Pokémon Laços: Teal & Indigo 3 - (Parte H): VS Charizard


No dia seguinte, Friede poderia estar tirando um cochilo, arrumando as coisas no seu dormitório ou simplesmente treinando, mas ele estava de volta à Central Plaza no encontro dos 4 biomas do Terarium para desafiar o próximo membro da Elite dos 4 da Academia.

Mas quem queria estar fazendo qualquer outra coisa, exceto estar ali era o próprio Elite...


Drayton era a descrição em pessoa para o termo "largado". Ele não estava nem aí para os estudos, tampouco para suas obrigações enquanto membro da Elite 4 da Blueberry Academy. Inclusive, ele havia se tornado o Campeão da Escola, mas abdicou seu título ao descobrir o tanto de responsabilidades extras que teria sendo o Campeão... Então decidiu ser apenas um Membro da Elite dos 4. Mas mesmo um membro da Elite precisa cumprir prazos e realizar tarefas que justifiquem o preenchimento de seu cargo.


 Eu não sabia que tínhamos um encontro hoje!
 Isso não é um encontro!
 Mas poderia ser! Qualquer coisa é melhor do que... isto.
 Hum?
 Você não deveria estar fazendo qualquer outra coisa? Eu ouvi dizer que você era o único estudante com bolsa garantida... Por que ainda está aqui?
 Bom, digamos que eu quero seguir adiante com o Desafio da Elite dos 4.
 (Bufando) Ótimo... Mais um aspirante a Campeão...
 Você é Drayton, certo? Neto do Grande Mestre Drayden, Campeão da Região de Unova!
 Exatamente. E Ex-Campeão da Liga Blueberry, se você perguntar a qualquer um pelos corredores.
 Sério? Você já foi o Campeão da Liga?
 É, é... Acho que sim... Mas eu não queria me tornar o meu avô e desisti do cargo. Então o Cyrano assumiu no meu lugar. Achei que agora que eu sou só um Elite, ele pararia de pegar no meu pé, mas ele me colocou para trabalhar hoje e eu não poderia estar de saco mais cheio...
 "Não queria se tornar o avô?" Por quê...? Essa é uma oportunidade incrível! Ser o Campeão da Liga Blueberry! Como você pode jogar essa oportunidade for--
Friede se interrompe ao perceber que ele se lembra de uma pessoa que tem medo de seguir os passos de um parente e acabou desperdiçando várias oportunidades de emprego boas.

(Flashback)
 *Aborrecido* Pai... Me desculpe por não ser o filho que o senhor queria que eu fosse...
 O que foi, filho? Por que está falando isso?
 Eu... Falhei. Falhei miseravelmente. Não consegui passar no vestibular. Eu não fui bom o suficiente.
 Por que está se cobrando tanto, Friede? Você tem todo o tempo do mundo pela frente! Ainda dá tempo de fazer o que você quiser!
 Não. Eu... Nunca vou ser como o senhor! Por mais que eu me esforce, eu... Nunca vou conseguir. Eu não sou o melhor da turma e nunca serei. Eu não tenho amigos, eu não tenho fama e não sei fazer dinheiro. Eu não quero ser um clone seu. Não é isso o que eu quero ser!
 E quem você quer ser, afinal, Friede? Quem?
 Eu... Não sei!
 Quem diria... O tempo passou rápido demais. Eu pisquei e você já se tornou um homem. Eu nunca fui um pai presente para você. Se eu soubesse que eu teria tão pouco tempo, eu teria aproveitado mais...
(Fim do Flashback)

Então aquelas lembranças estavam de volta? Aquelas MALDITAS lembranças...
 Deixa pra lá. Vamos batalhar!
 Sabia que eu gostei de você, Friede?
 Hã?
 Desde que eu o vi pela primeira vez, desembarcando na Academia. Você parece ser como eu...
 Como você, como?
 Muito além de termos o cabelo branco, você me parece do tipo que mata aula e não tá nem aí para o que essas bostas de professores dizem! Você e eu poderíamos fumar um beck qualquer hora dessas...
 *Pensando* DROGA! Então é esse o tipo de imagem que eu passo?!?!?!
 O que foi? Vai me dizer que você não puxa um brown?
 Não é isso. É só que... Eu estou tentando alcançar algo que eu jamais pensei que eu tinha vontade de correr atrás. Talvez você devesse se permitir ser mais como o seu avô. Eu o conheci, ele é gente boa!
 É um velho babaca, isso sim! Bora pro Bioma Polar! Já vi que ficar conversando não vai me livrar de ter que batalhar, então pra que perder tempo?





