... Eu realmente quero MUITO ir! 😭
 Vem cá, filho! 😊
Delia abre os braços e acopla Ash sob suas asas, aquecendo-o e protegendo-o, como uma boa mãe-Noctowl faria. Ash nunca havia se sentido tão esperançoso... Será que essa mudança abriria portas para uma nova vida? Ele esperava que sim. Por tudo o que há de mais sagrado no mundo, ele esperava que sim...

 *Pensando* Ah... Lar, doce lar! Hoenn está tão bonita! Eu nem acredito que já faz 10 anos que eu moro aqui!
 Pika, pika!
 Ei, Pikachu! Estamos pousando! Como é bom estar de volta, não é mesmo?
 *Concordando* Pikah!

O avião se inclinou em direção à pista de pouso. Foi uma sensação agoniante, mas logo passou. Ash finalmente desceu pelas escadas e inspirou o ar quente e fresco do local que ele, em conjunto com sua mãe, havia escolhido para morar: a Região mais tropical, e com isso, eu quero dizer, a mais Ensolarada do Japão... Hoenn, onde as águas encontram as terras num casamento perfeito entre dia a dia com eternas férias de verão.


Assim que deixou o aeroporto, Ash e seu inseparável Pikachu dirigiram-se imediatamente para sua casa, na pacata Cidade Littleroot.


Chegando lá, ele foi recepcionado por seus numerosos Pokémon, que foram capturados por ele ao longo de anos e anos de jornada.
 É um prazer rever vocês, pessoal! Todos vocês!
 Braaaah!
 Ei! Pam!
 Craw!
 Wellow, well!
 Scep!
 Gleeei!
 Tóóórkoool!
 Ash! Ash! É você?
 Estou aqui, mãe!
 Ah, Ash! Como você está lindo!
Ash recebe aquele abraço caloroso da mãe, que o enche de beijos carinhosos, afinal, sempre que Ash sai em jornada, ela fica um tempão sem vê-lo. Mas agora, desde que se mudaram de Pallet, há 10 anos, Delia tem se mantido ocupada cuidando dos Pokémon que Ash captura em sua jornada, já que agora não faz mais sentido ficá-los enviando ao laboratório do Professor Carvalho, afinal, Ash não colocaria mais os seus pés na Região de Kanto tão cedo. Mimey, o Mr. Mime, foi só o primeiro. Hoje são dezenas de monstrinhos amigáveis que compartilham com Delia, todo o amor que sentem por Ash.
 E essas roupas? Que menino mais estiloso!
Delia começa a ajeitar a gola e a limpar alguns pelinhos amarelos de Pikachu da roupa de Ash, deixando-o sem graça.
 V-v-você acha? Puxa, obrigado! 😅
 Parece que o pessoal da Poké-Europa realmente tem estilo!!! E como anda sua jornada por lá?
 Eu já peguei 5 insígnias de Parisia, faltam mais 3! Mas eu voltei porque, bem, é o aniversário do Max, mas também para ver vocês! Afinal de contas... Você acha que eu viajaria todo esse tempo, do outro lado do mundo até aqui sem ver a pessoa mais importante da minha vida?
 Aaah, Ash! Eu Te Amo!
 Eu também, mãe! Eu também!


Após meses longe da deliciosa comida da mãe, Ash se empanturrou, deixando para trás qualquer tipo de dieta para manter-se em forma. De vez em quando era bom tacar o foda-se. Naquela noite, de buchinho cheio, nosso herói dormiu como um bebê. Todos os seus Pokémon até aquele presente momento se enfiaram em seu diminuto quarto e, por mais que estivesse calor, ele não teve coragem de expulsá-los de lá.

Na manhã seguinte, Ash se acordou cedo, começou a estudar com o auxílio de seu vizinho, o Professor Birch, e em seguida, preparou um almoço para sua mãe, a fim de dar uma folguinha à ela. Graças a Brock, Tracey e Vincent, Ash aprendeu uns bons truques na cozinha durante suas jornadas e agora, mesmo que viajasse sozinho, ele já conseguia se virar. Não foi a intenção dele, mas o arroz ficou com o fundo queimado e a carne sintética tinha gosto de borracha, mas o que conta é a boa vontade. 

Conforme a tarde foi passando, Ash foi brincando e se (re)aproximando dos Pokémon que havia, há muito, deixado com sua mãe, em casa. E nesse misto de brincadeira com batalhas, ele foi criando estratégias de batalha e elaborando treinamentos especiais, focados no tipo de cada monstrinho.

Eis que a tardinha chega e Ash nem viu o tempo passar! Ele vai correndo tomar um banho e se arrumar para a festa. Depois de limpo, vestiu suas melhores roupas, que haviam sido cuidadosamente lavadas e secadas pela mãe (dava para sentir o cheiro de amaciante do outro lado da casa), Ash colocou uma camada de perfume Parisiano em torno de si, antes de pegar suas pokébolas e o presente, e sair.


A Cidade Petalburg ficava pertíssimo de Littleroot. Entre as duas localidades, havia apenas as Rotas 101 e 102, e a pequena Cidade de Oldale. Era em Petalburg que morava o aniversariante, mais precisamente, no Ginásio Pokémon da Cidade, o primeiro que Ash enfrentou durante sua jornada inicial por Hoenn (logo após se mudar) e o local onde Ash o conheceu, há exatamente dez anos atrás...


Quando Ash chegou ao Ginásio Petalburg foi um misto de excitação com nostalgia. Ele não havia estado naquele lugar havia muito, muito tempo. Ao tocar a campainha, quem o recepcionou foi Caroline, a mãe de Max. Ela estava muito animada e verdadeiramente contente por reencontrar Ash após anos.
 Oh, Ash! Há quanto tempo? Como você está?
Ela o cumprimentou e Ash, educadamente, deixou seus sapatos na entrada.
 Não precisa, não precisa!
 Tem certeza?
 Tenho. Venha! Max e os outros estão lá nos fundos!
Caroline conduziu Ash pelos corredores do Ginásio, levando até a casa da família Ruby, que ficava na parte de trás do edifício. A música estava abafada, isto é, até Caroline abrir a porta que dava para um salão improvisado, na garagem da família.
Havia pontos de luz coloridos dançando pelas paredes, formando desenhos abstratos e depois se reagrupando para formar outras e outras combinações. A decoração do lugar estava impecável, cheia de mesas e cadeiras para as pessoas se sentarem, com toalhas brancas e vários arranjos florais que Ash presumiu terem sido preparados especialmente pelo irmão de Max, que era chegado nessas coisas. Tinha também uma mesa só com copões de plástico, daqueles vermelhos por fora e brancos por dentro, e mais ao fundo, havia uma copa, onde um barman preparava drinks alcoólicos.
A festa estava lotada, em torno de umas 30 a 40 pessoas, todas espremidas na garagem, dançando ao som de J-Pop enquanto bebiam deliciosos drinks de morango e/ou abacaxi.
Assim que chegou ao local da comemoração, Ash foi recepcionado por Norman, o pai de Max, que mantinha sua expressão séria, mesmo em um momento de descontração.
 Seja Bem-Vindo aos 19 Anos do Max! Pegue um copo e festeje!
Norman entregou um copo de plástico para Ash, que se dirigiu, timidamente para o interior do local, à procura de algum rosto familiar. Não demorou muito e um jovem vestido de médico (mesmo em uma ocasião de celebração) acenou para ele. Ao fitá-lo, os olhos de Ash encheram-se de emoção. Era Brock, seu antigo companheiro de viagem!
 Ash! Você veio!
Assim que Ash avistou Brock, ele se lembrou de como os dois foram parar juntos em uma jornada pela Região de Hoenn. Afinal, eles já haviam viajado juntos por Kanto, ao lado de Misty, isso todo mundo já sabe. Mas como Brock havia ido parar em outra Região, tendo se tornado o Líder do Ginásio de Pewter?
Bem... Foi mais ou menos assim:

Ash estava em sua nova asa, na Cidade Littleroot, arrumando as coisas da mudança (afinal, ainda haviam muitas caixas para desfazer), quando de repente, recebeu uma ligação em sua Pokégear:
 Alô?
 Ash! É você?
 Brock! Há quanto tempo?!
 É, já faz uns bons anos desde nossa aventura por Kanto... Como você está?
 Eu não poderia estar melhor! Acabei de me mudar!
 Sério?! Que legal! Para onde?
 Littleroot, Hoenn.
 Mentira!? Que daora! Como é viver aí?
 Bom, eu não sei. Ainda estou desfazendo as malas!
 Oh, desculpe-me atrapalhar... Eu estou ligando para te contar uma novidade.
 Hum? Que novidade?
 Sabe o meu Onix?
 O que tem ele?
 Bem... Ele não é mais um Onix! Ele agora é um Steelix!
 Caramba, Brock! Que maneiro!
 É, mas quando ele evoluiu, eu me dei por conta que não sei NADA sobre Pokémon do Tipo Aço... Quais as suas fraquezas, resistências, vantagens, desvantagens, nem mesmo qual o tipo de comida Pokémon eu, como um Criador, devo preparar para eles...
 Sim, o Tipo Aço foi descoberto, ou melhor, oficialmente REGISTRADO pelo Professor Elm muito recentemente em Johto, não é?
 Exato. Por isso eu queria ver com você se você não gostaria de viajar comigo para a Região de Johto enquanto eu pesquiso melhor os Tipo Aço, mas já que você se mudou pra Hoenn, melhor deixar pra lá.
 Não, Brock! Eu tive uma ideia melhor! E se você viesse para Hoenn também?
 Pra Hoenn?
 É, os Tipo Aço também são comuns aqui. Inclusive, a Liga Hoenn é muito avançada em vários quesitos. É a primeira liga a oficializar Batalhas em Dupla e um de seus ex-Campeões, Steven Stone, é especialista nesse tipo! Você poderia se juntar mim em minha jornada por Hoenn e dar uma palavrinha com ele! Aliás, Steven Stone é também um colecionador de Fósseis Pokémon, do Tipo Pedra, então acho que você irá se interessar!
 Uaaau! Ash! Como eu não tinha pensado nisso antes?! É claro! O famoso Steven Stone é Mesmo um especialista em Pokémon de Aço!
 Traga seu Steelix para cá e viaje comigo. Estou planejando a sair em busca das insígnias de Ginásio de Hoenn muito em breve!
 Pode deixar, Ash! Onde eu te encontro?
 Uuugh! Brock! Que olhar é esse!?
 É que você acabou de me deixar EMPOLGADO!

