Fala, Brasil! #Kevin_ aqui, e como vocês sabem, eu sou um amante fervoroso de coisas que foram descartadas ou drasticamente mudadas ao longo de um processo criativo... Isso inclui versões alfa, beta e até mesmo alterações pós lançamento no design de algum monstrinho ou personagem.
Então, tive um ideia? Por que não pedir para a inteligência artificial "desenhar" como seriam diversos Pokémon Beta? Há tempos eu tenho pensado em desenhar alguns Pokémon Beta, pelo menos desde o Tera Leak, eu tenho pensado nisso, mas eu não sou bom em replicar o estilo do "Ken Sugimori", já tentei outras vezes e não deu certo. Todavia, em tempos de Gemini... Há maneiras muito mais potentes de recriar os monstrinhos que acabaram cortados e esquecidos no tempo!
Polêmicas sobre o consumo de água à parte (é injusto culpar indivíduos quando maior parte do consumo global de água é industrial e agrícola, e não residencial. Indústrias como a de carnes, têxteis e de bebidas, e a própria agricultura irrigada, utilizam volumes de água muito maiores do que uma pessoa média em casa... Culpar o indivíduo e jogar a responsabilidade dos problemas mundiais no cidadão comum só mascara a necessidade de regulamentação e eficiências nesses setores que faturam bilhões todos os anos e, portanto, são eles quem detém os recursos financeiros e materiais para mudar a realidade!!!), bora pra CRIAÇÃO!!!
Ah, e lembrando: as imagens do lado esquerdo são sempre as originais, e as do lado direito são as recriações do Gemini.
1 - Godzillante
Godzillante (ゴジランテ) foi revelado junto a uma série de rascunhos e ideias iniciais para Pokémon em um livreto intitulado "Capsule Monsters", datado do começo dos anos 1990. Assim sendo, pode ter sido um dos primeiros Pokémon criados.
Ele é mais um Pokémon Beta além de Gyaōn e sua pré-evolução, a ser baseado em Godzilla. De corpo robusto, porém ao mesmo tempo pequeno, Gozillante tem dois dedos em cada mão e dois em cada pé. Possui quatro dentes protuberantes e um grande maxilar. Seus olhos são grandes e possui um pequeno chifre na parte trazeira de sua cabeça. É mostrado cuspindo fogo.
É provável que sua criação tenha se dado ANTES dos Pokémon terem Tipos, portanto, acredita-se que Godzillante não tenha um tipo, mas como é visto soprando chamas, é provável que o tipo Fogo se encaixasse.
De acordo com os stats "primitivos" de Capsule Monsters, Godzillante teria incríveis 400 pontos de HP e 27 de TP, que seria uma quantidade de energia necessária para que certos movimentos pudessem ser utilizados. O número de índice Godzillante é #23, conforme mostrado no storyboard de onde ele vem.
Ao pedir para o Gemini tentar replicar o estilo aquarela de Ken Sugimori, da 1ª geração, ele criou essa versão meio "Charmeleon" de Godzillante (e não é que faz sentido?). Ele adicionou narinas, um dedo a mais em cada pata (e pelo menos um dente a mais), mas são detalhes que eu julgo não tão relevantes, pelo menos neste caso, que só temos um esboço (oficial) do que seria o Pokémon.
2 - Gorillaimo
Do mesmo balaio de onde saiu Godzillante, eis Gorillaimo! Um Pokémon Beta baseado em um gorila com um boné sobre a cabeça. Seu chapéu pode ser uma referência ao personagem Ninten do jogo da Ape Inc., Mother. Também se assemelha aos personagens Diddy Kong e Donkey Kong da Nintendo. Gorillaimo também pode ser baseado em King Kong.
É provável que sua criação tenha se dado ANTES dos Pokémon terem Tipos, portanto, acredita-se que Gorillaimo não também não tivesse um tipo. De acordo com os stats "primitivos" de Capsule Monsters, Gorillaimo teria incríveis 500 pontos de HP e 10 de TP, que seria uma quantidade de energia necessária para que certos movimentos pudessem ser utilizados.
Ao mencionar as referências do Pokémon para o Gemini (Diddy e Donkey Kong), ele criou uma camisetinha para o Gorillaimo! Posteriormente, então, eu solicitei que ele removesse essa camiseta, deixando apenas o boné, presente no design original do "Capumon".