O Bioma Polar era o mais frio de todos os biomas do Terarium. Consistia em uma área glacial extremamente realista, com encostas inteiras feitas de gelo, e os Pokémon que viviam aqui tendiam a preferir este tipo de ambiente, embora Friede tivesse avistado um inicial aqui e ali, meio que perdido nesse ambiente severo. O mais difícil de compreender era em como os idealizadores do Terarium haviam feito para que a temperatura fosse diferente em cada um dos ambientes, não se misturando com a dos demais biomas. Mas isso era uma dúvida que podia ser respondida outra hora. Agora Friede precisava dar um jeito de vencer Drayton, pois seu tempo estava correndo.
Apesar de estar insuportável de frio, Briar, Cyrano e Amethio estavam em sua habitual mesinha avaliando as batalhas à distância (para o desgosto de Drayton).
 As regras são as mesmas de sempre e blá, blá, blá. Quer terminar com isso logo? Me derrote, se você for capaz.
 Não tenha dúvidas quanto a minha capacidade, Drayton! Eu já cheguei até aqui, não vou recuar!
 Eu já vou lhe avisando: Não é porque eu não compareço às aulas da Srta. Briar que eu não sou ótimo em batalhas. Eu normalmente não gosto de iniciar partidas, mas uma vez que eu as inicio, eu tenho preferência por terminar COMO VENCEDOR. Então já que estamos aqui e eu PRECISO lutar contra você, é melhor se cuidar! Sceptile... Heliolisk, é com vocês!
 Pokédex?
 Sceptile, o Pokémon Floresta, de Tipo Planta. Nas costas de Sceptile crescem algumas sementes. Elas estão repletas de nutrientes que podem revitalizar as árvores. As folhas que crescem em seu braço são tão afiadas quanto uma espada.
 Heliolisk, o Pokémon Gerador, de Tipos Elétrico e Normal. Ele abre seu babado e gera energia. Apenas um deles é capaz de gerar energia suficiente para alimentar um arranha-céu. Ele estimula seus músculos com a eletricidade, aumentando a força das pernas, podendo correr rapidamente.
 Nesse caso eu vou com Lucario e Rotom!
 Woof!
 Hihihihi!
 Vamos iniciar fervendo! Sceptile, por favor... Assuma sua tipagem oculta! Hora do Terastal!
Drayton joga seu Tera Orb de qualquer jeito (sim, ele não tinha força de vontade nem para isso) e mesmo assim, funciona.
A energia cristalina que emergiu de dentro da esfera banhou Sceptile com sua luz, transformando seu corpo em uma escultura viva de vidro, uma enorme joia em formato dracônico pendendo sobre a cabeça.
 Um tipo Dragão... Ótimo! Rotom, use o Poder Oculto em Sceptile! Lucario, Aura Esférica em Heliolisk!
Rotom abriu a partida lançando uma onda de energia Tipo Água em direção a Sceptile, mas este se esquivou habilmente, mesmo sem nenhum comando de Drayton. Enquanto isso, Lucario concentrou sua energia, desferindo uma Aura Esférica brilhante em direção a Heliolisk, que se defendeu com uma rápida Carga Parabólica, que impediu o avanço do ataque, fazendo-o explodir no ar antes de chegar a acertá-lo. A energia resultante da explosão volta para Heliolisk, que se alimenta dela, ficando ainda mais forte e mais ágil.
 
Heliolisk_Parabolic_Charge_2 
 Huh... Quem disse que VOCÊ é o mais veloz, para atacar primeiro? Sceptile, Heliolisk! Mostrem a eles quem é que manda aqui!
        