 Nossa, você está igualzinho! Não mudou NADA!
 Por que será, né? rsrsrs
Ash dá um abração em Brock, sem se importar com o que os outros iriam falar. Ele realmente sentia saudades do amigo, com quem compartilhou inúmeros momentos de alegria no passado.
 Brock! Você já se formou? Nossa, como o tempo voa!
 Eu estou participando de uma residência médica agora. Saí do plantão e vim direto para cá, nem tive tempo de me trocar.
 Mentira, seu safado, você só queria esfregar na cara de todo mundo que você conseguiu, realizou o seu sonho de se tornar um Médico Pokémon!
 Hahahaha! Talvez, Ash... Talvez!
 Mas me diga uma coisa... Onde está todo mundo?
 Bem atrás de você!
 Hã?
Ash se vira e dá de cara com Anna May Sapphire Birch e seu namorado, Brendan Orlando Ruby. Sapphire era a filha do Professor Birch e cunhada de Max.
 Atrasado, como sempre!
Ver Sapphire em pessoa após tantos anos era como acompanhar um Pokémon em seu estágio básico, a forma inicial, e depois vê-lo já completamente evoluído... Ou melhor, mais do que isso! Mega Evoluído! Na data de hoje, Sapphire estava calma e confortável em sua posição de Campeã da Região de Hoenn, o que não era verdade na época em que Ash a conheceu...

Ash e Brock, após se reencontrarem em Hoenn, estavam passando pela Cidade Oldale, quando de repente, uma garota estabanada andando às pressas esbarrou neles.
 Com licença! Me desculpe!
 Eeei! Olha por onde anda!!
 Que isso, Ash? Onde estão os seus modos?
 Que foi, meu irmão? Não tá vendo que eu tô atrasada, não?! 😡
 Você praticamente me atropelou! Acha que só um pedido de desculpas basta?
 Que foi, mané? Vai encarar? Vai encarar?!
Sapphire, ainda muito bruta, imediatamente puxou uma pokébola de seu bolso. Mas não era uma pokébola qualquer, e sim, uma Ultra Bola, o que imediatamente fez Ash recuar, já que este é um item de captura avançado, indicando que ela já era uma treinadora experiente.
E não à toa, dentro daquela Ultra Bola estava contido Kyogre, o lendário Pokémon que tentou inundar a Região de Hoenn, dois anos atrás, em 2000, quando Sapphire saiu em uma jornada pela primeira vez ao lado de Ruby e Jade.
 Oooh, calminha aí! Eu não quero confusão!
 Se não quer confusão, deveria ter aceito o meu pedido de desculpas!
 E você deveria prestar mais atenção antes de derrubar as pessoas.
 (Fechando os olhos) Calma, Sapphire... Respira fundo. Lembre-se: Você é a Campeã da Região de Hoenn e tem um trabalho tenebroso a cumprir, você não pode perder tempo discutindo com um pirralho ignorante.
 Calminha aí! Eu vou ignorar a parte do "pirralho ignorante" se você me responder essa pergunta: Você disse que é a CAMPEÃ de Hoenn?
 É, sou sim, e daí?! Meu nome é Anna May Sapphire Birch, atual Campeã e Líder da Elite dos 4 de Hoenn!
 Caramba! E você é tão jovem!
 Agora me elogia, é?
 Desculpe-me, eu não quis ofendê-la.
 Tanto faz. Se não se importa, eu estou com pressa. Tenho um compromisso importante me aguardando e já estou em cima do horário.
E então ela se foi, voando as tranças do mesmo jeito que veio, em direção à saída da cidade... Ash e Brock, sem compreender absolutamente nada, trocam olhares de espanto.
 O que diabos acabou de acontecer?!
 E você acha que eu entendi?

 Sapphire! A Campeã Invicta de Hoenn! E Ruby, a sensação Musical do momento!
 Ora, ora... Se não é o cara que colocou o meu irmão nos eixos!
 "Ah, cala a boca, pirralho"!
De repente, Max surge de trás de Ruby, apenas para repreendê-lo com a frase que o irmão mais velho mais usou contra Max durante toda a sua infância.
 MAX!!!
Max estava crescido. Seu penteado e os óculos estilo nerd continuavam os mesmos. Esse era e sempre foi o seu charme, mas a diferença é que agora ele estava da altura do Ash, já tinha pelo no sovaco e usava umas roupas maneiras, incorporando seu próprio estilo e identidade.
Da última vez que Ash viu Max, ele não alcançava o seu ombro, agora, o garoto já estava quase passando da altura dele, o que não era muito difícil, convenhamos.

 Com licença. Tem alguém aí? Eu estou entrando...
Naquele fatídico dia, Ash e Brock estavam chegando ao Ginásio de Petalburg pela primeira vez. Ash queria desafiar o líder para uma partida e Brock, como seu acompanhante de viagens, estava ali para dar apoio. Quem atendeu a porta, entretanto, foi esse garoto pitoco, com uma Pokénav em mãos. Tinha 9 anos, mas de tão nanico que era, dava para inferir que tinha na verdade 5 ou 6.
 Oh, olá! Quem é você?
 O meu nome é Ash Ketchum, da Cidade de Pallet, e este aqui é o Pikachu.
 E eu sou o Brock, prazer.
 Você por acaso é o Líder de Ginásio de Petalburg?
 Oh! Não, não! É o meu pai. Você é um desafiante?
 Exatamente. Eu tenho horário marcado com o... Norman, correto?
 Isso mesmo. Espera só um segundinho que eu vou chamar ele...
Max virou as costas para Ash, indo chamar o seu pai para a batalha de ginásio, mas no meio do caminho, ele parou, refletiu e então se virou de volta para Ash.
 Por acaso você... Já foi Campeão da Liga Laranja?
 Por acaso sim!
 Caramba! Eu sabia que eu te achava familiar! Eu acompanhei aquela batalha contra o Dragonite gigante pela TV!
 Hahahah! Parece que você tem um fã, Ash!
 Um fã?
A cara de Ash ficou da mesma cor que o boné.
 E tem mesmo! Meu nome é Max e eu quero me tornar um treinador Pokémon! Bom... Algum dia... Quem sabe...
A expressão de Max se fechou de repente. Ash e Brock, que não eram burros nem nada, imediatamente perceberam que havia algo de errado.
 Hã? O que foi? Por que você desanimou?
 É que... Eu já tenho 9 anos e eu estou muito próximo de sair sozinho em minha própria jornada Pokémon, mas... O meu pai quer que eu fique aqui. Quer que eu estude com ele para me tornar o próximo Líder de Ginásio de Petalburg.
 E você não quer isso?
 Eu quero, é só que... Antes disso, eu queria sair pelo mundo e me aventurar em uma jornada pelo Mundo Pokémon, assim como todos os meus amigos da escola. E como o meu irmão, que precisou FUGIR de casa para poder começar sua jornada.
 Nossa! Mas por que você acha que o seu pai não deixaria você sair em uma jornada?
 Bom, ele tem medo que eu... "Me desvirtue" assim como o meu irmão mais velho. E também, eu não sei se ele confiaria em me deixar sair sozinho. Sabe, ele acha que mesmo com 10 anos, eu ainda serei muito novo para viajar por conta própria.
 Ora, mas é só você não viajar sozinho. Nunca parou para pensar nisso?
 Mas quem viajaria comigo? Tá todo mundo competindo, ninguém quer fazer amizade com alguém que vai se tornar seu rival.
 Acho que você está muito enganado, Max. As pessoas são mais receptivas do que parecem! Foi assim que eu consegui muitos companheiros de jornada no passado, mesmo alguns que competiam entre si.
 É verdade. Tanto eu quanto a Misty lutamos na Liga Índigo, em posições opostas, mas ainda assim, somos amigos!
 Bom, de qualquer forma, eu não tenho amigos, então...
 Não diga isso! Eu viajaria com você. Se você pudesse, é claro.
 Viajaria mesmo?
 É claro! Por que não?
 Até você, Pikachu?
 Pika, pika!
 Uau! Eu me sentiria o maior viajando ao lado de um campeão! Você sabe... Se algum dia, em uma realidade alternativa, isso fosse possível...

