Poké-Arquivo: Dragon4 (Beta Charizard ou Dragonite)

Reconstituição por Rachel Briggs (twitter.com/RacieBeep).

Reconstituição por Rachel Briggs (twitter.com/RacieBeep). Coloração editada por Kevin, the-fake-dexter.

|| Dragon4 ||

Dragon4 (em japonês ドラゴン4 - Doragon4) é um Pokémon Beta com características que lembram tanto Charizard quanto Dragonite, que diga-se de passagem, são Pokémon bem parecidos fisicamente. Possui dois chifres na cabeça e um pescoço longo, característica marcante de Charizard, além de possuir dentes caninos proeminentes. Suas asas e proporção corporal, entretanto, lembram mais Dragonite, já que o Pokémon é bastante rechonchudo e possui asas pequenas demais em comparação ao tamanho do corpo.


Dragon4 é o único monstrinhos de Capsule Monsters (até o momento) a ter suas estatísticas reveladas por completo. Um espécime no nível 47 teria pelo menos 100 pontos de Ataque, 95 de velocidade, 28 de Inteligência e 125 de Defesa. Além disso, possuía impressionantes 900 pontos de HP e 200 pontos de TP, que que seria uma quantidade de energia necessária para que certos movimentos pudessem ser utilizados. Dragon4 conhece um movimento chamado "Fire Breath" (japonês: ファイアーブレス) que requer 70 TP.


Possui o número #124 (coincidentemente o mesmo que Buhī). Durante o desenvolvimento inicial da 1ª Geração, as únicas ações do jogador seriam comprar, vender e trocar Pokémon. Na verdade, as batalhas multiplayer mal chegaram no último minuto porque a Nintendo exigiu.

Cada Pokémon teria um valor monetário especificado e você os compraria em lojas no jogo ou mesmo em compras e vendas com seus amigos.

De acordo com Tajiri, o único motivo pelo qual o foco no dinheiro acabou sendo cortado foi devido a limitações do próprio hardware. Ele disse:

No desenvolvimento inicial de Pokémon, você poderia comprar Pokémon com dinheiro - mas isso resultou no jogador focando em economizar dinheiro para comprá-los, e menos motivação para lutar para pegá-los na natureza...

Também pensamos em fazer com que um jogador pagasse dinheiro além de sua troca quando havia uma diferença óbvia no valor de dois Pokémon sendo negociados, mas a implementação dos valores monetários de Pokémon estavam além dos limites de nossa programação.

Transferir dinheiro no jogo é muito diferente de transferir dinheiro na vida real, e há havia dificuldades em fazê-lo funcionar no Game Boy - havia muitos obstáculos a serem superados para fazer acontecer. Não tivemos escolha a não ser focar no que mais queríamos e desistir do resto. Nesse caso, poder trocar Pokémon era nossa principal prioridade, então cortamos o dinheiro e o recurso de valor.


Adicionando um pouco mais de informação, o desenvolvedor da Game Freak, Akihito Tomisawa, escreveu um livro em 2000 no qual ele diz:

No plano inicial, cada cidade tinha uma loja que vendia Pokémon, então você poderia comprar toneladas deles se você tivesse dinheiro suficiente ... [mas] o que antes era considerado uma excelente ideia de ter 'Pokémon Stores' [em última análise] foi cortado.

Na versão final da Gen 1, ainda existem *alguns* Pokémon que você pode comprar – como um Magikarp por 500 Pokedollars, e poucos mais como Scyther e Porygon no Game Corner da Cidade de Celadon. Mas comprar Pokémon era originalmente uma mecânica muito mais central, e podemos ver uma dessas "Pokemon Stores" em algumas das primeiras artes conceituais de Ken Sugimori, de antes do jogo lançado, quando Pokémon ainda chamado de Capsule Monsters.

Dragon4 é um Pokémon cujo valor monetário (de compra e venda) é conhecido. Seu valor era de 128.000 ouros.

É provável que sua criação tenha se dado ANTES dos Pokémon terem Tipos, portanto, acredita-se que Dragon4 não tenha um tipo, no entanto, como possui um movimento chamado "Fire Breath" (Bafo de Fogo), é provável que o tipo Fogo se enquadrasse nele. 

Notavelmente, seu nome se assemelha aos designs de protótipos de Pokémon sem nomes finalizados, como "Manbo1" no protótipo da Spaceworld '97. Pode ter implicado que foi uma evolução; no entanto, é improvável que ele realmente tenha outras evoluções projetadas, pois provavelmente foi desenhado apenas como um exemplo.

Além disso, é mencionado no pitch Capsule Monsters sobre um "Dragão Verde" (グリーンドラゴン). Talvez tal dragão seja Dragon4, ou talvez o próprio CapuMon sem nome conhecido que aparece contracenando com a Forma Beta de Gengar na capa do livreto, e que também se assemelha a um dragão. Dragões coloridos são populares em JRPGs, como Final Fantasy. O livreto Capsule Monsters também faz referência a uma categoria específica de monstros chamada “Mirage Monsters” ou "Monstros-Miragem" (幻のモンスター, Maboroshi no monsutā), um predecessor do conceito de míticos e lendários. É possível que Dragon4 tenha sido um destes Monstros-Miragem, considerando que talvez ele seja um protótipo de Dragonite, Pokémon descrito como "lendário" na primeira geração.


Buhī foi revelado junto a uma série de rascunhos e ideias iniciais para Pokémon em um livreto intitulado "Capsule Monsters", datado do começo dos anos 1990. Assim sendo, pode ter sido um dos primeiros Pokémon criados.


Capsule Monsters foi lançado junto com um livreto ilustrado com o mesmo nome – ainda a ser revelado em sua totalidade – detalhando os primeiros planos e arte para os primeiros jogos Pokémon. Datado de 1990 (tanto na capa como no mapa de layout de Kanto), este documento é, no entanto, muito provavelmente uma coleção de conceitos que Tajiri e Sugimori vinham desenvolvendo há algum tempo.

A Game Freak não conseguiu cumprir o prazo de dezembro de 1991, principalmente porque eles estavam ocupados desenvolvendo Jerry Boy (Smart Ball) e Yoshi  na mesma época. Portanto, pode-se supor que este Pokémon perdido havia sido criado até o final de 1991.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.