Poké-Arquivo: Beta Pikachu + Designs Antigos


|| Beta Pikachu ||
-------------------------
Beta Pikachu > lv.23 > Raichu > lv.40 > Gorochu
-------------------------
Base Stats
HP — 035
Atk — 055
Def — 030
Spe — 090
Spcl — 050
Total : 260
-------------------------
Formas Alternativas:
Flying Pikachu
Surfing Pikachu




Em entrevista ao jornal japonês Yomiuri em 2 de maio de 2018, o ilustrador original de Pikachu, Atsuko Nishida, revelou que o protótipo inicial do Pokémon se assemelhava a um daifuku (uma sobremesa redonda) com orelhas. Sua base de design mudou para um esquilo para torná-lo mais bonito no geral, embora as pontas pretas em suas orelhas sejam resquícios do conceito inicial.

O primeiro design que temos conhecimento de Pikachu representava o mascote da franquia mais rechonchudo, com bochechas e boca menores e com uma barriga branca. Além disso, sua cauda era mais longa e achatada, mais fina na base e mais grossa na ponta.

Esta aparência não só foi refletida nos sprites de Pokémon Red & Green, como também em várias artworks assinadas por Ken Sugimori, datadas da primeira geração.

  

Em outra artwork que remonta os primórdios da 1ª Geração, podemos ver que este mesmo Pikachu teria tido, durante algum momento do seu desenvolvimento, mãos e pés marrons, além de uma boca bem mais ampla horizontalmente.


Outra arte mostra Pikachu com uma aparência mais "felpuda". Tanto suas orelhas quanto a cauda e as listras em suas costas parecem ser peludas. Além disso, mesmo que a artwork (datada de um ano antes do lançamento oficial de Pokémon Red & Green) mostre o Pokémon Elétrico de costas, suas bochechas vermelhas ainda seriam visíveis deste ângulo, o que não é verdade em relação a esta artwork. É como se, neste ponto do desenvolvimento, Pikachu ainda não tivesse bochechas salientes.


Pikachu foi desenvolvido para ser um Pokémon Básico ao invés de um Pokémon de 1º Estágio Evolutivo, visto que ele evoluiria para Raichu por level up a partir do nível 23, e posteriormente, para Gorochu, a partir do nível 40.

De acordo com dados internos de Pokémon Red/Green (Beta), Pikachu aprenderia apenas os seguintes movimentos subindo de nível: Tail Whip, Thundershock, Sand-Attack e Focus Energy.

Ainda durante a primeira geração, Pikachu recebeu a artwork abaixo, na qual o tipo Elétrico está cercado por quatro bebês. Tal artwork data de pelo menos dois antes do lançamento de Pokémon Gold & Silver e a chegada de Pichu. Hoje sabemos que sempre que um Pikachu reproduz, ele gera bebês Pichu, e não Pikachu.


Pikachu Americano: De acordo com o fundador da NOA (Nintendo of America), Minoru Arakawa, foi considerado primeiro que o mercado dos EUA recebesse um novo conjunto de artes promocionais de Pokémon, redesenhadas em um estilo de grafite/arte de rua que eles achavam que ressoaria com a juventude da época. Alguns desses designs aparecem em "Pokémon Story". No final, nenhuma campanha de redesenho ocorreu, e o resto do mundo pôde aproveitar a arte em aquarela atemporal de Ken Sugimori.

Entrevistador: E quanto aos problemas com os próprios Pokémon? Há uma teoria comumente aceita na indústria de jogos de que personagens fofos não são bem recebidos na América.

Ishihara: Sim, a primeira vez que mostramos alguns Pokémon nos EUA, nos disseram que eles eram "fofos demais". A equipe na América enviou suas ideias para designs de substituição, mas nós simplesmente não conseguíamos acreditar no tipo de coisa que eles estavam propondo. Eles transformaram o Pikachu em algo como um tigre com seios enormes. Parecia um personagem do musical Cats. Quando perguntei "Como isso deveria ser o Pikachu??" eles disseram "Bem, olha, ali está o rabo dele."

Entrevistador: Parecia uma garota do Comiket fazendo cosplay de Pikachu? (risos)

Ishihara: Sim, exatamente. Sério, esse era o tipo de coisa que estava sendo proposto. Foi interessante para mim, no sentido de que eu poderia aproveitar as diferenças culturais, mas certamente não me fez querer competir naquele tipo de mercado. Decidimos que se Pokémon iria falhar devido ao problema do texto, então preferíamos manter os gráficos do jeito que estavam. E se TIVESSEMOS mudado Pikachu? As coisas seriam totalmente diferentes agora.