Assim que põe os olhos no filho mais novo de Norman, Ash o abraça e o parabeniza pelos 19 anos de vida, em uma demonstração de carinho ao companheiro de jornada que não via há anos.
 Muito Obrigado, Ash! Que bom que você veio! Como você estava na Europa, eu pensei que não compareceria!
 Que nada, Max! Se tem uma coisa que eu aprecio são os meus amigos! Aqui, eu trouxe uma lembrancinha para você!
Ash entrega uma caixa toda embrulhada para Max, que recebe o presente com muita humildade.
 Ash! Não precisava! Eu disse que só a sua presença já bastava!
 Pare de se fazer, Max! Abre aí!
O aniversariante começou a "descascar" o presente e, pouco a pouco, o conteúdo em seu interior começou a se revelar.
 Eu não acredito! Um PokéNav Plus! Isso deve ter custado uma fortuna! Ash, pra que foi gastar comigo?
 Ora, isso não custou nada! Como Campeão das Ilhas Laranja, da Batalha da Fronteira e da Liga Decolore, ao menos eu consegui guardar alguns trocados, não é mesmo?
 Como você sabia que eu estava precisando? A minha antiga quebrou não faz nem um mês!
 Digamos que eu fiz uma consultinha sobre o que comprar com o seu irmão. Mas isso não é tudo. Tem mais.
Max olha para dentro do pacote e percebe que é verdade. No fundo da embalagem, havia mais um presente, embrulhado em um plástico transparente.
 Não pode ser! É isso mesmo?
 Acredite se quiser. Ele é todo seu!
Max pegou a pulseira amarela novinha, que reluzia como ouro. Em seu centro, uma Pedra Chave acoplada, brilhando nas sete cores do arco-íris.
 Um Mega Bracelete! Eu sempre quis ter um! Ash, você é demais! Obrigado, muito, muito obrigado!!!
 Não precisa agradecer! É de coração... Você merece, Max!
 É preciso agradecer SIM, Ash! Você não precisava.
 Ora, Max. Não foi nada!
 Quer saber? Eu tenho um presente para você também, Ash.
 Hã? Pra mim?
 É. Você gosta muito de batalhar contra Líderes de Ginásio, não é? Pois hoje eu posso te dar esse presente.
 O QUE?! Max, é o que eu tô pensando?
 Isso mesmo, Ash! Este ano eu estou finalmente assumindo o Ginásio de Petalburg, como um Especialista em Pokémon de Tipo Planta!
 MENTIRA!!!
 É sério! E aí? Tá pronto para o desafio?
 Tipo... Agora?
 É, por que não?
 Mas não vai estragar a sua festa?
 Estragar? Que nada! Isso FAZ PARTE da festa! Afinal, tem coisa melhor que batalhar com os amigos?
 Bom, se é assim... É melhor se preparar, Max, porque eu estou sempre pronto pro fight!

A festa e todos os convidados são então transferidos para a arena de batalhas do Ginásio, que convenhamos, era um espaço muito maior e mais confortável.
Norman, o antigo líder e pai de Max, assume o papel de árbitro, desta vez preferindo não intervir nos assuntos do filho (acho que ele finalmente aprendeu uma lição!). Enquanto isso, os demais convidados, bem como os amigos que Ash e Max fizeram durante sua jornada por Hoenn, há dez anos atrás, servem-se de doces, salgados e bebidas variadas, enquanto assistem à grande partida.
 Este será um duelo de 6 contra 6. Mega Evoluções são permitidas e há de se considerar a inclusão do Tipo Fada, recentemente descoberto por Ruby e Sapphire, em Parisia. Além disso, ambos os treinadores podem fazer substituições caso julguem necessário. Podem escolher seus Pokémon!
 Ash, quer ver os Pokémon que eu peguei? Acho que você ainda não conhece nenhum, né?
 Não, porque quando nós viajamos juntos, você ainda era muito novo para se tornar um treinador!
 Então você vai se surpreender, porque todos os Pokémon com quem eu fiz AMIZADE naquela época, eu voltei para onde os encontrei e capturei! E assim eu compus todo o meu time!
 O que?! Sério?!
 Sério, Olha só! Breloom, é com você!
 Luuuuum!
 Um Breloom?
 Não tá lembrado do "Shroomish", Ash?
 O Shroomish foi um Pokémon que conhecemos logo no início de nossa jornada...
 Aaaah! Eu lembrei! Nós estávamos voltando de uma lanchonete quando encontramos aquele Shroomish aparentemente infeliz!
 Sim, e eu queria fazer amizade com ele, então você me deu um pouco de comida para que eu pudesse alimentá-lo. Infelizmente, na época, Shroomish era muito desconfiado e usou os seus Esporos Atordoantes, dando-nos um susto.
 Então nós notamos que Shroomish estava na cidade e não na floresta, onde sua espécie normalmente vivia. Imaginando que ele poderia ter sido separado de seu Treinador, nós decidimos que deveríamos levá-lo a um Centro Pokémon. Então você pegou um lenço e amarrou no topo da cabeça de Shroomish como presente, deixando-o muito feliz!
 Exatamente! Depois de muita confusão, Shroomish fugiu, mas nós o seguimos e descobrimos que ele estava vivendo em uma mansão, porque a floresta onde naturalmente vivia havia sido desmatada. No final, Shroomish ficou com os outros de sua espécie e um cara chamado Alex, que prometeu replantar a floresta!
 Deixe-me adivinhar: Você voltou até lá e reencontrou o Alex?
 Não. Alex infelizmente faleceu, mas os Shroomish continuavam replantando a floresta... Na verdade, todos eles agora eram Breloom, e aquele Shroomish, que tinha a faixa na cabeça, continuava com o presente, durante todos esses anos. Então ele decidiu vir comigo e se juntar ao meu time! Com isso, Breloom será meu primeiro Pokémon do Tipo Planta a defender o ginásio de Petalburg!
 Poxa, fico triste pelo Alex, mas que bom que a floresta foi replantada e que os Shroomish finalmente encontraram seu lugar!
 É, não é? Mas e você? Que tipo de Pokémon você trouxe do exterior?
 Bem, eu pensei que talvez você quisesse rever os antigos parceiros que nos acompanharam em jornada pela Região de Hoenn, então eu trouxe aqui somente aqueles que capturei na Região.
 Sério?! Deixa eu ver!
 Aah, você verá sim! Aipom é a minha escolha inicial. Vamos lá!
 Ooh, ooh!
 AIPOM! Há quanto tempo?!
Aipom corre até Max, o escala e então monta sobre sua cabeça.
 Eu também senti saudades, garota!
 Ei, pom, né?
 Bom, o que estão esperando? Podem começar!
 Isso vai ser demais!
 Mais que demais: Demais, demais!
Enquanto isso, Brock, Sapphire e Ruby, que estavam assistindo sentados na arquibancada, juntos aos demais convidados, enquanto forravam o bucho com docinhos e salgadinhos, comentam:
 Nossa, esses dois estão super empolgados!
 "Demais, demais"!
 O meu pai sempre quis que EU seguisse o seu caminho e me tornasse o seu sucessor no Ginásio de Petalburg. Mas eu decidi seguir por outro caminho e tentar os Concursos Pokémon, o que para ele foi um choque. Eu precisei fugir de casa... Mas quando o Max ficou grandinho, ele começou a demonstrar sinais de que não curtia tanto o tipo "normal" assim... Quando ele assumiu que gostaria de ser um especialista no Tipo Planta...
 Um tipo que Hoenn não tem um especialista há décadas!
 Vocês não imaginam a GUERRA que foi...
 Por sorte, hoje o sogrão está mais calmo!
 De qualquer forma, você ainda é a chefe dele, certo, Sapphire?
 Sem dúvidas!
 Ash, você continua usando Pokémon com desvantagem! Ainda não decorou a tabela de efetividades?!
 Não, Max. Pelo contrário! Isso eu já aprendi faz anos, mas eu continuo escolhendo o Pokémon que o meu coração manda porque... Bem, é mais divertido assim!
 Ótimo, então vamos começar! Breloom...
 Aipom...
  ...Soco Concentrado!!
     
Com destreza e velocidade, ambos os Pokémon colidem fisicamente, anulando os socos um do outro.
 O Soco Concentrado é um golpe que só funciona se o seu oponente não atacar...
 E falando em atacar, vamos nos preparar para evitar um superefetivo! Aipom, já sabe o que fazer!
 Eeeipaaaam!
Aipom rapidamente se multiplica com o Time Duplo, criando diversas réplicas ilusórias de si. Mas Max estava preparado para aquele tipo de estratégia, afinal, ele viu Ash criá-la em seus tempos de jornada!
 Destrua todos com a Bomba de Sementes!
Breloom começa a cuspir sementes explosivas que vão atingindo um a um dos Aipom falsos, fazendo-os desaparecerem como fumaça.
 Ah, não mesmo! Aipom, proteja-se com a cauda!
O Pokémon símio então começa a destruir os múltiplos projéteis que são arremessados com força em sua direção, a fim de evitar dano direto. Para isso, Aipom precisa agir tão rápido, mas tão rápido, que sua cauda preênsil parece se dividir em duas...
        
...e isso desencadeia um súbito processo de Evolução, trazendo complicações para Max.
 AM-BI-POM!!
 (Chocada) Minha nossa! Aipom evoluiu!
 Eu não poderia esperar nada menos de você, Ash!
 Aipom se torna Ambipom quando aprende o "Golpe Duplo" e depois sobe de nível. E a julgar pelo seu comportamento, talvez Aipom já soubesse esse movimento há bastante tempo e estivesse aguardando o momento certo para desencadear a evolução, quando se reencontrasse com Ash!
 É verdade, Ambipom? Você esperou por mim?
 (Assentindo com a cabeça) Ooh, ooh!
 Puxa, eu não poderia estar mais feliz! De saber que mesmo com todos os meus defeitos, como amigo e como treinador Pokémon, eu ainda sou querido e amado por todos vocês. Isso aquece meu coração. De verdade!
 Falando em coração... Ele estava certo quando mandou escolher a Aipom pra batalha, Ash! Quem diria...
 É, não é? Talvez seja o meu "sexto sentido" falando mais alto...
 Breloom, vamos mostrar tudo o que aprendemos desde que nos reencontramos! Cauda de Ferro, já!
 Ambipom, bloqueie com o Golpe Duplo!
Ambos os Pokémon atacam energizando suas caudas em um confronto que parecia erguer faíscas conforme os golpes colidiam.
 Agora, Breloom! Acabe com eles!
        