Com a velocidade de um raio, Sceptile revidou com uma poderosa Lâmina de Folha, cortando o ar em direção a Rotom, que tenta se desviar, mas mesmo com seu corpo feito de plasma, ainda não é veloz o suficiente. Heliolisk, então, disparou uma Explosão Focalizada, atingindo Lucario em cheio. O impacto foi forte, mas o Pokémon que outrora pertencera a Cynthia resistiu firme e resoluto.
 Wooof!
 Lucario, você está bem?
Lucario não precisou responder diretamente. A aura que ele emitia atestava sua saúde.
 Eu não esperava que Pokémon de sangue frio fossem tão velozes assim em um ambiente gélido como este!
 Sangue frio? Não... Você está enganado. Embora meu time seja composto primordialmente por Pokémon Lagartos, eles foram treinados para superarem seus limites físicos. Veja... A energia do Terastal está fervilhando dentro da carapaça de cristal. Isso aquece o Sceptile... Já o Heliolisk... Bem, você ouviu o que a Pokédex disse. Ele usa a eletricidade para tonificar seus músculos e isso lhe confere velocidade.
 Soluções criativas, soluções criativas... A cada dia que passa, eu me surpreendo mais com o tipo de "soluções criativas" que os alunos da BB Academy são capazes de inventar!
 É pra isso que estamos aqui, não é? Ou pelo menos, deveria ser... Acho que essa é a única matéria que eu sou capaz de Tirar "A": Batalhas Pokémon!
 Se você diz, quem sou eu pra criticar? Rotom, Lucario, hora do contra-ataque!
Em resposta, Rotom conjurou toda a sua energia espectral, arremessando com força uma Bola Sombria em direção a Sceptile... Enquanto isso, Lucario concentrou sua mente, liberando um potente ataque Psíquico em direção a Heliolisk, que foi atingido em cheio, sendo esmagado pela pressão telecinética exercida pelo Pokémon Aura.
O intrépido Sceptile, entretanto, usa o Detectar e com isso, consegue se esquivar uma vez mais da ofensiva de Rotom, e na sequência, trocou para o Pulso de Dragão, atingindo Lucario em um golpe devastador.
      
 Agora, Heliolisk! Inunde o campo de batalhas!
A batalha alcançou seu clímax quando Heliolisk retaliou com um poderoso Surf, envolvendo tanto Lucario quanto Rotom em uma onda de água direcionada cuidadosamente para não pegar em seu parceiro Sceptile. Graças à temperatura extremamente baixa do Bioma Polar, a água é congelada instantaneamente, e por conseguinte, os Pokémon de Friede.
 !!!!!!!
 E agora, docinho? Quem é que tem sangue frio?
 Lucario! Rotom! Libertem-se!!!
 Huhuhuh... Não adianta, chuchu. Eles não podem ouvir você.
Drayton poderia estar certo. Dentro do gelo, os Pokémon de Friede não podiam escutá-lo. Mas eles ainda podiam senti-lo.

De dentro do cubo de gelo, Lucario começa a expandir sua aura, chegando até Rotom. O Tipo Lutador então dá início a uma comunicação com o Tipo Elétrico, abrindo um canal para enviar e receber mensagens através de sua energia vital e, mesmo sem o conhecimento de seu treinador, eles bolam um plano para escaparem de dentro do aprisionamento.

Friede se surpreende quando os estilhaços voam!

Lucario e Rotom bradam bravamente enquanto superaquecem o campo de batalhas com a energia de seus movimentos: Aura Esférica e Choque do Trovão.
        
 Lucario! Rotom!!
 Que Pokémonzinhos danados!
 Rotom, você aprendeu um novo movimento! O Choque do Trovão!
 Hihihihi!
 Aff, fala sério!
 Que foi, Drayton? Tá achando que é só você que pode bolar estratégias mirabolantes?
 Eu nunca disse isso! Mas já que você mencionou, acredito que VOCÊ não tenha bolado nada!
 É, tem razão. Lucario e Rotom são os protagonistas desta história!
 Correção: ERAM, pois eles estão prestes a deixarem esta partida e virarem história! Heliolisk, Tremor!
 Lucario, Aura Esférica!
Heliolisk_Bulldoze
O choque foi brutal. De um lado, Heliolisk pulava histericamente no chão, provocando uma onda sísmica que avançou para o sentido oposto do campo de batalhas em instantes. Do outro, Lucario criou e arremessou uma bola de energia consumindo todo o seu poder do tipo lutador no processo.

A colisão se dá de forma simultânea. Ambos os Pokémon atacantes caíram, incapacitados de continuarem a partida e tal como Drayton previra, "viraram história".
     