Iwata: [...] Há muito tempo, quando estávamos levando o jogo "Pokémon" para o exterior, eu ainda estava trabalhando no HAL Laboratory antes de vir para a Nintendo. Eu estava observando o processo, então senti que na época também, que a primeira reação a algo que não é facilmente aceito por eles é "Eu me pergunto o quão bem isso vai vender."

[...] Eu ainda me lembro muito vividamente, quando eles viram Pokémon e disseram, "Algo tão fofo não pode ser chamado de 'monstro'. Monstros deveriam ser musculosos e mais assustadores", e eles me enviaram uma foto de um Pikachu musculoso. Eu lembro de pensar, "Não tem como mostrar isso para as pessoas que fizeram Pokémon." Eu lembro disso como se fosse ontem, mesmo que já tenham se passado cerca de 10 anos desde então.

Iwata: Quando estávamos procurando expandir Pokémon para o exterior, não consigo esquecer o que nos disseram. Eles disseram: "Algo tão fofo não pode ser chamado de 'monstro'". Eles disseram que se você quer sucesso no mercado americano, precisa fazer um redesign musculoso, como o que nos enviaram.

O presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, me disse: "Se não há nenhum exemplo [de um design fofo como esse] funcionando na América, isso é ainda mais um motivo para tentar. Quando se trata de entretenimento, há valor em se destacar do resto. Se algo é único e faz sucesso, tem potencial para se tornar realmente grande. Vá com os designs japoneses como estão.

Arakawa: Desde o começo, todo mundo estava tratando o projeto como se fosse um fracasso. Para piorar a situação, nossos designs para o Pokémon também foram considerados inadequados para o público dos Estados Unidos. Eles continuaram dizendo que era tudo muito fofo. Na América, fofo não voa. Tinha que ser legal. O especialista em design de personagens da NOA tinha muitas coisas a dizer. Eventualmente eu disse a ele que ele não parecia muito especialista.

Narração: [O] plano com o qual todos no exterior pareciam concordar era que, se a jogabilidade base permanecesse a mesma, por que não mudar o design do Pokémon para algo mais aceitável para o Ocidente? [...]

Arakawa: A arte do grafite estava em ascensão nos EUA, então a NOA contratou alguns artistas especializados nesse estilo e os encarregou de criar mock-ups para o que eles tinham em mente. Mas o resultado final foi terrivelmente deficiente. Eles não tinham o toque criativo necessário para um projeto como Pokémon, do tipo que o Sr. Tajiri e Sugimori têm. Decidimos que, se fôssemos fazer isso, a única maneira de fazê-lo seria com os designs originais.

Narração: Naquela época, o anime oficial já havia começado a ser transmitido no Japão, e Pokémon estava começando a ganhar força. Naquele ponto, a quantidade de trabalho que a NOA teria que colocar na localização teria sido enorme se eles tivessem seguido seu plano original.

Ao longo dos anos, o design de Pikachu foi mudando. Inicialmente, ele perdeu sua barriga branca e tornou-se inteiramente amarelo (incluindo as patas) e a grossura da cauda foi ficando mais uniforme. A artwork de Pikachu em Pokémon Red/Green ainda mostra o nosso querido rato elétrico com um formato corporal bastante arredondado.


No entanto, já em Pokémon Red & Blue, uma nova artwork foi lançada com o Pikachu um pouco mais magro e com a cauda já no formato e proporção que conhecemos atualmente. O mesmo é válido para Pokémon Yellow.


Além disso, há duas variantes de Pikachu introduzidas na primeira geração e que refletem o visual rechonchudo do rato elétrico: o Pikachu Surfista e o Pikachu Voador.

Surfing Pikachu (Pikachu Surfista) é uma variante recorrente do Pikachu, comumente retratada com uma prancha de surf, originada das Estampas Ilustradas (TCG) e que depois faria uma aparição em Pokémon Yellow. Esses Pikachu conhecem o movimento Surf, que, antes da 8ª Geração, só era aprendido por Pikachu de circunstâncias especiais, como eventos.

Flying Pikachu (Pikachu Voador) é outra variante recorrente do Pikachu das Estampas Ilustradas, comumente retratada com balões amarrados a ele. Esses Pikachu conhecem o movimento Fly, um movimento exclusivo de evento para a família de Pikachu. Tanto o Flying quanto o Surfing Pikachu nunca mais apareceram em jogos da série principal, desde Pokémon Yellow, mas vez ou outra recebem cartas de TCG, incluindo as recentes versões VMax da série Espada e Escudo (8a Geração).