 Ah, não vai não! Ambipom, atacar!
Ao mesmo tempo em que Ambipom era obliterada pela Bola de Energia de Breloom, o Pokémon de Tipos Planta e Lutador de Max era alvejado pelo Ataque Veloz da Tipo Normal que compunha o time de Ash.
Quando a poeira abaixou após um breve momento de tensão, o resultado surpreendeu!
 BRELOOM!
 😵
 AMBIPOM!
 😵
 Deu empate!
 Que pena! Mesmo evoluindo, a Diva Ambipom não conseguiu derrotar o Breloom!
 Não, o problema não está na Ambipom! Foi o Max que se tornou tão forte quanto o Ash, a ponto de provocar um empate contra um Pokémon mil vezes mais experiente!
 Poxa, esse empate me fez lembrar de como eu conheci a Sapphire... Quer dizer, a verdadeira Sapphire, ocupada tentando cumprir com a sua agenda de Campeã, e não aquela garota resmungona e briguenta que atropelava todo mundo...

 Slaking, Hiper Raio!
 Pikachu, Trovão!
 Slaaaa!
 Chuuuuu!
Os dois ataques atingiram seus alvos ao mesmo tempo, provocando uma explosão em cada canto do campo de batalhas. Quando a poeira abaixou, Ash pode perceber que sua primeira Batalha contra Norman havia resultado em um empate...
 Poxa, não foi dessa vez que eu levei a insígnia...
 Paciência, Ash. Você está apenas começando na Liga Hoenn.
 Tem razão, Norman. Mas eu prometo que eu vou voltar aqui e te desafiar novamente!
 Claro. Certamente.
 Nota oito, Norman.
 Obrigado, Sapphire.
 Aaaah! Você de novo! É a menina que me atropelou! O que está fazendo aqui?
 E você é o Ash, certo?! Bom, eu estava assistindo a partida e avaliando o Ginásio Petalburg!
 Avaliando?
 Parte da minha rotina como Campeã inclui avaliar o poder dos Líderes de Ginásio e membros da Elite dos 4, mas isso tem sido... Exaustivo. Então me desculpe por ter sido grossa com você no outro dia!
 ESSE foi um pedido de desculpas sincero! Agora eu aceito!
 Como eu ia dizendo, Norman, você tirou 8, o que significa que poderá se manter no cargo de Líder de Ginásio por mais um ano. Eu odeio ser a pessoa que tem que dar essa notícia, mas é o meu trabalho... A soma de fatores que levou a esta nota inclui o fato de a partida ter terminado em empate. Receio que se tivesse perdido, talvez você seria desqualificado.
 Obrigado, Sapphire. Eu vou melhorar na próxima.
 Tenho certeza que sim!
Sapphire sorriu para Norman, mas Ash percebeu pelo rosto da menina, que ela estava cansada, ou melhor, EXAUSTA. Sapphire murchou logo em seguida, como se todas as suas energias tivessem sido sugadas. Aquele emprego a estava matando, afinal, ela era só uma adolescente e já estava tendo responsabilidades de uma adulta, e não qualquer adulta, mas a CAMPEÃ de toda uma Região!
Assim que Sapphire se afastou, Ash foi correndo falar com ela.
 Ei! Sapphire! Espere!
 Hã? Ash?
 O que aconteceu? Por que você está tão cabisbaixa assim?
 Ah, não é nada, não se preocupe... É só que... Eu preciso estar em Rustboro em no máximo 5 dias para avaliar o ginásio de lá, mas eu não aguento dar mais um passo. Eu estou tão cansada! Se eu soubesse que ser uma Campeã seria tão estressante, eu teria perdido de propósito!
 Não diga isso, Sapphire! Você conseguiu o que muita gente sempre sonhou! Não é para qualquer um!
 Eu sei, eu sei que eu deveria ser mais grata, mas eu simplesmente estou exausta... Não tenho dormido direito, viajando por aí sozinha e com medo de topar com alguém mal intencionado pelas rotas (não seria a primeira vez que isso acontece)... E nem me alimentado da maneira correta... Eu só preciso descansar. Descansar para poder seguir em frente!
 Espere. Então você está me dizendo que a razão pelo qual você está tão cansada é porque está viajando sozinha?
 Basicamente. O meu namorado, Ruby, que por ventura é o filho mais velho do Norman, foi para Sinnoh participar dos Super Contests, e meu amigo, Jade, agora está em Fiore tentando se tornar um guarda Pokémon, ou pelo menos ESTAVA, da última vez que eu o vi... Então tem sido solitário ao mesmo tempo que eu me sinto sobrecarregada com o tanto de tarefas que eu tenho que dar conta!
 Então por que você não vem com a gente?
 Hã?
 Eu também estou indo para Rustboro. Podemos chegar lá antes do seu prazo, se formos juntos. Você não teria razões para se preocupar com o acampamento à noite... Além disso, você vai se surpreender com a comida do Brock!
 Que isso, Ash? Eu gosto é das mais velhas, preferencialmente descompromissadas!
 Eu tava falando das REFEIÇÕES que você prepara, seu IDIOTA!
 Aaaah, tá! Me desculpe por isso!
 Perdoe o meu amigo, ele é idiota às vezes.
 Assim como você...
 O que?!
 Nada, não! Deixa pra lá. Eu só... Aceito. Aceito ir com vocês.
 Uaaau! Vai ser incrível ter uma Campeã como aliada!
 Essa atmosfera "briguenta" acabou me trazendo algumas memórias... Algumas BOAS memórias de quando eu era feliz e nem sabia! Então eu aceito ir com vocês até Rustboro!
 E depois de lá, pra onde você vai?
 Bom, para o Ginásio Dewford...
 Nós também vamos nessa direção!
 Até porque eu ouvi dizer que o Steven Stone anda morando por lá...
 Se quiser, pode ficar ainda mais tempo com a gente.
 Tudo bem, eu vou considerar o seu pedido... Se vocês não me atrapalharem no meu serviço, é claro!
 Óbvio que não! Não é, Pikachu?
 Pi, pikachu!
 Heheheh!
 O que foi? Por que está rindo?
 Eu gostei de vocês. De verdade. Só não me irritem, porque caso contrário, vocês serão massacrados pela Campeã!
  Sim, senhora!!!