3 - Buhī
Buhī (ブヒー) é uma criatura que lembra um felino. Aparentemente não possui pés e parece estar flutuando. Possui uma cauda curta, com braços ainda menores, e orelhas relativamente compridas. Seus olhos possuem pupilas como fendas, o que também remete aos gatos.
Nada se sabe sobre essa criatura parecida com um gato além de seu número, # 124, o mesmo que Jynx. Este número também é o número de índice de Caterpie e, coindcidentemente, é o mesmo número de outro Pokémon Beta apresentado em Capsule Monsters, Dragon4.
Aqui o Gemini foi um pouco mais criativo, de uma forma negativa, eu diria. Ele mudou o rosto do Pokémon, adicionou pontos mais escuros nas orelhas e na cauda e ainda pôs pés no que deveria ser uma criatura meio fantasmagórica e/ou flutuante. Certamente, foi um dos que eu menos gostei.
Trata-se de uma criatura dracônica, com dois chifres na cabeça. A parte superior e mais vigorosa de seu corpo possui patas, as quais possuem três dedos cada. Já a parte inferior, não possui pernas, assemelhando-se a uma serpente. Possui placas pontiagudas em suas costas, lembrando espinhos, uma de cada lado. Seu nome pretendido permanece desconhecido.
Foi visto única e exclusivamente na capa do livreto "Capsule Monsters" – ainda a ser revelado em sua totalidade –, datado de 1990. O livreto detalha os primeiros planos e arte para os primeiros jogos Pokémon. É muito provavelmente uma coleção de conceitos que Satoshi Tajiri e Ken Sugimori vinham desenvolvendo há algum tempo.
Na capa, ele aparece batalhando contra o que viria a se tornar Gengar na cena clássica de abertura dos jogos (de Kanto). Ele não tem relação alguma com Nidorino, mas ele é considerado um "Beta Nidorino" porque ocupa a posição do Tipo Venenoso nessa mesma cena.
Este foi o primeiro que eu pedi pro Gemini gerar. Ele certamente não entregou o estilo de Ken Sugimori, mas eu gostei tanto dessa aquarela, que resolvi aceitar. Acabou que eu fiz vários outros e aqui estão... Nota: A aquarela no fundo da artwork me lembra o período de pré lançamento de Pokémon X e Y, quando as artworks dos Pokémon eram reveladas assim, com uma mancha de aquarela atrás.
5 - Papyō
Papyō (パピョ) é um Pokémon simples que se assemelha a uma formiga. Possui uma cabeça enorme e olhos na ponta de duas antenas. Possui seis pernas, três em cada lado do corpo e a julgar pelas "nuvens" ao seu redor, aparentemente é um ser capaz de escavar, levantando poeira ao fazê-lo.
Nada se sabe sobre essa criatura semelhante a um artrópode além de seu número, # 211, o mesmo que Qwilfish.
O Gemini adicionou uma certa profundidade a uma imagem que outrora parecia "flat" ou bidimensional demais, trazendo uma noção de volume que outrora não tínhamos apenas observando o desenho original. Ele também adicionou algumas listras no corpo do Pokémon (bem como uma em cima da boca, que eu particularmente achei desnecessária) e o coloriu em tons de roxo, o que me fez pensar que talvez ele pudesse ser um Pokémon de Tipo Inseto e Venenoso. Faz bastante sentido, não acham?
Em 22 de novembro de 1997, uma demo inicial jogável de Pokémon Gold & Silver foi mostrada na Spaceworld (uma feira comercial de jogos realizada pela Nintendo, normalmente com o intuito de revelar novos consoles de mesa ou portáteis). Há muito consideradas tesouros perdidos, em 26 de maio de 2018 um usuário anônimo lançou inesperadamente ROMs das demos elusivas online. As ROMs em si foram construídas em 15 de novembro de 1997. Hanaryuu foi revelado(a) neste vazamento.
Mas este design chegou às versões finais de Pokémon Gold & Silver. Sim. A flor de Meganium era originalmente DESSE jeito! Só foi mudar DEPOIS... E é claro que um Pokémon dito "feminino" como esse figuraria entre os meus favoritos e, portanto, ocupariam lugar de prioridade na hora de recriá-los... Afinal, as yags treinadoras Pokémon vivem por estes monstrinhos CUNT, não é mesmo?
Aqui, o Gemini encontrou mais dificuldade em recriar, porque a imagem de referência era muito pequena (um sprite). Então eu solicitei alguns ajustes (que colocasse a borda das flores, que ele havia ignorado, bem como os dados e as antenas). E voilà! Ficou PER-FEI-TO!!!