A artwork oficial de Pikachu de Pokémon Gold & Silver (2ª Geração) já mostra o monstrinho com o rosto e formato usual.


Na coleção de sons de Pokémon Gold & Silver, entretanto, é vista uma artwork bastante diferente, na qual Pikachu tinha um corpo inteiriço similar ao de Wigglytuff e as patas inferiores seriam maiores.


Um design semelhante é visto em uma artwork também assinada por Ken Sugimori que mostra Red, o protagonista da primeira geração, ao lado de Misty.


Após o design design de Pikachu ter sido atualizado, o "Pikachu Gordinho" foi revisitado novamente com o lançamento de sua forma Gigamax, na 8ª Geração.

Em 2020, a Nintendo sofreu com um vazamento de dados que revelaram builds beta de Pokémon Diamond & Pearl. Nestas builds, mais especificamente na datada de 17 de fevereiro de 2006, descobriu-se que as diferenças de gênero introduzidas na quarta geração seriam para TODOS os Pokémon, praticamente, e não apenas algumas espécies. Com isso, caíram na internet 558 (quinhentos e cinquenta e oito) sprites de Pokémon em suas formas fêmea, até então desconhecidas e que foram descartadas ainda antes do lançamento da quarta geração, dentre os quais, estava Pikachu.

Pikachu Fêmea teria a cauda em formato de coração e as orelhas caídas. Na versão final, apenas a primeira característica se manteve.

No mês de Outubro de 2024, a internet parou com a notícia de que a Game Freak havia sido hackeada por um anônimo, que por sua vez começou a divulgar várias informações confidenciais, incluindo vazamentos de vários jogos Pokémon. Mais de um 1TB de informações foram extraídas. Na data de 30/10/24, várias concept arts caíram na rede, incluindo uma Beta de Pikachu Cosplay (mais especificamente do Pikachu PhD). De acordo com as notas dos desenvolvedores, o design foi alterado pois Pikachu Cosplay só pode ser fêmea, e o design do Pikachu PhD (inspirado em Albert Einstein) era obviamente um traje masculino, com bigode e tudo.


Na mesma data, arquivos dos protótipos de Pokémon Sun & Moon também caíram na internet, revelando a intenção da Game Freak de introduzir na sétima geração os chamados "Mini Pokémon", espécies em miniatura que não poderiam ser capturadas, mas que seguiriam o jogador (um por vez) e vez ou outra, apareceriam para ajudar em batalhas. Aparentemente, teriam origem em outra dimensão. O povo de Alola acredita que os "Mini Pokémon" seriam seres enviados pelos deuses.


O objetivo de criar os mini Pokémon era vender pelúcias. Seriam criados em torno de 20 Mini Pokémon e todos eles seriam parecidos com Pokémon que já conhecemos, em especial, os de Kanto. Os exemplos dados de Mini Pokémon são: Pikachu, Raichu, Eevee, Vulpix, Psyduck e Growlithe. No documento de origem, havia um rascunho exemplificando como seria o "Mini Pikachu", embora não fosse uma arte concreta/final do design do tal Mini Pokémon.

Além disso, houve uma certa confusão com relação à existência (ou não) de um "Alolan Pikachu" e um "Alolan Raichu" do tipo Fogo. Isto porque durante os vazamentos do Teraleak, uma página dos arquivos de Pokémon Sun & Moon exemplificava que um Pichu poderia passar por uma evolução paralela para um "Alolan Pikachu" do Tipo Fogo vivendo em ambientes como vulcões, etc... Todavia, isto não passou de um exemplo utilizado pelos produtores para explicarem como funcionava a então nova mecânica de Formas Regionais, não necessariamente implicando no planejamento da inclusão de tal forma regional nos jogos.




O Design antigo de Pikachu (com a barriga branco) ainda pode ser visto nos jogos da 1ª Geração, no Sprite Frontal de Pokémon Red/Green. Foi visto também em uma artwork antiga, por Ken Sugimori, utilizada em "Pocket Monsters Carddass Trading Cards", o primeiro TCG (Trading Card Game) de Pokémon, lançado pela Bandai. Nesta arte, era possível ver Pikachu utilizando o movimento "Thunder".


Já o "Pikachu gordinho" fez sua estreia junto ao anime de Pokémon e seu design foi mudando gradativamente ao longo dos episódios.