 Volte, Breloom! Você foi bem! Agora é com você, Mightyena!
 Groooooar!
 Um Mightyena?
 Lembra quando a gente conheceu uma moça chamada Katrina e ela tinha um bando de Mightyena e um Poochyena solitário que não evoluiu com os outros?
 Oh, sim! Eu lembro! Mesmo ainda não sendo um treinador na época, você se uniu ao Poochyena para treiná-lo e no final de todo o esforço, ele conseguiu! Finalmente se tornou um Mightyena!
 Exatamente. Eu me encontrei com Katrina algumas vezes mais e depois de me observar em batalha, Mightyena resolveu se juntar a mim, por livre e espontânea vontade!
 Uau! Isso é incrível, Max! Você daria um ótimo Mestre Pokémon, conquistando o coração de vários Pokémon desse jeito!
 Mas e aí, Ash? Qual é a sua próxima escolha?
 Oh, é mesmo! Contra o Mightyena, eu vou de... Swellow!
 Wellow!
 O Bravo e Veloz Swellow! Como é bom reencontrá-lo!
 A sua observação foi pertinente. Swellow é um dos mais rápidos Pokémon que eu já tive, mas agora ele está AINDA MAIS!
 Então mostre toda essa velocidade que ele adquiriu!
 Se você está pedindo... Quem sou eu para discordar? Swellow, Ataque Rápido!
Swellow desce dos céus em um rasante, atingindo Mightyena nas costas e derrubando o Pokémon híbrido entre cachorro e hiena. Mas Max aproveitou a oportunidade da melhor maneira...
 Cauda de Ferro!
Com a proximidade de Swellow após a colisão, Mightyena consegue atingir o Pokémon pássaro com sucesso, causando danos.
 Se Swellow estivesse no ar, Mightyena talvez não pudesse alcançá-lo, mas já que ele se aproximou o bastante...
 Então é por isso que você queria que eu demonstrasse a velocidade do Swellow, não é? Para ele ficar próximo!
 É isso mesmo!
 Bom, vamos ver se você aguenta essa! Ataque de Asa!
Swellow desce mais uma vez, acertando Mightyena com suas asas energizadas por um brilho branco e causando mais danos ao Pokémon de Max, mas Mightyena parece resistir, quase como se aquilo fosse brincadeira de criança...
 A Natureza de Mightyena é Endiabrado (Impish), o que significa que ela tem maior Defesa física, em detrimento de Ataque Especial. Por isso, os seus ataques de corpo a corpo não são tão eficazes!
 Entendi! Max, você é mesmo o gênio do Pokénav, não é?
 É, eu sempre usei a Pokénav para avaliar os stats dos Pokémon e agora tendo todo o conhecimento que eu adquiri em minhas duas jornadas, a que eu tive ao seu lado, e a que eu fiz sozinho, posso dizer que eu aprimorei ao máximo minha compreensão sobre as estatísticas dos Pokémon!
 Então você é um expert nisso também?
 É claro!
 Mas não importa. O nosso próximo movimento NUNCA falha. Swellow, Ás dos Ares!
 Mightyena, intercepte com a Mordida!
Swellow desce dos céus tão rápido que provoca uma grande força de resistência do ar, mas mesmo assim, ele ainda consegue atingir velocidades impressionantes, próximas do mach 1. Mightyena, por sua vez, apenas aguarda com a boca aberta, capturando Swellow com a boca assim que o pássaro o atinge, sendo uma troca cruzada de golpes.
 Agora, Mightyena! Finalize com a Cabeçada!
Então, utilizando toda a sua força, o Pokémon canídeo empurra Swellow contra as pedras do campo de batalhas do ginásio, e todo mundo sabe que Pokémon do tipo Voador, especialmente os "tipo pássaro" não se dão bem com pedras...
 😵
 Swellow está fora de combate!
 Obrigado, Swellow! Você foi demais! Mas melhor ainda foi você, Max!
 Obrigado!
 Pena que o seu reinado está prestes a acabar! Vamos lá, Torkoal!
 Toooor-kooooal!
Torkoal, o chorão, sai de sua pokébola e imediatamente começa a berrar, ao ver Max. Ele era muito emocionado.
 Eu também estou feliz em te ver, Torkoal!
 Hoje o Max é nosso oponente, Torkoal!
 Tor?
 É sim, por isso eu preciso que mande a ver!
 O Torkoal era o Pokémon mais fraco do Ash! Seu índice de derrotas era altíssimo, mas agora ele me parece tão radiante!
 E não é por acaso! Vejam, uma luz começou a brilhar em cima do campo de batalhas desde que ele saiu da pokébola!
 Aquilo é... A "Seca", a Habilidade do Groudon?
 É sim! Parece que o Torkoal aprendeu uma nova habilidade!
 A Seca faz com que os ataques do Tipo Fogo fiquem muito mais fortes e em contrapartida, faz os ataques de água ficarem mais fracos! Ela ativa o sol intenso sempre que o Pokémon entra em batalha! É uma excelente habilidade!
 Mightyena, Presas de Fogo! Já!
 Torkoal, depressa! Defesa de Ferro!
Mightyena avança com os caninos envoltos em fogo e tasca uma mordida em Torkoal, mas o Pokémon de Ash rapidamente entra para dentro do casco, ficando envolto por uma luz azul que amplia sua defesa física.
 Caramba! Eu não me lembrava que o Torkoal era tão rápido!
 Eu também estudei as Naturezas dos Pokémon, Max! E a do Torkoal é, obviamente, Tímido (Timid), por isso ele chora tanto! Ele não sabe lidar direito com a sua vergonha... Mas essa Natureza é ótima, porque confere ao Pokémon um aumento em sua Velocidade, tanto para o Ataque quanto para a Defesa! Torkoal, Superaquecimento!
Torkoal tira a cabeça para fora do casco e com a boca, expele um bafo flamejante tão quente quanto magma fervente, ainda mais quente por conta do sol, nocauteando assim, Mightyena. Depois disso, a estatística de Ataque Especial de Torkoal decai em dois estágios, mas valeu a pena, ao menos é o que pensa Ash.
 Mightyena não pode mais lutar!
 Uaaau! O Torkoal tá mesmo grandão! Mas essa sua última fala, Ash, me deu uma dica sobre quem usar da próxima vez... Gardevoir, é com você!
 Gaaar!
 Max! Esse é AQUELE Ralts?
 Exatamente! Lembra que eu escutei o Ralts me chamando telepaticamente? Então eu corri e o encontrei perto de um lago, mas ele estava muito doente. Eu insisti em levar Ralts ao Centro Pokémon mais próximo, com o seu Snorunt, Ash, e precisei convencer a família de Ralts, Kirlia e Gardevoir, de que o ajudaria Ralts.
 Eu lembro disso! Quando você finalmente chegou ao Centro Pokémon, Ralts pode se curar de sua grave pneumonia. Mas quando Kirlia e Gardevoir chegaram para recuperar Ralts, ele não queria mais te deixar, Max, e quis ir com você.
 Sim! Eu prometi que voltaria para pegá-lo quando tivesse idade suficiente para me tornar um Treinador Pokémon... E EU VOLTEI!
 Que incrível, Max! Eu sempre imaginei que se você pegasse aquele Ralts, o evoluiria para Gallade!
 Que nada, Ash! Temos exaltar nossas raízes e nesse caso, eu gostaria de exaltar a Região a que chamo de lar, Hoenn. Por isso, Gardevoir me pareceu a opção mais correta, ainda que aquele Ralts fosse macho.
 Entendo! Mas me conta... O que o seu Gardevoir é capaz de fazer?
 Bem, a Natureza dele é Quieto (Quiet), então seu Ataque Especial é ampliado. Em adição a isso, eu o equipei com um item chamado Óculos de Escolha, que aumenta o Ataque Especial do portador em 50%, mas permite que ele utilize apenas o mesmo ataque durante toda a partida.
 Bom, isso não será um problema, porque um único golpe poderá levar Torkoal à derrota!
 Eu não teria tanta certeza! Torkoal, Bomba de Lodo!
     
 O que?!
Torkoal começa a expelir detritos pela boca, um ataque tóxico que causa danos massivos ao Pokémon de Max.
 Eu não tinha como saber se o seu Gardevoir foi ou não exposto à névoa maluca que causou o surgimento do Tipo Fada recentemente, mas a julgar pelo que o seu pai falou no começo da partida, para considerar o Tipo Fada, então eu SABIA que deveria tentar! Afinal, se ele fosse mesmo um Tipo Fada, então este golpe seria DESTRUTIVO!
 Exato! Se Gardevoir não tivesse sido exposto à névoa, ficando guardado na pokébola durante o fenômeno, por exemplo, ele ainda seria um tipo Psíquico Puro, e com isso, ataques do tipo Venenoso causariam dano Neutro, mas como agora ele é parte do tipo Fada, foi superefetivo! Você é um gênio, Ash! Mas Torkoal não é exatamente o melhor atacante do mundo, ainda mais após sofrer com as consequências negativas do Superaquecimento anterior! Vamos ver se ele aguenta! Gardevoir, Psíquico!
Utilizando a força da mente, Gardevoir cria uma vibração telecinética que se espalha rapidamente pelo ar, atingindo Torkoal e o fazendo levitar. O golpe causa danos severos, deixando o Pokémon chorão em apuros, mas isso AINDA não é o suficiente para derrotá-lo.
 A força não vem só do corpo, mas também da mente! Apesar de tímido, Torkoal CANSOU de se deixar ser derrotado na primeira tentativa. Ele trabalhou melhor suas emoções e agora consegue se manter em batalha por bem mais tempo!
 Ash! Isso é incrível! Eu jamais pensei que algum Pokémon seria capaz de resistir à combinação de Natureza Quieta + Óculos de Escolha + Psíquico, de Gardevoir!
 Pois pensou errado! Torkoal é agora um NOVO Pokémon! E por mais que ele esteja um pouquinho mais fraco por conta do último Superaquecimento, o sol ainda está ardendo, então acho que vale a pena tentar de novo! Torkoal, agoraaa!
 Gardevoir, depressa! Use o Psíquico!
     
Torkoal expele mais uma vez seu jato incandescente e Gardevoir ataca com mais um golpe telecinético hiper acentuado pela combinação de item + natureza mencionada por Max. A troca de golpes é intensa e o resultado é mais um empate, com ambos os Pokémon desabando após receberem uma expressiva e vigorosa quantidade de energia emitida um pelo outro.
   
 Ambos os Pokémon estão incapacitados!
 Valeu, Torkoal. Você conseguiu DUAS vitórias. Agora descanse, amigão!
 É, por essa eu não esperava... Eu realmente achei que Gardevoir fosse durar mais! Mas eu não tenho tempo para ficar choramingando! Meu próximo Pokémon é Banette! Lembra dele, Ash?
 GYAHAHAHAHAH!
 Desse eu não lembro...
 Mas eu lembro! E MUITO BEM!!! Certa vez, Max fez amizade com um Shuppet e ficava me assustando só porque ele sabe que eu tenho asco de Pokémon Fantasma!
 Hahaha! Foi divertido, na época! Shuppet era incrivelmente travesso e habitava uma mansão, na qual ele ficou vivendo esse tempo todo... Anos mais tarde, eu retornei à mansão e o capturei. Mas ele já estava evoluído, ele era agora um Banette.
 Então contra ele eu vou usar o Crawdaunt!
 Cró-dónt!
 Puxa, Ash! É tão bom rever o Crawdaunt! 😍 Eu tentei pegar um Corphish para mim também, porque eu tinha desenvolvido uma amizade com o SEU Corphish, lembra? Mas no fim, eu nunca consegui pegar um para mim...
 Cró, cró! 💘
 Eu lembro, você começou a AMAR o Corphish assim que o viu em batalha... E foi aqui mesmo, no Ginásio de Petalburg que você o conheceu, não foi?
 Foi sim! Foi na revanche que você teve contra o meu pai, ainda ANTES de prosseguir para Rustboro...