 Uau. Isso foi formidável. Mas ainda estamos longe dos nos render. Cyclizar, adiante!
 Braviary, é com você!
Ambos os treinadores escolhem seus próximos Pokémon, trazendo-os para fora ao mesmo tempo. Assim que vê o adversário, no entanto, Friede faz uma pequena pausa para checar a pokédex.
 Cyclizar, o Pokémon Montaria, de Tipos Dragão e Normal. Este Pokémon viveu em muitas casas na região de Paldea desde os tempos antigos. Representações disso foram encontradas em murais de 10.000 anos de idade. Parece que Cyclizar não se importa em ser montado porque o calor de um piloto ajuda a evitar o frio.
 Um Pokémon Pré-histórico, hum? Isso me lembra os Pokémon que a Professora Sada e o Professor Turo estavam estudando...
 O que eu sei é que Cyclizar está prestes a te apunhalar. Oh, não! Espere! É o SCEPTILE que vai fazer isso! Garra de Dragão, já!
As patas de Sceptile crescem com um brilho cortante que se propaga pelas suas mãos, crescendo e ganhando força. Com um único arranhão, Sceptile desprende toda a sua energia de Tipo Dragão, amplificada pelo Misterioso Fenômeno Terastal, descarregando sua fúria sobre Rotom, que não resiste e é eliminado.
     
 Rotom!
 Dois já foram. Só faltam mais dois.
 Para alguém que não parecia interessado em batalhar, você me parece bastante empolgado, Drayton!
 Como eu te disse, Friede, eu não gosto de começar batalhas, mas eu gosto de finalizá-las.
 Então neste caso, vamos finalizar de uma vez... Braviary, Pássaro Bravo!
     
Com um rasante meteórico, Braviary aniquila os últimos pontos de HP de Sceptile, desfazendo a Terastalização à força e criando uma chuva de cacos de vidro, por conseguinte, ao passo que o Pokémon de Drayton deita.
 Muito, muito bom... Mas eu espero que tenha valido a pena, pois além de o Pássaro Bravo ter causados danos ao seu próprio Braviary, aqueles cacos afiados foram mais do que cortantes!
 Braviary! Você está bem?!
 *Acenando a cabeça positivamente* Peeew!
 Ótimo. Então ainda não precisamos nos preocupar. Até porque meu último Pokémon está prestes a entrar em campo e virar o jogo!
 Isso é o que vamos ver!
 Finizen...
 Charizard...
  ...Eu Escolho Você!!
 What the fuck?! Um Charizard Preto!!!
 Eu sei! É um Charme não é? Um Pokémon Brilhante, que eu adquiri após inúmeras incursões através do Terarium. Digamos que eu tinha mais tempo livre que os demais alunos para poder fazer Shiny Hunting...
Embora Friede fosse o tipo de pessoa que julgaria Drayton por matar a aula, nosso Professor Pokémon não conseguia era parar de pensar no seu próprio Charizard e em tudo o que havia acontecido desde que Liko fora petrificada. Ver outro Charizard ali, bem à sua frente, era como um gatilho, um lembrete vivo de que seu Pokémon Inicial estava congelado por detrás de uma parede de cristal, sem perspectiva de retorno.
Friede ficou tão embasbacado, que ele se esqueceu completamente de acompanhar a batalha e se perdeu em pensamentos...
Ele viu, mas seu cérebro não registrou quando o friorento Cyclizar usou a Troca de Marcha para ampliar sua velocidade em dois estágios e o Ataque Físico em um. Nem quando Charizard usou o seu golpe de STAB Lança-Chamas para torrar uma boa quantia de pontos de HP de Braviary, deixando-a em frangalhos.

