Poké-Arquivo: CapuMon #0 - Gagarth / Gagars / Rokku (Beta Rhydon)

Reconstituição por Rachel Brigs (twitter.com/RacieBeep)

|| Gagarth / Gagars / Rokku ||
Como CapuMon:
Como Pokémon:
 

"Rokku" foi o primeiro Pokémon já criado. Seu design inicial consistia em uma criatura semi-quadrúpede (quadrúpede facultativo) que lembra um rinoceronte, com diversos espinhos na parte superior da cabeça, por toda a extensão das costas até a cauda, e um único chifre na ponta do nariz.

  
  
Arte Oficial

Um Sprite mais próximo do lançamento de Red & Green, porém ainda em uma versão Beta também foi revelado, mostrando que o desing de Rokku evoluiu para tornar-se um meio-termo entre o design original e o desing final. Ainda bastante rechonchudo, esta nova forma beta de Rhydon tinha placas nas costas, ao invés de simples espinhos, e agora contava com um chifre extra na testa. O tamanho da cabeça e dos olhos, entretanto, seguia sendo grande em relação ao tamanho dos membros, o que dava à criatura um aspecto "chibi".

Sprite Beta de Pokémon Red & Green

Mesma pose, mas falta uma broca, e o padrão do estômago é ligeiramente diferente.


Sua criação se deu ANTES dos Pokémon terem Tipos, portanto, acredita-se que Rokku iniciamente não tenha tido um tipo. 


Ken Sugimori afirmou que Rhydon, Lapras e Clefairy estão entre os primeiros Pokémon já criados. E como Rhydon tem a numeração interna de #1, certamente ele foi o primeiro Pokémon. Ele também disse que originalmente, cada Pokémon existia para servir a um propósito distinto, como por exemplo, para carregar coisas para os seus donos ou mesmo dar-lhes um passeio pelo oceano. Em uma das várias aparições de Beta Rhydon no livreto "Capsule Monsters", o monstrinho é visto carregando não apenas o seu treinador, como também uma grande quantidade de objetos em suas costas.


Capsule Monsters foi lançado junto com um livreto ilustrado com o mesmo nome – ainda a ser revelado em sua totalidade – detalhando os primeiros planos e arte para os primeiros jogos Pokémon. Datado de 1990 (tanto na capa como no mapa de layout de Kanto), este documento é, no entanto, muito provavelmente uma coleção de conceitos que Tajiri e Sugimori vinham desenvolvendo há algum tempo.


A Game Freak não conseguiu cumprir o prazo de dezembro de 1991, principalmente porque eles estavam ocupados desenvolvendo Jerry Boy (Smart Ball) e Yoshi  na mesma época. Portanto, pode-se supor que este Pokémon perdido havia sido criado até o final de 1991.

Ainda de acordo com Sugimori, os vinte ou trinta primeiros Pokémon criados foram todos baseados em kaijus - monstros gigantes com os quais ele cresceu vendo em Godzilla e Ultraman. Muitos deles acabaram sendo descartados, mas alguns deles acabaram entrando na versão final dos games, como Rhydon e Nidoking.

É sabido que os sprites da primeira geração foram criados ANTES das artworks oficiais de Ken Sugimori, mas Rhydon é um dos exemplos de Pokémon que tiveram esboços/rascunhos ANTERIORES à criação dos sprites, haja vista a sua vasta aparição nas páginas do livreto Capsule Monsters.

O mangá educacional de 2018 "Satoshi Tajiri: The Man Who Created Pokémon" mostra o sprite beta de Rhydon listado com o indez number #0, enquanto Gyaōn é listado com #1.




*Rhydon no primeiro logotipo oficial de "Pocket Monsters"*


Em uma lista de "cries" (cry) extraída dos dados internos dos protótipos de Pokémon Red & Green, o nome de Rhydon aparece como Gagarth (também romanizado como Gagars).

De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Rhydon no Brasil seria "Rinão", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.