 Ash! Brock! Sapphire! Vocês por aqui? De novo?!
 Norman, eu estou de volta!
 Mas você batalhou contra mim ainda ONTEM! Acha que treinou o suficiente para uma revanche?
 Não só acho, como tenho certeza! Além do mais, o meu time está maior e mais diverso agora...
 Pode confiar, Norman! O garoto está determinado!
 Ele não vai parar enquanto não conseguir a insígnia...
 Bom, então se é assim, eu aceito o seu desafio. Mas antes... Posso chamar o Max? Ele ficou muito contente com a batalha de ontem e vai ficar ainda mais contente se puder assistir a partida de hoje.
 Mas é claro, Norman! Chama ele!
 O Corphish do Ash sempre foi atrapalhado, mas também era durão!
 Vamos ver como ele se sairá contra o Banette do Max!
 Crawdaunt, depressa! Use Dança do Dragão!
 Depressa, Banette! Queime-o com o Fogo Fátuo!
Enquanto Crawdaunt dançava, elevando seu Ataque Físico e Velocidade em um estágio, Banette emplacou queimaduras por toda a casca do adversário.
 De acordo com o meu novo Pokénax Plus que você me deu, Ash, a Habilidade do seu Crawdaunt é Hipercorte, que impede que sua estatística de Ataque Físico seja diminuída. Entretanto, o efeito das Queimaduras não é negado por essa habilidade, o que significa que ainda assim, seu Crawdaunt teve o ataque reduzido pela metade!
 Bom, e quem disse que o Carwdaunt só ataca pelo lado físico? Vamos de Especial mesmo! Pulso Sombrio!
A partir de suas pinças, o Crawdaunt queimado emitia frequentes pulsos de energia escura que se entrelaçavam como anéis de diferentes tamanhos, atingindo Banette com uma força brutal.
 Você quer jogar o jogo da supereficácia? Pois nós também podemos! Banette, Trovão!
Com a própria mão, Banette cria um raio de plasma que se propaga tão rápido quanto a luz pelo campo de batalhas, eletrocutando Crawdaunt e causando danos severos. As queimaduras emplacadas anteriormente aumentam ainda mais esse prejuízo para o treinador de Pallet, ou melhor, Littleroot.
 Crawdaunt, você está bem?
 Cró...
 Você quer parar? Pode voltar para a pokébola e descansar, se você quiser.
 *Balançando a cabeça para um lado e para o outro* CRÓ!
 Certo, se você prefere ficar na batalha, então vamos nessa!
 Caramba! O Ash realmente se importa muito com os seus Pokémon! Ele pergunta para eles se eles querem continuar ou parar a batalha! Eu nunca vi ninguém fazer isso!!
 Isso faz parte da evolução dele como Mestre Pokémon... Se eu visse o Ash de hoje e o Ash do passado lado a lado, que vivia amargurado e descontando a frustração no próprio time, eu jamais diria que se tratam da mesma pessoa!
 Parte do motivo pelo qual eu não gosto de Batalhas Pokémon e prefiro os Concursos é pela violência envolvida! Mas o Ash é muito, muito respeitoso! Que incrível! ♥ Sapphire, acho que eu vou te trocar por ele!
 Vai lá, garanhão!
 Crawdaunt: Martelo Caranguejo!
Crawdaunt energiza sua pinça direita com todo o poder do Tipo Água e se joga para um ataque de STAB contra Banette. Infelizmente, seu oponente estava esperando preparado.
 Bola Sombria!
Assim que Crawdaunt acerta Banette, o Pokémon Fantasma estoura uma esfera de ectoplasma sobre sua cabeça, causando uma explosão de fumaça que desorienta e danifica Crawdaunt.
 CRAWDAUNT!!!
 Cró!
 Nossa, porque o Ash não faz o Crawdaunt retornar? Ele vai perder se continuar lutando!
 Ele está respeitando a vontade do Crawdaunt...
 Os Pokémon também tem vontade própria e os Mestres devem agir de acordo com elas! Se Crawdaunt quer continuar, eu vou acolher o seu desejo e continuar. Agora, Crawdaunt, tente causar o máximo de dano possível: Surf!
         
Navegando em uma onda invocada com seus poderes aquáticos, Crawdaunt avança em direção a Banette, inundando-o. Isso causa mais danos que o Martelo Caranguejo anterior, mas o destino do Pokémon de Água estava selado.
 Bola Sombria!
Com mais um acerto, Banette retira Crawdaunt da partida, esgotando as últimas energias do animado Pokémon lagosta.
 Crawdaunt não pode mais lutar!
 Crawdaunt, você foi incrível! Obrigado por sempre lutar dando o máximo de si! Fique bem!
Ash recolhe Crawdaunt e já saca sua próxima pokébola, trazendo para o campo de batalhas...
 Glalie!
O Pokémon mais inusitado de todos os tempos a figurar o time de nosso menino Ash sem sombra de dúvidas era a cabeça chifruda flutuante com hálito de gelo. Apesar de assustador, ele era um Pokémon extremamente animado. Glalie estava com Ash desde que era um pequeno Snorunt, e tinha o costume de transformar Ash ocasionalmente em um picolé, como uma forma um tanto quanto incomum de demonstrar afeição.
Mas Glalie não fez isso desta vez. Ele estava diferente, mais velho, mais sábio, mais contido e mais focado. O tempo fazia bem não apenas para a mentalidade dos humanos, mas também para a dos Pokémon, no fim das contas...
 Glalie, acabe com ele! Giro-Bola!
Glalie então cria uma bola de energia tipo Aço em cada chifre e começa a girar em alta velocidade, como uma broca, partindo para cima de Banette, que não tem tempo sequer de respirar.
O Pokémon Fantasma é eliminado da partida, e Crawdaunt é finalmente vingado!
 Banette está fora da partida!
 Volte, Banette! Esta partida está ficando cada vez mais acirrada. Preciso compensar isso com minha próxima escolha! Vá, Poliwrath!
 Poli!
 Um Poliwrath!
 Ash, lembra que quando eu frequentei a Escola de Treinadores Pokémon, na Cidade de Rustboro, eu peguei o Poliwag emprestado?
 Eu o encontrei debaixo de um banco e o devolvi a Roxanne, que disse que ele era amigo de um menino chamado Kenny, mas Kenny, por sua vez, tinha medo de tocá-lo. Mais tarde, quando Tommy acidentalmente pisou no rabo de Poliwag, isso provocou uma briga entre Tommy e eu. Na prática de batalha, então eu usei Poliwag contra o Magby de Tommy, e foi aí que a nossa amizade surgiu.
 Recentemente, a Escolinha Pokémon da Roxanne fechou! Parece que ela quer focar no Ensino Superior agora!
 É, e os Pokémon de lá estavam para adoção. Então eu voltei e trouxe Poliwhirl comigo. Bastou uma Pedra d'Água para que ele evoluísse e se tornasse o musculoso Poliwrath!
 Bom, com a minha jornada mais recente acontecendo em Parisia, eu descobri o que alguns treinadores chamam informalmente de "movimento de dois tipos".
 Movimento de dois tipos?
 É. O nome desse movimento é "Liofilização", e é do tipo Gelo, mas é superefetivo contra Pokémon de Tipo Água, como se também fosse dos tipos Planta ou Elétrico. Agora, Glalie! Retalie!
Com uma baforada criogênica, Glalie transforma Poliwrath em pedra. O Tipo Lutador, por sua vez, usa os músculos para rapidamente se libertar, mas o dano causado havia sido deveras expressivo para ser ignorado!
 Vamos amplificar o próximo ataque de Poliwrath com a Gema d'Água! Vá! Hidro-Bomba!
Poliwrath dispara uma torrente de água pressurizada a partir dos órgãos em sua barriga, empurrando Glalie com força contra as pedras do ginásio e causando danos múltiplos. O item que ele segurava é consumido à medida que seu ataque aquático se utiliza dele para amplificar sua intensidade.
 Glalie!
 Poliwrath, não dê tempo de ele se recuperar! Soco Dinâmico!
 Depressa, Glalie! Proteção!
Glalie se protege com um campo de força, bloqueando a ofensiva de Poliwrath com sucesso.
 Agora, Glalie! Finalize com o Hiper Raio!
 Gleeeei!
 Não, não, não! Se você consegue bloquear nossos ataques, nós também conseguimos bloquear os seus! Raio Congelante!
Glalie sopra uma rajada de energia com temperaturas elevadíssimas, um potente movimento com base power de 150, enquanto Poliwrath envia, na direção do ataque do rival, raios congelantes.
A colisão dos dois se dá no ar, causando uma nuvem de fumaça e uma onda de impacto brutal que empurra com força ambos os combatentes contra as pedras do campo de batalhas...
...levando os dois a nocaute ao mesmo tempo.
 Ambos os Pokémon, Glalie e Poliwrath, estão fora de combate! Resta 1 Pokémon para cada!
 Uaaau! O Max tá cada vez mais próximo da força do Ash!
 Eu jamais pensei que viveria para prestigiar esse momento...
 Agora é 1 contra 1! A batalha está mais perto do que nunca de ser decidida!
 Então você preferiu deixar o MELHOR para o final, não é, Ash? O seu último Pokémon só pode ser o Sceptile! Mas saiba que eu também deixei o melhor pro final... Aqui vai o MEU inicial! Grovyle, conto com você!
 Grouváial!
 Max! Eu sabia que você escolheria o Treecko! Você sempre disse que escolheria o de Planta! Mas, sabe, Grovyle é a pré-evolução de Sceptile. Você terá muito trabalho aqui.
 Sep! Septáial!
 Não se preocupe, Ash! Eu equipei Grovyle com a Semente Milagrosa, então seus Ataques de Planta estão mais afiados que nunca!
 E falando em afiado... Que tal um pouco de esgrima? Sceptile, Lâmina de Folha!
 Grovyle, intercepte com o mesmo!
     
Sceptile e Grovyle são Pokémon com um estilo único de luta. Eles utilizam as folhas que se projetam para fora de seus braços como espadas e se digladiam em batalha. Aqui, ambos foram rápidos em bloquear o ataque um do outro. Embora Scpetile tivesse duas lâminas em cada braço, a lâmina que Grovyle conseguia criar a partir de suas três folhas, era maior. E assim, a primeira fase deste embate termina com ambos demonstrando a força que tinham em seus braços ao tentarem se empurrar.
     