7 - "Raikune"
Este é o concept do que viria a ser as Bestas Lendárias de Johto, desenhado por Muneo Saito. O design parece ter se dividido em dois: a parte "elétrica" foi destinada a Raikou, enquanto as cores foram dadas a Suicune.
Aqui, o Gemini não tinha margem para erro. A artwork original já era clara o suficiente. Perfeita, por assim dizer. Então eu só pedi para ele refazer no estilo aquarela e que caprichasse nos pontos brancos para criar highlights, uma característica marcante no estilo de Sugimori. O resultado foi esse, com bem mais profundidade e volume que a artwork original e as cores mais condizentes com as paletas que estamos acostumados a ver em Pokémon.
Nekkoyagi é um Pokémon quadrúpede com chifres dos quais nascem folhas e uma pelagem que termina em raízes. Enquanto a teoria mais aceita é de que Nekkoyagi tenha se tornado Sawsbuck, da 5ª Geração, há quem acredite que este design possa ter inspirado, na verdade, Gogoat, da 6ª. Por tratar-se de um rascunho muito "cru", seu design é ambíguo, não sendo possível distinguir tratar-se de um cervídeo ou um caprino.
A concept art é datada de 2009, sendo que a quinta geração estreou em 2010 no Japão, sendo assim, o mais lógico é pensar que Nekkoyagi tivesse vindo a se tornar Sawsbuck, o Pokémon Estação. Todavia, de acordo com o Tera Leak da Game Freak, ocorrido em Outubro de 2024, ficamos sabendo que a GF pretendia lançar novos Pokémon em Unova, em Pokémon Black 2 & White 2, mas não o fez devido à grande rejeição ao design dos Pokémon americanos. Os designs que eles pretendiam lançar em B2W2 então foram redesenhados e lançados na próxima geração da franquia, a sexta, com Pokémon X e Y, que é justamente quando Gogoat faz a sua estreia. Poderia Nekkoyagi ter sido um desses Pokémon redesenhados para Kalos? Não sabemos.
Outro detalhe Beta que temos em relação a Gogoat não se refere à sua aparência, mas a como ele era chamado nos dados internos de Pokémon X e Y, pelo menos como uma forma de codinome até o seu nome definitivo ser elaborado. Primeiramente, ele era chamado de ヤギ2 (Bode 2). Depois, passou a オオヤギ (Ōyagi) [Bode Gigante]. Seu nome japonês final é ゴーゴート (Gōgōto).
Mas com relação ao segundo nome beta de Gogoat, Ōyagi, ele te lembra alguma coisa? Isso mesmo: Nekkoyagi, o Pokémon Beta de que iniciamos tratando aqui, sendo mais uma pista que pode indicar tratar-se do design inicial da evolução de Skiddo.
Eu solicitei ao Gemini que fosse bastante fiel ao rascunho enviado, inclusive em sua carinha "silly", então ele manteve a mesma expressão facial. Ele gerou, porém, uma versão com coleira e um sininho, uma imagem comum quando se trata de cabras. Pedi, no entanto, que ele removesse essa coleira e substituísse por algo mais natural, como uma gema (gemstone), mas ele se passou no tamanho...
Quanto ao primeiro design... Trata-se de uma versão "feminina" do Pokédex Rotom introduzido na sétima geração. Possuiria uma tela redonda. Seus olhos teriam cílios. Seu corpo teria um formato diferente e os "braços" seriam menores também. A antena em sua cabeça seria mais espessa e menos pontiaguda, e seria adornada com um lacinho. Sua cor seria rosa, ao invés de vermelho.
Todavia, Rotom é um Pokémon que não possui gênero definido e talvez por isso a Rotom Dex "Fêmea" tenha sido descartada, pois não faria sentido.
Foi encontrada na build 30 de Pokémon Sword. Nesta build, o jogo continha um minimapa em cada protótipo, com um design similar ao do Rotom Dex introduzido em Pokémon Sun & Moon. Ele funcionava de forma um tanto adequada, movendo-se apenas em 8 direções e se movia mesmo se você estivesse batendo em uma parede, mas o mapa que ele exibia era, em vez disso, o da Ilha Akala da Região de Alola, o que significa que ele obviamente não combinava com a jogabilidade.