Learnset (Beta Red & Green): 
14 Tail Whip
16 Thundershock
18 Sand-Attack
20 Thundershock
22 Focus Energy

Surfing Pikachu:
Surf

Flying Pikachu:
Fly

Super Contest NPC:
Em uma das builds beta de Pokémon Diamond & Pearl, o Pikachu Macho de um(a) NPC contra quem você compete nos Super Contests sabe os movimentos Gust, Silver Wind e Moonlight, golpes que normalmente os Pikachu não aprendem.



Thunder
Trovão / Para-Raios / Ataque Relâmpago / Relâmpago
  
Causa Danos e Tem 30% de chances de paralisar o alvo (10% na primeira geração). Apesar de ser um movimento bastante poderoso, com uma base power de 110, Thunder apresenta precisão de apenas 70%. Quando usado durante a chuva (condição climática), no entanto, Thunder ignora as verificações de accuracy para sempre acertar (100%), a menos que o alvo esteja no turno semi-invulnerável de um movimento como Dig ou Dive. Quando usado sob luz solar intensa (condição climática), sua precisão é reduzida para 50%. Apenas em Pokémon Diamond e Pearl, devido a uma falha/erro na programação, quando usado na chuva, Thunder tem 30% de chance de acertar um alvo que tenha usado Protect ou Detect.
Da 2ª à 5ª geração, Thunder podia paralisar Pokémon do tipo Elétrico, mas durante a 1ª geração e da 6ª geração em diante, isso não é possível. 
Além disso, Thunder pode atingir Pokémon durante o turno semi-invulnerável dos seguintes movimentos: Fly, Bounce e Sky Drop.

Surf
Surfar/Surfe/Surf
  
Causa Danos. Pode ser usado fora das batalhas para carregar o treinador por rotas aquáticas. Em batalhas em dupla, acerta ambos os oponentes. Em batalhas Triplas, acerta todos os adjacente, incluindo os próprios aliados.

*Utilizando Ataque Elétrico Não-Creditado*
 



Thunder
Trovão / Para-Raios / Ataque Relâmpago / Relâmpago
  
Causa Danos e Tem 30% de chances de paralisar o alvo (10% na primeira geração). Apesar de ser um movimento bastante poderoso, com uma base power de 110, Thunder apresenta precisão de apenas 70%. Quando usado durante a chuva (condição climática), no entanto, Thunder ignora as verificações de accuracy para sempre acertar (100%), a menos que o alvo esteja no turno semi-invulnerável de um movimento como Dig ou Dive. Quando usado sob luz solar intensa (condição climática), sua precisão é reduzida para 50%. Apenas em Pokémon Diamond e Pearl, devido a uma falha/erro na programação, quando usado na chuva, Thunder tem 30% de chance de acertar um alvo que tenha usado Protect ou Detect.
Da 2ª à 5ª geração, Thunder podia paralisar Pokémon do tipo Elétrico, mas durante a 1ª geração e da 6ª geração em diante, isso não é possível. 
Além disso, Thunder pode atingir Pokémon durante o turno semi-invulnerável dos seguintes movimentos: Fly, Bounce e Sky Drop.






Gust
Ventania/Rajada/Rajada(s) de Vento/Tufão/Lufada de Vento/
  
Causa Danos e Pode atingir oponentes não-adjacentes em Tripple Battles. Afeta pokémon que estão em turnos semi-invulneráveis apenas nos movimentos Fly, Bounce e Sky Drop.

Silver Wind
Asa Prateada / Vento Prateado / Vento de Prata
  
Causa danos e tem 10% de chances de aumentar os stats de Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed do usuário em um estágio cada.

Moonlight
Luar
 
Moonlight recupera o HP do usuário baseado no clima. Durante nenhuma condição climática ativa ou ventos fortes, ele recuperará ½ do HP do usuário. Quando estiver ensolarado (harsh sunlight), ele recuperará ⅔ do HP do usuário. E quando estiver outra condição climática ativa (tal como chuva, granizo, tempestade de areia), ele recuperará ¼ do HP do usuário. *= Era um movimento do tipo Normal desde que foi introduzido, isto é, a partir da segunda geração, até a quinta geração. A partir da sexta, passou a ser considerado um movimento do tipo Fairy.

Thunderbolt
Choque do Trovão / Relâmpago / Ataque Relâmpago
  
Causa Danos e Tem 10% de chances de paralisar o alvo.

Discharge
Descarga
  
Causa danos. Atinge a todos os pokémon, exceto o usuário em Double Battles. Em Triple Battles, acerta todos os pokémon adjacentes.

*Status: Confusão*
(Confusion)


De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Pikachu no Brasil seria "Clarrato", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado.

Postar um comentário

0 Comentários