 Incrível, Max! Incrível MESMO!
 Obrigado, Ash! O mesmo vale para você e pro seu Sceptile!
 Olhando os dois assim agora, eles se parecem pai e filho, treinando juntos... E isso me lembra também muitas questões... Questões que ficaram onde deveriam ficar: no passado.


Ash estava à beira de derrotar Norman novamente. Com suas novas capturas, ele conseguiu nocautear os dois primeiros Pokémon do Líder. Utilizando seu Treecko, Ash derrubou Spinda... 
Depois, com a assistência de seu Corphish, foi a vez de Zangoose deitar...
E por fim, mas não menos importante, Pikachu estava uma vez mais cara a cara com Slaking no confronto final, e desta vez, ele havia prometido para si mesmo que não iria falhar!
 Slaking, Terremoto! Depressa!
     
A preguiça gigante que lembrava uma fusão com gorila começa a saltar no mesmo ponto do campo de batalhas, provocando ondas sísmicas que abalam toda a estrutura, causando danos massivos em Pikachu. Mas o Pokémon Elétrico resiste, para a surpresa do Líder de Ginásio, que pensava ter acabado ali.
 Hã?!
 Pikachu e eu estivemos treinando duro para esse momento! Não é porque caímos da primeira vez, que cairemos na segunda! Não é mesmo, amigão?
 Pika, Pika!
  Agora, Pikachu! Aproveite que a Preguiça do Slaking ativou e ataque com seu novo e masterizado movimento: Cauda de Ferro!!!
 Aaaah! O Pikachu aprendeu um novo ataque! *--*
 Chuuu-aaaa-Pika!
Com a cauda transformada em aço puro, Pikachu acerta a cabeça de Slaking, fazendo-o cair e levar ainda mais dano devido ao tombo.
 Isso sim é digno do Campeão da Liga Laranja!!!
 Agora, finalize com Ataque Rápido antes que ele se recomponha!
 Vai lá, Pikachu! Vai lá! Você consegueee!
Então, com uma poderosa investiga de prioridade +1, Pikachu nocauteia Slaking, finalizando assim, o último Pokémon do Líder de Ginásio.
 Slaking! NÃO!!!
 Eu sabia que você ia conseguir, Ash! Eu sabia! Sabia!
 Obrigado, Max, mas eu devo tudo isso ao Pikachu!
 Pika, pika!
 É claro! Ele é o verdadeiro campeão aqui!!!
 Não. Você é que é...



Então...
 Aqui está, Ash... A prova de que você me venceu no Ginásio Petalburg, a Insígnia da Balança.
 Muito obrigado, Norman. Mas além da insígnia, tem algo mais que eu gostaria de lhe pedir...
 Hã?
 Sabe... Eu tenho muitos problemas com o meu pai... Muitos MESMO! Problemas dos quais eu não gosto nem de me lembrar, quem dirá falar... Eu achei que me mudar pra longe me faria esquecer de tudo, e de fato, eu me sinto bem melhor agora. Mas não foi a mudança de casa que me fez deixar o passado para trás, e sim, a mudança que ocorreu dentro de mim. Eu sei que você se esforça para fazer o seu melhor como um bom pai, mas eu estou percebendo que o Max AMA batalhas Pokémon, assim como eu, e ele está louco para sair em uma jornada Pokémon, então por que você não o deixa?!
 O que?! 😡
 O Max pode vir comigo e se tornar meu aprendiz!! Eu já reuni uma turma para viajar comigo por Hoenn! O Brock ali é Líder de Ginásio e a Sapphire é a atual Campeã da Região. Eu te prometo que ele estará em boas mãos! Por favor, Norman, considere o meu pedido. O seu filho PRECISA saber que você confia nele!
 Eu... Não posso! A minha decisão é que ele FIQUE e treine comigo! Não posso PERDER mais um filho! 😡
 Do que você está falando, pai? Você não vai me perder!
 E você também não perdeu o Ruby, Norman, ele está vivendo o que sempre quis, o que sempre sonhou!
 Vocês não entendem... Ainda são muito novos para isso! Quando vocês forem pais, aí é que vocês entenderão! 😡
 Mas, pai... O que é que custa? Eu só quero conhecer o mundo! Eu sei que eu ainda não tenho idade para ser legalmente um treinador Pokémon, mas... Poxa... Essa é a coisa mais LEGAL que alguém já fez por mim! Eu prometo que não vou fazer nenhuma besteira! Eu ainda vou voltar pra casa e ainda vou treinar para, um dia, assumir o seu lugar, como o senhor sempre quis!
 Anda, Norman. Eu sou experiente, o Brock é experiente, a Sapphire então, nem se fala... Todos nós temos capacidade de cuidar do Max enquanto ele estiver em jornada! O garoto só quer ver o mundo e conhecer como a vida é lá fora! Não seja como o meu pai, que me abandonou, mas também não seja um pai que sufoca, e não deixa os filhos respirarem! Você mesmo chamou o Max para assistir essa batalha porque sabe que ele se interessa pelo esporte! Por favor, deixe ele vir com a gente! Aprendizagem nunca é demais!
 Ash tem o meu apoio, Norman. Eu posso cuidar do Max!
 E eu também!
 Eu... Preciso de um tempo para pensar. 😡
Norman então cruzou os braços e fechou os olhos. Mesmo com os olhos fechados, no entanto, sua expressão era séria e, obviamente, de negação. Aquele homem estava inclinado a recusar a oferta, por mais que o coraçãozinho do pequeno Max estivesse vibrando com a possibilidade de finalmente fazer como o irmão mais velho e sair em uma jornada Pokémon... Então, de súbito, ele anunciou sua resposta, ainda que estivesse com um pé atrás:
 Está tudo bem... Conseguiu me convencer. Se é isso o que você quer, Max, então vá. Mas eu só o permito sair desta casa porque a Sapphire estará junto!
 Obrigado, pai! Obrigado!!!
 Não agradeça a mim. Agradeça ao Ash ali. Se ele não pedisse com jeitinho, eu jamais teria deixado.
 Ash, você... Obrigado por fazer isso por mim. Muito, muito obrigado!
Emocionado, Max abraça Ash, e na sequência, Brock e Sapphire se reúnem para um grande abraço coletivo.
 Max, não precisa agradecer. Você é meu amigo agora, e é isso o que os amigos fazem uns pelos outros...


 Eu sou muito grato por ter te conhecido, Max. Durante a nossa jornada, você me mostrou que é bom ser criança, e que está tudo bem chorar quando as coisas não estão dando certo...
 Ash... Desde o PRIMEIRO DIA, você me ensinou que quando a gente cai, é preciso se levantar... Eu também sou muito grato a você, e grato por ter vindo à minha festa e aceitado o meu convite para batalhar!
 Vamos dar o nosso melhor, Max! Promete que vamos continuar sendo amigos, independentemente no resultado?!
 Foi você mesmo quem me disse, há dez anos atrás, Ash, que mesmo amigos podem ocupar posições de rivais de vez em quando... Então, não precisava nem ter perguntado!
 Que orgulho de você, Max! Você já é um homem feito! Agora eu me sinto como um pai... Um pai que eu mesmo nunca tive...
 E você foi esse pai para mim, Ash... Se arriscando daquele jeito e pedindo pra "fera" aqui deixar eu viajar com você... Vamos terminar essa luta com estilo, independente de quem vencer ou perder.
 Pode apostar que sim!
 Agora é a NOSSA vez de usar o "ataque que nunca erra". Grovyle, Ás dos Ares! Vaaai!
 Ei, existe SIM uma maneira de o Ás dos Ares errar, Max! Sceptile, use Detectar!
Max tenta emplacar um golpe superefetivo do Tipo Voador, mas Sceptile se esquiva com uma visão aguçada, escapando por um triz.
 Agora: Oblitere com o Pulso de Dragão!
Sceptile sopra uma rajada dracônica em direção a Grovyle, que é atingido em cheio, levando danos. Mas o Pokémon Inicial de Max é resistente e segue de pé, de cabeça erguida.
 Grou!
 É isso aí, Grovyle! Agora o Projétil de Semente!
Grovyle cospe sementes tão rápido que parecia uma metralhadora, saraivando Sceptile, que tenta se defender com a cauda, afastando algumas sementes, mas ainda sendo impactado pela batida de muitas outras.
 Aaah, isso é tão nostálgico! Só quem viveu, sabe... Sceptile, por favor, hora do Raio Solar!
Assim como Torkoal, o sol artificial provocado por ele já se foi, então Sceptile precisa ficar um tempo carregando o seu Raio Solar para poder, de fato atacar. E isso abre uma brecha para Max...
 Esta é a oportunidade perfeita para infligir um crítico! Grovyle, retalie mais uma vez!
Dito e feito! Com seu projétil de sementes, Grovyle atinge Sceptile múltiplas vezes, enfraquecendo o Pokémon de Ash ao conseguir um acerto crítico após tamanha persistência. Mas assim que o golpe de Grovyle para, Sceptile dá indícios de que está pronto para atacar mais uma vez...
 Sep!
 Agora, Sceptile! Raio Solaaaar!
A partir de sua boca, Sceptile expele um feixe de luz branca cegante que atinge Grovyle, causando dano contido, enquanto o Pokémon de Ash empurra seu adversário com a força do golpe.
 Eu não entendo! Por que o Ash simplesmente escolheu um ataque de Tipo Planta sabendo que não teria tanto efeito... E por que o Max não voltou a usar o Ás Aéreo, já que seria superefetivo?
 Esta é uma batalha que envolve muito mais do que apenas vencer à base da força... É uma disputa de ego!
 Hã?
 Por serem da mesma linha evolutiva, tenho certeza que Grovyle e Sceptile estão se comparando, medindo a força um do outro. E o Ash, como aspirante a Mestre Pokémon, conseguiu perceber isso!
 E não apenas ele, como também o Max!
 Por isso aquela luta de espadas no começo, então?
 Exatamente! É claro que eles podiam atacar utilizando golpes melhores desde o começo, mas eles estavam testando a resistência um do outro...
 Olha só o que você fez, Ash! Grovyle está verdejante! É a Habilidade Supercrescimento em ação, que aumenta a potência de seus movimentos de Tipo Planta!
Apesar de estar ficando cansado daquela partida, Grovyle estava se sentindo mais forte com o aumento de suas propriedades ofensivas.
 Agora, Grovyle! Vamos fazer aquilo que aprendemos assistindo ao meu irmão!
 O que?! Max, você aprendeu alguma coisa COMIGO?
 Aprendi, mas não se ache muito, a minha maior inspiração continua sendo o Ash! u-u
 Ah, cala a boca, pirralho!
 Grovyle, não temos tempo para distração! Use sua Lâmina de Folha no Estilo Rotatório, como nos Concursos!
 Groooou!
Grovyle gira enquanto emana a energia cortante que transforma as folhas em seus braços em lâminas e parte como uma broca para cima de Sceptile, desferindo um corte voraz em mais um acerto crítico sobre a sua forma evoluída.
 Deu crítico de novo!
 O que foi Ash? Por que está se segurando?
 O que?
 Nós não combinamos que daríamos o nosso melhor? Então por que ainda não mostrou todo o potencial do Sceptile?
 Ah, você está falando disso?
Ash mostra a todos a Pedra-Chave que carregava consigo, reluzindo nas 7 cores principais do espectro da luz visível.
 Vamos, Ash! Eu quero ver do que você é capaz!
 Tem certeza, Max? O jogo não vai ficar muito injusto para o seu lado?
 Eu quero ver, Ash. Eu quero! Você não entendeu ainda? Eu quero olhar para você e me espelhar! Quero ver quem o meu Grovyle pode e VAI se tornar algum dia! Você foi meu mentor, e eu, seu aprendiz durante nossa jornada juntos, mas eu continuo tendo a sensação de que estou eternamente aprendendo com você, como se essa jornada nunca tivesse acabado... Então, por favor, Ash! Apenas faça isso!
 Já que você insiste... Vamos mostrar do que somos capazes, Sceptile!
 Sep!