Além do Rotom Dex "original", Um Rotom Dex rosa com um lacinho também pode ser encontrado nos arquivos, rotulado como dummy_rotoko_00^q. A tela de teste associada o coloca no canto superior direito acima do mapa de Rotom. Curiosamente, Rotom é notável por ser um Pokémon que não tem um gênero atribuído, apesar da aparência feminina deste Rotom em particular.
Na segunda onda de vazamentos do Teraleak, em concept arts de Pokémon Scarlet & Violet, mais precisamente nas concept arts dos protagonistas, Juliana e Florian, é possível ver uma forma Beta para o Rotom Phone de Paldea. Originalmente, ele seria um "smartphone flip", ou seja, dobrável.
Ele também teria cores diferentes, tal qual na versão final, como é possível observar na arte, já que a menina carrega um padrão laranja avermelhado (escarlate), e o menino carrega um azul arroxeado (violeta).
Isso vai ao encontro de um vazamento anterior promovido pelo leaker Kaka (não confundir com o nosso Pokétuber brasileiro). Kaka, o leaker, ganhou notoriedade por começar a vazar imagens de alguns Pokémon e personagens antes do lançamento oficial de Pokémon Scarlet & Violet, em algum momento do desenvolvimento dos jogos, foi cogitada a introdução de uma nova forma de Rotom, provavelmente para ser utilizado como Pokédex, mas o Pokémon foi descartado.
Isto pode ser conferido no tweet da Centro Leaks, datado de 21 de julho de 2022, logo abaixo:
Em um trailer posterior, foi confirmado que o "Rotom Phone" de Pokémon Sword & Shield foi mantido nos jogos, contanto algumas mudanças de funcionalidade e também estética.
No redesign da Rotom Dex Fêmea, o Gemini quase atingiu a excelência (QUASE!), isso porque ele adicionou uma linha mais grossa entre os olhos dela, fazendo parecer que ela está usando um "oclinhos", um detalhe que não está presente na referência original. Ficou fofo, porém! Já quanto ao Rotom Flip, ele não entendeu quando eu disse que ficou faltando uma linha diagonal azul perpassando a íris, então o que ele fez foi adicionar uma pupila em formato de X no olho do monstrinho. Ficou legal? Ficou, mas não foi o que eu pedi...
O TeraLeak da Game Freak revelou alguns novos detalhes sobre Pokémon UNITE, incluindo três Robôs que foram originalmente planejados como seus companheiros/assistentes no jogo que na época da beta ainda era chamado de "Pokémon 5V5". Por serem três robôs, é possível que no início do jogo fosse possível escolher qual dos três seria o seu parceiro, tal e qual um Pokémon Inicial, mas isso não passa de uma especulação. É dito que tais robôs acompanhariam o protagonista até a base do(s) vilão(ões) do game.
O primeiro robô tem uma aparência simples. Seu corpo é formado inteiramente pela cabeça, tal como Igglybuff. Possui pequenos bracinhos e pés que saem diretamente desta cabeça, sem nenhum tipo de perna ou estrutura que os conecte. Tinha olhos amarelos e no topo da cabeça, tinha um cachinho.
Com uma crista de metal no topo da cabeça e um bico igualmente metálico, o segundo robô tinha uma aparência de ave, mais especificamente, um galiforme. Tinha um corpo mais desenvolvido, com braços e pernas, em comparação com o primeiro robô, e também uma pequena cauda. Lembra uma mistura de Torchic com Piplup, por alguma razão.
Já o terceiro robô é muito semelhante em formato corporal com Snivy, sendo praticamente o mesmo Pokémon, só que feito de metal, e sem a cauda de folha que o inicial de Unova possui. Curiosamente, tinha uma cabeça formada por uma peça que lembra uma marreta.
Não se sabe se estes robôs seriam criaturas vivas (com inteligência artificial) ou meras máquinas, mas a julgar pela existência de Magearna, um Pokémon robô construído pela humanidade há pelo menos 500 anos no Mundo Pokémon, então é bem provável que sim, eles fossem Novos Pokémon e estivessem VIVOS. Curiosamente, na nona geração dos monstrinhos de bolso, foram introduzidos os chamados "Pokémon Paradoxos", que são divididos em dois grupos: os Paradoxos Ancestrais e os Paradoxos Futuristas. Dentre os futuristas, existem várias versões robóticas de Pokémon que já conhecíamos.
Talvez a razão pelos robôs de Pokémon UNITE terem sido descartados tenha sido para não sobrepor a temática de Pokémon robôs da saga core de jogos, ou talvez para que um jogo spin-off não adicionasse novas espécies de Pokémon, mas o motivo real pela sua exclusão é totalmente desconhecido.