Tudo o que aconteceu a seguir se desenrolou tão rápido, mas tão rápido, que o disperso Friede mal teve tempo de reagir.
 S-s-superpoder!
A orgulhosa e majestosa Braviary fincou suas garras em Cyclizar, provocando danos massivos, apenas para o lagarto demonstrar que também tinha certa afinidade com o clima glacial ao desencadear o poderoso Girador de Gelo, golpe que levou a Pokémon recém-capturada de Friede a nocaute.
 BRAVIARY!!!
 O que foi, Friede? Parece que você se perdeu, de repente...?
 É que...
 Eu não queria falar sobre isso. Para falar a verdade, eu só queria fugir do assunto e fingir que nunca aconteceu, mas a verdade é que se eu não viver esse momento, se eu não passar pelo processo de luto, eu NUNCA vou superar...
 Luto...?
 Eu tinha um Pokémon... O meu Pokémon Inicial, para falar a verdade, que está comigo desde que eu iniciei a minha jornada, há mais de dezesseis anos... Mas agora, tudo se foi... O meu Pokémon Inicial...
 O primeiro Pokémon que eu capturei depois do Inicial...
 A primeira discípula que eu tive depois que me tornei professor...
 O meu grupo de pesquisa... Meus amigos...
 O barco que eu costumava chamar de casa...
 Toda a minha antiga vida se foi num piscar de olhos...
 Eu... Sinto muito por isso.
 Não sinta.
 Hã?
 Eu levei muito tempo para perceber que para superar, eu preciso me tornar forte. E a força precisa vir tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. Eu cansei de correr das oportunidades que me surgem, cansei de fugir daquilo que eu julgava chato por não conhecer direito, cansei de escapar das minhas responsabilidades, por isso, meu caro Drayton, eu acho que você deveria retirar o que disse sobre o seu avô! Ele não é um velho babaca! Ele é alguém que lutou para chegar onde está e você deveria reconhecer isso!
 Huh... E se eu não quiser?
 Simples. Então o babaca é você. Vamos acabar com isso aqui e agora. Vamos dar um fim nesta batalha!
 Demorou! Cyclizar, depressa! Impacto Vasto! Charizard, Golpe de Ar!
Com um chacoalhar de sua cauda, Cyclizar cria um redemoinho de energia dracônica que serpenteia até Finizen, não apenas causando danos, como também reduzindo o Ataque Físico do Pokémon em um estágio. Na sequência, o Charizard Preto bate suas asas, enviando foices de vento cortante que avançam e dilaceram a pele de Finizen com cortes superficiais, mas ainda assim, prejudiciais.
 Aguente firme, Finizen! Eu sei que você consegue!
 Fini, fini!
 Agora, use Água Gelada!
Ainda disposto a continuar lutando, Finizen despeja um balde de água fria em Cyclizar, que começa a congelar rapidamente...
 Ah, não! Cyclizar!!!
 Cyclizar é parte do Tipo Dragão, o que significa que é fraco contra o Gelo! Efetivamente, usar a Água Gelada contra ele foi o mesmo que usar o Raio Congelante! Supereficaz! Não... Além disso! Foi um acerto crítico!
Cyclizar não podia mais batalhar. Finizen havia feito com que ele virasse um bloco sólido e, diferentemente de Lucario e Rotom, Cyclizar não tinha a aura para envolvê-lo ou um corpo feito puramente de energia para vibrar até fazer o gelo rachar.
 Parabéns, você conseguiu! Deixou esta luta no mano a mano, mas eu devo lhe avisar que reservei o melhor para o final... Charizard, Dança de Espadas!
Seguindo os comandos de Drayton, Charizard começa a dançar no ar, espalhando as chamas da ponta de sua cauda que caem como gotículas de orvalho, só que ardentes, por todo o campo de batalhas. Isso provoca um aumento em sua estatística ofensiva física em dois estágios de uma só vez, o que revela que Drayton está se preparando para algo grandioso.
 Finiiii!
 Finizen, não deixe que ele te intimide! Nós temos a vantagem de tipo, portanto, estamos na frente!
 Eu não teria tanta certeza se eu fosse você!
 Aposta quanto? Finizen, Pulso d'Água! Agora!
Finizen mira uma bola de água contra Charizard, que toma o golpe como um superefetivo, levando muito dano. Apesar de tudo, ele não congela, por ser um Pokémon de tipo fogo e estar sempre muito quente, em contraste com o ambiente glacial em que se encontra. Mas para a surpresa de Friede, o tiro não foi forte o suficiente para nocautear o adversário.
