Poké-Arquivo: CapuMon #28 - Karabatheo / Karabajio (Beta Blastoise)


|| Karabatheo / Karabajio ||
Como CapuMon:
Como Pokémon:
------------------------
Blastyke  > ??? > Karabatheo / Karabajio (Beta Blastoise)

O primeiro Design Beta de Karabatheo consistia em uma tartatura bípede muito próxima da versão final de Blastoise, porém com olhos e orelhas maiores, bem como caninos proeminentes que ficavam em evidência para fora da boca. Ainda não possuía os canhões saindo de sua concha.


Já no segundo design, os dentes não podem mais ser vistos e os olhos ficam mais parecidos com os do Blastoise final, porém, as orelhas continuam sendo grandes. Os canhões agora já fazem parte do seu design.


Originalmente, Blastoise não pertenceria à linha evolutiva de Squirtle, que teria outra evolução final em seu lugar. A linha Blastoise, na verdade, era constituída por dois Pokémon: Karabatheo e uma pré-evolução, cujo nome oficial e aparência frontal ainda são desconhecidas, o que quer dizer que Karabatheo foi originalmente pensado para ser um Pokémon de Estágio 1, ao invés de um Pokémon de Estágio 2.


O primeiro design que se tem conhecimento de Karabatheo foi visto em páginas do livreto Capsule Monsters, datado de 1990, no qual é possível vê-lo batalhando contra Mimī (Beta Staryu). Foi desenhado por Ken Sugimori e um dos primeiros monstrinhos a ser criado. Squirtle e Wartortle, no entanto, foram criados muito depois por Atsuko Nishida - a designer que também criou Bulbasaur, Charmander e Pikachu.


Capsule Monsters foi lançado junto com um livreto ilustrado com o mesmo nome – ainda a ser revelado em sua totalidade – detalhando os primeiros planos e arte para os primeiros jogos Pokémon. Datado de 1990 (tanto na capa como no mapa de layout de Kanto), este documento é, no entanto, muito provavelmente uma coleção de conceitos que Tajiri e Sugimori vinham desenvolvendo há algum tempo.

A Game Freak não conseguiu cumprir o prazo de dezembro de 1991, principalmente porque eles estavam ocupados desenvolvendo Jerry Boy (Smart Ball) e Yoshi  na mesma época. Portanto, pode-se supor que este Pokémon perdido havia sido criado até o final de 1991.

É muito provável que sua criação tenha se dado ANTES dos Pokémon terem Tipos, portanto, acredita-se que Karabajio iniciamente não tenha tido um tipo. 


Esta imagem tem a legenda "Karabajio VS. Mimī", que não são os nomes de nenhum Pokémon conhecido. Karabajio pode ser uma referência ao pintor italiano Caravaggio, que por sua vez pode fazer referência a como as Tartarugas Ninja recebem o nome de artistas italianos. Também pode incluir "carapaça".

De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Blastoise no Brasil seria "Tartajada", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.