Quanto às recriações. Na primeira, eu achei que ficou sensacional, só faltou o "caixinho" acima a cabeça, um detalhe que eu só fui me ligar depois. O segundo foi mais trabalhoso. As cores não ficaram tão parecidas, nem o bico. E o terceiro, o Gemini insistiu em dar garras para ele, então pedi que corrigisse e deixasse só o "cotoco", e assim a artwork foi finalizada.
11 - Mega Gengar Beta
Também oriundo do Teraleak, Beta Mega Gengar utilizava simplesmente uma edição incompleta do modelo 3D de Gengar, com um terceiro olho adicionado na testa, orelhas maiores, espinhos mais proeminentes nas costas e uma sombra vermelha vinda de baixo dos pés.
A reconstituição do Gemini mantém muitos resquícios do modelo utilizado como base (a profundidade única de um modelo 3D) e não foi bem traduzido para o 2D. Além disso, ele adicionou uma outline (linha de contorno) grossa, que ficou lembrando o estilo de arte dos sprites do menu de Pokémon Scarlet & Violet / Pokémon Home, que utilizam esta mesma estética: a de pegar um modelo 3D pronto, transpô-lo para o 2D e adicionar uma outline preta por todo o corpo. Ficou bastante fiel, porém.
12 - Mega Jynx
Em Janeiro de 2024, através do datamine de uma versão pré-lançamento de Pokémom HOME, foi confirmado que Jynx, em algum momento do desenvolvimento da sexta geração, teve uma Mega Evolução, mas que foi posteriormente cortada. O único dado relativo a esta Mega Evolução cortada é o cry (grito), diferente do da Jynx original. Sua forma, seu design, tipagem, habilidades e etc, permaneciam desconhecidos.
Em outubro de 2024, no evento que ficou conhecido como "Game Freak Tera Leak", onde mais de 1TB de informações confidenciais foram extraídas e vazadas dos servidores da GF, finalmente o design de Mega Jynx foi revelado, confirmando-a como um descarte de Pokémon X e Pokémon Y.
O design da Mega evolução de Jynx consistia em um "vestido" azul e um cabelo maior, com olhos pretos e pele roxa. De acordo com os próprios dados vazados, Mega Jynx foi deletada:
Devido à recepção negativa da Jynx no exterior (em relação a indivíduos específicos que não podem ser mencionados), preocupações sobre possíveis reações levaram à exclusão.
Aqui não teve erro: eu pedi para que o Gemini literalmente COPIASSE e COLASSE o desenho original, então o que ele fez foi um upscale de IA da primeira imagem, já que a concept art de Mega Jynx era clara o suficiente e não havia motivos para recriá-la senão eliminar os artefatos JPEG deixados na artwork original e aumentar o tamanho.
Originalmente, a Forma Individual de Wishiwashi era muito mais semelhante a um peixe do mundo real (embora ainda com aparência de choroso), com traços mais pontiagudos e sua cor era mais esverdeada.
O Gemini aprimorou ainda mais a sensação de que o peixe está chorando, mas adicionou umas barbatanas extras próximo à cauda. Eu solicitei que ele removesse essas barbatanas, mas ele não entendeu. De toda forma, a artwork ficou deveras clara e visualmente interessante.
E essas foram as treze recriações de Pokémon Beta pelo Gemini! Deixarei todas elas Livres para Uso. Créditos são apreciados. Mas e aí? Qual(is) delas vocês gostaram mais? Quais outros Pokémon Beta vocês gostariam que fossem recriados? Deixem nos comentários! E lembrem-se: comentem sempre com respeito, mantendo a boa convivência e a cordialidade. Um próspero 2026 a todos(as/es) vocês e até a próxima!






































































%2022.05.16_45917895.jpg)

0 Comentários
Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo! É de graça! Caso você tenha interesse em nos ajudar a manter o blog atualizado, considere apoiar-nos financeiramente. Você pode doar qualquer valor, até centavos, para a seguinte chave PIX: contato.pokemonster.dex@gmail.com. Toda a ajuda é bem-vinda!
Siga-nos no Instagram: @plusmovedex
E não se esqueça: Mantenha o respeito e a cordialidade nos comentários!