Ao pressionar a Pedra-Chave atendendo ao pedido de Max, Ash desencadeia um fenômeno que transcende a linha do que é apenas batalhar por batalhar, e do que é batalhar com paixão. Utilizando de toda a sua conexão e amizade com Sceptile, Ash provoca uma mudança física em seu Pokémon, uma mudança drástica que vem com muito sofrimento para Sceptile devido ao alto nível de energia que começa a se infiltrar em suas veias e que, portanto, só é possível de se estabilizar graças à confiança mútua que é nutrida entre esses dois.
     
     
     
Após uma sequência espetacular de luzes que se acendiam e apagavam como fogos de artifício, uma marca que lembrava uma fita de DNA multicolorida como o arco-íris surge sobre a cabeça do Pokémon, que agora atendia por Mega Sceptile.
 Seeeep!
 Uaaau! Que incrível! Está vendo, Sceptile? Aqueles somos eu e você em breve, em um futuro não muito distante!
 Grooou!😍
 Quero que dê tudo de si neste último golpe! Ataque Rápido!
Grovyle então corre velozmente pelo campo de batalhas, jogando seu corpo para cima do de Mega Sceptile, com o intuito de derrubá-lo. No entanto, Mega Sceptile permanece de pé, resistindo ao forte empurrão de seu oponente.
 Grrrrr!
 O que?!
Então, o Pokémon de Ash expande uma energia colorida que atravessa todo o seu corpo, propagando-se pelo espaço como uma onda de impacto que empurra e derruba Grovyle, fazendo-o cair no chão.
 GROVYLE!!!
 Recentemente, Max... Muito recentemente, eu descobri um novo mundo de Batalhas Pokémon! Um mundo de MECÂNICAS! E uma vez que você se depara com tantas possibilidades de incrementar uma batalha, é um caminho sem volta... E com isso, eu quero dizer que a Megaevolução não foi a única mecânica que eu aprendi a usar nesses tantos anos de jornada! Você está agora diante de um fenômeno encontrado inicialmente na Região de Ferrum chamado Synergy Burst!
 Seeep!
 Synergy Burst?!?!?!
 É uma mecânica que nos permite executar o Burst Attack: Clarão da Floresta!!
A energia emanada por Sceptile claramente transcendia os níveis normais de uma Megaevolução. Estava mais do que óbvio que Ash vinha utilizando duas mecânicas ao mesmo tempo.
 O que é isso?!
As Lâminas de Folha nos braços de Sceptile alcançam tamanhos nunca antes imaginados, sendo mais amplas que o próprio comprimento do Pokémon lagartixa do topo da cabeça à ponta do rabo. E com um único soco de fazer o chão estremecer, direcionado ao próprio campo de batalhas, Mega Sceptile provoca o aparecimento de raízes que rapidamente percorrem o Ginásio de Petalburg...
...até envolverem seu alvo, Grovyle, e prenderem-no em uma espécie de casulo.
A explosão que se sucedeu alcançou níveis tão altos de luminosidade que obrigou todos os presentes a fecharem seus olhos, incluindo o próprio Mega Sceptile, no momento em que a partida chegou ao fim com a execução completa de um Burst Attack.


Quando a poeira finalmente abaixou, o que só foi se dar completamente após decorridos 5 minutos da execução do movimento, o resultado inevitável estava dado:
 Grovyle não pode mais lutar! A vitória é de Ash!
Max recolhe Grovyle e leva sua pokébola ao coração, enquanto fecha os olhos e agradece mentalmente pela excelente partida que acabara de ter.
 QUE DEMAIS!!! Ash! Isso foi incrível!!! Eu também quero aprender!
 Será um prazer ensinar, Max, quando for a hora certa.
 Agora está na hora de eu te recompensar por ter me vencido... Aqui está. A Nova Insígnia da Balança...
Max puxa de seu bolso um pequeno item metálico como uma medalha. Era uma Insígnia da Balança, exatamente como a que Norman havia lhe dado no passado, mas esta havia passado por um redesign.
 Pra falar a verdade, é estranho entregar uma insígnia após perder uma luta. É a primeira vez que eu faço isso.
 O que?! Esta é a primeira vez? A sua... Primeira Batalha de Ginásio oficial como um Líder?
 É sim! Esta festança toda não é só pelo meu aniversário, mas também pela minha posse do Ginásio! E pensando nisso, eu queria que minha primeira luta fosse contra você, pois se você não tivesse desafiado a autoridade do meu pai, naquela época, isso jamais teria sido possível! Então, obrigado mais uma vez por tudo.
 Uau, Max! Eu... Fico lisonjeado!
 Você abriu caminho não só para mim, Ash, mas tenho certeza que para muita gente... Quantas crianças, assim como eu, não cresceram te assistindo e acompanhando a sua evolução ao longo de anos de jornada, pelas mais diversas regiões, explorando Terra, Céu e Mar? Por isso, eu digo e repito, Ash: Um dia, se Arceus quiser, eu quero ser como você!

[FIM]

Disclaimer: Oi, o meu nome é Kevin e eu sou um homem adulto que gasta horas e horas de seu precioso tempo escrevendo e editando fanfictions de Pokémon por pura diversão! Eu não recebo um centavo por isso! Nunca recebi uma doação sequer para apoiar minha produção! Todo o meu trabalho é movido puramente por amor à franquia e eu o faço para me sentir feliz, o que geralmente acontece toda vez que eu termino um capítulo, e mais ainda, quando eu termino uma história. Então, se você chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário abaixo, caso contrário, não tem como eu saber se estão gostando ou não, nem receber sugestões de melhoria. Vamos lá, comente! Assim como eu escrevo sem receber nada por isso, comentar também é de graça e ajuda o autor a entender melhor os seus erros e aprimorar a escrita.


4 comentários:

  1. Boa tarde amigo, olha eu n entendo muito das questões de hoenn que n seja os jogos, MAAAS, em batalhas eu sei que elas estão interessante, para mim, eu no inicio tentei fazer algo como que vc faz, mas eu pensei em acha o meu próprio estilo de batalha, enfim esse capitulo pra mim foi bem interessante um Ash maduro, um ash do passado kkk, parabéns pelo capitulo, e foi uma ótima batalha viu :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Marcos! E aproveitando que vc está aqui, queria te agradecer publicamente por ter me ajudado com os recolors das roupas do Ash, que foram utilizados neste capítulo e por me ajudar a ajustar essa ideia de passado e futuro explorada na fic! Eu também me diverti muito aquele dia fazendo a capa com a sua ajuda! Muito, muito obrigado por tudo! Sou muito grato por ter te conhecido!
      É uma pena que você não tenha assistido o anime de Hoenn, pq esta one-shot está recheada de referências diretas a coisas que aconteceram na saga! Hahahaha Mas nada que comprometa o entendimento, pq aparentemente eu "explico tudo demais" kkkkkk
      Novamente, te agradeço muito pelo apoio e por comentar aqui. Isso é muito importante pra mim! Gratiluuuz! :D

      Excluir
  2. kevin eu adorei a historia na proxima poe otra so que de kalos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Gostaria de publicar na ordem cronológica, então as próximas serão Sinnoh, Unova e depois Kalos. Mas não se preocupe que sai ainda nessa primeira metade do ano, prometo!

      Excluir

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.