 Você já perdeu... Charizard, a Queda Livre! Agora!
 O QUE?!
Charizard se aproxima de Finizen e o segura com as patas dianteiras, puxando-o para cima enquanto voa cada vez mais alto nos céus do Terarium.
 Agora! Deixe que caia!!!
Então, quando estava alto o suficiente, Charizard solta Finizen, para que se espatife no chão abaixo.
Mas ser Professor requer uma mente afiada e o tempo de reação de Friede estava cada vez mais curto.
 Use incessantes Pulsos d'água contra o chão!
Enquanto cai, Finizen lança sua vibração aquática em direção à neve lá embaixo, e observa enquanto a água que se espalhava pela ação da gravidade (perdendo o formato esférico), transformava-se em um tobogã de gelo, perfeito para amortecer a queda.
 Agora!!!
Finizen se contorce no ar e cai exatamente sobre a plataforma de gelo, escorregando de barriga em segurança até o chão e fazendo com que a ofensiva de Charizard se esfacelasse completamente.
 Não! Não!! Não!!!
 Nós não podemos nos dar ao luxo de acertar outro superefetivo e ainda assim não derrotar o Charizard, então está na hora de aumentar o poder do seu tipo Água, Finizen! Terastalização!
Friede arremessou seu Tera Orb sobre Finizen apenas para ver uma enorme joia em formato de fonte crescer sobre sua cabeça, à medida que a afinidade que o Pokémon tinha com o tipo Água aumentava.
 Finizen, acabe com isso! Pulso d'Água mais uma veeeez!
Tudo o que Finizen fez foi direcionar o seu próximo ataque em direção a Charizard, desta vez potencializado pela energia do Terastal, e o que veio a seguir, todo mundo já sabe...
 Caramba! Antes eu não queria batalhar de jeito nenhum e no fim das contas, você encontrou uma maneira de me entreter na partida! Parabéns, Friede...
Drayton se aproxima e cumprimenta Friede com suas mãos geladas.
 Obrigado, Drayton.
 Sabe, Friede... Eu o julguei mal. Você não é como eu. Você é MELHOR. Eu queria ser uma pessoa esforçada como você, mas... Eu só sinto preguiça.
 É normal... Ninguém faz o que faz porque quer, mas porque precisa.
 Tem razão... Aqui está, a prova de que me venceu em uma partida oficial contra a Elite dos 4 da Blueberry Academy: A Master Rank Ribbon. E um presentinho pessoal: a MT078, Garra de Dragão.
 Obrigado. Muito obrigado.
Friede e Drayton se despedem e então o Professor Pokémon avança até a mesa onde Briar, Amethio e Cyrano estavam, com foco especial neste último.
 Eu consegui. Eu jamais pensei que eu passaria por esse sufoco de enfrentar a Elite dos 4 (novamente), mas eu consegui. Eu venci.
 Parabéns, meu caro Friedrich. Prepare bem o seu time, pois será uma luta completa, de 6 contra 6.
 Single ou Double?
 Double, é claro.
 Feito! Será um prazer lutar contra o senhor, Diretor.
 Digo o mesmo, Friedrich! Dito isso, a amanhã nos encontramos no campo de batalhas!
 Não apenas o senhor, diretor... Eu estive também pensando... Por que não finalizar o que eu comecei em Kitakami?
 Hum?
 Eu vou querer uma Revanche, Amethio. Amanhã, depois que eu me tornar o Campeão da Blueberry Academy! Vou lutar contra você e me tornar o Campeão de Kitakami também!!
 Como ousa, seu--!! 😡
 Amethio, ontem mesmo você estava resoluto sobre como JAMAIS perderia para o Friede... Por que esse comportamento hostil agora?
  HUMPF! Tem razão, Srta. Briar... Tudo bem, Friede. Se é isso o que você quer, eu aceito! Uma Batalha Dupla de 2 contra 2, valendo tudo ou nada.
 Feito! Te vejo amanhã, Amethio. E você também, Cyrano.
 Boa sorte!
 Vai precisar... 😠😡
Friede se afasta da mesa sorrindo, pensando em como ele mudou desde que tudo isso começou... De Professor Pokémon, ele foi a Gym Challenger, depois um desafiante de múltiplas Elites 4 e agora, está prestes a se tornar um Multicampeão, exatamente como alguém que ele conhecia...
 *Pensando* É... Aqui estou eu, pai, tentando me tornar o senhor... Quem diria, hein? Amanhã eu batalho pelo título de Campeão, não apenas uma, mas DUAS vezes... A fruta realmente não cai longe do pé, por mais bichada que esteja...

Continua...

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.